Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Santos
Nomes de citação
- Santos, Ana Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4411-BFB2-A642
- ORCID iD
- 0000-0002-9506-7309
- Scopus Author Id
- 59128517700
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/03 - 2024/07
Em curso
|
Educação Digital e em Rede / Digital and Network Education (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022/07
Concluído
|
Programação, Robótica e Inteligência Artificial/ Programming, Robotics and Artificial Intelligence (Pós-Graduação)
Universidade dos Açores, Portugal
|
18 |
2008/01/25
Concluído
|
Educação/ Education (Doutoramento)
Especialização em Metodologia e Ensino da Língua Portuguesa/ Portuguese Language Teaching and Methodology
Universidade dos Açores, Portugal
|
Muito Bom por Unanimidade |
2001/05/22
Concluído
|
Psicologia Educacional/ Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
1993/06
Concluído
|
Educación Preescolar/ Early Childhood Education (Licence)
Universidad Metropolitana Escuela de Educación, Venezuela
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/02/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2008/01/25 - 2025/01/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2001/05 - 2008/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores, Portugal | ||
1997/12 - 2001/05 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993/08 - 1994/07 | Educador de infância (Educador de Infância) | Unidad Educativa Laura Vicuña, Venezuela |
Unidad Educativa Laura Vicuña, Venezuela |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/14 - Atual | Presidente da Assembleia da FCSH/President of the FCSH Assembly | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2022/10 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino de Informática/Director of the Master's Course in Teaching Informatics | Universidade dos Açores, Portugal |
Universidade dos Açores, Portugal | ||
2019/04/01 - Atual | Diretora do NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ Director of NICA - Interdisciplinary Nucleus for Children and Adolescents | Universidade dos Açores, Portugal |
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal | ||
2019/04 - 2022/11 | Membro da Comissão Científica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Member of the Scientific Committee of the Faculty of Social and Human Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2019/04 - 2021/05/20 | Coordenadora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Coordinator of the Education Department of the Faculty of Social and Human Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2019/04 - 2021/04 | Membro da Assembleia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Member of the Assembly of the Faculty of Social and Human Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2020/10 - 2021 | Presidente da Comissão de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB / President of the Internship Committee of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st CBE | Universidade dos Açores, Portugal |
2019/07 - 2021 | Responsável pelo Laboratório Pedagógico-didático do Departamento de Educação, da FCSH/ Head of the Pedagogical-Didactic Laboratory of the Department of Education, FCSH | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2020 | Membro da Comissão do Acesso dos Maiores de 23 anos/ Member of the Access Committee for the Over-23s | Universidade dos Açores, Portugal |
2009/06 - 2019/05 | Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Director of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - 2019 | Sub-diretora do NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ Sub-director of NICA - Interdisciplinary Nucleus for Children and Adolescents | Universidade dos Açores, Portugal |
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal | ||
2014/07 - 2017/01 | Coordenadora Departamental do Programa ERASMUS+ para o Departamento de Ciências da Educação/Departmental Coordinator of the ERASMUS+ Programme for the Department of Education Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2016/12 | Membro do Conselho de Departamento do Departamento de Ciências da Educação/ Member of the Department Council of the Department of Educational Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2009/09 - 2016/12 | Membro da Comissão Científica Departamental do Departamento de Ciências da Educação/ Member of the Departmental Scientific Committee of the Department of Educational Sciences | Universidade dos Açores, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | Membro da Comissão Executiva da Academia Júnior da Universidade dos Açores/ Member of the Executive Committee of the Junior Academy of the University of the Azores | Universidade dos Açores, Portugal |
2007 - 2008 | Diretora da Licenciatura em Educação Básica/ Director of the Degree in Basic Education | Universidade dos Açores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | PeCOT - Pensamento Computacional com Objetos Tangíveis/ Computational Thinking with Tangible Objects
sem referência
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Direção Regional de Ciência e Tecnologia - RAA
Concluído
|
2021 - 2023 | SEA-THINGS ACORES
01-0145-FEDER-000110
Investigador
Universidade dos Açores - NIDES, Portugal
|
Direção Regional de Ciência e Tecnologia - RAA
Em curso
|
2019 - 2022 | Educadores incríveis, Crianças felizes - o programa IY-TCM nos Açores/ Amazing educators, happy children - the IY-TCM programme
in the Azores
sem referência
Investigador
Universidade dos Açores - NICA, Portugal
|
Direção Regional de Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2022 | Philosophy for Children and the Dawn of Moral Intuition
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 332 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0332/2011
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2019 | Construção e Avaliação da noção de Comunidade de Investigação na Filosofia para Crianças/ Building and Evaluating the Concept
of a Community of Inquiry in Philosophy for Children
sem referência
Investigador
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | Comunicação em Simpósio - O desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar: um relato da experiência de estágio no Ensino de Informática, apresentada no simpósio Pensamento Computacional, Pensamento Criativo, Programação e Robótica na Educação |
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | O Espaço Exterior como Recurso para a Aprendizagem/ Outdoor Space as a Resource for Learning
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | As Estratégias de Escrita Criativa como ferramentas para a promoção da Escrita das Crianças/ Creative Writing Strategies as
a Tool for Promoting Children's Writing
Orientador
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Inclusiva/ Contributions of Information and Communication
Technologies to Inclusive Education
Coorientador
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | As Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento didático para o desenvolvimento do Pensamento Computacional/ Information
and Communication Technologies as a teaching tool for the development of Computational Thinking
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | O Ensino da Inteligência Artificial nas escolas: uma abordagem prática/ Teaching Artificial Intelligence in schools: a practical
approach
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento Computacional/ Programming and Robotics to Promote Computational Thinking
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | Expressão Criativa na Aprendizagem de Línguas: práticas no Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
Secundário/ Creative Expression in Language Learning: Practices in Teaching Portuguese and English in the 3rd Cycle of Basic
Education and Secondary Education
Coorientador
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | O papel do lúdico na aprendizagem das línguas/ The role of playfulness in language learning
Coorientador
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - Atual | Storytelling: ouvir e contar histórias como base para a aprendizagem de línguas/ Storytelling: listening and telling stories
as a basis for language learning
Coorientador
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 - Atual | A construção da Comunicação Matemática através de diferentes padrões de interação: explorações na Educação Pré-escolar e no
1.º Ciclo do Ensino Básico/ The construction of mathematical communication through different patterns of interaction: explorations
in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 - Atual | Estratégias de implementação do texto poético em contexto Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Strategies for implementing
the poetic text in Early Childhood and Primary School settings
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - 2024/12/03 | Utilização de robôs educativos como estratégia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional/ Using educational robots
as a strategy for developing computational thinking
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 - 2024 | O Pensamento Computacional para a promoção de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino
Básico/ Computational Thinking to promote meaningful learning in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 - 2023 | Práticas Pedagógicas Interdisciplinares como contributo para a Transição Educativa/ Interdisciplinary Pedagogical Practices
as a contribution to Educational Transition
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020/10 - 2022/03 | Os Materiais Pedagógicos como potenciadores do interesse das Crianças pela Linguagem Oral e Escrita/ Pedagogical materials
as enablers of children's interest in oral and written language
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022/01 | Casinha de Bonecas: um projeto filosófico/ Doll's House: a philosophical project
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2022 | A Filosofia no Jardim de Infância: uma possível reconfiguração da infância?/ Philosophy in kindergarten: a possible reconfiguration
of childhood?
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 - 2021/07 | Aproximações Educativas entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Educational Approaches between Early
Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 - 2021 | Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da Filosofia para/com Crianças/ Dialogues between teachers
on child development based on Philosophy for/with Children
Coorientador
|
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
|
2019 - 2021 | Formar Leitores: práticas pedagógicas no contexto da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Forming Readers:
pedagogical practices in the context of Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 - 2021 | A transversalidade da linguagem escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ The transversality of written
language in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/09/20 - 2020/01/14 | A transição educativa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Educational transition in Early Childhood Education
and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/10/08 - 2020/01/03 | A dimensão intersubjetiva na prática da comunidade de investigação filosófica: observação da competência dar razões em crianças
do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ The intersubjective dimension in the practice of the philosophical research community:
observing the competence of giving reasons in children in the 1st year of primary school
Coorientador
|
Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2020 | A prática pedagógica em contexto pré-escolar e escolar como contributo para a promoção de comportamentos leitores e escritores/
Pedagogical practice in early childhood and school settings as a contribution to promoting reading and writing behaviour
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/09/20 - 2019/05/31 | A falar é que a gente se entende. A Linguagem Oral na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ We understand
each other by talking. Oral Language in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/09/20 - 2019/04/23 | A Leitura e a Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Reading and Children's Literature
in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2018 | Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas: uma ponte entre a língua portuguesa e a matemática na
educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico/ From reading competence to interpretation and problem solving: a bridge
between Portuguese language and maths in early childhood education and the 1st cycle of basic education
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 - 2018 | A leitura e a escrita na intervenção pedagógica em contexto de estágio: conceptualizações infantis e promoção de comportamentos
leitores/escritores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Reading and writing in pedagogical intervention
in an internship context: children's conceptualisations and the promotion of reading/writing behaviours in Early Childhood
Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 - 2016 | Brincar com a escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : estratégias de intervenção para a promoção
da escrita criativa/ Playing with writing in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education: intervention
strategies to promote creative writing
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivar para a leitura : estratégias de intervenção pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico/ Motivating
reading: pedagogical intervention strategies in early childhood education and the 1st cycle of basic education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2014 | As expressões dramática e musical como veículo promotor do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no 1.º Ciclo
do Ensino Básico/ Dramatic and musical expression as a vehicle for promoting the teaching-learning process of the Portuguese
language in the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2014 | Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo
do Ensino Básico/ Seeing, hearing, feeling and experiencing writing: strategies to promote functional writing in Early Childhood
Education and the 1st Cycle of Basic Education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2014 | Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico/
From writing your name to writing texts: strategies for approaching writing in Early Childhood Education and the 1st Cycle
of Basic Education
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/09 - 2024/05/10 | Challenges 2024 – Espaços e Caminhos OnLife (2024/05/09 - 2024/05/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024/05/02 - 2024/05/03 | 10th International Conference on Education (ICEDU 2024) (2024/05/02 - 2024/05/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2023/10 - 2023/10 | VII CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Famílias na Infância/ VII CICA - International
Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents - Families in Childhood (2023/10/20 - 2023/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal |
2023/10 - 2023/10 | VII CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – Famílias na Infância/ VII CICA - International
Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents - Families in Childhood (2023/10/20 - 2023/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal |
2023/03/24 - 2023/03/26 | A Educação numa visão de futuro: o papel da Educação na construção de uma sociedade plena de valores e inclusiva/Education
in a vision of the future: the role of education in building a society full of values and inclusiveness (2023/03/24 - 2023/03/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
FAPA - Federação das Associações de Pais dos Açores, Portugal |
2021/10/21 - 2021/10/30 | V CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Vamos Brincar?!/ V CICA - International Interdisciplinary
Congress on Children and Adolescents - Let's Play?! (2021/10/21 - 2021/10/30)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal |
2021/09/17 - 2021/10/02 | Encontro Internacional de Literatura Infantil e Educação Literária/ International Meeting of Children's Literature and Literary
Education (2021/09/17 - 2021/10/02)
Encontro (Coorganizador)
|
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal |
2019/10/17 - 2019/10/19 | IV CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Diversidades/ IV CICA - International Interdisciplinary
Congress on Children and Adolescents - Diversities (2019/10/17 - 2019/10/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2019/06/28 - 2019/06/28 | III Encontro Regional da APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância/ III Regional Meeting of APEI - Association
of Early Childhood Education Professionals (2019/06/28 - 2019/06/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2018/10/25 - 2018/10/27 | III CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente: Contextos de Aprendizagem/ III CICA - International
Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents: Learning Contexts (2018/10/25 - 2018/10/27)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2018/07/07 - 2018/07/08 | XV Encontro Nacional da APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância/ XV National Meeting of APEI - Association
of Early Childhood Education Professionals (2018/07/07 - 2018/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2018/06/28 - 2018/06/28 | II Encontro Regional da APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância/ II Regional Meeting of APEI - Association
of Early Childhood Education Professionals (2018/06/28 - 2018/06/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2018/02/05 - 2018/02/05 | 5.º (H)À Conversa sobre... o que nos faz pensar?/ 5th Talking about... what makes us think? (2018/02/05 - 2018/02/05)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2018/02/03 - 2018/02/03 | XVI Ser Bebé/ XVI Being a Baby (2018/02/03 - 2018/02/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2017/11/10 - 2017/11/10 | 4.º (H)á Conversa sobre... Neurociências e Educação/ 4th Talk about... Neuroscience and Education (2017/11/10 - 2017/11/10)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2017/10/19 - 2017/10/21 | II CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente: Literacias/ II CICA - International Interdisciplinary
Congress on Children and Adolescents: Literacies (2017/10/19 - 2017/10/21)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2017/10/12 - 2017/10/14 | JOIN Brasil - III Encontro Internacional de Jovens Investigadores/ JOIN Brazil - III International Meeting of Young Researchers (2017/10/12 - 2017/10/14)
Congresso
|
Universidade Estadual do Ceará, Brasil |
2017/07/03 - 2017/07/04 | I Encontro Regional da APEI/ 1st APEI Regional Meeting (2017/07/03 - 2017/07/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2017/03/20 - 2017/03/20 | 3.º (H)À Conversa sobre... Aprendizagem Significativa/ 3rd Talk about... Meaningful Learning (2017/03/20 - 2017/03/20)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2016/10/20 - 2016/10/21 | I CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente: Olhares sobre a Infância/ I CICA - International
Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents: Views on Childhood (2016/10/20 - 2016/10/21)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2016/06/20 - 2016/06/20 | 2.º (H)À Conversa sobre... Sexualidade na Infância/ 2nd Talk about... Sexuality in childhood (2016/06/20 - 2016/06/20)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2016/04/04 - 2016/04/05 | JOIN - Jovens Investigadores/ JOIN - Young Researchers (2016/04/04 - 2016/04/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2015/11/27 - 2015/11/27 | 1.º (H)À Conversa sobre... Educação Pré-Escolar/ 1st Talk about... Early Childhood Education (2015/11/27 - 2015/11/27)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - NICA, Portugal |
2015/06/25 - 2015/06/27 | XIII Colóquio Internacional em Psicologia da Educação/ XIII International Colloquium on Educational Psychology (2015/06/25 - 2015/06/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10 - Atual | (Des)aproximações entre o jardim de infância e o ensino básico: a transição educativa vista por educadores e professores/
(Dis)approximations between early childhood education and primary school: the educational transition as seen by educators
and teachers
Congresso
|
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/03/12 - 2022/03/12 | Artes e Linguagem: um encontro de Literacias. Palestra proferida no III Seminário Arte para a Infância, a convite da Associação
Musiquim/ Arts and Language: a meeting of Literacies. Lecture given at the III Art for Childhood Seminar, at the invitation
of the Musiquim Association.
Seminário
|
Associação Musiquim, Portugal
|
2018/10/25 - 2018/10/27 | Mota, V.; Teixeira da Silva, M. & Santos, A.I. (2018). Perspetivas Docentes acerca da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar
e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no III CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança
e do Adolescente, 25 a 27 de outubro, Universidade dos Açores/ Teachers' Perspectives on Children's Literature in Early Childhood
Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Paper presented at the III CICA, 25 to 27 October, University of the Azores
Congresso
|
III CICA – Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018/10 - 2018/10 | Vieira, P.; Costa Carvalho, M.; Sampaio da Silva, R. & Santos, A.I. (2018). Intersubjetividade: um olhar sobre a Comunidade
de Investigação Filosófica. Comunicação apresentada no III CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do
Adolescente, 25 a 27 de outubro, Universidade dos Açores/Intersubjectivity: a look at the Philosophical Research Community.
Paper presented at the III CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents, 25 to 27 October,
University of the Azores
Congresso
|
III CICA – Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
Universidade dos Açores - NICA, Portugal
|
2018/07 - 2018/07 | Santos, A. I. & Costa Carvalho, M. (2018). Tudo começou com o livro da joaninha... a Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar.
Comunicação apresentada no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA - Instituto Universitário, 9 e 10 de
julho, Lisboa/ It all started with the ladybird book... Philosophy for Children in Early Childhood Education. Paper presented
at the XIV International Colloquium on Psychology and Education, ISPA - Instituto Universitário, 9 and 10 July, Lisbon.
Encontro
|
XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/07 - 2018/07 | Margarida Alves Martins, Tiago Almeida, Ana Albuquerque, Ana Cristina Silva, Liliana Salvador, Leonor Moreira Rato e Ana Isabel
Santos (2018). Práticas de literacia em jardim-de-infância: Um estudo de âmbito nacional. Comunicação apresentada no XIV Colóquio
Internacional de Psicologia e Educação, ISPA - Instituto Universitário, 9 e 10 de julho, Lisboa/ Literacy practices in kindergarten:
A nationwide study. Paper presented at the XIV International Colloquium on Psychology and Education, ISPA - Instituto Universitário,
9 and 10 July, Lisbon
Encontro
|
XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018/04 - 2018/04 | Santos, A.I & Costa Carvalho, M. (2018). Estos materiales vuelven la Filosofía verdadera porque me ayudan a pensar. La Filosofía
para Niños en Educación Infantil. Comunicação apresentada no XXVIII Encuentro Iberoamericano de Filosofía para Niños. Universidad
de Girona, Espanha, abril de 2018/ These materials make philosophy real because they help me to think. Philosophy for Children
in Early Childhood Education. Communication presented at the XXVIII Iberoamerican Meeting of Philosophy for Children. University
of Girona, Spain, April 2018
Encontro
|
XXVIII Encuentro Iberoamericano de Filosofía para Niños
Fundació Universitat de Girona Innovació i Formació, Espanha
|
2017/07 - 2017/07 | Santos, A.I. & Costa Carvalho (2017). No debe dar la palabra a los amigos... eso no es justo! Representaciones de los niños
sobre el Gestor de la Palabra en la Comunidad de Investigación Filosófica. Comunicação apresentada na XVIII Conferencia Internacional
ICPIC, Parecidos de Família. Universidad Autónoma de Madrid, junho/julho 2017/ You shouldn't give the floor to friends...
that's not fair! Children's representations of the Word Manager in the Philosophical Research Community. Communication presented
at the XVIII International ICPIC, Madrid
Conferência
|
XVIII Conferencia Internacional ICPIC, Parecidos de Família
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2017/07 - 2017/07 | Brincar a Escrever através da OCEPE. Conferência proferida no 1.º Encontro Regional dos Açores da APEI - Associação de Profissionais
de Educação de Infância; Universidade dos Açores, julho de 2017/ Playing at Writing through the OCEPE. Conference given at
the 1st Azores Regional Meeting of APEI - Association of Childhood Education Professionals; University of the Azores, July
2017.
Encontro
|
1.º Encontro Regional dos Açores da APEI
NICA-UAc - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - Universidade dos Açores, Portugal
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | Miranda, B. da C.; Matos, D.L.B.; Pacheco, S.M.; Santos, A.I. & Cabrita Condessa, M.I. (2017). Brincar é condição fundamental
para ser sério: A ludicidade na Educação Pré-escolar e no 1.º CEB. Comunicação apresentada no JOIN 2017 - II Encontro Internacional
de Jovens Investigadores; 19 e 20 de abril, Universidade dos Açores/ Playing is a fundamental condition for being serious:
Playfulness in Early Childhood Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Paper presented at JOIN 2017 - II International
Meeting of Young Researchers; U.Azores
Encontro
|
II Encontro Internacional de Jovens Investigadores
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017/04 - 2017/04 | Melo, F.M.; Silva, P.C.; Galvão, V.L.S.; Cabrita Condessa, M.I. & Santos, A. I. (2017). Um, Dó, Li, Tá... Brincar do Pré-Escolar
ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no JOIN 2017 - II Encontro Internacional de Jovens Investigadores;
19 e 20 de abril, Universidade dos Açores/ Um, Dó, Li, Tá... Playing from Early Childhood to the 1st Cycle of Basic Education.
Paper presented at JOIN 2017 - II International Meeting of Young Researchers; 19 and 20 April, University of the Azores.
Encontro
|
JOIN 2017 – II Encontro Internacional de Jovens Investigadores
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015/03 - 2015/03 | A mediação socioeducativa como Desafio da Escola Contemporânea. Palestra proferida no Dia Mundial do Serviço Social (em coautoria
com a Doutora Maria da Graça Borges Castanho), no âmbito do Encontro de Serviço Social realizado na Universidade dos Açores,
em março de 2015/ Socio-educational Mediation as a Challenge for Contemporary Schools. Lecture given on World Social Work
Day (co-authored with Dr Maria da Graça Borges Castanho), as part of the Social Work Meeting held at the University of the
Azores in March 2015
Encontro
|
Encontro de Serviço Social
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015/01 - 2015/01 | Ser Educador nos dias de hoje: conceções dos educadores e modelos curriculares para a Educação de Infância. Palestra proferida
no âmbito das VIII Jornadas da Infância: o desafio, organizadas pela C.A.S.A. Bernardo Estrela. Ribeira Grande, em janeiro
de 2015/ Being an educator today: educators' conceptions and curricular models for Early Childhood Education. Lecture given
as part of the VIII Journeys of Childhood: the challenge, organised by C.A.S.A. Bernardo Estrela. Ribeira Grande, in January
2015
Simpósio
|
VIII Jornadas da Infância: o desafio.
CASA Bernardo Estrela, Portugal
|
2011/10 - 2011/10 | Santos, A. I. Entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico: a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professores.
Comunicação apresentada no I Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas. Universidade
dos Açores, Ponta Delgada, outubro de 2011/ Between pre-school and primary school: reading and writing from the perspective
of educators and teachers. Paper presented at the 1st International Meeting on Education, Curriculum and Didactics: Trends,
Contexts and Dynamics. U. of the Azores
Encontro
|
I Encontro Internacional “Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas”
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010/02 - 2010/10 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita em jardim-de-infância. VII Simpósio
Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho, Braga, fevereiro de 2010/ Pedagogical practices of approach
to written language in kindergarten. VII National Symposium on Research in Psychology. University of Minho, Braga, February
2010
Simpósio
|
VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/09 - 2009/09 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. (2009). Concepções e Práticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita de Educadores
de Infância. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, setembro de 2009/
Conceptions and Pedagogical Practices of the Approach to Written Language of Early Childhood Educators. X International Galician-Portuguese
Congress of Psychopedagogy, University of Minho, Braga, September 2009
Congresso
|
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/02 - 2008/02 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. (2008). Literacy practices in Portuguesa Kindergartens and Children's conceptualisations
about written language. Writing Research Across Borders, Universidade de Santa Bárbara, Califórnia, EUA, february 2008.
Congresso
|
Writing Research Across Borders
Santa Bárbara University, Estados Unidos
|
2008/02 - 2008/02 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. (2008). Fazer ou deixar fazer? Eis a questão! As práticas pedagógicas dos Educadores de Infância
e as conceptualizações infantis sobre leitura e escrita. I Congresso Internacional em Estudos da Criança; Universidade do
Minho, fevereiro de 2008/ To do or to let do? That is the question! The pedagogical practices of Early Childhood Educators
and children's conceptualisations of reading and writing. I International Congress on Child Studies; University of Minho,
February 2008
Congresso
|
I Congresso Internacional em Estudos da Criança
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/04 - 2007/04 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. (2007). Concepções e Práticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita dos Educadores
de Infância. II Congresso sobre Aquisição da Linguagem, Escola Superior de Educação da Guarda, abril de 2007/ Conceptions
and Pedagogical Practices of Early Childhood Educators' Approaches to Written Language. II Congress on Language Acquisition,
Escola Superior de Educação da Guarda, April 2007
Congresso
|
II Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2006/11 - 2006/11 | Santos, A.I. & Alves Martins, M. (2006). Os Educadores de Infância e a Linguagem Escrita: as suas perspectivas acerca da intervenção
pedagógica. IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Universidade de Évora, novembro de 2006/ Early Childhood Educators
and Written Language: their perspectives on pedagogical intervention. IV National Symposium on Research in Psychology; University
of Évora, November 2006
Simpósio
|
IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2004/11 - 2004/11 | Santos, A.I. & Serpa, S. (2004). Avaliação das competências de investigação em educação mobilizadas em contexto de formação
no Curso da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade dos Açores. XVII Colóquio ADMEE-Europa, Faculdade de Psicologia
e Ciências da Educação, U. de Lisboa, novembro de 2004/ Evaluation of research competences in education mobilised in the context
of training in the Degree Course in Early Childhood Education at the University of the Azores. XVII ADMEE-Europe Colloquium,
Faculty of Psychology and Educational Sciences
Encontro
|
XVII Colóquio ADMEE - Europa
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003/11 - 2003/11 | Santos, A.I. (2003). O Contributo da Educação de Infância na Construção de um Processo Escolar de Sucesso, comunicação apresentada
no Encontro - Educação: processo e fundamento de mudança, organizado pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, Palácio
dos Capitães Generais, Angra do Heroísmo, novembro de 2003/ The Contribution of Early Childhood Education to Building a Successful
School Process, communication presented at the Meeting - Education: process and foundation for change, organised by the Regional
Secretariat for Social Affairs.
Encontro
|
Encontro: Educação - processo e fundamento de mudança
Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, Portugal
|
2001/05 - 2001/05 | Santos, A.I. (2001). Concepções Infantis sobre a Leitura: implicações pedagógicas, 1.º Encontro de Educação de Infância: A
abordagem à leitura e à escrita no jardim-de-infância, Universidade dos Açores, maio de 2001/ Children's conceptions of reading:
pedagogical implications, 1st Early Childhood Education Meeting: The approach to reading and writing in early childhood education,
University of the Azores, May 2001
Encontro
|
1.º Encontro de Educação de Infância: “A abordagem à leitura e à escrita no jardim-de-infância"
Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal
|
2000/09 - 2000/09 | Santos, A.I.; Figueiredo, M. & Arroz, A. (2000). Avaliação das disciplinas de Projecto Educacional em...: articulação curricular
e mobilização pedagógica no plano curricular da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade dos Açores. V Congresso
Galaico-português de Psicopedagogia, setembro, Corunha/ Evaluation of the Educational Project subjects in...: curricular articulation
and pedagogical mobilisation in the curriculum of the Degree in Childhood Education at the University of the Azores. V Galaico-Portuguese
Congress of Psychopedagogy
Congresso
|
V Congresso Galaico-português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña, Espanha
|
1993/09 - 1993/09 | Santos, A.I. & Reyes, Y. (1993). Cooperación y Competición en díadas de niños que trabajan en un Ambiente Computacional Constructivista.
VI Congreso Internacional LOGO - La informática desde la Escuela, setembro, 1993, Caracas, Venezuela/ Cooperation and Competition
in dyads of children working in a Constructivist Computational Environment. VI Congreso Internacional LOGO - La informática
desde la Escuela, September, 1993, Caracas, Venezuela.
Congresso
|
VI Congreso Internacional LOGO – La informática desde la Escuela
Universidad Metropolitana, Venezuela
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Tive uma ideia! As Artes Visuais e a Criatividade em diálogo, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ I had
an idea! Visual Arts and Creativity in dialog, in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education
Presidente do júri
|
Júlia Medeiros Teixeira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | El mundo también puede volver a nacer en un tiempo infantil/ The world can also be reborn in a child's time
Presidente do júri
|
Alexis Gonzalez (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | A Música ao ritmo da Infância: experiências e reflexões em contexto de estágio/ Music to the rhythm of childhood: experiences
and reflections in an internship context
Arguente
|
Mariana Medeiros Machado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo/ Links between play and learning: an analysis in an
educational context
Presidente do júri
|
Rita Raquel Branco Lima (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | A (In)Consciência Filosófica do Tempo no Reino da Infância/ The Philosophical (In)Consciousness of Time in the Kingdom of
Childhood
Presidente do júri
|
Aida Maria Martinho Pereira Faustino (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/ educacionais.
Arguente principal
|
Carolina Benjamim Machado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2024 | Um Palmo e Meio de Expressões: uma reflexão em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico.
Arguente
|
Inês Melo Pereira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 | Autopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação Filosófica/ Autopoiesis and Emergence in the Philosophical Research
Community
Presidente do júri
|
Fernando Manuel Correia Vieira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 | Os (en)cantos da Expressão Plástica: Experiências e reflexões em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo
do Ensino Básico/The (en)corners of Plastic Expression: Experiences and reflections in the context of an internship, in Pre-School
Education and in the 1st Cycle of Basic Education
Presidente do júri
|
Daniela Arruda Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 | Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Educating for
Values through Children's Literature in Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education
Presidente do júri
|
Filipa Alexandre Medeiros Pereira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 | Os Materiais Didáticos na aprendizagem da Matemática e das Expressões Artísticas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do
Ensino Básico/ Teaching Materials in Maths and Artistic Expressions in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic
Education
Arguente principal
|
Elsa de Jesus Simas Correia (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Expressão Plástica e Infância: Lugares para imaginar, (re)criar e conhecer o mundo/ Plastic Expression and Childhood: Places
to imagine, (re)create and get to know the world
Presidente do júri
|
Vera Lúcia Santos Galvão (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Perlimpimpim… A Expressão Plástica como um lugar para a Criatividade na Infância/Perlimpimpim... Plastic Expression as a place
for Creativity in Childhood
Presidente do júri
|
Joana Ferreira Vicente (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantil/ From the School Curriculum to Maths in Children's Daily Life
Presidente do júri
|
Maria Ana Tavares Branco (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todos/ Diversity and Inclusion
in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education: School for all
Presidente do júri
|
Marta Pimentel Alves (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/07/18 | O Experimentum da Expressão Literária e Artística como Estímulo para o Despertar Estético numa Comunidade de Investigação
Filosófica na Educação Pré-Escolar/ The Experimentum of Literary and Artistic Expression as a Stimulus for Aesthetic Awakening
in a Philosophical Research Community in Early Childhood Education
Presidente do júri
|
Maria das Dores Freitas Cerqueira de Sousa Simas (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 | Adolescentes, hábitos de leitura, autoestima e satisfação com a vida/ Adolescents, reading habits, self-esteem and life satisfaction
Arguente
|
Cátia Trindade Meireles (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 | Promover o interesse pela leitura e a compreensão leitora na infância/ Promoting interest in reading and reading comprehension
in children
Presidente do júri
|
Inês Meireles Ponte Câmara (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 | A criança e a sua Expressão Plástica: uma reflexão em contexto do estágio pedagógico/ The child and his Plastic Expression:
a reflection in the context of the pedagogical internship
Arguente principal
|
Ana Maria Machado Vieira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022 | Filosofar na Escola Pública: (des)caminhos do protagonismo infantil/ Philosophising in public schools: (mis)paths for children's
protagonism
Presidente do júri
|
Solange Rodrigues Noronha de Souza (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | A Filosofia vai à Creche: Construção de uma Comunidade de Investigação Filosófica com Crianças até aos 3 anos/ Philosophy
Goes to Nursery: Building a Community of Philosophical Enquiry with Children up to 3 Years Old
Presidente do júri
|
Patrícia Carla Rodrigues Beira Grande (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Strategies
to Promote the Development of Sense of Number in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente
|
Sara Rita Medeiros Araújo Correia Amaral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | A Música na Infância: notas para uma reflexão em contexto de estágio/ Music in Childhood: notes for reflection in an internship
context
Arguente principal
|
Maria José Botelho Leite Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na Escola/ Dialogues between Portuguese and Artistic Expressions at
School
Presidente do júri
|
Nuno Filipe Sousa Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021 | A Estética na Filosofia para Crianças: o contributo do Desenho na Comunidade de Investigação/Diálogo/ Aesthetics in Philosophy
for Children: the contribution of Drawing in the Community of Research/Dialogue
Presidente do júri
|
Ana Lúcia de Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Risca, Rabisca e Arrisca: A Expressão Plástica nas brincadeiras das crianças, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino
Básico/ Scratch, Scribble and Take a Chance: Plastic Expression in children's play, in Early Childhood Education and in the
1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Filipa Morais Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | A Criança e a Música: Viagens entre o Estágio Pedagógico e as Vivências Musicais da Ilha Graciosa/ Children and Music: Journeys
between the Pedagogical Internship and the Musical Experiences of Graciosa Island
Arguente principal
|
Patrícia da Cunha Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | O papel da Comunicação em Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ The Role
of Communication in Dramatic Expression in Early Childhood Education and 1st Cycle Primary School Teaching
Presidente do júri
|
Sara Maria Medeiros Teixeira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | Semear e cuidar para colher: o desenvolvimento da oralidade e da escrita na infância/ Sowing and caring for the harvest: the
development of orality and writing in childhood
Arguente principal
|
Hugo Filipe Paulino Freitas (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2019 | O número e a forma numa interligação de conteúdos no processo de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e Ensino Básico/ Number
and shape in an interconnection of contents in the learning process in Early Childhood Education and Basic Education
Presidente do júri
|
Marisa da Costa Reis Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | A Construção de um espaço da Escrita na Sala de Atividades/ Building a Writing Space in the Activity Room
Arguente principal
|
Ana Rita Rolão Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2018 | Abordagens Transversais à Escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Transversal Approaches to Writing
in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Saulina Moniz Machado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Aprendizagem Informal dos Docentes: Implicações para a Aprendizagem da Profissão Docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo do Ensino Básico/ Teachers' Informal Learning: Implications for Learning the Teaching Profession in Early Childhood
Education and the 1st Cycle of Basic Education
Presidente do júri
|
Bruno Pedro Xavier Tavares (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | O Ensino da Poesia na Educação Pré-Escolar e no 1º. Ciclo do Ensino Básico/ The Teaching of Poetry in Early Childhood Education
and the 1st Cycle of Basic Education Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Cândida Lucécia Pimentel Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Oportunidades de contacto com a Natureza na cidade: práticas de cidadania na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico/
Opportunities for contact with nature in the city: citizenship practices in Early Childhood Education and the 1st Cycle of
Basic Education
Arguente principal
|
Ana Sofia Simões (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Construindo uma Escola promotora da Atividade Física: um estudo em contexto de estágio/ Building a school that promotes physical
activity: an internship study
Presidente do júri
|
João Vítor Aguiar Andrade (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | As Expressões Artísticas como uma janela aberta para a Criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/
Artistic Expressions as an open window to Creativity in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Catarina Lourenço Marques (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Expressões Artísticas e Educação para Valores em diálogo na Educação Pré-Escolar e no 1º. Ciclo do Ensino Básico/ Artistic
Expressions and Education for Values in dialogue in Early Childhood Education and in the 1st. Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Sara Tavares Madeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2018 | Construção e gestão de materiais pedagógico promotores da integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no
Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico/ Construction and management of teaching materials to promote the integration of knowledge
areas in Early Childhood Education and 1st Cycle of Basic Education.
Arguente principal
|
Marylene Mendonça Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | A Matemática no Quotidiano: promover a descoberta da Matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto
da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Maths in everyday life: promoting the discovery of maths, based on
children's everyday experiences, in the context of Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Melissa Garcia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | A Criança e as Expressões: uma reflexão em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico/
The Child and Expressions: a reflection in the context of an internship in Early Childhood Education and 1st Cycle of Basic
Education
Arguente principal
|
Raquel Mestre Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Educar para agir no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: (Re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável/
Educating for action in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education: (Re)thinking physical activity and
other healthy lifestyle habits
Presidente do júri
|
Cátia Cardoso (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil: do desenvolvimento das capacidades coordenativas ao desempenho escolar/ Learning
Environments in Early Childhood Education: from the development of coordination skills to school performance
Presidente do júri
|
Nicole Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 | O Papel da Comunicação Verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico/
The role of verbal communication in learning maths in early childhood education and 1st cycle education
Presidente do júri
|
Tatiana Gouveia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Abordagens transversais no ensino-aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico/ Transversal
approaches to teaching and learning language in early childhood education and the 1st cycle of basic education
Presidente do júri
|
Vera Filipa de Oliveira Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O desenvolvimento da expressão oral no jardim-de-infância e no 1.º ciclo do ensino básico/ The development of oral expression
in early childhood and 1st cycle of basic education
Arguente principal
|
Mariana Ferreira Simões (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O jogo no ensino da matemática: explorações no contexto da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico/ Play in maths
education: explorations in Early Childhood Education and the 1st cycle of basic education
Arguente principal
|
Miriam Fátima Cristiano Rego (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Explorar e Aprender: os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo
do ensino básico/ Explore and Learn: teaching materials in the context of learning maths in early childhood education and
the 1st cycle of basic education
Arguente principal
|
Sandy Sousa Borges (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | (Re)construindo valores com as crianças em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico/ (Re)building values with children
in early childhood education and 1st cycle of primary school
Arguente
|
Elisabete Maria Marques Garcia Andrade (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da Língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do ensino básico)/
A communicative approach to language learning in pre-school and school contexts (1st cycle of basic education)
Arguente principal
|
Sara Carolina Moreira Garcia (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Os espaços formais e informais de leitura no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo: as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção
de competências leitoras em contexto de estágio integrado/ Formal and informal reading spaces in Early Childhood and 1st Cycle:
reading areas and libraries in the promotion of reading skills in an integrated internship context
Arguente principal
|
Andreia Filipa Goulart Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Os contributos da literacia para a Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico/ The contributions of literacy
to Early Childhood Education and Primary School teaching
Arguente principal
|
Cláudia Sofia da Costa Ventura (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O questionamento em sala de aula: práticas educativas e curriculares na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico/ Questioning in the classroom: educational and curricular practices in Early Childhood Education and Primary School
Teaching
Arguente principal
|
Cláudia Maria Medeiros Galego (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | Organização do trabalho e do espaço para a aprendizagem da língua na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/
Organising work and space for language learning in Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Quélia Rita Pereira Couto Teixeira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | A tradição oral nas práticas de ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Oral tradition in Early Childhood and Primary
School teaching practices
Arguente principal
|
Catarina da Graça Pacheco Furtado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | A abordagem e o ensino da escrita na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico/ The approach to and teaching
of writing in early childhood education and in the first cycle of basic education
Arguente principal
|
Ana Cristina Lopes Pimentel (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | Os padrões e a resolução de problemas no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Patterns and problem solving in the 1st Cycle of Basic
Education
Arguente principal
|
Maria do Rosário Castro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | As práticas educativas em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: a consciência fonológica e a aprendizagem da
leitura/ Educational practices in early childhood education and the 1st cycle of basic education: phonological awareness and
learning to read
Arguente principal
|
Vanessa Sofia da Roias Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | Das experiências de estágio no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico à promoção da leitura com vista à criação de comunidades
leitoras/ From pre-school and primary school internship experiences to the promotion of reading with a view to creating reading
communities
Arguente principal
|
Selma Catarina Botelho Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013/07/15 | Os hábitos de leitura dos estudantes do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores / The reading habits of basic education
school students in the Autonomous Region of the Azores
Arguente
|
José Carlos da Silva Pereira (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | O desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar: representações e práticas de estagiários/ The development
of emergent literacy in early childhood education: trainees' representations and practices
Arguente principal
|
Paula Alexandra Teixeira Brêa Marques (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | O processo de ensino-aprendizagem no pré-escolar e 1.º ciclo: o papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículo/
The teaching-learning process in early childhood and primary school: the role of reading in teaching content across the curriculum
Arguente principal
|
Daniela Pereira Araújo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico/ Teaching
resources for learning to speak and write in early childhood education and the 1st cycle of basic education
Arguente
|
Cátia de Jesus Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A Jogar também se aprende. O contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação pré-escolar e no
1.º ciclo do ensino básico/ Playing is also learning. The contribution of games to the development of mathematical competences
in early childhood education and the 1st cycle of basic education
Arguente principal
|
Raquel Pereira Nogueira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | As histórias como estratégia pedagógica/ Stories as a pedagogical strategy
Arguente principal
|
Ana Rita do Céu Pinheiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012/06/06 | Auto-avaliação de instituições de educação pré-escolar: um estudo de caso em jardins de infância da Região Autónoma dos Açores/
Self-evaluation of early childhood education institutions: a case study in kindergartens in the Autonomous Region of the Azores
Arguente
|
Maria Lina Pires Sousa Mendes (Doutoramento)
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha
|
2012 | Emergência da comunicação matemática no jardim-de-infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática/ The
emergence of mathematical communication in early childhood education: didactic potential for discovering maths
Arguente principal
|
Vanda Patrícia de Oliveira Belém (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1.º
ciclo do ensino básico/ Problem solving and the development of logical-mathematical reasoning in the context of early childhood
education and the 1st cycle of basic education
Arguente
|
Carla da Conceição Pereira Cardoso Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A educação para o consumo alimentar/ Education for food consumption
Arguente principal
|
Márcia Alexandra Melo Ávila (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | As práticas educativas em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico/Educational practices in early childhood education
and the 1st cycle of basic education
Arguente principal
|
Natércia Vicente Braga (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Da educação pré-escolar ao ensino do 1.º ciclo do ensino básico: as práticas no domínio da leitura/ From early childhood education
to 1st cycle of basic education: practices in the field of reading
Arguente principal
|
Carla Patrícia Moniz Tavares Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Aprender a Língua na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico/ Language Learning in Early Childhood Education
and the 1st Cycle of Basic Education
Arguente principal
|
Maria Isabel Rodrigues Morais Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A transversalidade da expressão plástica na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo/ The transversality of plastic expression
in early childhood education and 1st cycle teaching
Arguente principal
|
Vanda Goreti Farinha Azevedo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Intervenção Educativa no pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório - o
uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças/ Educational intervention in pre-school and primary school:
reflection on practices and exploratory study - the use of computers in the development of children's competences
Arguente
|
Maria Helena Moreira Pinto (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Interacções sociais na sala de aula: o seu aproveitamento pedagógico/ Social interactions in the classroom: their pedagogical
use
Arguente
|
Kathy de Fátima Lopes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | O Pré-Escolar como comunidade de aprendizagem: da planificação à investigação. A literatura infantil através da exploração
dos contos tradicionais e dos contos contemporâneos/ Pre-school as a learning community: from planning to research. Children's
literature through the exploration of traditional and contemporary tales
Arguente principal
|
Pedro Emanuel da Silva Costa Gago da Câmara (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Papéis de género no 1.º Ciclo: promover a igualdade de oportunidades/ Gender roles in the 1st Cycle: promoting equal opportunities
Arguente principal
|
Sandra Silva Dimas Serpa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | O processo de ensino-aprendizagem no pré-escolar e 1.º ciclo: práticas, reflexão e abordagem investigativa. A construção de
histórias com e sem recurso a imagens/ The teaching-learning process in pre-school and 1st cycle: practices, reflection and
an investigative approach. The construction of stories with and without the use of images
Arguente
|
Sílvia da Graça Botelho Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | A matemática no quotidiano: estratégias e recursos para o ensino da matemática/ Maths in everyday life: strategies and resources
for teaching maths
Arguente
|
Sofia Marlene Machado Aguiar Mourato (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Desenvolvimento das interacções sociais na sala de aula e o processo pedagógico de construção de regras sociais/ Development
of social interactions in the classroom and the pedagogical process of building social rules
Arguente
|
Vânia Marilda Aguiar Homem (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Viver no mundo das letras pode ser difícil/ Living in the world of letters can be difficult
Arguente
|
Filomena de Fátima Rocha Vieira Mendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Prática Educativa nos contextos de aprendizagem: reflexão e abordagem investigativa - o cantinho da Biblioteca no Pré-Escolar
ao serviço da promoção da leitura/ Educational practice in learning contexts: reflection and investigative approach - the
library corner in pre-school at the service of reading promotion
Arguente principal
|
Carla Sofia Arruda Viveiros Resendes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 | Práticas e vivências de formação contínua no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o caso do Programa Nacional de Ensino do Português/
Practices and experiences of continuous training in the 1st Cycle of Basic Education: the case of the National Programme for
the Teaching of Portuguese
Arguente principal
|
Alexandrina Maria Martins Gonçalves Raposo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2009/02 | Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora - Construção e validação do Teste de Avaliação do Reconhecimento
de Palavras Escritas/ Written word recognition and reading competence - Construction and validation of the Written Word Recognition
Assessment Test
Arguente
|
António Vargas Moniz (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2009 | A abordagem da leitura e da escrita na Educação Pré-Escolar em contexto de supervisão em Angra do Heroísmo/ The approach to
reading and writing in pre-school education in the context of supervision in Angra do Heroísmo
Arguente principal
|
Maria Margarida Teves Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 | Os educadores de infância e as temáticas ambientais desenvolvidas nos jardins-de-infância dos Açores: principais abordagens
e necessidades/ Early childhood educators and environmental issues in kindergartens in the Azores: main approaches and needs
Arguente
|
Cidália Maria Gorgita Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10/21 - 2023/10/28 | VII CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – Famílias na Infância/VII CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents - Families in Childhood | Universidade dos Açores |
2023/05/11 - 2023/05/13 | I Congresso Internacional de Saúde e Educação Infantojuvenil da Ilha Terceira/ 1st International Congress on Children's Health and Education on Terceira Island | Praia da Vitória |
2023/03/16 - 2023/03/18 | 9th International Conference on Education (ICEDU 2023) | Bangkok, Tailândia |
2022/10 - 2022/11 | VI CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – À roda dos problemas/ VI CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents - Around the problems | Universidade dos Açores |
2022/03/24 - 2022/03/26 | 8th International Conference on Education 2022 (ICEDU 2022) | Sri Lanka |
2021/10/21 - 2021/10/30 | V CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – Vamos Brincar?!/ V CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents - Let's Play?! | Universidade dos Açores |
2021/04/06 - 2021/06/08 | 7th International Conference on Education 2021 (ICEDU 2021) | online |
2020/04/03 - 2020/04/04 | The 6th International Conference on Education 2020 - The New Face of Education: Innovation in Practice | Bangkok |
2019/10 - 2019/10 | IV CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ IV CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente | Ponta Delgada |
2018/12 - 2018/12 | Educação de Infância: O que a ciência tem para nos ensinar/ Early childhood education: What science has to teach us | Universidade do Minho - Braga |
2018/10 - 2018/10 | III CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ III CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents | Universidade dos Açores - Ponta Delgada |
2018/07 - 2018/07 | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação/ XIV International Colloquium on Psychology and Education | ISPA - Lisboa |
2017/10 - 2017/10 | II CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ II CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents | Universidade dos Açores - Ponta Delgada |
2017/10 - 2017/10 | JOIN Brasil - III Encontro Internacional de Jovens Investigadores/ JOIN Brazil - III International Meeting of Young Researchers | Universidade Estadual do Ceará - Brasil |
2016/10 - 2016/10 | I CICA - Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente/ I CICA - International Interdisciplinary Congress on Children and Adolescents | Universidade dos Açores - Ponta Delgada |
2016/04 - 2016/04 | JOIN - Jovens Investigadores/ JOIN - Young Researchers | Universidade dos Açores - Ponta Delgada |
2015/06 - 2015/06 | XIII Colóquio Internacional em Psicologia da Educação/ XIII International Colloquium on Educational Psychology | ISPA - Lisboa |
2013/04 - 2013/04 | IV FIPED - Portugal | Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Technological Forecasting & Social Change | Elsevier |
2022/07 - Atual | Applied Sciences | MDPI |
2022 - Atual | Brain Sciences | MDPI |
2022 - Atual | International Journal of Environmental | MDPI |
2022 - Atual | Research and Public Health | MDPI |
2022 - Atual | Sustainability | MDPI |
2022 - Atual | Children | MDPI |
2022 - Atual | IEEE Access | |
2021/08 - Atual | Education Sciences | MDPI |
2020 - Atual | SAGE Open | SAGE Journals |
2019 - Atual | Palgrave Communications | Nature |
2019 - Atual | Revista revistamultidisciplinar.com | Universidade do Algarve |
2016 - Atual | Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud | Cinde - Universidad de Manizales |
2015/07 - Atual | Cogent Education (2331-186X) | Taylor & Francis |
2015/07 - Atual | International Education Studies | CCSE |
2020/01 - 2020/12 | Frontiers in Communication - Science and Environmental Communication Section | Frontiers |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Didática do Português/ Didactics of Portuguese | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2020 - Atual | Iniciação à Prática Profissional em Contextos Diferenciados/ Initiation to Professional Practice in Differentiated Contexts | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - Atual | Metodologia do Ensino do Português/ Portuguese Teaching Methodology | (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2018 - Atual | Didática da Matemática/ Didactics of Maths | (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - Atual | Metodologia do Ensino da Matemática/ Methodology of Maths Teaching | (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - Atual | Oficina de Didáticas em Educação Pré-Escolar/ Didactics Workshop in Pre-School Education | (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - Atual | Estágio Pedagógico I/ Pedagogical Internship I | (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2014 - Atual | Iniciação à Prática Profissional em Jardim de Infância/ Initiation to Professional Practice in Early Childhood Education | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/10 - 2024/01 | Estágio em Ensino da Informática III/ Internship in Teaching Informatics III | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/10 - 2024/01 | Didática da Informática III/Didactics of Informatics III | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Didática da Informática II/ Didactics of Informatics II | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Estágio em Ensino da Informática II/ Internship in Informatics Education II | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2022/11 - 2023/02 | Didática da Informática I/ Didactics of Informatics I | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/11 - 2023/02 | Estágio em Ensino da Informática I/ /Internship in Informatics Education I | Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Estágio Pedagógico II/ Pedagogical Internship II | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - 2021 | Seminário I (2 horas)/ Seminar I (2 hours) | Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2017 - 2019 | Seminário II (2 horas)/ Seminar II (2 hours) | Mestrado em Filosofia para Crianças (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2015 - 2019 | Oficina de Integração das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora/ Workshop for the Integration of Artistic Expressions and Physical-Motor Education | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2015 | Iniciação à Prática Profissional em Contextos Educativos Diferenciados: Contexto Pré-Escolar e Escolar/ Initiation to Professional Practice in Differentiated Educational Contexts: Pre-School and School Contexts | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2013 - 2014 | Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora/ Teaching Methodology for Artistic Expressions and Physical-Motor Education | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2010 - 2014 | Seminário II/ Seminar II | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2010 - 2014 | Seminário I/ Seminar I | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2010 - 2014 | Prática Educativa Supervisionada II/ Supervised Educational Practice II | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2009 - 2014 | Prática Educativa Supervisionada I/ Supervised Educational Practice I | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2009 - 2014 | Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa/ Methodology of Portuguese Language Teaching | (Mestrado) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2008 - 2014 | Didáctica da Língua Portuguesa/ Didactics of the Portuguese Language | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2007 - 2008 | Projecto Educacional Integrado/ Integrated Educational Project | Licenciatura em Educação de infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2007 - 2008 | Projecto Educacional em Conhecimento do Mundo/World Knowledge Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2007 - 2008 | Projecto Educacional em Expressões/ Expressions Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2002 - 2003 | Projecto Educacional em Expressões/ Educational Project in Expressions | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2002 - 2003 | Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático/ Educational Project in Logical-Mathematical Knowledge | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2002 - 2003 | Projecto Educacional em Linguagem/ Language Educational Project | Licenciatura em Educação de infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2001 - 2002 | Projecto Educacional Integrado/Integrated Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2001 - 2002 | Projecto Educacional em Conhecimento do Mundo/ World Knowledge Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2001 - 2002 | Projecto Educacional em Expressões/Educational Project in Expressions | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2001 - 2002 | Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático/Educational Project in Logical-Mathematical Knowledge | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2001 - 2002 | Projecto Educacional em Linguagem/ Language Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2000 - 2001 | Projecto Educacional em Expressões/Expressions Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2000 - 2001 | Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático/ Educational Project in Logical-Mathematical Knowledge | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
2000 - 2001 | Projecto Educacional em Linguagem/Language Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1999 - 2000 | Projecto Educacional em Expressões/ Expressions Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1999 - 2000 | Projecto Educacional em Conhecimento Lógico-Matemático/ Educational Project in Logical-Mathematical Knowledge | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1999 - 2000 | Projecto Educacional em Linguagem/Language Educational Project | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1997 - 1999 | Prática Pedagógica IV/ Pedagogical Practice IV | (Bacharelato) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1997 - 1999 | Projecto Educacional I/ Educational Project I | (Bacharelato) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1997 - 1999 | Projecto Educacional II/ Educational Project II | Bacharelato em Educação de Infância (Bacharelato) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
1997 - 1999 | Projecto Educacional III/ Educational Project III | Bacharelato em Educação de Infância (Bacharelato) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/10/13 - Atual | Jornal RTP-Açores | Evento Criar e Inovar na Infância e na Adolescência |
2024/10/12 - Atual | Cê de Ciência | Maria Montessori |
2024/07/01 - Atual | Entrevista Açores Hoje - Divulgação das Jornadas de Inovação Pedagógica da UAc / Interview Azores Today - Publicising the UAc Pedagogical Innovation Journeys | |
2024/05/23 - Atual | Participação no programa "Grande Debate" na RTP Açores. | "Grande Debate" - RTP Açores |
2019/10/06 - Atual | Açores Hoje/ Azores Today | IV Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância/ APEI - Association of Early Childhood Education Professionals | Delegada Regional e membro da Direção |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro da equipa editorial dos Cadernos de Educação de Infância, publicação da APEI (Associação de Educadores de Infância)/ Member of the editorial team of Cadernos de Educação de Infância, published by APEI (Association of Early Childhood Educators). | |
2015 - Atual | Membro do quadro editorial do International Education Studies - entre 2015 e 2016 e desde 2018/ Member of the editorial board of International Education Studies - between 2015 and 2016 and since 2018; http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/editor. | |
2021 - 2023 | Guest Editor - Sustainability - Special Issue "Childhood Education and Sustainable Society" | MDPI AG, Suiça |
2020/01 - 2020/12 | Editor - Frontiers in Communication, Science and Environmental Communication Section |
Distinções
Outra distinção
1994 | Botão e Diploma de Reconhecimento pelo Distrito Escolar N.º 1 / School District No. 1 Recognition Button and Diploma
Ministério de Educación, Venezuela
|