???global.info.a_carregar???
Maria do Rosário Pestana has a doctorate in Ethnomusicology from the Faculty of Social Sciences and Humanities of Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), and is currently an Assistant Professor at the University of Aveiro and researcher at the Institute of Ethnomusicology ¿ Centre for Music and Dance Studies (INET-MD ¿ NOVA FCSH). She conducted her archive and field research in Portugal, France and Switzerland, giving rise to publications about processes of documentation and archiving of traditional music of oral transmission, folklore, music and emigration, musical communities, amateur choral singing, wind bands, and musical industries. This work resulted in the critical edition of historical sound recordings and three books ¿ Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940) [Armando Leça and Portuguese Music (1910-1940)], in 2012; The Alentejo: Voices and Aesthetics in 1939/40. A critical edition of Armando Leça Sound Recordings, editorial coordination in 2015; Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira: entre a descoberta do folclore o compromisso da transformação social [Maestro and Ethnographer Vergílio Pereira: amid the discovery of folklore and the commitment of social transformation], in 2019 ¿ and the curatorship of two exhibitions on the folklorist Armando Leça, at the Museum of Portuguese Music, and the ethnographer Vergílio Pereira at the National Museum of Ethnology. Recent publications include the editorial coordination of the books Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal: práticas, contextos, patrimónios [Music industries and sound archives in Portugal; practices, contexts, heritages] (2013, with Manuel Deniz Silva); Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos [Choral singing in Portugal (1880-2014): protagonists, contexts and pathways] (2015), Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente [Singing in the Alentejo: the land, the past and the present] (2017, with Luísa Tiago de Oliveira) and Our Music, Our World: Wind Bands and Local Social Life (2020, with Andre´ Granjo, Damien, Franc¸ois Sagrillo and Gloria Rodriguez Lorenzo). In 2020, jointly with Maria João Lima, she published the findings of the first questionnaire-based survey made of amateur choral groups in Portugal. She coordinated the research projects ¿Music in between: the ¿orfeonsimo¿ movement and choral singing in Portugal (1880-2012)¿ PTDC/EAT-MMU/117788/2010 and ¿Our music, our world: Musical associations, wind bands, and local communities (1880-2018)¿ (PTDC/CPC-MMU/5720/2014), both funded by the Foundation for Science and Technology (FCT). She is currently coordinating the project ¿Sustainable practices: a study of the post-folklorism in Portugal in the 21st century¿ (PTDC/ART-FOL/31782/2017), funded by the Foundation for Science and Technology (FCT) and Balcão2020.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Pestana

Nomes de citação

  • Maria do Rosário Pestana
  • Rosário Pestana
  • MR Pestana

Identificadores de autor

Ciência ID
4A19-58AA-FA1C
ORCID iD
0000-0003-4446-3659

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008
Concluído
Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"“À LUZ DO SOL, AO PÉ DA IGREJA”: MÚSICA, IDENTIDADE E GÉNERO NA CONSTRUÇÃO DO DOURO LITORAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louv
2008
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ciências Musicais-Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"À Luz do Sol, ao Pé da Igreja: Música, Identidade e Género na Construção do Douro Litoral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
2000
Concluído
Ciências Sociais - Etnomusicologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
" "Vozes da Terra": a folclorização em Manhouce (1938-2000)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
1989 - 1994
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007/10/01 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/02 - 2017/07/15 Diretora do curso de Mestrado em Música Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/11/26 - 2022/11/25 Xperimus - Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/26 - 2022/07/25 Sons e Memórias de Aveiro Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro
PTDC/ART-OUT/30825/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/08/15 - 2021/08/14 Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/07/04 - 2019/12/31 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/05/01 - 2019/11/30 Our music, our world: Musical associations, wind bands, and local communities (1880-2018)
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2012/05 - 2015/05 Images from Land and Sea: Frederico de Freitas and music in twentieth-century Portuguese culture
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2012/05 - 2014/11 Music in-between: the ‘orfeonismo´ movement and choral singing in Portugal (1880-2012)
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2007/09 - 2011/08 The Recording Industry in 20th Century Portugal
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Outro

Designação Financiadores
2008/01 - 2011/01 Multimedia Dictionary of Expressive Culture in 20th Century Portugal
PRAXIS XXI - POCTI/EAT/841/200
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Concluído
1996/09 - 1999/01 A Revivificação do Património Cultural Expressivo Tradicional em Portugal no Século XX
PLUS/CUL/1163 (1996-1999)
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Pestana, Maria do Rosário. "Texto retrospectivo sobre a minha experiência em torno do Património Cultural e Imaterial", Veduta, 2018
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Ernesto Maia: Un élève au Portugal de Marie Jaëll", Lettre d'Information, 2015
Artigo em conferência
  1. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context". Trabalho apresentado em Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing., Aveiro, 2014.
    Publicado
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "’The Portuguese popular song’: Convergences between cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas, at the turn of the 1930s". Trabalho apresentado em Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing, Aveiro, 2014.
    Publicado
  3. Côrte-Real, Maria de São José; Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal". Trabalho apresentado em The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony, Tbilisi, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Piedade, Celina. "The Long Path Travelled by Female Polyphonic Singers to Reach the Folk Music Stage in Portugal". Portuguese Studies Review 31 1 (2023): 151-173.
    Publicado
  2. "As bandas civis em Portugal: um olhar multifocalizado sobre espaços de atravessamento". Música e Cultura 12 1 (2021): 43-67. https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2021/11/4_pestana.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pestana, Maria do Rosário; Lima, Maria João. "Grupos corais em Portugal: perfis e dinâmicas no início do século XXI". Revista Portuguesa de Musicologia 7 1 (2020): 1-28. http://hdl.handle.net/10773/30498.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Pestana, Maria do Rosário; Barriga, Maria José. "«Le patrimoine c’est nous!» Voix plurielles autour du cante alentejano". Transposition Musique et Sciences Sociales 8 (2019): 1-22. http://hdl.handle.net/10773/28460.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pestana, Maria do Rosário. "Social sustainability and collective participation: cyclical dynamics of the multipart singing in the village of Manhouce". (2019): http://hdl.handle.net/10773/28459.
  6. Pestana, Maria do Rosário. "A minha experiência em torno do Património Cultural Imaterial". (2018): http://hdl.handle.net/10773/28457.
  7. Maria do Rosário Pestana; Helena Paula Marinho Silva de Carvalho. "An invisible network: Music consumption and the construction of the Portuguese popular song". Journal on the Art of Record Production 10 10 (2015): 1-10. https://www.arpjournal.com/asarpwp/an-invisible-network-music-consumption-and-the-construction-of-the-portuguese-popular-song/.
    Publicado
  8. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Mapping 'Portuguese music': the Armanda Leça Collcetion (1939/40)". International Forum on Audio-Visual Research. Jahrbuch des Phonogrammarchivs 5 (2014): 102-122.
    Publicado
  9. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. ""A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em Manhouce (1938-2000)". Trans. Revista Transcultural de Música 15 (2011): 2-21. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=82222646027.
    Publicado
  10. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. ""O som e a voz em processos de construção do “ser português” (1939-59)"". Revista Artefilosofia 11 (2011): 68-81. http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_11/Dossie_Rosario.pdf.
    Publicado
  11. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. ""De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso.". Faces de Eva 25 (2011): 89-109.
    Publicado
  12. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. ""Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX"". e-cadernos 8 (2011): 93-107. http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/ecadernos8/06%20-%20Rosario%20Pestana%2012.04.11%20FINAL.pdf.
    Publicado
  13. Sardo, Susana; Maria do Rosário Pestana. "Dar luz à voz: modos de interlocução na construção de uma memória sónica da humanidade". Arte e Filosofia 11 (2011): 29-35. http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_11/introducao_dossie.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. ""O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia e museologia na construção do Douro Litoral"". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 49 1-4 (2009): 79-92.
    Publicado
  15. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "“A música na construção do Douro Litoral: colecção, estudo e divulgação de práticas polifónicas de música da tradição oral em Portugal (1947-1959)”". Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxia 1 12 (2008): 31-54.
    Publicado
  16. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "“Vergílio Pereira na Beira Alta: passos de uma etnografia musical crítica”". Beira Alta 44 1 e 2 (2005): 203-220.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pestana, Maria do Rosário. "A "Bridge Over Troubled Waters": the relational space of wind bands: the case of São Jorge Azores island". In Our Music/Our World: Wind Bands and Local Social Life, editado por Maria do Rosário Pestana; André Granjo; Damien François Sagrillo; Gloria Rodriguez Lorenzo, 99-116. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2020.
    Publicado
  2. MISSING-VALUE, MISSING-VALUE; Maria do Rosário Pestana; Pestana, M.R.. "Orfeanismo: Local Musicking and the Building of Society in Provincial Portugal". In The Routledge Companion to the Study of Local Musicking, editado por Suzel A. Reily; Katherine Brucher, 103-113. Nova Iorque, Estados Unidos: Routledge, 2018.
    Publicado • 10.4324/9781315687353-2
  3. Pestana, Maria; Maria do Rosário Pestana. "Mulheres portuguesas migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória". In Exiliance au Féminin dans le monde Lusophone (XXe-XXIe siècles), 311-322. Paris, França: Éditions Hispaniques, 2017.
    Publicado
  4. Pestana, Maria do Rosário; Luísa Tiago de Oliveira. "Introdução". In Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente, editado por Pestana, Maria do Rosário; Luísa Tiago de Oliveira, 15-24. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora, 2017.
    Publicado
  5. "Alentejo, visibilidade e ocultação: scriptualização e institucionalização de práticas musicais rurais". In Cantar no Alentejo A Terra, o Passado e o Presente, editado por Maria do Rosário Pestana; Luísa Tiago de Oliveira, 133-150. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora, 2017.
    Publicado
  6. "Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI". In Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções, editado por R. M. Rocha; L. Peres-Neto. Porto Alegre: Salina, 2015.
    Publicado
  7. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910)". In A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) Tradição e Inovação, 75-86. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora - Porto, 2014.
    Publicado
  8. "O arquivo musical do Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: 121 música, conhecimento e memória no desenhar de uma utopia". In INDÚSTRIAS DA MÚSICA E ARQUIVOS SONOROS EM PORTUGAL NO SÉCULO XX: práticas, contextos, patrimónios, editado por Manuel Deniz Silva; Maria do Rosário Pestana, 121-138. Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais/ Inet-md, 2014.
    Publicado
  9. "Armando Leça no Alentejo: itinerários e levantamentos de um músico caminheiro (1912-40)". In Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica dos registos sonoros realizados por Armando Leça., editado por Maria do Rosário Pestana, 20-45. Vila Verde, Portugal: Tradisom, 2014.
    Publicado
  10. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "O fado: destinos e oportunidades do 'ser português' Um estudo sobre fado e emigração". In Trago o fado nos sentidos Cantares de um imaginário atlântico, 66-87. São Paulo, Brasil: Letra e Voz, 2013.
    Publicado
  11. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Almeida Campos". In Vozes do Povo A Folclorização em Portugal, 441-447. Lisboa, Portugal: Celta, 2003.
    Publicado
  12. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Folclorização em Manhouce". In Vozes do Povo a Folclorização em Portugal, 387-400. Lisboa, Portugal: Celta, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lima, Maria João; Alcântara, Ana; Madureira, Bruno; Carla Minelli; Fernandes, Cristina; Bessa, Rui Manuel Pereira da Silva; Rui Marques; et al. Orquestrar utopias: música, associativismo e transformação social. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Maria do Rosário Pestana. Hidden archives, hidden practices: debates about music-making. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Maria do Rosário Pestana; André Granjo; Damien François Sagrillo; Gloria A. Rodríguez-Lorenzo ; Trevor Herbert; Suzel A. Reily; Graça Mota; et al. Our Music, Our World: Wind Bands and Local Social Life. Lisboa, Portugal: Colibri. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Maria do Rosário Pestana; Jorge Salgado Correia; Alfonso Benetti; Sara Carvalho; Benetti, Alfonso; Correia, Jorge Salgado; Pestana, Maria do Rosário; Carvalho, Sara. PERFORMA’15: Proceedings of the International Conference on Music Performance. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2017.
    Publicado • Editor
  5. Pestana, Maria do Rosário; Oliveira, Luísa Tiago de; Ema Cláudia Pires; Fernando Oliveira baptista; Simões, Dulce; Susana Mareco; Barriga, Maria José; Paulo Ferreira da Costa. Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente. Lisboa, Portugal: Estremoz Editora. 2017.
    Publicado • Editor
  6. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica de Registos Sonoros de Armando Leça. Vila Verde, Portugal: Tradisom. 2014.
  7. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. Vozes ao Alto. Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos. Lisboa, Portugal: mpmp. 2014.
  8. Silva, Manuel Pinto Deniz; Pestana, Maria do Rosário. Indústrias da Música e Arquivos Sonoros em Portugal no Século XX:. Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais e INET-md. 2014.
    Publicado • Editor
  9. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. Proceedings from Performa 2011. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2011.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Maria do Rosário Pestana. "Fado". In The SAGE International Encyclopedia of Music and Culture. Oxford University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.09216.
    Publicado • 10.1093/gmo/9781561592630.article.09216
  2. Pestana, Maria. "Orfeão". In Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Bloomsbyry Academic, 2017.
    Publicado
  3. "Bonito, Portírio Rebelo". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  4. "Campos, Manuel Augusto de Almeida". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  5. "Cantilena". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  6. "Chacota". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  7. "Campos, Gualdino de". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  8. Maria do Rosário Pestana; Cardoso, José Maria Pedrosa. "Coro". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  9. "Dias, Jaime Lopes". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  10. Castelo-Branco, Salwa El-Shawan; Maria do Rosário Pestana (4A19-58AA-FA1C). "Folclore". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  11. "Leça, Armando". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  12. "Lerar". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  13. "Martírios". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  14. Moura, Margarida; Maria do Rosário Pestana. "Moda de Roda". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  15. Idalete Giga; Maria do Rosário Pestana. "Pereira, Vergílio". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  16. "Neves, César Augusto Pereira das". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  17. "Reisadas". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  18. "Silvestre, Isabel". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  19. Sardo, Susana; Maria do Rosário Pestana. "Novas dinâmicas na representação do folclore". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Pestana, Maria do Rosário. Maestro e etnógrafo Vergílio Pereira: entre a descoberta do folclore e o compromisso de transformação social. Edições Colibri. 2019.
  2. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira; Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro. Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e encontros da música e da dança. Lisboa, Portugal: Colibri. 2014.
    Publicado
  3. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. Armando Leça e a Música Portuguesa 1910-1940. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China. 2012.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Pestana, Maria. "A fala das mulheres de Manhouce". Prefácio para Geografias do Canto Rural, 1-8. São Pedro do Sul, Portugal: Binaural. 2018.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Pestana, Maria do Rosário. "El mundo de las bandas de música: desbordando las fronteras de la musicología". 43, 1 (2020): 460-463. http://hdl.handle.net/10773/30492.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mosa, Maria Caetano. "A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30575.
  2. Lopes, Pedro Miguel Cravinho. "An open window to a different world: encounters with jazz on television in Portugal (1956-1974)". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24261.
  3. Marques, Marcelo Soares. "A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24397.
  4. Fontoura, Marcos Aragão. "O corpo musical da Guarda Nacional Republicana : música, ritual e poder". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26025.
  5. Miranda, Luis Flávio Aguiar. "Música e vida social na cidade do Serro: o caso da Banda Santíssimo Sacramento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22581.
  6. Retana, María Rosa Pampillo. "Atlântico branco: rotas da música celta e de músicos entre a Costa Rica e a Galiza". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22580.
  7. Moreira, Moema Macêdo. "Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23072.
  8. Wink, Lucas André. "As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18596.
  9. Alves, Duarte Nuno Costa. "Relações funcionais do ensino da trompa entre o Conservatório Regional de Ponta Delgada e as bandas civis em S. Miguel, 2016/17: relatório final da prática de ensino supervisionada". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23427.
  10. Martins, António Alberto Ruivo Ventura. "Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17789.
  11. Silva, Julieta Ferreira da. "Estéticas e políticas do revivalismo da sanfona em Portugal (1976-2015)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14843.
  12. Matos, Ana Domingas de Oliveira. "Música contemporânea e improvisação na orquestra de cordas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12730.
  13. Saraiva, Óscar Daniel Santana de Oliveira. "Experiência em orquestra ligeira: contributos para o desenvolvimento pessoal e curricular". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13591.
  14. Braga, Catarina Sofia Ribeiro. "O teatro cantado em Coimbra (1880-1910) : géneros, grupos e contextos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12326.
  15. Milheiro, Maria Helena Cruz Martins Rodrigues. ""Um por todos, todos pela música nova": um estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12289.
  16. Simões, Thays Peneda. "O gesto corporal na performance coral - estudo de dois grupos corais". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9630.
  17. Castro Castro, Agustín. "Improvisación, una herramienta metodológica en la enseñanza del saxofón". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10046.
  18. Moreno Castaño,Yeny Paola,. "Canto lírico - complejidad de la clasificación vocal -un estudio de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10986.
  19. Rufino, Ana Elisa de Almeida Santos. "Actualização e diversificação de repertórios no ensino do violino". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9624.
  20. Silva, Maria Emiliana. "A rabeca chuleira, etnografias, contextos e tocadores". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7560.
  21. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. "Vozes da terra : a "folclorização" em Manhouce (1938-2000)". Mestrado, 2000. http://hdl.handle.net/10362/126350.
Website
  1. Pestana, Maria. Mpart, Música Participada. 2018. https://anossamusica.web.ua.pt/.
  2. Maria do Rosário Pestana (4A19-58AA-FA1C); Caixinha, Helder. EcoMusic. 2017. http://ecomusic.web.ua.pt/.
  3. Maria do Rosário Pestana (4A19-58AA-FA1C); Caixinha, Helder. Music in Palmela: Creativity and participation in the local social life. 2016. https://anossamusica.web.ua.pt/palmelaemusica/index.php#.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Rui Filipe Duarte Marques; Cristina Faria; Maria do Rosário Pestana (4A19-58AA-FA1C). 2020. "“A Viola Toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar”.".
  2. Maria do Rosário Pestana. 2019. "Vergílio Pereira: Itinerários de um Etnógrafo". In Vergílio Pereira: Itinerários de um Etnógrafo.
  3. Maria do Rosário Pestana. 2019. "Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira". In Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira.
  4. Maria do Rosário Pestana. 2012. "Armando Leça: a música portuguesa nos novos meios de comunicação". In Armando Leça: a música portuguesa nos novos meios de comunicação.
Programa de rádio / tv
  1. Maria do Rosário Pestana. 2017. Encontros com o Património. TSF.
  2. Maria do Rosário Pestana. 2015. MPAGDP - A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Rádio Difusão Portuguesa - Antena 1.

Outros

Outra produção
  1. Música e interlocução: “Tão longe, tão perto: Periplus, deambulações luso gregas”, de Amélia Muge e Michales Loukovikas. 2017. Maria do Rosário Pestana.
  2. Armando Leça (1891-1977): mapping and constructing the "portuguese music". 2013. Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/20 O património somos nós! Sustentabilidade e práticas do canto a vozes de mulheres no século XXI Congresso SIBE+21 Investigação em Música e Dança Práticas de Responsabilidade Social e Política
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/10/09 Do arquivo ao repertório: vias de memória, afeto e aprendizagem disponíveis em registos sonoros históricos. reservation, Access and Uses: crossed views on sounds and popular musical instruments in a museological context¿ /Preservação, Acesso e Usos: olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais populares em contexto museológico
Museu Nacional de Etnologia (Lisboa, Portugal)
2021/09/15 This singing is for women!”: Activism and resilience of women singers for the sustainability of multipart singing in the 21st century XXXVI European Seminar in Ethnomusicology, “Ethnomusicology and Intangible Cultural Heritage in the 21st Century
University of Valladolid (Spain) (Valladolid, Espanha)
2020/09/15 (Re)fazer uma comunidade em torno do canto a vozes de mulheres? Passos de um longo e contestado processo I Jornadas de Musicologia da Universidade do Minho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/01/31 Projecto 'A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018) La Banda de Música en el foco: Nuevos paradigmas de investigatión Bandística en España
Sociedad Española de Musicologia (SEdEM), Universidad de Jaén (Jaén, Espanha)
2019/11/19 Apresentação do documentário The Multipart Singing in Sao Pedro do Sul XXV Edição do Festival Caminhos do Cinema Português.
Caminhos FIlm Festival (Viseu, Portugal)
2019/11/15 Cantar a vozes no século XXI: processos musicais como parte de um ecossistema 9º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com o Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2019/11/08 Maestro e Etnógrafo Vergílio Pereira: apresentação do livro Café Literário
Biblioteca Municipal de Paredes
2019/10/30 Mesa redonda sobre ARCHiPELAGOS-Passagens Olhares que ouvem
Cinema São Jorge e Associação Cultural luso-grega "Parafonia" (Lisboa, Portugal)
2019/10/19 Apresentação do livro Património Cultural Imaterial - o olhar antropológico Seminário Nacional sobre o 'Saber-fazer' tradicional
Biblioteca Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
2019/10/17 EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI Jornadas SIBE 2019 - Tradiciones Musicales: experiencia social y creación musical
SIBE - Sociedad de Etnomusicología, Universidad de Huelva (Huelva, Espanha)
2019/10/17 A Bridge Over Troubled Water: wind bands in S. Jorge Azores island Jornadas SIBE 2019 - Tradiciones Musicales: experiencia social y creación musical
SIBE - Sociedad de Etnomusicología (Huelva, Espanha)
2019/10/12 A "bridge Over Troubled Water": wind bands in S. Jorge Azores Island Our Music, Our World: Wind Bands and Local Social Life
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/07/19 Poéticas do canto polifónico: resiliência, interação e transgressividade nas vozes de mulheres Ecologia e Sustentabilidade dos Processos Musicais: Terreno e Métodos
CRIA - Projeto EcoMUsic (Lisboa, Portugal)
2019/07/03 Music and Sustainability: Musical processes as part of an ecosystem Summit Research
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/30 Hidden archives, hidden practices: Two research projects Hidden archives, Hidden practices: Debates about music-making
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/30 Raízes e rotas: Políticas, estéticas e práticas do Cante Alentejano Hidden archives, Hidden practices: Debates about music-making
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/30 Roots and routes: policies, aesthetics and practices of the Cante Alentejano Intangible Cultural Heritage Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about music-making
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/05/04 Vergílio Pereira : prospecção etno-musicológica e controlo das representações do folclore Paredes: Cultura & Sociedade
Associação Hexágono (Paredes, Portugal)
2019/04/08 Quem canta seu mal espanta: da rotina do quotidiano ao arrojo da libertação Ciclo de conferências "Espantar o mal no corpo e na alma: fala de mulheres e outros cantos"
Biblioteca Operária Oeirense (Oeiras, Portugal)
2019/03/30 Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI XVII Jornadas de Cultura Popular - Contributos das mulheres para a preservação e evolução do património imaterial musical
GEFAC (Coimbra, Portugal)
2019/03/23 O compositor e folclorista Armando Leça: resgate, criação e disseminação da música portuguesa Curso livre sobre Música & Músicos: aspetos do Património Musical Português
Amigos Solar Condes Resende Co (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2019/03/14 "Cartografia do canto a vozes: cantadeiras, práticas e repertórios". XVII Jornadas de Cultura Popular
GEFAC (Coimbra, Portugal)
2018/12/14 Apresentação da investigação realizada no âmbito do processo de inscrição do Canto a Vozes de Mulheres na matriz PCI Em Concreto (2) O "Património Cultural Imaterial" no Terreno, Expetativas, Experiências, Perspetivas
CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES (Guimarães, Portugal)
2018/12/13 Expetativas, experiências, perspetivas dos investigadores (participação em mesa reodnda) Em Concreto (2) O "Património Cultural Imaterial" no Terreno, Expetativas, Experiências, Perspetivas
CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES (Guimarães, Portugal)
2018/10/25 O Coro da Academia de Amadores de Música e a prática coral em Portugal na segunda metade do século XX Fernando Lopes-Graça e o Coro da Academia de Amadores de Música
Biblioteca Municipal de Marvila e Associação Lopes-Graça (Lisboa, Portugal)
2018/10/25 Connecting the worlds of music with a shared ICT infrastructure for a digital archive deployment, a collaborative research support tool and a deliverables’ dissemination platform. Connecting the worlds of music with a shared ICT infrastructure for a digital archive deployment, a collaborative research support tool and a deliverables’ dissemination platform.
Instituto de História Contemporânea  (Évora, Portugal)
2018/05/12 Metodologias de recolha etnográfica. Registo de oralidades, performances tradicionais e outras expressões culturais imateriais enquanto memória e manifestação viva da identidade local As bibliotecas itinerantes em Portugal e a salvaguarda do património cultural imaterial.
Casa-Memória de Camões (Constância, Portugal)
2018/04/14 Apresentação do Catálogo da Obra de Manuel Faria à guarda da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Lançamento do Catálogo da Obra de Manuel Faria
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/04/10 Poéticas e políticas do canto em coro em Portugal Comemorações do 10º aniversário do Coro Carlos Seixas e Choral Polyphonico João Rodrigues de Deus
Biblioteca Municipal de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/04 A Festa da Vitela: uma cartografia de memórias, património e relações que fazem de Manhouce o lugar, a nossa terra Colóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos Festas e Representações Entre a subversão e a patrimonialização
FCSH/UNL (Lisboa, Portugal)
2018/01/27 O projeto de investigação “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” Ciclo de Conversas Há Música na Vista Alegre
Música na Vista Alegre (Ílhavo, Portugal)
2017/12/09 Armando Leça e a Música Portuguesa Cilco de conversas sobre o Orfeão de Matosinhos
Orfeão de Matosinhos (Matosinhos, Portugal)
2017/11/24 Música e construção do local: um estudo em curso na Universidade de Aveiro III Congresso do Bombo
Associação dos Amigos do Toca Rufar (Amarante, Portugal)
2017/11/09 Ecossistemas da vida social: um estudo sobre dinâmicas do folclore no século XXI 7º Encontro de Investigação em Música
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07/27 Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939: o processo de edição dos registos sonoros de Armando Leça CantFest
Casa do Cante (Serpa)
2017/06/17 Conexão, mobilidade e transformação em “Tão longe, tão perto: Periplus, deambulações luso gregas”, de Amélia Muge e Michales Loukovikas Espaços literários e Territórios críticos¿Para uma abordagem do espaço literário: geopoética e geocrítica na transposição das fronteiras do conhecimento
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/06/04 Dinâmicas da música de matriz rural no século XXI, em Portugal: práticas, contextos, protagonistas 'ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES 2017
aCentral Folque (Caminha, Portugal)
2017/05/27 Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939. O levantamento sonoro de Armando Leça Comemoração da passagem de Armando Leça por Odemira
AGCO – Associação Grupo Coral de Odemira (Odemira, Portugal)
2017/02/09 Música, religião e convivialidade em espaços públicos A Religiosidade Popular em Portugal e Algumas das suas expressões culturais imateriais
Associação para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Mafra, Portugal)
2016/11/16 Textos e contextos dos bombos na documentação e estudo de música popular em Portugal II Congresso do Bombo
Associação dos Amigos do Toca Rufar (Fundão, Portugal)
2016/11/10 Mulheres migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória Exiliência de mulheres no mundo lusófono (sécs. XX-XXI)
Universidade do Porto (FLUP/ILC) (Porto, Portugal)
2016/11/03 Ecologias vitais: um estudo sobre música local ENIM - VI ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE MÚSICA
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2016/07/08 Fora do controlo das elites: comicidade e gostos bárbaros em discos de 78 rpm Música e Lusofonia em acervos de 78 rpm
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/06/21 "A fala: espaços interlocutórios da voz em contexto rurais " Fios ue tecem a fala das mulheres: ciclos de conversas
Biblioteca operária Oeirense (Oeiras, Portugal)
2016/04/23 As mulheres e o cante O Património Cultural Imaterial e a Igualdade de Género
Movimento Democrático de Mulheres (Serpa, Portugal)
2016/03/19 “Música, culto e sociedade: fragmentos de práticas religiosas nas coleções de Armando Leça (1939-40) e Vergílio Pereira (1958-63)” III Curso Livre sobre Religiosidade Popular
Município de Idanha-a-Nova (Idanha-a-Nova, Portugal)
2016/03/11 Problema´tica y situacio´n actual de las editoriales musicales institucionales y universitarias I Encuentro Hispano-Luso de Editores Musicales
AEDOM - Associación Española de Documentation Musical (Madrid, Espanha)
2016/02/24 Entretenimento e música gravada: Os discos His Master’s Voice em Portugal (1927-30) Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na primeira metade do século XX
Arquivo Distrital do Porto (Porto, Portugal)
2009/05/15 ‘Voltar a casa e tocar de ouvido’: música, ecologia e a ordem incerta em que vivemos PERFORMA'09 Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual “Uma porta aberta” : O Jazz como um discurso de modernidade numa realidade cultural “encenada”, na Ra´dio Televisa~o Portuguesa, entre 1956 e 1974.
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2033 Retimbrar a música tradicional portuguesa no século XXI
Orientador
Traditional Music Revitalization (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/01/16 - 2023/01/15 Bolsa de Investigação no âmbito da Unidade de Investigação Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md/UA), referência UIDB/00472/2020, com o apoio financeiro proveniente da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais.
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2023 Etnografía de Segue-me à Capela: prácticas musicales y procesos de transmisión en la música tradicional de Portugal en el siglo XXI
Orientador de Luisa Fernanda Ochoa Márquez
Female Musical Traditions (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/02/01 - 2022/07/31 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto/unidade de I&D EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pos-folclorismo em Portugal no século XXI, (PTDC/ART-FOL/31782/2017).
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2022 “Conta-me, viola!”: as memórias da viola toeira revitalizada pelas mãos de músicos-construtores no século XXI
Orientador de Felipe Barão dos Santos
Processes of Traditional Instruments revitalization (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2017 - 2022 Os “Mistérios da Páscoa” no centro de uma constelação: dinâmicas de patrimonialização, revitalização e afeto em Idanha-a-Nova
Orientador de António Alberto Ruivo Ventura Martins
Musical Traditions (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2019/09/01 - 2021/12/09 Ana Margarida Silveira Nunes Teixeira Gaipo
Orientador
Ethnomusicology (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/01 - 2021/12/09 O CANTO EM CORO NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES IMAGINADAS: O CASO DO FESTIVAL FESTCOROS EM MOÇAMBIQUE (2006-2019)
Orientador
Ethnomusicology (Mestrado)
Instituto de Nanoestruturas Nanomodelação e Nanofabricação, Portugal
2019 - 2021 Folias e foliões do Espírito Santo na ilha de S. Miguel: músicos, práticas de performação e processos de revitalização
Orientador de Ana Margarida Silveira Nunes Teixeira Gaipo
Tradições musicais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2021 O canto em coro na construção de comunidades imaginadas: o caso do festival Festcoros em Moçambique (2006-2019)
Orientador de Margarida Lazaro França Caetano
Choral music in Mozambique (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/10/01 - 2020/09/30 Bolsa de Investigação no âmbito da Unidade de Investigação Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md/UA), referência UIDB/00472/2020, com o apoio financeiro proveniente da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais
Orientador de Raquel de Castro Lopes Casal e Melo
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/01 - 2019/09/30 Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projecto de investigação de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, PTDC/CPC-MMU/5720/2014
Orientador
2019/07/01 - 2019/09/30 Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do projecto de investigação de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, PTDC/CPC-MMU/5720/2014.
Orientador
2019/04/16 - 2019/05/15 Bolsa de Técnico de Investigação, no âmbito do projeto de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MEC
Orientador
2018/04/01 - 2019/03/31 Bolsa de Técnico de Investigação, no âmbito Bolsa de Técnico de Investigação (licenciado), no âmbito no âmbito da unidade de investigação INET-md - pólo na Universidade de Aveiro, refª UID/EAT/00472/2013, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MEC
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/04/01 - 2019/01 Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, PTDC/CPC-MMU/5720/2014.
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/04/01 - 2018/06/30 Bolsa de Técnico de Investigação, no âmbito do projeto de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MEC.
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/31 Bolsa de Técnico de Investigação, no âmbito do projeto de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MEC
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/05/01 - 2017/08/01 BANDAS FILARMÔNICAS EM PORTUGAL - MEMÓRIAS E NARRATIVAS DAS PRÁTICAS MUSICAIS POPULARES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PORTUGUESA NA IMIGRAÇÃO PARA O RIO DE JANEIRO
Coorientador de ANTONIO HENRIQUE SEIXAS DE OLIVEIRA
PhD (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/05/01 - 2014/11/30 Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto de I&D, “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MEC
Orientador
2012 - 2012 Talento, ansidedade e concursos: estudo do concurso do Fundão
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/10/20 - 2021/10/23 Conference SIBE+21 Investigação em Música e Dança Práticas de Responsabilidade Social e Política (2021/10/20 - 2021/10/23)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10/09 - 2021/10/09 Colloquium “Preservation, Access and Uses: crossed views on sounds and popular musical instruments in a museological context”. Discussed current issues about sound and music archives. Gathered researchers from the Institute Ethnomusicology Center for Studies in Music and Dance, cultural agents of the Ministry of Culture and musicians committed to revitalization processes music and folklore Had the participation of: Salwa Castelo-Branco, Susana Sardo, Maria do Rosário Pestana, Rui Marques, Pedro Félix, Lucas Wink, among others. (2021/10/09 - 2021/10/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional de Etnologia, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/03 ÀCORDA – IV Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses (2021/10/02 - 2021/10/02)
Conferência (Coorganizador)
Intituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021/03/13 - 2021/03/13 Eco-sonorities of traditional music in Portugal in the 21st century was a colloquium organized within the scope of the project "Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century". (2021/03/13 - 2021/03/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/11/10 - 2020/11/11 ÀCORDA – III Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses (2020/11/10 - 2020/11/11)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2020/07/08 - 2020/07/08 "EcoMusic: sustainability of traditional Portuguese music in the Covid-19 context" was an online round table that gather researchers and musicaians in the scope of the project "Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century". (2020/07/08 - 2020/07/08)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/12 International conference "Our music, our world: wind bands and local social life" Hosted and organized by the University of Aveiro and INET-md (Portugal) and co-organized by the International Society for the Promotion and Research of Wind Music (IGEB). (2019/10/10 - 2019/10/12)
Congresso (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal

International Society for the Promotion and Research of Wind Music (IGEB), Luxemburgo
2019/07/19 - 2019/07/19 "Ecology and Sustainability of Musical Processes: Terrain and Methods" was a round table organized by the EcoMusic project to discuss and disseminate the research carried . (2019/07/19 - 2019/07/19)
Encontro (Coorganizador)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/06/28 - 2019/06/30 Conferência internacional (2019/06/28 - 2019/06/30)
Congresso (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal

Biblioteca Municipal de Paredes, Portugal
2019/06/28 - 2019/06/30 Congresso organizado no âmbito do projeto Projecto 'A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018) PTDC/CPC-MMU/5720/2014. As keynote speakers foram Catherine Laws (University of York; Orpheus Institute) e Suzel Reily (UNICAMP). (2019/06/28 - 2019/06/30)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/11/08 - 2018/11/10 ENIM - 8º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (2018/11/08 - 2018/11/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM, Portugal
2018/10/28 - 2018/10/28 Participac¸a~oe performatividade na mu´sica: Dois projectos em curso (2018/10/28 - 2018/10/28)
Conferência (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2018/05/06 - 2018/06/06 "O património somos nós!" Falar do cante: conversas com cante. Estas mesas redondas pretendem criar um espaço de discussão que dê voz a cantadores, responsáveis pelos grupos, associações musicais, autores de letras, músicos, agentes locais e outros interessados por esta prática performativa. Foram abordadas, entre outras, questões em torno da salvaguarda da tradição e a criatividade e das oportunidades de participação na vida social local que foram potenciadas ou afetadas pela promulgação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade (2018/05/06 - 2018/06/06)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2017/11/09 - 2017/11/11 ENIM - 7º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (2017/11/09 - 2017/11/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2016/11/03 - 2016/11/05 ENIM - 6º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (2016/11/03 - 2016/11/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM, Portugal
2016/07/07 - 2016/07/09 Música e Lusofonia em acervos de 78rpm foi um congresso organizado pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos Música e Dança (INET-md) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) realizado na Universidade de Aveiro entre os dias 7 a 9 de Julho de 2016. (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2015/11/12 - 2015/11/14 ENIM - 5º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (2015/11/12 - 2015/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/11/24 - 2020/11/26 Participation, by invitation, in the round table entitled "Teaching" at the "VII Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará" and the "V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da Universidade do Estado do Pará".
Conferência
VII Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará
State University of Pará , Brasil
2019/11/14 - 2019/11/16 Paper presentation. Title: "Cantar a vozes no se´culo XXI: processos musicais como parte de um ecossistema"
Conferência
IX Encontro de Investigac¸a~o em Mu´sica
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2019/01/13 - 2019/01/13 Conversa aberta em torno do Porto, do Fado, e outras músicas.
Mesa-redonda
Mesa Redonda “O Porto, o Fado e outras Músicas
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2018/03/17 - 2018/03/18 Moderadora da mesa redonda +Igualdade realizada no âmbito das "Conferências + Igualdade"
Conferência
Conferências + Igualdade
Município de São Pedro do Sul, Portugal
2017 - 2017 Música, religião e convivialidade em espaços públicos
Conferência
A Religiosidade porpular em Portugal
Associação para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Portugal
2017 - 2017 A nosa música, o nosso mundo: associações musicais e a vida social local
Encontro
VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Musicologia, Portugal
2017 - 2017 Armando Leça e a música portuguesa
Outro
Jornadas Armando Leça
Orfeão de Matosinhos, Portugal
2017 - 2017 Dinâmicas da música de matriz rural em Portugal
Encontro
Encontro de Tocadores Entre Margens
aCentral Folque, Portugal
2017 - 2017 A Imprensa como Fonte para a história da interpretação musical
Congresso
V Congresso Internacional Musica y Prensa
2017 - 2017 Mesa redonda
Congresso
III Congresso do Bombo
Toca a Rufar, Portugal
2016 - 2016 Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm
Congresso
Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016 - 2016 A edição musical: projetos, recursos e problemas.
Encontro
Encuentro Hispano-Luso de Editores Musicales: La edición musical en el s. XXI en España y Portugal
AEDOM, Espanha
2016 - 2016 Práticas de cantar em coro: identificar-se, trabalhar para a distribuição ecológica do poder e expandir a sociedade
Encontro
VI ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM, Portugal
2016 - 2016 Mulheres migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória
Outro
Colóquio Internacional EXILIÊNCIA DE MULHERES NO MUNDO LUSÓFONO: Secs. XX-XXI
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 O orfeonismo nas primeiras décadas do século XX, em Portugal: textos e contextos de construção de localidade
Outro
Música em Portugal no Contexto da Arte Nova (II)
Arte no Tempo, Portugal
2016 - 2016 Textos e contextos dos bombos na documentação e estudo de música popular em Portugal
Congresso
II Congresso do Bombo
Câmara Municipal do Fundão, Brasil
2016 - 2016 Música, culto e sociedade: fragmentos de práticas religiosas nas coleções de Armando Leça (1939-40) e Vergílio Pereira (1958-63)”
Outro
III Curso Livre sobre Religiosidade Popular
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Portugal
2016 - 2016 A fala: espaços interlocutórios da voz em contexto rurais
Outro
Fios que tecem a fala das mulheres
Cramol, Brasil
2016 - 2016 Entretenimento e música gravada: Os discos His Master’s Voice em Portugal (1927-30)”
Conferência
Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na 1ª metade do século XX
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2015 ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Encontro
ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
SPIM - Sociedade Portuguesa de Musicologia, Portugal
2015 - 2015 Local Musicking in Cross-Cultural Perspective
Simpósio
Local Musicking in Cross Cultural Perspective: International Symposium
ICRH Research Group, Queen's University - Belfast, Irlanda
2015 - 2015 Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património.
Outro
Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património.
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2015 1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve
Outro
1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve
Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Portugal
2015 - 2015 PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance
Encontro
PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014 - 2014 Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal
Simpósio
ARS CORALIS 2014 3. International Symposium on Chorusology
INTErNATIoNAL CHorAL INSTITUTE, Croácia
2014 - 2014 Songs, memories and other belongings: from the archive to the practice of “Portuguese” music
Encontro
ICTM Study Group on Historical Sources of Traditional Music 20th Meeting in Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014 - 2014 “Um outro modo de ver o mundo: Arte, sociedades privadas e crítica musical nos itinerários de Ernesto Maia (1861-1924)”
Outro
Música em Contexto - A sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação. A questão metodológica
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2014 - 2014 ’The Portuguese popular song’: Convergences between the cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas, at the turn of the 1930s
Congresso
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 ’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context (lecture-recital)
Congresso
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing.
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Invisible network: The making of the Portuguese popular song.
Congresso
In The 9th Art of Record Production Conference - Record Production in the Internet Age.
Universidade de Oslo, Noruega
2014 - 2014 ’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Mesa-redonda
’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013 - 2013 Músicas, memórias e outras pertenças: mapas da interculturalidade em práticas e consumos musicais
Congresso
COMUNICON 2013 CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2013 - 2013 Consensus and Conflict: The Ambivalence of Choral Practice during the Portuguese Autocratic Regime of Estado Novo
Encontro
http://www.indiana.edu/~folklore/sem2013.shtml
SEM - Society for Ethnomusicology, Estados Unidos
2013 - 2013 Regeneration and transcendence through rituals: the disruptive role of choral singing during the early decades of the twentieth century in Portugal
Conferência
42nd ICTM World Conference
ICTM International Council for Traditional Music, China
2013 - 2013 Radio Voices / Vozes da Rádio: Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the cultural industries in Portugal (1930-1950)
Conferência
Performa -Encontros de Investigação em Performance - 2013
ABRAPEM Associação Brasileira de Performance Musical, Brasil
2013 - 2013 Consenso e conflito: a ambivalência da prática coral durante o regime autocrático do Estado Novo
Encontro
ENIM - 2013 National Conference of Music Research (Portugal)
SPIM-SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal
2013 - 2013 O movimento coral em Portugal: uma realidade intersticial e dinâmica
Encontro
ENIM 2013
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013 - 2013 Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal
Conferência
58th SEM Annual Meeting in Indianapolis
Southeastern Ohio Regional Medical Center, Estados Unidos
2013 - 2013 “Unpopular music”: the comicality and ambivalence of popular music in the early 20th century Portugal
Congresso
17th International Conference IASPM
IASPM, Espanha
2013 - 2013 Frederico de Freitas: Portuguese Popular songs
Conferência
The National Element in Music
Faculty of Music Studies of the University of Athens, Grécia
2013 - 2013 Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Encontro
Post-ip Post in Progress
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2013 - 2013 Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Encontro
Post-ip Post in progress
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013 - 2013 Performa'13 Encontros de Investigação em Performance
Encontro
Performa'13 Encontros de Investigação em Performance
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança e ABRAPEM, Portugal
2013 - 2013 Encontro de Investigação em Canto em Coro
Encontro
Encontro de Investigação em Canto em Coro
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2012 - 2012 Instant and lasting ornaments in traditional female polyphony in Portugal
Simpósio
Tbilisi International Symposium on Traditional Polyphony
Vano Sarajishvili Tbilisi State Conservatoire and the International Centre for Georgian Folk Song, Georgia
2012 - 2012 O arquivo musical do Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: música, conhecimento e memória (1946-59
Congresso
Guimaramus 2012
Sociedade Musical de Guimarães, Portugal
2012 - 2012 'Arte e Progresso': o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal
Encontro
ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2012
SPIM Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2012 - 2012 Narrativas multivalentes e multipartilhadas do fado no contexto da emigração portuguesa
Encontro
8º Encontro de música e Mídia
Centro de Estudos em Música e Mídia, Brasil
2012 - 2012 Dar luz às vozes: O levantamento sonoro realizado por Armando Leça em “ 1939-40
Outro
Colóquio PATRIMÓNIO SONORO EM PORTUGAL: PROTAGONISTAS, FUNDOS E INSTITUIÇÕEs
Instituo de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança/INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições
Encontro
Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
Encontro
Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A música popular, a imprensa e os discos: mobilização política, crítica social e comicidade nos primeiros anos do século XX
Outro
Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX
INET-md e Museu da Música Portuguesa, Brasil
2012 - 2012 2012. 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante Universidade de São Paulo, Brasil
Encontro
8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante
Musimid, Brasil
2011 - 2011 Music in-between: Portuguese emigrants and the construction of place
Conferência
41st World Conference of the ICTM
ICTM - International Council for Traditional Music, Canadá
2011 - 2011 O fado: destinos e oportunidades do ‘ser português’
Congresso
Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Conferência
Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Performa 2011
Conferência
Performa 2011
Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md, Portugal
2009 - 2009 Performa’09 Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro.
Conferência
Performa Conference on Performance Studies
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/21 Musicology
Arguente principal
Letícia Sandra Araújo Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/12/16 Performance e Aprendizagem Experiencial em História da Cultura e das Artes - História da Música
Presidente do júri
Pedro José dos Santos Boia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12/10 Canção da nossa estrada
Presidente do júri
Cláudio César Lima Ribeiro (Mestrado)
2021/12/06 Pedagogia em Fernando Lopes-Graça – questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
Presidente do júri
Luís Filipe da Silva Freitas Duarte (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/09 As bandas de música civis como contextos de educação não formal e informal
Arguente
José Manuel Cidade (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2021/06 Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional http://hdl.handle.net/10773/33288
Presidente do júri
Andreia Vanessa Tomás Seco (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/11/25 Canção de embalar
Arguente principal
CAROLINA DA PALMA E SÁ (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/07/22 AS DUAS SECULARES BANDAS FILARMÓNICAS DA MAIA
Arguente
Vitor Dias (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/03/26 “Ser fadista é maior que ser cantor” Intersubjectividade, Voz e o Ethos da Memória
Arguente
Leonor Duarte Patacas de Areia Losa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/02/20 As dinâmicas sociais e musicais das bandas de pífanos do Agreste pernambucano: fluxos globais e processos patrimoniais
Arguente
Jaildo Gurgel da Costa (Outro)
2018/12/20 Bandas de Música
Arguente
Antonio Henrique Seixas de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018/10/19 Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
Presidente do júri
Rodrigo Manuel Barra Carvalho (Mestrado)
2017/12/22 Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
Presidente do júri
Raquel Furtado Faria (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/12/22 Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de Seiça (Mestrado)
2017/03/08 OBRAS PARA PIANO A SOLO E PIANO COM VIOLINO OU VIOLONCELO DE FREDERICO DE FREITAS: FONTES, CONTEXTOS E EDIÇÃO
Vogal
André Bruno Dias Vaz de Deus Pereira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 OBRAS PARA PIANO A SOLO E PIANO COM VIOLINO OU VIOLONCELO DE FREDERICO DE FREITAS: FONTES, CONTEXTOS E EDIÇÃO André Bruno Dias Vaz de Deus Pereira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/12/21 A aprendizagem cooperativa: uma experiência em aula de formação musical
Presidente do júri
Marisa Valente Murcela (Mestrado)
2016/12/15 Francisco Lages
Arguente
MARIA MICAELA DEYRIS DE BARTHEZ DE MARMOURIERES DE BRAGANÇA (Doutoramento)
2016/12/13 A prática docente no ensino artístico
Presidente do júri
Maria Francisca Pereira da Silva Vilela (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/12/07 Orquestra de guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso: percurso e desígnios motivacionais
Presidente do júri
Gonçalo Mário Ferreira Pires de Morais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/11/30 O (teatro) musical em Portugal: processo de criação de um espetáculo
Presidente do júri
Daniela Santos Araújo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/04/03 Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal
Vogal
Patrícia Paula Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal, Patrícia Paula Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Francisco Lage MARIA MICAELA DEYRIS DE BARTHEZ DE MARMOURIERES DE BRAGANÇA (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação
Presidente do júri
Paulo André Cortesão Banaco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/05/05 Cantando espalharei por toda a parte”: programação, produção musical e o aportuguesamento da “música ligeira” (1934-1949)
Arguente
Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Cantando espalharei por toda parte”: programação, produção musical e o “aportuguesamento” da “música ligeira” na Emissora Nacional de Radiodifusão (1934-1949), Pedro Russo Moreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/06/05 À sombra de um passado por contar: banda de música de Santiago de Riba-Ul
Vogal
Helena Marisa Matos Lourosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Location of Repository À sombra de um passado por contar: banda de música de Santiago de Riba-Ul Helena Marisa Matos Lourosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal Jorge Castro Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - Atual
2017 - Atual
2023/12/01 - 2023/12/03 7º Fórum Internacional de pós- graduação em estudos de música e dança School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH)
2023/10/20 - 2023/10/21 As tradições musicais no século XXI: novas práticas, contextos e desafios Institute of Ethnomusicology Center for studies in Music and Dance
2023/09/15 - 2023/09/19 II Congresso ESTA España (European String Teachers Association) Escuela Superior de Alto Rendimiento (ESMAR) de Valencia.
2023/04/20 - 2023/04/21 Entre Teatros e Coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH)
2019/11/21 - 2019/11/23 Post-ip'19 Universidade de Aveiro
2017/10/11 - 2017/10/12 Bandas e música para sopros: (Re)pensar histórias locais e casos de sucesso Lisboa - FCSH/UNL
2017/05/18 - 2017/05/20 Congresso Internacional / Congreso Internacional (5o Congreso MUSPRES - Sociedad Española de Musicología Biblioteca Nacional de Portugal - Lisboa
2017/05/01 - 2017/05/04 Encontro Nacional da Associação ABET Rio de Janeiro, Brasil
2017/01/01 - 2017/03/01 Performa’17 e 5º Congresso da ABRAPEM. Performance Musical na Teoria e na Prática: novas perspectivas no ensino, pesquisa e performance no século XXI. Universidade Federal de São João del-Rei, MG-UFSJ
2017/02/15 - 2017/02/17 Diálogos Interculturais Portugal-China Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Cadernos do Arquivo Municipal ( 2183 - 3176) Arquivo Municial de Lisboa
2020/02/20 - 2022 Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (2675-3944) Centro de Estudos em Música e Mídi
2020/02/20 - 2020/03/02 Conference Proceedings 18th International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications EISTA 2020 Organizing Committee
2019/01/14 - 2019/12/30 Bloomsbury Academic, Music & Sound Studies, 33 1/3 Global series: Various Artists Music and Sound Studies Bloomsbury Publishing
2019/02/06 - 2019/11/02 Prisma Social, revista de Ciencias Sociales e investigación social (1989-3469) Fundación iS+D
2018/11/08 - 2018/12/12 Análise Social Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
2017/11/07 - 2017/11/30 Revista Tempo e Argumento (2175-1803) Universidade do Estado de Santa Catarina
2012/09/11 - 2012/12/11 Arte e Filosofia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017 - Atual Diálogos Interculturais Portugal-China Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Encontro Nacional da ABET Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2015 - Atual Performa'15 Universidade de Aveiro, Portugal
2018/08/27 - 2018/10/30 Elaboração de pareceres sobre quatro textos propostos para publicação no livro Paisagens Sonoras Urbanas: História, Memória e Património.
Especialista
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2018/04/23 - 2018/04/23 Elemento do júri do concurso de âmbito internacional para recrutamento de 1 (um) lugar de Doutorado de Nível Inicial para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Música, especialização em Etnomusicologia, enquadradas nos objetivos do projeto estratégico do polo da Universidade de Aveiro do INET-md.
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/10/30 - Atual Technical advice within the scope of the Fernão Mendes Pinto Award Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Portugal
2018/01/02 - 2019/06/01 Participação na Comissão Científica do projeto de elaboração de uma candidatura do Bombo a Património Cultural Imaterial. ADAT Associação dos Amigos Tocá Rufar, Portugal
2015/04/20 - 2016/04/20 Consultora científica para a área da Música do projeto de documentário cinematográfico "LUPO", projeto apoiado pelo ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual, para pesquisa e desenvolvimento. Ukbar filmes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09/18 - 2027/12/18 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/03/11 - 2022/06/24 Seminário Temático II [ 43299] aims to discuss basic notions related to the Analysis and Theory of Music; contemporary music in particular. Performance research: concepts; Artistic research: theory and applications; Performance study designs; Musicological approaches in performance research Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/03/08 - 2022/06/21 Laboratório de Etnografia [Ethnography Laboratory] explores issues which, throughout time and up until the present day, have been central to this theme in the areas of Anthropology and Ethnomusicology. The objectives promote the construction of understanding a field of knowledge and a critical position in relation to different problems. Master in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/03/07 - 2022/06/20 M].etodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Master in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10/11 - 2022/01/25 Etnomusicologia [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/08 - 2021/06/21 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/10/12 - 2021/06/21 Didáctica Específica - addresses issues related to the teaching-learning process of Music History Ensino de Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/12 - 2021/06/18 Seminário Temático II [ 43299] aims to discuss basic notions related to the Analysis and Theory of Music; contemporary music in particular. Performance research: concepts; Artistic research: theory and applications; Performance study designs; Musicological approaches in performance research Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/20 - 2021/06/08 Didáctica específica da História da Música Mestrado em Ensino de Música (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/01 - 2021/06 Laboratório de Etnografia [Ethnography Laboratory] explores issues which, throughout time and up until the present day, have been central to this theme in the areas of Anthropology and Ethnomusicology. The objectives promote the construction of understanding a field of knowledge and a critical position in relation to different problems. Master in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/08 - 2021/03/21 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/10/06 - 2021/01/18 Etnomusicologia [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Music (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/18 - 2020/12/18 Projetos de Especialização I - aims to work on concepts and problems in the area of specialization in Ethnomusicology (doctoral program in music) Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/03 - 2020/06/23 Laboratório de Etnografia - explores the principal issues which, throughout time and up until the present day, have been central to this theme in the areas of Anthropology and Ethnomusicology. The objectives promote the construction of understanding a field of knowledge and a critical position in relation to different problems. Master in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/03/16 - 2020/06/22 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/02/09 - 2020/06/22 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/02/14 - 2020/06/12 Projetos de Especialização II - develops content related to students' specialization projects Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/16 - 2020/06/08 Didáctica Específica - addresses issues related to the teaching-learning process of Music History Ensino de Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/20 - 2019/12/20 Projetos de Especialização I - aims to work on concepts and problems in the area of specialization in Ethnomusicology (doctoral program in music) Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/17 - 2019/12/17 Etnomusicologia [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/16 - 2019/12/16 Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (41399) Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/02/18 - 2019/06/10 Indústrias da Música - [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/02/15 - 2019/06/07 Projetos de Especialização II - develops content related to students' specialization projects Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/02/18 - 2019/06/03 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/02/15 - 2019/02/16 Folclore e folclorização Património Cultural Imaterial (Especialização pós-licenciatura) Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal
2018/09/18 - 2018/12/18 Etnomusicologia [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/17 - 2018/12/17 Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (41399) Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/17 - 2018/12/17 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/14 - 2018/12/14 Projetos de Especialização I - aims to work on concepts and problems in the area of specialization in Ethnomusicology (doctoral program in music) Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/02/09 - 2018/06/15 Projetos de Especialização II - develops content related to students' specialization projects Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/02/19 - 2018/06/11 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/09/12 - 2017/12/19 Etnomusicologia [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/09/15 - 2017/12/15 Projetos de Especialização I - aims to work on concepts and problems in the area of specialization in Ethnomusicology (doctoral program in music) Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/12 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/02/10 - 2017/06/09 Projetos de Especialização II - develops content related to students' specialization projects Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/19 - 2016/12/19 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/13 - 2016/12/13 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/02/15 - 2016/06/06 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado)
2016 - 2016 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2015/09/14 - 2015/12/21 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/15 - 2015/12/15 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/02/09 - 2015/06/08 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2014/09/19 - 2014/12/22 Metodologias de Investigação [Research Methodologies The course aims to provide students with technical tools that allow them to successfully conduct scientific and artistic research work. Música (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2014/06/16 - 2014/09/16 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory 47105 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2014/02/10 - 2014/06/09 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Folclore e Folclorização Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2013/09/10 - 2013/12/17 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory 47105 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2013/02/11 - 2013/06/10 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/09/11 - 2012/12/18 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory 47105 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/02/13 - 2012/06/04 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Musi (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2011/09/13 - 2011/12/20 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory 47105 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2011/02/14 - 2011/06/06 Indústrias da Música [Music Industries] - Discusses key issues and concepts associated with Music Industries an Cultural policies and put them in the Portuguese scene; aims to develop and improve skills to enable students to interpret the different forms based musical phenomena and processes that know Masters in Music (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2010/09/14 - 2010/12/14 Etnomusicologia: Teoria e Método [Ethnomusicology] approaches music as an ecosystem - sustainability of musical processes -, music in the construction of identities, the study of music as a cultural practice and social memory 47105 Música (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Secretária da Direção
2013 - Atual Society for Ethnomusicology
2012 - Atual International Association for the Study of Popular Music
2000 - Atual International Council for Traditional Music
2017/01/25 - 2021/12/02 PCI - Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Imaterial - Portuguese Association for the Safeguarding of Intangible Heritage Secretary
2019/01/02 - 2021/01/02 Membro da direção da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
2014/03/01 - 2019/03/01 Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) Portuguese Music Research Society (is the society that organizes the main national music research meeting in Portugal) Secretary

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/06/05 - 2018/06/05 Competition for recruitment in the form of employment contract.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Prémio do Público - Melhor Curta
Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, Portugal