???global.info.a_carregar???
Edgar Galindo (Edgar Aníbal Galindo Cota) nasceu no México em 1948. Estudou psicologia, línguas e diplomacia no México, na Polónia e na Alemanha, onde obteve o grau de Doutor (Ph.D.) na Universidade Livre de Berlim em 1986. Foi professor e investigador da Universidade Nacional Autónoma do México (1973-1992), Professor convidado na Cadeira Internacional Wilhelm Wundt da Universidade de Leipzig (1988-1989), Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2002-2008), Director do Centro de Estudos de Psicologia Política da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2003-2008) e membro do Corpo Diplomático Mexicano (1990-2002 e 2008-2012). É autor de vários livros e artigos sobre psicologia, educação e política, entre eles Modificación de conducta en la educación especial (Trillas, México, 3a. ed., 2009), Psicología y educación especial (Trillas, México, 2a. ed., 2009) e Manual para o cidadão. O que fazer em caso de incêndio, terramoto, cheia, tempestade ou ataque terrorista? (Edições Universitárias Lusófonas, Portugal, 2009). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Edgar Aníbal Galindo Cota

Nomes de citação

  • Edgar Galindo

Identificadores de autor

Ciência ID
3F1B-642C-12F8
ORCID iD
0000-0002-0844-3143

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências Políticas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Polaco Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1990 - 1991
Concluído
Diplomacia (Outros)
Instituto Matías Romero de Estudios Diplomáticos, México
1982 - 1986
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Freie Universität Berlin, Alemanha
"Die Bedeutung des Behaviorismus und des kulturhistorischen Ansatzes fu¨r eine wissenschaftliche Begru¨ndung der Sonderpa¨dagogik in Mexiko : Eine vergleichende theoretisch-methodologische Analyse zweier wichtiger Grundrichtungen der modernen Psychologie" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Magna cum Laude
1974 - 1976
Concluído
Traductor Profesional (Outros)
El Colegio de México, México
1972 - 1974
Concluído
Psicología (Pós-Graduação)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Aprovado
1965 - 1972
Concluído
Licenciatura en Psicología (Licenciatura)
Universidad Veracruzana, México
Aprobado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2012/10/18 - 2018/01/23 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2005/03 - 2008/05 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2002/01 - 2008/05 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003/03 - 2008/01 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1973/09 - 1992/08 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidad Nacional Autónoma de México, México
1986/01 - 1991/12 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidad Nacional Autónoma de México, México
1985/09 - 1987/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Nacional Autónoma de México, México
1980/01 - 1982/02 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Nacional Autónoma de México, México
1976/09 - 1981/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Nacional Autónoma de México, México

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01 - 2012/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Secretaría de Relaciones Exteriores, México
1990/01 - 2002/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Secretaría de Relaciones Exteriores, México
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2005/03 - 2008/05 Tratamento do Insucesso Escolar em crianças em risco
CEPCA-ULHT
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído
2003/03 - 2008/05 Psicologia política e diplomacia
Psicologia-ULHT
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído
1986/01 - 1991/12 Psicologia da atividade
Psicologia.UNAM-Iztacala
Investigador responsável
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Concluído
1976/09 - 1982/02 Projecto de investigaçao em educaçao especial
Psicología.UNAM-Iztacala
Investigador responsável
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Edgar Galindo. "Intervenção cognitivo-comportamental em casos de insucesso escolar". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Edgar Galindo. Autor correspondente: Edgar Galindo. "Health Psychology and pandemics: What did we learn?". Journal of Biocentric Sciences, 6 (2023): 23-27. https://bionet-research.com/bionet/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Candeias, Adelinda; Galindo, Edgar; Stueck, Marcus; Portelada, António; Knietzsch, Jessica. "Psychological Adjustment, Quality of Life and Well-Being in a German and Portuguese Adult Population During COVID-19 Pandemics Crisis". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.674660.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2021.674660
  3. Candeias, Adelinda; Galindo, Edgar. "Cognitive aging: why we need creativity to increase cognitive preservation". Health Psychology Report 10 4 (2021): 257-265. http://dx.doi.org/10.5114/hpr.2021.109537.
    Acesso aberto • 10.5114/hpr.2021.109537
  4. Candeias, Adelinda Araújo; Galindo, Edgar; Rocha, Ana. "Adaptation and psychometric analysis of the Emotional Intelligence View Nowack’s (EIV) questionnaire in the Portuguese context". PSICOLOGIA 35 1 (2021): 11-22. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1477.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17575/psicologia.v35i1.1477
  5. Candeias, Adelinda; Galindo, Edgar; Calisto, Inês; Borralho, Liberata; Reschke, Konrad. "Stress and burnout in teaching. Study in an inclusive school workplace". Health Psychology Report 9 1 (2021): 63-75. http://dx.doi.org/10.5114/hpr.2020.100786.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5114/hpr.2020.100786
  6. Edgar Galindo; Pires, Rodrigo; Gracio, Luisa; Candeias, Adelinda. "Effectiveness of a stress management program in continuous care nursing professionals". Health Psychology Report 9 1 (2020): 49-62. http://dx.doi.org/10.5114/hpr.2020.99970.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5114/hpr.2020.99970
  7. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A.; Pires, Heldemerina S.; Grácio, Luísa; Stück, Marcus. "Behavioral Skills Training in Portuguese Children With School Failure Problems". Frontiers in Psychology 9 9 (2018): 437-449.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2018.00437
  8. Edgar Galindo. "Atenção psicológica de crianças com problemas escolares.". Psicologia, Educação e Cultura 22 1 (2018): 66-84.
    Publicado
  9. Edgar Galindo. "A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva.". Nova Ágora 6 1 (2018): 38-41.
    Publicado
  10. Pires, Heldemerina S.; Candeias, Adelinda A.; Grácio, Luísa; Galindo, Edgar; Melo, Madalena. "The Influence of Family Support According to Gender in the Portuguese Language Course Achievement". Frontiers in Psychology 8 1 (2017): 1-16.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01610
  11. Edgar Galindo. "Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems).". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2017): 1-5. http://hdl.handle.net/10174/21580.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.10.2530
  12. Stueck, M,; Rigotti, T,; Roudini, J.; Edgar Galindo; Utami, D.S.. "Relationship between blood pressure and psychological features of experience and behaviour among teachers". Health Psychology Report 4 2 (2016): 1-9. http://hdl.handle.net/10174/17953.
    Publicado • 10.5114/hpr.2016.56853
  13. Edgar Galindo. "Stress und Belastung bei Personen im diplomatischen Dienst (Stress and burden in diplomatic service).". Verhaltenstherapie und Psychosoziale Praxis 48 3 (2016): 607-6019.
    Publicado
  14. Edgar Galindo. "A psicologia aplicada no treino de crianças em risco". RUMUS 3 2 (2016): 215-240. http://www.uni-mindelo.edu.cv/revistaum/index.php.
    Publicado
  15. Edgar Galindo. "Galindo, E (2016). An intervention program for children with school failure problems.". In E. Witruk (Ed.) Beiträge zur Pädagogischen und Rehabilitationspsychologie (Studies in Educational and Rehabilitation Psychology), Vol. 7 (pp. 171-176). Frankfurt am Main: Peter Lang Verlag (2016):
  16. Edgar Galindo. "La psicología intercultural en la diplomacia y las relaciones internacionales". International Review of Political Psychology 4 1-2 (2013): 6-21. http://hdl.handle.net/10174/13261.
    Publicado
  17. Edgar Galindo. "Treatment of school failure with behavioral techniques". International Journal of Psychology 43 3-4 (2008): 568-568.
    Publicado
  18. Edgar Galindo; Lilia Marcelino. "Treatment of school failure in Portuguese children: Case studies.". International Journal of Psychology 43 3-4 (2008): 568-568. http://hdl.handle.net/10174/22798.
    Publicado
  19. Edgar Galindo. "Marcelino, L., & Galindo, E. (2008, June). Treatment of school failure in Portuguese children: Case studies. In International Journal of Psychology (Vol. 43, No. 3-4, pp. 568-568).". International Journal of Psychology (2008):
    10.1002/(ISSN)1464-066X
  20. Edgar Galindo. "Applied Psychology in international relations". Res-Pública 5/6 (2007): 159-178.
    Publicado
  21. Edgar Galindo. "El concepto de desarrollo desviado en L.S. Vygotsky". Estudios de Psicología 28 1 (2007): 47-63. http://hdl.handle.net/10174/13263.
    Publicado
  22. Edgar Galindo. "Galindo, E. (2007) El concepto de desarrollo desviado en L.S. Vygotsky.(The concept of deviated Development in L.S. Vygotsky). Estudios de Psicología, 28 (1), pp. 47-63.". Estudios de Psicología (2007):
    10.1174/021093907780152358.
  23. Edgar Galindo. "Análisis del desarrollo de la psicología mexicana 1959- 1990". Enseñanza e Investigación en Psicología Especial (2005): 3-43.
    Publicado
  24. Edgar Galindo. "30 años de psicología en México, 1959-1989". Ciencia y Desarrollo 18 103 (1992): 66-76.
    Publicado
  25. Edgar Galindo. "Contemporary Psychology in Mexico". Archivo Latinoamericano de Historia de la Psicología y Ciencias Afines 1 2 (1989): 156-180.
    Publicado
  26. Edgar Galindo. "La psicología mexicana a través de sus obras (1959-1987)". La psicología mexicana a través de sus obras (1959-1987) 5 2 (1988): 183-202.
    Publicado
  27. Edgar Galindo; Manfred Vorwerg. "La psicología en la República Democrática Alemana". Enseñanza e Investigación en Psicología 13 1 (1987): 72-83.
    Publicado
  28. Edgar Galindo. "Die Rolle der Psychologen in Katastrofenfällen am Beispiel des Erdbebens vom September 1985 in Mexiko". Forum Kritische Psychologie 20 (1987): 105-122.
    Publicado
  29. Edgar Galindo; Manfred Vorwerg. "La psicología en México". Ciencia y Desarrollo 63 (1985): 29-45.
    Publicado
  30. Edgar Galindo; Manfred Vorwerg. "Psychologie in Mexiko". Forum Kritische Psychologie 20 (1984): 105-122.
    Publicado
  31. Edgar Galindo. "Galindo, E. & Vorwerg, M. (1984). Psychologie in Mexiko. Forum Kritische Psychologie, 13, 102-124.". (1984):
  32. Edgar Galindo. "El papel de la licenciatura en psicología en la formación de profesionales de alta calificación técnica a nivel social". Enseñanza e Investigación en Psicología 1 2 (1976): 24-29.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Edgar Galindo. "Psychology of disaster and pandemics.". In Psychology in education and health, editado por Reschke, Konrad; Evelin Witruk; Edgar Galindo; Candeias, Adelinda; Marcus Stueck, 46-57. Düren, Alemanha: Shaker Verlag, 2022.
    Publicado
  2. Edgar Galindo. "Children with difficulties to learn mathematics: A psychological perspective". In Learning disabilities and mental health, editado por Evelin Witruk; Shally Novita, 63-71. Berlin, Alemanha: Peter Lang Verlag, 2021.
    Publicado • DOI: 10.3726/b18652
  3. Edgar Galindo. "El fracaso escolar, concepto relativo y problema universal". In Diálogo Europeo-Latinoamericano sobre Transformación Educativa (pp. 47-59). México: Amapsi Editorial., 47-59. México, México: AMAPSI Editorial, 2018.
    Publicado
  4. Edgar Galindo. "School failure from a psychological point of view.". In Psychological Issues in Education and Health., 80-89. Aachen, Alemanha: Shaker Verlag, 2017.
    Publicado
  5. Edgar Galindo. "Psicología del lenguaje diplomático y político (Psychology of diplomatic and political language).". In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, 918-928. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2017.
    Publicado
  6. Edgar Galindo. "La psicología política iberoamericana en el contexto universal". In Contribuciones a la psicología política en América Latina. Contextos y escenarios actuales, 221-250. Santiago de Chile, Chile: RIL editores, 2016.
    Publicado
  7. Edgar Galindo. "An intervention program for children with school failure problems.". In Beiträge zur Pädagogischen und Rehabilitationspsychologie (Studies in Educational and Rehabilitation Psychology), 171-176. Frankfurt am Main, Alemanha: Peter Lang Verlag, 2016.
    Publicado
  8. Edgar Galindo. "Conflicto y negociación". In . La negociación: Eje de Construcción social, 15-26. Monterrey, México, México: CECYTE, 2011.
    Publicado
  9. Edgar Galindo. "Las catástrofes y la psicología". In Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México, 15-40. México, México: AMAPSI, 2010.
    Publicado
  10. Edgar Galindo. "El papel de los psicólogos en situaciones de catástrofe: el caso de los terremotos de septiembre de 1985 en México". In Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México, 41-68. México, México: AMAPSI, 2010.
    Publicado
  11. Edgar Galindo. "Galindo, E.(2010). Las catástrofes y la psicología Disasters and Psychology). In E. Galindo (Ed.), Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México (pp. 15-40). México: AMAPSI Editorial.". México, 2010.
    DOI: 10.13140/2.1.3280.2886*
  12. Edgar Galindo. "Galindo, E.(2010). El papel de los psicólogos en situaciones de catástrofe: el caso de los terremotos de septiembre de 1985 en México (Role of Psychologists in disaster situations: 1985 Earthquakes in Mexico) . In E. Galindo (Ed.), Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México (pp. 41-68). México: AMAPSI Editorial.". México, 2010.
    DOI: 10.13140/2.1.1183.1364*
  13. Edgar Galindo; Flores A.. "La educación de los niños invidentes.". In Psicología y educación especial, 11-86. México, México: Trillas, 2009.
    Publicado
  14. Edgar Galindo; Rosete, C. "Evaluación conductual de niños invidentes.". In Psicología y educación especial, 211-271. México, México: Trillas, 2009.
    Publicado
  15. Edgar Galindo. "Reporturile dintre Psihologie si Diplomatie.". In Psihologia politica, 390-433. Bucarest, Roménia: Curtea Veche Publishing, 2008.
    Publicado
  16. Edgar Galindo. "Galindo, E. (2008). Reporturile dintre Psihologie si Diplomatie (Relations between Psychology and Diplomacy). In A. Dorna, Psihologia politica, (pp. 390-433). Bucuresti (Rumania)". Roménia, 2008.
    10.13140/2.1.4910.4964*
  17. Edgar Galindo. "El nuevo concepto de seguridad euroatlántica y la política exterior de México". In Los retos de la política exterior de México en el siglo XXI, 439-461. México, México: Secretaría de Relaciones Exteriores, 2000.
    Publicado
  18. Edgar Galindo. "Galindo, E. (2000). El nuevo concepto de seguridad euroatlántica y la política exterior de México The new Concept of Euroatlantic Security and Mexican Foreign Policy. In R. Lajous Vargas, Los retos de la política exterior de México en el siglo XXI (pp. 425-438). México: Secretaría de Relaciones Exteriores.". México, 2000.
    10.13140/2.1.3599.7761*
  19. Edgar Galindo; Galguera, M.I.; Hinojosa, G.. "Una alternativa para la solución social de los problemas de retardo psicológico.". In El retardo en el desarrollo., 325-335. México, México: Trillas, 1996.
    Publicado
  20. Edgar Galindo; Rueda, M.. "Problemas y resultados de la modificación de conducta en los campos de la educación y la rehabilitación en México.". In El retardo en el desarrollo, 368-383. México, México: Trillas, 1996.
    Publicado
  21. Edgar Galindo. "El concepto de retardo en el desarrollo y sus implicaciones para la enseñanza y el entrenamiento.". In El retrdo en el desarrollo, 384-399. México, México: Trillas, 1996.
    Publicado
  22. Edgar Galindo; Hick, B.B.; Galguera, M.I.. "Autismo y lenguaje.". In El retqrdo en el desarrollo, 167-183. México, México: Trillas, 1996.
    Publicado
  23. Edgar Galindo. "Análisis conductual aplicado al retardo en el desarrollo: extensiones y problemas.". In El retardo en el desarrollo, 400-446. México, México: Trillas, 1996.
    Publicado
  24. Edgar Galindo. "Galguera, M.I., Galindo, E. & Hick B.B. (1996). Autismo y lenguaje (Autism and language). In M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo (Eds.), El retardo en el desarrollo (Developmental retardation) (2ª ed.) (pp.167-183). México: Editorial Trillas.". México, 1996.
    10.13140/2.1.2551.2002*
  25. Edgar Galindo. "- Hinojosa, G, Galindo, E. & Galguera, M.I. (1996). Una alternativa para la solución social de los problemas de retardo psicológico (A social solution for problems of psychological retardation). In M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo (Eds.), El retardo en el desarrollo (Developmental retardation) (2ª ed.) (pp. 325-335). México: Editorial Trillas.". México, 1996.
    DOI: 10.13140/2.1.4124.0646.
  26. Edgar Galindo. "Galindo (1996). El concepto de retardo en el desarrollo y sus implicaciones para la enseñanza y el entrenamiento (The concept of developmental retardation and its implications for teaching and training). In M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo (Eds.), El retardo en el desarrollo (Developmental retardation) (2ª ed.) (pp.384-399). México: Editorial Trillas.". México, 1996.
    10.13140/2.1.1027.4887*
  27. Edgar Galindo. "Galindo, E. & Rueda, M. (1996). Problemas y resultados de la modificación de conducta en los campos de la educación y la rehabilitación en México (Problems and results of behavior modification in the fields of education and rehabilitation in Mexico). In M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo (Eds.), El retardo en el desarrollo (Developmental retardation) (2ª Ed.) (p. 368-383). México: Editorial". México, 1996.
    10.13140/2.1.2026.9125
  28. Edgar Galindo. "Galindo, E. (1996). Análisis conductual aplicado al retardo en el desarrollo: extensiones y problemas (A behavioral analysis of developmental retardation: problems and extensions). In M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo (Eds.), El retardo en el desarrollo (Developmental retardation) (2ª ed.) (pp. 400-446). México: Editorial Trillas.". México, 1996.
    10.13140/2.1.4173.2163
  29. Edgar Galindo. "El papel del psicólogo como docente y como científico en la ENEP Iztacala.". In Foro de Evaluación Curricular de la Carrera de Psicología, 105-110. México, México: ENEP-iztacala, 1989.
    Publicado
  30. Edgar Galindo. "Galindo E. (1989). El papel del psicólogo como docente y como científico en la ENEP Iztacala (The role of psychologist as a scholar and a scientist at ENEP Iztacala). In Universidad Nacional Autónoma de México – Iztacala (Ed.), Foro de Evaluación Curricular de la Carrera de Psicología (Forum on curricular evaluation of Psychology studies) (pp. 105-110). México: UNAM.". México, 1989.
    10.13140/2.1.3648.9287
  31. Edgar Galindo; Elvia Taracena. "La enseñanza práctica integrada al servicio en la comunidad en el Área de Educación Especial y Rehabilitación de la ENEP-UNAM, Iztacala". In Enseñanza, ejercicio e investigación de la psicología, 279-284. México, México: Editorial Trillas, 1980.
    Publicado
  32. Edgar Galindo. "Galindo, E. & Taracena, E. (1980) La enseñanza práctica integrada al servicio en la comunidad en el Área de Educación Especial y Rehabilitación de la ENEP-UNAM, Iztacala. In E. Ribes; C. Fernández.; M. Rueda; M. Talento & F. López (Eds.), Enseñanza, ejercicio e investigación de la Psicología, (pp. 275-278). México: Ed. Trillas.". México, 1980.
    10.13140/2.1.2600.3529.
  33. Edgar Galindo. "Análisis experimental de la relación entre conducta verbal y conducta motora". In Aportaciones al análisis de la conducta, 219-249. México, México: Editorial Trillas, 1974.
    Publicado • 10.13140/2.1.2862.4960
Edição de livro
  1. Galindo, E., Candeias, A. A., Lipowska, M., De Sousa, Ó. C., Stueck, M., (eds.) (2022). School Achievement and Failure:. School Achievement and Failure: Prevention and Intervention Strategies. Lausanne, Suiça: Frontiers Media S.A.. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Reschke, K.. Psychology in education and health V. Düren, Alemanha: Shaker Verlag. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Edgar Galindo. Psychology in Education and Health IV.. Portugal. 2019.
  4. Edgar Galindo. Diálogo Europeo-Latinoamericano sobre Transformación Educativa. México. 2018.
Livro
  1. Edgar Galindo; Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Vaz-Velho, Catarina; Reschke, Konrad. Gestão optimista do stresse. Düren, Alemanha: Shaker Verlag. 2022.
    Publicado
  2. Edgar Galindo. School Achievement and Failure: Prevention and Intervention Strategies. 2022.
    10.3389/978-2-83250-710-0
  3. Edgar Galindo; Maria Isabel Galguera; Elvia Taracena; Guillermo Hinojosa. Modificación de conducta en la educación especial: Diagnóstico y programas. México, México: Editorial Trillas. 2018.
    Publicado
  4. Edgar Galindo. La modificación de conducta en la educación especial. Diagnóstico y programas. México, México: Editorial Trillas. 2018.
    Publicado
  5. Edgar Galindo; Candeias, Adelinda A.; Pires, Heldemerina S.; Carbonero, Miguel Angel. School achievement and failure in Portuguese and Spanish speaking countries. Suiza, Suiça: Frontiers in Psychology. 2018.
    Publicado
  6. Edgar Galindo; Murueta, Marco; Stueck, M,. Diálogo Europeo-Latinoamericano sobre Transformación Educativa.. México, México: AMAPSI Editorial. 2018.
    Publicado
  7. Edgar Galindo; Pires, Heldemerina S.; Candeias, Adelinda A.; Grácio, Luísa; Reschke, K.; Witruk, E.. Psychology in Education and Health. Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. Evora, Portugal: E-Book. 2018.
    Publicado
  8. Edgar Galindo; Candeias, Adelinda A.; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina S.; Witruk, E.; Reschke, K.. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress.. Évora, Portugal: E-Book. 2018.
    Publicado
  9. Edgar Galindo; Candeias, Adelinda A.; Grácio, Luísa; Melo, Madalena; Pires, Heldemerina S.; Reschke, K.; Witruk, E.. Psychology in Education and Health. Proceedings of the II Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. Évora, Portugal: E-Book. 2018.
    Publicado
  10. Edgar Galindo. La psicología aplicada en la diplomacia. Barcelona/México, Espanha: Editorial UOC/AMAPSI. 2017.
    Publicado
  11. Candeias, Adelinda A.; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina S.; Reschke, K.; Witruk, E.. Psychological Issues in Education and Health. Proceedings of the 1st Scientific Meeting in Psychology 2016. Aachen, Alemanha: Shaker Verlag. 2017.
    Publicado
  12. Edgar Galindo. Tratamento do insucesso escolar com técnicas da psicologia: Manual prático. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2015.
    Publicado
  13. Edgar Galindo. Manual para o cidadão. O que fazer em caso de incêndio, terramoto, cheia, tempestade ou ataque terrorista?. Lisboa, Portugal: Ediçoes Universitárias Lusófonas. 2009.
    Publicado
  14. Edgar Galindo. Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México. México, México: AMAPSI Editorial. 2009.
    Publicado • 10.13140/2.1.2231.7129
  15. Edgar Galindo; Backhoff, E.; Damián, M.; Flores, A.; Flores, M.A.; Romano, H.; Rosete, C; Vargas, V.. Psicología y educación especial. México, México: Editorial Trillas. 2009.
    Publicado
  16. Guillermo Hinojosa; Edgar Galindo. La enseñanza de los niños impedidos.. México, México: Editorial Trillas. 2006.
    Publicado
  17. Maria Isabel Galguera; Guillermo Hinojosa; Edgar Galindo. El retardo en el desarrollo. México, México: Editorial Trillas. 1996.
    Publicado
  18. Edgar Galindo. Contribución del pensamiento marxista a la psicología. México, México: UNAM-ENEP IZTACALA. 1990.
    Publicado
  19. Edgar Galindo. Galindo E. (1990). Contribución del pensamiento marxista a la psicología. (Contributions of Marxist thinking to Psychology). Cuadernos de Psicología. México: Universidad Nacional Autónoma de México-Iztacala.. México. 1990.
    10.13140/2.1.3534.2406*
  20. Emilio RIbes; Edgar Galindo. El estudio experimental de la conducta. México, México: Sepsetentas. 1974.
    Publicado • 10.13140/2.1.2485.6642
Manual
  1. Edgar Galindo. Unidades de Ensino para as Cadeiras de Educação Especial e Reabilitação Teórica I, II, III e IV. México. 1981.
  2. Edgar Galindo. Unidades de Ensino para a Cadeira de Psicologia Experimental. México. 1976.
  3. Edgar Galindo. Unidades de Ensino para a Cadeira de Bases Biológicas do Comportamento. México. 1975.
  4. Edgar Galindo. Unidades de Ensino para a Cadeira de Psicologia Fisiológica. México. 1975.
Relatório
  1. Edgar Galindo. 2013. Galindo, E. (2013). Intervenção cognitivo-comportamental em casos de insucesso escolar (Cognitive-behavioral intervention in school failure cases). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, September, 2013, pp. 4978-4994..
    DOI: 10.13140/2.1.4984.2244*
Tradução
  1. Edgar Galindo. Sugestión y auto-sugestión. Metodologías de hipnosis, meditación, relajación, imaginación y dramatización. Porto, México: Porto Editora. 2010.
  2. Edgar Galindo. Joyce-Moniz, L. (2010). Sugestión y auto-sugestión. Metodologías de hipnosis, meditación, relajación, imaginación y dramatización. México: AMAPSI. [Joyce-Moniz, J. (2010). Hipnose, meditação, relaxamento, dramatização–Técnicas de sugestão e auto-sugestão. Porto: Porto Editora.]. México. 2010.
  3. Edgar Galindo. Psicología de la enfermedad. Porto, México: ASA. 2006.
  4. Edgar Galindo. Joyce-Moniz, L. & Barros, L. (2006). Psicología de la enfermedad para el cuidado de la salud. México: El Manual Moderno. [Joyce-Moniz, L. & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Porto: ASA.]. México. 2006.
  5. Edgar Galindo. Contingencias de reforzamiento. New York, México: Appleton-Century-Crofts. 1979.
  6. Edgar Galindo. Práctica de la terapia de la conducta. New York, México: Pergamon. 1979.
  7. Edgar Galindo. Skinner, B.F. (1979). Contingencias de reforzamiento. Ed. Trillas, México. [Skinner, B. F. (1969). Contingencies of reinforcement: A theoretical analysis. New York, NY: Meredith.]. México. 1979.
  8. Edgar Galindo. Wolpe. J. (1979). Práctica de la terapia de la conducta. Ed. Trillas, México. [Wolpe; J. (1969). The practice of behavior therapy. Pergamon: New York.]. México. 1979.
  9. Edgar Galindo. Conducta operante. Áreas de investigación y de aplicación. New York, México: Appleton-Century-Crofts. 1975.
  10. Edgar Galindo. Honig, W.K. (1975). Conducta operante. Áreas de investigación y de aplicación. Ed. Trillas. México. [Honig, W.K. (1966). Operant Behavior: Areas of Research and Application. Appleton-Century-Crofts, New York.]. México. 1975.
  11. Edgar Galindo. Control de la conducta humana. Vol. II.. Glenview, Ill., México: Scott, Foresman. 1974.
  12. Edgar Galindo. Psicología de los motivos sociales. Chicago, México: Rand McNally & Company. 1973.
  13. Edgar Galindo. Procesos del pensamiento. Chicago, México: Rand McNally & Company. 1973.
  14. Edgar Galindo. Sensación y percepción: Visión. Chicago, México: Rand McNally & Company. 1973.
  15. Edgar Galindo. Sensación y percepción: audición y sentidos menores. Chicago, México: Rand McNally & Company. 1973.
  16. Edgar Galindo. Teorías del Aprendizaje. New York, México: Appleton-Century-Crofts. 1973.
  17. Edgar Galindo. Cohen. J. (1973). Procesos del pensamiento. México: Ed. Trillas. [Cohen, J. (1969). Thinking. Chicago: Rand McNally& Company.]. México. 1973.
  18. Edgar Galindo. Cohen, J. (1973). Psicología de los motivos sociales. México: Ed. Trillas. [Cohen, J. (1970). Secondary motivation. Chicago: Rand McNally& Company.]. México. 1973.
  19. Edgar Galindo. Cohen, J. (1973). Sensación y percepción auditiva y sentidos menores. México: Ed. Trillas. [Cohen, J. (1969). Sensation and Perception: Audition and the Minor Senses. Chicago: Rand McNally& Company.]. México. 1973.
  20. Edgar Galindo. Hilgard, E.R. & Bower, G.H. (1973). Teorías del Aprendizaje. México: Ed. Trillas. [Hilgard, E.R. & Bower, G.H. (1966). Theories of learning (3rd ed.). New York: Meredith.]. México. 1973.
  21. Edgar Galindo. Cohen, J. (1973). Sensación y percepción visuales. México: Ed. Trillas. [Cohen, J. (1969). Sensation and Perception: Vision. Chicago: Rand McNally& Company.]. México. 1973.
  22. Edgar Galindo. Percepción: proceso básico en el desarrollo cognoscitivo. New York, México: McGraw-Hill. 1972.
  23. Edgar Galindo. Forgus, R. H. (1972). Percepción: proceso básico en el desarrollo cognoscitivo. México: Ed. Trillas. [Forgus, R.H. (1966). Perception: The basic process in cognitive development. New York: McGraw-Hill.]. México. 1972.

Outros

Outra produção
  1. Recenção do livro de Alexandre Dorna, Fondements de Psychologie Politique. 2005. Edgar Galindo. http://hdl.handle.net/10174/19231.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual O Insucesso Escolar – Da Avaliação à Intervenção Cognitivo-Comportamental
1991 - 1991 Organización de una granja avícola para individuos con retardo en el desarrollo
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1991 - 1991 Detección y educación tempranas en niños con Síndrome de Down en las áreas de lenguaje y socialización
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1991 - 1991 Estimulación temprana en un caso de parálisis cerebral infantil
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1990 - 1990 Detección y Tratamiento tempranos en niños con Síndrome de Down.
Orientador
Psicología (Mestrado)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1990 - 1990 Estimulación temprena en las áreas cognoscitiva y de autocuidado.
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1990 - 1990 . Estimulación temprana en las áreas motora fina y gruesa.
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1984 - 1984 La habilitación de la movilidad y orientación en individuos ciegos por medio de técnicas operantes
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
1984 - 1984 . Asesoría conductual continua.
Orientador
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Nacional Autónoma de México, México

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/09/01 - 2022/10/04 Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. Reuniao anual de psicólogos das Universidades de Leipzig e Évora, desde 2017. (2017/09/30 - 2022/10/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Universität Leipzig Universitätsbibliothek Leipzig, Alemanha
2015 - 2015 Seminário “Gestão Optimista do Stresse”
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évara & Universidade de Leipzig, Portugal
2015 - 2015 Dualidad Metodología cualitativa-Metodología cuantitativa. ¿Separación, mezcla o disolución? Prof. Rafael Moreno (Universidad de Sevilla)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Leipzig, Portugal
2015 - 2015 Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida
Congresso (Outra)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 III International Conference Lerning and Teaching in Higher Education
Congresso (Outra)
Universidade de Évor, Portugal
2015 - 2015 Segundo Congreso Internacional de Transformación Educativa
Congresso (Outra)
AMAPSI, ULAPSI, ALFEPSI, UNAM et al., México
2014 - 2014 Academic achievement and failure in Spanish and Portuguese speaking school children
Simpósio (Outra)
28th International Congress of Applied Psychology, França
2013 - 2013 Primer Congreso Internacional de Transformación Educativa
Congresso (Outra)
AMAPSI, UNAM, ULAPSI, ALFEPSI et al., México
2008 - 2008 School failure in the Portuguese and Spanish speaking world
Simpósio (Outra)
XXIX International Congress of Psychology, Alemanha
2007 - 2007 Intervenção psicológica em catástrofes e emergências
Encontro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 Psicologia da Paz, Política e Pacifismo
Encontro (Outra)
Goethe Institut e ULHT, Portugal
2005 - 2005 Saúde Mental, Política e Diplomacia
Encontro (Outra)
Casa da América Latina e ULHT, Portugal
2004 - 2004 I Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Congresso (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 International The Future of Mind and Behaviour Sciences
Congresso (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 Sessão de abertura do Centro de Estudos de Psicologia Política
Encontro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 A participação portuguesa nas missões de paz da ONU
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 A educação para a paz
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 Psicologia Política
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 Congresso Internacional The Future of Mind and Behaviour Sciences,
Congresso (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2000 - 2000 Congreso al Encuentro de la Psicología Mexicana
Congresso (Outra)
Asociación Mexicana de Alternativas en Psicología, México
2000 - 2000 Congresso Latinoamericano de Alternativas em Psicologia
Congresso (Outra)
Unión Latinoamericana de Alternativas en Psicología, México

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Teaching academic, social and independence skills to slum children
Oficina (workshop)
Workshop Internacional “Dyslexia and Traumatic Experiences”. Universidade de Leipzig, de 21 a 27 de setembro de 2017.
Universität Leipzig, Alemanha
2017 - 2017 Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares.
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, de 6 a 8 de setembro de 2017.
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Psicología del lenguaje diplomático y político (The Psychology of diplomatic and political language).
Congresso
II Congresso Internacional sobre Interdisciplinariedade em Ciências Sociais e Humanas. Faro, 12 de maio de 2017.
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 School failure, relative concept and universal problem.
Congresso
1st European-Latin American Seminary of Educational Transformation. Leipzig, 13-15 July, 2016.
Consejo de Transformación Educativa (México) and University of Applied Sciences Saxony, Alemanha
2016 - 2016 School failure from a psychological perspective.
Congresso
Scientific Meeting in Psychology. Evora, 13th May, 2016.
Universidade de Evora and Universität Leipzig, Portugal
2016 - 2016 An intervention program to train academic & social skills to school children.
Congresso
International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. Faro, 5-6 May, 2016.
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 Projeto Insucesso Escolar no Alentejo. Intervenções em escolas de Évora
Outro
Poster apresentado no Dia da Escola de Ciências Sociais. Universidade de Évora, 14 de março de 2016.
Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Consideraciones sobre el rezago escolar
Congresso
II Congreso de Transformación Educativa.
UNAM, ULAPSI, ALFEPSI ET AL., México
2015 - 2015 Projeto: Centro Universitário Multidisciplinar para Atenção da Terceira Idade.
Seminário
Seminário de Investigação do Departamento de Psicologia.
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 Treating children at risk in poverty conditions.
Congresso
14th European Congress of Psychology
EFPA, Itália
2015 - 2015 Die Entwicklung Des Kindes In Armut (O desenvolvimento da criança na pobreza).
Simpósio
Wertschätzende Kommunikation in Bildungseinrichtungen
University of Applied Sciences Saxony, Alemanha
2015 - 2015 O ensino da psicologia em diferentes continentes: estudo comparativo.
Congresso
III International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos, Portugal
2015 - 2015 Problems of psychological development in poor countries
Conferência
Conferência-Erasmus
Universidade de Leipzig, Alemanha
2015 - 2015 Psychotherapie mit und für Diplomaten (Psicoterapia com e para Diplomatas).
Oficina (workshop)
Psychotherpie in Ausbildung und Praxis (A Psicoterapia no Ensino e na Prática).
Institut für Psychologische Therapie e.V., Alemanha
2015 - 2015 Psicologia política
Conferência
Semana da Psicologia
Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Some case studies on treatment of school failure in Portuguese children
Congresso
28th
The International Association of Applied Psychology, França
2014 - 2014 Academic achievement and failure in Portuguese and Spanish speaking school children
Simpósio
28th International Congress of Applied Psycholgy
The International Association of Applied Psychology, França
2014 - 2014 Projeto: Tratamento do insucesso escolar com técnicas cognitivo-comportamentais
Encontro
Jornadas de Investigação do Departamento de Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Tratamento do insucesso escolar em crianças portuguesas
Conferência
Conferência-Erasmus
Universidade de Leipzig, Alemanha
2013 - 2013 El fracaso escolar desde la perspectiva de la psicología
Congresso
I Congreso Internacional de Transformación Educativa
Consejo Nacional de Transformación Educativa, Universidad Nacional Autónoma de México,AMAPSI, Global University Network for Innovation, México
2013 - 2013 Fracaso escolar y su intervención en el aula
Conferência
Sesión Conmemorativa del 24 Aniversario del Centro Interdisciplinario de Atención Educativa (CIAEC
Universidad Autónoma de Baja California, México
2013 - 2013 Intervenção Cognitivo comportamental em casos de insucesso escolar
Congresso
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Braga
Universidade do Minho, Universidade da Corunha, Portugal
2012 - 2012 Psicología aplicada en las relaciones internacionales.
Conferência
Conferência magistral
Universidad Latina de Panamá, Panamá
2011 - 2011 Psicología y diplomacia
Congresso
V Congreso Internacional. La psicología en el siglo XXI
Centro Universitario de Ixtlahuaca, México
2011 - 2011 Psicología de la prevención e intervención en emergencias sociales
Congresso
V Congreso Internacional. La psicología en el siglo
Centro Universitario de Ixtlahuaca, México
2010 - 2010 Psicopatología del desarrollo: técnicas de intervención
Conferência
Conferência magistral
Universidad de Panamá, Panamá
2010 - 2010 Problemas psicológicos de los migrantes
Conferência
Conferência magistral
Universidad Latina de Panamá, Panamá
2008 - 2008 Treatment of school failure with behavioral techniques
Congresso
XXIX International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science, Alemanha
2007 - 2007 Intervenção real em terramotos
Simpósio
Simpósio Internacional – Perturbação Pós- Stresse Traumático
Escola Superior de Saúde de Portalegre, Portugal
2007 - 2007 Análise Psicológica das Diferenças Interculturais: Portugal e a Cultura Muçulmana
Oficina (workshop)
Curso
Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE), Portugal
2006 - 2006 Applied Psychology in international relations.
Congresso
XXIX Annual Scientific Meeting of the International Society of Political Psychology
Meeting of the International Society of Political Psychology, Espanha
2006 - 2006 A negociação diplomática
Conferência
Curso de Política Externa Nacional
Ministério de Negócios Estrangeiros, Portugal
2006 - 2006 Saúde mental e migração
Simpósio
Seminário “Intervir em Saúde em Contextos Migratórios”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006 - 2006 Psicologia do Migrante: Problemas e formas de intervenção
Conferência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 Problemas psicológicos dos migrantes
Seminário
Seminário “Capital Humano: A força motriz pra o Desenvolvimento das Sociedades”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 Psicologia Aplicada nas relações internacionais
Conferência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Modelos de apoio psicológico para pessoas com deficiências
Congresso
I Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 A psicologia aplicada nas relações internacionais
Encontro
II Encontro de Clínicas Universitárias. Universidade Nacional Autónoma do México
Universidade Nacional Autónoma do México- FES Iztacala, México
2004 - 2004 Educação especial e reabilitação 28 anos depois
Encontro
II Encontro de Clínicas Universitárias. Universidade Nacional Autónoma do México
Universidade Nacional Autónoma do México-FES Iztacala, México
2004 - 2004 Experiência mexicana do terramoto de 1985 na Cidade do México
Congresso
Congresso Internacional The Future of Mind and Behaviour Sciences
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 A negociação e a internacionalização
Seminário
Seminário “A gestão da diversidade – Lidar com os problemas interculturais".
2004 - 2004 Treino da sensibilidade intercultural e psicologia das negociações internacionais
Conferência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Análise Psicológica das Diferenças Interculturais: Sensibilidade Cultural e Comunicação Intercultural
Oficina (workshop)
Curso
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004 Treino de Negociadores: técnicas e estratégias na área empresarial
Oficina (workshop)
Curso
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 O Papel da Psicologia na diplomacia e na Paz
Conferência
Sessão de abertura do Centro de Estudos de Psicologia Política
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2003 Perfil Psicológico de George W. Bush e Saddam Hussein
Conferência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2002 - 2002 Psicologia e diplomacia
Congresso
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1992 - 1992 Contribución de la psicología a la educación especial
Congresso
Primer Congreso de Educación Especial
CGT-Universidad de Granada, Espanha
1992 - 1992 Estimulación precoz
Congresso
Primer Congreso de Educación Especial
UGT-Universidad de Granada, Espanha
1992 - 1992 Entrenamiento de personas ciegas
Congresso
Primer Congreso de Educación Especial
UGT-Universidad de Granada, Espanha
1992 - 1992 Psicología de la actividad
Congresso
Congreso Iberoamericano de Psicología
1991 - 1991 Comentários sobre uma bibliografia da psicologia mexicana contemporánea
Congresso
World Congress of the World Federation for Mental Health
World Federation of Mental Health, México
1991 - 1991 Psicología y educación especial
Congresso
. II Congreso Bienal del Colegio Nacional de Psicólogos
Colegio Nacional de Psicólogos, México
1991 - 1991 A teoria vygotskiana da actividade no desenvolvimento
Congresso
Conferência magistral
UNAM-Facultad de Psicología, México
1990 - 1990 La teoría de la actividad en la psicología moderna
Congresso
. I Encuentro Iberolatinoamericano de Psicología
1990 - 1990 30 años de psicología en México, 1959-1989
Congresso
I Congreso "Al Encuentro de la Psicología Mexicana"
Universidad Nacional Autónoma de México- AMAPSI, México
1990 - 1990 La psicología de la actividad y la problemática de la psicología en México
Congresso
I Congreso "Al Encuentro de la Psicología Mexicana"
Universidad Nacional Autónoma de México- AMAPSI, México
1989 - 1989 Problemas psicológicos produzidos pelo terremoto de 1985 no México
Simpósio
Simpósio de Formação Docente do Departamento de Psicologia Social da Sociedade de Psicologia da R.D.A
Gesellschaft für Psychologie der DDR, Alemanha
1989 - 1989 Psicopedagogia do Retardo no Desenvolvimento
Outro
Curso
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1988 - 1988 Contemporary Psychology in Mexico
Congresso
XXIV International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science, Austrália
1988 - 1988 O desenvolvimento do pensamento psicológico no México
Simpósio
Kolloquium der Sektion Psychologie der KMU, Leipzig
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1988 - 1988 Problemas da psicologia no México
Simpósio
Confêrencia magistral
Sektion Psychologie KMU, Alemanha
1987 - 1987 Psicología y educación especial: el aporte de la escuela cultural-histórica
Congresso
XXI. Congreso Interamericano de Psicología
Sociedad Interamericana de Psicología, Cuba
1986 - 1986 O trabalho dos psicólogos em situações de catástrofe: O caso dos terremotos de Setembro de 1985 no México
Conferência
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1984 - 1984 Behaviorismo e escola cultural-histórica
Conferência
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1983 - 1983 Aspectos da psicologia mexicana
Conferência
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1983 - 1983 Entrenamiento de padres con técnicas conductuales
Conferência
Conferência magistral
Universidad del País Vasco, Espanha
1983 - 1983 La influencia del ambiente social en el desarrollo psicológico
Conferência
Conferência magistral
Servicio de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Espanha
1983 - 1983 Diagnóstico y tratamiento del retardo en el desarrollo
Congresso
Curso de formación
Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Espanha
1982 - 1982 Una alternativa para atacar a escala social los problemas del retardo psicológico
Congresso
. VI Congreso Mexicano de Análisis de la Conducta
Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta, México
1982 - 1982 Entrenamiento de ciegos con técnicas conductuales
Congresso
. VI Congreso Mexicano de Análisis de la Conducta
Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta, México
1981 - 1981 El concepto de retardo en el desarrollo y sus implicaciones para la enseñanza y el entrenamiento
Simpósio
Simposio Interamericano sobre Dificultades en el Desarrollo Infantil
1981 - 1981 Análisis conductual aplicado al retardo en el desarrollo
Congresso
XI Simposio Internacional de Modificación de Conducta
Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta-Sociedad Peruana de Análisis de la Conducta, Peru
1981 - 1981 La modificación de conducta en niños con deficiencias sensoriales
Oficina (workshop)
Curso
Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru
1981 - 1981 La enseñanza de niños deficientes
Oficina (workshop)
Curso
Universidad de los Andes, Colômbia
1980 - 1980 Problems and results of Behavior Modification in the fields of Education and Rehabilitation in Mexico.
Congresso
XXII International Congress of Psychology
International Union of Psychological Science, Alemanha
1980 - 1980 Autismo y Lenguaje
Encontro
Reunión Anual de Investigación en Comunicación Humana
1980 - 1980 Terapia conductual y retardo mental
Conferência
Conferência magistral
Universidad de Guadalajara, México
1979 - 1979 A modificação do comportamento, fundamentos e áreas de aplicação
Conferência
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1979 - 1979 A Área de Educação Especial e Reabilitação na Carreira de Psicologia da UNAM-Iztacala
Congresso
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1979 - 1979 A modificação do comportamento no ensino dos psicólogos.
Congresso
Conferência magistral
Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1979 - 1979 Psicoterapia e Reabilitação psicoterapéutica de crianças no México
Conferência
Conferência magistral
Regionale Gesellschaft für Psychologie der DDR, Alemanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Teacher's attitudes, knowledge, and classroom management strategies for students with attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD): A cross-cultural comparison of teachers in South-Korea and Germany Yumi Lee (Doutoramento)
Universität Leipzig, Alemanha
2015 Sentido de Número e Desempenho em Matemática: Identificação e Acompanhamento em Alunos do 1º Cano e 2º ano de escolaridade Lília Sofia Ferreira Lopes Marcelino (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Alternativas en Psicología AMAPSI/ULAPSI
2017/10/24 - 2017/12/24 Frontiers in Psychology Frontiers in Psychology
2016/02/01 - 2016/10/24 Health Psychology Review
2013/01/01 - 2013/12/31 International Review of Political Psychology (2068-6315) Alexandre Dorna
2004/01/01 - 2004/12/31 Psicología para América Latina ULAPSI

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/11/22 - 2022/11/25 Gestão do stresse Psicologia (Magister) Universidad Veracruzana, México
2017 - 2017 Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Portugal
2017 - 2017 Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar. Extensão e divulgação científica (Curso médio) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Portugal
2017 - 2017 Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Portugal
2017 - 2017 Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Portugal
2016 - 2016 Workshop: Treino de competências para crianças com NEE Extensão e divulgação científica (Curso médio) Departamento de Educação Especial e Direção do Agrupamento de Escolas número 2 de Évora,, Portugal
2016 - 2016 Psychotherapie mit und für Diplomaten (Psicoterapia com e para Diplomatas). Especialização (Curso médio) Institut für Psychologische Therapie e.V. (IPT) de Leipzig,, Alemanha
2013 - 2013 Rezago escolar, estrategias de intervención Especialização (Curso médio) Universidad Autónoma de Baja California, México
2013 - 2013 Intervención con personas con discapacidad visual Especialização (Curso médio) Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado, México
2013 - 2013 Intervención a personas con discapacidad intelectual. Especialização (Curso médio) Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado, México
2011 - 2011 -Tratamiento conductual de las desviaciones del desarrollo infantil Especialização (Curso médio) Universidad Latina de Panamá, Panamá
1989 - 1989 -Métodos de Observação e Registo na Modificação do Comportamento. Especialização (Curso médio) Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1989 - 1989 Psicopedagogia do Retardo no Desenvolvimento Especialização (Curso médio) Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1988 - 1988 -Técnicas Psicológicas com Crianças Deficientes Especialização (Curso médio) . Instituto de Artes y Ciencias de Barranquilla (Colômbia), Colômbia
1983 - 1983 El consejo de los padres en la escuela Especialização (Curso médio) Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Espanha
1983 - 1983 -Diagnóstico e Tratamento das Pessoas Deficientes Especialização (Curso médio) Universidad del País Vasco, Espanha
1983 - 1983 El retardo en el desarrollo: Diagnóstico y tratamiento Especialização (Curso médio) Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Espanha
1981 - 1981 Diagnóstico y tratamiento de niños deficientes Especialização (Curso médio) . Sociedad Chilena de Análisis de la Conducta, Chile
1979 - 1979 -A Análise Experimental do Comportamento Especialização (Curso médio) Sektion Psychologie der KMU, Alemanha
1978 - 1978 -A Modificação do Comportamento Especialização (Curso médio) Sektion Psychologie der KMU, Alemanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/01 - Atual American Psychological Association
2014/07 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
Distinções

Outra distinção

1988 Titular da Cadeira Internacional Wilhelm Wundt
Universidade de Leipzig (Alemanha), Portugal