???global.info.a_carregar???
Eduardo Brito trabalha em cinema, escrita e fotografia. É doutorando em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela FBAUP, com a dissertação Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Ensina regularmente, como assistente convidado, na FBAUP e na ESAD. Foi leitor no Institut für Architektur und Medien da TU Graz e assistente convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. No cinema, a que se tem dedicado principalmente, Eduardo Brito escreveu e realizou a longa-metragem A Sibila (2023), a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís. Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016), Declive (2018), Ursula (2020), Lethes (2021) e La Ermita (2021). Escreveu o argumento das longas O Pior Homem de Londres (Rodrigo Areias, 2023), de várias curtas metragens, entre as quais O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, das longas metragens Hálito Azul (2018) e A Pedra Sonha Dar Flor (também com Pedro Bastos, 2024). Entre a fotografia e a escrita, os seus trabalhos exploram quase sempre os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim por exemplo com os livros As Orcadianas (2014) e East Ending (2017) e com as séries fotográficas Sem Sinal de Perigo (2021), 5 p.m. Hotel de la Gloria (com Rui Hermenegildo, 2015), Un Samedi Sur Terre (2017), Histórias Sem Regresso (2018) e Fala Comigo, Pedra (2023). Foi coordenador projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos Reimaginar Guimarães, desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, no âmbito do qual foi curador de cinco exposições e editor dos cinco livros-catálogo correspondentes. Foi consultor da Casa da Memória de Guimarães e é programador de Cinema Expandido da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
EDUARDO PINTO DOS SANTOS BRITO

Nomes de citação

  • Brito, Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
2117-3A2B-CDDF
ORCID iD
0000-0002-8052-5602

Endereços de correio eletrónico

  • epbrito@fba.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/02/02 - 2020/02/16
Concluído
La Construcción del Guión (Postgraduate Certificate)
Especialização em Guionismo
Escuela Internacional de Cine y Televisión, Cuba
2010/09/01 - 2014/07/14
Concluído
Mestrado em Estudos de Arte - Estudos Museológicos e Curadoriais (Mestrado)
Especialização em Museologia e Cinema
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Claro Obscuro — Em Torno da Representação dos Museus no Cinema" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2000/09/15 - 2001/07/15
Concluído
História e Estética do Cinema (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
19
1995/10/01 - 2001/06/27
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2019/01/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/03/01 - 2019/12/31 Leitor (Docente Universitário) Technische Universität Graz, Áustria
Institut für Architektur und Medien, Fakultät für Architektur da Technische Universität Graz, Áustria
2008/09/01 - 2010/06/30 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Programador de Cinema Expandido Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, Portugal
2019/01/03 - Atual Programador de Cinema gnration, Portugal
2016 - Atual Realizador de Cinema Eduardo Brito, Portugal
2014/01/01 - Atual Consultor em argumento cinematográfico Bando à Parte, Lda, Portugal
2011 - Atual Argumentista Eduardo Brito, Portugal
2007/01/01 - Atual Fotógrafo Eduardo Brito, Portugal
2016/06/01 - 2019/06/30 Consultor em museologia e programação Câmara Municipal de Guimarães, Portugal
A Oficina EIM - Casa da Memória de Guimarães, Portugal
2014/09/01 - 2015/12/31 Consultor em museologia e programação Opium, Lda, Portugal
2011/01/01 - 2014/06/30 Coordenador (fotografia e biblioteca) CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Portugal
2011/03/01 - 2013/03/31 Coordenador do Projecto Reimaginar Guimarães – Arquivo de Fotografia Documental, para a área de Cinema e Audiovisual de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Fundação Cidade de Guimarães, Portugal
2003/02/01 - 2012/02/29 Formador de Fotografia a Preto e Branco Cineclube de Guimarães - Secção de Fotografia, Portugal
2008/06/01 - 2010/12/31 Assessoria à Direcção Sociedade Martins Sarmento, Portugal
1998/09/01 - 2008/07/31 Locutor, DJ Rádio Universidade de Coimbra, Portugal
2004/02/15 - 2007/09/30 Advogado Eduardo Brito, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Brito, Eduardo. "Guimarães como Ficção de Guimarães". C Visível 1 1 (2021):
  2. Brito, Eduardo. "The obscure place: Museum representations in fiction films and the Museum Hours case". Midas 7 (2016): http://dx.doi.org/10.4000/midas.1098.
    10.4000/midas.1098
  3. Brito, Eduardo. "WANDERING IN A SEA OF ICE: VOYAGE, NARRATIVEAND RESONANCE IN THE PHOTOGRAPHS OF NILS STRINDBERG". CROSSING BORDERS, SHIFTING BOUNDARIES: THE AURA OF THE IMAGE 1 1 (2016): http://dx.doi.org/10.24840/2183-8976_2016-0001_0001_05.
    10.24840/2183-8976_2016-0001_0001_05
  4. Brito, Eduardo. "Jonathan Fakenham, a condição do lugar e as origens do princípio discópico". Intervalo #5 - O Híbrido 5 (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Brito, Eduardo. "Ainda". In Língua Surda: Catálogo-livro da exposição de Doutoramento 2023/2024 em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2024.
    Publicado
  2. Brito, Eduardo; Laura San Segundo. "El Jueves, el tiempo y el sueño". In El Recinto Circular. Madrid, Espanha: Dispara, 2023.
    Publicado
  3. Brito, Eduardo. "Domingo e uma nuvem". In Nuvens. Araucária, 2023.
    Publicado
  4. Brito, Eduardo. "Histórias de Tascas". In Pelas Tascas de Lisboa. Frame Colectivo / STET ¿ livros & fotografias, 2019.
    Publicado
  5. Brito, Eduardo. "Tempo, distorção, esquecimento: assim se escrevem coisas que lembramos". In Território e Comunidade - Da Fábrica Pátria à Casa da Memória de Guimarães. A Oficina, 2017.
    Publicado
  6. Brito, Eduardo. "Viagem, Paisagens, que imagens?". In paisagem: matéria-ficção. Fundação Museu do Douro, 2015.
    Publicado
  7. Brito, Eduardo. "Pequena Teoria do Fotograma". In Pancho Guedes Nunca Foi ao Japão, editado por Lucio Magri; José Luís Tavares. Escola Superior de Artes e Design, 2015.
    Publicado
  8. Brito, Eduardo; Marques, Susana Lourenço. "Grande Plano". In Plano Geral— Grande Plano. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2013.
    Publicado
  9. Brito, Eduardo; Francisco Brito; Miguel Teixeira. "Plano Geral". In Plano Geral— Grande Plano. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2013.
    Publicado
  10. Brito, Eduardo. "Fábrica". In Fábrica (de Daniel Blaufuks). Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2013.
    Publicado
  11. Brito, Eduardo. "Comer o Colódio — A Fotografia de Francisco Martins Sarmento". In O Fotógrafo Martins Sarmento. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2012.
  12. Brito, Eduardo. "Há que voltar sempre: a refotografia e os regressos". In Rever a Cidade. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2012.
    Publicado
  13. Brito, Eduardo. "Imaginar Histórias na Cidade". In A Cidade da Muralha. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2011.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Brito, Eduardo. Fabulação. A Oficina / CIAJG — Centro Internacional das Artes José de Guimarães, 2021.
  2. Brito, Eduardo. Minho, Traços de Identidade. Universidade do Minho, 2010.
Edição de livro
  1. Daniel Blaufuks; Brito, Eduardo. Fábrica. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, Pierre von Kleist. 2013.
    Publicado • Editor
  2. Brito, Eduardo. O Fotógrafo Martins Sarmento. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2012.
    Publicado • Editor
  3. Brito, Eduardo; Inês d'Orey; lobo, carlos afonso de oliveira. Rever A Cidade. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2012.
    Publicado • Editor
  4. Brito, Eduardo; Marques, Susana Lourenço; Francisco Brito; Miguel Teixeira. Plano Geral — Grande Plano. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2012.
    Publicado • Editor
  5. Brito, Eduardo. Rever A Cidade. Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Brito, Eduardo. Fala Comigo, Pedra. Cutelo. 2023.
    Publicado
  2. Brito, Eduardo. Tempo Depois. Ed. do autor. 2018.
    Publicado
  3. Brito, Eduardo. East Ending. Pianola. 2017.
    Publicado
  4. Brito, Eduardo. Três Contos Sem Saída. Tea For One. 2016.
    Publicado
  5. Brito, Eduardo. Sob a luz quase igual. Pierrot le Fou. 2015.
    Publicado
  6. Brito, Eduardo. As Orcadianas. Grisu. 2014.
    Publicado
  7. Brito, Eduardo. Terras Últimas. CCFV. 2010.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Brito, Eduardo; Teixeira de Pascoaes; Regina Guimarães; Santa Teresa de Ávila; Soror Mariana Alcoforado. "sem título (para Santa Teresa e Soror Mariana de Teixeira de Pascoaes)". Posfácio para Santa Teresa e Soror Mariana. Exclamação. 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Claro Obscuro: Em torno das Representações do Museu no Cinema". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2014. https://hdl.handle.net/10216/77454.
Tradução
  1. Brito, Eduardo; Didi-Huberman, Georges. Autor correspondente: Didi-Huberman, Georges. Face, Proche, Lointain: L’Empreinte du Visage et le Lieu pour Apparaître, de Georges Didi-Huberman. KKYM. 2014.
    Publicado
  2. Brito, Eduardo; Didi-Huberman, Georges. Chairs de Cire, Cercles Vicieux. KKYM. 2014.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Ainda. 2024.
  2. Sem Sinal de Perigo. 2021.
  3. Ligatura. 2021.
  4. Todos os auto-retratos que não tinha tirado. 2020.
  5. Coisas Tão Diferentes Agora. 2019.
  6. Histórias Sem Regresso. 2018.
  7. Un Samedi Sur Terre. 2017.
  8. Revisão. 2017.
  9. Passing Place. 2016.
  10. 5 p.m., Hotel de La Gloria. 2015.
  11. Sob A Luz Quase Igual. 2015.
  12. Terras Últimas. 2010.
Guião
  1. Brito, Eduardo. A Pedra Sonha Dar Flor. 2024.
  2. Brito, Eduardo. O Pior Homem de Londres. 2024.
  3. Brito, Eduardo. Vapor. 2023.
  4. Brito, Eduardo. A Arte da Memória. 2023.
  5. Brito, Eduardo. Descanso na tua voz. 2021.
  6. Brito, Eduardo. Ouve-me de perto como se te tocasse. 2020.
  7. Brito, Eduardo. Autocarro para Sonhos. 2019.
  8. Brito, Eduardo. Hálito Azul. 2018.
  9. Brito, Eduardo. Catherine ou 1786. 2017.
  10. Brito, Eduardo. O Homem Eterno. 2017.
  11. Brito, Eduardo; Pereira, Fernando José. Paralisia Branca. 2017.
  12. Brito, Eduardo. A Glória de Fazer Cinema em Portugal. 2015.
  13. Brito, Eduardo. O Facínora. 2012.

Outros

Outra produção
  1. A Sibila. Realização e argumento do filme.. 2023. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt17939670/.
  2. Lethes. Realização e argumento de curta metragem. 2021. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt11542530/.
  3. La Ermita. Realização e argumento de curta metragem. 2021. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt18257452/.
  4. Úrsula. Realização e argumento de curta metragem. 2020. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt11575644/.
  5. Curiosidades do Gabinete. Realização de tríptico - cinema expandido para o Curtas Vila do Conde IFF (Galeria Solar). 2019. Brito, Eduardo. https://www.solar.curtas.pt/menu/article-1013/.
  6. Declive. Realização e argumento de curta metragem. 2018. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt8710594/.
  7. Where's Your Memory?. Realização e escrita de vídeo. 2017. Brito, Eduardo.
  8. Et In Arcadia Ego. vídeo-instalação, co-realizado com Egle Bazaraite. 2016. Brito, Eduardo; Bazaraite, Egle.
  9. Penúmbria. Realização e argumento de curta metragem. 2016. Brito, Eduardo. https://www.imdb.com/title/tt5824118/.
  10. Maasai. Videoclip para a compositora Surma. 2016. Brito, Eduardo.
  11. Shoes for man with no feet. Videoclip para a banda First Breath After Coma. 2015. Brito, Eduardo.
  12. As Simultâneas. Vídeo, co-autoria com Rita Medinas Faustino. 2015. Brito, Eduardo.
  13. Volta. Livro e filme co-escrito e co-realizado com Rita Medinas Faustino. 2013. Brito, Eduardo; Faustino, Rita Medinas.
  14. Linha. Realização de curta-metragem experimental. 2013. Brito, Eduardo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/27 Às voltas no caminho — ponto de paragem: A Sibila Colóquio Internacional Literatura e cinema: idas e voltas
Universidade de Aveiro
2023/04/03 From Script to Screen Lyriqas Cinema Residency - CC Candoso, Guimarães
A Oficina
2022/10/24 Sobre Filmar nas Casas: a Vessada em A Sibila de Agustina Bessa-Luís, Casas de Citas IV — Arquitecturas verbales y otras artigrafias
CHAM - Centro de Humanidades Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2021/09/26 Writing the Short Subject Writing the Short Subject
Department of Visual & Media Arts, Emerson College (Boston, MA, Estados Unidos)
2021/09/09 Sobre Curtas Metragens Seminário Arquitectura para Cinema
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho
2021/07/23 Procura e desencontro — práticas de paisagens imaginadas International Heritage Summer School 2021 (IHSS 2021)
CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
2021/03/03 Writing the Short Subject Writing the Short Subject
Department of Visual & Media Arts, Emerson College (Boston, MA, Estados Unidos)
2020/10/22 Modos de ver espaços de memória: entre o arquivo fotográfico da Muralha e a curta-metragem.
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho
2019/05/14 Aula Aberta — Até aos Fins da Terra Aula Aberta
Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
2019/01/16 Shadow and false brightness on Michelangelo Antonioni’s Cinema Darkness Seminar, Longyearbyen, Svalbard
Island Dynamics (Longyearbyen, Noruega)
2017/09/28 Um Storyboard Involuntário: as fotografias de Nils Strindberg (1897) e os casos de Ingenjör Andrees luftfärd e En Frusen Drom (Jan Troell, 1982 e 1998) Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior
2017/05/13 Penúmbria: Viagem, Cinema, Fins de Terra Aula Aberta - Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2017/03/13 Penúmbria e as finisterras Aula Aberta - Doutoramento em Artes Plásticas
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2017/02/21 Claro-Obscuro: Em Torno das Representações do Museu no Cinema O Lado Oculto da Investigação
Cooperativa Árvore (Porto)
2016/11/14 Penúmbria e outros fins de terra Aula Aberta #29
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho
2016/06/30 The Passenger: Uma parábola do desencanto Colóquio Narrativa, Média e Cognição 2016
Faculdade de Letas da Universidade do Porto
2016/05/06 A subtil menção ao mundo: Just in Time - uma deriva de Peter Greenaway a partir de Guimarães VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade Católica (Porto)
2015/11/15 Documentiras: a criação de falsas verdades nos casos de O Facínora e A Glória de Fazer Cinema em Portugal VIII Jornadas Cinema em Português
Universidade da Beira Interior
2015/11/13 5 p.m., Hotel de la Gloria: Identidade, viagem e alegoria em The Passenger, de Michelangelo Antonioni Cinema Fora dos Leões - Cineclube da Universidade de Évora
Cineclube da Universidade de Évora
2015/05/22 Lugar Obscuro – Como o Cinema de ficção vê os Museus V Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa
2015/03/20 9'43'': Museum representations in fiction films 15th Discourse Net Seminar - Discourses of Culture, Cultures of Discourse
University of Belgrade (Belgrado, Sérvia)
2014/10/17 À deriva num mar de gelo: viagem, história e ressonância nas fotografias de Nils Strindberg Seminário Na Superfície: Fotografia e Arquitetura – Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura
2014/04/11 Zidane vs Bastia - Soccer and Cinema: the global star vs the local people Soccer as the Beautiful Game: Football's Artistry, Identity & Politics
Hofstra University (Long Island, NY, Estados Unidos)
2013/05/25 5 p.m., hotel de la gloria (a caminho), Unneeded Conversations 2013, Cinema.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2012/10/26 Há que voltar sempre: algumas implicações da refotografia. Repensar a missão fotográfica - Seminário na superfície - dtw.
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/11/01 - 2016/11/30 Mirrors | Espejos | Espelhos - Concurso de Curtas Metragens da Braga 2016 Capital Ibero-Americana da Juventude (2016/11/01 - 2016/11/30)
Festival (Outra)
Câmara Municipal de Braga, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/02 - Atual Présentation des courts-métrages — Saison France Portugal 2022
Festival
Maison du Portugal - André de Gouveia - CIUP, França
2023/06/15 - 2023/06/15 Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme
Mesa-redonda
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte, Portugal
2022/09/10 - 2022/09/10 Longos Dias Têm Cem Anos: sobre Agustina Bessa-Luís (com Lourença Baldaque)
Mesa-redonda
Feira do Livro do Porto, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/29 Apresentação e conversa sobre curtas-metragens escritas e realizadas
Mesa-redonda
Gulbenkian Paris - Fondation Calouste Gulbenkian Paris, França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/14 - Atual Estudos Artísticos Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2023/09/14 - Atual Anáise e Crítica dos Media Contemporâneos Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2023/09/14 - Atual Fotografia e Cinema Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/01 - Atual História da Imagem em Movimento Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/01/03 - 2024/03/03 Do Papel à Tela 2 - oficina de realização de cinema (Ensino secundário) Escola Secundária José Régio, Portugal
2023/01/04 - 2023/03/04 Do Papel à Tela - oficina de escrita para cinema (Ensino secundário) Escola Secundária José Régio, Portugal
2019/01/01 - 2020/06/30 Som e Imagem Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/01/08 Entrevista ao Diário de Barcelona sobre a escrita e realização do filme A Sibila Diari de Barcelona
2023/10/12 Entrevista a Isabel Lucas / Ipsilon, Público, sobre o processo de escrita e realização do filme A Sibila Público
2023/10/12 Entrevista a João Antunes / JN sobre a estreia do filme A Sibila JN
2023/10/08 Entrevista a João Lopes para o DN a propósito da escrita e realização do filme A Sibila DN
2021/07/21 Entrevista a Jorge Mourinha sobre cinema e sobre a estreia da curta-metragem Lethes Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/02/08 - 2024/02/08 Ronda da Noite - Antena 2 O Pior Homem de Londres - escrita do guião do filme de Rodrigo Areias
2023/10/12 - 2023/10/12 Ronda da Noite, Antena 2 A Sibila - escrita e realização do filme

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/10/01 - Atual Motor - Produção Cultural - Cooperativa De Responsabilidade Limitada Co-fundador.
2009/12/09 - Atual CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (Guimarãesa) Co-fundador e Vice Presidente
2011/01/01 - 2017/12/31 Pianola Edições Co-fundador. Co-editor.
2011/01/01 - 2017/01/01 Homem do Saco - atelier de edições e artes tipográficas (Lisboa) Co-fundador.
2003/01/01 - 2014/12/31 Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães Co-fundador. Formador.
2007/06/01 - 2011/02/01 Convívio, Associação Cultural e recreativa (Guimarães) Membro da direcção; programador de música
Distinções

Outra distinção

2010 Marshal Memorial Fellowship - The German Marshall Fund for the USA.
The German Marshall Fund of the United States, Estados Unidos