Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- catarina de sousa casais
Nomes de citação
- Casais, C.
- Casais, Catarina.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 371B-E0A2-4EF4
- ORCID iD
- 0009-0006-3473-9868
Endereços de correio eletrónico
- cscasais@fba.up.pt (Profissional)
- c.sousacasais@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/09/18 - 2028
Em curso
|
Doctoral Degree in Arts Education | Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento) (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística / Arts Education
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2023/11/17
Concluído
|
Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Master in Teaching of Visual Arts
for Teachers of the 3rd cycle of Basic Education and of Secondary Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal "O Desenho como Verbo - Reflexões sobre linguagem na disciplina de Desenho A | The Drawing as Verb - Reflections on Language
in the Subject of Drawing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 valores na tese / 19 valores de média |
2020/11/20
Concluído
|
Mestrado em Artes Plásticas - Desenho | Master in Fine Arts - Drawing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A Casa como Metáfora - O Desenho e o Têxtil como Metodologias na reflexão de Experiências Sensoriais | The House as Metaphor
- Drawing and Textile as Methodologies in the Reflection of Sensory Experiences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores na tese / 17 valores de média |
2018/07/13
Concluído
|
Teatro - Variante: Figurino (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
""n/a" " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores de média |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/11 - 2023/04/13 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/14 - 2024/08/14 | Investigadora do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade / Researcher of i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2023/01/16 - 2023/06/27 | Perita de Acreditação e Auditoria da Comissão de Avaliação na A3es | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES, Portugal |
2022/11/09 - 2023/04/14 | Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) e Secretária de Turma no 3º ciclo do Ensino Básico - Educação Visual (7º e 8º ano) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2022/04/11 - 2022/08/31 | Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário - Desenho, Oficina de Artes e Educação Visual (9º, 10º, 11º e 12ºano) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2022/03/29 - 2022/04/08 | Professora do Grupo 600 (Artes Visuais) e Diretora de Turma no 3º ciclo do Ensino Básico - Educação Visual (7ºano) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2021/01/11 - 2021/08/31 | Professora do grupo 600 (Artes Visuais) e Secretária de Turma no 3ºciclo - Educação Visual (7º, 8º e 9º anos) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/15 - 2024/08/14 | [in]visible - invisibility of identities in Portuguese 1st grade elementary textbooks of Social & Environmental Studies after
1974
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/15 - 2024/08/14 | [in]visible - [in]visibility of identities in Portuguese 1st grade elementary textbooks of Social & Environmental Studies
after 1974 ([in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio
a partir de 1974)
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/08/07 | Reflexões sobre a monocultura dos retratos de família nos manuais escolares [Reflections on the monoculture of family portraits in textbooks] | International Conference on the Counter-Image 2024. Visual Culture and Ecological Thinking: reimagining in the world
Universidade Federal Santa Catarina (Florianópolis , Brasil)
|
2024/07/19 | Diálogo entre imagens: A perspetiva binária nos manuais escolares | bruaá do [in]visível: discursos das imagens dos manuais escolares
Universidade do Porto, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal (Porto, Portugal)
|
2024/07/18 | Oficina Animar Realidades | seminário final “bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares”
Universidade do Porto, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal (Porto, Portugal)
|
2024/02/26 | Encontro entre projetos Queeres Leben e [in]visible] | Encontro entre projetos Queeres Leben e [in]visible] | Meeting between Queeres Leben & [in]visible]
The Leibniz Institute for Educational Media | Georg Eckert Institute (Braunschweig, Alemanha)
|
2023/11/10 | [In]visibilidades do discurso. O manual escolar como catalisador na prática do Desenho | [In]visibilities of discourse. The school textbook as a catalyst for drawing practice | I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspectivas históricas nacionais e globais | 1st Internacional Conference
"On Textbooks: National and Global Historical Perspectives"
Universidade de Coimbra (coimbra, Portugal)
|
2023/02/18 | O discurso enquanto Imagem | Discourse as Image | EPRAE 9 - 9° Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística | 9TH MEETING ON RESEARCH PRACTICES IN ART EDUCATION
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
|
2022/07/09 | A fúria como Processo de Transformação: Reflexão sobre a posição do estudante em contexto de aprendizagem - na Sessão Paralela Implicação e Participação das e dos estudantes na sua educação | Anger as a Process of Transformation: Reflection on the position of the student in a learning context - in the Parallel Session Involvement and Participation of students in their education | Seminário Final do Projeto EduTransfer | EduTransfer Project Final Seminar
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2022/05/05 | Rage as a process of transformation: Reflection on the student's position in the learning context | IJUP'22
Universidade do Porto
|
2022/03/25 | A linguagem enquanto Potência Colonizadora - Reflexão sobre Linguagem Quotidiana e o seu Poder Simbólico | Language as a Colonising Power - Reflection on Everyday Language and its Symbolic Power | International Conference Education Gender and Prevention
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2022/01/27 | A fúria como Processo de Transformação: Reflexão sobre a posição do estudante em contexto de aprendizagem - Sessão Paralela 1.5 "Lugar e Tempo da Arte na Educação" | Rage as a Process of Transformation: Reflection on the position of the student in the context of learning - Parallel Session 1.5 "Place and Time of Art in Education" | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia | International Congress School, Identity and Democracy
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2020/01/24 | A casa como Metáfora | The House as Metaphor | II congresso de Artes Manuais na Academia, Brasil | II Manual Arts Congress at the Academy, Brazil
Nina Veiga Atelier de Educação
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/04/01 - 2024/07/22 | Organização do seminário final “bruaá do [in]visível: discursos das imagens nos manuais escolares” em conjunto com a equipa
do projeto [in]visible (https://invisible.i2ads.up.pt/). (2024/07/18 - 2024/07/19) (2024/07/18 - 2024/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2024/01 - 2024/02 | 2st Seminar_illustrating the absence | 2º Seminário_Ilustratando a ausência (2024/02/19 - 2024/02/19)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/09/19 - 2022/09/19 | ARENA #5 – Recomeçar pelo sítio a que chamamos início, pressupõe a ideia da potência subjacente ao começo, a força suplementar
do início, o ponto que produz começos. Por onde se começa? Onde se acaba? O fragmento é sempre o início, o sítio por onde
começa, o ritual que repete. Como reencontro, impõe-nos a urgência, obriga a que o relevante apareça logo, acelera-nos o pensamento.
Diante do começo, o que esta edição da ARENA #5 pretende é acolher-nos, o mais próximo possível desse centro para onde se
quer caminhar. (2022/09/19 - 2022/09/19)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/26 - 2023/04/26 | Workshop, The Historicization of the Creative Child: working with and against an archive
Oficina (workshop)
|
Workshop, The Historicization of the Creative Child: working with and against an archive
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2023/03/14 - 2023/03/14 | O 1º seminário_ver o invisível do projeto [in]visible [2022.05056.PTDC] decorreu no dia 14 de março de 2023 na Faculdade de
Belas Artes da UP, contando com a colaboração: das ilustradoras Catarina Casais, Daniela Fraga Gomes, Inês Capelo, Joana Carneiro
(i2ADS); dos ilustradores Júlio Dolbeth (ID+/i2ADS), Rui Vitorino Santos(ID+/i2ADS), Samuel Moura; com a equipa e o consultor
Fernando Hernández-Hernández (U. Barcelona). O seminário foi fotografado por Cristina Ferreira (i2ADS) e Fabrício Fava (i2ADS).
Seminário
|
1º seminário_ver o invisível | 1st seminar_seeing the invisible
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/11/26 - 2022/11/26 | Na roda de conversa com Anabela Paiva (Escola Artística Soares dos Reis), Lídia Castro e Aurora Rocha (Escola Secundária da
Maia), Raquel Morais (Escola Artística e Profissional Árvore) e Sara Sottomayor (Escola Secundária Garcia da Orta) enfrentaremos
um diálogo plural partindo dos lugares que, na escola, inscrevem modos de relação distintos enquanto professoras de artes
visuais e das ações que, a esse nível, têm vindo a configurar as suas experiências como cooperantes do MEAV, antes e agora.
Mesa-redonda
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/03/02 - 2022/03/04 | CREAT_ED kick-off seminar - A Historicização da Criança Criativa na Educação | CREAT_ED kick-off seminar - The Historicization
of the Creative Child in Education
Seminário
|
CREAT_ED
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2021/12/10 - 2021/12/10 | Oficinas MedCrafts - ciclo de conferências e hands-on workshops. Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais. |
MedCrafts Workshops - cycle of conferences and hands-on workshops. University of Minho - Institute of Social Sciences.
Oficina (workshop)
|
Oficinas MedCrafts - ciclo de conferência e hands-on workshops | MedCrafts Workshops - cycle of conferences and hands-on workshops. |
2021/09/21 - 2021/09/24 | IV Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias - PRÁTICAS ARTÍSTICAS E RISCO NO CONTEMPORÂNEO
| IV International Meeting of Reflection on Community Artistic Practices - ARTISTIC PRACTICES AND RISK IN THE CONTEMPORARY
Encontro
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2021/06/04 - 2021/06/06 | #3 IMMER - International Meeting on Museum Education and Research
Encontro
|
International Meeting on Museum Education and Research Rethinking Museum Theory and Practices
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Fundação Museu do Douro, Portugal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/01/16 - 2023/06/27 | Perita de Acreditação e Auditoria da Comissão de Avaliação na A3ES.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01/19 - 2024/01/19 | Workshop "STENCIL DE INTERVENÇÃO" _ 13ª edição VIV'A SOARES_Comemorações dos 139 anos da EASR | (Ensino secundário) | Escola Artística Soares dos Reis, Portugal |
2023/04/20 - 2023/05/04 | Colaboração entre PING! (Programa de Incursão à Galeria) e EASR (Escola Artística Soares dos Reis. Actividades relacionadas com a disciplina de Desenho A. | (Ensino secundário) | Escola Artística Soares dos Reis, Portugal Galeria Municipal do Porto, Portugal |