???global.info.a_carregar???
Dr. Marta Couto is a Postdoctoral fellow at INESC-ID, GAIPS. She received a Ph.D. in cognitive psychology in 2016 from ISPA- Instituto Universitário and has been working on HRI/HCI since then. From 2016 to 2018, she was part of "INSIDE: Intelligent Networked Robot Systems for Symbiotic Interaction with Children with Impaired Development" a CMU Portugal Project that developed a robot to mediate a therapy session with children with autism spectrum disorders. The project was a multidisciplinary collaboration between clinicians and researchers. In 2019 she joined INESC-ID, GAIPS and collaborated with AMIGOS (Affect Modeling for robots In GrOup Social interactions), another multidisciplinary team that joined engineers and psychologists. In 2020 she joined iv4XR - Intelligent Verification/Validation for Extended Reality Based Systems, a European project coordinated by INESC-ID. In this project, she has been researching User Experience (UX) and Cognitive Load in games and collaborating in studies to develop computational tools to test user experience based on models of emotion. The work combines theories from psychology, user studies, and experimental psychology techniques to improve computational models for UX testing. Within Iv4XR, she is part of the management Workpackage of the project and the project's ethics board. She is also involved in several dissemination activities, especially those aimed at reaching a more extensive, non-technical audience. Aside from the current project, she has ongoing collaborations with researchers from other institutions and has co-organized two special issues and two workshops stemming from those collaborations. She is currently involved in a collaboration investigating standard practices and challenges researchers face in Child-Robot Interaction (CRI), including ethical practices. The team includes researchers from GAIPS, INESC-ID; Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; the Social and Robotics Research Laboratory (SIRRL), University of Waterloo, Canada; KTH Royal Institute of Technology, Sweden and LEGO education Denmark. The collaborations mentioned and involvement in international projects with multidisciplinary teams involve the definition and implementation of user studies, data analysis, and dissemination. Since 2019 she is also a lecturer at ISPA- Instituto Universitário, where she teaches Cognitive psychology and Introduction to psychological sciences. She has also co-supervised MsC students from Instituto Superior Técnico and ISPA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Barley de La Cueva Couto

Nomes de citação

  • Couto, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
3210-AF3A-70A5
ORCID iD
0000-0001-5841-4263

Endereços de correio eletrónico

  • marta.couto@gaips.inesc-id.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2016/04/29
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Cognitive Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Validação, Desenvolvimento e Necessidade de Cognição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor
2009
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Necessidade de Cognição, Memória de Trabalho e Recuperação de Contra-exemplos para Codicionais Causais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/22 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01 - 2016/04 Colaboradora Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2008/12 - 2014/12 Colaboradora Instituto Superior de Psicologia AplicadaUnidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Portugal
2007/10 - 2008/10 Estágio curricular, nas unidades de Medicina do Adolescente e Obesidade Pediátrica Hospital de Santa Maria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/02/18 - 2019/12/31 AMIGOS (Affect Modeling for robots In GrOup Social interactions)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Em curso
2016/04/01 - 2018/12/31 INSIDE: Intelligent Networked Robot Systems for Symbiotic Interaction with Children with Impaired Development
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/03 - 2015/03 Counterexamples and Deductive Reasoning
SFRH/BD/68337/2010
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2020/12/01 - Atual Intelligent Verification/Validation for Extended Reality Based Systems
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Commission
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rato, Diogo; Couto, Marta; Prada, Rui. "Attributing Social Motivations to Changes in Agents’ Behavior and Appearance". Trabalho apresentado em HAI’2022 – the 10th International Conference on Human-Agent Interaction, 2022.
    10.1145/3527188.3561925
  2. Yadollahi, Elmira; Couto, Marta; Dillenbourg, Pierre; Paiva, Ana. "Motivating Children to Practice Perspective-Taking Through Playing Games with Cozmo". 2022.
    10.1109/ro-man53752.2022.9900523
  3. Yadollahi, Elmira; Couto, Marta; Dillenbourg, Pierre; Paiva, Ana. "Do Children Adapt Their Perspective to a Robot When They Fail to Complete a Task?". 2022.
    10.1145/3501712.3529719
  4. Rato, Diogo; Couto, Marta; Prada, Rui. "Fitting the Room: Social Motivations for Context-Aware Agents". 2021.
    10.1145/3472307.3484185
  5. Yadollahi, Elmira; Chandra, Shruti; Couto, Marta; Lim, Angelica; Sandygulova, Anara. "Children, Robots, and Virtual Agents: Present and Future Challenges". 2021.
    10.1145/3459990.3460516
  6. Yadollahi, Elmira; Couto, Marta; Dillenbourg, Pierre; Paiva, Ana. "Can you guide me?". Trabalho apresentado em IDC '20: Interaction Design and Children, 2020.
    10.1145/3397617.3397831
  7. Hashemian, Mojgan; Mascarenhas, Samuel; Couto, Marta; Paiva, Ana; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "The Application of Social Power in Persuasive Social Robots". Trabalho apresentado em HRI '20: Companion of the 2020 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction, 2020.
    Publicado • 10.1145/3371382.3377447
  8. Hashemian, Mojgan; Couto, Marta; Mascarenhas, Samuel; Paiva, Ana; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "Persuasive Social Robots using Reward/Coercion Strategies". Trabalho apresentado em ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction, 2020.
    10.1145/3371382.3378373
  9. Baraka, K; Melo, Francisco; Veloso, M; Couto, M. "An optimization approach for structured agent-based provider/receiver tasks". Trabalho apresentado em 18th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2019), Montreal, 2019.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Gómez-Sánchez, Jesica; Moreno-Ríos, Sergio; Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina. "Conditional content, explicit information and generating cases: Sources for suppressing inferences". Acta Psychologica 213 (2021): 103240. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2020.103240.
    Publicado • 10.1016/j.actpsy.2020.103240
  2. Baraka, Kim; Melo, Francisco S.; Couto, Marta; Veloso, Manuela. "Optimal action sequence generation for assistive agents in fixed horizon tasks". Autonomous Agents and Multi-Agent Systems 34 2 (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s10458-020-09458-7.
    10.1007/s10458-020-09458-7
  3. Melo, F; Sardinha, A; Belo, D; Couto, M; Faria, M; Gambôa, H. ; Jesus, C; et al. "Project INSIDE: Towards Autonomous Semi-Unstructured Human-Robot Social Interaction in Autism Therapy.". Artificial Intelligence in Medicine 96 (2019): 198-216.
    Publicado
  4. "Project INSIDE: towards autonomous semi-unstructured human–robot social interaction in autism therapy". (2018): http://dx.doi.org/10.1016/j.artmed.2018.12.003.
    10.1016/j.artmed.2018.12.003
  5. Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth M. J.. "Advice conditionals about tips and warnings: interpretations and inferences". Journal of Cognitive Psychology 29 3 (2017): 364-380. http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2016.1278377.
    10.1080/20445911.2016.1278377
  6. Rasga, Célia; Quelhas, Ana Cristina; Couto, Marta; Marques, João. "Teoria da mente e pensamento contrafactual em crianças de baixo nível socioeconómico". Análise Psicológica 33 4 (2015): 467-479. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1186.
    10.14417/ap.1186
  7. Marques, João; Quelhas, Cristina; Juhos, Csongor; Couto, Marta; Rasga, Célia. "Counterfactual thinking: Study of the focus effect of scenarios and blame ascriptions to victim and perpetrator". Análise Psicológica 32 4 (2014): 355-385. http://dx.doi.org/10.14417/ap.952.
    10.14417/ap.952
  8. Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. "Need for cognition, working memory and counterexample retrieval for causal conditionals". Psychologica 53 (2010): 183-216. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_9.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_53_9
Capítulo de livro
  1. Hashemian, Mojgan; Couto, Marta; Mascarenhas, Samuel; Paiva, Ana; Santos, Pedro A.; Prada, Rui. "Persuasive Social Robot Using Reward Power over Repeated Instances of Persuasion". In Lecture Notes in Computer Science, 63-70. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-79460-6_6
  2. Yadollahi, Elmira; Couto, Marta; Johal, Wafa; Dillenbourg, Pierre; Paiva, Ana. "Exploring the Role of Perspective Taking in Educational Child-Robot Interaction". In Artificial Intelligence in Education, 346-351. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-52240-7_63
  3. Tulli, Silvia; Couto, Marta; Vasco, Miguel; Yadollahi, Elmira; Melo, Francisco; Paiva, Ana. "Explainable Agency by Revealing Suboptimality in Child-Robot Learning Scenarios". In Lecture Notes in Computer Science, 23-35. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-62056-1_3
Documento de trabalho
  1. Couto, Marta; Jesus, C.,; Solera-Ureña, Rubén. 2017. "The Ideal Study Protocol (Project INSIDE Internal Report)". https://iid-intranet.inesc-id.pt/publications/downloadfile?id=40361e2f-63dd-4529-acac-29dd455825b5.
Edição de número de revista
  1. Couto, Marta; Chandra, Shruti; Yadollahi, Elmira; Vicky Charisi. "Special Issue on Child-Robot Interaction: Design, Evaluation, and Novel Solutions.". Interaction Studies (2022):
    No prelo • Co-editor
  2. Couto, Marta; Baraka, Kim; Beights, Becca. "Special Issue on Robots and Autism: Conceptualization, Technology, and Methodology". Paladyn. Journal of Behavioral Robotics (2021):
    No prelo • Editor convidado
Poster em conferência
  1. Couto, Marta; Jesus, Cátia; Melo, Isabel; Fonseca, M José; Farias, Anabela; Santos, Graça; Monteiro, José P. "Robot Assisted Therapy for ASD Children: Interacting with a Semi-autonomous Robot". Trabalho apresentado em Carnegie Mellon Portugal Symposium, 2017.
  2. Couto, Marta. "Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) - a consulta multidisciplinar do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional do Cadin, 2016.
  3. Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina. "O impacto da fluência de recuperação de contra-exemplos nas inferências causais". Trabalho apresentado em 9º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental-APPE, 2014.
  4. Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. "Raciocínio e Intencionalidade - Tipos de razão para as acções". Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental-APPE, 2011.
  5. Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. "Necessidade de Cognição, Memória de Trabalho e Recuperação de Contra-exemplos para Condicionais Causais". Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental-APPE, 2010.
  6. Trêpa, Margarida; Couto, Marta; Dias Ferreira, Pedro. "Quando os Adolescentes não se concentram!". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Medicina do Adolescente, Aveiro, 2008, 2008.
Resumo em conferência
  1. Rato, Diogo; Couto, Marta; Rui Prada. "Behavior vs Appearance: What Type of Adaptations are More Socially Motivated?". Trabalho apresentado em 21st International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2022), Auckland, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/10 Robots as therapy assistants for children with Autism Spectrum Disorder . An exploratory study. III Congresso Internacional do Cadin
Cadin (Lisboa, Portugal)
2015/08 Counterexamples to Advice: Conditional reasoning about tips and warnings 9º London Reasoning Workshop
Birkbeck College, University of London (Londres, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Using Secondary Tasks to Measure Cognitive Load in Games
Coorientador
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - Atual RACIOCÍNIO COM SILOGISMOS CATEGÓRICOS E HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Coorientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - Atual Efeito Dunning-Kruger e a sua relação com a autoestima
Coorientador
Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/02/01 - 2021/01/14 Assessing Players’ Cognitive Load in Games
Coorientador
Ciências de Engenharia - Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/24 - 2021/06/30 Children, Robots, and Virtual Agents: Present and Future Challenges (2021/06/25 - 2021/06/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
ACM Interaction Design and Children (IDC) conference 2021, Grécia
2020/11/16 - 2020/11/16 CRI: Present and Future Relationships Workshop https://sites.google.com/view/child-robot-interaction/home (2020/11/14 - 2020/11/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
12th International Conference on Social Robotics (ICSR 2020) , Estados Unidos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/08 "USO PROBLEMÁTICO DAS REDES SOCIAIS EM JOVENS: RELAÇÃO COM A NECESSIDADE DE COGNIÇÃO" The thesis studied the relationship between problematic usage of social media and Need for Cognition (i.e., the tendency for people to enjoy engaging in complex tasks)
Arguente principal
Gonçalo Afonso Berenguer Sardinha (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/11/08 "A Teia Social Os efeitos da intensidade de uso de Redes Sociais na Atenção" The thesis aimed to relate the intensity of social media usage to attention
Presidente do júri
Manuel Magalhães de Mesquita (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/11/08 "Teoria da Mente e Sintomatologia Depressiva em Jovens Adultos" The thesis studies the Theory of mind abilities in adults with different degrees of depression symptoms
Arguente principal
Maria João da Silva Caratão Fidalgo Ferreira (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - Atual Introduction to psychological sciences (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/09/14 - Atual Cognitive Psychology I & II (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal