???global.info.a_carregar???
Maria de São Pedro Lopes. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos da Criança em 2007 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Curso Superior de Educação pela Arte em 1978 pelo(a) Conservatório Nacional de Lisboa. É Investigador no(a) Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 9 capítulo(s) de livros e 11 livro(s). Orientou 8 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 13. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação artística; Educação Artística; Intervenção Artística; Intervenção Cultural; Boas práticas docentes; Partilha de Práticas; 3T´s - Teachers Teaching Teachers; Práticas pedagógicas; Regime de ensino à distância; Regime de ensino presencial; Partilha de experiências; Jornadas Pedagógicas; Trabalho pedagógico de docentes; Prática pedagógica: dimensão científica; Prática pedagógica: dimensão metodológica; Prática pedagógica: dimensão organizacional; Prática pedagógica: dimensões relacionais e pessoais; Património Cultural; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de São Pedro Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Maria de São Pedro
  • Lopes, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
4017-CAE0-2E6E

Moradas

  • Campus 1 Rua Dr. João Soares Apt 4045, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação Dramática
Universidade do Minho, Portugal
"O Saber Dramático: a Construção e a Reflexão na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Licenciatura em Teatro e Educação (Licenciatura)
Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal
1975
Concluído
Curso Superior de Educação pela Arte (Bacharelato)
Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
1974
Concluído
Curso de Música Orff Schulwerk (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal
2009 - 2014 Investigador (Investigação) Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1998 - 2008 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lopes, Maria de São Pedro. "Sinto que Estou no Sonho das Nuvens: O Percurso Histórico-cultural dos Diversos Habitantes de Santo António dos Cavaleiros, através da Expressão Dramática". Ensinarte (2003):
  2. Lopes, Maria de São Pedro. "Da Polifonia a Três Vozes ao Uníssono: O Princípio da Reflexividade na Educação Artística dos Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância". Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (2001):
  3. Lopes, Maria de São Pedro. "Expressão Dramática e História Local". Educação & Comunicação (2000):
  4. Lopes, Maria de São Pedro. "Bridging the Generation Gap: The Collection of Social Histories in the Portuguese Heritage Language Programme". The Canadian Modern Language Review (1991):
Capítulo de livro
  1. Lopes, Maria de São Pedro. "Projeto «Laboratório de Criação Artística»". In IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2015.
    Publicado
  2. Lopes, Maria de São Pedro. "Políticas Públicas para a Cultura: reflexões a partir de experiências entre instituições parceiras no desenvolvimento cultural". In Políticas Públicas para a Cultura: dinâmicas, tensões e paradoxos. 2014.
    Publicado
  3. Lopes, Maria de São Pedro. "Da intervenção artística à investigação: uma experiência entre escolas vizinhas". In Atas da II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2013.
    Publicado
  4. Lopes, Maria de São Pedro. "Da Intervenção Artística à Investigação: uma experiência entre escolas vizinhas". In Animação Cultural: Descobrindo Caminhos. 2012.
  5. Lopes, Maria de São Pedro. "As linguagens artísticas e a pedagogia para a autonomia na formação de educadores /professores – uma experiência na ESECS /IPLEIRIA". In Atas do Congresso Ibérico/5º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia. 2011.
  6. Lopes, Maria de São Pedro. "Teatro e Expressão Dramática: uma discussão de conceitos". In As Artes na Educação – Contextos de Aprendizagem Promotores de Criatividade. 2010.
    Publicado
  7. Lopes, Maria de São Pedro. "A Flor da Lua ou o Dia de Monet: Reflexões em Torno da Experiência de Criação Dramática". In Actas do Congresso Ibero-americano de Educação Artística: Sentidos Transibéricos. 2008.
  8. Lopes, Maria de São Pedro. "Do Imaginário do Outro a Textos e Corpos Reais — O Mário Botas e “Nós”". In Pedagogias do Imaginário: Olhares sobre a Literatura Infantil. 2002.
  9. Lopes, Maria de São Pedro. "Dimensão Intercultural no Programa de Expressão e Educação Dramática". In Gestão Intercultural do Currículo — 1º Ciclo. 1998.
Livro
  1. Lopes, Maria; Basto, M. P; Henriques, P. B. F.. Autor correspondente: Henriques, P. B. F.. Memórias Fotográficas do Vau. Óbidos, Portugal: Câmara Municipal de Óbidos e Junta de Freguesia do Vau. 2022.
    Publicado
  2. Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Maria de São Pedro Lopes (Org.). 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artísticas. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria. 2021. Politécnico de Leiria. 2021.
  3. Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel (Coord.). Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria. 2021. Politécnico de Leiria. 2021.
  4. Sousa, Jenny; Kowalski, Maria; Lopes, Maria de São Pedro. Educação artística : Intervenção e Investigação em Contextos Escolares. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria. 2020.
  5. Sousa, Jenny Gil; Sousa Santos, Maria João; de São Pedro Lopes, Maria. Emoções, Artes e Intervenção. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria. 2020.
  6. Lopes, Maria. Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Isabel; Melo, Maria do Céu. Expressão Dramática - das práticas à reflexão. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria. 2020. Politécnico de Leiria. 2020.
    Publicado
  7. Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; et al. Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de Leiria. Instituto Politécnico de Leiria. 2019.
  8. Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Sousa, Jenny; Lopes, Maria de São Pedro. Reflexões sobre Património e Intervenção Artística. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2018.
    https://doi.org/10.25766/a9dt-mx08
  9. Lopes, Maria de São Pedro; Barreira, Catarina Fernandes. Intervenção Cultural e Educação Artística. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2016.
    https://doi.org/10.25766/cts5-d837
  10. Lopes, Maria de São Pedro. Da participação na Cultura à Cultura da Participação. 2014.
    Editor
  11. Lopes, Maria de São Pedro. Cultura e Participação: A animação sociocultural em contextos ibero-americanos. 2014.
    Editor
  12. Lopes, Maria de São Pedro. Animação Cultural: Descobrindo Caminhos. 2012.
    Editor
  13. Lopes, Maria de São Pedro. O Saber Dramático: A Construção e a Reflexão. Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian. 2011.
    Publicado
  14. Lopes, Maria de São Pedro. Uma Longa Viagem: História da Emigração Portuguesa para o Canadá. Canadá. 1996.
    Editor
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2011 Da Intervenção Artística à Investigação: uma experiência entre escolas vizinhas I COLÓQUIO DE ANIMAÇÃO CULTURAL - Animação Cultural em Contexto: Comunidade e Território
(Castelo Branco)
2011 As linguagens artísticas e a pedagogia para a autonomia na formação de educadores /professores – uma experiência na ESECS /IPLEIRIA Congresso Ibérico/5º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia
(Minho)
2010 Das Linguagens Artísticas da Formação Pré-Bolonha à Formação Inicial Actual – uma experiência na ESCS/IPLeiria V Encontro das Áreas Artísticas na Educação
(Castelo Branco)
2008 A Flor da Lua ou o Dia de Monet: Reflexões em Torno da Experiência de Criação Dramática V Encontro das Áreas Artísticas na Educação
(Extremadura)
2005 A Expressão Dramática e a Educação para a Cidadania VII Jornadas de Educação: Educar para a Cidadania através da Arte
(Minho)
2004 Drama and Teacher Training National Drama Conference: Thinking Drama
(Canterbury)
2001 Da Polifonia a Três Vozes ao Uníssono: o Princípio da Reflexividade na Educação Artística dos Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância VI Congresso Galaico-Português de Psicoped
(Minho)
2001 Do Imaginário do Outro a Textos e Corpos Reais — O Mário Botas e Nós Iº Congresso Internacional de Literatura Infantil: Pedagogias do Imaginário
(Vila Real)
2001 Expressão Dramática e História Local 3º Encontro de Educação da Ajuda: Dar a Volta ao Texto — Da Animação à Pedagogia
(Ajuda)
1998 Crianças de Origem Portuguesa no Canadá: Relato de uma Experiência IVº Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Aveiro)
1993 No Tempo dos Nossos Avós International Languages Educators Conference: Global Challenges in Language Education
(Ontário)
1992 Stories from Gandmother: Intergenerational Interviewing Symposium Portugal, Brazil, Canada — Migration Language and Culture
(Ontário)
1992 Discussion on Research Projects in the Portuguese Community of Toronto Symposium on Heritage Languages in Toronto
1989 The Portuguese Community: A Perspective Through Slides Metropolitan Separate School Board

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Impacto das Linguagens Artísticas na criação de Relações Interpessoais em Idosos Institucionalizados
Coorientador de Salomé da Silva Gomes Martins
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Cegonha de mim
Coorientador de Enne Marx Beserra
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 As Linguagens Artísticas no Quotidiano dos Idosos
Coorientador de Ana Cristina Catarino Baltazar
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 A dança criativa como veículo de expressão para mulheres vítimas de violência doméstica
Orientador de Marina Costa Negreiros
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Projeto Cria [Ativa Mente] As Expressões Artísticas, Dramática e Plástica, como forma de intervenção em contexto de Lar de Infância e Juventude
Coorientador de Ana Lúcia Gomes Ferreira da Silva
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano
Coorientador de Joana Rita Gomes Henriques Rebelo
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural Ucraniana
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Mais laços e menos nós
Coorientador de Ana Catarina Ferreira Oliveira Guedes
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Que relações de colaboração se estabelecem num contexto do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quando se trabalha através de projetos
Orientador de Ana Filipa Oliveira Nunes
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Projeto ExperienciARte: A Expressão Dramática como forma de Intervenção com Jovens acolhidas em Lar de Infância e Juventude
Coorientador de Joana Filipa da Costa Vieira
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: “Qual o contributo da expressão dramática para o desenvolvimento de competências relacionais dos alunos, no decorrer do trabalho de grupo?
Orientador de Joana Carla Fanha Delgado
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância
Orientador de Catarina Bernardino Mendes
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: O Contributo da Expressão Dramática para o Desenvolvimento de Competências Expressivas e Comunicativas
Coorientador de Diana Margarida da Silva Oliveira
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º ano
Orientador de Sandra da Conceição Bret Medeiro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Poderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica
Orientador de Idalina Maria Leitão
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 A criação teatral e a construção de relações - da recusa ao envolvimento
Coorientador de Dina Margarida Ferreira Gabriel
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Currículo e a Diversidade
Orientador de Magda de Figueiredo Lopes
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A expressão dramática na perturbação mental
Coorientador de Joana Mafalda Maduro Gomes
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Papel da expressão dramática no desenvolvimento de contextos criativos facilitadores da resolução de problemas
Coorientador de Ausenda da Conceição Silva
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Expressão Dramática para a criação de contextos de Escrita Criativa numa turma do 4.º ano
Orientador de Bárbara Janice Correia Santos
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Histórias de vida de famílias e educação parental : um estudo caso para inverter ciclos geracionais disfuncionais
Coorientador de Catarina Alexandra da Cruz Bagagem
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 MIMO – Museu de Imagem em Movimento : Impacto no Desenvolvimento Comunitário
Orientador de Sílvia Maria Ferreira Ambrósio Amador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Os contributos do jogo dramático para a construção de histórias
Orientador de Inês Lopes Custódio
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2010 A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
Coorientador de Jenny Gil Sousa
Universidade Aberta, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 As entidades do terceiro setor do Concelho de Tomar – Alguns contributos para o desenvolvimento local Sónia Sofia Alves Bastos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 A influência da avaliação do desempenho docente na satisfação profissional dos professores do ensino público Nuno Miguel Costa Monteiro Cerejo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Analisando o contributo da aula de Matemática no Desenvolvimento da Capacidade de Cooperação entre Pares Sofia Fernandes Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2º ano de escolaridade Andreia Ferreira Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Pioneiros da Educação pela Arte: Enfoques Biográficos sobre Alice Gomes, Cecília Menano e Maria Manuela Valsassina Maria João Craveiro Lopes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em educação de infância e em 1º CEB: A brincadeira na área da casinha como tempo e espaço para interações Natacha Santos Nascimento (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Para uma Educação pela Arte: práticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças vítimas de bullying Selma Filipa Ferreira Fidalgo Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Voluntariado: um contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário – um estudo de caso Neuza Patrícia Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 Educação como Processo de Mudança – Contributo para o Desenvolvimento Pessoal e Social Maria José Daniel Lopes Carolino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 À descoberta de ser Educadora e Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico… aprendendo com as crianças Janine Patrícia Teixeira Almei (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 Educação e Formação de Adultos: a visão das formandas do curso de formação de calceteiros Marta Daniel de Sousa Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 A prática Pedagógica em Educação de infância: A construção da identidade profissional e o desenvolvimento da capacidade de investigação candidata Rita Alexandra Santos Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: Qual o contributo da construção do fantoche no projeto ”O Nabo Gigante” para a interação com a comunidade? Claudia Sofia Freire Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 Leiria, Cidade Educadora: Teatro, Educação e Cidadania Cecília Maria Domingues Pedrosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Vila da Benedita entre 1962 e 1964: refletindo sobre as modificações económicas, sociais, educativas e culturais Andreia Bernardino Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de infância e Ensino do 1º CEB: A Aprendizagem de vocabulário através da canção Joana Daniela Gonçalves Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 Aspectos Teóricos e Metodológicos do Teatro Social: sua Aplicação numa Comunidade de Jovens do Baixo Alentejo Ana Cristina Russo Chafirovitch (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O Fantoche em Jardim de Infância: um Recurso à Integração Social da Criança Inibida Cátia Alexandre Lopes da Cruz Bailote (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Os Fantoches na educação Pré-Escolar e o desenvolvimento de competências sociais Letícia Figueira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012 As Formas Animadas e a Criatividade Sónia Patrícia Alves Pires Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 A Expressão Dramática/Teatro no 1º Ciclo do Ensino Básico - Conceções e Práticas de Professores Berta Maria de Almeida Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Expressão Musical em Actividades de Enriquecimento Curricular: Estudo Exploratório no Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo Maria João Calapez de Albuquerque Veloso Machado (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: A influência das estratégias do educador durante a hora do conto, na criatividade da criança Carla Patrícia Ferreira dos Santos Peres (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 As expressões Artísticas Integradas nos Processos de Mediação em Animação Sociocultural - Contributos para um novo modelo de Intervenção Eva Maria Lino do Patrocínio Santos Lacerda Corrêa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2011 Projeto das Histórias Animadas: Um Estudo Exploratório na E.B. dos 2º e 3º ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira Lourinhã Rute Isabel Marta Nunes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011 Expressão Plástica: O Impacto da dimensão do suporte na produção gráfica das crianças Inês Raquel Nobre Caçoila (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: Contributo das ilustrações dos livros infantis no desenvolvimento do pensamento criativo na Educação de infância Ana Rita de Jesus Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: O Contributo da implementação de Estratégias de leitura na Representação Gráfica Infantil Rosa Maria Henriques Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: O Jogo Dramático e o desenvolvimento de competências Raquel Filipa Ferreira Ulpiano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica : O Jogo Dramático em contexto de jardim de infância Marília Coelho Ezequiel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: a construção de fantoches e a interacção entre pares Mafalda Filipa dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: contributo da Expressão Plástica para o desenvolvimento da motricidade fina Joana Rita Sousa Florindo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica – A Expressão Dramática e o Desenvolvimento de Competências Maria Trindade Fialho Marques Castelhano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica: A Dança na educação de Infância Maria Manuela Delgado Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 O jogo dramático na resolução de problemas suscitados por histórias Vanessa João Simão Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Da reflexão à investigação em educação de Infância – as interacções e o jogo dramático Vanessa da Silva Agostinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 Reflectindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Desenvolvimento de competências na construção da área da colagem Sofia Rodrigues Madeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 Contributos da Experiência da Educação pela Arte (1971-1982) para a Educação Artística em Portugal Maria Margarida Gomes Câmara (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal