Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Andreia Susana Magalhães Correia
Nomes de citação
- Andreia Magalhães
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 421A-6A83-CB5B
- ORCID iD
- 0000-0003-4489-4408
Endereços de correio eletrónico
- asmcorreia@fba.up.pt (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/10/01 - 2016/01/06
Concluído
|
Doutoramento Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Estudos artísticos
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A disseminação do filme nas artes visuais (1958-1980). Da produção artística à integração em colecções. O enquadramento internacional
e o caso português. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção |
2009/06/15 - 2009/06/26
Concluído
|
Film Preservation and Historiography (Outros)
Especialização em Preservação de filme e arquivos cinematográficos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
|
2006/11/06
Concluído
|
Cultura e Comunicação (Mestrado)
Especialização em Documentário
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Imagem em movimento nos museus de arte contemporânea: Proposta de um modelo de catalogação. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1994 - 1999/09/10
Concluído
|
História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/10 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - 2007 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal | ||
2000 - 2002 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/04/01 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Câmara Municipal de São João da Madeira, Portugal |
Centro de Arte Oliva , Portugal | ||
2007 - 2017 | Consultora para projetos de museologia | Quaternaire Portugal , Portugal |
2013/04/01 - 2016/01/31 | Coordenadora de Museoologia | Fundação Museu do Douro, Portugal |
Fundação Museu do Douro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/10/01 - 2012/10/31 | Bolseiro de doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1999/12 - 2000/06 | Estágio | Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09 - 2014/11 | Programa de Acervos da Universidade São Paulo - Filmes e Vídeos de artistas na coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade
de São Paulo (MAC/USP), (Brasil)
___
Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea, Brasil |
Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea
Concluído
|
2010 - 2010 | Investigadora no departamento de Coleções e departamento de Media Arts, San Francisco Museum of Art, São Francisco, EUA
SFRH/BD/43521/2008
Investigadora no âmbito do doutoramento no Museu de Arte Moderna de S. Francisco
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/09 - 2009/12 | Investigação no âmbito do doutoramento no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), EUA
SFRH/BD/43521/2008
Investigadora no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque
Museum of Modern Art, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/01/02 - 2007/04/30 | Bolseira Leonardo da Vinci, Netherlands Institute for Media Art, Amsterdão
__
Estágio transnacional
|
Universidade do Porto
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/23 - 2026/03/22 | A Imagem em Movimento na Arte Portuguesa (1950-2010): Estudo para a Criação de um Catálogo Online sobre a Produção Artística
em Filme e Vídeo
i2ADS.2024.IMAP
Investigador responsável
|
Em curso
|
2013 - 2015/11 | Catálogo online de filmes e vídeos de artistas portugueses
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 417 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0417/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/02 - 2013/12/30 | Documentação de Arte Contemporânea
PTDC/EAT-MUS/114438/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal |
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
2008/10/01 - 2012/09/30 | A DISSEMINAÇÃO DA IMAGEM EM MOVIMENTO NOS MUSEUS DE ARTE: DA ANÁLISE DA HISTÓRIA E MUSEALIZAÇÃO A PLANIFICAÇAO DE UMA COLECÇÃO
SFRH/BD/43521/2008
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/05 | Constantin Brancusi: A imersão da escultura no fluxo do espaço e do tempo cinematográfico. | Intermedial Connections: Impurity in the Arts
Theatre and Film School of the Lisbon Polytechnic Institute (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/02 | Conservation of contemporary art from the viewpoint of a curator: Projects, collection care and exhibitions. | Aula aberta no Curso de Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais
Universidade Católica - Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2021/10/16 | El Centro de Arte Oliva y sus colecciones residentes. Colecciones privadas, museos públicos de arte contemporáneo | Curso de Outono Colecciones privadas, museos públicos de arte contemporáneo
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
|
2018/11/29 | Conferência: Núcleo de Arte Oliva: considerações sobre a autonomia, os contextos, os agentes e a construção da identidade de um centro de arte | The Museum Reader: «Is the Museum a Battlefield?» An International Conference
Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/24 | OFF CENTRE AND IN BETWEEN: a conversation about the educational project of Centro de Arte da Oliva - São João da Madeira - Portugal | International Meeting on Museum Education & Research #1 Rethinking Museum Theory and Practices
i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society Faculty of Fine Arts (FBAUP) - U. Porto
|
2014/10/07 | A produção artística em filme e a sua integração no museu – uma perspectiva histórica. | Seminário Internacional Arte Contemporânea: preservar o quê?
Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2013/06/21 | Films in Art Museums: In a troubled position between the archive and the collection. | Performing Documentation in the Conservation of Contemporary Art
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2012/10/02 | Organização de coleções de filmes de artistas, a dissolução necessária entre o arquivo e a reserva. | Documentaça~o, museus e histo´ria
Instituto de Histo´ria da Arte, Faculdade Cie^ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/09/24 | What is the meaning of “original” in artists’ films? On the history of the exhibition of Mar (I, II, III) by Fernando Calhau | Seminário Exposing Exhibition
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/03/10 | Planning exhibition galleries for time-based art: several questions and a few answers. | Seminário Access2CA: Access to Contemporary Art Conservation
Museu de Serralves (Porto, Portugal)
|
2009/02/12 | Proyecto de recuperación de obras iniciales de videoarte en Portugal. , Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofi´a, 2009. (Publicado nas actas da confere^ncia). | 10ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofi´a (Madrid, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | A Relação Entre o Poema e as Artes Visuais – Projeto Curatorial
Orientador
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - Atual | Estágio curricular no Centro de Arte Oliva, estudo das artistas numa coleção.
Orientador
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - Atual | Arte Cinemática: Instalação e Imagens em Movimento em Portugal (1990-2010),
Orientador
|
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - Atual | Uma coisa em forma de assim. Conservação da Arte Bruta: a coleção Treger/Saint Silvestre
Coorientador
|
Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2024/06 - 2025/06/20 | Documentação de Exposições de Arte Contemporânea [Dissertação, tit.provisório].
Orientador
|
Mestrado de Estudos de Arte, vertente Estudos Museológicos e Curadoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/10/06 - 2025/04/06 | Estágio curricular no âmbito da curadoria de exposições.
Orientador
|
Mestrado de Estudos de Arte, vertente Estudos Museológicos e Curadoriais, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023/12/07 | A Curadoria como prática de Serviço Público
Orientador
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2020/12/14 | O Cinema Exposto: Entre a Galeria e o Museu, Exposições de Realizadores Portugueses (2001-2020)
Orientador
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2012 - 2013 | Reapresentar Arte Impermanente
Coorientador
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/19 - 2025/03/09 | Coordenação de produção do projeto de exposição Ana Vieira: Cadernos de montagem e das componentes editorial e programa público. (2024/10/19 - 2025/03/09)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Arte Oliva , Portugal |
2024/06/28 - 2024/09/15 | Coordenação de produção do projeto de exposição Portugal Ano 0, 2024 e programa público.
28 junho — 15 setembro 2024 (2024/06/28 - 2024/09/15)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Arte Oliva , Portugal |
2023/10/21 - 2024/06/02 | Coordenação de produção do projeto de exposição A Revolução na Noite e das componentes editorial e programa público. (2023/10/21 - 2024/06/02)
Exposição
|
Centro de Arte Oliva , Portugal |
2024/05/29 - 2024/05/29 | Apresentação e lançamento do catálogo A Revolução na noite. Organização do evento e moderação da mesa redonda com a participação
de Ana Anacleto (curadora) e Joana Machado (designer). (2024/05/09 - 2024/05/29)
Mesa-redonda
|
Centro de Arte Oliva , Portugal |
2024/03/23 - 2024/03/23 | Apresentação e lançamento do catálogo Trabalho Capital. Com a participação de Emília Tavares, João Freire, Jorge Leandro Rosa,
Sandra Vieira Jurgens, Sérgio Alves (Atelier d’Alves) e Susana Rodrigues. Apresentação e moderação de Andreia Magalhães, diretora
artística do Centro de Arte Oliva e Paulo Mendes, curador da exposição Trabalho Capital e editor do livro. (2024/03/23 - 2024/03/23)
Mesa-redonda
|
Centro de Arte Oliva , Portugal |
2023/12/16 - 2023/12/16 | Apresentação e lançamento do catálogo da exposição R2/ Fabrico Suspenso: Itinerários de trabalho. Com participação de Lizá Defossez Ramalho, Artur Rebelo e os curadores da exposição Paula Pinto e Joaquim Moreno. Moderação Andreia Magalhães. (2023/12/16 - 2023/12/16) | Centro de Arte Oliva , Portugal |
2023/09/21 - 2023/09/22 | Matéria Impressa - Feira de publicações de arte. A mostra combinou a apresentação dos projetos de editoras independentes
e de espaços artísticos, e também os livros premiados das quatro últimas edições do Prémio Design de Livro (2020-2023), promovido
pela DGLAB (República Portuguesa Cultura). (2023/09/21 - 2023/09/22)
Festival (Coorganizador)
|
Centro de Arte Oliva , Portugal Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/11/18 - 2022/11/19 | Organização do Seminário Culturas paralelas. Seminário internacional em que se debateram as relações entre arte bruta e arte
contemporânea. Financiamento DGARTES. Participantes: Charlote Laubard
(Professora e Diretora do Departamento de Artes Visuais da HEAD - Geneva School of Art and Design), Lucia Casani (Diretora
da La Casa Encendida, Madrd), Lisa Slomisnky (Slominski Projects, London, UK), Antonia Gaeta (Curadora, Lisboa), Mattia Denisse
(Artista, Lisboa), Estúdio do Alhures (Porto) e Insito (Porto); Siívia das Fadas (realizadora). (2022 - 2022)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Centro de Arte Oliva , Portugal |
2022/01/29 - 2022/01/29 | Conversa com Pablo Berástegui Lozano, Ângela Ferreira e João Sousa Cardoso sobre a exposição e catálogo da exposição “O Efeito do Observador”. Moderação Andreia Magalhães. (2022/01/29 - 2022/01/29) | Centro de Arte Oliva , Portugal |
2017/04/05 - 2017/04/05 | Programação do ciclo integral de filmes dos artistas Fischli/Weiss. Há Filme na Baixa, Porsto/Post/Doc
(2017 - 2017)
Outro
|
Porto/Post/Doc, Portugal |
2014/12/01 - 2014/12/01 | Organização do Seminário Paisagem: matéria <=> ficção, Museu do Douro. Participantes António Preto, Duarte Belo, Eduardo Brito,
André Valentim, Carla Cabral, Rodrigo Malvar, Marina Prieto Lencastre e Paulo Farinha Marques. (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/22 - Atual | Oradora no 1ª edição do Forum das Artes Visuais. 1ª edição. A organização do fAV – fórum das Artes Visuais é da iniciativa da AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal, Appleton – Associação Cultural e Umbigo Magazine. Anualmente são eleitos dois temas para serem debatidos em diversas mesas redondas e posterior apresentação de um documento para que seja divulgado junto da comunicação social e agentes do meio que podem, e devem, questionar e melhorar as suas práticas. |
AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal,, Portugal
|
2022 - Atual | Seminário História das Exposições
Seminário
|
Mestrado em Estudos de Arte (MEA)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/12/12 - 2024/12/12 | A catalogação como estratégia de preservação de obras de arte de imagem em movimento, palestra no XVIII Encontro de CTDI –
Suportes e Conteúdos da Gestão da Informação, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Encontro
|
XVIII Encontro de CTDI Conferência Suportes e Conteúdos da Gestão da Informação: desafios atuais e caminhos futuros
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
|
2024/11/28 - 2024/11/28 | Mediadora no webinar Museu de Arte Moderna e Contemporânea: Estratégias Operacionais para o Presente. Mediadora. Organizado
pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdae de Letras da Universidade do Porto
Seminário
|
Museu de Arte Moderna e Contemporânea: Estratégias Operacionais para o Presente.
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2024/11/16 - 2024/11/16 | Participação na 4ª edição do Colóquio Políticas de Gosto.
Mediação: Miguel von Hafe Pérez (curador e programador do CAV) Andreia Magalhães (programadora e directora artística do Centro
de Arte Oliva), José Marmeleira (jornalista e crítico de arte), Marta Mestre (curadora e directora artística do CIAJG) e Nuno
Rodrigues (fundador e director do Curtas Vila do Conde).
Mesa-redonda
|
4ª edição do Colóquio Políticas de Gosto
Centro de Artes Visuais, Portugal
|
2024/07/01 - 2024/07/07 | Oradora no Painel "Boas práticas nos equipamentos culturais” sobre práticas de acessibilidade física e inclusão implementadas
no Centro de Arte Oliva no Encontro Diversidade Funcional – promover a Inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Organização DGARTES e Estrutura de Missão para as Acessibilidades.
Encontro
|
Encontro Diversidade Funcional – promover a Inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e na Rede Portuguesa de
Arte Contemporânea
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2024/05/24 - 2024/05/24 | Oradora na mesa redonda: Arte Contemporânea em Rede: desafios e expetativas. O debate em torno do papel da Rede Portuguesa
de Arte Contemporânea (RPAC) na valorização e divulgação da arte portuguesa contemporânea e na promoção do trabalho em rede
e de sinergias entre os seus equipamentos, e lança a discussão de possíveis modelos de parceria e intercâmbio para a criação
e circulação de artistas e exposições a nível internacional.
Mesa-redonda
|
Millennium Art Talks, DGARTES, ArcoLisboa2024
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2024/04/22 - 2024/04/25 | ENCATC Academy on Sustainable Cultural Management and Policy, Lille, 22-25 April 2024. A academia ENCATC de 2024 focou-se
no desenvolvimento e implementação de projetos e políticas de sustentabilidade ambiental das instituições culturais. Promoveu
que o encontro de 30 profissionais de museus na europa no Palais de Beaux Arts, Lille (França). Evento co-financiado pela
União Europeia, Goldsmiths University e Nemo - Network of Museums Organizations (NeMO). A minha participação foi apoiada
com a atribuição de uma bolsa da NeMO.
Simpósio
|
ENCATC Academy on Sustainable Cultural Management and Policy, Lille, France, 22-25 April 2024, Palais des Beaux-Arts, Lille
ENCATC Academy , Bélgica
Goldsmiths University of London, Reino Unido |
2024/04/06 - 2024/04/06 | Oradora na conversa We Care A Lot: lançamento da revista Leonorana, MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, com
Isabel Carvalho, Susana Caló, Andreia Magalhães, Márcia Novais, Pedreira e Cristiana Vale Pires. Número especial da revista
Leonorana realizado em parceria com o MAAT, sobre questões de saúde mental como uma prioridade na reflexão da cultura contemporânea.
Mesa-redonda
|
Conversa We Care A Lot: lançamento da revista Leonorana
MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal
|
2023/11/15 - 2023/11/15 | Participação na formação pedagógica. “Como motivar a participação dos estudantes nas aulas teóricas não obrigatórias. “ (3
horas)
Outro
|
Como motivar a participação dos estudantes nas aulas teóricas não obrigatórias. “
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/09/04 - 2023/09/28 | Unlocking the power of museums for Sustainable Development. Participante de um grupo de 20 profissionais de museus europeus
num workshop para criar um plano de sustentabilidade para as suas instituições. Workshop (4 sessões) de colaboração entre
NEMO e ICCROM, realizado para capacitar os participantes (de museus) a compreenderem o desenvolvimento sustentável e os ODS,
e formularem e implementarem planos para colocar essas ideias em prática.
Oficina (workshop)
|
Unlocking the power of museums for Sustainable Development
NEMO – The Network of European Museum Organisations, Alemanha
|
2021/09/29 - 2021/10/20 | Participante da escola de Verão Adeste Summer School 2021. “From Audience to People: a journey for changemakers” Summer
School ADESTE + dinamizada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Projeto destinado a profissionais, instituições e organizações
culturais que visa melhorar competências e conhecer ferramentas inovadoras para potenciar a experiência dos públicos e aumentar
a participação cultural. Seis sessões em rede internacional de entidades culturais de países como a Croácia, Dinamarca, Itália,
Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra.
Oficina (workshop)
|
From Audience to People: A journey for changemakers
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2014/01/28 - 2014/02/18 | Curso Social Networking for Gallerists and Art Professionals, orientado pelo Node Center (Curatorial Studies Online), sobre
estratégias e práticas bem-sucedidas de redes sociais para profissionais do mundo da arte, como artistas, curadores e galeristas,
introduziram estas plataformas como uma ferramenta de visibilidade global e interação com a comunidade.
Oficina (workshop)
|
Social Networking for Gallerists and Art Professionals,
Node center, Alemanha
|
2013/10/31 - 2013/10/31 | Mesa-redonda “Film in 2013: What? How? Why?” in Future Places, Porto, Universidade do Porto e UT Austin Portugal.
Mesa-redonda
|
Future places: Media lab for citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/25 | Espaço entre os dedos: projeto do Mestrado em Artes Cénicas, especialização Criação Teatral
Arguente principal
|
MARGARIDA BEZERRA DE SOUSA LOPES E BASTOS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/12/07 | A Curadoria como prática de Serviço Público
Vogal
|
Maria do Rosário Silva Marques da Costa Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/10/02 | Ana Vieira, uma casa desconhecida. Documentação e resgate de uma memória. Doutoramento em Conservação e Restauro do Património,
Universidade NOVA de Lisboa
Vogal
|
Sofia Alexandra Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
2023/01/26 | Exibição de cinema independente na cidade do Porto : o caso do Batalha Centro de Cinema no contexto europeu
Arguente principal
|
Mafalda Barbosa Trigueiro da Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2022/02/24 | Contemporary art in the museum: responsibilities and professional roles of care.
Vogal
|
Maria Theodoraki (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/03/04 | Processo artístico desde que o Museu d’Art Contemporani de Barcelona seleciona um artista até à montagem e manutenção de exposições
temporárias : juízos práticos e conduta no caso de estudo da exposição temporária de Fina Miralles
Arguente principal
|
Mafalda Silva Loureiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2020/12/14 | Locais do cinema - Espectatorialidade e curadoria
Arguente principal
|
Pedro Henrique Azevedo Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/12/14 | O Cinema Exposto: Entre a Galeria e o Museu, Exposições de Realizadores Portugueses (2001-2020)
Vogal
|
Ana Isabel Moreira Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/11/19 | Relatório de estágio - Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves
Arguente principal
|
Ana Catarina Carvalho Rocha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/12/02 | Contributo para a disponibilização ao público da coleção FBAUP
Arguente principal
|
Lidia Valles Zurita (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/10/18 | Proceso de exposición de elementos de archivo cinematográficos (imagen y movimiento). Caso de estudio Acervo de Cineteca Nacional
México
Arguente principal
|
Daniela Co´rdova Rojas¿ (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/02 - Atual | Exposição: Teorias e Práticas II | Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2020/02/10 - Atual | Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II | Artes Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/09 - 2022/12 | Artes visuais e cinema. Seminário de Ciências da Arte | Artes Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2008 - Atual | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | Investigadora colaboradora |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/09 - 2022/07/17 | Júri da Competição Experimental, Festival Curtas de Vila do Conde, 2022. | Curtas Vila do Conde, Portugal |
2022 - 2022 | Membro do Comité de Aquisições Câmara Municipal do Porto, 2022. Anualmente, um comité de seleção independente, composto por três especialistas em arte contemporânea, conduz o processo de aquisições em duas modalidades: aquisições diretas a artistas e aquisições a galerias. As obras de arte adquiridas são integradas na coleção municipal, e apresentadas numa exposição na Galeria Municipal do Porto. | |
2020/11/20 - 2020/11/29 | Ju´ri da Competic¸a~o Cinema Novo, Festival Porto Post Doc, 2020. | Porto/Post/Doc, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2017 | Prémio de Mérito do Ano Letivo 2015/2016 atribuído pela FBAUP - Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|