Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- FÁTIMA SUSANA MOTA ROBOREDO AMANTE
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Amante, Susana
- Amante, F.S.
- Amante, Fátima Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3315-1423-5042
- ORCID iD
- 0000-0002-1300-0785
- Scopus Author Id
- http://www.scopus.com/inward/authorDetails.url?authorID=57338983700&partnerID=MN8TOARS
Endereços de correio eletrónico
- susanamante@estgv.ipv.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Gestão - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Campus Politécnico, 3504-510, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/01/04 - 2021/06/30
Concluído
|
Co-creation facilitator training (25 weeks, 344h) (Outros)
Demola/IPV, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Nuevas Aproximaciones a la Invest. Lingüística y Literaria en Leng. Inglesa (Doktor (PhD))
Universidad de Salamanca, Espanha
""We'd Rather Be 'Red' Than Dead" - Embracing One's Difference Through Selected Native Canadian Fiction for Children and Young
Adults" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente Cum Laude, por unanimidade |
2008 - 2009
Concluído
|
Língua Gestual Portuguesa (Curso médio)
Instituto Português da Juventude de Viseu, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Curso de Verão de Espanhol - Iniciação (Curso médio)
School House, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
n/a (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Refusing to Remain Voiceless in Tomson Highway's Kiss of the Fur Queen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
2006 - 2006
Concluído
|
Certificação como Formadora em Igualdade de Oportunidades (Curso médio)
CDRH Consultores Associados, Portugal
|
|
2003 - 2006
Concluído
|
Nuevas Aproximaciones a la Invest. Lingüística y Literaria en Leng. Inglesa (Master)
Universidad de Salamanca, Espanha
"Refusing to Remain Voiceless in Tomson Highway's Kiss of the Fur Queen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobressaliente Cum Laude, por unanimidade |
2003
Concluído
|
Português e Inglês (ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/07 - 2011/12 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/06 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2018 - 2021/09/05 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2018 - 2019/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013/09 - 2017/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/09 - 2006/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Profissional Profitecla (Pólo de Viseu), Portugal |
2002/09 - 2003/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica dos 2.º e 3.º CEB de Cacia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/08/01 - 2018/07/31 | Professora Auxiliar Convidada (100% - tempo integral) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016/11/10 - 2017/07/31 | Professora Auxiliar Convidada (tempo parcial - 95%) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2015/09/10 - 2016/02/09 | Assistente Convidada, a tempo parcial (30%) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal |
2013/02/25 - 2013/07/31 | Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2013/02/18 - 2013/07/31 | Professor Assistente convidado do Departamento de Artes e Humanidades | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal |
2012/10 - 2013/07 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politecnico de Braganca, Portugal |
2012/09/10 - 2013/02/24 | Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2012/02/13 - 2012/07/31 | Professor Assistente convidado do Departamento de Ciências da Linguagem da ESEV | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2007/07 - 2011/12 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2010/03/01 - 2010/07/31 | Professora Equiparada a Assistente (Área Científica de Inglês) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2008/03/03 - 2008/07/31 | Professora Equiparada a Assistente do 2º Triénio (Área Científica de Português) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2006/12/11 - 2007/09/30 | Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Português) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2007/03 - 2007/09 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politecnico de Coimbra, Portugal |
2006/12/19 - 2007/04/05 | Professora de Inglês e Mediadora dos Cursos EFA | EB 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães, Portugal |
2006/12 - 2007/03 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politecnico de Coimbra, Portugal |
2006/03/06 - 2006/07/31 | Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) - Regime de acumulação | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2006/03/01 - 2006/07/31 | Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Português) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2005/10 - 2006/07 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2006/01/13 - 2006/02/13 | Professora de Inglês | Escola Secundária Padre António Macedo, em Santo André , Portugal |
2004/09/01 - 2005/08/31 | Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2004/01/05 - 2004/07/31 | Professora Equiparada a Assistente do 1º Triénio (Área Científica de Inglês) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2003/10/12 - 2003/12/12 | Professora equiparada a assistente do 1º triénio (área científica de Português) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023 | Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
AAC nº 01/SIAC/2020 - Candidatura nº 072070
Investigador
|
Em curso
|
2020 - 2023 | Curso de Formação Contínua de Docentes e Outros Agentes de Educação e Formação: Aprendizagem com base em projetos de cocriação
POCH-04-5267-FSE-000818.
Outra
|
Em curso
|
2020 - 2022/07 | ALGOLITTLE: Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future's Code Literates, inscrito na agência turca
de Erasmus+ - Cooperation for innovation and the exchange of good practices/KA203 - Strategic partnerships for higher education
2020-1-TR01-KA203-092333
Investigador
|
Concluído
|
2021 - 2022/04/26 | Stepping up to global challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of COVID-19
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Instituto Politécnico de Viseu
Concluído
|
2019 - 2021/12 | Janela Aberta sobre o Mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)
PROJ/IPV/ID&I/030
Investigador
|
Em curso
|
2019 - 2020/12 | Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS), ref. 2017-1-IE01-KA201-025693
2017-1-IE01-KA201-025693
Investigador
|
Em curso
|
2017 - 2018 | Supervisão, apoio e regulação do processo de ensino-aprendizagem: uma análise de práticas pedagógicas e didáticas em contexto
de sala de aula
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Investigador
|
|
2016 - 2018 | Membro da equipa do projeto intitulado “Línguas e Empregabilidade” (Proj/CI&DETS/2016/0001). Concluído.
(Proj/CI&DETS/2016/0001)
Investigador
|
Concluído
|
2016 - 2017 | Representações e experiências da leitura
PROJ/CI&DETS/2016/0013
Investigador
|
|
2016 - 2017 | Imaginários Iluminados na didática do Português
PROJ/CI&DETS/2016/0015
Investigador
|
|
2007 - 2011/07/31 | WE´D RATHER BE ´RED´ THAN DEAD - EMBRACING ONE´S DIFFERENCE THROUGH SELECTED NATIVE CANADIAN FICTION FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS
SFRH/BD/36989/2007
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024/10/31 | Abrir as portas da sala de aula: Serious games – o impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no
ensino superior (APSASeG)
PROJ/I&DI/CI&DEI/009
Investigador
|
|
2022 - 2024 | EARLY Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children
2021-1-TR01-KA220-HED-000027617
Investigador
|
Em curso
|
2020 - 2020/06 | Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World
S/ financiamento
Investigador (COIL)
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/02/04 | Amante, S. & Fernandes, R. "PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DE COCRIAÇÃO NO IPV: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DEMOLA NA PERSPETIVA DE PROFESSORES/FACILITADORES E ALUNOS". In Painel - CONHECIMENTO AO SERVIÇO DA SOCIEDADE, no VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE), realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. | |
2021/11/15 | Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skills (Costa, A.M., Amaro Costa, C., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Lopez Garcia, P., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V.) | Seminário Internacional Integrating Telecollaboration and project-based learning in Foreign Language Education,
(IPV, Portugal, and online)
|
2021 | Delplancq, V.; Costa, A.M.; Pereira, J.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Costa, C.A.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Relvas, S.; Garcia, P.L. & Gillain, R. O Encontro da Arte Digital com a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal: uma Experiência de Interdisciplinaridade. In X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2021), realizada nos dias 28 e 29 de maio de 2021, online, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. | |
2021 | Delplancq, V.; Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo & S. Storytelling and Digital Art as a Means to Improve Multilingual Skills. In International Conference on Education and New Developments (END 2021), que decorreu entre os dias 26 e 28 de junho de 2021. | |
2021 | Gokçe, I.; Dygala, M.; Antunes, M.J. & Amante, S.; Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19. In 2nd Pearson Journal International Conference on Social Sciences and Humanities, apresentada no dia 28 de Junho de 2021, em Izmir, Turquia. | |
2021 | Amante, S.; Gokçe, I.; Dygala, M.& Antunes, M.J. Um olhar sobre Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English While Fighting the Outbreak of Covid-19. In XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, que decorreu entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021. | |
2021 | Costa, A.M.; Costa, C.A.; Coutinho, E., Oliveira; I.; Pereira, J.; Garcia, P.L.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delplancq, V. Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, que decorreu entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021. | |
2021 | Comunicação intitulada “Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro”, apresentada no âmbito da IX JOEEL, no dia 15 de outubro de 2021 (autoria de Costa Lopes, A.; Sardo, A.; Amante, S. & Relvas, S.). | |
2020/10/13 | “Pandemia: o perigo da narrativa única: pensamento filosófico, teoria cultural e Literatura-Mundo” | I WEBJOEEL. Pandemia, Espaço e Literatura |
2020/08 | Framing and Discussing Parents and Students’ Participation in School Self-Evaluation (Conferência cancelada, cf. carta de aceitação) | Simpósio Deconstructing Policies and Practices for the Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases
across European Frontiers na European Conference on Educational Research (ECER 2020) “Educational Research (Re)connecting
Communities”
ECER (Glasgow, Irlanda)
|
2020/02 | “Developing Students’ Translation Competence through Reflective Practice” | Conferência Internacional “Translation, Inclusivity and Educational Settings (TIES)
Università Degli Studi Di Napoli ‘L’Orientale (Nápoles, Itália)
|
2020 | Comunicação intitulada “Towards Clarity on Distributed Evaluation and Planning in Schools - A Conceptual Framework”, apresentada no âmbito do Simpósio Internacional The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation – Cases Across European Frontiers, no dia 22 de outubro de 2020, Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal, e online (coautoria de Figueiredo, M.). | |
2020 | Costa, A.M.; Costa, C.; Coutinho, E.; Oliveira, I.; Pereira, J.; García, P.; Roush, P.; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.; Relvas, S. & Delpancq, V. JASM: Active Pedagogy for Foreign Language Learning in Higher Education. In International Conference on Innovation in Language Learning, Edition 13, nos dias 12 e 13 de novembro de 2020 | |
2020 | Comunicação intitulada “Case Study of a Project-Based Learning Experience at the Polytechnic of Viseu, Portugal”, apresentada no âmbito da 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, organizada por EDULEARN20 e realizada entre os dias 6 e 8 de julho de 2020, em Palma de Maiorca, Espanha (autoria de V. Delplancq, S. Amante, C. Amaro Costa, A. Costa Lopes, E. Coutinho, S. Fidalgo, R. Gillain, P. Lopez, I. Oliveira, J. Pereira, S. Relvas, P. Roush). | |
2020 | Palestra intitulada “Os desafios do EaD no Ensino Superior: recursos tecnológicos, projetos e autonomia do aluno”, no Webinar Desafios da Educação Digital: Portugal e Espanha, realizado no dia 24 de junho de 2020, das 15:00 às 17:30, e organizado pela Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza. | |
2018/11 | Amante, S., Costa Lopes, A. M., Delplancq, V., Fidalgo, S., Oliveira, A. M., Rego, B., & Relvas, S. (2018). “Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital”, Colóquio Internacional «Línguas Estrangeiras e Empregabilidade», 29.11.18, ESEV. | |
2018/09 | Relvas, S., Costa Lopes, A. M., Amante, S. "It can't Happen Here" or Can It? de Winthrop a Windrip ou a América como espaço utópico, heterotópico ou topofóbico¿ - Setembro de 2018, VI JOEEL, ESEV | |
2018/09 | Costa Lopes, A. M., Amante, S., & Relvas, S. (2018, setembro). “Receção da Literatura Portuguesa. António Cândido. Espaço. Fronteira. Colonialidade e Pós-colonialidade” - setembro de 2018, VI JOEEL, ESEV. | |
2018/09 | Amante, S., Costa Lopes, A. M., Relvas, S., & Delplancq, V. (2018, setembro) “Translation and Re-Image nation as locus and focus in children’s literature”, VI JOEEL, ESEV. | |
2017 | "CriATIVIDADE em Língua(s): Reflexão sobre (dez)[a]FIOS e interseção de linhas que urdem trajetórias desde a Educação Pré-Escolar até à formação superior” | XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI)
UTAD (Vila Real)
|
2017 | "Foreign Languages Skills: A Challenge for the Economy” | 9th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN17 (Barcelona, Espanha)
|
2017 | "A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do Programa Investir na Capacidade" | V Congresso Internacional - “Educação, Inclusão e Inovação”
Pin-ANDEE: Pré-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa)
|
2016 | "O manual escolar de Português: das políticas às práticas" | V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa + V Fórum Ibero-Americano de Literacias
SIELP V FIAL (Braga, Portugal)
|
2016 | "A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico" | 1.º Encontro Temático APL/ESE- 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Formação para a promoção
de competências em Língua Materna
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | “Feeding students’ creativity with Language Arts: a project developed at ESEV (2013-15)” | 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts, subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity and
difference”
(Porto, Portugal)
|
2016 | “Utilização didática da Literatura Tradicional Oral no contexto do 1.o Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso” | Encontro Imaginários Iluminados: Era uma vez… a literatura para a infância em português
(Viseu, Portugal)
|
2016 | “Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios” | XIII Congresso SPCE, subordinado ao tema “Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação”
(Viseu, Portugal)
|
2016 | “Olhando OUTROS olhares na aula de Português: trabalho i(n)terativo de reflexão e diálogo sobre a DIFERENÇA" | Ciclo de Conferências Aprender é coisa séria, subordinado à temática “Interações e sinuosidades do trabalho de sala de aula”
(Viseu, Portugal)
|
2016 | “The (re-)enchantment of the word as a creative art form to students of Arts and Multimedia – a case study at the School of Education, Polytechnic Institute of Viseu” | em Ireland International Conference on Education (IICE-2016), subordinada ao tema “Arts and creativity: working on identity
and difference”
(Dublin, Irlanda, Irlanda)
|
2015 | "Textbooks as a Basic Resouce for the Promotion of Intercultural Coexistence? A case Study" | 8TH Global Conference on Interculturalism, Meaning and Identity
Inter-Disciplinary.net (Lisboa, Portugal)
|
2015 | "Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education" | 10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies
(Odense, Dinamarca)
|
2015 | "The L1 School Subject: Assessment of the impact of the Common Core State Standards on Primary School Textbooks of Portuguese" | 10th IAIMTE Conference 2015: Languages, Literatures, and Literacies
(Odense, Dinamarca)
|
2015 | "How does Creative Writing fit the first cycle of studies in Environmental Education? – a case study at the School of Education" | Great Writing International Creative Writing Conference 2015
(Londres, Reino Unido)
|
2015 | “Creative Writing and Children’s Literature: from Reluctance to Engagement – a Case Study at the School of Education (ESEV) in Viseu, Portugal” | International Conference
International Journal of Arts and Sciences (Freiburg, Alemanha)
|
2015 | "Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares" | Congresso Internacional: Língua Portuguesa - Unidade na diversidade
Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Marie Curie Sklodowska e Instituto Camões (Lublin, Polónia)
|
2015 | "Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de Português" | XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidad de A Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2014 | “Walking a Mile in Someone Else’s Moccasins: Conflicts, Challenges and Connections in Portuguese Children’s Literature” | 16th Annual International Conference on Education
ATINER (Atenas, Grécia, Grécia)
|
2014 | "O docente que cria atividade na aula de português: cenários criativos" | Aprender é coisa séria: ciclo de conferências sobre o lúdico, criatividade e transgressão no ensino
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal, Portugal)
|
2014 | "Chegou a tua vez de ter sucesso a Português: Criatividade na Escrita / Oralidade" | Ação de formação, no âmbito dos TEIP (TIPO 4 - Avaliação e estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem na área do
Português)
Cfae Castro Daire/Lafões (Viseu, Portugal, Portugal)
|
2014 | O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto,II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário | JOEEL - Jornada de Estudos sobre o Espaço Literário
(Viseu, Portugal)
|
2013 | "A relevância do Português nos 1.º Ciclos de estudos da Escola Superior de Educação de Viseu | III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal, Portugal)
|
2013 | "(Re)construindo representações do Índio na literatura infanto-juvenil: de um posicionamento imagológico a uma perspetiva holística" | Seminário de Dissertação do mestrado em Didática
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal, Portugal)
|
2013 | “Why are you afraid of Indians? Issues of Representation and Misrepresentation in (Portuguese) children's literature” | IJAS Conference in Rome
International Journal of Arts and Sciences (Roma, Itália, Itália)
|
2012 | “‘Much of what we learn about Indians, we learn as children’: Counter-images to biased and distorted perceptions of First Nations in Native Canadian Juvenile Literature” | Congresso Internacional “Indigenous Perspectives of North America”
Faculdade de Humanidades da Károli Gáspár University of the Reformed Church, Budapeste, Hungria ( Budapeste, Hungria, Hungria)
|
2012 | “Well, sister, guess you finally hit the big jackpot”: O Jogo do Bingo como Fonte de Vida, Morte e Fantasia | V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas
Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima, Portugal, Portugal)
|
2012 | "A Iniciação à Prática Profissional no Curso de Educação Básica: Uma Reflexão sobre a Experiência da Escola Superior de Educação de Viseu" (co-autores: Anabela Novais, Ana Isabel Silva, Carla Lacerda, Cátia Rodrigues, Cristina Gomes, Esperança Ribeiro, João Nunes, João Paulo Balula, João Rocha, Luís Menezes e Maria Figueiredo) | Trabalho apresentado no III Encontro Nacional da Educação Básica. Formação de Educadores e Professores 1.º e 2.º CEB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
|
2012 | “Enwhisteetkwa Walk in Water: The Okanagan Version of the History of the Encounter between Aboriginals and Settlers” | 1º Colóquio Internacional Discourses That Matter: Contemporary Approaches to English and American Studies
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, Portugal)
|
2011 | “Oral Literature: A Universal Human Activity and an Expression of Cultural Identity” | Bridging the Gaps, Minding the Context: New Perspectives for Young Researchers
Universidade de Vigo (Vigo, Espanha, Espanha)
|
2011 | “The Native Canadians’ Sense of Belonging: A ‘Tossed Salad’, a ‘Social Mosaic’, a ‘Kaleidoscope’, But Never, Ever, a ‘Melting Pot" | XXXII Encontro da APEAA, Current Debates in English and American Studies
APEAA (Coimbra, Portugal, Portugal)
|
2011 | “Jeannette Armstrong and her Feminism of Decolonisation” | 2nd Conference of Young Researchers on Anglophone Studies: Research Challenges for Anglophone Studies in the 21st Century
ASYRAS, USAL (Salamanca, Espanha, Espanha)
|
2011 | “Embracing Respect and Inclusiveness Through Native Canadian Juvenile Fiction” | Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN
ABECAN (Salvador da Baía, Brasil, Brasil)
|
2009 | “Had it really happened or was it but machipoowamoowin?: a compelling story as told by Tomson Highway”, | 30ª Conferência da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA)
Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA) (Porto, Portugal, Portugal)
|
2009 | “Embracing Diversity as a Positive Difference: Getting to Know a Bit About the Native Canadians’ Cosmological View” | Interdisciplinary Approaches to Spirituality in the Literatures of the English-Speaking World
(Viena, Áustria, Áustria)
|
2009 | “Dialogic Polivocality as a Powerful Decolonisation Technique in Native Canadian Literature” | First Conference of Young Researchers on Anglophone Studies
(Salamanca, Espanha, Espanha)
|
2009 | “E Pluribus Unum: The First Nations’ Contribution towards ‘the Canadian Whole’” | 5th Triennial International Conference of the Central European Association for Canadian Studies (CEACS) “Managing Diversity
and Social Cohesion: The Canadian Experience”
Central European Association for Canadian Studies (CEACS) (Bulgária)
|
2009 | “Perception(s) of the Abuses Inflicted on First Nations’ Children: a Glimpse into Genocide” | Perception/s
Instituto Superior de Ciências Humanas de Tunes (Tunes, Tunísia, Tunísia)
|
2008 | “Residential Schooling: An Account of a Shameful Part of Canadian History” | 29th Annual Meeting of the Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association
The Southwest/Texas Popular Culture and American Culture Association (Albuquerque, New México, USA, Estados Unidos)
|
2008 | “Intertextuality in Tomson Highway’s Kiss of the Fur Queen” | XVIII Curso Superior de Estudios Canadienses
Facultad de Filología da Universidad de La Laguna (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, Espanha)
|
2007 | A articulação das Áreas Curriculares com o Enriquecimento Curricular - o caso do Inglês | I Encontro Regional das Actividades de Enriquecimento Curricular
C.M. Cinfães (Cinfães, Brasil)
|
2003 | “A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do Ensino regular” | Ação de Formação, no âmbito das NEE
(Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Prática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo
de caso
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015 - 2015 | O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Participação como moderadora (chair) da mesa redonda #1 na I WEBJOEEL. Pandemia, Espaço e Literatura, no dia 13 de outubro de 2020, entre as 14:00 e as 16:00. | |
2020 - Atual | Participação como moderadora (chair) da palestra intitulada Body and Voice in the language classroom: the THEMPPO approach, apresentada por Marieke de Koning, Université de Grenoble, França, no âmbito do Colóquio internacional “Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras”, que decorreu no dia 26 de novembro de 2020. |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | Participação no júri do projeto de doutoramento de Márcio Silva. Doutoramento em Estudos da Linguagem, cursado na Universidade
Federal de Catalão, Departamento de Letras. Título da tese “A identidade, a personagem e o espaço: uma análise do romance
epistolar Sussuarões, de Luiz Cruz de Oliveira.” As provas públicas decorreram no dia 20 de outubro de 2020, em modalidade
online.
Arguente
|
Márcio Silva (Outro) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/11 - 2021/11 | Membro da comissão científica do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education, que decorreu na Escola Superior de Educação de Viseu, entre 25 e 27 de novembro de 2021. |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/07 - Atual | Revisão de dois (2) artigos para a revista Athens Journal of Education, com certificados emitidos a 20 de julho de 2021. | |
2021/01 - Atual | Revisão de um (1) artigo para a revista Athens Journal of Mediterranean Studies, com certificado emitido a 27 de janeiro de 2021. | |
Atual | Millenium - Journal of Education, Technologies and Health | Revisão de 7 artigos no âmbito da comissão científica do II JOEEL |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012/01 - Atual | CLEPUL | Membro colaborador |
2005 - 2012 | Sócia da Asociación Española de Estudios Canadienses (AEEC) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro da comissão organizadora e da comissão científica do Colóquio internacional “Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras”, que decorreu no dia 26 de novembro de 2020. | |
2020 - Atual | Membro da comissão organizadora do Simpósio internacional The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation – Cases Across European Frontiers, que decorreu no dia 22 de outubro de 2020 | |
2020 - Atual | Membro da comissão científica do i web_joeel, evento científico promovido anualmente pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes, que decorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2020 | |
2021/11/15 - 2021/11/15 | Membro da comissão organizadora e da comissão científica do Seminário Internacional Integrating Telecollaboration and project-based learning in Foreign Language Education, em modalidade híbrida (online, na ESTGV/IPV e na Universidade UTH, Polónia) no dia 15 de novembro de 2021. | |
2021/05/27 - 2021/05/27 | Membro da comissão organizadora e da científica do Seminário internacional ¿Janela aberta sobre as línguas e culturas estrangeiras: espaço discursivo da fotorreportagem¿, que decorreu no dia 27 de maio de 2021, promovido pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Bruna Pereira Vieira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 23 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Lúcia de Jesus Pato; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro). | |
2021 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Tânia Melo Costa, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 20 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Maria José Antunes; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro). | |
2021 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Veríssimo Monge, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Museu Almeida Moreira). Defesa a 27 de setembro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Clarinda da Costa Almeida; orientador da entidade: Sandra Alves). | |
2021 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Alexandre Lima, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Pestana Porto Santo). Defesa a 1 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientador da ESTGV: João Pedro Costa; orientador da entidade: Sandra Gameiro). | |
2021 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Margarida Almeida, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 1 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: João Pedro Costa; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro). | |
2021 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Inês Rodrigues, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, junho-setembro 2021). Defesa a 12 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Paula Fonseca; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientador da entidade: Filipe Loureiro). | |
2021 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Telma Filipa Lopes, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casas do Pátio, Lda). Defesa a 14 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Lúcia Pato; orientador da entidade: Lídia Gameira Minhoto). | |
2021 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de João David Fernandes Lopes Silva, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Município de Albergaria-a-Velha). Defesa a 19 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientador da entidade: Sandra Figueiredo). | |
2021 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Mário Marques Costa Ferreira, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Axis Ofir Beach Resort Hotel Esposende). Defesa a 19 de outubro de 2021, às 12:00 (Presidente do Júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientador da entidade: Sandrine Araújo). | |
2021 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Raquel Lopes Rodrigues, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casa da Cisterna, junho-setembro 2021). Defesa a 20 de outubro de 2021 (Presidente do Júri e arguente: Lúcia Pato; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientadora da entidade: Ana Berliner). | |
2020 - Atual | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Ana Patrícia Oliveira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Casa da Cisterna, julho-setembro 2020). Defesa a 28 de setembro de 2020 (Presidente do Júri e arguente: Cristina Barroco; orientadora da ESTGV: Susana Amante; orientadora da entidade: Ana Berliner). | |
2020 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Susana Gomes, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (Museu de Aveiro/Santa Joana). Defesa a 1 de outubro de 2020 (Presidente do júri e arguente: Susana Amante; orientadora da ESTGV: Maria José Antunes; orientadora da entidade: Maria da Luz Nolasco). | |
2020 - Atual | Participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Luana Gabriela Soares, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu (FR Travel Viagens e Turismo). Defesa a 27 de outubro de 2020 (Presidente do júri e arguente: Susana Amante; orientador da ESTGV: João Pedro Costa; orientadora da entidade: Gabriela Gonçalves). |
Distinções
Outra distinção
2008 | Grant (500€) to participate in the Graduate Student Symposium (Montpellier, France) / Bolsa, no valor de 500€, no sentido de participar, como preletora, no Graduate Student Symposium. |
2007 | Bolsa de doutoramento
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
|
2007 | PhD grant / Bolsa de Doutoramento (2007-2011)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2005 | Research Grant (1200€) / Bolsa de 1200€ (consequente pesquisa na Queen’s University, em Kingston, Ontario, Canada, durante o mês de Agosto de 2005). |