???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andreia Susana Magalhães Correia

Nomes de citação

  • Andreia Magalhães

Identificadores de autor

Ciência ID
421A-6A83-CB5B
ORCID iD
0000-0003-4489-4408

Endereços de correio eletrónico

  • asmcorreia@fba.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2008/10/01 - 2016/01/06
Concluído
Doutoramento Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Estudos artísticos
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A disseminação do filme nas artes visuais (1958-1980). Da produção artística à integração em colecções. O enquadramento internacional e o caso português. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2009/06/15 - 2009/06/26
Concluído
Film Preservation and Historiography (Outros)
Especialização em Preservação de filme e arquivos cinematográficos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006/11/06
Concluído
Cultura e Comunicação (Mestrado)
Especialização em Documentário
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Imagem em movimento nos museus de arte contemporânea: Proposta de um modelo de catalogação. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1994 - 1999/09/10
Concluído
História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2007 Técnico Superior (Técnico Superior) Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2000 - 2002 Técnico Superior (Técnico Superior) Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/04/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Câmara Municipal de São João da Madeira, Portugal
Centro de Arte Oliva , Portugal
2007 - 2017 Consultora para projetos de museologia Quaternaire Portugal , Portugal
2013/04/01 - 2016/01/31 Coordenadora de Museoologia Fundação Museu do Douro, Portugal
Fundação Museu do Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10/01 - 2012/10/31 Bolseiro de doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1999/12 - 2000/06 Estágio Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/09 - 2014/11 Programa de Acervos da Universidade São Paulo - Filmes e Vídeos de artistas na coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), (Brasil)
___
Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea, Brasil
Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea
Concluído
2010 - 2010 Investigadora no departamento de Coleções e departamento de Media Arts, San Francisco Museum of Art, São Francisco, EUA
SFRH/BD/43521/2008
Investigadora no âmbito do doutoramento no Museu de Arte Moderna de S. Francisco
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/09 - 2009/12 Investigação no âmbito do doutoramento no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), EUA
SFRH/BD/43521/2008
Investigadora no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque
Museum of Modern Art, Estados Unidos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/01/02 - 2007/04/30 Bolseira Leonardo da Vinci, Netherlands Institute for Media Art, Amsterdão
__
Estágio transnacional
Universidade do Porto
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/09/23 - 2026/03/22 A Imagem em Movimento na Arte Portuguesa (1950-2010): Estudo para a Criação de um Catálogo Online sobre a Produção Artística em Filme e Vídeo
i2ADS.2024.IMAP
Investigador responsável
Em curso
2013 - 2015/11 Catálogo online de filmes e vídeos de artistas portugueses
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 417 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0417/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/02 - 2013/12/30 Documentação de Arte Contemporânea
PTDC/EAT-MUS/114438/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2012/09/30 A DISSEMINAÇÃO DA IMAGEM EM MOVIMENTO NOS MUSEUS DE ARTE: DA ANÁLISE DA HISTÓRIA E MUSEALIZAÇÃO A PLANIFICAÇAO DE UMA COLECÇÃO
SFRH/BD/43521/2008
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Andreia Magalhães. "Film in Conceptual Art. Between the dematerialization of the artistic object and medium specificity". Artis On, Revista do Instituto de Histo´ria da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa 4 (2016): https://artis-on.letras.ulisboa.pt/index.php/aio/article/view/71.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Andreia Magalhães. "Os museus de arte e a sua ligação histórica à preservação da Imagem em Movimento.". Museu IV 17 (2008):
  3. Andreia Magalhães. "O papel da documentação museológica na conservação e gestão de obras de arte de imagem em movimento.". Pa´ginas a & b: Arquivos & Bibliotecas (2007):
  4. Andreia Magalhães. "Proposta para um modelo de catalogação como estratégia de gestão e conservação de obras de arte de imagem em movimento.". APHA: Boletim Associac¸a~o Portuguesa de Historiadores de Arte 5 (2007): https://apha.pt/wp-content/uploads/boletim5/3-AndreiaMagalhaes.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Andreia Magalhães. "Filmes e vídeos de artistas: Características gerais dos suportes e problemas de conservação relacionados.", APHA: Boletim Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, 2007, https://apha.pt/wp-content/uploads/boletim5/2-AndreiaMagalhaes.pdf.
Capítulo de livro
  1. Andreia Magalhães. "Manuel Pires". In Manuel Pires: Retrospetiva, 115-119. Portugal: Museu Abade de Baçal, 2016.
    Publicado
  2. Andreia Magalhães. "A produção artística em filme e a sua integração no museu – uma perspectiva histórica". In Arte Contemporânea: preservar o quê?, 69-83. São Paulo: Universidade de São Paulo - Museu de Arte Contemporânea, 2015.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Andreia Magalhães. Movimento perpétuo: A imersão da escultura no fluxo do espaço e do tempo cinematográfico”, in Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto. S. João da Madeira: Centro de Arte Oliva, 2024. Centro de Arte Oliva, 2024.
  2. Andreia Magalhães. In and out of Africa: obras da coleção Treger-Saint Silvestre.. Centro de Arte Oliva, 2018.
  3. Andreia Magalhães. SERRALVES 2009 : A COLECÇÃO. Fundação Serralves, 2014.
  4. Andreia Magalães. Artistas portugueses na Coleção da Fundação de Serralves. Fundação de Serralves, 2009.
Edição de livro
  1. Andreia Magalhães. Paisagem: Matéria =Ficção. Portugal: Museu do Douro. 2014.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Isabel Carvalho. "Campo alargado: entrevista de Isabel Carvalho a Andreia Magalhães". Leonorana 7 (2024): https://leonorana.net/leonorana-7.
    Publicado
Livro
  1. Andreia Magalhães. A Imagem em Movimento em Colecções de Arte. Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2013.
    Publicado
Recurso online
  1. Andreia Magalhães. A BROADER FIELD Andreia Magalhães and Isabel Carvalho, in We care a lot, MAAT Extended. 2024. https://ext.maat.pt/longforms/broader-field.
Tese / Dissertação
  1. Andréia Susana Magalhães Correia. "A disseminação do filme nas artes visuais (1958-1980): da produção artística à integração institucional. O enquadramento internacional e o caso português.". Doutoramento, 2016. https://hdl.handle.net/10216/82167.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2024. "Mutantes".
  2. 2024. "Curadoria da exposição Renato Ferrão: Für Fur Fur Fúria de Viver"".
  3. 2023. "Curadoria da exposição "Gaëlle Rouard: escuridão flamejante".".
  4. 2023. "Curadoria da exposição "Culturas paralelas".".
  5. 2022. "Co-curadoria (com Caroline Bissière, Jean-Paul Blanchet) da exposição "Première".". In Première..
  6. 2022. "Curadoria da exposição "Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto".". In Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto.
  7. 2022. "Curadoria da exposição "Sérgio Fernandes: Fundo sem fundo".".
  8. 2021. "Curadoria da exposição "Jaime: vi uma cadela minha com lobos".". In Jaime: vi uma cadela minha com lobos..
  9. 2020. "Curadoria da exposição "Presente Contínuo".".
  10. 2017. "Curadoria da exposição "Eduardo Brito: Revisão".". In Eduardo Brito: Revisão.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/05 Constantin Brancusi: A imersão da escultura no fluxo do espaço e do tempo cinematográfico. Intermedial Connections: Impurity in the Arts
Theatre and Film School of the Lisbon Polytechnic Institute (Lisboa, Portugal)
2023/06/02 Conservation of contemporary art from the viewpoint of a curator: Projects, collection care and exhibitions. Aula aberta no Curso de Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais
Universidade Católica - Escola das Artes (Porto, Portugal)
2021/10/16 El Centro de Arte Oliva y sus colecciones residentes. Colecciones privadas, museos públicos de arte contemporáneo Curso de Outono Colecciones privadas, museos públicos de arte contemporáneo
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2018/11/29 Conferência: Núcleo de Arte Oliva: considerações sobre a autonomia, os contextos, os agentes e a construção da identidade de um centro de arte The Museum Reader: «Is the Museum a Battlefield?» An International Conference
Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/05/24 OFF CENTRE AND IN BETWEEN: a conversation about the educational project of Centro de Arte da Oliva - São João da Madeira - Portugal International Meeting on Museum Education & Research #1 Rethinking Museum Theory and Practices
i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society Faculty of Fine Arts (FBAUP) - U. Porto
2014/10/07 A produção artística em filme e a sua integração no museu – uma perspectiva histórica. Seminário Internacional Arte Contemporânea: preservar o quê?
Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2013/06/21 Films in Art Museums: In a troubled position between the archive and the collection. Performing Documentation in the Conservation of Contemporary Art
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2012/10/02 Organização de coleções de filmes de artistas, a dissolução necessária entre o arquivo e a reserva. Documentaça~o, museus e histo´ria
Instituto de Histo´ria da Arte, Faculdade Cie^ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/09/24 What is the meaning of “original” in artists’ films? On the history of the exhibition of Mar (I, II, III) by Fernando Calhau Seminário Exposing Exhibition
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/03/10 Planning exhibition galleries for time-based art: several questions and a few answers. Seminário Access2CA: Access to Contemporary Art Conservation
Museu de Serralves (Porto, Portugal)
2009/02/12 Proyecto de recuperación de obras iniciales de videoarte en Portugal. , Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofi´a, 2009. (Publicado nas actas da confere^ncia). 10ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofi´a (Madrid, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual A Relação Entre o Poema e as Artes Visuais – Projeto Curatorial
Orientador
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - Atual Estágio curricular no Centro de Arte Oliva, estudo das artistas numa coleção.
Orientador
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - Atual Arte Cinemática: Instalação e Imagens em Movimento em Portugal (1990-2010),
Orientador
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - Atual Uma coisa em forma de assim. Conservação da Arte Bruta: a coleção Treger/Saint Silvestre
Coorientador
Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2024/06 - 2025/06/20 Documentação de Exposições de Arte Contemporânea [Dissertação, tit.provisório].
Orientador
Mestrado de Estudos de Arte, vertente Estudos Museológicos e Curadoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/10/06 - 2025/04/06 Estágio curricular no âmbito da curadoria de exposições.
Orientador
Mestrado de Estudos de Arte, vertente Estudos Museológicos e Curadoriais, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023/12/07 A Curadoria como prática de Serviço Público
Orientador
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2020/12/14 O Cinema Exposto: Entre a Galeria e o Museu, Exposições de Realizadores Portugueses (2001-2020)
Orientador
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 - 2013 Reapresentar Arte Impermanente
Coorientador
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/19 - 2025/03/09 Coordenação de produção do projeto de exposição Ana Vieira: Cadernos de montagem e das componentes editorial e programa público. (2024/10/19 - 2025/03/09)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Arte Oliva , Portugal
2024/06/28 - 2024/09/15 Coordenação de produção do projeto de exposição Portugal Ano 0, 2024 e programa público. 28 junho — 15 setembro 2024 (2024/06/28 - 2024/09/15)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Arte Oliva , Portugal
2023/10/21 - 2024/06/02 Coordenação de produção do projeto de exposição A Revolução na Noite e das componentes editorial e programa público. (2023/10/21 - 2024/06/02)
Exposição
Centro de Arte Oliva , Portugal
2024/05/29 - 2024/05/29 Apresentação e lançamento do catálogo A Revolução na noite. Organização do evento e moderação da mesa redonda com a participação de Ana Anacleto (curadora) e Joana Machado (designer). (2024/05/09 - 2024/05/29)
Mesa-redonda
Centro de Arte Oliva , Portugal
2024/03/23 - 2024/03/23 Apresentação e lançamento do catálogo Trabalho Capital. Com a participação de Emília Tavares, João Freire, Jorge Leandro Rosa, Sandra Vieira Jurgens, Sérgio Alves (Atelier d’Alves) e Susana Rodrigues. Apresentação e moderação de Andreia Magalhães, diretora artística do Centro de Arte Oliva e Paulo Mendes, curador da exposição Trabalho Capital e editor do livro. (2024/03/23 - 2024/03/23)
Mesa-redonda
Centro de Arte Oliva , Portugal
2023/12/16 - 2023/12/16 Apresentação e lançamento do catálogo da exposição R2/ Fabrico Suspenso: Itinerários de trabalho. Com participação de Lizá Defossez Ramalho, Artur Rebelo e os curadores da exposição Paula Pinto e Joaquim Moreno. Moderação Andreia Magalhães. (2023/12/16 - 2023/12/16) Centro de Arte Oliva , Portugal
2023/09/21 - 2023/09/22 Matéria Impressa - Feira de publicações de arte. A mostra combinou a apresentação dos projetos de editoras independentes e de espaços artísticos, e também os livros premiados das quatro últimas edições do Prémio Design de Livro (2020-2023), promovido pela DGLAB (República Portuguesa Cultura). (2023/09/21 - 2023/09/22)
Festival (Coorganizador)
Centro de Arte Oliva , Portugal

Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/11/18 - 2022/11/19 Organização do Seminário Culturas paralelas. Seminário internacional em que se debateram as relações entre arte bruta e arte contemporânea. Financiamento DGARTES. Participantes: Charlote Laubard (Professora e Diretora do Departamento de Artes Visuais da HEAD - Geneva School of Art and Design), Lucia Casani (Diretora da La Casa Encendida, Madrd), Lisa Slomisnky (Slominski Projects, London, UK), Antonia Gaeta (Curadora, Lisboa), Mattia Denisse (Artista, Lisboa), Estúdio do Alhures (Porto) e Insito (Porto); Siívia das Fadas (realizadora). (2022 - 2022)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Centro de Arte Oliva , Portugal
2022/01/29 - 2022/01/29 Conversa com Pablo Berástegui Lozano, Ângela Ferreira e João Sousa Cardoso sobre a exposição e catálogo da exposição “O Efeito do Observador”. Moderação Andreia Magalhães. (2022/01/29 - 2022/01/29) Centro de Arte Oliva , Portugal
2017/04/05 - 2017/04/05 Programação do ciclo integral de filmes dos artistas Fischli/Weiss. Há Filme na Baixa, Porsto/Post/Doc (2017 - 2017)
Outro
Porto/Post/Doc, Portugal
2014/12/01 - 2014/12/01 Organização do Seminário Paisagem: matéria <=> ficção, Museu do Douro. Participantes António Preto, Duarte Belo, Eduardo Brito, André Valentim, Carla Cabral, Rodrigo Malvar, Marina Prieto Lencastre e Paulo Farinha Marques. (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06/22 - Atual Oradora no 1ª edição do Forum das Artes Visuais. 1ª edição. A organização do fAV – fórum das Artes Visuais é da iniciativa da AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal, Appleton – Associação Cultural e Umbigo Magazine. Anualmente são eleitos dois temas para serem debatidos em diversas mesas redondas e posterior apresentação de um documento para que seja divulgado junto da comunicação social e agentes do meio que podem, e devem, questionar e melhorar as suas práticas.
AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal,, Portugal
2022 - Atual Seminário História das Exposições
Seminário
Mestrado em Estudos de Arte (MEA)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/07/01 - 2024/07/07 Oradora no Painel "Boas práticas nos equipamentos culturais” sobre práticas de acessibilidade física e inclusão implementadas no Centro de Arte Oliva no Encontro Diversidade Funcional – promover a Inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Organização DGARTES e Estrutura de Missão para as Acessibilidades.
Encontro
Encontro Diversidade Funcional – promover a Inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2024/05/24 - 2024/05/24 Oradora na mesa redonda: Arte Contemporânea em Rede: desafios e expetativas. O debate em torno do papel da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) na valorização e divulgação da arte portuguesa contemporânea e na promoção do trabalho em rede e de sinergias entre os seus equipamentos, e lança a discussão de possíveis modelos de parceria e intercâmbio para a criação e circulação de artistas e exposições a nível internacional.
Mesa-redonda
Millennium Art Talks, DGARTES, ArcoLisboa2024
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2024/04/22 - 2024/04/25 ENCATC Academy on Sustainable Cultural Management and Policy, Lille, 22-25 April 2024. A academia ENCATC de 2024 focou-se no desenvolvimento e implementação de projetos e políticas de sustentabilidade ambiental das instituições culturais. Promoveu que o encontro de 30 profissionais de museus na europa no Palais de Beaux Arts, Lille (França). Evento co-financiado pela União Europeia, Goldsmiths University e Nemo - Network of Museums Organizations (NeMO). A minha participação foi apoiada com a atribuição de uma bolsa da NeMO.
Simpósio
ENCATC Academy on Sustainable Cultural Management and Policy, Lille, France, 22-25 April 2024, Palais des Beaux-Arts, Lille
ENCATC Academy , Bélgica

Goldsmiths University of London, Reino Unido
2024/04/06 - 2024/04/06 Oradora na conversa We Care A Lot: lançamento da revista Leonorana, MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, com Isabel Carvalho, Susana Caló, Andreia Magalhães, Márcia Novais, Pedreira e Cristiana Vale Pires. Número especial da revista Leonorana realizado em parceria com o MAAT, sobre questões de saúde mental como uma prioridade na reflexão da cultura contemporânea.
Mesa-redonda
Conversa We Care A Lot: lançamento da revista Leonorana
MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal
2023/11/15 - 2023/11/15 Participação na formação pedagógica. “Como motivar a participação dos estudantes nas aulas teóricas não obrigatórias. “ (3 horas)
Outro
Como motivar a participação dos estudantes nas aulas teóricas não obrigatórias. “
Universidade do Porto, Portugal
2023/09/04 - 2023/09/28 Unlocking the power of museums for Sustainable Development. Participante de um grupo de 20 profissionais de museus europeus num workshop para criar um plano de sustentabilidade para as suas instituições. Workshop (4 sessões) de colaboração entre NEMO e ICCROM, realizado para capacitar os participantes (de museus) a compreenderem o desenvolvimento sustentável e os ODS, e formularem e implementarem planos para colocar essas ideias em prática.
Oficina (workshop)
Unlocking the power of museums for Sustainable Development
NEMO – The Network of European Museum Organisations, Alemanha
2021/09/29 - 2021/10/20 Participante da escola de Verão Adeste Summer School 2021. “From Audience to People: a journey for changemakers” Summer School ADESTE + dinamizada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Projeto destinado a profissionais, instituições e organizações culturais que visa melhorar competências e conhecer ferramentas inovadoras para potenciar a experiência dos públicos e aumentar a participação cultural. Seis sessões em rede internacional de entidades culturais de países como a Croácia, Dinamarca, Itália, Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra.
Oficina (workshop)
From Audience to People: A journey for changemakers
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2014/01/28 - 2014/02/18 Curso Social Networking for Gallerists and Art Professionals, orientado pelo Node Center (Curatorial Studies Online), sobre estratégias e práticas bem-sucedidas de redes sociais para profissionais do mundo da arte, como artistas, curadores e galeristas, introduziram estas plataformas como uma ferramenta de visibilidade global e interação com a comunidade.
Oficina (workshop)
Social Networking for Gallerists and Art Professionals,
Node center, Alemanha
2013/10/31 - 2013/10/31 Mesa-redonda “Film in 2013: What? How? Why?” in Future Places, Porto, Universidade do Porto e UT Austin Portugal.
Mesa-redonda
Future places: Media lab for citizenship
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/07 A Curadoria como prática de Serviço Público
Vogal
Maria do Rosário Silva Marques da Costa Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/10/02 Ana Vieira, uma casa desconhecida. Documentação e resgate de uma memória. Doutoramento em Conservação e Restauro do Património, Universidade NOVA de Lisboa
Vogal
Sofia Alexandra Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2023/01/26 Exibição de cinema independente na cidade do Porto : o caso do Batalha Centro de Cinema no contexto europeu
Arguente principal
Mafalda Barbosa Trigueiro da Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2022/02/24 Contemporary art in the museum: responsibilities and professional roles of care.
Vogal
Maria Theodoraki (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/03/04 Processo artístico desde que o Museu d’Art Contemporani de Barcelona seleciona um artista até à montagem e manutenção de exposições temporárias : juízos práticos e conduta no caso de estudo da exposição temporária de Fina Miralles
Arguente principal
Mafalda Silva Loureiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2020/12/14 Locais do cinema - Espectatorialidade e curadoria
Arguente principal
Pedro Henrique Azevedo Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/12/14 O Cinema Exposto: Entre a Galeria e o Museu, Exposições de Realizadores Portugueses (2001-2020)
Vogal
Ana Isabel Moreira Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/11/19 Relatório de estágio - Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves
Arguente principal
Ana Catarina Carvalho Rocha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/12/02 Contributo para a disponibilização ao público da coleção FBAUP
Arguente principal
Lidia Valles Zurita (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/10/18 Proceso de exposición de elementos de archivo cinematográficos (imagen y movimiento). Caso de estudio Acervo de Cineteca Nacional México
Arguente principal
Daniela Co´rdova Rojas¿ (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02 - Atual Exposição: Teorias e Práticas II Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/02/10 - Atual Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/09 - 2022/12 Artes visuais e cinema. Seminário de Ciências da Arte Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008 - Atual Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa Investigadora colaboradora

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07/09 - 2022/07/17 Júri da Competição Experimental, Festival Curtas de Vila do Conde, 2022. Curtas Vila do Conde, Portugal
2022 - 2022 Membro do Comité de Aquisições Câmara Municipal do Porto, 2022. Anualmente, um comité de seleção independente, composto por três especialistas em arte contemporânea, conduz o processo de aquisições em duas modalidades: aquisições diretas a artistas e aquisições a galerias. As obras de arte adquiridas são integradas na coleção municipal, e apresentadas numa exposição na Galeria Municipal do Porto.
2020/11/20 - 2020/11/29 Ju´ri da Competic¸a~o Cinema Novo, Festival Porto Post Doc, 2020. Porto/Post/Doc, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Prémio de Mérito do Ano Letivo 2015/2016 atribuído pela FBAUP - Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal