???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FÁTIMA SUSANA MOTA ROBOREDO AMANTE
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Amante, Susana
  • Amante, F.S.
  • Amante, Fátima Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
3315-1423-5042
ORCID iD
0000-0002-1300-0785

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2021/01/04 - 2021/06/30
Concluído
Co-creation facilitator training (25 weeks, 344h) (Outros)
Demola/IPV, Portugal
2007 - 2011
Concluído
Filologia Inglesa (Doutoramento)
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
""We'd Rather Be 'Red' Than Dead" - Embracing One's Difference Through Selected Native Canadian Fiction for Children and Young Adults" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente cum laude
2011
Concluído
Nuevas Aproximaciones a la Invest. Lingüística y Literaria en Leng. Inglesa (Doktor (PhD))
Universidad de Salamanca, Espanha
""We'd Rather Be 'Red' Than Dead" - Embracing One's Difference Through Selected Native Canadian Fiction for Children and Young Adults" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude, por unanimidade
2008 - 2009
Concluído
Língua Gestual Portuguesa (Curso médio)
Instituto Português da Juventude de Viseu, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Curso de Verão de Espanhol - Iniciação (Curso médio)
School House, Portugal
2007
Concluído
n/a (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Refusing to Remain Voiceless in Tomson Highway's Kiss of the Fur Queen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2006 - 2006
Concluído
Certificação como Formadora em Igualdade de Oportunidades (Curso médio)
CDRH Consultores Associados, Portugal
2003 - 2006
Concluído
Nuevas Aproximaciones a la Invest. Lingüística y Literaria en Leng. Inglesa (Master)
Universidad de Salamanca, Espanha
"Refusing to Remain Voiceless in Tomson Highway's Kiss of the Fur Queen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente Cum Laude, por unanimidade
2003
Concluído
Português e Inglês (ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07 - 2011/12 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2021/09/05 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2019/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/09 - 2017/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09 - 2006/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional Profitecla (Pólo de Viseu), Portugal
2002/09 - 2003/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica dos 2.º e 3.º CEB de Cacia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/08/01 - 2018/07/31 Professora Auxiliar Convidada (100% - tempo integral) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/11/10 - 2017/07/31 Professora Auxiliar Convidada (tempo parcial - 95%) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/09/10 - 2016/02/09 Assistente Convidada, a tempo parcial (30%) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2013/02/25 - 2013/07/31 Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013/02/18 - 2013/07/31 Professor Assistente convidado do Departamento de Artes e Humanidades Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2012/10 - 2013/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politecnico de Braganca, Portugal
2012/09/10 - 2013/02/24 Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012/02/13 - 2012/07/31 Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2007/07 - 2011/12 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/03/01 - 2010/07/31 Professora Equiparada a Assistente (Área Científica de Inglês) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008/03/03 - 2008/07/31 Professora Equiparada a Assistente do 2º Triénio (Área Científica de Português) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2006/12/11 - 2007/09/30 Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Português) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/03 - 2007/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politecnico de Coimbra, Portugal
2006/12/19 - 2007/04/05 Professora de Inglês e Mediadora dos Cursos EFA EB 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães, Portugal
2006/12 - 2007/03 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politecnico de Coimbra, Portugal
2006/03/06 - 2006/07/31 Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) - Regime de acumulação Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006/03/01 - 2006/07/31 Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Português) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2005/10 - 2006/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2006/01/13 - 2006/02/13 Professora de Inglês Escola Secundária Padre António Macedo, em Santo André , Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2004/01/05 - 2004/07/31 Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2003/10/12 - 2003/12/12 Professora equiparada a assistente do 1º triénio (área científica de Português) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Stepping up to global challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of COVID-19
http://politecnicodeviseu.info/apoios-especiais/stepping-up-to-global-challenges-2/
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
2020 - 2023 Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
AAC nº 01/SIAC/2020 - Candidatura nº 072070
Investigador
2020 - 2023 Curso de Formação Contínua de Docentes e Outros Agentes de Educação e Formação: Aprendizagem com base em projetos de cocriação
POCH-04-5267-FSE-000818.
Outra
2020 - 2022/07 ALGOLITTLE: Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future's Code Literates, inscrito na agência turca de Erasmus+ - Cooperation for innovation and the exchange of good practices/KA203 - Strategic partnerships for higher education
2020-1-TR01-KA203-092333
Investigador
2019 - 2021/12 Janela Aberta sobre o Mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)
PROJ/IPV/ID&I/030
Investigador
2019 - 2020/12 Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS), ref. 2017-1-IE01-KA201-025693
2017-1-IE01-KA201-025693
Investigador
2017 - 2018 Supervisão, apoio e regulação do processo de ensino-aprendizagem: uma análise de práticas pedagógicas e didáticas em contexto de sala de aula
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
2016 - 2018 Membro da equipa do projeto intitulado “Línguas e Empregabilidade” (Proj/CI&DETS/2016/0001). Concluído.
(Proj/CI&DETS/2016/0001)
Investigador
2016 - 2017 Representações e experiências da leitura
PROJ/CI&DETS/2016/0013
Investigador
2016 - 2017 Imaginários Iluminados na didática do Português
PROJ/CI&DETS/2016/0015
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2020/06 Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World
S/ financiamento
Investigador (COIL)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amante, Susana. "Amante, S.; Antunes, M.J..; Dygala, M. & Gokçe, I. (2021). “Um olhar sobre Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19”. In Silva, B.; Almeida, L.; Barca, A., Peralbo, M. & Alves, R. (Orgs.), Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Vol. I – Resumos por mesas e comunicações". 2021.
  2. Amante, Susana. "Gokçe, I.; Dygala, M.; Antunes, M.J. & Amante, S.; Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19. (2021). In Kalyon, F. (Ed.). 2nd Pearson Journal International Conference on Social Sciences and Humanities: Abstract Book. Izmir, Turkey: Pearson Journal, p. 26, ISBN: 978-1-955094-07-8.". 2021.
  3. Amante, Susana. "Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E., Oliveira; I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delplancq, V. “Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal”. In Silva, B.; Almeida, L.; Barca, A., Peralbo, M. & Alves, R. (Orgs.), Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XVI Cong". 2021.
  4. Figueiredo, M.; Gomes, C.A.; Amante, S.; Gomes, H.; Alves, V.; Duarte, R.P.; Rego, B.. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". 2021.
    10.1109/SIIE53363.2021.9583627
  5. Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E., Oliveira, I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Roush, P.; Gillain, R.; Amante et al. "Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E., Oliveira, I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Roush, P.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delplancq, V. (2020). “JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education”. In 13th International Conference on Innovation in Language Learning: Conference Proceedings. Florence: Filodiritto Editore. pp. 221-225. ISBN: 979-12-80225-01-6". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Innovation in Language Learning, 2020.
    Publicado
  6. Costa Lopes, Ana; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Relvas, Susana. "Delpancq, V.; Amante, S.; Amaro Costa, C.; Costa Lopes, A.; Coutinho, E.; Fidalgo; S. Gillain, R.; Lopez, P.; Oliveira, I.; Pereira, J.; Relvas, S.; Roush, P. (2020). “Case Study of a Project-Based Learning Experience at the Polytechnic of Viseu, Portugal”. Proceedings of Edulearn20 Conference, pp. 800-806. ISBN: 978-84-09-17979-4.". Trabalho apresentado em Edulearn20 Conference, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020
  7. Amante, Susana. "Costa, A., Oliveira, A., Amante, F., Oliveira, I., Abrantes, J., Pato, M.L., Amaral, O., Relvas, S., Fidalgo, S. & Delplancq., V. (2018). Foreign languages and employability: a complex relationship. Case study in the region of Viseu (Portugal). Proceedings of the 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies - Edulearn (pp.614-618). Palma Mallorca, Spain, 2-4 Ju1". 2018.
    Publicado
  8. Amante, Susana. "Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "RE[A]PRESENTAÇÕES DO JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO NA VOZ DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO". Trabalho apresentado em 10.ºCongresso SOPCOM: Ciências da Comunicação-Vinte anos de investigação em Portugal, Viseu, 2017.". 2017.
  9. Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
  10. Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "Re[a]presentações do jornalismo de investigação na voz dos profissionais de comunicação". 2017.
  11. Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidade". 2017.
  12. Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios". 2016.
  13. Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo. "Feeding students’ creativity with language arts: a project developed at ESEV (2013-15)". 2016.
  14. Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "O manual escolar de Português: das políticas às práticas". 2016.
  15. Balula, João Paulo; Castelo, Adelina; Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires. "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico". 2016.
  16. Amante, Susana. "Haunting Memories: Church Teachings and Government Policies". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “Urban Space, Memory and Citizenry: Restoration, Transmission and Resignification of the Democratic Legacy”, Barcelona, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Chimamanda Adichie, Mia Couto e o combate às expectativas de género". Revista Estudos Feministas (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175873.
    10.1590/1806-9584-2022v30n175873
  2. Amante, Susana; Antunes, Maria José; Dygala, Magdalena; Gökçe, Ilkay. "Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the World". Psychology of Language and Communication 25 1 (2021): 217-239. http://dx.doi.org/10.2478/plc-2021-0010.
    10.2478/plc-2021-0010
  3. Amante, Susana. "Amante, S. (2021). “Building Translation Competence through Portfolios at Undergraduate Level – Reflections on a Practical Approach to Subtitling”. In Athens Journal of Philology, Vol. 8, Issue 2, pp. 97-116.". (2021):
  4. Amante, Susana. "Delpancq, V.; Costa Lopes, A.; Amaro Costa, C.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Pereira, J.; Lopez Garcia, P.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S. & Relvas, S. (2021). “Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills”. In M. Carmo (Ed.), Education and New Developments 2021. Lisboa: inScience Press, pp. 344-347. ISBN: 978-989-54815-8-3.". (2021):
  5. Amante, Susana. "Costa Lopes, A.; Sardo, A.; Amante, S. & Relvas, S. (2021). “Pandemia e o Perigo da Narrativa Única – Pensamento Filosófico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. Adichie.” In Revista Topus: dossiê temático Pandemia, Espaço e Literatura,Vol. 7, n.º 1, pp. 45-64.". (2021):
  6. Amante, Susana. "Figueiredo, M. P.; Amante, S.; Gomes, H.; Gomes, M.C.; Rego, B.; Alves, V. & Duarte, R.P. (2021). “Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Opportunities and Supports in the Portuguese Context”. In L. Gómez Chova, A. López Martínez & I. Candel Torres (Eds.), EduLearn 2021 Proceedings, IATED, pp. 9339-9348. ISBN: 978-84-09-31267-2.". (2021):
  7. Amante, Susana. "Figueiredo, M. P.; Gomes, M.C.; Amante, S.; Gomes, H.; Alves, V.; Duarte, R.P. & Rego, B. (2021). “Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context”. In 2021 International Symposium on Computers in Education (SIIE), pp. 1-4, doi: 10.1109/SIIE53363.2021.9583627.". (2021):
  8. Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; et al. "Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6895.
  9. Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana. "Pandemia ou o Perigo da Narrativa Única. Pensamento Filosófico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. Adichie". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6868.
  10. Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro. "Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Opportunities and Supports in the Portuguese Context". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6876.
    10.21125/edulearn.2021.1885
  11. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6775.
  12. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/7102.
  13. Antunes, Maria José; Amante, Susana; Dygala, Magdalena; Gökçe, Ilkay. "Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11482.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157
  14. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Alves, Valter; Duarte; Rego, Belmiro. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6883.
    10.1109/SIIE53363.2021.9583627
  15. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "Case study of a project-based learning experience at the Polytechnic of Viseu, Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6325.
  16. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6416.
  17. Amante, S.; Delplancq, V.; Lopes, A.C.; Relvas, S.. "Translation and re-imaging/imagination as locus and central focus in The Adventures of Tom Sawyer,Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em the Adventures of Tom Sawyer". Journal of Anglo-Portuguese Studies 28 (2019): 191-227. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85119171647&partnerID=MN8TOARS.
  18. Amante, Susana; Delplancq, V.; Lopes, A.C. & Relvas, S.. "¿Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer¿.". Revista de Estudos Anglo-Portugueses/Journal of Anglo-Portuguese Studies 28 (2019): 191-227.
  19. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Amante, Fátima Susana; Relvas, Susana. "Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica". (2019): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/14995.
  20. Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "RE[A]PRESENTAÇÕES DO JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO NA VOZ DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/5586.
  21. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6217.
  22. Amante, Susana; Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, Susana. "“Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer”". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6194.
    https.//doi.org./10.34134/reap.1991.208.27
  23. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Maria Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Foreign languages and employability: a complex relationship. Case study in the region of Viseu (Portugal)". (2018): http://hdl.handle.net/10400.19/5094.
  24. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The contribution of foreign languages in the development of enterprises: a review of literature". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5097.
  25. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "Foreign language skills: a challenge for the economy". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/5096.
  26. Amante, Susana. "Oral Literature - An Art Form From Immemorial Time". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8286.
  27. Balula, João Paulo; Pinho, Sara; Amante, Susana. "Balula, João P; Pinho, Sara; Amante, Susana (2015). "Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português". In Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, V. Ext., 8: 38 – 42. ISSN: 2386-7418.". (2015):
    Publicado
  28. Amante, Fátima Susana. "Amante, Fátima S. (2014). "Alice Munro as the 2013 Nobel Laureate: Canadian Literature has finally come of age", Op. Cit: A Journal of Anglo-American Studies (the Journal of APEAA – Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos / Portuguese Association for Anglo-American Studies), 3: 1 – 15. ISSN: 2182-9446.". (2014): https://sites.google.com/site/apeaadirecao/journal.
    Publicado
  29. Amante, Susana. "Amante, F. S. (2014). “Why are you afraid of Indians? Issues of representation and misrepresentation in Portuguese children’s literature”, Humanities and Social Sciences Review (HSSR) 03, 02: 327-335. ISSN: 2165-6258.". Humanities and Social Sciences Review (HSSR) (2014): http://universitypublications.net/hssr/0302/index.html.
    Publicado
  30. Amante, Susana. "¿Amante, Fátima Susana (2011). “Perception(s) of the Abuses of First Nations’ Children: A Glimpse into Genocide” in Manai, Adele et al. (eds.). Muqabasat Intersignes: Perception/s, Publication non périodique de l’Institut Supérieur des Sciences Humaines de Tunis, Vol. 3, pp. 37-54.". Muqabasat Intersignes: Perception/s, Publication non périodique de l’Institut Supérieur des Sciences Humaines de Tunis (2011):
    Publicado
  31. Amante, Fátima Susana Mota Roboredo. ""Oral Literature – An Art Form From Immemorial Time"". Millenium – Revista do ISPV 36 (2009): 133-145. http://www.ipv.pt/millenium/Millenium36/default.htm.
    Publicado
  32. Amante, Fátima Susana Mota Roboredo. "“Native Identity Quest: Am I Canadian?”". Canadaria – Revista Canaria de Estudios Canadienses 1 3 (2007): 19-28.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Amante, Susana & Silva, Ana Isabel. "“O Docente que Cria Atividade na aula de Línguas: Cenários Criativos”. In Ramalho, H. et al. Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação.". In Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I. 2021.
    Publicado
  2. Amante, Susana. "Freitas, A., Silva, A.I. & Amante, S. (2021). “Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19”. In Cádima, F. & Ferreira, I. (Coord.). Perspectivas multidisciplinares da comunicação em contexto de Pandemia, Vol. 2. Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, pp. 90-110. ISBN: 978-989-9048-14-0.". 2021.
  3. Amante, Susana. "Menezes, L; Flores, P.; Viseu, F.; Amante, S. & Costa Lopes, A. (2021). “Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain”. In Vanderheiden, E.; Mayer, C.H. (eds.). The Palgrave Handbook of Humour Research. Cham, Switzerland: Springer Palgrave Macmillan, pp. 419-437. ISBN: 978-3-030-78279-5.". 2021.
  4. Amante, Susana. "Costa, A.M., Amaro Costa, C., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Lopez Garcia, P., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V. (2021). “Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal”. Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Editor Universidade do Minho.". In Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação Universidade Minho. pp 81-93.. 2021.
  5. Amante, Susana. "Amante, S., Antunes, M.J., Dygala, M., & Gökçe, I. (2021b). Um olhar sobre “Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English While Fighting the Outbreak of COVID-19.” In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação.". In Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 1915-1928, Retrieved November 29, 2021, from https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf. 2021.
  6. Menezes, Luís; Viseu, Floriano; Flores, Pablo; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria. "Humour in mathematics teaching: A study in Portugal and Spain". Palgrave Macmillan / Springer Nature, 2021.
    10.1007/978-3-030-78280-1
  7. Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana. "Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19". ICNOVA, 2021.
    10.34619/4oeg-jmum
  8. Freitas, Andreia; Amante, Fátima S. M. R. "A representatividade da voz feminina em jornais online portugueses: estudo de caso (2020)". In VIII SEPPGEL: Desafios e possibilidades dos estudos da linguagem em tempo de pandemia, 160-186. 2021.
    Publicado
  9. Freitas, A.; Silva, A. & Amante, Susana (3315-1423-5042). "“Re[a]presentações do jornalismo de investigação na voz dos profissionais de comunicação”". In Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal (Atas do 10.º Congresso da SOPCOM), editado por T. Antas de Barros et al, 663-683. Viseu, Portugal: SOPCOM/Instituto Politécnico de Viseu, 2019.
  10. Lopes, A.M.; S.Amante (3315-1423-5042) & S.; Relvas. "Receção da Literatura Portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-Colonialidade". In O Conceito de Espaço na Obra de António Cândido, editado por O. Borges Filho, S. Barbosa & M.J. Simões, 41-57. Rio de Janeiro, Portugal: Editora Bonecker, 2019.
    Publicado
  11. Relvas, Susana; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria. "Receção da Literatura Portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-colonialidade". Bonecker, 2019.
  12. Amante,Susana; Pinho, Sara; Balula, João Paulo. "Amante, Susana; Pinho, Sara & Balula, João P. (2016). “Textbooks as a Basic Resource for the Promotion of Intercultural Coexistence? A Case Study”. In Bridging Differences: Understanding Cultural Interaction in Our Globalized World, eds. Newtona (Tina) Johnson & Shawn Simpson. Oxford: Inter-Disciplinary Press, pp. 195 – 205. ISBN: 978-1-84888-368-0.". Oxford, Reino Unido: Inter-Disciplinary Press, 2016.
    Publicado
  13. Balula, João P; Matos, Isabel A; Silva, Ana I; Amante, Susana. "Balula, J. P.; Matos, I., Silva, A. I.; Amante, S. (2016). “O manual escolar de Português: das políticas às práticas”. In V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, ed. J. A. Brandão Carvalho, M. L. Dionísio, Elisete de Carvalho Mesquita, Juliana Cunha, Ana Arqueiro. Braga: CIED / Universidade do Minho, pp. 55 – 64. ISBN: 97". Braga, Portugal: UM, 2016.
    Publicado
  14. Silva, A. I.; Balula, J. P.; Matos, I.; Amante, S.; Castelo, A.; Melão, D.. "Silva, A. I.; Balula, J. P.; Matos, I.; Amante, S.; Castelo, A.; Melão, D. (2016). “Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares”. In Língua Portuguesa: Unidade na Diversidade, ed. B. Hlibowicka-Weglarz, J. Wisniewska & E. Jablonka. Lublin: Wydawnictwo Uniwersutetu Marie Curie-Sklodowskiej, pp. 193 - 206. ISBN: 978-83-7784-914-9.". Lublin, Polónia, Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej, 2016.
    Publicado
  15. Silva, Ana I; Amante, Susana; Matos, Isabel A; Balula, João P.. "Silva, A. I; Amante, S.; Matos, I.; Balula, J. P. (2016) “Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios”. In XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Coords. C. Gomes; M. Figueiredo; H. Ramalho & J. Rocha. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação, pp. 917 - 926. ISBN: 978-989-96261-6-4.". Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2016.
    Publicado
  16. Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João Paulo. "Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João P. (2015). “Topoanálise e a celebração da diferença em O gato e o escuro e em O beijo da palavrinha, de Mia Couto”. In Espaço e Literatura: perspetivas, eds. Ana Maria Costa Lopes, Fernando Alexandre Lopes, & Ozíris Borges Filho. Brasil: Ribeirão Gráfica e Editora, pp. 185 – 203. ISBN: 978-85-7681-276-0.". In Espaço e Literatura: perspetivas. Brasil, Portugal: Ribeirão Gráfica e Editora, 2015.
    Publicado
  17. Amante, Fátima Susana. "Amante, Fátima S. (2014). “‘Much of what we learn about Indians, we learn as children’: Counter-images to biased and distorted perceptions of First Nations in Native Canadian Juvenile Literature”. In Indigenous Perspectives of North America: A Collection of Studies, ed. Enik Sepsi, Judit Nagy, Miklós Vassányi, János Kenyeres and contributors. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing,". Newcastle upon Tyne, UK, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2014.
    Publicado
  18. Amante, Fátima Susana. "Amante, Fátima S. (2014). "Well, sister, guess you finally hit the big jackpot": o jogo do bingo como fonte de vida, morte e fantasia. In Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, ed. Isabel Nena Patim, Daniel Seabra, Rui Estrada, Fernando Hilário (Org.). Lisboa: Esfera do Caos Editores, pp. 93 – 101. ISBN: 978-989-680-114-4.". Lisboa, Portugal: Esfera do Caos Editores, 2014.
    Publicado
  19. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina; Balula, João P. R.; Novais, Anabela; Ribeiro, Esperança; Silva, Ana I.; et al. "Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina; Balula, João P. R; Novais, Anabela; Ribeiro, Esperança; Silva, Ana I; Amante, Fátima S. M. R; Rocha, João; Nunes, João; Lacerda, Carla; Rodrigues, Cátia. (2014). “A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu”.". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 397-411. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  20. Amante, Susana. "Amante, Fátima Susana (2013). “Enwhisteetkwa/Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter Between Aboriginals and Settlers” in Maria José Canelo et al (eds.). Anthology Discourses that Matter: Selected Essays on English and American Studies. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, pp. 269-284. ISBN: 978-1-4438-4920-3.". Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2013.
    Publicado
  21. Amante, Susana. "¿Amante, Fátima Susana (2012). “Jeannette Armstrong and her Feminism of Decolonisation” in Pedro Álvarez Mosquera et al. Research Challenges for Anglophone Studies in the 21st Century. Salamanca: Aquilafuente, Ediciones Universidad de Salamanca, pp. 101-112. ISBN: 978-84-9012-174-0.". Salamanca, Espanha: Aquilafuente, Ediciones Universidad de Salamanca, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Melão, Dulce; Silva, Ana I; Balula, João P; Amante, Susana; Lopes, Fernando A; Matos, Isabel A. eds.. Melão, Dulce; Silva, Ana I; Balula, João P; Amante, Susana; Lopes, Fernando A; Matos, Isabel A. eds. (2017). Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de Atas, ed. 1, Viseu: IPV-ESEV. ISBN: 978-989-96261-9-5.. 2017.
Livro
  1. Lopes, A. M.; Oliveira, A. M.; Amante, F. S.; Fidalgo, S. Delplancq, V. (Org.). Contos em Língua Estrangeira. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Publicado
  2. Aires de Matos, Isabel; Melão, Dulce; Lopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira; Balula, João Paulo; Amante, Susana. Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de Atas. Escola Superior de Educação de Viseu. 2017.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261-9-5
  3. Amante, Susana. Embracing one’s difference through selected Native CanLit for Children.. Saarbrücken, Alemanha: Omniscriptum/LAP Lambert Academic Publishing. 2016.
    Publicado
  4. Amante, Susana. Refusing to remain voiceless in Tomson Highway’s Kiss of the Fur Queen. Saarbrücken, Alemanha: Omniscriptum/LAP Lambert Academic Publishing. 2016.
    Publicado
Relatório
  1. Amante, Susana. 2021. Fidalgo, Susana; Costa Lopes, A. M.; Amante, S.; Fonseca, P.; Marques, L.. 2020-2021. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de manuais do 7.º ano de escolaridade..
  2. Brown, Martin et al.. 2020. The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation -Cases Across European Frontiers. Technical Report.. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6484/1/DEAPS_Final_2020.pdf.
  3. Amante, Susana. 2020. Membro da comissão de avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês - Língua Estrangeira - 3.º CEB (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) – cf. ofício no. 242, de 24 de junho de 2020..
  4. Amante, Fátima Susana Mota Roboredo. 2015. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação de manuais do 9.º ano de escolaridade.
  5. Balula, João P; Matos, Isabel A; Silva, Ana I; Martins, P.; Amante, S.. 2014. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de manuais do 8.º ano de escolaridade.
  6. Fidalgo, Susana; Amante, S.; Costa Lopes, A. M.; Pinto Ferreira, Z.; Marques, L.. 2014. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de manuais do 8.º ano de escolaridade.
  7. Fidalgo, Susana; Amante, S.; Costa Lopes, A. M.; Pinto Ferreira, Z.; Marques, L.. 2014. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de manuais do 7.º ano de escolaridade.
  8. Balula, João P; Matos, Isabel A; Silva, Ana I; Martins, P.; Amante, S.. 2013. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de 8 manuais do 7.º ano de escolaridade.
  9. Balula, João P; Matos, Isabel A; Silva, Ana I; Martins, P.; Amante, S.. 2013. Avaliação e certificação de manuais escolares de Português (3.º Ciclo do Ensino Básico) - Relatórios de avaliação e certificação de 5 manuais do 9.º ano de escolaridade.
  10. Balula, J. P.; Aires de Matos, I.; Silva, A. I.; Melão, D.; Amante, S.; Castelo, A.. 2013. As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico.
Resumo em conferência
  1. Pinho, Sara; Amante, Fátima S; Balula, João P.. "O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto". Trabalho apresentado em II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário,JOEEL - Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário, Viseu, 2014.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Amante, Susana. "Menezes, L. et al. (2021). Humour to Learn Mathematics: Mathematical Tasks to Laugh and Learn (language revision: A.C. Costa & S. Amante). Viseu: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9015-64-7.". (2021):
  2. Menezes, L. et al.. "Humour in Mathematics Teaching: Tasks for the Classroom (language revision: A.C. Costa & S. Amante)". (2019):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Irene Cristina Izes da. "Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da história". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6199.
  2. Couto, Diana Vanessa da Silva. "O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/5355.
  3. Henriques, Ana Catarina Ferreira. "Prática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4656.
Tradução
  1. Amante, Susana. Espacialidade (trad. de Spatiality, de R. Tally Jr., por Lopes, A. M.; Amante, F. S.; Ferreira, Z. M. & Oliveira, I.). Uberaba (MG), Brasil: Ribeirão Gráfica e Editora. 2018.
    Publicado
  2. Amante, Susana. Realização de traduções no âmbito do Suplemento ao Diploma. ESEV, Portugal: ESEV. 2015.
  3. Amante, Susana. Realização de traduções de materiais de português para inglês, no âmbito dos trabalhos do Centro de Competência CRIE da Escola Superior de Educação de Viseu – Desenvolvimento do plano TIC no contexto do Pré-Escolar e do 1.º CEB (valor auferido: 500€).. s/edição, Portugal: s/editora. 2008.

Outros

Outra produção
  1. Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. 2021. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/6912.
  2. Workshop de Escrita Criativa "EsCRÊver, per_sua_ação” dinamizado a convite do curso de Publicidade e Relações Públicas. 2017. Amante, Susana.
  3. Membro dinamizador das sessões “ESEV TV: Hoje sou Pivô!”, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram no dia 3 de julho de 2017.. 2017. Amante, Susana.
  4. Membro do júri do concurso "Um conto em Língua Estrangeira" (cf. http://www.esev.ipv.pt/docs/noticias_fich/noticias_img/UmContoemL%C3%ADnguaEstrangeira.pdf). 2017. Amante, Susana.
  5. Dinamização das sessões Press Júnior, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram no dia 27 de junho. 2016. Amante, Susana.
  6. Dinamização da oficina “Tempo de Imaginar”, realizada na ESEV, no âmbito dos Jardins Efémeros 2016, entre os dias 2 e 9 de julho. 2016. Amante, Susana.
  7. Parecer sobre as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). 2016. Amante, Susana.
  8. Parecer sobre o Referencial de Educação para o Desenvolvimento EPIEBIES.. 2016. Amante, Susana.
  9. Oradora na apresentação do livro intitulado “Taking the First Steps Outside – Under threes learning and developing in the natural environment”, da autoria de Helen Bilton, Gabriela Bento e Gisela Dias, publicado pela Routledge. 2016. Figueiredo, M.; Menezes, L.; Araújo, L. & Amante, S..
  10. Exposição "Olhares sobre o livro infantil: conto contigo!". 2015. Amante, Susana; Balula, J. P. e Melo, A. L..
  11. Celebra connosco o Dia Mundial da Poesia. 2015. Amante, Fátima Susana Mota Roboredo.
  12. Participação nos Dias Abertos. 2015. Amante, Susana.
  13. Dinamização das sessões Jovens Repórteres, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram nos dias 29 de junho e 6 de julho. 2015. Amante, Susana.
  14. "Desenvolvimento da escrita". 2015. Balula, João Paulo; Aires de Matos, I.; Amante, S.; Silva, Ana I..
  15. Revisão linguística, redação da sinopse e apresentação do livro "Dá-me só mais um pedaço de luar", de Daniela Guerreiro. 2014. Amante, Susana.
  16. Dinamização das sessões Jovens Repórteres, no âmbito do programa "Ciências em Férias no IPV", que decorreram nos dias 30 de junho e 7 de julho. 2014. Amante, Susana. http://www.ipv.pt/cienciaemferias/regulamento.pdf.
  17. "Oficina de produção de discursos orais". 2013. Amante, Susana; Aires de Matos, Isabel.
  18. “Oficina ‘Evolução das Palavras e Curiosidades Linguísticas’”. 2013. Amante, Susana; Silva, Ana Isabel.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/04 Amante, S. & Fernandes, R. "PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DE COCRIAÇÃO NO IPV: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DEMOLA NA PERSPETIVA DE PROFESSORES/FACILITADORES E ALUNOS". In Painel - CONHECIMENTO AO SERVIÇO DA SOCIEDADE, no VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE), realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
2021/11/15 Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skills (Costa, A.M., Amaro Costa, C., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Lopez Garcia, P., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V.) Seminário Internacional Integrating Telecollaboration and project-based learning in Foreign Language Education,
(IPV, Portugal, and online)
2021 Delplancq, V.; Costa, A.M.; Pereira, J.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Costa, C.A.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Relvas, S.; Garcia, P.L. & Gillain, R. O Encontro da Arte Digital com a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal: uma Experiência de Interdisciplinaridade. In X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2021), realizada nos dias 28 e 29 de maio de 2021, online, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
2021 Delplancq, V.; Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo & S. Storytelling and Digital Art as a Means to Improve Multilingual Skills. In International Conference on Education and New Developments (END 2021), que decorreu entre os dias 26 e 28 de junho de 2021.
2021 Gokçe, I.; Dygala, M.; Antunes, M.J. & Amante, S.; Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19. In 2nd Pearson Journal International Conference on Social Sciences and Humanities, apresentada no dia 28 de Junho de 2021, em Izmir, Turquia.
2021 Amante, S.; Gokçe, I.; Dygala, M.& Antunes, M.J. Um olhar sobre Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19. In XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, que decorreu entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021.
2021 Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E., Oliveira; I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delplancq, V. Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, que decorreu entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021.
2021 Comunicação intitulada “Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro”, apresentada no âmbito da IX JOEEL, no dia 15 de outubro de 2021 (autoria de Costa Lopes, A.; Sardo, A.; Amante, S. & Relvas, S.).
2020/10/13 “Pandemia: o perigo da narrativa única: pensamento filosófico, teoria cultural e Literatura-Mundo” I WEBJOEEL. Pandemia, Espaço e Literatura
2020/08 Framing and Discussing Parents and Students’ Participation in School Self-Evaluation (Conferência cancelada, cf. carta de aceitação) Simpósio Deconstructing Policies and Practices for the Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases across European Frontiers na European Conference on Educational Research (ECER 2020) “Educational Research (Re)connecting Communities”
ECER (Glasgow, Irlanda)
2020/02 “Developing Students’ Translation Competence through Reflective Practice” Conferência Internacional “Translation, Inclusivity and Educational Settings (TIES)
Università Degli Studi Di Napoli ‘L’Orientale (Nápoles, Itália)
2020 Comunicação intitulada “Towards Clarity on Distributed Evaluation and Planning in Schools - A Conceptual Framework”, apresentada no âmbito do Simpósio Internacional The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation – Cases Across European Frontiers, no dia 22 de outubro de 2020, Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal, e online (coautoria de Figueiredo, M.).
2020 Costa, A.M.; Costa, C.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Pereira, J.; García, P.; Roush, P.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delpancq, V. JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education. In International Conference on Innovation in Language Learning, Edition 13, nos dias 12 e 13 de novembro de 2020
2020 Comunicação intitulada “Case Study of a Project-Based Learning Experience at the Polytechnic of Viseu, Portugal”, apresentada no âmbito da 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, organizada por EDULEARN20 e realizada entre os dias 6 e 8 de julho de 2020, em Palma de Maiorca, Espanha (autoria de V. Delplancq, S. Amante, C. Amaro Costa, A. Costa Lopes, E. Coutinho, S. Fidalgo, R. Gillain, P. Lopez, I. Oliveira, J. Pereira, S. Relvas, P. Roush).
2020 Palestra intitulada “Os desafios do EaD no Ensino Superior: recursos tecnológicos, projetos e autonomia do aluno”, no Webinar Desafios da Educação Digital: Portugal e Espanha, realizado no dia 24 de junho de 2020, das 15:00 às 17:30, e organizado pela Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza.
2018/11 Amante, S., Costa Lopes, A. M., Delplancq, V., Fidalgo, S., Oliveira, A. M., Rego, B., & Relvas, S. (2018). “Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital”, Colóquio Internacional «Línguas Estrangeiras e Empregabilidade», 29.11.18, ESEV.
2018/09 Relvas, S., Costa Lopes, A. M., Amante, S. "It can't Happen Here" or Can It? de Winthrop a Windrip ou a América como espaço utópico, heterotópico ou topofóbico¿ - Setembro de 2018, VI JOEEL, ESEV
2018/09 Costa Lopes, A. M., Amante, S., & Relvas, S. (2018, setembro). “Receção da Literatura Portuguesa. António Cândido. Espaço. Fronteira. Colonialidade e Pós-colonialidade” - setembro de 2018, VI JOEEL, ESEV.
2018/09 Amante, S., Costa Lopes, A. M., Relvas, S., & Delplancq, V. (2018, setembro) “Translation and Re-Image nation as locus and focus in children’s literature”, VI JOEEL, ESEV.
2017 "CriATIVIDADE em Língua(s): Reflexão sobre (dez)[a]FIOS e interseção de linhas que urdem trajetórias desde a Educação Pré-Escolar até à formação superior” XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI)
UTAD (Vila Real)
2017 "Foreign Languages Skills: A Challenge for the Economy” 9th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN17 (Barcelona, Espanha)
2017 "A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do Programa Investir na Capacidade" V Congresso Internacional - “Educação, Inclusão e Inovação”
Pin-ANDEE: Pré-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa)
2016 "O manual escolar de Português: das políticas às práticas" V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa + V Fórum Ibero-Americano de Literacias
SIELP V FIAL (Braga, Portugal)
2016 "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico" 1.º Encontro Temático APL/ESE- 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Formação para a promoção de competências em Língua Materna
(Lisboa, Portugal)
2016 “Feeding students’ creativity with Language Arts: a project developed at ESEV (2013-15)” 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts, subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity and difference”
(Porto, Portugal)
2016 “Utilização didática da Literatura Tradicional Oral no contexto do 1.o Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso” Encontro Imaginários Iluminados: Era uma vez… a literatura para a infância em português
(Viseu, Portugal)
2016 “Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios” XIII Congresso SPCE, subordinado ao tema “Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação”
(Viseu, Portugal)
2016 “Olhando OUTROS olhares na aula de Português: trabalho i(n)terativo de reflexão e diálogo sobre a DIFERENÇA" Ciclo de Conferências Aprender é coisa séria, subordinado à temática “Interações e sinuosidades do trabalho de sala de aula”
(Viseu, Portugal)
2016 “The (re-)enchantment of the word as a creative art form to students of Arts and Multimedia – a case study at the School of Education, Polytechnic Institute of Viseu” em Ireland International Conference on Education (IICE-2016), subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity and difference”
(Dublin, Irlanda, Irlanda)
2015 "Textbooks as a Basic Resouce for the Promotion of Intercultural Coexistence? A case Study" 8TH Global Conference on Interculturalism, Meaning and Identity
Inter-Disciplinary.net (Lisboa, Portugal)
2015 "Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education" 10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies
(Odense, Dinamarca)
2015 "The L1 School Subject: Assessment of the impact of the Common Core State Standards on Primary School Textbooks of Portuguese" 10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies
(Odense, Dinamarca)
2015 "How does Creative Writing fit the first cycle of studies in Environmental Education? – a case study at the School of Education" Great Writing International Creative Writing Conference 2015
(Londres, Reino Unido)
2015 “Creative Writing and Children’s Literature: from Reluctance to Engagement – a Case Study at the School of Education (ESEV) in Viseu, Portugal” International Conference
International Journal of Arts and Sciences (Freiburg, Alemanha)
2015 "Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares" Congresso Internacional: Língua Portuguesa - Unidade na diversidade
Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Marie Curie Sklodowska e Instituto Camões (Lublin, Polónia)
2015 "Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português" XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidad de A Coruña (A Coruña, Espanha)
2014 “Walking a Mile in Someone Else’s Moccasins: Conflicts, Challenges and Connections in Portuguese Children’s Literature” 16th Annual International Conference on Education
ATINER (Atenas, Grécia, Grécia)
2014 "O docente que cria atividade na aula de português: cenários criativos" Aprender é coisa séria: ciclo de conferências sobre o lúdico, criatividade e transgressão no ensino
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal, Portugal)
2014 "Chegou a tua vez de ter sucesso a Português: Criatividade na Escrita / Oralidade" Ação de formação, no âmbito dos TEIP (TIPO 4 - Avaliação e estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem na área do Português)
Cfae Castro Daire/Lafões (Viseu, Portugal, Portugal)
2014 O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto,II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário JOEEL - Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário
(Viseu, Portugal)
2013 "A relevância do Português nos 1.º Ciclos de estudos da Escola Superior de Educação de Viseu III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal, Portugal)
2013 "(Re)construindo representações do Índio na literatura infanto-juvenil: de um posicionamento imagológico a uma perspetiva holística" Seminário de Dissertação do mestrado em Didática
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal, Portugal)
2013 “Why are you afraid of Indians? Issues of Representation and Misrepresentation in (Portuguese) children's literature” IJAS Conference in Rome
International Journal of Arts and Sciences (Roma, Itália, Itália)
2012 “‘Much of what we learn about Indians, we learn as children’: Counter-images to biased and distorted perceptions of First Nations in Native Canadian Juvenile Literature” Congresso Internacional “Indigenous Perspectives of North America”
Faculdade de Humanidades da Károli Gáspár University of the Reformed Church, Budapeste, Hungria ( Budapeste, Hungria, Hungria)
2012 “Well, sister, guess you finally hit the big jackpot”: O Jogo do Bingo como Fonte de Vida, Morte e Fantasia V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas
Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima, Portugal, Portugal)
2012 "A Iniciação à Prática Profissional no Curso de Educação Básica: Uma Reflexão sobre a Experiência da Escola Superior de Educação de Viseu" (co-autores: Anabela Novais, Ana Isabel Silva, Carla Lacerda, Cátia Rodrigues, Cristina Gomes, Esperança Ribeiro, João Nunes, João Paulo Balula, João Rocha, Luís Menezes e Maria Figueiredo) Trabalho apresentado no III Encontro Nacional da Educação Básica. Formação de Educadores e Professores 1.º e 2.º CEB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
2012 “Enwhisteetkwa Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter between Aboriginals and Settlers” 1º Colóquio Internacional Discourses That Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, Portugal)
2011 “Oral Literature: A Universal Human Activity and an Expression of Cultural Identity” Bridging the Gaps, Minding the Context: New Perspectives for Young Researchers
Universidade de Vigo (Vigo, Espanha, Espanha)
2011 “The Native Canadians’ Sense of Belonging: A ‘Tossed Salad’, a ‘Social Mosaic’, a ‘Kaleidoscope’, But Never, Ever, a ‘Melting Pot" XXXII Encontro da APEAA, Current Debates in English and American Studies
APEAA (Coimbra, Portugal, Portugal)
2011 “Jeannette Armstrong and her Feminism of Decolonisation” 2nd Conference of Young Researchers on Anglophone Studies: Research Challenges for Anglophone Studies in the 21st Century
ASYRAS, USAL (Salamanca, Espanha, Espanha)
2011 “Embracing Respect and Inclusiveness Through Native Canadian Juvenile Fiction” Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN
ABECAN (Salvador da Baía, Brasil, Brasil)
2009 “Had it really happened or was it but machipoowamoowin?: a compelling story as told by Tomson Highway”, 30ª Conferência da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA)
Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA) (Porto, Portugal, Portugal)
2009 “Embracing Diversity as a Positive Difference: Getting to Know a Bit About the Native Canadians’ Cosmological View” Interdisciplinary Approaches to Spirituality in the Literatures of the English-Speaking World
(Viena, Áustria, Áustria)
2009 “Dialogic Polivocality as a Powerful Decolonisation Technique in Native Canadian Literature” First Conference of Young Researchers on Anglophone Studies
(Salamanca, Espanha, Espanha)
2009 “E Pluribus Unum: The First Nations’ Contribution towards ‘the Canadian Whole’” 5th Triennial International Conference of the Central European Association for Canadian Studies (CEACS) “Managing Diversity and Social Cohesion: The Canadian Experience”
Central European Association for Canadian Studies (CEACS) (Bulgária)
2009 “Perception(s) of the Abuses Inflicted on First Nations’ Children: a Glimpse into Genocide” Perception/s
Instituto Superior de Ciências Humanas de Tunes (Tunes, Tunísia, Tunísia)
2008 “Residential Schooling: An Account of a Shameful Part of Canadian History” 29th Annual Meeting of the Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association
The Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association (Albuquerque, New México, USA, Estados Unidos)
2008 “Intertextuality in Tomson Highway’s Kiss of the Fur Queen” XVIII Curso Superior de Estudios Canadienses
Facultad de Filología da Universidad de La Laguna (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, Espanha)
2007 A articulação das Áreas Curriculares com o Enriquecimento Curricular - o caso do Inglês I Encontro Regional das Actividades de Enriquecimento Curricular
C.M. Cinfães (Cinfães, Brasil)
2003 “A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do Ensino regular” Ação de Formação, no âmbito das NEE
(Aveiro, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - Atual Participação como moderadora (chair) da mesa redonda #1 na I WEBJOEEL. Pandemia, Espaço e Literatura, no dia 13 de outubro de 2020, entre as 14:00 e as 16:00.
2020 - Atual Participação como moderadora (chair) da palestra intitulada Body and Voice in the language classroom: the THEMPPO approach, apresentada por Marieke de Koning, Université de Grenoble, França, no âmbito do Colóquio internacional “Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras”, que decorreu no dia 26 de novembro de 2020.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Participação no júri do projeto de doutoramento de Márcio Silva. Doutoramento em Estudos da Linguagem, cursado na Universidade Federal de Catalão, Departamento de Letras. Título da tese “A identidade, a personagem e o espaço: uma análise do romance epistolar Sussuarões, de Luiz Cruz de Oliveira.” As provas públicas decorreram no dia 20 de outubro de 2020, em modalidade online.
Arguente
Márcio Silva (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/11 - 2021/11 Membro da comissão científica do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education, que decorreu na Escola Superior de Educação de Viseu, entre 25 e 27 de novembro de 2021.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/07 - Atual Revisão de dois (2) artigos para a revista Athens Journal of Education, com certificados emitidos a 20 de julho de 2021.
2021/01 - Atual Revisão de um (1) artigo para a revista Athens Journal of Mediterranean Studies, com certificado emitido a 27 de janeiro de 2021.
Atual Millenium - Journal of Education, Technologies and Health Revisão de 7 artigos no âmbito da comissão científica do II JOEEL

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/01 - Atual CLEPUL Membro colaborador
2005 - 2012 Sócia da Asociación Española de Estudios Canadienses (AEEC)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Membro da comissão organizadora e da comissão científica do Colóquio internacional “Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras”, que decorreu no dia 26 de novembro de 2020.
2020 - Atual Membro da comissão organizadora do Simpósio internacional The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation – Cases Across European Frontiers, que decorreu no dia 22 de outubro de 2020
2020 - Atual Membro da comissão científica do i web_joeel, evento científico promovido anualmente pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes, que decorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2020
2021/11/15 - 2021/11/15 Membro da comissão organizadora e da comissão científica do Seminário Internacional Integrating Telecollaboration and project-based learning in Foreign Language Education, em modalidade híbrida (online, na ESTGV/IPV e na Universidade UTH, Polónia) no dia 15 de novembro de 2021.
2021/05/27 - 2021/05/27 Membro da comissão organizadora e da científica do Seminário internacional ¿Janela aberta sobre as línguas e culturas estrangeiras: espaço discursivo da fotorreportagem¿, que decorreu no dia 27 de maio de 2021, promovido pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Bruna Pereira Vieira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 23 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Lúcia de Jesus Pato; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro).
2021 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Tânia Melo Costa, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 20 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Maria José Antunes; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro).
2021 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Veríssimo Monge, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Museu Almeida Moreira). Defesa a 27 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Clarinda da Costa Almeida; orientador da entidade: Sandra Alves).
2021 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Alexandre Lima, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Pestana Porto Santo). Defesa a 1 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientador da ESTGV: João Pedro Costa; orientador da entidade: Sandra Gameiro).
2021 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Margarida Almeida, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 1 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: João Pedro Costa; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro).
2021 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Inês Rodrigues, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 12 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Paula Fonseca; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro).
2021 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Telma Filipa Lopes, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casas do Pátio, Lda). Defesa a 14 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Lúcia Pato; orientador da entidade: Lídia Gameira Minhoto).
2021 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de João David Fernandes Lopes Silva, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Município de Albergaria-a-Velha). Defesa a 19 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientador da entidade: Sandra Figueiredo).
2021 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Mário Marques Costa Ferreira, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Axis Ofir Beach Resort Hotel Esposende). Defesa a 19 de outubro de 2021, às 12:00 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientador da entidade: Sandrine Araújo).
2021 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Raquel Lopes Rodrigues, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casa da Cisterna, junho-setembro 2021). Defesa a 20 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Lúcia Pato; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientadora da entidade: Ana Berliner).
2020 - Atual Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Ana Patrícia Oliveira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casa da Cisterna, julho-setembro 2020). Defesa a 28 de setembro de 2020 (Presidente do Júri e arguente: Cristina Barroco; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientadora da entidade: Ana Berliner).
2020 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Susana Gomes, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Museu de Aveiro/Santa Joana). Defesa a 1 de outubro de 2020 (Presidente do júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientadora da entidade: Maria da Luz Nolasco).
2020 - Atual Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Luana Gabriela Soares, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (FR Travel Viagens e Turismo). Defesa a 27 de outubro de 2020 (Presidente do júri e arguente: Susana Amante; orientador da ESTGV: João Pedro Costa; orientadora da entidade: Gabriela Gonçalves).
Distinções

Outra distinção

2008 Grant (500€) to participate in the Graduate Student Symposium (Montpellier, France) / Bolsa, no valor de 500€, no sentido de participar, como preletora, no Graduate Student Symposium.
2007 Bolsa de doutoramento
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
2007 PhD grant / Bolsa de Doutoramento (2007-2011)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005 Research Grant (1200€) / Bolsa de 1200€ (consequente pesquisa na Queen’s University, em Kingston, Ontario, Canada, durante o mês de Agosto de 2005).