???global.info.a_carregar???
Fernando Ilídio da Silva Ferreira. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos da Criança em 2003/07/14 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Estudos da Criança em 2003/07/14 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Ciências da Educação em 1998/06/25 pelo(a) Universidade do Porto, Licenciatura em Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em 1993/11 pelo(a) Universidade do Minho e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1984 pelo(a) Escola do Magistério Primário de Braga. É Professor Associado no(a) Universidade do Minho e Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente no(a) Universidade do Minho. Publicou 53 artigos em revistas especializadas. Possui 42 capítulo(s) de livros e 34 livro(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 41 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projeto(s) e Investigador responsável em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desporto escolar; Bem-estar; Saúde; Crianças; Políticas Educativas; Crianças pequenas; Letramento digital; Ludicidade; TDIC - Tecnologia Digitais da Educação; Tablet (Computadores) - Uso por crianças; Little children; Playfulness; Digital literacy; CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO; Resolução de problemas; Estratégias; Formulação de problemas; Problems resolution; Strategies; Problems formulation; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Família; Homoparentalidade; Gênero; Educação infantil; Family; LGBT parenting; Genre; Child education; Teatro do oprimido; Precariedade; Aprendizagem crítica; Ação coletiva; Austeridade; Crise; Theatre of the oppressed; Precariousness; Critical learning; Collective action; Austerity; Crisis; Early Childhood Education; Child/ren; Childhood/s; Educational sciences; Neurosciences; Sociology; Psychology; Anthropology; Biology; Economics; Escrita; Processo de escrita; Criatividade; Estilo pessoal; Writing; Writing process; Creativity; Personal style; Investigação; Formação; Docente; Culturas da infância; Infância; Escola; Prática pedagógica; CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO; Education; Early child education; Ethnic-racial relations; Ciências humanas; Educação; Educação infantil; Educação; Educação infantil; Relações étnico-raciais; Políticas; Formação pedagógica; Ensino Superior; Student-teachers; Child poverty; Teacher education; Economic crisis; Teaching; Portugal; Social Sciences; Heterogeneidade etária; educação infância; interações entre crianças; organização de grupos; Teatro do Oprimido; crise; ativismo; emancipação; investigação participativa; Pedagogia; Mudança profunda; Articulação ensino-investigação-desenvolvimento profissional; 374.9; 374.7; 371; Ciências Sociais::Sociologia; Identidade profissional; Professora; Bebês; Childhood education; Professional identities; Teacher; Babies; 371.12; 373.2; Formação de professores; Bolonha; Formadores de professores; Jovens; Educação; Formação em contexto de trabalho; Qualificação profissional; Youth; Education; Training; Training in a professional context; Professional qualification; 372.41; 028; Profissionalismo; Liderança; Profissionalismo e liderança; Contextos, atores e desafios da liderança; Perspetivas dos diretores sobre liderança; Cultura; Cultura popular; Tradição; Festas Nicolinas; Culture; Popular culture; Tradition; Nicolinas festival; 394(469.112); Profissionalismo docente; 371.26; 377; 658.3; Trabalho docente; Motivação; Tutoring; Higher education; 371.68; Comunidades de aprendizagem; Democracia; Animação sociocultural; Associativismo; 37.015.4; Desenvolvimento profissional; Professores; Educação especial; Metodologia qualitativa; Professional development; Teachers; Special education; Qualitative methodology; 376; Rede; Cidadania; Parceria; Emancipação; Contratualização; Juventude; Participação; Transformação social; Theater of t
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Ilídio da Silva Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Fernando Ilídio
  • Ferreira, F. I.

Identificadores de autor

Ciência ID
4718-801A-E182
ORCID iD
0000-0002-8608-6700

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"O Estudo do Local em Educação – Dinâmicas Socioeducativas em Paredes de Coura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/06/25
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Animação e Gestão da Formação
Universidade do Porto, Portugal
"As Lógicas da Formação: estudo da actividade de um centro de formação de assocação de escolas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993/11
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) (Licenciatura)
Especialização em CESE em Educação Infantil e Básica, Ramo de Administração Educacional
Universidade do Minho, Portugal
"A Unidade do Ensino Basico vista a partir da Formação Contínua de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
1984
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Braga, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2003/07/14 - 2009/11/03 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1998/06/25 - 2003/07/13 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1994/03/01 - 1998/06/24 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/11/11 - 1992/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/09 - 1994/02 Ensino (Docente Requisitado) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/15 - 2023/11/15 Estudos Sociais da Infância
Concluído
2017/05/01 - 2017/07/31 Estudos da infância e da formação de professores à luz dos direitos e das vozes das crianças
SFRH/BSAB/135052/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2023/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/09/01 - 2019/08/31 Projeto NESTT (New European Settings for Teachers and Teaching)
2016-1-PT01-KA201-022898
Investigador
Concluído
2016/04/01 - 2019/07/31 Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/06/30 Professores e Liderança: Desafios e Oportunidades
PTDC/CPE-CED/112164/2009
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 317 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0317/2011
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Graça Simões de; Parente, Maria Cristina Cristo; Vilaça, Teresa; Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins; Sarmento, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio. "Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us". 2018.
  2. Ferreira, Fernando Ilídio; Anjos, Cleriston Izidro dos; Duarte, Andréa Avelar; Fernandes, Eva Maria Lopes; Franco, Nanci Helena Rebouças; Sarmento, Teresa; Santos, Solange Estanislau. "Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: investigação, formação docente e culturas da infância". 2016.
  3. Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel; et al. "Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future : legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research". 2011.
  4. Mendes, Maria Emília; Ferreira, Fernando Ilídio. "Culturas organizacionais e profissionais : formação em contexto num agrupamento de escolas". 2011.
  5. Azevedo, Sissi da Silva; Ferreira, Fernando Ilídio; Fernando Ilídio Ferreira. "Autonomia e participação das crianças na pedagogia Jenaplan: estudo dos dispositivos estruturantes da aprendizagem numa escola holandesa". 2011.
    10.13140/RG.2.1.4732.5844
  6. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Flores, Maria Assunção; Santos, E. F.. "Dependência e Identidade: a Gestão das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no contexto dos Agrupamentos de Escolas". Trabalho apresentado em III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional/IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação “O Governo da Escola: Os Novos Referenciais, as Práticas e a Formação”, Lisboa, 2010.
    Publicado
  7. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em A Formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (Des)Continuidades?, Braga, 2010.
    Publicado
  8. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Mendes, M. E.. "Formação de Professores e Culturas Docentes: a construção de um Agrupamento de Escolas como processo de aprendizagem colectiva". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  9. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Educação e Desenvolvimento: desafios da formação de professores da educação básica". Trabalho apresentado em Angola: Ensino, Investigação e Desenvolvimento, Braga, 2009.
    Publicado
  10. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Teixeira, C. A.. "A Cultura Popular como Prática Educativa não Formal". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares “Currículo, Teorias e Métodos”, Florianópolis, 2009.
    Publicado
  11. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Cardoso, N.. "A problemática da indução profissional no ensino: o estado da arte em Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Colóquio da AFIRSE “Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional”, Lisboa, 2009.
    Publicado
  12. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Transformações do Estado e da acção pública: modos e desafios de regulação da educação". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Investigar, Avaliar, Descentralizar”, Bragança, 2009.
    Publicado
  13. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Azevedo, S.. "A escola por dentro: em busca de pedagogias alternativas com crianças". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Investigar, Avaliar, Descentralizar”, Bragança, 2009.
    Publicado
  14. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Pereira, F. A.. "A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: O caso de um Agrupamento de Escuteiros". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Investigar, Avaliar, Descentralizar”, Bragança, 2009.
    Publicado
  15. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Teixeira, C. A.. "Associativismo e acção comunitária: dinâmicas educativas num bairro social urbano". Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Educação para o sucesso: políticas e actores”, Funchal, 2009.
    Publicado
  16. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Marques, J.. "Lógicas da Formação na Administração Local: um estudo de caso". Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Educação para o sucesso: políticas e actores”, Funchal, 2009.
    Publicado
  17. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Flores, Maria Assunção; Teixeira, C. A.. "Liderança das escolas em contextos urbanos desafiadores: qualidades, estratégias e resultados". Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Educação para o sucesso: políticas e actores”, Funchal, 2009.
    Publicado
  18. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Carvalho, H.. "Relações e interacções na gestão de um agrupamento de escolas: perspectivas dos professores do 1º ciclo". Trabalho apresentado em Trabalho Docente e Organizações Educativas, ?, 2008.
    Publicado
  19. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Neiva, C.. "Lideranças e percepções dos actores sobre os desafios e estratégias da escola: um estudo de caso". Trabalho apresentado em Trabalho Docente e Organizações Educativas, ?, 2008.
    Publicado
  20. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Flores, Maria Assunção; Carrasco, V.. "Qualities and Strategies of Successful Leadership: findings from case studies in Portugal and Spain". Trabalho apresentado em 2008 International Council on Education for Teaching (ICET), ?, 2008.
    Publicado
  21. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Cardoso, N.. "The Support of Novice Teachers in Portugal: Theoretical and Empirical Perspectives.". Trabalho apresentado em Proceedings Of The Paris International Conference On Education, Economy And Society, Paris, 2008.
    Publicado
  22. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "As crianças e as actividades intergeracionais: o exemplo do Projecto OUSAM.". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado
  23. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Abreu, A.. "Um outro olhar sobre o insucesso escolar – as experiências dos alunos". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado
  24. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Devesa, A. P.. "A liderança na perspectiva dos alunos.". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  25. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Teixeira, C. A.. "Educação e cultura popular: projectos de animação sócio-cultural com crianças e jovens.". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  26. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Fernandes, A. S.; Sarmento, T.. "Cidades Educadoras: itinerário de uma investigação". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2007.
    Publicado
  27. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, T.. "Adult Education and Equal Opportunities.". Trabalho apresentado em Proceedings of the 2007 Active Democratic Citizenship and Adult Learning Network Seminar, Braga, 2007.
    Publicado
  28. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Pensar o Trabalho: a Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da Educação/Formação: Novos espaços, culturas e saberes.", ?, 2007.
    Publicado
  29. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Santos, E. F.. "A Aventura de Ser Professora: Diário de uma Professora Principiante". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da Educação/Formação: Novos espaços, culturas e saberes.", ?, 2007.
    Publicado
  30. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Candeias, M. I.. "Ser e Parecer: análise de projectos curriculares de turma.". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da Educação/Formação: Novos espaços, culturas e saberes.", ?, 2007.
    Publicado
  31. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Trabalho é Formação: questões de educação e formação de adultos.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais., ?, 2005.
    Publicado
  32. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, T.. "Histórias de vida na educação e formação de adultos.". Trabalho apresentado em XVII Colóquio da ADMEE-Europa “A Avaliação de Competências. Reconhecimento e Validação das Aprendizagens Adquiridas pela Experiência”., Lisboa, 2004.
    Publicado
  33. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Giving visibility to hidden rural localities: contributions of an ethnographic research.". Trabalho apresentado em Sixth International Conference on Logic and Methodology “Recent Development and Applications in Social Research Methodology”, Amesterdão, 2004.
    Publicado
  34. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Concepções e práticas de desenvolvimento local em Paredes de Coura.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Paredes de Coura, 2004.
    Publicado
  35. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "O interesse pelo “local” no âmbito das políticas sociais públicas: a emergência de uma lógica reticular ou conexionista.". Trabalho apresentado em 2º Congresso Nacional “A Escola entre o Estado e o Mercado: o Público e o Privado na Regulação da Educação”, Lisboa, 2003.
    Publicado
  36. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A diversidade das práticas: limites e potencialidades do modelo de formação contínua". Trabalho apresentado em Seminário “(Re)pensar a formação contínua na construção da profissão docente”, Guimarães, 2002.
    Publicado
  37. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Pensar a formação contínua de professores como educação de adultos". Trabalho apresentado em Seminário Europeu “Organização e Avaliação da formação", Gafanha da Nazaré, 2000.
    Publicado
  38. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João. "Centros de Formação de Associação de Escolas: à descoberta das diferenças". Trabalho apresentado em IX Colóquio da AFIRSE, Lisboa, 2000.
    Publicado
  39. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João. "A construção de redes educativas em agrupamentos de escolas". Trabalho apresentado em IX Colóquio da AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche en Sciences de l’Education), Lisboa, 1999.
    Publicado
  40. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A construção da autonomia em redes educativas". Trabalho apresentado em Seminário Autonomia, Flexibilidade e Associação., Braga, 1999.
    Publicado
  41. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João. "O Pragmatismo Burocrático: um contributo para o estudo das políticas educativas no quotidiano". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Educação e Política., Lisboa, 1999.
    Publicado
  42. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João. "Avaliação dos Professores: Que Professores? Que Avaliação?". Trabalho apresentado em Professor/a: uma profissão em mutação?, Lisboa, 1998.
    Publicado
  43. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Conceptualizações da Formação de Adultos: contributos para a reflexão sobre a formação contínua de professores". Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., Braga, 1998.
    Publicado
  44. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A Decisão no Quotidiano: contributo para o estudo da iniciativa social em educação". Trabalho apresentado em A Decisão em Educação., Lisboa, 1998.
    Publicado
  45. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Ferreira, C. F.; Machado, J.. "Construção de Redes Educativas Locais: uma experiência de agrupamento de estabelecimentos de Educação Primeira". Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 1998.
    Publicado
  46. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Identidades dos professores: perspectivas teóricas e metodológicas". Trabalho apresentado em Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho., Lisboa, 1996.
    Publicado
  47. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, M. J.. "Comunidades Educativas: A ideia pedagógica e realidade organizacional". Trabalho apresentado em A Escola: um objecto de estudo., Lisboa, 1995.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marilandi Maria Mascarello Vieira; Fernando Ilídio Ferreira. "Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes". Revista Educação em Questão (2024): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33521.
    10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33521
  2. Ana Tomás de Almeida; Fernando Ilídio Ferreira; Pallawi Sinha; Sarah Richards. "Editorial - Researching children’s worlds and lived realities in uncertain times". (2023): https://doi.org/10.21814/childstudies.4796.
    https://doi.org/10.21814/childstudies.4796
  3. Jean Carlos Gonçalves; Maria de Fátima Gomes da Silva; Fernando Ilídio Ferreira. "Apresentação - EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: olhares transdisciplinares". Revista Exitus (2022): https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2041.
    10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2041
  4. Fernando Ilídio Ferreira; Mariana Ribeiro. "O NARRADOR PLURAL: biografias e disposições sociais de contadores de histórias". Revista Exitus (2022): https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1996.
    10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1996
  5. Ferreira, Fernando Ilídio. Autor correspondente: Ferreira, Fernando Ilídio. "Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem". Debates em Educação 13 Especial (2021): 423-445.
    10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445
  6. Fernando Ilídio Ferreira. "A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo". EccoS – Revista Científica 56 (2021): e12820-e12820. https://doi.org/10.5585/eccos.n56.12820.
    10.5585/eccos.n56.12820
  7. Ferreira, Fernando Ilídio. "Infâncias e Educação Infantil pós-pandemia". 22 42 (2020): 1111-1117.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Barbosa, Inês; Ferreira, Fernando Ilídio. "Investigação participativa e compromisso com a transformação do mundo: diálogos com Paulo Freire". 54 (2019): 197-215. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/57.
    Publicado • https://doi.org/10.34626/esc.vi54.57
  9. Barbosa, I.; Ferreira, F.I.. "Monsters, machines and popcorn: Theatre of the oppressed and street protest,Monstros, máquinas e pipocas: Teatro do oprimido e protesto de rua". Comunicacao e Sociedade 31 (2017): 81-105. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038240907&partnerID=MN8TOARS.
    10.17231/comsoc.31(2017).2606
  10. Fernando Ilídio Ferreira. "A lógica das competências e a prática reflexiva na formação de professores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 116-116. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.06.2355.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2355
  11. Nanci Helena Rebouças Franco; Fernando Ilidio Da Silva Ferreira. "Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na educação infantil: uma luta contra o ruído do silêncio". Zero-a-Seis 19 36 (2017): 252-252. https://doi.org/10.5007%2F1980-4512.2017v19n36p252.
    10.5007/1980-4512.2017v19n36p252
  12. dos Anjos, Cleriston Izidro; dos Santos, Solange Estanislau; Ferreira, Fernando Ilídio; Cleriston Izidro dos Anjos; Solange Estanislau dos Santos; Fernando Ilídio Ferreira. "As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias". (2017): https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/54496.
  13. Franco, Nanci Helena Rebouças; Ferreira, Fernando Ilidio da Silva. "Research and education for ethnic-racial relations in children education: a fight against the silence noise". (2017): https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p252.
  14. Barbosa, Inês; Ferreira, Fernando Ilídio; Barbosa,Inês; Ferreira,Fernando Ilídio. "Monsters, machines and popcorn: theatre of the oppressed and street protest". (2017): https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2607.
    10.17231/comsoc.31(2017).2607,title
  15. Barbosa,Inês; Ferreira,Fernando Ilídio; Barbosa, I.; Ferreira, F.I.. "Teatro do Oprimido e projeto emancipatório: mutações, fragilidades e combates". Sociedade e Estado 32 2 (2017): 439-463. http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922017000200439.
    10.1590/s0102-69922017.3202008
  16. Ilídio Ferreira, Fernando; Izidro dos Anjos, Cleriston; Avelar Duarte, Andréa; Fernandes, Eva; Rebouças Franco, Nanci Helena; Estanislau dos Santos, Solange; Sarmento, Teresa. "Processo de aprendizagem em grupos heterogéneos". (2016): http://www.whitebooks.pt/pdf/Atas-II-SLBEI-26-maio-2017_v5.pdf.
  17. Ines Barbosa; Fernando Ilidio Ferreira. "The Machine of Entrepreneurship: The Crisis in Portugal and a Critical Discourse Analysis through the Theatre of the Oppressed". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015):
    10.1016/j.sbspro.2015.07.395
  18. Sissi Azevedo; Fernando Ilídio Ferreira. "Participation and Learning in a Jenaplan School in the Netherlands: An Ethnographic Research with Children". Procedia - Social and Behavioral Sciences 82 (2013): 599-603. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2013.06.316.
    10.1016/j.sbspro.2013.06.316
  19. Ferreira, Fernando Ilídio; Lúcio, Joana; Freitas, Orlando. "As iniciativas comunitárias solidárias no mundo rural: o projeto "Á descoberta do mundo rural"". (2013): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4504178.
  20. Simões, Aleixo Augusto Figueiras; Ferreira, FErnando Ilídio; Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais; Aleixo Augusto Figueiras Simões; Fernando Ilídio Ferreira. "Gestão municipal da educação: lógicas de sobrevivência e de desenvolvimento estratégico". Gestão e Desenvolvimento (2012): http://hdl.handle.net/10400.14/21407.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.233
  21. Andrade Oliveira, Dalila; Ben Ayed, Choukri; Bolívar, Antonio; Canário, Rui; Charlot, Bernard; Charvet, Prunelle; Ferreira, Fernando Ilídio; et al. "L’émergence d’une autre école". (2011): http://ries.revues.org/274.
  22. Ferreira, Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Fernando Ilídio Ferreira. "Transformation de l’école et paradoxes de l’autonomie au Portugal". Revue internationale d'éducation de Sèvres 46 (2011): 45-54. http://ries.revues.org/593.
    Publicado • 10.4000/ries.593
  23. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "O Estado avaliador e as formas de apoio externo às escolas: ensinar e controlar as escolas ou escutar e aprender com elas?". Revista Elo 17 (2010): 51-57.
    Publicado
  24. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Flores, Maria Assunção; Flores, M.A.; Ferreira, F.I.. "The Induction and Mentoring of New Teachers in Portugal: Contradictions, Needs and Opportunities.". Research in Comparative and International Education 4 1 (2009): 63-73. http://www.wwwords.co.uk/rcie/content/pdfs/4/issue4_1.asp.
    Publicado • 10.2304/rcie.2009.4.1.63
  25. Silva-Cardoso, J; Ferreira, J; Oliveira-Soares, A; Martins-de-Campos, J; Fonseca, C; Lousada, N; Ilídio-Moreira, J; et al. "Effectiveness and safety of levosimendan in clinical practice". (2009): http://hdl.handle.net/10400.10/656.
  26. Silva-Cardoso, J; Ferreira, J; Oliveira-Soares, A; Martins-de-Campos, J; Fonseca, C; Lousada, N; Ilídio-Moreira, J; et al. "Effectiveness and safety of levosimendan in clinical practice". (2009): http://hdl.handle.net/10400.10/656.
  27. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Education, Social Mediation and Community Development: an ethnographic research in a rural area.". Community Development Journal Advance Access 0 (2008): 0-0.
    Publicado • 10.1093/cdj/bsn022
  28. Ferreira, Fernando Ilídio. "Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores ; Educational reforms, training and teacher subjectivities ; Reformas educativas, formación y subjetividades de los profesores". (2008): http://hdl.handle.net/1822/59077.
    10.1590/S1413-24782008000200004
  29. Ferreira, Fernando Ilídio; Oliveira, Joaquim Marques de. "School and educational policies: uncertain places of childhood and citizenship ; Escola e políticas educativas: lugares incertos da criança e da cidadania". (2008): https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1632.
    10.5007/1632
  30. Ferreira, Fernando Ilídio. "As crianças e a comunidade: uma perspectiva intergeracional da educação". (2008): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4560367.
  31. Ferreira, F.I.. "The social issue, the state and the redeeming myth of local action: Reasonings and tensions between policies and social work,A questão social, o estado e o mito redentor da acção local: Lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social". Sociedade e Estado 23 3 (2008): 555-589. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67649210881&partnerID=MN8TOARS.
  32. Ferreira, F.I.. "Educational reforms, training and teacher subjectivities,Reformas educativas, for formação e subjectividades dos professores". Revista Brasileira de Educacao 13 38 (2008): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-55349135551&partnerID=MN8TOARS.
  33. Ferreira,Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores". Revista Brasileira de Educação 13 38 (2008): 239-251. http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200004.
    Publicado • 10.1590/S1413-24782008000200004
  34. Ferreira,Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando Ilídio; Fernando Ilídio Ferreira; Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A questão social, o Estado e o mito redentor da acção local: lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social". Sociedade e Estado 23 3 (2008): 555-589. http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922008000300003.
    Publicado • 10.1590/S0102-69922008000300003
  35. Devesa, António Pedro; Ferreira, Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Devassa, António. "A liderança da escola vista pelos alunos". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 7 (2008): 0-0. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3296.
    Publicado • https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3296
  36. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; J. M. Oliveira. "Escola e Políticas Educativas: lugares incertos da criança e da cidadania. Perspectiva". (Revista do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina 25 1 (2007): 127-148. http://www.perspectiva.ufsc.br/perspectiva_2007_01/8-Fernando%20e%20Joaquim.pdf.
    Publicado
  37. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Modos de Governo da Educação: Políticas, Actores e Conexões". Revista do Fórum Português de Administração Educacional 6 (2006): 19-27.
    Publicado
  38. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "O Trabalho de Mediação Social em Contexto Rural: um estudo de caso etnográfico.". Revista Europeia de Etnografia da Educação 3 (2003): 49-63. http://www.unizar.es/etnoedu/SEEE_revista.html.
    Publicado
  39. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A Visão Escolocêntrica da Educação em Contexto Rural: o mito da concentração e da homogeneidade.". Aprender 28 (2003): 84-95.
    Publicado
  40. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; João Formosinho; J. Machado; Formosinho, Joao; Ferreira, Fernando Ilídio; Araújo, Joaquim Machado de. "Universitariazação da Formação de Professores e Profissionalidade Docente". Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía 4 6 (2000): 345-351. http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=1047168.
    Publicado
  41. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Ferreira, C. F.. "Problemas do Ensino Básico Primário: estudo da instabilização docente no distrito de Braga.". Inovação 11 1 (1998): 53-76.
    Publicado
  42. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, M. J.. "A Construção Social das Comunidades Educativas". Revista Portuguesa de Educação 8 1 (1995): 99-116.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "How Do Portuguese Principals Deal with Competing Demands? Issues of Bureaucracy, Performativity and Democracy". editado por Mifsud, D.; Landri, P., 135-160. Leiden, Países Baixos: Brill Sense, 2021.
    Publicado
  2. Ferreira, Fernando Ilídio. "Políticas, representações e estratégias de Educação de Adultos em regiões periféricas: 10 ideias-propostas para discussão". 147-175. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2020.
    Publicado
  3. Santos, Ana Katia Alves; Ferreira, Fernando Ilídio. "Educação e direitos da criança em situação de risco e perigo social: uma análise dos marcos legais para a Primeira Infância, no Brasil e em Portugal". editado por Barreiro, A.; Faria, A. L. G., 269-294. Uberlândia / Minas Gerais, Brasil: Navegando Publicações, 2020.
    Publicado
  4. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. "Liderança, motivação e colaboração nas escolas: perspetivas sobre a agência profissional dos professores". In O trabalho e a vida dos professores: um olhar nacional e internacional, 55-102. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press, 2019.
    Publicado
  5. Ferreira, Fernando Ilídio. "Entre a adaptação e a (trans) formação: uma análise crítica da noção de prática reflexiva associada ao modelo das competências na formação de professores". editado por Machado, E. A.; Sousa, I. C., 19-31. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores, 2018.
    Publicado
  6. Ferreira, Fernando llídio. "O idadismo: discriminação etária e possibilidades transformadoras da educação intergeracional (Orgs.), (23-32). Chaves: Intervenção (ISBN: 978- 989-99835-2-6)". In A Animação Sociocultural e a Educaçào Intergeracional, editado por Magalhães, A. M.; Pereira, J. D. L.; Lopes, M. S., 23-32. Intervenção, 2018.
    Publicado
  7. dos Anjos, Cleriston Izidro; dos Santos, Solange Estanislau; Cordeiro, Ana Paula; Ferreira, Fernando Ilidio. "Pedagogias e culturas infantis: iniciando a conversa". editado por Anjos, C. I.; Santos, S. E.; Cordeiro, A. P.; Ferreira, F. I., 9-13. Maceió, Brasil: Edufal, 2018.
    Publicado
  8. Ferreira, Fernando Ilídio; Romero, Patricia E. B.; dos Santos, Solange Estanislau. Autor correspondente: Ferreira, Fernando Ilídio. "Reinventar a democracia nos contextos educativos da primeira infância, a partir dos direitos, das culturas e da participação e cidadania das crianças". In Pedagogias e culturas infantis. Conversas Luso-brasileiras, editado por Anjos, C. I.; Santos, E. A.; Cordeiro, A. P.; Ferreira, F. I., 173-186. Maceió, Brasil: Edufal, 2018.
    Publicado
  9. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, M.A.; Ferreira, F.I.; Ferreira, Fernando. "Education and child poverty in times of austerity in Portugal: implications for teachers and teacher education". In Journal of Education for Teaching, editado por McNamara, O.; McNicholl, J., 404-416. Milton Park, Reino Unido: Routledge, 2018.
    Publicado • 10.1080/02607476.2016.1215549
  10. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes, Sandra; Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Oliveira, Lia Raquel; et al. "O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior". De Facto Editores, 2016.
  11. Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Oliveira, Clara Costa; Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção; Caires, Susana; Sarmento, Teresa. "Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia". Educación Editora, 2016.
  12. Izidro dos Santos, Cleriston; Ilídio Ferreira, Fernando. "Criar uma comunidade com crianças dos três aos seis anos: o desenvolvimento pessoal e social na infância". Edufal, 2015.
  13. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  14. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  15. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  16. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  17. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  18. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  19. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"]". De Facto Editores, 2015.
  20. Flores, Maria Assunção; Vieira, Flávia; Ferreira, Fernando Ilídio; Borges, Célia; Aquino, Orlando. "Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos mestrados em ensino pós-Bolonha". Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), 2014.
  21. Flores, Maria Assunção; Viana, Isabel Carvalho; Ferreira, Fernando Ilídio. "Liderança e profissionalismo docente: resultados de um inquérito por questionário". De Facto Editores, 2014.
  22. Ferreira, Fernando Ilídio. "O tempo das redes : redes que aprisionam e redes que libertam". Intervenção, 2012.
  23. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. "Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória". De Facto Editores, 2012.
  24. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas"". De Facto Editores, 2012.
  25. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. "Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória". De Facto Editores, 2012.
  26. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas"". De Facto Editores, 2012.
  27. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. "Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória". De Facto Editores, 2012.
  28. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas"". De Facto Editores, 2012.
  29. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. "Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória". De Facto Editores, 2012.
  30. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. "Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas"". De Facto Editores, 2012.
  31. Ferreira, Fernando Ilídio. "A animação sociocultural, associativismo e educação". Intervenção, 2011.
  32. Ferreira, Fernando Ilídio. "Estudos etnográficos: exemplos e potencialidades no campo da animação sociocultural". Intervenção, 2011.
  33. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Ferreira, Fernando Ilídio. "A Universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas educativas contemporâneas". In Extensão Universitária: uma questão em aberto., 0-0. São Paulo, Brasil: Xamã Editora, 2010.
    Publicado
  34. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, M. J.; Marques, A. P.. "Políticas de Formação na Modernização da Administração Local.". In Administração Local. Políticas e Práticas de Formação., 15-34. Braga, Portugal: Braga Books, 2009.
    Publicado
  35. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; J. M. Oliveira; Morais, P. A.. "Construção de uma rede territorial de formação e desenvolvimento: o caso da VALIMA-VALIMAR". In Administração Local. Políticas e Práticas de Formação, 155-209. Braga, Portugal: Braga Books, 2009.
    Publicado
  36. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "As lógicas da formação. Para uma concepção da formação contínua de professores como educação de adultos". In Formação de Professores. Aprendizagem Profissional e Acção Docente, 201-220. Porto, Portugal: Porto Editora, 2009.
    Publicado
  37. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; João Formosinho. "Concepções de professor. Diversificação, avaliação e carreira docente". In Formação de Professores. Aprendizagem Profissional e Acção Docente, 0-0. Porto, Portugal: Porto Editora, 2009.
    Publicado
  38. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "As crianças e a comunidade: a animação comunitária como processo de convivência e aprendizagem intergeracional". In Infância, Família e Comunidade: as Crianças como Actores Sociais, 0-0. Porto, Portugal: Porto Editora, 2009.
    Publicado
  39. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A Animação Sócio-Cultural e as Transformações no Mundo do Trabalho". In A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI (192-206), 192-206. Chaves, Portugal: Intervenção (Associação para a Promoção e Divulgação Cultural), 2008.
    Publicado
  40. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Educação e Animação Sócio-Cultural. A desescolarização da escola e a escolarização do social". In Educação Social, Animação Sócio-Cultural e Desenvolvimento Comunitário, 143-153. Vigo, Espanha: Universidade de Vigo, 2007.
    Publicado
  41. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Animação Sócio-Cultural e Participação: o exemplo do Projecto OUSAM". In Animação, Cidadania e Participação, 0-0. Chaves, Portugal: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia, 2006.
    Publicado
  42. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Metáforas Organizacionais: o centro e a rede". In Administração da Educação. Lógicas burocráticas e Lógicas de Mediação, 165-191. Porto, Portugal: Edições Asa, 2005.
    Publicado
  43. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Os Agrupamentos de Escolas: lógicas burocráticas e lógicas de mediação". In Administração da Educação. Lógicas burocráticas e Lógicas de Mediação, 265-306. Porto, Portugal: Edições Asa, 2005.
    Publicado
  44. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Fernandes, A. S.; João Formosinho. "Ambiguidades em torno do processo de Bolonha: que formação para os educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico?". In O Processo de Bolonha e a Formação dos Educadores e Professores Portugueses, 149-150. Lisboa, Portugal: Profedições, 2005.
    Publicado
  45. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Repensar a Escola e o Sentido do Trabalho Escolar". In Escola da Ponte. Um outro caminho para a Educação, 35-41. São Paulo/Brasil, Brasil: Editora Didática Suplegraf, 2004.
    Publicado
  46. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Educação e Local: Animação, Gestão e Parceria". In Políticas e Gestão Local da Educação, 61-80. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
    Publicado
  47. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Reformas Educativas e Identidades dos Professores". In Os Professores: Identidades (Re)construídas, 133-149. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2004.
    Publicado
  48. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "A formação e os seus efeitos: do modelo escolar à formação em contexto". In Associação Criança: Um Contexto de Formação em Contexto, 62-77. Braga, Portugal: Livraria Minho, 2001.
    Publicado
  49. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "O local, o global e a territorialidade educativa". In Comunidades Educativas: Novos Desafios à Educação Básica, 199-223. Braga, Portugal: Livraria Minho, 1999.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pedagogias e culturas infantis: conversas luso-brasileiras. Maceió, Brasil: Edufal. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Anais do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias da Infância ISBN: ,. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Ferreira, Fernando Ilidio. Teachers Make a Difference: European Benchmark in Teacher Training. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks. 2019.
    Publicado
  2. Helena Maria dos Santos Felício; Carlos Manuel Ribeiro da Silva; André Luiz Sena Mariano. Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente. {EDITORA. 2017.
    10.24824/978854441558.0
  3. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio; Parente, Maria Cristina Cristo; Parente, Cristina; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Fernandes, Eva Maria Lopes. Conclusões e recomendações [de] "Profissionalismo e liderança dos professores". De Facto Editores. 2014.
  4. Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção; Coutinho, Clara Pereira. O que move os professores são os alunos: fatores de motivação em circunstâncias adversas. De Facto Editores. 2014.
  5. Flores, M.A.; Carvalho, A.A.; Ferreira, F.I.; Vilaça, M.T.. Back to the future: Legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. 2013.
    10.1007/978-94-6209-240-2
  6. Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Ferreira, Fernando Ilídio; Vilaça, Teresa. Tutors’ and students’ views of tutoring : a study in higher education. Sense Publishers. 2013.
    10.1007/978-94-6209-240-2_16
  7. Carlos Alberto Vilar Estêvão. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE. {EDITORA. 2012.
    10.24824/978858042385.3
  8. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção. Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem : contributos para uma concepção democrática emancipatória. De Facto Editores. 2012.
  9. Ferreira, Fernando Ilídio; Freitas, Orlando Pereira. Investigação e formação no ensino superior : exemplos e potencialidades dos estudos etnográficos. Nau Llibres. 2012.
  10. Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem : desafios e perspetivas". De Facto Editores. 2012.
  11. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, M. J.; Marques, A. P.. Políticas e Práticas de Formação. Braga, Portugal: Braga Books. 2009.
    Publicado
  12. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, T.; Silva, P.; Madeira, R.. Infância, Família e Comunidade: as Crianças como Actores Sociais. Porto, Portugal: Porto Editora. 2009.
    Publicado
  13. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. O Local em Educação: Animação, Gestão e Parceria. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2005.
    Publicado
  14. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Fernandes, A. S.; Machado, J.. Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto, Portugal: Edições ASA. 2005.
    Publicado
  15. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Monteiro, M.; Sarmento, T.. Formação e Identidades. Paredes de Coura, Portugal: Centro de Formação das Escolas de Paredes de Coura. 2003.
    Publicado
  16. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Monteiro, M.; Silva, V. R.. Formação Contínua. Actores, Políticas e Práticas. Braga, Portugal: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul. 2001.
    Publicado
  17. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Machado, J.. Políticas Educativas e Autonomia da Escola. Porto, Portugal: Edições ASA. 2000.
    Publicado
  18. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Silva, V. R.. Avaliar, Reflectir e Inovar. Estudo de Avaliação Externa. Braga, Portugal: Centro de Formação da Associação de Escolas de Braga/Sul. 2000.
    Publicado
  19. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Luís, H.; Pinto, J.; Ferreira, C. F.. Estudos sobre a Mobilidade Docente. Descontinuidade educativa no coração da prática pedagógica. Ministério da Educação, Portugal: Ministério da Educação. Cadernos PEPT 2000.. 2000.
    Publicado
  20. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Fernandes, A. S.; Sarmento, M. J.; Formosinho, João. Comunidades Educativas: novos desafios à educação básica. Braga, Portugal: Livraria Minho. 1999.
    Publicado
  21. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Sarmento, M. J.; Sousa, T. B.. Tradição e Mudança na Escola Rural. Lisboa, Portugal: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação.. 1998.
    Publicado
  22. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. Dinâmicas Locais de Formação. Um estudo da actividade de um Centro de Formação de Associação de Escolas. Braga, Portugal: CESC- Universidade do Minho. 1998.
    Publicado
  23. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Formosinho, João; Sarmento, M. J.; Ferreira, C. F.; Oliveira, C.. Modelos de Organização Pedagógica da Escola Básica. Textos de Apoio Administração Escolar, Caderno nº 1. Porto, Portugal: ISET - Instituto Superior de Educação e Trabalho. 1994.
    Publicado
  24. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. Formação Contínua e Unidade do Ensino Básico. O Papel dos Professores, das Escolas e dos Centros de Formação. Porto, Portugal: Porto Editora. 1994.
    Publicado
  25. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Alonso, M. L.; Santos, M. B. dos; Rodrigues, M. C.; Mendes, T. V.. A Construção do Currículo na Escola. Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto, Portugal: Porto Editora. 1994.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Posso Começar a Pensar? Experiências da Rede". V. N. Famalicão, Portugal: PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.. 2010.
    Publicado
  2. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil". V. N. Famalicão, Portugal: PASEC – Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais. 2008.
    Publicado
  3. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. "Eu professora, me confesso. Diário de uma professora principiante.". Porto, Portugal: Editora ASA. 2005.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Antunes, Maria Cristina Baptista. "Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19". Doutoramento, 2023. https://hdl.handle.net/1822/83343.
  2. Gomes, Heiton Quintino Pires. "Educação e desenvolvimento: racionalidades das políticas educativas no âmbito da cooperação portuguesa com Cabo Verde". Doutoramento, 2023. https://hdl.handle.net/1822/87385.
  3. Gonçalves, Ana Rita Rodrigues. "Quem são, o que fazem, o que pensam: perspetivas dos assistentes operacionais sobre o seu trabalho numa escola multicultural". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/71319.
  4. Ferreira, Ana Rita Costa. "Análise organizacional de uma empresa na área da educação: o trabalho em rede, parceria e projeto". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69171.
  5. Rodrigues, Vanessa Catarina Pires. "Perspetivas dos atores sobre o trabalho, a liderança e a formação numa agência de uma imobiliária multinacional: um estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/69034.
  6. ARAUJO, Ana Caroline Marino. "A infância, o lúdico e a transdisciplinaridade : refletindo sobre a necessidade de novo olhar para a criança na escola". Mestrado, 2017. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7599.
  7. Anjos, Cleriston Izidro dos. "Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis". Doutoramento, 2017. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1641.
  8. Santos, Gislene Lima dos. "Família, gênero e homoparentalidade na educação infantil: perspectivas normativo-legais e profissionais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/54580.
  9. Couto, Patrícia Fernandes. "Escrita criativa: desenvolvimento de estratégias e de competências de escrita com crianças". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43414.
  10. Santos, Sara Filipa Gomes dos; Leão, António Alexandre Isidoro; Carvalho, Inês Beatriz Barbosa de. "Inventar e resolver problemas: estratégias de aprendizagem matemática com crianças do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43458.
  11. Simões, Helena Isabel Martins. "Conceções e práticas de avaliação: a perspetiva das formadoras de uma empresa de formação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44175.
  12. Cardoso, Nelson Cândido Pedrosa Marques. "Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em educação de infância e em ensino básico (1.º ciclo), pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38752.
  13. Carneiro, António Carlos Martins. "A formação em alternância no contexto da formação profissional: análise de ações de formação e de (per)cursos profissionais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44286.
  14. Lobato, Diana Filipa Lourenço. "Avaliação de impacto da formação profissional presencial e b-learning : o caso da Formação Pedagógica Inicial de Formadores". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34820.
  15. Martins, Ana Claúdia Ferreira. "A construção das identidades profissionais das professoras de bebês". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35883.
  16. Romero, Maria Alexandra de Oliveira Antunes. "Os centros novas oportunidades em Portugal : construções e manifestações das culturas em contexto escolar e em contexto associativo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/26856.
  17. Sousa, Sofia Raquel Fernandes de. "Avaliação de um centro novas oportunidades: o modelo prescrito e o sentido das práticas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/44157.
  18. Leite, Alexandra Margarida Carvalho. "Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos : conceção e implementação de uma proposta de avaliação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29183.
  19. Freitas, Nadina Manuela Rodrigues. "Cultura e tradição : as Festas Nicolinas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28908.
  20. Ribeiro, Mariana Freire de Andrade Romana. "Práticas narrativas e perfis de contadores de histórias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/25989.
  21. Rodrigues, Anabela Aguiar Alves. "Vozes e olhares dos alunos sobre a liderança da escola". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/7889.
  22. Azevedo, Francisca Maria Gomes Correia Cunha. "Desenvolvimento profissional : perceções e experiências de professores de educação especial". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20184.
  23. Azevedo, Sissi da Silva. "A praça de Jena : participação das crianças e celebração da vida numa escola Jenaplan". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/18786.
  24. Barbosa, Inês Beatriz. "Jovens e Teatro do Oprimido: (re)criando a cidadania, (re)construindo o futuro". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/18750.
  25. Santos, Ana Isabel de Lima. "De nariz vermelho no hospital : a actividade lúdica dos Doutores Palhaços com crianças hospitalizadas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/18605.
  26. Pina, Bernardo Avelino Correia. "Educação e formação de jovens e adultos : estudo dos cursos orientados para o mundo do trabalho, numa escola secundária". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.14/22234.
  27. Ferreira, Fernando Ilídio; Ferreira, Fernando. "O estudo do local em educação: dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/1822/197.
  28. Fernando Ilídio da Silva Ferreira. "As lógicas da formação: um estudo das dinâmicas locais, a partir de um Centro de Formação de Associação de Escolas". Mestrado, 1998. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/49814.
  29. Fernando Ilídio da Silva Ferreira. "As lógicas da formação: um estudo das dinâmicas locais, a partir de um Centro de Formação de Associação de Escolas". Mestrado, 1998. https://hdl.handle.net/10216/49814.

Outros

Outra produção
  1. Editorial - The relevance of child studies. [Excerpt] This is the inaugural issue of the journal Child Studies published by the Research Centre on Child Studies, University of Minho, Portugal. Child Studies is an international peer-reviewed journal which publishes empirical and theoretical articles focusing on children’s social contexts and their social practices and relationships, both at local and global level and from a contemporary as w. 2022. Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção; Ramos, Rui Lima. https://hdl.handle.net/1822/79696.
    10.21814/childstudies.4123
  2. Leading Learning in Schools in Challenging Times: Findings from Research in Portugal. Instructional Leadership and Leadership for Learning in Schools. 2019. Maria Assunção Flores; Fernando Ilídio Ferreira; Flores, Maria Assunção; Ferreira, Fernando Ilídio. https://doi.org/10.1007%2F978-3-030-23736-3_6.
    10.1007/978-3-030-23736-3_6
  3. As lógicas da formação: um estudo das dinâmicas locais, a partir de um Centro de Formação de Associação de Escolas. 2017. Fernando Ilídio da Silva Ferreira. http://hdl.handle.net/10216/49814.
  4. Conhecimento é, essencialmente, autoconhecimeto. Entrevista com Fernando Ilídio da Silva Ferreira. 2016. Fernando Ilídio Ferreira; Deise Juliana Francisco.
    10.13140/rg.2.1.1586.8568
  5. :Estúdio, vol.6, nº12 (Jul./Dez. 2015). A pós modernidade encerra a interrogação crítica do homem sobre o homem: a linguagem ameaça o que é significante, o que é corpo. O sujeito é falado, e assim constituído depois da linguagem (Althusser, 1976). O jovem Arthur Rimbaud sintetiza-o, aos dezassete anos, numa carta ao seu professor de retórica Georges Izambard, datada de 13 de maio 1871: «C’est faux de dire: je pense: on devrait dire on m. 2015. Queiroz, João; Guillermina Valent, María; Martín-Sánchez, Olegario; Betrán Torner, María; García Ranedo, Mar; Fazzolari, Claudia; Herberto, Luís; et al. http://hdl.handle.net/10451/49152.
  6. Effective perinatal intensive care in europe (epice): Descrição do Projeto e primeiros resultados em Portugal. A melhoria da qualidade dos cuidados pré-natais e dos cuidados intensivos neonatais resultaram, nas últimas décadas, numa continuada diminuição da morbilidade e da mortalidade perinatais e infantis, particularmente de recém-nascidos muito pré-termo. No entanto, há uma grande variabilidade entre unidades de saúde na decisão sobre procedimentos e intervenções, quer a nível nacional quer internaciona. 2014. Barros,Henrique; Rodrigues,Carina; Costa,Raquel; Baía,Inês; Rodrigues,Teresa; Machado,Maria do Céu; Graça,Luís; et al. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132014000600004.
  7. Understanding teachers’ work and cultures : an organizational analysis of the changes occurred in a “cluster of schools” in the context of the recent portuguese educational reforms. This paper presents a research developed in the ambit of a Master in Education, in the area of School Administration and Organization. This research was completed in 2009 and it was carried out in a “cluster of schools” aiming at analyzing the political and socio-organizational process of the creation of the “cluster of schools” and to understand changes in teachers’ work and professional cultures. 2011. Mendes, Maria Emília; Ferreira, Fernando Ilídio. http://hdl.handle.net/1822/16241.
  8. Modos de contratualização e de organização do programa "Escola a Tempo Inteiro": as necessidades das famílias e as necessidades das crianças. A “Escola a Tempo Inteiro” é um Programa do Ministério da Educação (ME) iniciado em 2006 com o objectivo, entre outros, de “dar resposta às necessidades das famílias”, através do aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Para a concretização do Programa, o ME estabeleceu parcerias com os Municípios e os Agrupamentos de Escolas e criou “Actividades de Enriquecimento Curricular”. Esta me. 2011. Ferreira, Fernando Ilídio; Antunes, Maria Cristina. http://hdl.handle.net/1822/15416.
  9. Priority Education Policies and Practices: organizational and curricular issues in Portuguese TEIP, Comunicação apresentada no Symposium inserido na EAPRIL Conference (5th European Practice-Based and Practitioner Research Conference) “Challenges in Professional Learning across the Disciplines. 2010. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva; Alonso, M. L..
  10. Valorizar a experiência. Desafios que se colocam hoje aos centros de formação, escolas e professores, in Qualiforma, Revista do Centro de Formação de Associação de Escolas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. 2006. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva.
  11. Políticas Educativas e Formação de Professores, in Actas da 8ª Edição dos Encontros de Basto, Centro de Formação de Basto. 2005. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva.
  12. As parcerias educativas e o caso da relação escola-famílias, in Elo, nº 7. 1999. Ferreira, Fernando Ilídio da Silva. http://www.cf-francisco-holanda.rcts.pt/public/elo7/elo7_42.htm.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - Atual Jovens e Animação de Tempos Livres: um estudo na Associação Amigos da Montanha
Orientador
2011 - Atual As Crianças e os Doutores Palhaços: Animação de Actividades Lúdicas em Contexto Hospitalar
Orientador
2011 - Atual A liderança e a organização da escola e as suas relações com a aprendizagem dos alunos
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - Atual Percursos de Vida e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - Atual A Oficina de Teatro: Animação, Socialização e Aprendizagem em Contexto Escolar
Orientador
Animação Teatral (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual Dinâmicas Participativas em Contexto Associativo: Estudo de Caso de uma Associação Juvenil
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Especial
Orientador
Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual Gestores Escolares: os efeitos da formação
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - Atual Cultura Popular e Aprendizagem Intergeracional - a participação de crianças e jovens num grupo folclórico
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual Animação artística e envolvimento comunitário: as crianças como actores em cenários participativos
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual A Participação e a Aprendizagem dos Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico num Agrupamento de Escolas
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - Atual Liderança escolar e efeitos na motivação e no ensino dos professores
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - Atual Centros Novas Oportunidades em Contextos Escolares e Associativos - Análise comparativa da organização e dos processos RVCC
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual A Escola a Tempo Inteiro: representações sociais e expectativas infantis
Orientador
Sociologia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - Atual Práticas Participativas das Crianças na Escola Jenaplein, Zwolle, Holanda
Orientador
Sociologia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - Atual Transformações do Trabalho Docente num Agrupamento de Escolas: uma análise organizacional à luz das perspectivas culturais
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - Atual Indução Profissional: um estudo de experiências e dispositivos de apoio a professores principiantes
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - Atual Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Perspectivas dos Enfermeiros de Campo e Estudantes/Estagiários
Orientador
Pedagogia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - Atual Educação e Cultura Popular – estudo de projectos e experiências de animação sócio-cultural com crianças e jovens
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 A ESCOLA E O ENTORNO: EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DAS CRIANÇAS PELA LENTE CONCEITUAL DO ESPAÇO E DO LUGAR
Coorientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2021 Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Análise organizacional de uma empresa na área da Educação: o trabalho em rede, parceria e projeto
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Perspetivas dos atores sobre o trabalho, a liderança e a formação numa agência de uma imobiliária multinacional: um estudo de caso
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Quem são, o que fazem, o que pensam: Perspetivas dos Assistentes Operacionais sobre o seu Trabalho numa Escola Multicultural
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 The study aims to identify and contribute to the educational experiences of immigrant preschool children. Thus, the proposed thesis has two themes; migration and culturally inclusive education.
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A palavra da criança quilombola: um estudo socio-antropológico a partir da tradição oral africana
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Cotidianos da Pequena Infância na Amazônia Indígena e em Ecovilas: Um Estudo Socioantropológico Intercultural
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 "FAMILIA, GÊNERO E HOMOPARENTALIDADE NA EDUCAÇÃO INFÂNTIL:PERSPETIVAS NORMATIVO-LEGAIS E PROFISSIONAIS”
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Educação e desenvolvimento: racionalidades das políticas educativas no ambito da cooperação Portuguesa com Cabo Verde.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Políticas públicas no contexto da cooperação internacional: um estudo de políticas de educação artística em Cabo Verde e em Portugal
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 ESCRITA CRIATIVA: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E DE COMPETÊNCIAS DE ESCRITA COM CRIANÇAS
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Inventar e Resolver Problemas: estratégias de aprendizagem matemática com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 A Formação em Alternância no contexto da Formação Profissional: Análise de Ações de Formação e de (Per)Curos profissionais
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Conceções e práticas de avaliação: a perspetiva das formandoras de uma empresa de formação
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Génese e mudanças nos agrupamentos de escolas: perspetivas dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 "A construção das identidades profissionais das professoras de bebês"
Orientador
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Avaliação de impacto da formação profissional presencial e b-learning : o caso da Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em Educação de Infância e em Ensino Básico (1º ciclo)
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos: conceção e implementação de uma proposta de avaliação
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Percepções dos professores sobre a implementação das actividades de enriquecimento curricular na escola do 1º ciclo (um estudo de caso)
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Cartas Educativas: entre a estratégia e a sobrevivência (estudo de caso na Beira Interior Norte – NUT III)
Orientador
Administração e Organização Escolar Departamento de Economia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Juventude, Associativismo e Participação: um estudo das associações juvenis do Distrito do Porto
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Que futuro para os Agrupamentos pobres? – Uma solução ou um problema no Desenvolvimento Local?
Orientador
Administração e Organização Escolar, Departamento de Economia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 A Escola a Tempo Inteiro na Perspectiva das Crianças
Orientador
Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Educação e Formação de Jovens e Adultos: Estudo dos Cursos Orientados para o Mundo do Trabalho, numa Escola Secundária
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 A participação dos alunos na organização escolar – o caso de uma Escola Secundária
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Agrupamento de Escolas e Cultura Organizacional: perspectivas dos professores sobre os processos de transformação cultural
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Lógicas de Acção Local na Formação de um Agrupamento de Escolas: políticas e actores; expectativas e realidades
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 A Escola e a Liderança em Análise: o olhar dos alunos e dos líderes de topo
Orientador
Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2008 A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: o caso de um Agrupamento de Escuteiros
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Formação e Desenvolvimento no Contexto da Administração Local: Estudo de uma Associação Intermunicipal
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 A Formação de Adultos no Contexto da Administração Local. Um Estudo de Caso
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 A Liderança Escolar na Perspectiva dos Alunos
Orientador
2007 - 2007 Uma Visão Ibérica da Formação Contínua de Professores – Estudo Comparativo entre dois Centros de Formação Contínua de Professores
Orientador
2007 - 2007 O Início da Actividade Docente e a Indução Profissional: contributos para um programa de apoio a professores principiantes
Orientador
2007 - 2007 A Organização de uma Escola Secundária na Educação e Promoção da Saúde
Orientador
2007 - 2007 A Liderança num Agrupamento de Escolas
Orientador
2007 - 2007 O Movimento Associativo como Processo de Intervenção Social e Acção Comunitária: um estudo de caso
Orientador
Associativismo e Animação Sócio-Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Mobilidade e Instabilidade Docente – Implicações na Dinâmica das Escolas e na Vida dos Professores
Orientador
2006 - 2006 Políticas e Práticas de um Agrupamento de Escolas – Contextos, Dinâmicas e Actores
Orientador
2006 - 2006 Políticas e Práticas de Autonomia: estudo de um Agrupamento de Escolas
Orientador
2005 - 2005 Um outro olhar sobre o insucesso: as experiências dos alunos
Orientador
2005 - 2005 Gestão Inteligente da Informação na Organização Escolar. Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2010 A Escola a Tempo Inteiro na Perspectiva das Crianças Maria Cristina Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 Modelo de Avaliação da Qualidade baseada nos sistemas ISSO e EFQM aplicado à Educação: um estudo de caso Elisabete Fernanda Pereira Soares Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Qualidade de Vida na Ponta dos Dedos: Sentidos atribuídos à formação num Curso de Bordados à Mão Maria Manuela de Boaventura Coutinho Eiras Novo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 O Projecto Educativo na Construção da Identidade da Escola: um Estudo de Caso Ana Margarida Ribeiro Lemos de Medeiros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 As Actividades de Enriquecimento Curricular: Que Espaços para as Crianças? Sónia Manuela Batista Guimarães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 A Avaliação na Formação Inicial de Professores: um Estudo de Caso Maria Cecília Pato da Silva Bento (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Para além da Sinalização: a Escola e a Protecção Social das Crianças e Jovens Maria Luísa de Almeida Piedade Sá Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Jovens em Situação de Rua: uma realidade na Ilha Verde Maria de Fátima Pereira da Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Campinácios: Vivênciasa de Animação Sócio-Cultural Patrícia Regina Martins Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 A Avaliação do Desempenho Docente e as Culturas e Identidades Profissionais. Estudo de uma situação de “Inquirição realizada por professores – fórum da DGRHE – sobre o estatuto da carreira docente e a avaliação do desempenho Eduardo Manuel Guedes Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 Centros de Estudo Acompanhado: Que Sentidos? Uma análise sobre as percepções e as representações de quem procura estes espaços Mafalda Sofia Torres Machado (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 O Associativismo na Cidade Educadora: o caso do Porto Ana Paula Pinto Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Auto-avaliação nas Escolas Públicas do 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira Maria de Fátima Teixeira Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2009 Educação de Adultos, um Lugar Branco? Deambulações e quimeras na euforia das novas oportunidades para o “remedeio das franjas”: uma justificação do discurso educativo Lubélia Maria Machado Lopes de Azevedo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Educação e Formação de Jovens e Adultos: Estudo dos Cursos Orientados para o Mundo do Trabalho, numa Escola Secundária Bernardo Avelino Correia Pina (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 As Identidades Profissionais das Educadoras de Infância Fernanda Maria dos Santos Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 A participação dos alunos na organização escolar – o caso de uma Escola Secundária Maria Cristina Marques da Fonseca Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 A Escola e a Liderança em Análise: o olhar dos alunos e dos líderes de topo Maria de Lurdes Pedro Castanheiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 Agrupamento de Escolas e Cultura Organizacional: perspectivas dos professores sobre os processos de transformação cultural Maria Emília Mendes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 Lógicas de Acção Local na Formação de um Agrupamento de Escolas: políticas e actores; expectativas e realidades Cristina da Conceição de Almeida Reis Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 “Porto de Crianças": um dispositivo de intervenção educativa em parceria? Estudo a partir de uma experiência vivida Cátia Alexandra Oliveira da Cruz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Cidade Educadora, Uma Realidade Atingível?! Um estudo de caso José António Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Voluntariado e Participação Cívica Juvenil: Formar para ser e ser para agir Márcia Cristina Loureiro Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 Lideranças nas Organizações Escolares - estudos de caso sobre o desempenho dos presidentes dos Agrupamentos de Escolas Fernando Luís Monteiro Bexiga (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Políticas de Desenvolvimento e Educação em Contexto Rural (1986-2004). Escolaridade básica e dinâmicas sociais no Vale do Cávado (Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) Paula Maria Monteiro do Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Autarquias e Educação – Lideranças emergentes na política educativa local. Estudo de caso no concelho da Golegã Maria Manuela de Jesus Faustino Prata (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: o caso de um Agrupamento de Escuteiros Fernando de Araújo Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Projecto Curricular de Escola. Um estudo de caso Joaquim Gabriel de Sousa Caetano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil Abraão José Rodrigues Carneiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Articulação e Desarticulação em Agrupamento de Escolas Maria Augusta Marques da Silva Baptista (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 Escola e Imigração: integração de crianças do Leste Europeu na Escola do 1º Ciclo Cátia Patrícia Silva da Costa Brito (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Conselho Municipal de Educação – um contributo para a análise dos modos de relação dos actores nas práticas educativas locais: estudo de caso no município de Santa Maria da Feira Andreia Daniela Coelho dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2008 Educação Básica, Poder Local e Reorganização da Rede Escolar: um caso Daniela Maria Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 Formação e Desenvolvimento no Contexto da Administração Local: estudo de uma associação intermunicipal) Paulo Amadeu Morais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 O Município e as Políticas de Animação Sócio-Cultural: o Peso da Régua Carla Alexandra Souto dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Perspectivas dos Enfermeiros de Campo e Estudantes/Estagiários Cidália Maria Batista Coutinho Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 Centros de RVCC: um Caminho, um Percurso ou uma Saída? Bárbara Machado Marques (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2008 Caracterização do Trabalho Infantil em Contexto Rural Maria João da Silva Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 A Colocação de Professores nas Escolas Públicas Almeida Carvalho de Melo Afonso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Liderança nas Organizações Educativas Rosa Maria Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Sobre o Presidente do Conselho Executivo da Escola: um estudo na região do Algarve José Carlos Pereira Laranjo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 O Município e a Educação. Estudo das Modalidades de Gestão das AEC Helena Maria Arcanjo Coelho Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 Acompanhamento Educativo: entre a Intervenção e a Mediação Social. O caso do Projecto das Escolas Rurais no Nordeste Alentejano Amândio José Valente e Valente (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 Educ’Arte: um Programa Educativo de Animação Sócio-Cultural Mestrado em Mestrado Ana Luísa Cardoso Labandeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 A Formação de Adultos no Contexto da Administração Local. Um Estudo de Caso Rosa da Conceição Barbosa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 A Liderança Escolar na Perspectiva dos Alunos António Pedro Alves dos Santos Devesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Uma Visão Ibérica da Formação Contínua de Professores – Estudo Comparativo entre dois Centros de Formação Contínua de Professores Ana Maria Mendes Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 O Início da Actividade Docente e a Indução Profissional: contributos para um programa de apoio a professores principiantes Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 A Organização de uma Escola Secundária na Educação e Promoção da Saúde Paula Cristina Campos Gouveia Fiuza (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 O Abandono Escolar no Concelho de Santa Marta de Penaguião. A Visão da Comunidade Local Rosa Martins Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 O Clima de Escola visto pelos Alunos: Um estudo numa Escola Secundária no concelho de Odivelas Maria de Lurdes de Sousa Dias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007 De Projecto Educativo Escola a Projecto Educativo Local: Construir Pontes Para a Realidade Ana Paula Almeida Guerreiro Pio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 Herança Cultural e Desenvolvimento Local: das Escolas Isoladas aos Centros Educativos Maria Angelina Brandão Tavares (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 Políticas e Práticas de Animação Sócio-Cultural no Município de Vila Verde Maria Manuela de Freitas Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 O Papel da Liderança na Implementação das Aulas de Substituição: Motivação versus Imposição – Estudo de Caso Lília Maria Sousa Ramos de Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Memória e Mudança Social: Reflexões numa Comunidade Rural Ana Cristina Mendes Correia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 A Liderança num Agrupamento de Escolas Catarina Isabel Neiva Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Territorialização das Políticas Educativas. O Papel dos Municípios Marisa Pinho Araújo e Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 O Movimento Associativo como Processo de Intervenção Social e Acção Comunitária: um estudo de caso Constantino de Araújo Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 O Papel dos Municípios na Construção das Políticas Educativas Jorge Ilídio Faria Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2006 A Comunicação e a Participação na Escola Secundária – Representações dos professores, alunos e pessoal não docente José António Araújo de Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 Quando eu for grande quero ser… O trabalho para as crianças de meio rural: com as mãos na terra e os olhos no futuro Rui Pedro Rodrigues Palma da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Identidade Docente e Trabalhos Para Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico Maria Teresa Leão Sucena Pereira Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2006 Mobilidade e Instabilidade Docente – Implicações na Dinâmica das Escolas e na Vida dos Professores Avelino Evaristo Rosa Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 Políticas e Práticas de um Agrupamento de Escolas – Contextos, Dinâmicas e Actores Helena Maria Carvalho dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 Gestão Intermédia e Liderança Escolares. A Coordenação de Departamento Curricular José Alexandre Ramos Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 Políticas e Práticas de Autonomia: estudo de um Agrupamento de Escolas Carla Filipa Medeiros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 A Educação em Meio Rural como Paleta de Possibilidades para o Desenvolvimento Local: contributos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Jardim-de-Infância Joaquim José Marques de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 Um outro olhar sobre o insucesso: as experiências dos alunos Artur Manuel Freire de Abreu (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005 Gestão Inteligente da Informação na Organização Escolar. Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação Pedro Filipe da Silva Folhas Balhau (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005 A Construção das Práticas em Enfermagem: a Formatividade nos Cuidados aos Diabéticos em Contexto Comunitário Alexandra Filipa Francisco Cosme (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 Construir a Educação: o Edifício Escolar ao nível do Jardim de Infância Haydée Gama Pisa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 Jardins de Infância da Rede Pública: entre a Administração Central e Local Maria Teresa de Jesus de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 Da Escola Primária à Emergência do Agrupamento de Escolas: as Representações dos Agentes Educativos Locais Elsa Maria Pereira Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 Participação e Envolvimento Parental em Jardins-de-Infância. Um Desafio à Educação de Adultos Fernanda Manuela Melo da Silva Couto (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 Tempo de Escola e Tempo de Vida. Estudo sobre a Organização do Tempo na Escola Primária Ana Francisca da Silva Moura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal