Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernando Ilídio da Silva Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, Fernando Ilídio
- Ferreira, F. I.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4718-801A-E182
- ORCID iD
- 0000-0002-8608-6700
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"O Estudo do Local em Educação – Dinâmicas Socioeducativas em Paredes de Coura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1998/06/25
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Animação e Gestão da Formação
Universidade do Porto, Portugal
"As Lógicas da Formação: estudo da actividade de um centro de formação de assocação de escolas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993/11
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) (Licenciatura)
Especialização em CESE em Educação Infantil e Básica, Ramo de Administração Educacional
Universidade do Minho, Portugal
"A Unidade do Ensino Basico vista a partir da Formação Contínua de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
1984
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Braga, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/11/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2003/07/14 - 2009/11/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1998/06/25 - 2003/07/13 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/03/01 - 1998/06/24 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1984/11/11 - 1992/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992/09 - 1994/02 | Ensino (Docente Requisitado) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/15 - 2023/11/15 | Estudos Sociais da Infância |
Concluído
|
2017/05/01 - 2017/07/31 | Estudos da infância e da formação de professores à luz dos direitos e das vozes das crianças
SFRH/BSAB/135052/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2023/09/30 | Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/09/01 - 2019/08/31 | Projeto NESTT (New European Settings for Teachers and Teaching)
2016-1-PT01-KA201-022898
Investigador
|
Concluído
|
2016/04/01 - 2019/07/31 | Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2014/06/30 | Professores e Liderança: Desafios e Oportunidades
PTDC/CPE-CED/112164/2009
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 317 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0317/2011
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 - Atual | Jovens e Animação de Tempos Livres: um estudo na Associação Amigos da Montanha
Orientador
|
|
2011 - Atual | As Crianças e os Doutores Palhaços: Animação de Actividades Lúdicas em Contexto Hospitalar
Orientador
|
|
2011 - Atual | A liderança e a organização da escola e as suas relações com a aprendizagem dos alunos
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | Percursos de Vida e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | A Oficina de Teatro: Animação, Socialização e Aprendizagem em Contexto Escolar
Orientador
|
Animação Teatral (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | Dinâmicas Participativas em Contexto Associativo: Estudo de Caso de uma Associação Juvenil
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Especial
Orientador
|
Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | Gestores Escolares: os efeitos da formação
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | Cultura Popular e Aprendizagem Intergeracional - a participação de crianças e jovens num grupo folclórico
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | Animação artística e envolvimento comunitário: as crianças como actores em cenários participativos
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | A Participação e a Aprendizagem dos Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico num Agrupamento de Escolas
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | Liderança escolar e efeitos na motivação e no ensino dos professores
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | Centros Novas Oportunidades em Contextos Escolares e Associativos - Análise comparativa da organização e dos processos RVCC
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | A Escola a Tempo Inteiro: representações sociais e expectativas infantis
Orientador
|
Sociologia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - Atual | Práticas Participativas das Crianças na Escola Jenaplein, Zwolle, Holanda
Orientador
|
Sociologia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - Atual | Transformações do Trabalho Docente num Agrupamento de Escolas: uma análise organizacional à luz das perspectivas culturais
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - Atual | Indução Profissional: um estudo de experiências e dispositivos de apoio a professores principiantes
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - Atual | Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Perspectivas dos Enfermeiros de Campo e Estudantes/Estagiários
Orientador
|
Pedagogia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 - Atual | Educação e Cultura Popular – estudo de projectos e experiências de animação sócio-cultural com crianças e jovens
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | A ESCOLA E O ENTORNO: EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DAS CRIANÇAS PELA LENTE CONCEITUAL DO ESPAÇO E DO LUGAR
Coorientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Análise organizacional de uma empresa na área da Educação: o trabalho em rede, parceria e projeto
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Perspetivas dos atores sobre o trabalho, a liderança e a formação numa agência de uma imobiliária multinacional: um estudo
de caso
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Quem são, o que fazem, o que pensam: Perspetivas dos Assistentes Operacionais sobre o seu Trabalho numa Escola Multicultural
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | The study aims to identify and contribute to the educational experiences of immigrant preschool children. Thus, the proposed
thesis has two themes; migration and culturally inclusive education.
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | A palavra da criança quilombola: um estudo socio-antropológico a partir da tradição oral africana
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Cotidianos da Pequena Infância na Amazônia Indígena e em Ecovilas: Um Estudo Socioantropológico Intercultural
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | "FAMILIA, GÊNERO E HOMOPARENTALIDADE NA EDUCAÇÃO INFÂNTIL:PERSPETIVAS NORMATIVO-LEGAIS E PROFISSIONAIS”
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Educação e desenvolvimento: racionalidades das políticas educativas no ambito da cooperação Portuguesa com Cabo Verde.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Políticas públicas no contexto da cooperação internacional: um estudo de políticas de educação artística em Cabo Verde e em
Portugal
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | ESCRITA CRIATIVA: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E DE COMPETÊNCIAS DE ESCRITA COM CRIANÇAS
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Inventar e Resolver Problemas: estratégias de aprendizagem matemática com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A Formação em Alternância no contexto da Formação Profissional: Análise de Ações de Formação e de (Per)Curos profissionais
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Conceções e práticas de avaliação: a perspetiva das formandoras de uma empresa de formação
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Génese e mudanças nos agrupamentos de escolas: perspetivas dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | "A construção das identidades profissionais das professoras de bebês"
Orientador
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Avaliação de impacto da formação profissional presencial e b-learning : o caso da Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em Educação de Infância e em Ensino Básico (1º
ciclo)
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos: conceção e implementação
de uma proposta de avaliação
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Percepções dos professores sobre a implementação das actividades de enriquecimento curricular na escola do 1º ciclo (um estudo
de caso)
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Cartas Educativas: entre a estratégia e a sobrevivência (estudo de caso na Beira Interior Norte – NUT III)
Orientador
|
Administração e Organização Escolar Departamento de Economia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Juventude, Associativismo e Participação: um estudo das associações juvenis do Distrito do Porto
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Que futuro para os Agrupamentos pobres? – Uma solução ou um problema no Desenvolvimento Local?
Orientador
|
Administração e Organização Escolar, Departamento de Economia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | A Escola a Tempo Inteiro na Perspectiva das Crianças
Orientador
|
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Educação e Formação de Jovens e Adultos: Estudo dos Cursos Orientados para o Mundo do Trabalho, numa Escola Secundária
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | A participação dos alunos na organização escolar – o caso de uma Escola Secundária
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Agrupamento de Escolas e Cultura Organizacional: perspectivas dos professores sobre os processos de transformação cultural
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Lógicas de Acção Local na Formação de um Agrupamento de Escolas: políticas e actores; expectativas e realidades
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | A Escola e a Liderança em Análise: o olhar dos alunos e dos líderes de topo
Orientador
|
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 - 2008 | A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: o caso de um Agrupamento de Escuteiros
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Formação e Desenvolvimento no Contexto da Administração Local: Estudo de uma Associação Intermunicipal
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | A Formação de Adultos no Contexto da Administração Local. Um Estudo de Caso
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | A Liderança Escolar na Perspectiva dos Alunos
Orientador
|
|
2007 - 2007 | Uma Visão Ibérica da Formação Contínua de Professores – Estudo Comparativo entre dois Centros de Formação Contínua de Professores
Orientador
|
|
2007 - 2007 | O Início da Actividade Docente e a Indução Profissional: contributos para um programa de apoio a professores principiantes
Orientador
|
|
2007 - 2007 | A Organização de uma Escola Secundária na Educação e Promoção da Saúde
Orientador
|
|
2007 - 2007 | A Liderança num Agrupamento de Escolas
Orientador
|
|
2007 - 2007 | O Movimento Associativo como Processo de Intervenção Social e Acção Comunitária: um estudo de caso
Orientador
|
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Mobilidade e Instabilidade Docente – Implicações na Dinâmica das Escolas e na Vida dos Professores
Orientador
|
|
2006 - 2006 | Políticas e Práticas de um Agrupamento de Escolas – Contextos, Dinâmicas e Actores
Orientador
|
|
2006 - 2006 | Políticas e Práticas de Autonomia: estudo de um Agrupamento de Escolas
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Um outro olhar sobre o insucesso: as experiências dos alunos
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Gestão Inteligente da Informação na Organização Escolar. Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação
Orientador
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2010 | A Escola a Tempo Inteiro na Perspectiva das Crianças | Maria Cristina Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | Modelo de Avaliação da Qualidade baseada nos sistemas ISSO e EFQM aplicado à Educação: um estudo de caso | Elisabete Fernanda Pereira Soares Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Qualidade de Vida na Ponta dos Dedos: Sentidos atribuídos à formação num Curso de Bordados à Mão | Maria Manuela de Boaventura Coutinho Eiras Novo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | O Projecto Educativo na Construção da Identidade da Escola: um Estudo de Caso | Ana Margarida Ribeiro Lemos de Medeiros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | As Actividades de Enriquecimento Curricular: Que Espaços para as Crianças? | Sónia Manuela Batista Guimarães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A Avaliação na Formação Inicial de Professores: um Estudo de Caso | Maria Cecília Pato da Silva Bento (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Para além da Sinalização: a Escola e a Protecção Social das Crianças e Jovens | Maria Luísa de Almeida Piedade Sá Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Jovens em Situação de Rua: uma realidade na Ilha Verde | Maria de Fátima Pereira da Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Campinácios: Vivênciasa de Animação Sócio-Cultural | Patrícia Regina Martins Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A Avaliação do Desempenho Docente e as Culturas e Identidades Profissionais. Estudo de uma situação de “Inquirição realizada por professores – fórum da DGRHE – sobre o estatuto da carreira docente e a avaliação do desempenho | Eduardo Manuel Guedes Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | Centros de Estudo Acompanhado: Que Sentidos? Uma análise sobre as percepções e as representações de quem procura estes espaços | Mafalda Sofia Torres Machado (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | O Associativismo na Cidade Educadora: o caso do Porto | Ana Paula Pinto Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Auto-avaliação nas Escolas Públicas do 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira | Maria de Fátima Teixeira Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2009 | Educação de Adultos, um Lugar Branco? Deambulações e quimeras na euforia das novas oportunidades para o “remedeio das franjas”: uma justificação do discurso educativo | Lubélia Maria Machado Lopes de Azevedo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Educação e Formação de Jovens e Adultos: Estudo dos Cursos Orientados para o Mundo do Trabalho, numa Escola Secundária | Bernardo Avelino Correia Pina (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | As Identidades Profissionais das Educadoras de Infância | Fernanda Maria dos Santos Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | A participação dos alunos na organização escolar – o caso de uma Escola Secundária | Maria Cristina Marques da Fonseca Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | A Escola e a Liderança em Análise: o olhar dos alunos e dos líderes de topo | Maria de Lurdes Pedro Castanheiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | Agrupamento de Escolas e Cultura Organizacional: perspectivas dos professores sobre os processos de transformação cultural | Maria Emília Mendes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | Lógicas de Acção Local na Formação de um Agrupamento de Escolas: políticas e actores; expectativas e realidades | Cristina da Conceição de Almeida Reis Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | “Porto de Crianças": um dispositivo de intervenção educativa em parceria? Estudo a partir de uma experiência vivida | Cátia Alexandra Oliveira da Cruz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Cidade Educadora, Uma Realidade Atingível?! Um estudo de caso | José António Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Voluntariado e Participação Cívica Juvenil: Formar para ser e ser para agir | Márcia Cristina Loureiro Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Lideranças nas Organizações Escolares - estudos de caso sobre o desempenho dos presidentes dos Agrupamentos de Escolas | Fernando Luís Monteiro Bexiga (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Políticas de Desenvolvimento e Educação em Contexto Rural (1986-2004). Escolaridade básica e dinâmicas sociais no Vale do Cávado (Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) | Paula Maria Monteiro do Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Autarquias e Educação – Lideranças emergentes na política educativa local. Estudo de caso no concelho da Golegã | Maria Manuela de Jesus Faustino Prata (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: o caso de um Agrupamento de Escuteiros | Fernando de Araújo Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Projecto Curricular de Escola. Um estudo de caso | Joaquim Gabriel de Sousa Caetano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 | Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil | Abraão José Rodrigues Carneiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Articulação e Desarticulação em Agrupamento de Escolas | Maria Augusta Marques da Silva Baptista (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 | Escola e Imigração: integração de crianças do Leste Europeu na Escola do 1º Ciclo | Cátia Patrícia Silva da Costa Brito (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Conselho Municipal de Educação – um contributo para a análise dos modos de relação dos actores nas práticas educativas locais: estudo de caso no município de Santa Maria da Feira | Andreia Daniela Coelho dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | Educação Básica, Poder Local e Reorganização da Rede Escolar: um caso | Daniela Maria Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | Formação e Desenvolvimento no Contexto da Administração Local: estudo de uma associação intermunicipal) | Paulo Amadeu Morais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O Município e as Políticas de Animação Sócio-Cultural: o Peso da Régua | Carla Alexandra Souto dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Perspectivas dos Enfermeiros de Campo e Estudantes/Estagiários | Cidália Maria Batista Coutinho Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 | Centros de RVCC: um Caminho, um Percurso ou uma Saída? | Bárbara Machado Marques (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | Caracterização do Trabalho Infantil em Contexto Rural | Maria João da Silva Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A Colocação de Professores nas Escolas Públicas | Almeida Carvalho de Melo Afonso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Liderança nas Organizações Educativas | Rosa Maria Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Sobre o Presidente do Conselho Executivo da Escola: um estudo na região do Algarve | José Carlos Pereira Laranjo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | O Município e a Educação. Estudo das Modalidades de Gestão das AEC | Helena Maria Arcanjo Coelho Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Acompanhamento Educativo: entre a Intervenção e a Mediação Social. O caso do Projecto das Escolas Rurais no Nordeste Alentejano | Amândio José Valente e Valente (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2007 | Educ’Arte: um Programa Educativo de Animação Sócio-Cultural Mestrado em Mestrado | Ana Luísa Cardoso Labandeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A Formação de Adultos no Contexto da Administração Local. Um Estudo de Caso | Rosa da Conceição Barbosa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A Liderança Escolar na Perspectiva dos Alunos | António Pedro Alves dos Santos Devesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Uma Visão Ibérica da Formação Contínua de Professores – Estudo Comparativo entre dois Centros de Formação Contínua de Professores | Ana Maria Mendes Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | O Início da Actividade Docente e a Indução Profissional: contributos para um programa de apoio a professores principiantes | Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | A Organização de uma Escola Secundária na Educação e Promoção da Saúde | Paula Cristina Campos Gouveia Fiuza (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | O Abandono Escolar no Concelho de Santa Marta de Penaguião. A Visão da Comunidade Local | Rosa Martins Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | O Clima de Escola visto pelos Alunos: Um estudo numa Escola Secundária no concelho de Odivelas | Maria de Lurdes de Sousa Dias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 | De Projecto Educativo Escola a Projecto Educativo Local: Construir Pontes Para a Realidade | Ana Paula Almeida Guerreiro Pio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2007 | Herança Cultural e Desenvolvimento Local: das Escolas Isoladas aos Centros Educativos | Maria Angelina Brandão Tavares (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2007 | Políticas e Práticas de Animação Sócio-Cultural no Município de Vila Verde | Maria Manuela de Freitas Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O Papel da Liderança na Implementação das Aulas de Substituição: Motivação versus Imposição – Estudo de Caso | Lília Maria Sousa Ramos de Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Memória e Mudança Social: Reflexões numa Comunidade Rural | Ana Cristina Mendes Correia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2007 | A Liderança num Agrupamento de Escolas | Catarina Isabel Neiva Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Territorialização das Políticas Educativas. O Papel dos Municípios | Marisa Pinho Araújo e Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | O Movimento Associativo como Processo de Intervenção Social e Acção Comunitária: um estudo de caso | Constantino de Araújo Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O Papel dos Municípios na Construção das Políticas Educativas | Jorge Ilídio Faria Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2006 | A Comunicação e a Participação na Escola Secundária – Representações dos professores, alunos e pessoal não docente | José António Araújo de Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | Quando eu for grande quero ser… O trabalho para as crianças de meio rural: com as mãos na terra e os olhos no futuro | Rui Pedro Rodrigues Palma da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Identidade Docente e Trabalhos Para Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico | Maria Teresa Leão Sucena Pereira Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2006 | Mobilidade e Instabilidade Docente – Implicações na Dinâmica das Escolas e na Vida dos Professores | Avelino Evaristo Rosa Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | Políticas e Práticas de um Agrupamento de Escolas – Contextos, Dinâmicas e Actores | Helena Maria Carvalho dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | Gestão Intermédia e Liderança Escolares. A Coordenação de Departamento Curricular | José Alexandre Ramos Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | Políticas e Práticas de Autonomia: estudo de um Agrupamento de Escolas | Carla Filipa Medeiros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | A Educação em Meio Rural como Paleta de Possibilidades para o Desenvolvimento Local: contributos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-Infância | Joaquim José Marques de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Um outro olhar sobre o insucesso: as experiências dos alunos | Artur Manuel Freire de Abreu (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2005 | Gestão Inteligente da Informação na Organização Escolar. Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação | Pedro Filipe da Silva Folhas Balhau (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2005 | A Construção das Práticas em Enfermagem: a Formatividade nos Cuidados aos Diabéticos em Contexto Comunitário | Alexandra Filipa Francisco Cosme (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 | Construir a Educação: o Edifício Escolar ao nível do Jardim de Infância | Haydée Gama Pisa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | Jardins de Infância da Rede Pública: entre a Administração Central e Local | Maria Teresa de Jesus de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | Da Escola Primária à Emergência do Agrupamento de Escolas: as Representações dos Agentes Educativos Locais | Elsa Maria Pereira Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | Participação e Envolvimento Parental em Jardins-de-Infância. Um Desafio à Educação de Adultos | Fernanda Manuela Melo da Silva Couto (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2005 | Tempo de Escola e Tempo de Vida. Estudo sobre a Organização do Tempo na Escola Primária | Ana Francisca da Silva Moura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|