Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Nomes de citação
- Moura, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 321C-9389-9528
- ORCID iD
- 0000-0003-1807-7447
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=ubNdSbcAAAAJ
- Researcher Id
- GQH-7690-2022
- Scopus Author Id
- 57202958647
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2023
Em curso
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
2011 - 2013
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2008 - 2011
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09 - 2012/12 | Jornalista estagiário (estágio curricular) | r/com – renascença, comunicação e multimédia, Portugal |
2011/10 - 2012/05 | Colaborador externo | Jornal Imediato, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/12/21 - Atual | MILObs - Observatório sobre Média, Informação e Literacia
UMINHO/BID/2021/128
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Em curso
|
2017 - 2021 | As narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: Estudo empírico com alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
SFRH/BD/124039/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2017 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
UMINHO/BGCT/18/2016
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2013 - 2015 | Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º ano
CECS/GMCS/RBE
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | bYou: Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media
PTDC/COM-OUT/3004/2020
Colaborador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/09 | After The Iron Throne: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones | 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (online)
|
2019/05 | Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online | V Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Níveis de clickbait nas homepages dos média em Portugal: entre a procura de atenção e a confusão | VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo
(Porto, Portugal)
|
2018/10 | Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: O caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe | VI Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais
(Braga, Portugal)
|
2018/03 | The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project | Transmedia Literacy International Conference
(Barcelona, Espanha)
|
2017/11 | Usos dos media e práticas de produção e participação: estudo de caso com jovens de Portugal, Itália e Espanha | 10.º Congresso Sopcom
(Viseu, Portugal)
|
2017/11 | As novas celebridades: análise de YouTubers destacados por adolescentes portugueses | III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | They Tube, I watch, we talk: YouTube's relevance in the lives of Portuguese teenager | Audiences 2030 – Imagining a future for audiences
(Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Práticas e Competências transmediáticas: estudo com adolescentes portugueses | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
|
2017/06 | Competências de literacia mediática: o caso de alunos portugueses no final da escolaridade obrigatória | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
|
2017/05 | Conta-me uma história: A criação de narrativas nos media por crianças e jovens | VII Encontro Anual da AIM
(Braga, Portugal)
|
2017/05 | Criação de fan fiction e gameplays: motivações e restrições de jovens do ensino básico e secundário | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
2017/05 | Conhecer as extensões da esfera dos média: testando conhecimentos a partir de um quiz | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Membro da equipa de voluntários do XIII Congresso da Sopcom (2024/01/24 - 2024/01/26)
Congresso (Outra)
|
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da comissão organizadora local do Workshop on Ethics and Children's Rights in the Digital Age (ECREA Pre-conference,
Children, Youth and Media Section) (2021/09/06 - 2021/09/06)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Communication Research and Education Association - Children, Youth and Media Section, Bélgica |
2019 - 2019 | Membro da comissão executiva do V Congresso Literacia, Media e Cidadania (2019/05/03 - 2019/05/04)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da comissão executiva do 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania (2017/05/05 - 2017/05/06)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da equipa de voluntários do III Congresso sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia (2017/11/23 - 2017/11/25)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da equipa de voluntários do 1.º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania (2011/03/25 - 2011/03/26)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2010 - 2010 | Membro da equipa de voluntários da IAMCR Conference 2010 (2010/07/18 - 2010/07/22)
Conferência (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal International Association for Media and Communication Research, Estados Unidos |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/04 - 2024/07/04 | Orador na mesa-redonda "Literacia mediática, uma necessidade?"
Mesa-redonda
|
V Encontro de Boas Práticas: Bibliotecas, Lugares de (Trans)formação
Rede de Bibliotecas de Braga, Portugal
|
2022/06/25 - 2022/06/25 | Ouvinte no Congresso COMEDIG – Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação
Congresso
|
Congresso COMEDIG – Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/06/09 - 2022/06/09 | Orador na mesa-redonda "Desafios à investigação em Ciências Sociais"
Mesa-redonda
|
Escola de Verão CECS “Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas Ciências Sociais”
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
2021/12/10 - 2021/12/10 | Orador convidado em sessão do Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) subordinada ao tema "Que
Estratégias para Combater a Desinformação e o Impacto da Desinformação na Democracia"
Outro
|
Parlamento dos Jovens (Escola Secundária Carlos Amarante)
Escola Secundária Carlos Amarante, Portugal
|
2021/10/08 - 2021/10/08 | Moderador da sessão paralela "Fans, young people and digital culture"
Conferência
|
8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association, Bélgica
|
2018/03/22 - 2018/03/22 | Moderador da sessão paralela "Transmedia education & social action I"
Conferência
|
Transmedia Literacy International Conference
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
|
2017/04/17 - 2017/04/18 | Ouvinte no 3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Congresso
|
3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
2013/01/21 - 2013/01/21 | Ouvinte na Conferência de Jornalismo Desportivo - Guimarães, Capital Europeia do Desporto
Conferência
|
Conferência de Jornalismo Desportivo - Guimarães, Capital Europeia do Desporto
Câmara Municipal de Guimarães, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - 2022 | IAMCR Beijing 2022, Media Education Research Section | Pequim |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/05/14 - 2024/05/14 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Indústrias, textos e públicos da cultura de convergência" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2024/04/11 - 2024/04/11 | Aula da Unidade Curricular de Narrativas Transmediáticas subordinada ao tema "Narrativas transmediáticas: da compreensão aditiva à procura da nave-mãe" | Comunicação Digital (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2023/12/11 - 2023/12/11 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Cultura de convergência" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2023/03/30 - 2023/03/30 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Da convergência às narrativas transmediáticas" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2022/05/13 - 2022/05/13 | Aula da Unidade Curricular de Opinião Pública e Estudos de Audiência subordinada ao tema "YouTube: Algumas notas sobre um estudo realizado em Portugal" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2022/04/28 - 2022/04/28 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Cultura de convergência" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2022/04/06 - 2022/04/06 | Aula aberta para alunos da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação subordinada ao tema "Cultura de convergência: Conceito e relevância atual" | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/24 | Aula da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação e Intervenção subordinada ao tema "Introdução à netnografia" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2021/05/20 - 2021/05/20 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Convergência,indústrias culturais e públicos: Mudanças, continuidades e relações de força" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2021/05/13 - 2021/05/13 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Cultura de Convergência: Conceito e relevância atual" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2020/12/18 - 2020/12/18 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Cultura de convergência: Conceitos, públicos, conteúdos" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2020/11/09 - 2020/11/09 | Aula da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação e Intervenção subordinada ao tema "Netnografia: Método, desafios, oportunidades" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2019/11/28 - 2019/11/28 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Da Cultura de Convergência às Narrativas Transmediáticas" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2018/12/06 - 2018/12/06 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Narrativas transmediáticas: A especificidade do conceito face a outros análogos e os desafios colocados aos seus públicos" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2018/11/29 - 2018/11/29 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Cultura de Convergência: O conceito de cultura de convergência e a sua relevância atual no campo dos estudos de receção" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/04/21 | Pedro Moura: “Columbine ficou na memória colectiva” | Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/12/05 - 2018/12/05 | Ouvido Crítico | O YouTube e os Jovens |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | ECREA - European Communication Research and Education Association | Membro |
2015 - Atual | AlfaMed - Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Vogal na comissão eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho do Instituto
Vogal
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2017 | Vogal na comissão eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho do Instituto
Vogal
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/31 - 2024/04/12 | Jurado no concurso de produções sonoras e audiovisuais “Conta-me o 25 de abril” (projeto bYou) | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2022 - 2022 | Revisor de um capítulo submetido ao livro de atas Ranieri, M. et al. (Eds.). (2022). Social Justice, Media and Technology in Teacher Education: 27th ATEE Spring Conference, ATEE 2021, Florence, Italy, October 28–29, 2021, Revised Selected Papers. Springer. | Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | BMC Medical Education (1472-6920) | Springer Nature |
2023 - 2024 | Comunicando (2184-0636) | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) |
2020 - 2024 | Comunicación y Sociedad (2448-9042) | Centro de Estudios de la Información y la Comunicación, Universidad de Guadalajara |
2023 - 2023 | Scientific Reports (2045-2322) | Springer Nature |
2022 - 2022 | Contratexto (1993-4904) | Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima |
2022 - 2022 | Vista (2184-1284) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Cuadernos.info (0719-367x) | Facultad de Comunicaciones, Pontificia Universidad Católica de Chile |
2019 - 2019 | Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies (2184-0458) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2019 - 2019 | Comunicação e Sociedade (2183-3575) | Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade do Minho |
Distinções
Prémio
2021 | Diploma de excelência científica
Revista Comunicar, Espanha
|
2010 | Prémio de mérito escolar
Universidade do Minho, Portugal
|