Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Graciela Cabral Machado
Nomes de citação
- Graciela Machado
- Machado, Graciela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4C19-15C0-B78A
- ORCID iD
- 0000-0001-8730-7563
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/11/07
Concluído
|
Doutoramento em Desenho (Doktor (PhD))
Universidad del País Vasco Euskal Herriko Inibertsitatea- Facultad Bellas Artes, Espanha
"Reflexiones sobre el tema del tiempo en la imagen " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente Cum Laude |
1996
Concluído
|
MA in Fine Arts Printmaking (Master)
University College London Slade School of Fine Art, Reino Unido
"Eugéne Atget Revisited" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinction |
1993
Concluído
|
Artes Plásticas Pintura (Licenciatura)
Escola De Belas Artes Do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2016 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2008/01 - 2013/01/11 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1999/04 - 2008/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1997/11 - 1999/04 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/07 - Atual | Coordenador de Unidade Serviço Técnico e Oficinal de Técnicas de Impressão | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2020/02/01 - Atual | Membro do Conselho Consultivo Internacionalização da Universidade do Porto | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente- Núcleo de Investigação em Desenho do I2ADS | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2011/02 - 2015/01 | Coordenadora dos programas de mobilidade Erasmus e cooperação a América Latina com a | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2010/10 - 2014/12 | Coordenadora de serviço de gestão de espaços expositivos e museológicos,da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2010/10 - 2014/12 | Coordenadora do serviço de comunicação e cooperação | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2010/08 - 2014/12 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2009/10 - 2010/12 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2008/05 - 2009/03 | Membro vogal do Conselho Diretivo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09 - 2027 | A Gravura e a Guerra: O Método como Evidência da Violência na Água-forte
FCT 2023.02603.BD/i2ADS
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/09/01 - 2025 | Litografia in situ: uma jornada pela arqueologia tecnológica e pelo território nacional
2022.11886.BD
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - 2024 | A inovação de processos de gravura e a divulgação científica: uma perspetiva prática na arte contemporânea
FCT (SFRH/BD/09546.BD/2020)
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2024 | Przemieszczenie” (Displacement), paper and enamel within a print-based practice
SFRH/BD/149042/2019
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal |
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2022/01/01 - 2022/11/18 | Uma abordagem tecnológica aos materiais naturais enquanto transferência do real para a imagem: Estudos de caso desenvolvidos
no âmbito do projeto SHS
SHS(NORTE-01-0145-FEDER-000056)
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade
Concluído
|
2022/09 - 2022/10 | Etching in situ. Electrographic Transfer And Pure Print Landscape.
UP22AC1540
Investigador responsável
Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen, Alemanha
|
European Commission
Concluído
|
2022/04/20 - 2022/04/25 | Printmaking in situ. Some reflections on reproduction and translation
UP19AC1037
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018 - 2022 | Estudo e aplicação da tecnologia dos decalques cerâmicos para a produção artística, com utilização de novos esmaltes luminescentes
(SFRH/BD/125333/2016)
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/11/18 - 2019/11/22 | Lineas de investigation próprias Papel de reporte, plataforma Pure print.
UP19AC0923
Investigador responsável
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
European Commission
Concluído
|
2019/10 - 2019/10 | Percurso e memória: a paisagem fragmentada
Fapesp 2017/17112-7
Orientador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
|
2019/03/19 - 2019/03/22 | Experimental lithography and intaglio
UP18AD0872
Investigador responsável
CNiS ASP Lódz, Wladyslaw Strzeminski Academy of Fine Arts in Lódz, Polónia
|
European Commission
Concluído
|
2018/03/15 - 2018/06 | Metaficción de la investigación artística en el ecosistema insular
N/A
co-orientação periodo de investigação
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2015/09/14 - 2015/09/22 | Thinking through Print: Print Tactics
UP15AC0162
Investigador responsável
Kunsthøgskolen i Oslo, Noruega
|
European Commission
Concluído
|
2015/05 - 2015/05 | Processos fotomecânicos da gravura em espaço académico
N/A
Universidad de Granada, Espanha
|
European Commission
Concluído
|
2015 - 2015 | Reter o breve: o desenho como brotação e como proliferação
N/A
co-orientação periodo de investigação
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2003/01/01 - 2006/01/31 | UNIDAD Y FRAGMENTO: LOS CAMPOS DEL DIBUJO
SFRH/BD/11322/2002
Bolseiro de Doutoramento
Euskal Herriko Unibertsitatea Arte Erredetako Fakultatea, Espanha
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1994/07 - 1996/09 | Ma in Fine Art Printmaking
N/A
Bolseiro de Mestrado
University College London, Reino Unido
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09 - 2024/02 | Pure Print Archeology second research seminar/Atelier Nomade
ASE23AC0860
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto
Concluído
|
2021 - 2024 | Arts and Crafts Aujourd'hui
2021-1-FR01-KA220-HED-000032240
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2022/09 - 2023/06 | IGUP-SHS residência artística
SHS(NORTE-01-0145-FEDER-000056)
artista em residência
Instituto Geofísico da Universidade do Porto, Portugal
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
|
2021/03/01 - 2023/03/31 | Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention
NORTE-01-045-FEDER 000056
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto de Ciências da Terra, Portugal
|
Concluído
|
2019/04 - 2021/04 | HERBART: ARTE Y CIENCIA EN CONFLUENCIA
Investigador
Universitat de Barcelona Facultad de Bellas Artes, Espanha
Universitat de Barcelona Facultad de Farmácia Y Ciências de la Alimentación , Espanha Instituto Botánico de Barcelona, Espanha |
Universitat de Barcelona Facultad de Bellas Artes
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/04 - 2018/03 | COLECTIVO [RECOLECTORAS]LAMP BOOK_ART EDITION
N/a
Investigador
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
Vicedecanato de Cultura, Departamento de Dibujo 1 (Dibujo y Grabado) UCM y Encuentros Complutense.
Concluído
|
2014 - 2015 | Programas de artista em residência PURE PRINT
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes Concluído
|
2012 - 2015 | Technical Unconscious
Programa Europeu Cultura/ EACEA
Programa Europeu Cultura/ EACEA
Coordenação institucional de projeto cultural e de investigação multidisciplinar
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2012 - 2014 | Vidro e impressão. Criação de substratos e matrizes alternativos para a impressão
PP-IJUP-2011-262
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Universidade do Porto
Concluído
|
2012 - 2014 | Atlas Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP
Atlas gabinete de desenho e gravura
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2011 | A expressividade do Betão: aplicação de técnicas de impressão artísticas
PP-IJUP-2010-136
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Universidade do Porto
Concluído
|
2010 - 2011 | A expressividade do Betão: aplicação de técnicas de impressão artísticas
PP-IJUP-2010-136
|
Universidade do Porto |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/23 - Atual | Pure Print Archeology
UIDP/04395/2020
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade
Em curso
|
2018/01 - Atual | GILOTAGEM: RECONSTRUÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA TÉCNICA DO SÉCULO DEZANOVE/PURE PRINT
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade
Concluído
|
2020/11/02 - 2021/01/07 | Ciclo entre jardins
N/A
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto
Concluído
|
2013 - 2021 | PURE PRINT
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Universidade do Porto Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2018 - 2020/11 | Glasslumi - GlasslumiArt. Aplicação de esmaltes vítreos luminescentes em vidro artístico
N/a
Investigador
Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/12 - 2018/12 | Levantamento: o verniz brando na gravura em contexto reprodutivo e original
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2015/12 - 2018/12 | LÁZARO ARQUEOLOGIA DE UM PATRIMÓNIO TECNOLÓGICO DE ORIGEM COMERCIAL/PURE PRINT
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2018/02 | EL PLIEGO/LE PLI/THE FOLD, 3º Proyecto de creación de intercambio internacional
n/a
Investigador
universidad de Vigo , Espanha
Grupo de investigación dx5, Espanha |
Concluído
|
2016 - 2018 | D'APRÈS ABEL SALAZAR
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Universidade do Porto Casa Museu Abel Salazar Concluído
|
2015 - 2016 | PAPEL MARMOREADO REPRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM CONTEXTO OFICINAL NA FBAUP/PURE PRINT
N/a
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04/04 | At the end of a Trail: Atelier Nomade | 2nd Colloquium of the Senefelder Foundation
Internationale Senefelder-Stiftung (Offenbach am Main, Alemanha)
|
2023/12/07 | Pure Print Archeology |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes (Porto, Portugal)
|
2020/01/30 | "Gillotagem: reconstrução tecnológica de técnica do século dezanove. [Orador convidado/workshop]. PDLP – Post-Digital Letterpress Printing 2020, i2ADS/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes (Porto, Portugal)
|
2019/10/17 | AGUSTINA: novas leituras, outras metamorfoses participação como oradora em jornada, org. Ana Paula Coutinho, ILCML/ FLUP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17 de Outubro 2019 |
Instituto de Literatura Comparada Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2019 | A materialização do desenho na gravura através do estudo e produção de vernizes calcográficos’, Comunicação por submissão integrada. III Colóquio expressão múltipla: teoria e prática do desenho, FBAUL 19 dezembro de 2019 |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/06 | “Pure Print. Portos: Tempo da Gravura”. Conferência integrada Encontro Internacional de Gravura Pure Print PoA Brasil, de 5 a 9 de novembro de 2018, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 6 de novembro de 2018 |
Instituto das Artes Da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (Porto Alegre, Brasil)
|
2018/03/13 | “Procura de chão”, [projeção, performance] Comunicação integrada na mesa-redonda Conversaciones: El libro colaborativo, punto de encuentro, Salón de Grados de la Facultad de Bellas Artes, Universidade Complutense, 13 de março de 2018 |
Universidade Complutense Faculdade Bellas Artes (Madrid)
|
2017/04/28 | “Pure Print”. Conferência integrada em mesa redonda El Doble desdoblado: el Proyecto de “el Pliego” como recurso docente e estratégia de investigación, Facultad de Bellas Artes Universidade de Vigo, 28 de abril de 2017 |
Facultad de Bellas Artes Universidade de Vigo (Vigo, Espanha)
|
2011/12 | Viagens de arqueologia processual: contextos de investigação e edição colaborativa em gravura, Colóquio Desenho e Imaginação, dezembro de 2011, Universidade de Évora, Departamento de Artes Visuais e Design Escola das Artes |
Universidade de Évora Escola das Artes (Évora)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Cartografia de processos fotomecânicos em contexto português: da secção fotográfica e artística à oficina de edição. Tese
de doutoramento em artes plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Orientação de Graciela Machado, co-orientação
de Teresa Almeida. Porto: FBAUP.
Orientador
|
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2023/09 | Transparência e Subjetividade: Reflexões sobre o decalque e a luminescência na produção e visualização da imagem
Coorientador de Ana Margarida de Moura Oliveira Parreira Rocha
|
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2023 | Equívoco da imagem: ou como traduzir uma paisagem
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/12/12 | O Feio Moral: A Violência e a condição de Intolerabilidade das imagens.
Coorientador de Ronaldo Fanfa
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Territórios do Respigar nos Trilhos Históricos da Gravura
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | Uma abordagem tecnológica aos materiais naturais enquanto transferência do real para a imagem: Estudos de caso desenvolvidos
no âmbito do projeto SHS
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | Desenhar no Metal: A Gravura como Meio de Representação da Violência
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Imagens que não servem para ver - Gravura e Intermediação
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Gravura como processo acessível
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | O desenho como ritual
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | A Prática Como Intervalo Absoluto Lino, Projeto de Mestrado de Desenho e Técnicas de Impressão, orientação de Graciela Machado.
Porto: FBAUP.
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | A Raposa Que Era Mulher - Ensaios sobre a gravura animada
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Tradução e Diferença, Repetição e Transporte
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Coisas intangíveis: o livro e a materialização do intangível
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Deambulação entre o indefinido e a maravilha: uma exploração dos limites da percepção, no Desenho e na Gravura
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O resgate do papel como elemento identitário da cidade do Porto
Orientador
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - 2017 | Da Penumbra - Do Desenho E Da Escuridão Projeto de Mestrado em Desenho e técnicas de impressão, co-orientação de Graciela
Machado. Porto: FBAUP
Coorientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - 2017 | Reconhecimento de uma presença. Projeto de mestrado em Desenho e Técnicas de impressão, orientação de Graciela Machado. Porto:
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Mestrdao em Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - 2017 | Representação Plástica de um Movimento Através de processos de Memória Projeto de Mestrado em Pintura. Co-orientação de Graciela
Machado. Porto: FBAUP
Coorientador
|
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Relatório de estágio: oficinas de técnicas de impressão. Relatório de estágio Mestrado em Design Gráfico e projectos editoriais,
orientação de Graciela Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Introdução a técnicas analógicas do design editorial
Orientador
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | A construção do livro: prospecção do ofício de encadernação manual e a sua reaproximação ao design editorial
Orientador
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | O Acaso Controlado - A Expressividade da Serigrafia. Projeto de mestrado em Desenho e Técnicas de impressão, orientação de
Graciela Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | Edição de livros em contexto oficinal. Projeto de mestrado em Design Gráfico e projectos editoriais, orientação de Graciela
Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2012 - 2014 | Substratos Naturais. Estratigrafias de um Processo Pictórico, projeto de mestrado em Pintura, co-orientação de Graciela Machado.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Coorientador
|
Mestrado em Pintura (Mestrado) |
2013 - 2013 | Criatura intangível: especulações gráficas sobre o monstro
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2010 - 2012 | Herbário Imaginário, Projeto de mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, orientação de Graciela Machado. Porto: Faculdade
de Belas Artes da Universidade do Porto
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes (Mestrado) |
2009 - 2011 | A expressividade do Betão: aplicação de técnicas de impressão, projeto de mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, orientação
de Graciela Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador de Catarina Marques da Cruz
|
Mestrado em Desenho e Técnicas de impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2007 - 2009 | Revestir: azulejos de papel. projeto de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, orientação de Graciela Machado. Porto:
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Mestrado em Técnicas de impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2007 - 2009 | Deambulações na imagem: fotogramas de um processo de impressão, projeto de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, orientação
de Graciela Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Mestrado em Técnicas de impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2007 - 2009 | Entre a impressão e a desaparição: implicações conceptuais na mediação das superfícies, projeto de Mestrado em Desenho e Técnicas
de Impressão. orientação de Graciela Machado. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Orientador
|
Mestrado em Técnicas de impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/06 - 2024/02/02 | workshop internacional] Machado, G. (coord), “Atelier Nomade: in situ lithography ”, reúne saber tecnológico, científico e
artístico, em contexto laboratorial. Parte da ideia de fixação temporária num lugar assumidamente precário, como base de operações,
para explorar a prática da litografia, contrapondo-a com saberes partilhados por especialistas de outros domínios e áreas
do saber, como a ilustração, a geologia ou a geografia urbana. https://www.researchcatalogue.net/view/2425517/2425518 (2024/01/29 - 2024/02/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Fundação Instituto Marques da Silva, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023/05/15 - 2023/05/15 | Machado, G;. (coord). Tintype by Kathy Tarkpea: documentinng couzas and pilhas (15.05.2023), Laboratório Ferreira da Silva,
organização Pure Print Archeology group of interest i2ADS/FBAUP e MHNC-UP |, Reitoria da Universidade do Porto, Portugal. (2023/05/15 - 2023/05/15)
Outro (Outra)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2023/05/01 - 2023/05/01 | Machado, G (2023) Papirografia : sobre o uso de pigmentos locais e impressão a partir do papel- pedra, Museu da Horta, 1
de abril de 2023. (2023/05/01 - 2023/05/01)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Museu da Horta, Portugal |
2023/04/19 - 2023/04/20 | [workshop internacional] Machado, G;. (coord). Workshop experimental Direct Gelatine Printing technique by JÖRGEN LOOT, integrada
no Pure Print Archeology 1st research meeting (19.04.2023 a 20.04.2023), Laboratório de Fotografia e Oficina de técnicas de
impressão da FBAUP, organização Pure Print Archeology i2ADS/FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/10/11 - 2022/10/28 | Machado, G, Almozara, P (11.10.2022) in situ: artefactos 2021/2022. [curadoria], GroundLAB/i2ADS e SHS - Soil Health Surrounding
former mining areas: characterization, risk and analysis, and intervention, Oficinas de técnicas de impressão, FBAUP, Porto.
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=26602 (2022/10/10 - 2022/10/28)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/06/01 - 2022/06/18 | Machado, G, Gravura com… / Printmaking with Jacek Szewczyk, coordenação de tutoria especializada+ Workshop+ palestra+ +
apresentação portfolio, integrada no projeto GroundLAB/i2ADS, Organização departamento de desenho, 16 a 18 de maio de 2022 (2022/06/16 - 2022/06/18)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/05/01 - 2022/05/18 | Machado, G, Gravura com… / Printmaking with Christopher Nowicki, coordenação de tutoria especializada+workshop+ palestra+apresentação
de portfolio + entrevista informal registada em vídeo, integrada no projeto GroundLAB/i2ADS, Organização departamento de
desenho, 16 a 18 de maio de 2022 (2022/05/16 - 2022/05/18)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/04/01 - 2022/04/27 | Machado, G, Marques, C.M Da seda ao metal, coordenação de tutoria especializada+ Workshop, integrada no projeto GroundLAB/i2ADS
e SHS(NORTE-01-045-FEDER 000056), Organização departamento de desenho, 26 a 27 de abril de 2022 (2022/04/26 - 2022/04/27)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/03/14 - 2022/03/16 | Machado, G. Ferramenta a Ferramenta, com Norberto Ogórek Jorge &Tiago Cruz , coordenação de tutoria especializada, integrada
no projeto GroundLAB/i2ADS e SHS(NORTE-01-045-FEDER 000056), Organização departamento de desenho, 14 a 16 de março de 2022 (2022/03/14 - 2022/03/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2021/09/29 - 2021/11/14 | "Ground LAB - Ensaio sobre a Ardósia - Laboratory Results [Exposição]. Curadoria de Domingos Loureiro, Graciela Machado. Participação
de Ana Mouralinho; Ana Sofia Ribeiro; António Regis da Silva; Inês Amorim; Ivan Postiga; Maria Regina Ramos; Marta Belkot.
29.09-14.11.2021. Forum de Ermesinde, Portugal https://bienalardosiavalongo.pt/laboratory-results/ (2021/09/29 - 2021/11/14)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Camâra Municipal de Valongo, Portugal |
2021/11/11 - 2021/11/11 | "5o Seminário Modos de Editar : Entre cópia e original " (11.11.2021). [Seminário, exposição].Machado, G, Santos, R , Loureiro,
D (Coord.). Segundo momento, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. (2021/11/11 - 2021/11/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2021/11/02 - 2021/11/05 | Machado G. (Coord.). “Empty & Full: making artist books with Irene Chan” [workshop]. 2 a 5 de novembro de 2021, Oficinas técnicas
de impressão FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/i2ads (2021/11/02 - 2021/11/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2021/10/22 - 2021/10/22 | "Diálogo com a Pedra: pensar a ação e investigação nas residências artísticas e tecnológicas" (22.10.2021). [Seminário]. Domingos
Loureiro, Graciela Machado (Coord.). i2ADS/FBAUP/CMV/IIBienal de Ardósia de Valongo, Fórum de Ermesinde, Portugal. (2021/10/22 - 2021/10/22)
Seminário
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Camâra Municipal de Valongo, Portugal |
2018/01 - 2018/12 | PURE PRINT PORTO INTERNATIONAL PRINTMAKING MEETING 2018, Organização FBAUP/ I2ADS e CEAU, sua quinta edição, ou PPP, é apenas
um PORTO de arranque, para um encontro que segue da cidade do PORTO para PORTO ALEGRE, Brasil, no Instituto das Artes da UFRGS.
No primeiro porto, o encontro entre a gravura e a herança gráfica ainda possível numa cidade em rápida mudança e uma proposta
intensa de workshops baseados na gravura in situ. Durante três meses, apostamos nesta fuga à rotina e aos espaços de referência
situados em contexto académico, e, na cidade (2018/03/20 - 2018/11/30)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Portugal |
2017/02 - 2017/04 | PURE PRINT MADRID. BOOK_ART EDITION 2017 [ENCUENTRO INTERNACIONAL DE LIBRO-ARTE].Decorrido na Universidade Complutense com
organização conjunta LAMP/UNIVERSIDADE COMPLUTENSE e de I2ADS/FBAUP Encontro de 24 a 28 de abril, edición de Madrid 2017,
ha reunido artistas docentes e investigadoras de centros de Madrid, Barcelona, Porto, Bologna, Palermo, Río Grande do Sul,
Pelotas, Wroclaw, que trabajarán en común con una “propuesta, que es la caja de Pandora, un Libro-ARTE. (2017/04/24 - 2017/04/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidad Complutense de Madrid, Espanha UCM El Libro de Artista como Materialización del Pensamiento y Grupo, Espanha |
2015/05/13 - 2015/05/17 | Hacer de las tripas tripis: una selección del fotolibro espanhol entre 2000 e 2015 com Javier Iglésias, J coordenação de
programa constituído por exposição, conferência performance integrada na programação do Pure Print Elements, Encontro Internacional
de Gravura, Biblioteca da FBAUP, FBAUP, 13-17.05.2015. (2015/05/13 - 2015/05/17)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2014/11 - 2015/05 | Pure Print Elements workshops, organização de programa de 10 workshops, integrados no PURE PRINT ELEMENTS- encontro internacional
de gravura, oficinas de gravura: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/I2ADS, novembro 2014 a maio de 2015 (2014/11 - 2015/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/18 - 2024/03/23 | Transformer, Habiter, Penser : la technique comme, BIFURCATIONS PÉDAGOGIQUEs
SEMAINE ARTS & CRAFTS AUJOURD’HUI À L’ArBA-EsA. The pedagogical bifurcations carried out in the context
of the international Arts and Crafts today project take up this postulate: the learning of skills, of crafts, is a vector
of
emancipation - empowerment. In the educational context, bifurcations represent moments when traditional educational practices
are called into question, new ideas emerge and new avenues are explored to improve learning and teaching.
Outro
|
Academy Royale des Beaux Arts de Bruxelles, Bélgica
|
2023/10/23 - 2023/10/27 | BRATISLAVA & RONA GLASS FACTORY SLOVAKIA, workshop intensive , programme Arts and Crafts aujourd’hui
Oficina (workshop)
|
Vysoká ¿kola výtvarných umení v Bratislave, Eslováquia
|
2023/06/22 - 2023/06/27 | École d'Été : Matérialité des engagements/donner corps à la recherche, évenement organisé dans le cadre du groupe de recherche
Arts and Craft/ Aujourd'hui soutenu pra le programme européan Erasmus +, UQÀM École des arts visuels et médiatiques Facultés
des arts
Outro
|
UQÀM École des arts visuels et médiatiques Facultés des arts , Canadá
|
2022/11 - 2022/11/14 | MACHADO, Graciela (14.11.2022). Recreating 19th-century lithographic inks from a contemporary art practice perspective [Orador
convidado]. Séminaire de recherche du projet ERC CHROMOTOPE (Sorbonne Université, Oxford University, CNAM) Arts and Crafts
of Colour in 19th Century Europe, Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris
Seminário
|
Conservatoire national des arts et métiers, França
|
2022/07/25 - 2022/07/31 | [Residência artística] Machado, G. (2022) VIII Muhu Print / 2022 EAA Muhu A.I Residency, Muhu Island, [participação como autora]
25 de julho a 31 de julho, Estónia. Ver em Muhu Art and Innovation Residency (https://www.ai-res.org/)
Oficina (workshop)
|
EAA Muhu A.I Residency, Estónia
|
2022/06/14 - 2022/06/20 | Machado, G. (2022). Lithography in situ. Stone paper workshop + Palestra sob o título Lithography in situ. Pure Print research
and the concept of technological archeology, University of Pretoria, Africa do Sul, 14 to 20 de June 2022
Oficina (workshop)
|
University of Pretoria, África do Sul
|
2022/04/20 - 2022/04/25 | Machado, G. (2022). Printmaking in situ. Some reflections on reproduction and translation. Palestra e workshop integrado,
Iceland Academy of the Arts, Islândia, 20 a 25 de abril de 2022
Oficina (workshop)
|
|
2021/12 - 2021/12/12 | Machado, G. (10-12-2021) "Gilotagem e a vontade de uma diversidade tecnológica" [Orador convidado]. Conferência Lugares da
paisagem, Labcom Comunicação e Artes, UBI Universidade da Beira Interior
Conferência
|
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
|
2021 - 2021/12/07 | Machado, G. (7.12.2021). "Stone Studios and uncertain futures¿ [Orador convidado]. 11th Polish Print Triennial, Academy of
Fine Arts and Design in Katowice ASP Katowice, Polónia
Conferência
|
11th Polish Print Triennial |
2021/11/22 - 2021/11/29 | Machado, G. (2021). Thinking through print. Stone studios and uncertain futures. Palestra e workshop integrado, Facultad Bellas
Artes EHU Euskal Herriko Unibertsitatea, Bilbao, Espanha, 22 a 29 de novembro de 2021
Oficina (workshop)
|
|
2019/11/18 - 2019/11/22 | Graciela Machado (2019). Lineas de investigation próprias Papel de reporte, plataforma Pure print. Palestra e workshop integrado
I Seminario Internacional de Investigación y Experimentación Litográfica, Universitat Politècnica de València, Valência, Espanha,
18 a 22 de novembro de 2019
[Web: https://dibujo.webs.upv.es/seminario-internacional-de-investigacion-y-experimentacion-litografica/]
Seminário
|
I Seminario Internacional de Investigación y Experimentación Litográfica,
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2019/11/18 - 2019/11/22 | Machado, G. (2019). Lineas de investigation próprias Papel de reporte, plataforma Pure print. Palestra e workshop integrado
I Seminario Internacional de Investigación y Experimentación Litográfica, Universitat Politècnica de València, Valência, Espanha,
18 a 22 de novembro de 2019. Mobilidade docente ao abrigo de programa Erasmus+.
Seminário
|
|
2019/11/14 - 2019/11/14 | Graciela Machado (2019). Pure Print past and present of a tecnhnological reconstruction Palestra integrada na EUROPEAN MASTER
PRINTMAKING KOMASK 2019, The Royal Academy of Fine Arts Antwerp , Bélgica, 14 de Novembro de 2019
[Web: https://komask.be/]
Concurso
|
EUROPEAN MASTER PRINTMAKING KOMASK 2019
The Royal Academy of Fine Arts Antwerp, Bélgica
|
2019/11/14 - 2019/11/14 | Machado, G. (2019). Pure Print past and present of a technological reconstruction Palestra integrada na EUROPEAN MASTER PRINTMAKING
KOMASK 2019, The Royal Academy of Fine Arts Antwerp, Bélgica, 14 de Novembro de 2019
Concurso
|
|
2019/03/19 - 2019/03/22 | Machado, G. (2019). Experimental lithography and intaglio Palestra e workshop, Wladyslaw Strzeminski Academy of Fine Arts
in Lódz, Polónia, 19 a 22 de março de 2019. Mobilidade docente ao abrigo de programa Erasmus+.
Oficina (workshop)
|
|
2018/11/05 - 2018/11/09 | PURE PRINT PORTO ALEGRE BRASIL 2018 [O Encontro Internacional de Gravura Pure Print PoA], O encontro internacional Pure Print,
composto por conferências com artistas e professores e pela exposição ¿Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre¿, na
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes dá seguimento a encontros já realizados nas cidades do Porto (Portugal)
e de Madrid (Espanha) e promove o intercâmbio internacional de pesquisadores e estudantes vinculados à área da gravura em
busca do desenvolvimento de um projeto conjunto.
Encontro
|
PURE PRINT PORTO ALEGRE BRASIL 2018 [O Encontro Internacional de Gravura Pure Print PoA],
Grupo de Pesquisa Expressão dos Múltiplos PPGAV/IA/UFRGS – CNPq, Brasil
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/11/01 - 2018/11/02 | Machado, G. (2018). Tempo da gravura e a procura de chão. Conferência e workshop integrados Seminário Rastros da natureza
em pesquisas poéticas, Programa de pós-graduação em Artes Visuais, PPGAV, CERAT.UDESC, Florianópolis, Brasil, 1 a 2 de novembro
de 2018.
Seminário
|
|
2015/09/15 - 2015/09/16 | Machado, G. (2015). Thinking through Print: Print Tactics, palestra+ tutorias de segundo ciclo, Oslo National Academy, Oslo,
15 a 16 setembro de 2015. Mobilidade docente ao abrigo de programa Erasmus+.
Outro
|
Kunsthøgskolen i Oslo, Noruega
|
2015/09/01 - 2015/09/15 | Oficina de Gravura Bartolomeu Cid dos Santos, programa de artista em residência Tavira, setembro de 2015, Portugal
Outro
|
Programa de artista em residência
Oficina de Gravura Bartolomeu Cid dos Santos, , Portugal
|
2004/06/01 - 2004/06/30 | Franz Masereel Centrum research residency on the application of direct pigments to photolithography,
Outro
|
artist in residence program
Franz Masereel Centrum, Bélgica
|
2003/09/01 - 2003/11/30 | Art Studio Itsukaichi Artist-in-Residence Program, setembro a novembro de 2003, Tóquio, Japão
Outro
|
Artist-in-Residence Program
Art Studio Itsukaichi, Japão
|
1997 - 2000 | Atelier da Lada, programa de artista em residência na área da gravura e desenho
Outro
|
Atelier da Lada programa de artista em residência
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
1997 - 1999 | Programa de artista em residência conducente a projecto de requalificação de área de edição em Litografia, Árvore, Cooperativa de Actividades Artísticas, Porto | programa de artista em residência
Árvore Cooperativa de actividades artísticas , Portugal
|
1998/06 - 1998/07 | Atelier du Nord, programa de artista em residência ao abrigo de programa europeu Kaleidoscope, Atelier du Nord, Oslo.
Outro
|
programa de artista em residência ao abrigo do programa europeu Kaleidoscope,
Atelier du Nord, Noruega
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/16 | The development of 2.5D printing for appearance re-creation: Exploring
ancient Mexican artwork through European archives
Arguente principal
|
Abigail Trujillo Vasquez (Doutoramento)
University of the West of England, Reino Unido
|
2023/11 | Bioimagens na Educação Artística: Produção de Imagens e seus Dispositivos de Captura através de Processos Ecológicos
Presidente do júri
|
Tiago Torres Pinho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/07 | Radiografía[s] Soma/artística[s]: Intra-acciones de la Educación Artística con otras Áreas del Conocimiento en la Universidad
Presidente do júri
|
Ingrid Johanna Benítez Velásquez (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/03/07 | RECASTING ARCHITECTURE
ETCHED MEMORIES, CAST IN CONCRETE
Arguente
|
Vinicius Sordi Libardoni (Doutoramento)
Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Polónia
|
2022/10 | THE PROCESS OF SENSE MAKING IN MUSIC TEACHING AND LEARNING. The reconfiguration of the roles of the music teacher and the
implication for his personal, professional and artistic identity
Presidente do júri
|
João António Ferreira Cavadas da Costa (Doutoramento) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2022/06/23 | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes | |
2020/01/30 - 2020/01/31 | PPDLP Post-Digital Letterpress Printing | FBAUP |
2019/04/08 - 2019/04/11 | ICOCEP 2nd INTERNATIONAL CONGRESS ON CONTEMPORARY EUROPEAN PAINTING. | FBAUP |
2017/04/03 - 2017/04/05 | Congresso ICOCEP 1st INTERNATIONAL CONGRESS ON CONTEMPORARY EUROPEAN PAINTING | FBAUP |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/16 - 2024/05/19 | Membro da comissão Cientifica IV Congreso Internacional sobre la Sal . A dimensão internacional do congressos é evidente
na preparação deste quarto evento, no qual uma equipa conjunta hispano-portuguesa promove o conhecimento da milenar cultura
do sal.
Membro
|
Biblioteca Municipal Laureano Santos, Portugal |
2010/02 - 2023 | Membro de Comissão organizadora/Comissão Científica, Ijup meeting of young researchers at Up, Encontro investigação jovem
universidade do Porto Reitoria da Up, Porto
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2019/10/09 - 2020/03/09 | Modos de Editar . Herança e renovação: A genealogia de um jardim (09.03.2020). [Seminário]. Graciela Machado, Rui Vitorino
dos Santos (Coord.). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. Quarta edição https://www.fba.up.pt/2018/10/15/modos-de-editar-heranca-e-renovacao-a-genealogia-de-um-jardim/
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/05 - 2018/11/15 | Modos de editar: Manifesto e diluição de fronteiras, seminário sobre edição integrado no Pure Print Porto I2ADS/FBAUP, organizado
departamento de desenho, Omuseu, Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / Instituto de Investigação em Arte,
Design e Sociedade, 15 de novembro de 2018 (terceira edição). Neste terceiro seminário pensa-se porque editar, como editar,
e que futuro para a edição. Três intervenções seguidas de workshop propõem equacionar suportes e discursos sobre a publicação:
· Posicionar o livro de artista e a sua produç
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/10/01 - 2017/10/25 | Modos de editar: património, tecnologia, fronteiras, coordenação de seminário integrado no In Pure Print, I2ADS/FBAUP.Organização
departamento de desenho, Departamento de Design, Departamento de Artes plásticas e programa de pós-graduação em gravura, Omuseu,
Pav. Central. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade,
25 de outubro de 2017 (segunda edição)
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2015/09 - 2016/12 | IN PURE PRINT INTERNATIONAL PRINTMAKING MEETING 2015 -2016 Organização FBAUP/I2ADS terceira edição, persiste segundo um princípio:
tornar a investigação aplicada em curso em espaço de imersão e criação. Nesta edição, a Gravura afirma-se na ironia da sua
impureza, e usa do título - IN PURE PRINT- para mostrar como as combinações podem usar os meios puramente mecânicos da reprodução,
ou interpretar de modo subordinado a propósitos artísticos subvertendo os seus princípios tecnológicos usuais em contexto
comercial.
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2016/05/02 - 2016/05/06 | Seminário Em torno da obra de Marques de Abreu, seminário integrado no In Pure Print- encontro internacional de gravura, I2ADS/FBAUP.
Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, OMuseu,
FBAUP.
Marques de Abreu foi um destacado fotógrafo, gravador e editor portuense que marcou o panorama das artes gráficas e editoriais
em Portugal, entre as décadas de 1900 e 1940.
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2014/09 - 2015/05 | PURE PRINT ELEMENTS. INTERNATIONAL PRINTMAKING MEETING aims to present classical traditions of print and emerging technologies
for printmaking in which the medium is presented as an integral component of current artistic practice. Integrated in two
semesters program of workshops and open demonstrations designed to share the classical and the latest research and innovations
in printmaking, Pure Print Elements aims to celebrate the inherent experimental and interdisciplinary nature of print practices
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2013/01/01 - 2014/01/31 | PURE PRINT Classical PRINTMAKING IN CONTEMPORARY ART, International Meeting 2013 The first International Meeting on Classical
Printmaking, to be initiated at Faculty of Fine Arts of the University of Porto, intends to give an overview of a non-limitable
experimental field, with a focus on the creation of fine art printmaking. Most of all, it’s about setting up a program of
workshops exploring the impact of classic printmaking in contemporary art practice.
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2013/05/31 - 2013/06/01 | Membro do Comité Científico, comissão executiva], Drawing in The University Today, International Conference on Drawing, ,
Porto, Portugal, 2013 May 31 and June 01, 2013
Membro
|
|
2012/04/23 - 2012/04/27 | Da impressão ao livro de artista, encontro sobre o livro de artista e contextos de edição
O Encontro articula-se em torno de uma vontade em lançar as bases para a
abordagem prática e teórica ao livro de artista e contextos de edição. O
programa de quatro dias, com atividades diversas como demonstrações abertas
ao público, workshops de edição, publicação de um catálogo, palestras e
inauguração de duas exposições, dá a conhecer as ferramentas e os princípios de produção que agilizam o pensamento e a sua
formalização.
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12 - 2021/12 | Machado, G. (2021), guest júri da 11Th Triennal of Grafiki Polslie em Katowice, Silesian Museum, dezembro de 2021 | |
2021/07 - 2021/09 | "Ground LAB " Ensaio sobre a Ardósia" [Residências Artísticas e Tecnológicas]. Coordenação de Domingos Loureiro (Coord. Residências Artísticas) e Graciela Machado (Coord. Residências Tecnológicas). Investigadores Participantes: Ana Mouralinho; Ana Sofia Ribeiro; Inês Amorim; Ivan Postiga; Maria Regina Ramos; Antonio Regis da Silva, Marta Belkot Julho/Setembro de 2021. Casa Museu Dias de Oliveira, Valongo, Portugal https://bienalardosiavalongo.pt/show-item/ground-lab/ | Camâra Municipal de Valongo, Portugal |
Distinções
Outra distinção
1997 | Mainichi Broadcasting System Prize |
1994 | Prémio de Pintura Aurélia de Sousa
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
1994 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|