???global.info.a_carregar???
Bernardo Alberto Frey Pinto de Almeida. Concluiu o Título de Agregado em 2004/12/22 pela Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. É Professor Catedrático na Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes e Investigador Auxiliar no i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. Recebeu prémio AICA / Gulbenkian de crítica de arte em1983. Foi membro do Conselho Científico da Unidade de Investigação – CECL da Universidade Nova de Lisboa. Foi membro da Comissão de Compras da Fundação de Serralves entre 1988 e 1995. Entre 1995 e 2001 foi Director Artístico da Fundação Cupertino de Miranda, V. N. Famalicão, onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo. Integrou, de 2003 a 2006, a comissão instaladora do MEIAC (Museo Estremeño Iberoamericano de Arte Contemporaneo), cuja colecção de arte portuguesa organizou entre 2004 e 2007. Foi membro, entre 2007 e 2011, do Conselho de Administração da Fundação Berardo, em representação do Estado português. Áreas de investigação: História e Teoria da Arte; Estética.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
BERNARDO ALBERTO FREY PINTO DE ALMEIDA

Nomes de citação

  • Almeida, Bernardo

Identificadores de autor

Ciência ID
4412-65D6-AB63

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004/12/22
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
unanimidade
2004/12/20
Concluído
CATEDRÁTICO (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Unanimidade
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/11/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2009/01/01 - 2014/11/01 Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/12/20 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014/11/01 - 2025/01/01 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
1998/09/01 - 2004/11/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1997/09/01 - 1998/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2009/10/01 Investigador associado Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Edição de número de revista
  1. Almeida, Bernardo. "De Arte. Revista de Historia del Arte". De Arte. Revista de Historia del Arte 11 (2013): http://dx.doi.org/10.18002/da.v0i11.
    10.18002/da.v0i11
Livro
  1. Almeida, Bernardo. Arte e Infinitude - O Contemporâneo entre a Arkhé e o Tecnológico. Lisboa, Portugal: Relógio D'Água. 2018.
    Publicado
  2. Almeida, Bernardo. A Ciência das Sombras. Lisboa, Portugal: Relógio D'Água. 2018.
    Publicado
  3. Almeida, Bernardo. Arte Portuguesa no Século XX - Uma História Crítica. Matosinhos, Portugal: Coral Books. 2017.
    Publicado
  4. Almeida, Bernardo. Immagine della Fotografia (com prefácio de António Tabucchi). Lisboa, Portugal: Relógio d’Água. 2014.
    Publicado
  5. Macario Costa, Raimundo Jose; Cerceau, Renato. Noronha da Costa — A representação das imagens. Porto, Portugal: Edições Afrontamento. 2012.
    Publicado
  6. Almeida, Bernardo. Negócios em Ítaca. Lisboa, Portugal: Relógio D'Água. 2011.
    Publicado
  7. Almeida, Bernardo. Força de Imagem - O Surrealismo. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2008.
    Publicado
  8. Almeida, Bernardo. A Vontade de Representação. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2008.
    Publicado
  9. Almeida, Bernardo. Alberto Carneiro - Lição de Coisas. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2008.
    Publicado
  10. Almeida, Bernardo. Nikias Skapinakis Uma pintura desalinhada. Campo das Letras. 2006.
  11. MAGALHÃES JR., Antônio Pereira. A Noite. Lisboa, Portugal: Relógio D'Água. 2006.
  12. Almeida, Bernardo. Quatro Movimentos da Pele. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2004.
    Publicado
  13. Almeida, Bernardo. Transição — Cíclopes, Mutantes, Apocalípticos. Lisboa, Portugal: Assírio e Alvim. 2002.
    Publicado
  14. Almeida, Bernardo. As imagens e as coisas. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2002.
    Publicado
  15. Almeida, Bernardo. Henrique Pousão. Lisboa, Portugal: Assírio e Alvim. 2000.
    Publicado
  16. Almeida, Bernardo. Foz-Côa. Edições Afrontamento. 2000.
  17. Almeida, Bernardo. João Machado e a Criação Visual. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2000.
    Publicado
  18. Almeida, Bernardo; Dorfles, Gillo; Le Bot, Marc. José de Guimarães (em colaboração: Gillo Dorfles, Marc Le Bot e Bernardo Pinto de Almeida). Porto, Portugal: Afrontamento. 1998.
    Publicado
  19. Almeida, Bernardo. Imagem da Fotografia. Lisboa, Portugal: Assírio & Alvim. Relógio D'Água 2006 (2ª ed.). 1996.
    Publicado
  20. Almeida, Bernardo. O Plano de Imagem. Lisboa, Portugal: Assírio & Alvim. 1996.
    Publicado
  21. Almeida, Bernardo. Pintura Portuguesa no Século XX. Porto, Portugal: Lello & Irmãos, 1993 (2ª edição 1996, 3ª 2002).. 1993.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/11/21 "Arte e Infinitude" Novembro 2017-Março 2018 Ciclo de 12 Conferências sobre Arte Contemporânea
Fundação de Serralves (Porto, Portugal)
Distinções

Outra distinção

1983 Prémio Crítica de Arte A.I.C.A