Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Catarina Liane
- Araújo, C.
- C . L. Araújo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4B14-40F5-687C
- ORCID iD
- 0000-0003-3930-7352
- Researcher Id
- N-9713-2015
Endereços de correio eletrónico
- claraujo@esev.ipv.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/10/05 - 2020/07/07
Concluído
|
Curso de Especialização em Utilização Pedagógica das TIC (Diploma de especialização)
Especialização em Training and Certification System for ICT Skills for teachers
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
17 |
2012/10 - 2017/07/20
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Writing; Self-regulated Strategy Development; Information and Communication Technology
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de textos Argumentativos de Opinião: O papel das Estratégias de Autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2009 - 2011
Concluído
|
Mestrado em Educação Especial com especialização em DAE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre o Uso de Estratégias de Autorregulação numa Turma
Inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2005 - 2009
Concluído
|
Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12/07 - Atual | Investigador (Investigação) | School of Education - Polytechnic Institute of Viseu (ESEV-IPV), Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
2018/02 - Atual | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/02 - 2020/09 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/01 - 2019/08 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/01 - 2016/12 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2011/02 - 2012/12 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/02 - 2012/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/01 - 2012/08 | Investigador (Investigação) | Ministério da Educação, Portugal |
2011/02 - 2012/06 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
2021/09/27 - 2022/07/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020/12/17 - 2021/04/30 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02 - 2012/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09 - 2010/10 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
2009/09 - 2010/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | FutureKids - Delegação de Braga, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11 - Atual | Trainer | Instituto CRIAP, Portugal |
Instituto CRIAP, Portugal | ||
2011/01 - Atual | Técnico Especialista (Técnica) | Clínica do Desenvolvimento - MIM, Portugal |
2017/01 - 2019/09 | Técnico Especialista (Técnica) | LUSOINFO, Portugal |
2009/05 - 2009/06 | Outra Situação (Técnica) | Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2017/01 | "Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação"
SFRH/BD/86175/2012
SFRH / BD / 86175 / 2012
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020/08/20 | Projeto KIT@ - Media competence training for professionals in daycare centers and relevant institutions in rural areas of
Europe
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Union
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | EARLY - Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children (2021-2024) - ERASMUS + Project
KA220-HED-11DCFB02
Outra
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022 - Atual | Associação Arca Comum
Sem código
Secretária do conselho Fiscal
|
Desativado
|
2022 - Atual | Writing in Higher Education - Case studies
Without Code
Outra
|
Não financiado
|
2017 - Atual | KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré- Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal
Investigador
University of Minho - Institute of Education, Portugal
|
Em curso
|
2022 - 2025 | Comunidade Permane(cer)
Awaiting code assignment
Outra
|
Não financiado
|
2022 - 2024 | Media literacy practices in kindergartens in Portugal
Waiting for a code
Investigador
|
Não financiado
|
2013 - 2015/01 | Comenius Network - The voice of the European Teachers
526613-LLP-1-2012-1-NL-COMENIU
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
2010 - 2012/08 | Projecto Pigafetta - Projecto de Investigação sobre a Utilização Educativa do Computador Magalhães no 1.º ciclo no Norte de
Portugal
2009/057F/GEPE/ABS
Ministério da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2011 | The effects of socioeconomic status and multilingualism on children´s cognitive development"
CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX.
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Outros
Outra produção |
|
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/26 | Ensino remoto de emergência na educação pré-escolar em Portugal: perspetivas sobre dificuldades experienciadas e implicações futuras |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2022/11/08 | RELATIONSHIPS BETWEEN ROBOTICS, PROGRAMMING AND NARRATIVES IN PRE-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION | 15th International Conference of Education, Reseach and Innovation
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2022/11/07 | BUILDING ACTIVE CITIZENS - STRATEGIES AND PRACTICES OF EDUCATION FOR CITIZENSHIP: TRAINING EXPERIENCES OF PRE-SCHOOL AND PRIMARY TEACHERS | 15th International Conference of Education, Reseach and Innovation
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2022/10/12 | Media Literacy in Early Education: European Policies and Curricular Differentiation | Conference of the International Council for Educational Media (ICEM) 22
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém)
|
2022/10/12 | Dilemma: Do they write with or without the use of ICT? - Students' perceptions | Conference of the International Council for Educational Media (ICEM) 22
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém)
|
2022/09/06 | Writing Practices in Elementary School: A Case Study in Portugal | ECER PLUS 22
Yerevan (Yerevan)
|
2022/05/06 | Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação | 6th International Conference on Teacher Education - UNCERTAINTIES AND CHALLENGES IN EDUCATIONAL RESEARCH
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/03/30 | Apoyar la inclusión con literatura sobre programación, robótica y pensamiento computacional en el contexto de la enseñanza preescolar |
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2022/03/03 | Strategies and practices of education for citizenship: training experiences of kindergarten teachers and teachers in the northern region of Portugal. | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/02/18 | Pensamento Computacional, Programação, Robótica e Inclusão: Utopia ou realidade? |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2021/10/25 | Projeto Kit@ - Formaçao em Literacia Mediática para Educadores de Infância na Europa. | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education
Escola Superior de Educação de Visue (Viseu, Portugal)
|
2020 | "Relationships between robotics, programming and narratives in pre-school and primary education" | SIG Writing 2020
EARLI
|
2020 | Look, theres a dinosaur! - The use of mixed reality in the writing of descriptive essays | SIG Writing 2020 |
2019/11/13 | Argumentus - An educational Game for Writing using self-regulated strategy development (SRSD) | ICERI 2019 -International Conference of Education |
2019/11/12 | Yes, I Know what to do! - An Exploratory study using self-regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the context of the classroom | ICERI 2019 -International Conference of Education |
2019/10/24 | Writing classroom intervention for all - Portuguese practical | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho |
2019/06 | Oradora convidada para o painel de Debate: TIC e Educação Inclusiva¿, do III Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, que decorreu na Escola Superior de Bragança, nos dias 14 e 15 de junho de 2019 (Bragança, Portugal). | II Encontro Professores Inovadores com TIC
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
|
2019/05 | Training - Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education, oriented by Marina Bers, professor at Tufts University - USA (3 h), na Universidade do Minho, (Braga, Portugal). | Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education”
Universidade do Minho
|
2019 | Multimodal Literacy in the classroom: The use of Universal and Inclusive methodologies in writing texts | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade do Minho
|
2018/11 | SRSD+ICT model as a promising model in writing intervention in classroom context | 1 st Literacy Summit – practice x science x technology
Universidade do Porto
|
2018/11 | “Effect of SRSD and SRSD+ICT intervention in writing performance” | 1st Literacy Summit – practice x science x technology
Universidade do Porto
|
2017 | AUTORREGULAÇÃO NA ESCRITA: SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Trilhos que se constroem os professores | II Encontro Internacional de Formação de Professores
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Tradução, Adaptação e Validação da Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho /Universidade da Corunã (Braga, Portugal, Portugal)
|
2017 | Students writing skills and their self-perceptions in writing of 4th grade students | JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”
EARLI (Tampere, Finlândia)
|
2017 | Students' Choices in Writing: Using ICT combined with Self-Regulated Strategies | World Conference on Computing in Education (WCCE 2017)
IFIP (Dublin, Irlanda)
|
2017 | Do papel para a realidade ou da realidade para o papel? | II Internacional Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Self-regulation in writing: selfregulated strategy development and information and communication technologies. | |
2017 | Perceção de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas Práticas em Sala de Aula | II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017 |
2017 | Do papel para a realidade ou da realidade para o papel?. | II Encontro internacional de formação na docência
Instituto Politécnico de Bragança
|
2016 | "Eu comando o meu processo de escrita!" - O Impacto das Intervenções SRSD e SRSD+ICT no desempenho da Escrita. |
(Portugal)
|
2015 | Bem-me-quer/Mal-me-quer: as TIC nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita | II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade.
Universidade do Minho/ Universidade de Cabo Verde (Praia Cabo Verde, Cabo Verde)
|
2015 | Infância, Tecnologias e Sustentabilidade | Intensive Course: Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to
identity and diversity in school collaboration
União Europeia/Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context | Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
DISES -CEC (Braga, Portugal)
|
2014 | From the Vegetable Garden to the Beanstalk Bank - The Financial Education in Schools | VoiceS 2014 Derby Conference
VOICES PROJECT (Derby, Uk, Reino Unido)
|
2014 | O impacto das estratégias de autorregulação na escrita de textos de opinião. | Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Praia, Cabo Verde)
|
2013 | Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O Papel das Estratégias de Autorregulação e das Novas Tecnologias | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | How to Improve the Writing of Opinion Essays?- The Role of Self-Regulated Strategies Development | Internacional Psychological Applications Conferences and Trends 2013
World Institute for Advanced Research and Science (Madrid, Espanha)
|
2013 | Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita | XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2013 | O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil - O Autorrelato | XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2013 | Squeak Etoys - Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais | VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2011 | A Evolução do Conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas. | II Congresso Internacional - CADIN
CADIN (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Atividades de Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Pré-escolar e 1.º Ciclo. | Congresso Internacional - CADIN
CADIN (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/04/04 - Atual | Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
através das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica
Coorientador
|
Master degree
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/02 - 2022/07 | Estágio de CTeSP de AI - 2.º Ano
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/21 - 2022/10/22 | SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS.
(2021/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022/02/19 - 2022/02/19 | Acompanhamento na dinamização a oficina "Where´s my teddy? |Onde está o meu urso? realizado no dia 19 de fevereiro de 2022 (2022/02 - 2022/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/02/18 - 2022/02/19 | Moderadora da Mesa redonda (Roundtable – online) "Computação nos primeiros anos de escolaridade: integração curricular transversal
| Computing in the first years of schooling: cross-curricular integration" com
Weipeng Yang, Education University of Hong Kong; Sarika Kewalramani, Monash University, Melbourne e Katharina Geldreich, Technical
University of Munich. (2021/02 - 2022/02/19)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2022/02/19 | Membro da Comissão organizadora da Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação
Básica - Programar nos Primeiros Anos. (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/02/18 - 2022/02/18 | Moderadora das Sessões paralelas na Sala 2 (10H e 17H) do dia 18 de fevereiro de 2022 (2022/02 - 2022/02)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2020/01 - 2022 | I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿ (2020) | |
2018 - 2018 | II Encontro de Professores Educadores com TIC
Encontro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017 (2017)
Conferência (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity
in school collaboration
Outro (Outra)
|
European Commission, Portugal |
2013 - 2013 | VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2013
Conferência (Coorganizador)
|
|
2012 - 2012 | Programar é Fixe!
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2011 - 2011 | VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação na Educação - Challenges
Conferência (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Necessidades Educativas Especial, especialmente Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Competências de desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e Jovens
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/08/28 - Atual | JURE 2017 Conference: Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative learning | JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2017/07/03 - Atual | World Conference on Computing in Education (WCCE 2017)
Conferência
|
World Conference on Computing in Education (WCCE 2017) |
2015/12/04 - Atual | II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade,
Praia, Cabo Verde
Conferência
|
II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. |
2022/11/24 - 2022/11/26 | 10.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 3rd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION.
Conferência
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/11/07 - 2022/11/09 | ICERI 22 -Sevilha
Conferência
|
15th International Conference of Education, Reseach and Innovation |
2022/07/07 - 2022/07/07 | Participação no SETA “ Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem”, que decorreu no dia 7 de julho de 2022, entre as
9h e as 18h, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu.
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/06/03 - 2022/06/03 | III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E RESPOSTAS PARA CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO – I JORNADAS INTERNACIONAIS DA PREVENÇÃO
À PROMOÇÃO DA AUTONOMIA
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/04/01 - 2022/04/01 | Participante no VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ietic2022
Outro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022/03/30 - 2022/04/01 | Participation como assistente en el III Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación Infantil
Congresso
|
|
2022/03/09 - 2022/03/09 | Participou no 9.º Seminário Novos & Velhos: desafios da prática e da investigação, que decorreu no dia 09 de março
2022, entre as 14h00 e as 17h00, em formato híbrido, organizado pelo departamento de Psicologia e de Ciências da
Educação da Escola Superior de Educação de Viseu.
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/03/03 - 2022/03/04 | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC202
Conferência
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022/02/18 - 2022/02/19 | I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica - Programar nos Primeiros
Anos
Conferência
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/01/28 - 2022/01/28 | Webinar Formação de professores e prática profissional: desafios e possibilidades |
Universidade do Porto, Portugal
|
2022/01/13 - 2022/01/13 | ILA Intensive: Assessing and Addressing the Needs of Young Readers | |
2021/11/25 - 2021/11/27 | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education
Conferência
|
9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education |
2021/11/04 - 2021/11/06 | Advancing Writing Instruction
Oficina (workshop)
|
|
2019/05/13 - 2019/05/15 | XI International Conference on ICT in Education
Conferência
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/05/29 - 2018/05/30 | 2nd Workshop - Lisbon, Portugal Erasmus + Project: 2017-1-DE02-KA202-004186 "Kit@- Media competency training for professional in day-care centers and comparable instituttions in rural areas of Europe" |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/08/30 - 2017/09/04 | 17th Biennial EARLI Conference "Education in the crossroads of economy and politics - Role of research in the advancement of public good" | 17th Biennial EARLI Conference "Education in the crossroads of economy and politics – Role of research in the advancement
of public good
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2014/12/03 - 2014/12/06 | Iº Congresso Cabo Verdiano de Educação Inclusiva
Conferência
|
Iº Congresso CaboVerdiano de Educação Inclusiva |
2014 - 2014 | Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs
Conferência
|
Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs
CEC - Council for Exceptional Children / DISES -Division of International Special Education and Services, Portugal
|
2014 - 2014 | EARLI SIG Conference on Writing Research
Conferência
|
EARLI SIG Conference on Writing Research
European Associaton for Research Learning and Instruction /SIG WRITING, Países Baixos
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/11/24 - 2022/11/26 | Escola Superior de Educação de Viseu | |
2022/10/20 - 2022/10/21 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | |
2022/06/24 - 2022/06/25 | V Encontro de Professores Inovadores com TIC | Instituto Politécnico de Bragança/ Universidade do Minho |
2022/04/01 - 2022/04/01 | EPPAA+ - Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior- Encontro Internacional | Escola Superior de Educação de Viseu. |
2021/01 - 2022/02 | I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica - Programar nos Primeiros Anos | University of Minho |
2020/09/11 - 2020/09/12 | IV Encontro de Professores Inovadores com TIC | Instituto Politécnico de Bragança/ Universidade do Minho |
2019 - 2019 | III Encontro Professores Inovadores com TIC | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2018 - 2018 | II Encontro Professores Inovadores com TIC | Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2015 - 2015 | IX Conferencia Internacional de TIC na Educação - Meio Século de TIC na Educação- Challenges 2015 | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/05/23 - Atual | Pensamiento Crítico, Creatividad y Pensamiento Computacional en la Sociedad Digital (1989-3469) | Revista Prisma Social |
2021/05 - Atual | Journal Eduser (1645-4774) | Instituto Politécnico de Bragança |
2020/09 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação na Universidade do Minho |
2020/06 - Atual | Journal of Education - Inclusive Education | IAFOR |
2020 - Atual | IAFOR «Journal of Education: Invitation to Review for COVID-19 Special Issue (2227-7102) | |
2020 - Atual | Journal: "Revista Portuguesa de Educação" (0871-9187/ E-ISSN: 2) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2022 | Revisão Científica do relatório técnico "Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional na educação pré-escolar e 1.o ciclo do ensino básico. Necessidades de formação de educadores e professores." elaborado por José Luís Pires Ramos, Rui Gonçalo Espadeiro e Ricardo Monginho, da Universidade de Évora, no âmbito do projeto KML2 - ISBN (versão digital): 978-972-778-252-9 | Universidade de Évora, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Oradora por convite com a comunicação “O Modelo SRSD na escrita” na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/06/12 - Atual | Oradora por convite com a comunicação - Estratégias de Ensino Autorregulado na Escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/06 - Atual | Oradora por convite com a comunicação ¿O Modelo SRSD na escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/02/09 - Atual | Oradora convidada com a comunicação: As TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico / Uso das TIC em contexto educativo: como e porquê? na disciplina de tecnologia educativa da Licenciatura em Educação Básica | ||
2016 - Atual | Curso de formação: “Problemas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita: Estratégias de Intervenção” (25h), CCPFC/ACC-8369315, no âmbito do projeto de investigação com referência: SFRH/BD/86175/2012, e realizado com Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. | ||
2016 - Atual | Oradora por convite com a comunicação: Autorregulação na Aprendizagem da Matemática, na disciplina de disciplina de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho (4h). | ||
2015/05/22 - Atual | Oradora convidada com a comunicação: A Utilização das TIC junto dos Alunos com Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita, realizada no âmbito da Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às NEE, do mestrado em Educação Especial, área de especialização Domínio Cognitivo e Motor, na Escola Superior de Viseu. | ||
2015 - Atual | Curso de formação: “Problemas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita: Estratégias de Intervenção” (25h), CCPFC/ACC-8369315, no âmbito do projeto de investigação com referência: SFRH/BD/86175/2012, e realizado com Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. | ||
2011/06 - Atual | Oradora com a comunicação “Estratégias de Ensino Autorregulado na Escrita” na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2022/11/26 - 2022/11/26 | Oficina 5 – Ser COOL: Curioso, Observador, Otimista e Lutador - Congresso Olhares 10 | (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2021/09/27 - 2022/07/31 | 1S-AI-Ocupação de Tempos Livres e Lazer 1S-AI - Metodologia de Projeto Aplicada a Serviços Educativos de Apoio à Infância 1S-EB-Filosofia da Educação 2S-AI-Pedagogia da Infância 2S-EEVTEB-Seminário de Investigação em Educação Artística e Tecnológica 2S-AI - Estágio | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | |
2022/04/22 - 2022/04/22 | Colaborou, a convite da Coordenadora do Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor do Mestrado em Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Dr.ª Anabela Santos), na Unidade Curricular: Dificuldades de Aprendizagem Especificas: Dislexia (4h), ano letivo 2021-2022 no Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor. | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2020/12/17 - 2021/04/30 | Teoria da Educação Desenvolvimento e Gestão Curricular | (Mestrado) | |
2020/05/25 - 2020/06 | Lecionou, a convite, uma sessão denominada Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita - Estratégias de Intervenção no contexto da UC de Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, do mestrado em educação especial, área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do domínio cognitivo e motor, do Instituto de Educação, Universidade do Minho. A sessão decorreu no dia 25 de maio de 2020, entre as 16h e as 18h, através da plataforma Blackboard Collaborate Ultra. | ||
2019/05 - 2019/06 | Oradora por convite com a comunicação - A Autorregulado na Aprendizagem¿ na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (Maio 2019, 2h). | ||
2019 - 2019 | Ação de formação: Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-103517/19, 50 horas, realizado no âmbito do projeto Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação para o pré-escolas e 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal no Instituto de Educação da Universidade do Minho | ||
2018 - 2019 | Ação de formação: Investigar e intervir - estratégias e práticas de educação para a cidadania (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-103992/19 - 60 horas, realizado em parceria entre a CIM do Cávado e a LUSOINFO em Barcelos (Centro Escolar António Fogaça) e Vila Verde (Câmara Municipal de Vila Verde). | ||
2018 - 2019 | Ação de formação: Organização e Dinamização de atividades de educação para a cidadania em plataformas digitais -(Oficina de Formação), CCPFC/ACC-104026/19, 60 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO em Vila Nova de Famalicão (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Fafe/Vizela (Agrupamento de Escolas Montelongo), Cabeceiras de Basto (Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Bastos) e Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho (Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio/ Agrupamento Vertical de Escolas Vieira de Araújo). | ||
2018/05 - 2018/06 | Oradora por convite com a comunicação: O Modelo SRSD na escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2018 - 2018 | Ação de formação: Investigar e intervir - estratégias e práticas de educação para a cidadania (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-84118/15 ¿ 50 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO na 2/3 de Vizela, em Vizela. | ||
2017 - 2017 | Ação de formação: Investigar e intervir ¿ estratégias e práticas de educação para a cidadania(Oficina de Formação), CCPFC/ACC-84118/15 - 50 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão. | ||
2009 - 2011 | Assistente de Investigação e de Formação de Professores na área científico-pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/07 | Participação na 2.ª Rúbrica "De mim para ti": "As férias e as novas tecnologias". |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/12/07 - Atual | Integrated member in Centre for Studies in Education and Innovation (CI&DEI) http://www.ipv.pt/cidei | Integrated member |
2021/10 - Atual | Internacional Literacy Association | |
2017 - Atual | Council for Exceptional Children | |
2015 - Atual | Colaboradora com a Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (http://www.appdae.net/). | |
2014/05 - Atual | European Association for Research on Learning and instruction | |
2014 - Atual | Membro de VoiceS Network (http://www.european-teachers.eu/). | |
2013/01 - Atual | Collaborating Members in Research Centre on Education (CIEd) | Collaborating Members |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | XIV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Instituto de Educação - Universidade do Minho | |
2017 - Atual | Membro da European Literacy Network, Grupo 2 - Developmental Aspects of Literacy and Education in a Digital World (https://www.is1401eln.eu/en/) | |
2017 - Atual | Membro do UDL-Implementation and Research Network (UDL-IRN). | |
2017 - Atual | Membro do Council for exceptional Children (CEC): https://www.cec.sped.org/. | |
2017 - Atual | Colaboradora com a Plataforma Mundial sobre Self-Regulated Strategy Development (SRSD): https://srsdonline.org/srsd-research/. | |
2015 - Atual | Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity in school collaboration | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - Atual | Membro JURI da European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI), nos grupos: SIG 26 - Argumentation, Dialogue and Reasoning, SIG 01 - Assessment and Evaluation, SIG 02 - Comprehension of Text and Graphics, SIG 07 - Technology-Enhanced Learning And Instruction, SIG 08 - Motivation and Emotion, SIG 11 - Teaching and Teacher Education, SIG 12 - Writing, SIG 15 - Special Educational Needs, SIG 16 - Metacognition, SIG 18 - Educational Effectiveness, SIG 22 - Neuroscience and Education (https://www.earli.org/). | |
2022 - 2022/10 | Congresso Sentidos
Outro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Peer review de comunicação para a conferência JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative learning”, Tampere, Finlândia | |
2015 - Atual | Online Platform “+ Cidadania”. | |
2012 - Atual | Software - Manual Digital II | |
2020/01/01 - 2022 | Revisão Técnica do MOOC intitulado: ¿Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-escolar no âmbito do projeto "Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal" (2018-2022), realizado com a coordenação do Instituto de Educação, da Universidade de Évora e da Universidade Aberta em colaboração com outras instituições. (Referência PTDC/CED-EDG/2017). | |
2020/06 - 2020/08 | Revisão Técnica da Plataforma NAU, Cursos de produtores NAU |
Distinções
Outra distinção
2018 | Recognized the doctoral research project as a truly remarkable and valuable contribution to the field. |
2014 | Scientific Community Support Fund (FACC) travel grant for research meeting at Arizona State University with Dr. Steve Graham and Dr. Karen Harris. |
2012 | Individual PhD Grant |