Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula Lopes da Silva
Nomes de citação
- SILVA, ANA PAULA
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3D13-A565-A8B4
- ORCID iD
- 0000-0003-4065-9427
Endereços de correio eletrónico
- profa.ap.silva@gmail.com (Profissional)
Moradas
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ULHT, Instituto de Educação, Campo Grande 376, 1749-024, LISBOA, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigadoresas/investigadores-integrados/ana-paula-silva/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | ||
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
Doutoramento em História e Filosofia das Ciências (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A Introdução das Telecomunicações Eléctricas em Portugal: 1855-1939" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
por unanimidade |
2000
Concluído
|
História e Filosofia das Ciências (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Portugal nas Exposições Internacionais Coloniais e Universais de 1929 a 1939 - a retórica científica e tecnológica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1992
Concluído
|
Qualificação em Ciências da Educação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores (18 out of 20) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/06/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal | ||
2009/10/01 - 2014/08/31 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
COFAC - COOPERATIVA DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL CRL, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1987/09/22 - 2014/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01/01 - Atual | Professora associada (Associated Professor) | Faculdade Conhecimento e Ciência, Brasil |
1999/07/12 - Atual | Teachers' trainer in History of Sciences and Technology, Philosophy of Sciences and Technology, Philosophy, Didactics of Philosophy, Educational Innovation, Action research | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
1997/10/01 - 2023/03/20 | Member of the Centro de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (Center for the History of Sciences and Technology) | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | ||
2017/01/01 - 2022/12/31 | Diretora Pedagógica (Pedagogical director) | Faculdade Conhecimento e Ciência, Brasil |
2009/07/01 - 2017/06/30 | Postdoctoral researcher undertaking the project ‘The electrification of African Colonies' funded by FCT SFRH/BPD/44257/2008 | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal |
2014/09/01 - 2016/08/31 | Coordinator of the project Erasmus+, School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (SLT4AA), grant 2014-1-UK01-KA201-000005. (2014-2016). | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2011/07/01 - 2015/07/12 | Coordinator of the Project European Policy Network on School Leadership | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2010/06/16 - 2014/12/31 | Member in the project Inventing Europe funded by the European Science Foundation | Foundation for the History of Technology, , Países Baixos |
2001/10/01 - 2010/12/31 | Team member in the project Tensions of Europe, The Role of Technology in the Making of 20th Century Europe, in the sub-themes: Networking Europe; Colonization, Decolonization and Development; and Comm | Foundation for the History of Technology, , Países Baixos |
1997/10/01 - 2005/12/31 | Team member in the project Ciência, Tecnologia e Império (Science, Technology and Empire) funded by FCT/MCTES. | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal |
2002/10/01 - 2004/12/31 | Collaborator member in the project História da Electricidade em Portugal (History of Electricity in Portugal) funded by FCT/MCTES. | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/07 - 2017/06 | A Electrificação das Colónias Africanas | Fundação para a Ciência e Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/31 - 2022/01/31 | Stakeholders Together Adapting Ideas to Readjust Local Systems to Promote Inclusive Education (STAIRS)
604668-EPP-1_2018-1-HU-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2018/11/01 - 2020/10/31 | Pedagogy and Practice (PedPack)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2014/09/01 - 2016/08/31 | School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (SLT4AA)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2011/07/01 - 2015/07/12 | European Policy Network on School Leadership (EPNoSL)
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/07 | Painel 5 - Com esta tomada de consciência... formação de professores - currículo, pedagogia e avaliação, | Encontro Nacional do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica)
Direção Geral de Educação (Figueira da Foz, Portugal)
|
2023/02/02 | O impacto que os professores entendem ter nas aprendizagens dos alunos - desenvolvimento profissional e os desafios da inclusão educativa. |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/12/15 | Construção do professor estrangeiro em Portugal. | Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade"
CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento, em colaboração com a Cátedra UNESCO-ULHT “Educação,
Cidadania e Diversidade Cultura" (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/14 | A vez e a voz das crianças: Um estudo com e para as crianças em idade pré-escolar. | 11.º Encontro de Investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Universidade de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
|
2021/04/17 | A transformação social da comunidade - o papel da liderança da escola | V Encontro Nacional de Jovens Educadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/02/07 | Sucesso Educativo e Liderança de Sistemas: Um Estudo no âmbito da Epistemologia da Complexidade. | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em Educação: Desafios Epistemológicos e Metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/09/24 | O desenvolvimento da pessoa na construção da identidade profissional docente: uma resposta aos desafios na formação inicial e contínua de professores. | Congresso Internacional Desafios na Formação Inicial e Continua de Professores. TO INN From Tradition to Innovation in Teacher
Training Institutions
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias TO INN From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/14 | A voz dos alunos, o currículo e a melhoria da escola | III International Congresso on Students Involvement
Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/31 | Educação para a Cidadania – um caso de sucesso no combate à indisciplina | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/31 | Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global – uma Nova Formação de Professores | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2019/01/25 | Sucesso educativo e redução do abandono escolar: o papel da liderança de topo | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades Sociais e Educativas que Lugar na Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/08 | Pedagogical leadership, wellbeing and spiritual intelligence | World Education Leadership Symposium
IBB – Institute for the Management and Economics of Education University of Teacher Education Zug (Zurique, Suiça)
|
2016/07/01 | Creating a Vision. School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement | Final International Conference
University of Debrecen (Debrecen, Hungria)
|
2016/06/26 | Liderança na Escola para Acelerar o Sucesso | Seminário Nacional. Erasmus+ School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2016/04/12 | Portuguese experience on influencing policy on school leadership for equity | Conference of the EU Policy Networks: Sustainable Networks for Inclusive Education
European Commission (Bruxelas, Bélgica)
|
2016/03/31 | Docência universitária e formação de professores: dos modelos ao desenvolvimento da pessoa do profissional | IX Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. La Universidad en Cambio:Gobernanza y Renovación Pedagógica |
2016/01/26 | Leadership, learning and equity | A Educação Comparada para além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/26 | School leadership Toolkit for Accelerating Achievement | A Educação Comparada para além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/06 - Atual | Perfil de competências de liderança a desenvolver na formação dos Oficiais das Forças Armadas Angolanas.
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | Liderança e resultados escolares: a importância da liderança centrada nas aprendizagens dos alunos
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/01/06 - Atual | A construção da identidade do professor estrangeiro em Portugal
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/01/02 - Atual | Pedagogia, Participação e Democracia: um estudo de caso no Jardim de Infância
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - Atual | A Liderança de Sistemas e Sucesso Educativo nas Escolas Portuguesas
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
2019/11/13 - 2021/01/13 | Municipalização da Educação em Portugal. A Perceção dos Atores Envolvidos. O Caso do Concelho de Sesimbra
Orientador
|
Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/06/17 - 2020/07/16 | A relação da liderança - gestão da escola com os resultados dos alunos
Orientador
|
Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2017 | Liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/01/20 - Atual | TEDxAlmada, Diversity (2017/03/10 - 2018/01/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/01/19 | Contributos para um perfil ético das lideranças escolares
Arguente
|
Rui Manuel Nunes Brandão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017/04/20 | Liderança pedagógica, bem-estar docente e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico
e secundário
Orientador
|
Roque Rodrigues Antunes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
2014/02/25 | Educação e espiritualidade um estudo de caso ressignificando lideranças
Arguente
|
Martha Luci Maria Sozo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brasil
|
2013/12 | A mobilidade automóvel em Portugal. A construção do sistema socio-técnico, 1920-1950
Arguente principal
|
Maria Luísa de Castro Coelho de Oliveira e Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2013/03/01 | A Implantação do Automóvel em Portugal (1895-1910)
Arguente
|
José Carlos Barros Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/09 | I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia | International Congress School, Identity and Democracy | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2021/12/13 - 2021/12/15 | Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade" | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
2021/04/14 - 2021/04/17 | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores | Universidade de Aveiro |
2019 - 2020 | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em Educação: Desafios Epistemológicos e Metodológicos | Universidade de Évora, Portugal |
2019/07/01 - 2019/09 | Congresso Internacional Desafios na Formação Inicial e Continua de Professores. TO INN From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
2019 - 2019 | I Congresso Internacional "Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global" | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa |
2018 - 2019 | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades Sociais e Educativas: que Lugar na Investigação? | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | Psicologia (2011-3080) | Universidade CES Faculdade de Psicologia Colômbia, Medellín |
2021/01/21 - Atual | Transportes, Servicios y Telecomunicaciones, TST (1578-5777) | Asociación Ibérica de Historia Ferroviaria (ASIHF) |
2020/01 - Atual | The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied (00223980, 19401019) | Routledge Taylor & Francis group |
2018/07/15 - Atual | International Journal of Leadership in Education (1464-5092) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2015/08/25 - Atual | Revista Educação (1981-2582) | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/03/06 - 2023/03/31 | Perita externa, docente da Universidade Lusófona, no processo de Avaliação Externa de Escolas da Inspeção Geral de Educação
e Ciência, parte da equipa que avaliou o Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Especialista
|
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal | Ministério da Educação |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Diálogo e Democracia segundo Habermas e Arendt. Que futuro para a Educação? | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Atual | Epistemologia das Ciências Sociais da Educação | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2016 - Atual | Governança da equidade e das aprendizagens: o papel das lideranças | Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2023/04/17 - 2023/04/21 | Tools for change | Tools for change | Eekhout Academy , Bélgica AlmadaForma , Portugal |
2020/01/15 - 2023/01/18 | Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação | Formação contínua de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2022/10/24 - 2022/10/28 | Diversity in Education | Diversity in Education (Outros) | AlmadaForma , Portugal Eekhout Academy , Bélgica |
2021/10/25 - 2021/10/29 | Diversity in Education | Diversity in Education. KA 1 Erasmusplus course ‘Diversity in Education’ | AlmadaForma , Portugal Eekhout Academy , Bélgica |
2021/10/11 - 2021/10/15 | Bridge the Gap between Education and the Local Community. | “Bridge the Gap between Education and the Local Community” International course organised by AlmadaForma (Almada, PT) and Eekhout Academy (Flanders, BE) | AlmadaForma , Portugal Eekhout Academy , Bélgica |
2019/09/15 - 2020/03/31 | Avaliar em contexto de flexibilização curricular | Formação contínua de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2017/01 - 2018/10 | O plano de aula e a aquisição das aprendizagens pelos alunos | Formação contínua de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2017/06 - 2018/07 | A metodologia do trabalho de projeto | Formação contínua de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2016/01 - 2018/07 | Lideranças nas escolas, equidade e aprendizagens | Doutoramento em educação (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2017/10/11 - 2018/01/11 | Boas práticas, trabalho colaborativo e aprendizagens | (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2017/09/26 - 2017/10/24 | Pedagogia diferenciada: como ensinar para que os alunos aprendam | Formação contínua de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/03 - 2014/08/31 | Projecto de Dissertação | Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2010/03 - 2014/08/31 | Projecto de Dissertação | Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2009/10 - 2014/08/31 | Supervisão Organizacional e Liderança | Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2009/10 - 2014/08/31 | Supervisão organizacional e Liderança | Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/03/17 - Atual | Bandlivros Associação | Vice-Presidente da Direção |
2016/12 - 2021/09/14 | Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação | Vice-Presidente da Direção |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/01 - 2019/07/18 | Comissão de Acompanhamento de Tese de Doutoramento | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2001 | International Scholar
Society for the History of Technology, Estados Unidos
|