???global.info.a_carregar???
José Miguel Rodrigues Teixeira Salgado. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico da Guarda. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Mecânica com ênfase em Termodinâmica, Ciências Exatas com ênfase em Física com ênfase em Astronomia e Ciências Exatas com ênfase em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Miguel Rodrigues Teixeira Salgado

Nomes de citação

  • Salgado, José

Identificadores de autor

Ciência ID
2019-EC53-9D42

Endereços de correio eletrónico

  • miguelsal@ipg.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 937606747 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Mecânica - Termodinâmica
  • Ciências Exatas - Física - Astronomia
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2014/10/17
Concluído
Matemática Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2007
Concluído
Física Médica (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
14
2004
Concluído
Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Bom com Distinção
2002
Concluído
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
1996
Concluído
Física/Matemática Aplicada (Astronomia) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2014/10/17 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016/10 - 2018/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
1997/10/30 - 2014/10/17 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

2015 - 2018 Conselho pedagógico
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Salgado, José; Ferreira, M.E.. "First Cycle of Basic Education Teachers and their Engagement in Science and Technology", Asian Journal of Education and e-Learning, 2014
Tese / Dissertação
  1. José Miguel Rodrigues Teixeira Salgado. "Principal and Independent Component Analysis in Financial Time Series". Doutoramento, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76942.
  2. Salgado, José Miguel Rodrigues Teixeira. "Estudo de um sistema de ar condicionado com dessicante líquido e rotores de fibras". Mestrado, 2002. oai:digitool.fe.up.pt:4340.

Outros

Outra produção
  1. Natário, Maria Manuela; Rodrigues, Emanuel; Lopes, Ana Isabel; Braga, Ascensão; Daniel, Ana Cristina; Salgado, José Miguel; Rosa, Maria Cecília; Santana, Rosário; Brigas, Joaquim. 2015. Impacto socioeconómico do Instituto Politécnico da Guarda na economia local. As instituições de ensino superior e em particular os Institutos Politécnicos influenciam e beneficiam as regiões onde se inserem, sendo por vezes vitais para o seu desenvolvimento integrado (Arik e Nsiah, 2004; Pereira e Schneider, 2002; Johnson, Khaneja e Keagy, 2005). A maior parte destes institutos estão sedeados em regiões desfavorecidas e do interior com fragilidade do tecido económico e soc. http://hdl.handle.net/10314/2342.
  2. Costa, António; Ferreira, Maria Eduarda; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Salgado, José Miguel. 2014. 1st Cycle of Basic Education Teachers and their Engagement in Science and Technology. In recent decades, research in science education, based on the Science-Technology-Society trinomial, has achieved a remarkable dimension, the result of the view that holds Science and Technology (S&T) as engines for the development of society. It is therefore important to understand the engagement of teachers in the 1st cycle of basic education, as they are one of the cornerstones of future develo. http://hdl.handle.net/10316/45671.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2008 Portuguese institutes and the upper education European space: strategies and constraints ECER 2008 - European Conference on Educational Research
(Gotemburgo, Suécia)
2005/11 Mobile Phone Contacts: constructing a social network I ECCS – European Conference on Complex Systems
(Paris, França)
2005/09 A prospective study of the formative profile of the secondary education students in the transition to the upper education ECER 2005 - European Conference on Educational Research
(Dublin, Irlanda)
2005/07 A matemática e os matemáticos: uma contribuição interactiva para a história da Matemática em Portugal V CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática
(Porto, Portugal)
2005/05 Levantamento prospectivo do perfil dos alunos para o Ensino Superior Politécnico Congresso Internacional Educação e Trabalho
(Aveiro, Portugal)
Distinções

Outra distinção

1990 Prémio de mérito alcançado no Ensino Secundário (melhor aluno)
1982 Mérito alcançado no 1º ciclo