???global.info.a_carregar???
Fernando Manuel da Silva Alexandre holds a PhD in Educational Sciences, in the field of Personal, Social and Community Education, by Universidade Aberta, Lisbon (2013). He holds a MhD in educational sciences, in the field of Education and Development, from the Faculty of Science and Technology of the Universidade Nova de Lisboa (NOVA School of Science and Technology), since 1995, and a degree in Geography from the Faculty of Arts of the University of Lisbon, since 1981. Currently he performs the functions of Senior Technician at the Team for Interdisciplinary and Training Projects (EPIF) at the Directorate-General for School Administration (Portuguese Ministry of Education). As an Invited Assistant Professor, he performs teaching duties at the NOVA School of Social Sciences and Humanities and at Universidade Aberta. He is a Full Researcher in CEMRI (Centre for the Study of Migrations and Intercultural Relations), at Universidade Aberta. He is a member of the Universidade Católica Portuguesa team of external experts responsible for monitoring the TEIP 3 (Ministry of Education). He is an advisory member of the Commission on Geographical Education of the International Geographical Union. He has several published works either individually or in co-authorship. He has participated in research teams for national and international projects, financed either by FCT or European programs. His research interests have focused mainly on the study of the processes in accordance with which teachers build and develop their professional knowledge and identity. In addition to these, he has developed work on the analysis of teacher training models, especially as regards the application of reflective practices in the context of initial training programmes. Finally, the has also published several works in the field of geography didactics, namely in the interface between geographic education and education for citizenship, particularly in what concerns the role that the discipline plays for the development of environmental education and education for sustainability. Fernando Manuel da Silva Alexandre, concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária em 2013 pela Universidade Aberta. É Mestre em Ciências da Educação, especialidade de Educação e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desde 1995, e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1981. Atualmente desempenha as funções de Técnico Superior da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação (EPIF) da Direção-Geral da Administração Escolar. Como professor auxiliar convidado desempenha funções docentes na Faculdade de Ciências Sociais de Humanas da Universidade Nova e na Universidade Aberta. É Investigador no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta (CEMRI), perito externo de acompanhamento do Programa TEIP 3 pela Universidade Católica Portuguesa e Membro consultivo da Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional. Possui diversas obras publicadas quer a título individual, quer em coautoria. Tem participado em equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais, financiados pela FCT e por programas europeus. Os seus interesses de investigação têm-se centrado sobretudo no estudo dos processos de construção do conhecimento dos professores e de desenvolvimento da sua identidade profissional. Para além destes tem desenvolvido trabalho ao nível da análise dos modelos de formação de professores, principalmente no que concerne à aplicação de práticas reflexivas na formação inicial. Finalmente, merecem destaque os trabalhos publicados no campo das didáticas específicas, designadamente na interface entre a educação geográfica e a educação para a cidadania, particularmente na dimensão relacionada com a educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Manuel da Silva Alexandre

Nomes de citação

  • Alexandre, Fernando

Identificadores de autor

Ciência ID
4615-4635-405E
ORCID iD
0000-0003-2984-1041

Endereços de correio eletrónico

  • fmalexandre@uab.pt (Profissional)
  • falexandre@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 962406977 (Pessoal)

Moradas

  • Avenida 24 de Julho, 142 - 4.º, 1399-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação pessoal, social e comunitária
Universidade Aberta, Portugal
"Formação reflexiva de professores e cidadania. Contributo para o estudo das práticas de formação inicial de professores de geografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1995
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1981
Concluído
Licenciatura em Geografia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2022/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Técnico Superior da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação (EPIF) Direção-Geral da Administração Escolar , Portugal
2016/09/01 - Atual Membro consultivo da Comissão de Educação Geográfica International Geographical Union, Estados Unidos
2015/09/01 - Atual Perito externo de acompanhamento do Programa TEIP 3 Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007/09/01 - 2017/08/31 Coordenador do Departamento de Ciências Sociais Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, Portugal
2008/09/01 - 2016/08/31 Membro do Secretariado Executivo da Comissão de Educação Geográfica International Geographical Union, Estados Unidos
2004/09/01 - 2007/08/31 Docente requisitado no Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta, Portugal
1987/01/01 - 2004/08/31 Docente requisitado na Secção de Ciências da Educação (DCSA) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2000 - 2004 TETSDAIS – Training European Teachers for Sustainable Development and Intercultural Sensitivity
87478-CP-1-2000-1-PT-COMENIUS-C31
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2000 - 2003 POLITEIA – Educação para a Cidadania: discursos e práticas
POCTI/33203/CED/2000
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alexandre, Fernando. "A normalização das práticas de ensino da Geografia como efeito do processo de desenvolvimento da identidade profissional dos professores". Trabalho apresentado em XII Congresso da Geografia Portuguesa – Geografias de Transição para a Sustentabilidade, Guimarães, 2019.
    Em revisão
  2. Alexandre, Fernando. "Metas curriculares do 3.º ciclo do ensino básico de geografia: que contributo para o desenvolvimento de competências ambientais?". Trabalho apresentado em Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, Coimbra, 2014.
    Publicado
  3. Alexandre, Fernando. "A didática da geografia na formação inicial de professores: razões para uma mudança de paradigma". Trabalho apresentado em Investigação em Educação Histórica e em Educação Geográfica, Braga, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alexandre, Fernando. "Teoria e prática na formação inicial de professores em Portugal". Revista Cenas Educacionais 1 2 (2018): 57-104.
    Publicado
  2. Alexandre, Fernando. "The standardization of geography teachers' practices: a journey to self-sustainability and professional identity development". International Research in Geographical and Environmental Education 25 2 (2016): 166-188. http://dx.doi.org/10.1080/10382046.2016.1149339.
    10.1080/10382046.2016.1149339
  3. Alexandre, Fernando. "The ‘universitisation’ of geography teachers’ training in Portugal: reflecting on its results and weaknesses". RIGEO 5 3 (2015): 293-315.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Alexandre, Fernando. "Epistemological awareness and geographical education in Portugal: the practice of newly qualified teachers". International Research in Geographical and Environmental Education 18 4 (2009): 253-259. http://dx.doi.org/10.1080/10382040903251067.
    10.1080/10382040903251067
  5. Alexandre, Fernando; Ferreira, Manuela; Miranda, Branca. "Emerging Models of Teacher Training: The Case of Portugal". International Research in Geographical and Environmental Education 13 2 (2004): 184-189. http://dx.doi.org/10.1080/09669580408668512.
    10.1080/09669580408668512
Capítulo de livro
  1. Alexandre, Fernando. "The ‘Universitisation’ of initial teachers’ training: discourses, actions and evaluation practices". In Teacher Education: the Bologna Process and the Future of Teaching. Alemanha: Waxmann-Verlag, 2020.
    No prelo
  2. Alexandre, Fernando. "The place of epistemological beliefs within teachers’ social representation systems: a model to explain geography teachers’ practices". In Teachers’ Personal Epistemologies: Evolving Models for Transforming Practice, 351-384. Charlotte, NC, Estados Unidos: Information Age Publishing, 2017.
    Publicado
  3. Alexandre, Fernando. "Reflectivity as discourse versus standards as practice: the case of initial teachers’ training in Portugal". In Towards Inclusion of Citizenship Culture in Teacher Education Programmes, 65-88. Granada, Espanha: Universidade de Granada, 2006.
    Publicado
  4. Alexandre, Fernando. "Teacher Training". In Sustainable Development and Intercultural Sensitivity: New Approaches for a Better World, 61-81. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alexandre, Fernando. Sustainable Development and Intercultural Sensitivity: New Approaches for a Better World. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Alexandre, Fernando. "Formação reflexiva de professores e cidadania : contributo para o estudo das práticas de formação inicial de professores de geografia". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2645.
  2. Alexandre, Fernando Manuel da Silva. "Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica". Mestrado, 1995. http://hdl.handle.net/10362/270.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/03 Education for sustainability at the crossroads of science, technology and humanities: the example of the Portuguese national curriculum Conference Sharing Inspiration 2019 – The Power of Realization
Comissão Europeia (Bruxelas, Bélgica)
2018/08 Geography curriculum reform in Portugal: an example of how the misinterpretation of powerful concepts can contribute to harm the role of geography within the national curriculum CGE 2018 International Conference – Appreciating similarity: charing understanding
Commission on Geographical Education - IGU (Quebec City, Canadá)
2018 The implementation of transnational assessment tests and the standardization of geography education: some reflections from the Portuguese context International Geographical Union Regional Conference – Appreciating Difference
Canadian Association of Geographers (Quebec City, Canadá)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/10/25 - 2017/10/28 Simpósio Internacional Integrating Knowledge and Understanding in Geography Education, da Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional. (2017/10/25 - 2017/10/28)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/12 - 2018/12 Participação na Conference on the Implementation of Education Reforms – Governance and Leadership in Change Processes, dinamizada pelo Governo Austríaco no âmbito das atividades da presidência do Conselho Europeu, realizada em Viena.
Conferência
Conference on the Implementation of Education Reforms – Governance and Leadership in Change Processes
2018/10 - 2018/10 Participação na Digital Education Expert Conference “Digital Strategies for School Education: Barriers, Enablers and Success Factors”, dinamizada pelo Governo Austríaco no âmbito das atividades da presidência do Conselho Europeu, realizada em Eisenstadt.
Conferência
Digital Strategies for School Education: Barriers, Enablers and Success Factors

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual International Journal of Sustainability in Higher Education (1467-6370) Emerald (MCB UP )
2010 - Atual International Research in Geographical and Environmental Education (1747-7611) Informa UK (Taylor & Francis)