???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Margarida de Aquino Friães Neves da Silva

Nomes de citação

  • FRIÃES, RITA

Identificadores de autor

Ciência ID
281B-F8B8-B7D0
ORCID iD
0000-0002-5626-9864

Endereços de correio eletrónico

  • rfriaes@eselx.ipl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Educação - Formação de Professores e Formação Pedagógica de Formadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A prática em contexto profissional na formação inicial – perspetivas de estudantes: contributos para a configuração profissional do educador de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor (por unanimidade)
2000
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Avaliação do Ensino Superior: Que Referenciais?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1995
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/28 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/09/01 - 2021/07/27 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/02/01 - 2015/06/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1999/10/01 - 2012/02/12 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Co-Coordenadora do Programa Eco-Escolas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - Atual Membro da equipa de coordenação do curso de Pós-Graduação em Educação Digital Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - Atual Coordenadora da Unidade Curricular de Intervenção em Situações Educativas (LEB) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09 - Atual Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/03/30 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Coordenação da Unidade Curricular de Avaliação das Aprendizagens em Ambientes Digitais Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/03 - Atual Coordenadora da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada I (MEPE) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01 - Atual Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01 - 2022/08 Membro da equipa de coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/12/03 - 2022/02/21 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2018/12 Conselheira do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2004/09 - 2009/06 Subdiretora da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2008/07 - 2009/03 Diretora da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2000/09 - 2007/06 Coordenadora Científico-Pedagógica da Licenciatura em Educação de Infância Universitas, crl - Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Investigadora CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
2015/06/01 - 2019/06/01 Colaboradora da A3ES - Elaboração de Estudos sobre Ensino Superior Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2016/05/01 - 2016/07/31 Especialista / Consultora de Formação ao abrigo do Programa Nacional de Sucesso Escolar de três Centros de Formação Direção Geral da Educação (DGE), Portugal
2014/09/01 - 2016/07/31 Perita Externa ao abrigo do Programa TEIP (DGE) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/04 - Atual Red(E)Prac - Formação e Investigação em Educação de Infância
Red(E)Prac
Investigador responsável
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2021/09 - 2022/10 Espaço e Criação da Criança: Estudo sobre o Envolvimento, Participação, Interação e Comunicação de crianças com educadores e pais em atividades de construção conjunta”,
Academias do Conhecimento Gulbenkian - Instituto Politécnico de Lisboa
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2020/10 - 2021/10 IN2Play
In2Play
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018 - 2019 TandemEduca - Tandem a orientar a prática: construção de um guião sobre práticas colaborativas com a criança em educação de infância
TandemEduca
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017 - 2019 Projeto A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
ESEXL/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
2017/09 - 2018/09 ESEPol - As Escolas Superiores de Educação como Política Pública de Formação de Professores
ESEPol
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2001 - 2002 IPETCCO - Investigation in Primary Education Teacher's Confidence and Competence in Supporting Innovation
IPETCCO
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2000 - 2001 Investigação sobre Formação Inicial de Professores
Investigação sobre Formação Inicial de Professores
Bolseiro de Investigação
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1999 - 2000 Ensino Sem Fronteiras
Ensino Sem Fronteiras
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
1998 - 1999 Ser Caloiro na Universidade de Lisboa
Ser Caloiro na Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa - Reitoria, Portugal
Universidade de Lisboa - Reitoria
Concluído
1996 - 1998 EVALUE - Evaluation et Auto-Evaluation des Universités en Europe
EVALUE
Investigador
Comissão Europeia
Concluído
1994 - 1995 Projeto IRA - Investigação-Reflexão-Ação
Projeto IRA
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Friães, Rita; Lino, Dalila; Craveiro, Clara; Silva, Brigite; Parente, Cristina; Vieira, Fátima. "THE ROLE AND VALUE OF THE PRACTICUM IN EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION IN PORTUGAL: THE PERSPECTIVES OF INSTITUTIONAL SUPERVISORS AND COOPERATING TEACHERS". Trabalho apresentado em ICERI 2020, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1586
  2. Lino, Dalila; FRIÃES, RITA; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "PRACTICAL LEARNING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PRESCHOOL TEACHERS: THE ROLE OF PRACTICUM". Trabalho apresentado em ICERI Conference 2019, Sevilha, 2019.
    Publicado
  3. Lino, Dalila; Friães, Rita; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "THE SUPERVISION PROCESS AT PRE-SERVICE EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION". Trabalho apresentado em 12th International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2100
  4. Espadilha, Sara de Sá; FRIÃES, RITA. ""Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?": Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância". Trabalho apresentado em IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, Lisboa, 2018.
    Publicado
  5. Craveiro, Clara; Silva, Brigite; FRIÃES, RITA; Parente, Cristina; Lino, Dalila. "The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers". Trabalho apresentado em 11th International Conference of Education, Research and Innovation., Sevilha, 2018.
    Publicado • 10.21125/iceri.2018.1746
  6. FRIÃES, RITA; Estrela, Maria Teresa. "Para uma prevenção do insucesso escolar dos alunos do 1º Ano da Universidade de Lisboa". Trabalho apresentado em Simpósio Pedagogia da Universidade, Lisboa, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Reis, Joana; FRIÃES, RITA; Rocha, Carla. "Crescer com o Risco: Comportamentos das crianças e de supervisão do adulto em situações de brincadeiras arriscadas, em contexto de Jardim de Infância". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 11 2 (2021): 4-47. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/240.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Fuertes, Marina; Equipa Tandem. "Qual a distinção entre participar, colaborar e cooperar?: estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas". Sensos-e VIII 2 (2021): 3-16.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. FRIÃES, RITA; Fonseca, Madalena; Fonseca, Paula. "Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores". In O Tempo dos Professores, editado por Correia, L.; Leão, R.; Poças, S., 973-1000. Espanha, Portugal: Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pires, Carlos; Dalila Lino; Martins, Fernanda; Figueiredo, Maria; FRIÃES, RITA; Teresa Leite; Almeida, Tiago. Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da SPCE. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2023.
    Publicado
Livro
  1. FRIÃES, RITA. Ciências da Educação (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES - Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior. 2019.
    Publicado
  2. FRIÃES, RITA. Tecnologias de Diagnóstico e de Terapêutica (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
    Publicado
  3. FRIÃES, RITA. Enfermagem (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa: A3ES. 2019.
    Publicado
  4. FRIÃES, RITA. Artes do Espetáculo (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
    Publicado
  5. FRIÃES, RITA. Filosofia e Ética (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
  6. FRIÃES, RITA. Ciências Farmacêuticas (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
    Publicado
  7. FRIÃES, RITA. Ciências Dentárias (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
    Publicado
  8. FRIÃES, RITA. Medicina (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa: A3ES. 2019.
    Publicado
  9. FRIÃES, RITA. Física (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2019.
    Publicado
  10. FRIÃES, RITA. Agricultura, Silvicultura e Pescas (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  11. FRIÃES, RITA. Secretariado e Trabalho Administrativo (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  12. FRIÃES, RITA. Nutrição (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  13. FRIÃES, RITA. Terapia e Reabilitação (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  14. FRIÃES, RITA. Biologia e Bioquímica (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
  15. FRIÃES, RITA. Design (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  16. FRIÃES, RITA. Línguas e Literaturas Estrangeiras (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  17. FRIÃES, RITA. Ciências Veterinárias (A3ES Coleção de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2017.
    Publicado
  18. FRIÃES, RITA. Sociologia e Outros Estudos (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  19. FRIÃES, RITA. Serviços Sociais (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
  20. FRIÃES, RITA. Matemática e Estatística (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  21. FRIÃES, RITA. Engenharia Mecânica (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  22. FRIÃES, RITA. Indústrias Alimentares (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  23. FRIÃES, RITA. Indústrias do Têxtil e Materiais (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  24. FRIÃES, RITA. Engenharia e Gestão Industrial (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  25. FRIÃES, RITA. Eletricidade e Energia (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  26. FRIÃES, RITA. Tecnologia dos Processos Químicos (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  27. FRIÃES, RITA. Gestão e Administração (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  28. FRIÃES, RITA. Contabilidade e Fiscalidade (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  29. FRIÃES, RITA. Eletrónica e Automação (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  30. FRIÃES, RITA. Ciência Política e Cidadania (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  31. FRIÃES, RITA. Biblioteconomia, Arquivo e Documentação (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  32. FRIÃES, RITA. Economia (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  33. FRIÃES, RITA. Ambiente e Engenharia do Ambiente (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  34. FRIÃES, RITA. Hotelaria, Restauração e Lazer (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  35. FRIÃES, RITA. Marketing e Publicidade (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  36. FRIÃES, RITA. História e Arqueologia (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  37. FRIÃES, RITA. Finanças, Banca e Seguros (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  38. FRIÃES, RITA. Jornalismo e Reportagem (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  39. FRIÃES, RITA. Matemática (A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  40. FRIÃES, RITA. Ciências Informáticas (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  41. FRIÃES, RITA. Química (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
  42. FRIÃES, RITA. Direito (Coleção A3ES Ciclos de Estudos Temáticos). Lisboa, Portugal: A3ES. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. FRIÃES, RITA. "A construção da profissionalidade e do profissionalismo do Educador de Infância: Contributos da Prática de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em ENJIE I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2010.
Relatório
  1. FRIÃES, RITA; Estrela, Maria Teresa; Veiga-Simão, Ana Margarida; Almeida, Marta Mateus. 1998. Troisième étude de cas: Universidade de Lisboa.
  2. FRIÃES, RITA; Estrela, Maria Teresa; Almeida, Marta Mateus; Veiga-Simão, Ana Margarida. 1997. Première étude de cas: Universidade da Beira Interior.
  3. FRIÃES, RITA; Estrela, Maria Teresa; Ambrósio, Maria Teresa; Almeida, Marta Mateus; Alves, Mariana. 1996. Etat des lieux au Portugal.
Resumo em conferência
  1. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Nunes, Clarisse; Parente, Cristina ; Almeida, Tiago. "Discursos de educadoras de infância sobre o brincar". Trabalho apresentado em XVI Congresso da SPCE Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila. "O valor, papel e desafios do practicum na formação inicial dos educadores de infância: cruzando perspetivas". Trabalho apresentado em Porto ICRE 2022, Porto, 2022.
    Publicado
  3. Lino, Dalila; FRIÃES, RITA. "O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância; as perceções dos orientadores cooperantes e dos estudantes". Trabalho apresentado em Porto ICRE 2022, Porto, 2022.
    Publicado
  4. Machado, Susana; FRIÃES, RITA. ""Eu sou o responsável do dia. Preciso de colete!" - A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição do pré-escolar.". Trabalho apresentado em V Encontro de Mestrados e Pós Graduações em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2021.
    Publicado
  5. Reis, Joana; FRIÃES, RITA. "Crescer com o risco - das representações às ações: potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar.". Trabalho apresentado em V Encontro de Mestrados e Pós Graduações em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2021.
    Publicado
  6. Rolo, Sara; FRIÃES, RITA. "A participação da criança em educação de infância - conceções e práticas numa sala de pré-escolar". Trabalho apresentado em V Encontro de Mestrados e Pós Graduações em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2021.
    Publicado
  7. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Silva, Brigite; Craveiro, Clara. "O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes.". Trabalho apresentado em XXVIII Colóqui da AFIRSE Portugal "Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea", 2021.
    Publicado
  8. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila. "A supervisão na formação inicial dos educadores de infância: as perceções dos supervisores institucionais e dos orientadores cooperantes". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal ¿Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea¿, 2021.
    Publicado
  9. Machado, Susana; FRIÃES, RITA. "A participação das crianças em educação de infância: visões e estratégias numa sala de transição do pré-escolar.". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal ¿Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea¿, 2021.
    Publicado
  10. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila. "A formação prática nos mestrados em educação pré-escolar". Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-Estar”, Lisboa, 2020.
    Publicado
  11. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel do practicum na formação dos educadores de infância: as perspectivas dos supervisores e dos orientadores cooperantes". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  12. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  13. FRIÃES, RITA; Lino, Dalila; Parente, Cristina; Vieira, Fátima; Craveiro, Clara; Silva, Brigite. "O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: as perspectivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”., Lisboa, 2019.
    Publicado
  14. FRIÃES, RITA; Martinho da Silva, Dina. "Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia". Trabalho apresentado em IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, Lisboa, 2018.
    Publicado
  15. FRIÃES, RITA; Pires, Carlos; Hipólito, josé; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Madureira, Isabel. "A problematização da política de criação e implementação das ESE, a partir da abordagem da ação pública em educação". Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE Portugal – A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos da AFIRSE em Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  16. FRIÃES, RITA. "A construção da profissionalidade e do profissionalismo do Educador de Infância: Contributos da Prática de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em I Fórum Jovens Investigadores do IE-UL, Lisboa, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Rita Margarida A. Friães Neves da, 1971-. "A prática em contexto profissional na formação inicial:perspectivas de estudantes:contributos para a configuração profissional do educador de infância". Doutoramento, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10554.
  2. Friães, Rita Margarida de Aquino, 1971-. "Conceitos e práticas de avaliação do ensino superior em Portugal : estudo de caso". Mestrado, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 1999. http://hdl.handle.net/10451/29458.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/25 Intervenção Precoce na Casa da Praia: uma resposta às necessidades da Comunidade 11º Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto
Centro de Estudos Interdisciplinares, Escola Superior de Educação - instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2023/11/24 O practicum na formação inicial de professores enquanto espaço-tempo de produção de conhecimento: uma análise dos relatórios de estágio dos estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESELx 11º Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11/26 Materiais riscadores numa sala de jardim de infância VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)
2022/11/23 Literatura e Desenvolvimento Curricular na Educação de Infância Conversas com Ass(c)ento no I
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11 Early childhood teachers representations and practices about play TASP 2022 47th Annual Conference
(Estados Unidos)
2022/09 Discursos de educadoras de infância sobre o brincar XVI Congresso da SPCE Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
SPCE / Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09 Early childhood teachers' beliefs and practices about play I International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07 O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância: as perceções dos orientadores cooperantes e dos estudantes Porto ICRE 2022
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/07 O valor, papel e desafios do practicum na formação inicial dos educadores de infância: cruzando perspetivas Porto ICRE 2022
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/01 O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
2021/01 A participação das crianças em educação de infância: visões e estratégias numa sala de transição do pré-escolar XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
2021/01 A supervisão na formação inicial dos educadores de infância: as perceções dos supervisores institucionais e dos orientadores cooperantes XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades de Vida: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
AFIRSE - PORTUGAL (Portugal)
2020/09 A política da criação das escolas superiores de educação sob o prisma da ação pública no ensino superior na formação de professores XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emanicipação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2020/01 A formação prática nos mestrados de educação pré-escolar XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-Estar”
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2019/11 Practical learning and professional development of preschool teachers: the role of practicum 12th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
2019/11 The supervision process at pre-service earlychildhood teacher education. 12th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
2019/06 O papel do practicum na formação dos educadores de infância: as perspetivas dos supervisores e dos orientadores cooperantes IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/06 O papel da supervisão na formação inicial dos educadores de infância IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/01 O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: as perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2018/11 Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/11 Quadro das mensagens: Uma ponte para a autonomia. IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/11 The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers 11th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED Academy (Sevilha, Espanha)
2018/02 A problematização da política de criação e implementação das ESE, a partir da abordagem da ação pública em educação. Colóquio da AFIRSE Portugal – A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos da AFIRSE em Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/09 Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário. Congresso Internacional “O Tempo dos Professores”
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2014/12/18 Acreditação dos Cursos de Formação de Professores em Portugal: Uma Leitura dos Resultados. II Encontro Nacional da ARIPESE - Qualidade e Avaliação nas Escolas Superiores de Educação
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2010/07 A Construção da Profissionalidade e do Profissionalismo do Educador de Infância: Contributos da Prática de Ensino Supervisionada I Fórum Jovens Investigadores do IE-UL
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2001/03 Para uma Prevenção do Insucesso Escolar dos Alunos do 1ºAno da U.L. III Simpósio de Pedagogia na Universidade
Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1999/06 L’évaluation et la qualité de l’enseignement et des professeurs dans les études supérieurs - quels réfèrenciels? Seminário de Investigação Franco-Português sobre a Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10 - 2020/06 "Vamos fazer a casa com massa de cor!" (M.C.): A participação da criança no planeamento da ação numa sala de jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/06 "A mãe da M.F. veio à nossa sala" - Participação e envolvimento das famílias num contexto de jardim de infância: das representações às práticas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 “O que vamos fazer hoje na sala?” – Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 “Juntos decidimos o que queremos fazer”: A Participação da criança em Educação de Infância – Conceções e práticas numa sala de Educação Pré- Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 “Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete!”: A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 Exploração das potencialidades do quadro de mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/05 "Vamos jogar?": Potencialidades do jogo na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/06 Potencialidades das Comunicações das Crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/06 Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/06 Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/06 Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/05 - 2019/06 Já sou capaz de...": Promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim de infância - Um estudo num contexto pedagógico de Movimento da Escola Moderna
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 "Elsa, vamos ter de arrumar porque hoje é dia de música e vamos ter o J. na nossa sala!" - Promoção do desenvolvimento de noções temporais em pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/05 Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa de sala
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/06 O brincar no exterior e a construção das relações sociais num contexto de educação de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/06 “Podemos fazer um projeto para descobrir…” – A simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 “Conta-me uma história” – Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre a prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Autorregulação comportamental: o papel da equipa educativa e a importância da partilha do poder com o grupo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 «Estas tralhas são fantásticas!» – As possibilidades, atribuídas pelas crianças, aos materiais não estruturados e semiestruturados numa sala de pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 “Podemos ser mais amigos?” – Prevenção/gestão de conflitos intrapares e aquisição de competências sociais em idade pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10 - 2018/05 Planeamento e avaliação no jardim de infância: estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/05 Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/05 Do jardim de Infância para o 1.o Ciclo do Ensino Básico: A interação entre crianças de diferentes níveis de ensino como estratégia facilitadora da transição
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/05 "Agora contas tu! "- O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anos
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/05 Entre o ser e o saber: A importância das competências sociais no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/05 Já sou Crescido...e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/24 - 2023/11/25 11 Encontro do CIED - Produção de Conhecimento em Contexto (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022/09/15 - 2022/09/17 Membro da comissão organizadora do XVI Congresso da SPCE (2022/09/15 - 2022/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11 - 2020/02 Membro da Comissão Organizadora do II Ciclo de Seminários “Reflexões e Debates à Volta da Infância" (4 seminários) (2019/11 - 2020/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04 - 2019/05 Membro da Comissão Organizadora I Ciclo de Seminários “Reflexões e Debates à Volta da Infância ( 2 seminários) (2019/04 - 2019/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016/04/30 - 2016/04/30 Membro da Comissão Organizadora do Fórum InTEIP – Incursões TEIP. Universidades e Escolas em Diálogo (2016/04/30 - 2016/04/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/01/30 - 2020/02/01 Moderação de um ateliê no XVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem Estar”.
Outro
XVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem Estar”.
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/05 Moderação de um ateliê no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Encontro
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016/04/16 - 2016/04/16 Moderação de mesa redonda no Fórum InTEIP-Incursões TEIP “Cruzando olhares sobre políticas e práticas de avaliação: o olhar institucional e o olhar académico”
Outro
“Cruzando olhares sobre políticas e práticas de avaliação: o olhar institucional e o olhar académico” – Fórum InTEIP – Incursões TEIP
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 O brincar em contexto de educação pré-escolar: brincadeiras e interações das crianças em diferentes espaços
Orientador
Tânia Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 "Quem é o responsável do dia?" - A participação da criança numa sala de Pré-Escolar: concepções, práticas e potencialidades.
Orientador
Inês Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Contributos da Literatura Infantil no jardim de infância: conceções e práticas do adulto-mediador
Presidente do júri
Ângela Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Quem é o/a Educador/a de Infância? Conceções das crianças, das famílias e da equipa educativa
Presidente do júri
Beatriz Ribeiro da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Ouvir histórias no Jardim de Infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?
Presidente do júri
Catarina Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 O que é brincar? Conceções da educadora, das crianças e das famílias de um Jardim de Infância
Presidente do júri
Inês Filipa Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 O Movimento da Escola Moderna e a abordagem à escrita no jardim de infância: conceções e práticas de uma equipa educativa
Presidente do júri
Joana Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 "Posso jogar à apanhada contigo?"- As brincadeiras das crianças no recreio de um Jardim de Infância e a prática pedagógica.
Presidente do júri
Maria Inês Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 "A primeira regra é... ser amigos!" (Matilde, 5 anos). Desafios da inclusão entre pares e a construção de relações sociais no espaço do recreio.
Presidente do júri
Marta Gama (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 "Não me consigo controlar. E agora?": O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância
Arguente principal
Ana Sofia Meireles (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 (Des)controlo dos esfíncteres no jardim de infância
Presidente do júri
Maria Isabel Ferrão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 As relações sociais num grupo de crianças
Arguente principal
Cristiana Timóteo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Planear-fazer-rever: a influência no quotidiano das crianças
Arguente principal
Sara Brochado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Conselho de Cooperação Educativa numa Sala de Jardim de Infância
Orientador
Jéssica Monte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Materiais riscadores numa sala de jardim de infância
Orientador
Maria Inês Salgueiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2022 "Os meus pais não podem vir à nossa sala por causa do Covid!" - Relação escola-família em tempos de pandemia num contexto de jardim de infância
Orientador
Micaella Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 “O que vamos fazer hoje na sala?” – Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infância
Orientador
Ana Catarina Carmo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 “Juntos decidimos o que queremos fazer”: A Participação da criança em Educação de Infância – Conceções e práticas numa sala de Educação Pré- Escolar
Orientador
Sara Rolo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 Como se manifestam as interações entre pares na área da casinha?
Arguente principal
Ana Rita Vilhena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infância
Orientador
Bárbara Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 “Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete!”: A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolar
Orientador
Susana Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 Exploração das potencialidades do quadro de mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em jardim de infância
Orientador
Inês Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 "Vamos fazer a casa com massa de cor" (M.C.): A participação da criança no planeamento da ação numa sala de jardim de infância
Orientador
Ana Raquel Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 "Vamos jogar?": Potencialidades do jogo na Educação Pré-Escolar
Orientador
Rita Agualuza Barbeito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/05 "A mãe da M.F. veio à nossa sala" - Participação e envolvimento das famílias num contexto de jardim de infância: das representações às práticas
Orientador
Filipa Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 As interações num grupo de crianças dos 3 aos 6 anos
Arguente principal
Daniela Campaniço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Como é que o brincar no recreio pode potenciar aprendizagens. Relatório de Prática Profissional Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar.
Arguente principal
Joana Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 “Já sou capaz de...": Promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim de infância - Um estudo num contexto pedagógico de Movimento da Escola Moderna.
Orientador
Ana Sofia Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das crianças
Orientador
Carolina Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infância
Orientador
Marta Ribeirinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Orientador
Mónica Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Potencialidades das Comunicações das Crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Orientador
Sara Veneno Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa de sala
Orientador
Francisca Cativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
Orientador
Maria Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Orientador
Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Orientador
Cristina Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Gestão de conflitos interpessoais em jardim de infância: As estratégias e o papel da equipa educativa e das crianças numa abordagem ao modelo High/Scope
Orientador
Marta Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar
Orientador
Joana Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2019 "Elsa, vamos ter de arrumar porque hoje é dia de música e vamos ter o J. na nossa sala!" - Promoção do desenvolvimento de noções temporais em pré-escolar
Orientador
Elsa Aniceto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 “Podemos fazer um projeto para descobrir” - A simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância
Orientador
Tânia Inácio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O brincar no recreio e a construção das relações sociais num contexto de educação de infância
Orientador
Blenda Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
Arguente principal
Susana Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Elaboração e interpretação de regras num grupo de crianças de jardim-de-infância.
Arguente principal
Vânia Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Arguente principal
Ana Beatriz Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A importância da relação pedagógica na gestão do grupo de crianças: relato de uma construção em jardim-de-infância
Arguente principal
Inês Pinheiro Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 “Toda a gente deve ter opinião para fazer tudo” (Lucas, 5 anos). Garantir o direito de participação na prática profissional supervisionada
Presidente do júri
Ana Sofia Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A organização do ambiente educativo: o espaço e os materiais
Presidente do júri
Marta Raquel Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 "Estas tralhas são fantásticas!" – As possibilidades, atribuídas pelas crianças, aos materiais não estruturados e semiestruturados numa sala de pré-escolar
Orientador
Vanessa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeira
Orientador
Mariana Ghira Pina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 “Podemos ser mais amigos?” – Prevenção/gestão de conflitos intrapares e aquisição de competências sociais em idade pré-escolar
Orientador
Vanessa Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 “Conta-me uma história” – Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
Orientador
Daniela Patinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
Orientador
Dina Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Planeamento e avaliação no jardim de infância: estratégias para um processo participado e cooperado
Orientador
Daniela Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias no pré-escolar
Orientador
Diana Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Autorregulação comportamental: o papel da equipa educativa e a importância da partilha do poder com o grupo
Orientador
Inês Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança
Orientador
Joana Bandeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 A auto-regulação: o papel do Educador de Infância
Presidente do júri
Sandra Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Área do Tapete: o local onde tudo acontece
Presidente do júri
Carina Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Assembleia de Turma: concepções de alunos e professores
Arguente principal
Ana Cláudia Baixinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Rotinas e práticas sociais num JI: as relações de poder entre adulta(s) e criança(s)
Presidente do júri
Mónica Madeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Comportamentos de brincadeira observáveis em contexto de interior e exterior no jardim de infância.
Presidente do júri
Carolina Cazenave (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Aprender lá fora: a importância do ambiente educativo e do meio envolvente para a promoção de aprendizagens
Presidente do júri
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Eu gostava que o nosso jardim tivesse uma tenda ou… A (Re)construção do jardim com a comunidade educativa
Arguente principal
Ana Filipa Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Da mediação da Educadora à resolução autónoma de conflitos numa sala de JI
Arguente principal
Joana Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Trabalho cooperativo em crianças do pré-escolar
Arguente principal
Ana Catarina Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O papel da ludicidade na emergência da escrita.
Orientador
Joana Achada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
Orientador
Inês Gorjão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância
Orientador
Sara de Sá Espadilha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Do jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: A interação entre crianças de diferentes níveis de ensino como estratégia facilitadora da transição
Orientador
Susana Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 "Agora contas tu! "- O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anos
Orientador
Sara Elisabete Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Entre o ser e o saber: A importância das competências sociais no Jardim de Infância
Orientador
Rita Cravo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Já sou Crescido...e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim de Infância
Orientador
Madalena Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Espaços de Brincar
Presidente do júri
Ana Carolina Montoito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Participação dos Educadores de Infância nos Processos de Avaliação de Desempenho Docente: Implicações no Desenvolvimento Profissional
Arguente principal
Mafalda Noivo dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica: Implementação numa Instituição Particular de Solidariedade Social
Arguente
Cátia Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2015 A avaliação de desempenho docente e seus atores
Arguente
Ana Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/04 - Atual 1.º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
2022/11/26 - 2022/11/26 VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa
2021/11/11 - 2021/11/12 10.º Encontro do CIED - Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc. XXI Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa
2020 - 2020 9.º Encontro do CIED | Diversidades, Educação e Inclusão Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/03 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2019/02 - Atual Saber e Educar Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
2018/12 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2018/05 - Atual Da INvestigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2016/10 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2020/12 - 2020/12 INTERAÇÕES Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/05 - 2016/07 Emissão de Pareceres sobre as ações de formação realizadas por três Centros de Formação ao abrigo do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Direção Geral da Educação (DGE), Portugal
2014/09 - 2016/07 Perita Externa ao abrigo do Programa TEIP (Territórios de Intervenção Prioritária) no Agrupamento de Escolas de Coruche - Apoio ao Diretor do Agrupamento na definição, implementação e avaliação de ações de melhoria no âmbito do Plano TEIP. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2014/07 - 2015/01 Responsável pela elaboração de um estudo sobre os resultados dos processos de avaliação / acreditação dos cursos de formação inicial de professores levados a cabo pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ARIPESE - Associação de Intervenção e Reflexão na Política Educativa das ESE, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/02 - Atual Intervenção em Situações Educativas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Desenvolvimento, Aprendizagem e Currículo Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Prática Profissional Supervisionada - Módulo I (docente responsável) Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Prática Profissional Supervisionada - Módulo II Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Pedagogia e Currículo Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Atual Metodologias de Investigação Qualitativa Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022 - 2022 Metodologias de Investigação I Mestrado em Educação Especial (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10 - 2021/01 Introdução á Investigação em Situações Educativas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Metodologias de Investigação Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/06 Intervenção em Situações Educativas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/06 Perspectivas Curriculares Integradas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2007 Métodos e Técnicas de Investigação em Educação Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2003/06 - 2003/06 Observação de Situações Educativas Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade dos Açores Departamento de Educação, Portugal
2002 - 2003 Desenvolvimento Curricular Licenciatura do Ensino Básico de Professores do 1.º Ciclo (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1999 - 2001 Seminário de Investigação Curso de Complemento de Educadores de Infância (Outros) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1999 - 2001 Observação e Caracterização de Situações Educativas Curso de complemento para Educadores de Infância (Outros) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1999 - 2000 Metodologias de Investigação em Educação Licenciatura em Professores do 2.º Ciclo, variante Matemática-Ciências (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01 - Atual AFIRSE Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/01 - Atual Membro da comissão editorial da revista Da Investigação às Práticas
Consultor
Centros Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/03 - Atual Membro da Comissão Científica do CIED / ESLEx-IPL (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)
Membro
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
2021/01 - 2022/02 Coordenador da Comissão para a Mobilidade ESELx
Coordenador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - 2019/07 Membro do juri do processo de seriação do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal