Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rita Margarida de Aquino Friães Neves da Silva
Nomes de citação
- FRIÃES, RITA
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 281B-F8B8-B7D0
- ORCID iD
- 0000-0002-5626-9864
Endereços de correio eletrónico
- rfriaes@eselx.ipl.pt (Profissional)
Websites
- www.eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A prática em contexto profissional na formação inicial – perspetivas de estudantes: contributos para a configuração profissional
do educador de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com distinção e louvor (por unanimidade) |
2000
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Avaliação do Ensino Superior: Que Referenciais?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1995
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/28 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016/09/01 - 2021/07/27 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/02/01 - 2015/06/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1999/10/01 - 2012/02/12 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Coordenadora da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação I (Mestrado em Educação Especial) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Coordenadora da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação I (Mestrado em Administração Educacional) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - Atual | Membro da equipa de coordenação do curso de Pós-Graduação em Educação Digital | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - Atual | Coordenadora da Unidade Curricular de Intervenção em Situações Educativas (LEB) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/09 - Atual | Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/03/30 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2022 - Atual | Coordenação da Unidade Curricular de Avaliação das Aprendizagens em Ambientes Digitais (Pós-Graduação em Educação Digital) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/03 - Atual | Coordenadora da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada I (Mestrado em Educação Pré-Escolar) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/01 - Atual | Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/11 - 2023/12 | Co-Coordenadora do Programa Eco-Escolas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/01 - 2022/08 | Membro da equipa de coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/12/03 - 2022/02/21 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2018/12 | Conselheira do Departamento de Ciências Humanas e Sociais | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2008/07 - 2009/03 | Diretora da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação | Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2004/09 - 2008/06 | Subdiretora da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação | Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2000/09 - 2007/06 | Coordenadora Científico-Pedagógica da Licenciatura em Educação de Infância | Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Investigadora | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2015/06/01 - 2019/06/01 | Colaboradora da A3ES - Elaboração de Estudos sobre Ensino Superior | Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
2016/05/01 - 2016/07/31 | Especialista / Consultora de Formação ao abrigo do Programa Nacional de Sucesso Escolar de três Centros de Formação | Direção Geral da Educação (DGE), Portugal |
2014/09/01 - 2016/07/31 | Perita Externa ao abrigo do Programa TEIP (DGE) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/04 - Atual | Red(E)Prac - Formação e Investigação em Educação de Infância
Red(E)Prac
Investigador responsável
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2021/09 - 2022/10 | Espaço e Criação da Criança: Estudo sobre o Envolvimento, Participação, Interação e Comunicação de crianças com educadores
e pais em atividades de construção conjunta”,
Academias do Conhecimento Gulbenkian - Instituto Politécnico de Lisboa
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2020/10 - 2021/10 | IN2Play
In2Play
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2018 - 2019 | TandemEduca - Tandem a orientar a prática: construção de um guião sobre práticas colaborativas com a criança em educação de
infância
TandemEduca
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017 - 2019 | Projeto A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
ESEXL/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
2017/09 - 2018/09 | ESEPol - As Escolas Superiores de Educação como Política Pública de Formação de Professores
ESEPol
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2001 - 2002 | IPETCCO - Investigation in Primary Education Teacher's Confidence and Competence in Supporting Innovation
IPETCCO
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2000 - 2001 | Investigação sobre Formação Inicial de Professores
Investigação sobre Formação Inicial de Professores
Bolseiro de Investigação
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1999 - 2000 | Ensino Sem Fronteiras
Ensino Sem Fronteiras
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 1999 | Ser Caloiro na Universidade de Lisboa
Ser Caloiro na Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa - Reitoria, Portugal
|
Universidade de Lisboa - Reitoria
Concluído
|
1996 - 1998 | EVALUE - Evaluation et Auto-Evaluation des Universités en Europe
EVALUE
Investigador
|
Comissão Europeia
Concluído
|
1994 - 1995 | Projeto IRA - Investigação-Reflexão-Ação
Projeto IRA
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/25 | Intervenção Precoce na Casa da Praia: uma resposta às necessidades da Comunidade | 11º Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto
Centro de Estudos Interdisciplinares, Escola Superior de Educação - instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2023/11/24 | O practicum na formação inicial de professores enquanto espaço-tempo de produção de conhecimento: uma análise dos relatórios de estágio dos estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESELx | 11º Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/26 | Materiais riscadores numa sala de jardim de infância | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)
|
2022/11/23 | Literatura e Desenvolvimento Curricular na Educação de Infância | Conversas com Ass(c)ento no I
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11 | Early childhood teachers representations and practices about play | TASP 2022 47th Annual Conference
(Estados Unidos)
|
2022/09 | Discursos de educadoras de infância sobre o brincar | XVI Congresso da SPCE Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
SPCE / Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Early childhood teachers' beliefs and practices about play | I International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07 | O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância: as perceções dos orientadores cooperantes e dos estudantes | Porto ICRE 2022
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07 | O valor, papel e desafios do practicum na formação inicial dos educadores de infância: cruzando perspetivas | Porto ICRE 2022
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/01 | O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
|
2021/01 | A participação das crianças em educação de infância: visões e estratégias numa sala de transição do pré-escolar | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
|
2021/01 | A supervisão na formação inicial dos educadores de infância: as perceções dos supervisores institucionais e dos orientadores cooperantes | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
|
2020/09 | A política da criação das escolas superiores de educação sob o prisma da ação pública no ensino superior na formação de professores | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emanicipação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2020/01 | A formação prática nos mestrados de educação pré-escolar | XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-Estar”
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2019/11 | Practical learning and professional development of preschool teachers: the role of practicum | 12th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
|
2019/11 | The supervision process at pre-service earlychildhood teacher education. | 12th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
|
2019/06 | O papel do practicum na formação dos educadores de infância: as perspetivas dos supervisores e dos orientadores cooperantes | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: as perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Quadro das mensagens: Uma ponte para a autonomia. IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers | 11th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
|
2018/02 | A problematização da política de criação e implementação das ESE, a partir da abordagem da ação pública em educação. | Colóquio da AFIRSE Portugal – A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos da AFIRSE em Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/09 | Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário. | Congresso Internacional “O Tempo dos Professores”
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2014/12/18 | Acreditação dos Cursos de Formação de Professores em Portugal: Uma Leitura dos Resultados. | II Encontro Nacional da ARIPESE - Qualidade e Avaliação nas Escolas Superiores de Educação
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2010/07 | A Construção da Profissionalidade e do Profissionalismo do Educador de Infância: Contributos da Prática de Ensino Supervisionada | I Fórum Jovens Investigadores do IE-UL
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2001/03 | Para uma Prevenção do Insucesso Escolar dos Alunos do 1ºAno da U.L. | III Simpósio de Pedagogia na Universidade
Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1999/06 | L’évaluation et la qualité de l’enseignement et des professeurs dans les études supérieurs - quels réfèrenciels? | Seminário de Investigação Franco-Português sobre a Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10 - 2020/06 | "Vamos fazer a casa com massa de cor!" (M.C.): A participação da criança no planeamento da ação numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/06 | "A mãe da M.F. veio à nossa sala" - Participação e envolvimento das famílias num contexto de jardim de infância: das representações
às práticas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | “O que vamos fazer hoje na sala?” – Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | “Juntos decidimos o que queremos fazer”: A Participação da criança em Educação de Infância – Conceções e práticas numa sala
de Educação Pré- Escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | “Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete!”: A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala
de transição de pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | Exploração das potencialidades do quadro de mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em jardim de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/05 | "Vamos jogar?": Potencialidades do jogo na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/06 | Potencialidades das Comunicações das Crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/06 | Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/06 | Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/06 | Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude
científica das crianças.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/05 - 2019/06 | Já sou capaz de...": Promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim de infância - Um estudo num contexto pedagógico de
Movimento da Escola Moderna
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | "Elsa, vamos ter de arrumar porque hoje é dia de música e vamos ter o J. na nossa sala!" - Promoção do desenvolvimento de
noções temporais em pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral
da criança em idade pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/05 | Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa
de sala
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/06 | O brincar no exterior e a construção das relações sociais num contexto de educação de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/06 | “Podemos fazer um projeto para descobrir…” – A simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | “Conta-me uma história” – Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre a prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias
no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Autorregulação comportamental: o papel da equipa educativa e a importância da partilha do poder com o grupo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância:
potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | «Estas tralhas são fantásticas!» – As possibilidades, atribuídas pelas crianças, aos materiais não estruturados e semiestruturados
numa sala de pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | “Podemos ser mais amigos?” – Prevenção/gestão de conflitos intrapares e aquisição de competências sociais em idade pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/05 | Planeamento e avaliação no jardim de infância: estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2017/05 | Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim
de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2017/05 | Do jardim de Infância para o 1.o Ciclo do Ensino Básico: A interação entre crianças de diferentes níveis de ensino como estratégia
facilitadora da transição
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2017/05 | "Agora contas tu! "- O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anos
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2017/05 | Entre o ser e o saber: A importância das competências sociais no Jardim de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2017/05 | Já sou Crescido...e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/24 - 2023/11/25 | 11 Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2022/09/15 - 2022/09/17 | Membro da comissão organizadora do XVI Congresso da SPCE (2022/09/15 - 2022/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/11 - 2020/02 | Membro da Comissão Organizadora do II Ciclo de Seminários “Reflexões e Debates à Volta da Infância" (4 seminários) (2019/11 - 2020/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/04 - 2019/05 | Membro da Comissão Organizadora I Ciclo de Seminários “Reflexões e Debates à Volta da Infância ( 2 seminários) (2019/04 - 2019/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/04/30 - 2016/04/30 | Membro da Comissão Organizadora do Fórum InTEIP – Incursões TEIP. Universidades e Escolas em Diálogo (2016/04/30 - 2016/04/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/04 - 2024/07/04 | Moderação do Painel "Práticas Transformadoras: A Educação Digital no Politécnico de Lisboa"
Encontro
|
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/01/30 - 2020/02/01 | Moderação de um ateliê no XVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem Estar”.
Outro
|
XVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem Estar”.
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/06/03 - 2019/06/05 | Moderação de um ateliê no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Encontro
|
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/04/16 - 2016/04/16 | Moderação de mesa redonda no Fórum InTEIP-Incursões TEIP “Cruzando olhares sobre políticas e práticas de avaliação: o olhar
institucional e o olhar académico”
Outro
|
“Cruzando olhares sobre políticas e práticas de avaliação: o olhar institucional e o olhar académico” – Fórum InTEIP – Incursões
TEIP
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | O brincar em contexto de educação pré-escolar: brincadeiras e interações das crianças em diferentes espaços
Orientador
|
Tânia Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | "Quem é o responsável do dia?" - A participação da criança numa sala de Pré-Escolar: concepções, práticas e potencialidades.
Orientador
|
Inês Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Contributos da Literatura Infantil no jardim de infância: conceções e práticas do adulto-mediador
Presidente do júri
|
Ângela Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Quem é o/a Educador/a de Infância? Conceções das crianças, das famílias e da equipa educativa
Presidente do júri
|
Beatriz Ribeiro da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Ouvir histórias no Jardim de Infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?
Presidente do júri
|
Catarina Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | O que é brincar? Conceções da educadora, das crianças e das famílias de um Jardim de Infância
Presidente do júri
|
Inês Filipa Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | O Movimento da Escola Moderna e a abordagem à escrita no jardim de infância: conceções e práticas de uma equipa educativa
Presidente do júri
|
Joana Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | "Posso jogar à apanhada contigo?"- As brincadeiras das crianças no recreio de um Jardim de Infância e a prática pedagógica.
Presidente do júri
|
Maria Inês Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | "A primeira regra é... ser amigos!" (Matilde, 5 anos). Desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais
no espaço do recreio.
Presidente do júri
|
Marta Gama (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | "Não me consigo controlar. E agora?": O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância
Arguente principal
|
Ana Sofia Meireles (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | (Des)controlo dos esfíncteres no jardim de infância
Presidente do júri
|
Maria Isabel Ferrão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | As relações sociais num grupo de crianças
Arguente principal
|
Cristiana Timóteo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Planear-fazer-rever: a influência no quotidiano das crianças
Arguente principal
|
Sara Brochado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Conselho de Cooperação Educativa numa Sala de Jardim de Infância
Orientador
|
Jéssica Monte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Materiais riscadores numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Maria Inês Salgueiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | "Os meus pais não podem vir à nossa sala por causa do Covid!" - Relação escola-família em tempos de pandemia num contexto
de jardim de infância
Orientador
|
Micaella Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | “O que vamos fazer hoje na sala?” – Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Ana Catarina Carmo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | “Juntos decidimos o que queremos fazer”: A Participação da criança em Educação de Infância – Conceções e práticas numa sala
de Educação Pré- Escolar
Orientador
|
Sara Rolo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | Como se manifestam as interações entre pares na área da casinha?
Arguente principal
|
Ana Rita Vilhena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infância
Orientador
|
Bárbara Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | “Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete!”: A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala
de transição de pré-escolar
Orientador
|
Susana Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | Exploração das potencialidades do quadro de mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em jardim de infância
Orientador
|
Inês Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | "Vamos fazer a casa com massa de cor" (M.C.): A participação da criança no planeamento da ação numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Ana Raquel Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | "Vamos jogar?": Potencialidades do jogo na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Rita Agualuza Barbeito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05 | "A mãe da M.F. veio à nossa sala" - Participação e envolvimento das famílias num contexto de jardim de infância: das representações
às práticas
Orientador
|
Filipa Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | As interações num grupo de crianças dos 3 aos 6 anos
Arguente principal
|
Daniela Campaniço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Como é que o brincar no recreio pode potenciar aprendizagens. Relatório de Prática Profissional Supervisionada para obtenção
do grau de mestre em Educação Pré-Escolar.
Arguente principal
|
Joana Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | “Já sou capaz de...": Promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim de infância - Um estudo num contexto pedagógico de
Movimento da Escola Moderna.
Orientador
|
Ana Sofia Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica
das crianças
Orientador
|
Carolina Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Marta Ribeirinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Orientador
|
Mónica Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Potencialidades das Comunicações das Crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Orientador
|
Sara Veneno Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa
de sala
Orientador
|
Francisca Cativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
Orientador
|
Maria Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Orientador
|
Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Orientador
|
Cristina Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Gestão de conflitos interpessoais em jardim de infância: As estratégias e o papel da equipa educativa e das crianças numa
abordagem ao modelo High/Scope
Orientador
|
Marta Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral
da criança em idade pré-escolar
Orientador
|
Joana Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | "Elsa, vamos ter de arrumar porque hoje é dia de música e vamos ter o J. na nossa sala!" - Promoção do desenvolvimento de
noções temporais em pré-escolar
Orientador
|
Elsa Aniceto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | “Podemos fazer um projeto para descobrir” - A simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Tânia Inácio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O brincar no recreio e a construção das relações sociais num contexto de educação de infância
Orientador
|
Blenda Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
Arguente principal
|
Susana Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Elaboração e interpretação de regras num grupo de crianças de jardim-de-infância.
Arguente principal
|
Vânia Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Arguente principal
|
Ana Beatriz Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim-de-infância
Arguente principal
|
Inês Pinheiro Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | “Toda a gente deve ter opinião para fazer tudo” (Lucas, 5 anos). Garantir o direito de participação na prática profissional
supervisionada
Presidente do júri
|
Ana Sofia Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A organização do ambiente educativo: o espaço e os materiais
Presidente do júri
|
Marta Raquel Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | "Estas tralhas são fantásticas!" – As possibilidades, atribuídas pelas crianças, aos materiais não estruturados e semiestruturados
numa sala de pré-escolar
Orientador
|
Vanessa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
|
Mariana Ghira Pina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | “Podemos ser mais amigos?” – Prevenção/gestão de conflitos intrapares e aquisição de competências sociais em idade pré-escolar
Orientador
|
Vanessa Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | “Conta-me uma história” – Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
Orientador
|
Daniela Patinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
Orientador
|
Dina Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Planeamento e avaliação no jardim de infância: estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
|
Daniela Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias
no pré-escolar
Orientador
|
Diana Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Autorregulação comportamental: o papel da equipa educativa e a importância da partilha do poder com o grupo
Orientador
|
Inês Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades
e contributos para o desenvolvimento da criança
Orientador
|
Joana Bandeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A auto-regulação: o papel do Educador de Infância
Presidente do júri
|
Sandra Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Área do Tapete: o local onde tudo acontece
Presidente do júri
|
Carina Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Assembleia de Turma: concepções de alunos e professores
Arguente principal
|
Ana Cláudia Baixinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Rotinas e práticas sociais num JI: as relações de poder entre adulta(s) e criança(s)
Presidente do júri
|
Mónica Madeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Comportamentos de brincadeira observáveis em contexto de interior e exterior no jardim de infância.
Presidente do júri
|
Carolina Cazenave (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Aprender lá fora: a importância do ambiente educativo e do meio envolvente para a promoção de aprendizagens
Presidente do júri
|
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Eu gostava que o nosso jardim tivesse uma tenda ou… A (Re)construção do jardim com a comunidade educativa
Arguente principal
|
Ana Filipa Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Da mediação da Educadora à resolução autónoma de conflitos numa sala de JI
Arguente principal
|
Joana Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Trabalho cooperativo em crianças do pré-escolar
Arguente principal
|
Ana Catarina Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | O papel da ludicidade na emergência da escrita.
Orientador
|
Joana Achada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
Orientador
|
Inês Gorjão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim
de Infância
Orientador
|
Sara de Sá Espadilha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Do jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: A interação entre crianças de diferentes níveis de ensino como estratégia
facilitadora da transição
Orientador
|
Susana Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | "Agora contas tu! "- O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anos
Orientador
|
Sara Elisabete Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Entre o ser e o saber: A importância das competências sociais no Jardim de Infância
Orientador
|
Rita Cravo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Já sou Crescido...e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim de Infância
Orientador
|
Madalena Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Espaços de Brincar
Presidente do júri
|
Ana Carolina Montoito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Participação dos Educadores de Infância nos Processos de Avaliação de Desempenho Docente: Implicações no Desenvolvimento Profissional
Arguente principal
|
Mafalda Noivo dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica: Implementação numa Instituição Particular de Solidariedade Social
Arguente
|
Cátia Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | A avaliação de desempenho docente e seus atores
Arguente
|
Ana Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | 1.º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
2024/11/14 - 2024/11/16 | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação, Liberdade e Democracia | Porto |
2022/11/26 - 2022/11/26 | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa |
2021/11/11 - 2021/11/12 | 10.º Encontro do CIED - Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc. XXI | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa |
2020 - 2020 | 9.º Encontro do CIED | Diversidades, Educação e Inclusão | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/03 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2019/02 - Atual | Saber e Educar | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2018/12 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2018/05 - Atual | Da INvestigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2016/10 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2020/12 - 2020/12 | INTERAÇÕES | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/05 - 2016/07 | Emissão de Pareceres sobre as ações de formação realizadas por três Centros de Formação ao abrigo do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. | Direção Geral da Educação (DGE), Portugal |
2014/09 - 2016/07 | Perita Externa ao abrigo do Programa TEIP (Territórios de Intervenção Prioritária) no Agrupamento de Escolas de Coruche - Apoio ao Diretor do Agrupamento na definição, implementação e avaliação de ações de melhoria no âmbito do Plano TEIP. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014/07 - 2015/01 | Responsável pela elaboração de um estudo sobre os resultados dos processos de avaliação / acreditação dos cursos de formação inicial de professores levados a cabo pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | ARIPESE - Associação de Intervenção e Reflexão na Política Educativa das ESE, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/02 - Atual | Intervenção em Situações Educativas | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Desenvolvimento, Aprendizagem e Currículo | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Prática Profissional Supervisionada - Módulo I (docente responsável) | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Prática Profissional Supervisionada - Módulo II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Pedagogia e Currículo | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Metodologias de Investigação Qualitativa | Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2024/10 - 2024/11 | Metodologias de Investigação I | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal |
2022/10 - 2022/12 | Metodologias de Investigação I | Mestrado em Educação Especial (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/10 - 2021/01 | Introdução á Investigação em Situações Educativas | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Metodologias de Investigação | Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/06 | Intervenção em Situações Educativas | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/06 | Perspectivas Curriculares Integradas | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
1999 - 2007 | Métodos e Técnicas de Investigação em Educação | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2003/06 - 2003/06 | Observação de Situações Educativas | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade dos Açores Departamento de Educação, Portugal |
2002 - 2003 | Desenvolvimento Curricular | Licenciatura do Ensino Básico de Professores do 1.º Ciclo (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1999 - 2001 | Seminário de Investigação | Curso de Complemento de Educadores de Infância (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1999 - 2001 | Observação e Caracterização de Situações Educativas | Curso de complemento para Educadores de Infância (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1999 - 2000 | Metodologias de Investigação em Educação | Licenciatura em Professores do 2.º Ciclo, variante Matemática-Ciências (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | AFIRSE Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | Membro da comissão editorial da revista Da Investigação às Práticas
Consultor
|
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2018/03 - Atual | Membro da Comissão Científica do CIED / ESLEx-IPL (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)
Membro
|
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2024/11/14 - 2024/11/16 | Membro da Comissão Científica do XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação, Liberdade e Democracia
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2021/01 - 2022/02 | Coordenador da Comissão para a Mobilidade ESELx
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07 - 2019/07 | Membro do juri do processo de seriação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |