Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- rute ribeiro rosas
Nomes de citação
- rosas, rute
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4F16-F4BE-431B
- ORCID iD
- 0000-0001-6281-8754
Websites
- www.ruterosas.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/03 - 2022/04
Concluído
|
Vidro Soprado (avançado) (Curso de Especialização Tecnológica)
CENCAL - Marinha Grande, Portugal
|
Excelente |
2018/03/24 - 2018/03/24
Concluído
|
WORKSHOP: Atlas do Corpo e da Imaginação (Outros)
Especialização em Artes
Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal
|
|
2018/03 - 2018/03
Concluído
|
WORKSHOP: Rituais Tecnológicos (Outros)
Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal
|
|
2015/03 - 2015/04
Concluído
|
Técnicas de Produção de Vidro Soprado e Acabamentos - com molde (Outros)
Especialização em Vidro Soprado com molde
CENCAL - Marinha Grande, Portugal
|
Excelente |
2014 - 2014
Concluído
|
Técnicas de Produção de vidro soprado sem molde (Outros)
Especialização em Vidro Soprado sem molde
CENCAL - Marinha Grande, Portugal
|
Excelente |
2011
Concluído
|
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A Autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica - Projectos, Processos e Práticas Artísticas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
2002
Concluído
|
Arte Multimédia - Multimedia Art (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A Percepção Somatossensorial da Obra de Arte - Pressupostos de um Projecto Artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1995
Concluído
|
Artes Plásticas - Escultura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/30 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal | ||
2019 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2011/11 - 2024/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2002/10 - 2011/11 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1999/02 - 2002/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
1997/08/31 - 1999/02/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994/08/31 - 1999/02/16 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis, Porto, Portugal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Membro Suplente da Comissão Paritária - Avaliação de Desempenho Docente - ano 2022, eleita pelo Conselho Científico da FBAUP | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/04 - Atual | Diretora do Curso de Mestrado em Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/04 - Atual | Presidente da Comissão Cientifica do Curso de Mestrado em Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/04 - Atual | Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2020/11/21 - Atual | Diretora do Departamento de Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/05 - Atual | Membro do Conselho de Representantes | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/01/19 - Atual | Membro | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/01 - Atual | Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Porto, Portugal |
2023 - 2023 | Presidente do Conselho Consultivo para as Artes | Associação de Desenvolvimento Local Terra do Lagarto, Portugal |
2022 - 2022 | Membro Consultor consultor do projeto “Por Terra do Lagarto: novas vias de comunicação entre a arte, ciência e comunidade" | Associação de Desenvolvimento Local Terra do Lagarto, Portugal |
2018 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10 - 2025/10 | Young European Sculpture - YES
2022-1-FR01-KA220-HED-000087792
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
2021/11 - 2024/12 | Arts and Crafts Aujourd'hui - Projeto de Investigação | Erasmus+ Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos
2021-1-FR01-KA220-HED-000032240
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Erasmus Plus |
2018 - 2020 | Grup de Recerca D... Grupo de Investigação da Universitat de Barcelona. UB. ABLE
Investigador colaborador especialista internacional
|
Concluído
|
2018 - 2020 | Grup de Recerca D... Grupo de Investigação da Universitat de Barcelona. UB. ABLE Exoskeleton. Fons Europeu de Desenvolupament
Regional
0
: Investigador colaborador especialista internacional
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Estados da Água
N/A
Membro
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/06/13 | Do universo do têxtil nas artes plásticas: dinâmicas do saber e fazer na praxis artística de erudição poética | Encontro Internacional Ponto — Textile Art in Perspective
Cristina Barrocas Dias Filipe Rocha da Silva Córtex Frontal- Residências e oficinas Susana Pires; Universidade de Évora
|
2021/04/15 | Uma pergunta com (inúmeras) respostas e perguntas | Qual a necessidade da arte e do seu ensino?. WEBINAR Dia Mundial da Arte
Coordenação e Moderação: Alexandre A. R. Costa. E.A.A.D. da Universidade do Minho, I.P.V.C., I.S.M.A.I. Organização Câmara
Municipal de Caminha; interPARES – Investigação em Arte
|
2021/03/09 | Corpos do Corpo | Body of the Bodies | Trans-Europe Sculpture Express: Short Dialogues between Porto and Tours - work processes (contexts; concepts; and sculpture
approaches and practices)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal. École supérieure d’art et de design Tours Angers Le Mans, França
|
2020/02/11 | Lunch Tallk with Rute Rosas - Professor FBAUP, Artist - Sculptor | PCA Lunch Tallks
Klaus Fruchtnis (Paris, França)
|
2020/02/11 | Reciclar conocimientos y procesos en el arte contemporáneo. Recycle knowledge and processes in contemporary art | In I Jornada Internacional de Investigación en Arte y Reciclaje. JIIARE 2021
Grupo de Investigación UCM 970903 Arte, Tecnología y Compromiso Social (ARTECO) Facultad de Bellas Artes de la Universidad
Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2020/02/11 | An unaffordable repetition of ruthless cadence/Uma incomportável repetição de cadência impiedosa | Lunch Tallks Seminars. Convite de Klaus Fruchtnis, Diretor da Paris College Of Art
Paris College Of Art (PCA) (Paris, França)
|
2019/10/17 | Musas em Ação - espessura da [in]invisibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias" | Musas em Ação - espessura da [in]invisibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias
Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade
do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/31 | Monólogos Interrompidos com Miguel Bonneville e Pedro Arrifano + Lançamento de Livro Dissecação de um Cisne | Monólogos Interrompidos
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Teatro Municipal do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/02/15 | Agulha Guia – O PERCURSO E A OBRA DE ELIANE DUARTE | Agulha Guia – O PERCURSO E A OBRA DE ELIANE DUARTE
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/05/29 | C@rtas: escrita epistolar como ação performativa | O Lado Oculto da Investigação. Ciclo de Conferências Terças Feiras com Arte
Coordenação Científica Maria de Fátima Lambert. Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, C-R.L. Parceiros: InED; FCT;
P.Porto; ESE
|
2017/04/29 | O lado oculto da investigação. | Ciclo de Conferências: O lado oculto da investigação.
Cooperativa Árvore (Porto, Portugal)
|
2017/04/22 | Apelos da leveza e do silêncio: mergulhos profundos em direção a um possível centro | A Procura da Superfície: Apelos de Silêncio: Corpo, Arte, Invisibilidade. Comissão Científica: Carlos França, Hugo Monteiro,
Maria de Fátima Lambert
: NEAP [Núcleo Estudos de Artes e do Património] / inED Seminário [permanente] Procura da Superfície,2017. P.Porto. ESSE –
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto
|
2017/04/21 | Apelos da leveza e do silêncio: mergulhos profundos em direção a um possível centro | Congresso: Procura da superfície: "apelos do silêncio"
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | ATELIER [A]DIABÁTICO
Orientador de Alexandre Augusto Rodrigues da Costa
|
Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023 - Atual | Há de a ver, a existência para além da imagem: O enquadramento do outro na revelação do eu especular através da prática artística
em fotografia
Orientador de Leonardo Motta Campos
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | Non-discursive Practice in an Economy of Words
Orientador de Robert Wiley
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | Flexibilidade e Permanência - Uma Relação de Trocas Topológicas entre Têxtil, Plantas e Corpo
Orientador de Maria Isabel Felgueiras e Sousa Ouaresma Novais
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | CORPOS PLÁSTICOS, NATUREZA AMBÍGUA: UMA INVESTIGAÇÃO EM
ESCULTURA. Coorientador, com Hélio Fervenza, no âmbito do intercâmbio na modalidade doutorado sanduiche
Coorientador de Carolina Ciconet Marostica
|
Poéticas Visuais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais , Brasil |
2022 - Atual | Uma vontade inesgotável de infinito: da transmutação de
corpos na materialidade do tempo
Orientador de Grécia Paola Matos (bolseira FCT)
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha |
2022 - Atual | OS CORPOS DO MEU CORPO: o corpo-próprio do autor no campo artístico
Orientador de Rodolfo André dos Anjos Lopes
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | Poder em Trânsito: Sobre Mulheres em Espaços Públicos. Coorientador com Ana Sofia Lopes da Ponte
Coorientador de Izabel Barboni Rosa
|
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | FLAMULAICA - A bandeira enquanto motivo gráfico e simbólico na pintura figurativa
Orientador de Guilherme Sommermeyer
|
Artes Plásticas – Especialização em Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - Atual | Da Aporia na prática artística
Orientador de Martin Hernández Molin
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - Atual | Do corpo ao casulo: a exploração do casulo como lugar habitável e abrigo na metamorfose da matéria para a criação de um corpo
escultórico
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas – Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - Atual | Do cotidiano do doméstico na Escultura Contemporânea: Estudos e
reflexões para um projeto autoral
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - Atual | Do doméstico e da aparência na Escultura Contemporânea: Estudos de caso e reflexões para um projeto autoral
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - Atual | O Meu Jardim: Construção de Realidades, Um Projeto Escultórico e Autoreferencial
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - Atual | Construindo uma memória através da linha. Coorientador com Pedro Francisco Fernandes da Silva Maia
Coorientador de Bruna Lira Morena
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Desenho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - Atual | Plunging into the world of Sensorial Art in Search of Expanded Perspectives
Orientador de Tahira Karim
|
MFA in Transdisciplinary New Media (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2020 - Atual | A minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: do corpo no espaço e no tempo. Orientador com Francesca Rayner
Orientador de Jaqueline Lodi Moraes
|
Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - Atual | Corpos do Corpo: Permeabilidade, degeneração e mutação do corpo na prática escultórica
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - Atual | Fora do Mundo - a liminaridade como agente poético na prática artística
Orientador de Luiz Mauricio Barretto Alfaya
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - Atual | Uma Vontade Inesgotável de Infinito: Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral. Coorientador com Filipa Cruz
Coorientador de Grécia Paola Gouveia Matos
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - Atual | Da Coexistência dos Corpos: a sensação, o contacto e a intimidade como estímulos para a abordagem escultórica ao Corpo
Orientador de Sara Martins Gonçalves
|
Mestrado em Artes Plásticas - Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - Atual | Encontros da Espera: Apontamentos de uma estrutura Poética e a Plasticidade dos seus ensaios
Orientador
|
Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - Atual | Registos Fora do Formato
Orientador
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - Atual | O Scripto-Monumento como instauração poética e utópica - A monumentalidade na era da desmaterialização da arte. Coorientador
com José Guilherme Abreu
Coorientador de Maria Adélia Correia Oliveira dos Santos Costa
|
Arte e Design para o Espaço Público (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - Atual | Corpo Escultórico Mutante
Orientador de Nuno Cordeiro
|
Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - Atual | Estratificando o Tempo em Espaços: Explorações e práticas em Escultura
Orientador de Diana Cordeiro Seabra Pereira
|
Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - Atual | Arte Comida-Comida Arte - A utilização de produtos alimentares como meio na expressão plástica
Orientador de Maria Rita Amaral Carvalhas
|
Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - Atual | Incorporações Inomináveis
Orientador de Carolina de Albuquerque Gomes
|
Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2013 - Atual | Os lugares do espetáculo: a cenografia e as artes plásticas, diálogo com a criação musical do Serviço Educativo da Casa da
Música. Coorientadora com Hélder Jorge Maia Silva Moreira
Coorientador de Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira Ramos
|
Mestrado em Teatro - Especialização em Cenografia (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | FLAMULAICA - A bandeira enquanto motivo gráfico e simbólico na pintura figurativa
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2020/10/29 | A ENVOLVÊNCIA DA INVISIBILIDADE DO VAZIO: o movimento do corpo no espaço artístico contemporâneo
Orientador de Jaqueline Lodi Moraes
|
Mestrado em Estudos de Arte – Especialização em Teoria e Crítica da Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/10/14 - 2020/10/14 | Construíndo uma memória através da linha
Coorientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | A minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: do corpo no espaço e no tempo
Orientador
|
Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2020 | Do doméstico e da composição da aparência na Escultura Contemporânea
Orientador de Felipe Rocio
|
Mestrado Artes Plásticas - Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2020 | Realidades de Mundo Imaginário: Um Projeto Autobiográfico e Autoreferencial
Orientador de Marisa Lopes Grilo
|
Mestrado Artes Plásticas - Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2020 | Plunging into the world of Sensorial Art in Search of Expanded Perspectives
Orientador de Tahira Karim
|
Master in Transdisciplinary New Media (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2019 - 2020 | A minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: do corpo no espaço e no tempo
Orientador
|
Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Corpos do Corpo: Permeabilidade, degeneração e mutação do corpo na prática escultórica
Orientador de Bárbara Marques do Rosário
|
Mestrado em Artes Plásticas – Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Uma Vontade Inesgotável de Infinito: Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral
Coorientador de Grécia Paola Gouveia Matos
|
Mestrado em Artes Plásticas – Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | da Coexistência dos Corpos: a sensação, o contacto e a intimidade como estímulos para a abordagem escultórica ao Corpo
Orientador de Sara Martins Gonçalves
|
Mestrado em Artes Plásticas – Especialização em Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | da Coexistência dos Corpos: a sensação, o contacto e a intimidade como estímulos para a abordagem escultórica ao Corpo
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Corpos do Corpo: Permeabilidade, degeneração e mutação do corpo na prática escultórica
Orientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | Fora do Mundo - a liminaridade como agente poético na prática artística
Orientador
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Encontros da Espera: Apontamentos de uma estrutura Poética e a Plasticidade dos seus ensaios
Orientador de Soraia Alexandra Pinheiro
|
Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Encontros da Espera: Apontamentos de uma estrutura Poética e a Plasticidade dos seus ensaios
Orientador de Soraia Alexandra Pinheiro
|
Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Registos Fora do Formato
Orientador de Rebeca Marina Lewis Lopes
|
Desenho e Técnicas de Impressão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | Estratificando o Tempo em Espaços: Explorações e práticas em Escultura
Orientador
|
Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | Incorporações Inomináveis
Orientador
|
Escultura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Coordenação científica, organização e curadoria com Pedro Tudela. ¿Em residência ou talvez não!¿. Casa do Artista Jaime Isidoro (2018/06 - 2018/07)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2012 - Atual | Coordenação Científica. Escultura de Murais Cerâmicos cozidos em Fornos de Papel II. Formadora Sofia Beça. Formação Contínua (2012/09) | |
2011 - Atual | Coordenação Científica. Escultura de Murais Cerâmicos cozidos em Fornos de Papel I. Formadora Sofia Beça. Formação Contínua. Aprendizagem e elaboração de um projeto para um mural cerâmico de grande formato com respetiva maqueta m escala, executada em cerâmica e na aprendizagem da construção de fornos de papel para cozer as maquetas realizadas. Universidade Júnior (2011/09) | |
2022/04 - 2022/04 | Residência artística e formação Em Vidro Soprado - Estudantes do Mestrado em Artes Plásticas - - Marinha Grande - CENCAL Organização
e Tutoria aos estudantes da actividade Residência e formação em Vidro Soprado, 2022 com estudantes de 1º e 2º ciclos - LAP
e MAP (2022/04)
Oficina (workshop)
|
|
2022 - 2022 | Professor Proponente e Coordenador das Edições do Curso de Verão Na Pele do Escultor. Universidade Júnior. (2022) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2021/05 - 2021/05 | POLÍTICAS ESPÁÇIO-TEMPORAIS EM TORNO DA ARTE RELACIONAL. Comissão Organizadora: Domingos Loureiro, André Rangel, Rute Rosas (2021/05)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidad de Múrcia Facultad de Bellas Artes, Espanha |
2020/07/21 - 2020/07/22 | Sopro (2020/07/21)
Exposição
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2020/02/27 - 2020/03/03 | MAP.DESCONGELAR 0.2020 (2020/02/27)
Exposição
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019 - 2020 | Coordenação Científica. SHIBORI - desenhar por dobragem têxtil. Formadora: Isabel Ouaresma. Formação Contínua (2019 - 2020) | |
2018 - 2020 | Coorganização, Cocoordenação e Membro de Comissão Científica com Ana Sofia Lopes da Ponte do CEM – CORPO | ESPAÇO | MATÉRIA - Ciclo de Encontros do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) Apoios: i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade; FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT; Santander Universidades; Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP; Mestrado em Design da Imagem da FBAUP; Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP; Parceiros: ID+ e CITCEM (2018 - 2020) | |
2019/06/06 - 2019/06/12 | Tubo de ensaios 18_19, Mostra Curricular 3ª ano LAP Escultura (2019/06/06 - 2019/06/12)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019/06/11 - 2019/06/11 | Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo. Moacir dos Anjos. Moderação: Filipa Cruz. (2019/06/11 - 2019/06/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/06 - 2019/06 | Estação #2 - O Processo do Artista e a Experiência Incorporada: O que há numa Linha? Conversa sobre os processos, a natureza
e as funções associados ao desenho artístico e ao desenho técnico a propósito da residência artística de Helena Elias no Museu
de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Ana Tomé, Vasco Cardoso e a própria artista conversam sobre os
processos, a natureza e as funções associados ao desenho artístico e ao desenho técnico. (2019/06)
Seminário
|
|
2019/05/28 - 2019/05/28 | Master Class 5 Leituras sobre o Projeto Radionómada. “Uma viagem, Uma caminhada em rádio-mapa Península Ibérica (Barcelona-Porto)
de Rodrigo Paglieri (2019/05/28 - 2019/05/28)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Estação #2 - O Processo do Artista e a Experiência Incorporada ¿ Incorpus ¿ Inimigo de Todas as Construções Tendo como de
partida a obra multidisciplinar de Miguel Bonneville, com especial foco no seu mais recente projecto serial A importância
do Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da
arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens. (2019/05)
Seminário
|
|
2019/04 - 2019/05 | PROJETO RADIONÓMADA uma viagem, uma caminhada em rádio-mapa 1a edição: Península Ibérica (Barcelona-Porto). 30 abril, 16h-16h30:
Apresentação do projeto por Rute Rosas, Livraria i2ADS, FBAUP. 28 maio, 16h30: "Masterclass: 5 Leituras sobre o Projeto Radionómada"
com Rodrigo Paglieri, Rute Rosas, Miguel Carvalhais, Martí Peran, Pedro Tudela e Sofia Ponte. (2019/04/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/04/30 - 2019/04/30 | Apresentação Projeto Radionómada do Artista/Pesquisador Rodrigo Paglieri (2019/04/30 - 2019/04/30)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/04 - 2019/04 | Estação #2- O Processo do Artista e a Experiência Incorporada - Proposições de um Processo Artístico A pretexto do trabalho
de Claire Santa Coloma, Laura Castro, Cláudia Amandi e a própria artista conversam sobre alguns dos desafios, presentes e
passados, da sua atividade artística. (2019/04)
Seminário
|
|
2019/03 - 2019/03 | Residência artística e formação Em Vidro Soprado - Estudantes do Mestrado em Artes Plásticas - - Marinha Grande - CENCAL Organização
e Tutoria aos estudantes da actividade Residência e formação em Vidro Soprado, 2019 com estudantes de 1º e 2º ciclos - LAP
e MAP (2019/03)
Oficina (workshop)
|
|
2019/03 - 2019/03 | “Corpos do Corpo | Body of the Bodies”. InTrans-Europe Sculpture Express: Short Dialogues between Porto and Tours - work processes (contexts; concepts; and sculpture approaches and practices): Rute Rosas and Vincent Voillat (2021/03/09) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal École Supérieure d'Art et de Design Tours Angers Le Mans, França |
2019/02/15 - 2019/02/15 | O Percurso e a obra de Eliane Duarte (2019/02/15 - 2019/02/15)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal |
2019/01 - 2019/01 | Estação #1 - Get Hands Dirty - Artistas Plásticos Influenciadores Digitais. O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários
canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na
internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal Get Hands Dirty (f. 2015), atualmente
com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. (2019/01)
Seminário
|
|
2019 - 2019 | UmPontoDeSituação 18_19 – Exposição MAP – Escultura – 1º ano (2019 - 2019)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019 - 2019 | Coordenação Científica. Escultura e Ação do corpo como fundamento para expansões variadas. Formadores: Tales Frey. Formação Contínua (2019) | |
2019 - 2019 | MasterClass Monólogos Interrompidos com Miguel Bonneville, Pedro Arrifano e Rute Rosas + Lançamento de Livro Dissecação de um Cisne. Programa Paralelo. (2019/05/31) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Teatro Municipal do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Masterclass ¿Agulha Guia - O PERCURSO E A OBRA DE ELIANE DUARTE" (2019/02/15) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019 - 2019 | O Percurso e a obra de Eliane Duarte (2019/02/15)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Saco Azul, Maus Hábitos, Portugal |
2019 - 2019 | Função: Revisão por Pares/Peer Review
ICOCEP #2 International Congress on Contemporary European Painting (2019). Editora: I2ADS/ FBAUP-Instituto de Investigação
em Arte, Design e Sociedade / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-54703-1-0 (2019)
Congresso
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Proponente e Coordenador das Edições do Curso de Verão Na Pele do Escultor. Universidade Júnior. (2017 - 2019) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/11 - 2018/11 | Coordenação Científica. Estruturas em Malha: Flexibilidade e Transparência. Formadora: Isabel Ouaresma. Pós-Laboral. Formação Contínua (2018/11) | |
2018/11 - 2018/11 | Estação #1 — O Lugar do Som nas Artes Plásticas. Existe uma “arte sonora portuguesa” que fortalece o universo das artes plásticas
e que presentemente anima relevantes debates académicos relacionados com a experimentação sonora, veja-se a recente exposição
“Musonautas, Visões & Avarias. 1960-2010 5 décadas de inquietação musical no Porto”, na Galeria Municipal do Porto. Esta conversa
entre Hugo Oliveira e Rui Torres estará circunscrita na produção artística em Portugal, e no Porto em particular, a partir
da década de 1970. (2018/11)
Seminário
|
|
2018/10 - 2018/10 | Estação #1 — Earthworks e Obras de Arte: Criação e Destruição da Paisagem Americana. Eliana Sousa Santos e Inês Moreira irão
estar em conversa sobre determinados aspetos da recente viagem de Eliana Sousa Santos por obras de arte que deram visibilidade
em exploração industrial e militar dos desertos Great Basin, Mojave, Chihuahua e Sonora, nos EUA. (2018/10)
Seminário
|
|
2018/06/19 - 2018/06/30 | Em residência ou talvez não! – Mostra do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
(2018/06/19 - 2018/06/30)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2018/06/15 - 2018/06/20 | Tubo de ensaios - Mostra Curricular 3ª ano LAP Escultura (2018/06/15 - 2018/06/20)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/06/03 - 2018/06/03 | Efraín Almeida - Memória de Mão. Lição Plenária, CEM (Corpo-Espaço-Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS (2018/06/03 - 2018/06/03)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/06 - 2018/06 | Efraín Almeida - Memória de Mão. Lição Plenária, CEM (Corpo-Espaço- Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS (2018/06/03)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/03 - 2018/03 | Estação #0 – Efraín Almeida. A Memória da mão. A partir da exposição A Memória da Mão, de Efraín Almeida (Ceará, Brasil, 1964),
patente na Galeria MCO, no Porto, a propósito da sua mais recente Residência Artística no Espaço Maus Hábitos/Associação Saco
Azul, conversou-se sobre as relações que o artista brasileiro mantém com a cidade do Porto, os artistas portugueses e Portugal,
desde os anos 1990. (2018/03)
Seminário
|
|
2018/01/29 - 2018/01/29 | Filipa Cruz – as estratégias, a dúvida, a transdisciplinaridade e a solitude como condições de investi-gação (2018/01/29 - 2018/01/29)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/01/24 - 2018/01/27 | UmPontoDeSituação 17_18 – Exposição MAP – Estudantes do Estúdio MAP Escultura Escultura – 1º ano (2018/01/24 - 2018/01/27)
Exposição
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018/01 - 2018/01 | Filipa Cruz – as estratégias, a dúvida, a transdisciplinaridade e a solitude como condições de investigação (2018/01)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018 - 2018 | Residência Artística na Casa do Artista Jaime Isidoro, dos alunos do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes
da Universidade do Porto (2018 - 2018)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2017 - 2018 | GÉNERO NA ARTE. CORPO, SEXUALIDADE, IDENTIDADE, RESISTÊNCIA. Curadoria de Aida Rachena e Teresa Furtado Curadoria da representação
da FBAUP: Rute Rosas, Júlio Dolbeth e Luís Pinto Nunes. Artistas: Bárbara Rosário, Clara Não e Sebastião Costa
(2017 - 2018)
Exposição
|
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Portugal |
2017 - 2018 | Santa Clara 2nd Chance: Waking Up the Sleeping Giant. Workshop e Residências Artísticas em Santa Clara, Porto. Organização e Coordenação: Rute Rosas, Gabriela Pinheiro, Miguel Costa, José Carneiro, Norberto Jorge e Pedro Tudela (2017/04 - 2018/08) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2017/06/22 - 2017/06/28 | Tubo de ensaios 16_17- Mostra Curricular 3ª ano LAP Escultura (2017/06/22 - 2017/06/28)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/04/05 - 2017/04/17 | Manhattan Marxism / Wool Works / Exploitation / Strange Teaching / Wool Works / Exploitation”. Residência artística em contexto
académico partilhado entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Panorama Boa Vista (2017/04/05 - 2017/04/17)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Panorama Boa Vista, Portugal |
2017/04/07 - 2017/04/07 | Rainer Ganahl “strange teaching/ wool works exploitation. Lição Plenária, Manhattan Marxism WOOL WORKS/ EXPLOITATION Rainer
Ganahl (2017/04/07 - 2017/04/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal State Academy of Fine Arts Stuttgart, Alemanha |
2017 - 2017 | 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. Livro de Atas. Coord. Maria Manuela Lopes, Paulo Bernardino dos Santos, Suzete Venturelli e Cleomar Rocha. Edição. i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Editora | Publisher i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Depósito legal: 432104|17. ISBN eletrônico 978-989-99839-5-3 (2017) | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | #2 Sessões de Pesquisa NAD - Núcleo de Arte e Design. Livro de resumos. Editor: Instituto de Pesquisa em Arte, Design e Sociedade/Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto. Portugal. 1º edição. ISBN:978-989-99839-6-0 (2017) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2016 - 2017 | Coordenação Científica. POR UM FIO - DINÂMICAS DA LINGUAGEM TÊXTIL. Formadora: Isabel Ouaresma. Formação Contínua (2016 - 2017) | |
2016 - 2017 | Organização, coordenação científica, e docência partilhada com Mônica Cerrada Macias (Univ. Complutense de Madrid). Workshop de Modelado, Moldes y Reproduccíon de cabeças en pequeno formato. 40h total (2016/10 - 2017) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016 - 2016 | Coordenação Científica. Curso de Verão SHIBORI - desenhar por dobragem têxtil. ECTS 2,5 - Pós- laboral. Formação Contínua. (2016/05 - 2016/06) | |
2016 - 2016 | Conceção, Organização e Coordenação. Aula Aberta Margarida Reis - pedagoga e artista. O Universo Têxtil na sua vida e obra, com a presença da artista (2016/03) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta RELATION CITY Tessile contemporaneo a Bologna, com Vanna Romualdi (IT) – integrado nas atividades da UC Têxteis Construídos. (2016) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta Margarida Reis – pedagoga e artista. O Universo Têxtil na sua vida e obra, com a presença da artista. (2016) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Proponente e Coordenador das 4 Edições do Curso de Verão - Top Secret – Making Of. Universidade Júnior. (2013 - 2016) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2015 - 2015 | Coordenação Científica e Lecionação. Introdução m Moldagem - Curso Livre. Formação Contínua (2015/10 - 2015/11) | |
2015 - 2015 | Coordenação Científica. Têxtil- entre as tramas do desenho. ECTS 1,5. Formadora: Isabel Quaresma. Formação Contínua (2015/11) | |
2015 - 2015 | Aula Aberta com Cláudia Paim (BR), Dispositivos de registo da Performance - estudos de caso do Brasil e da América Latina (2015) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Vacinas do Pensamento, autor Diniz Cayolla Ribeiro
As Vacinas do Pensamento de Rute Rosas, 11 de Dezembro 2020, https://www.youtube.com/watch?v=vGDl5X96ST4&t=1s
Outro
|
Vacinas do Pensamento |
2019/03/08 - Atual | Colóquio e Debate. Representação da FBAUP Licenciatura em Artes Plásticas: Professora Doutora Rute Rosas; Licenciatura em
Design de Comunicação: Professor Doutor Pedro Amado. Escola Artística Soares dos Reis, Escola Secundária de Soares dos Reis
- Especializada de Ensino Artístico
Simpósio
|
A Presença da U.Porto nas Escolas |
2018/08/15 - Atual | Moderador: Henrique Silva
Oradores: Ágata Rodrigues, César Príncipe, Daniel Isidoro, Jaime Silva, João Santos, Rute Rosas, Silvia Garcia Gonzalez
Fórum Cultural de Cerveira
Simpósio
|
Debate “40 anos da Bienal de Cerveira - Falar do passado para projetar o futuro”
Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal
|
2017/06 - Atual | oMuseu FBAUP - e undoing – Sobre a obra de Franz West
Conferência
|
Short Talks DoIT
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016/10 - Atual | Moderação Maria de Fátima Lambert. Acerca da série de fotografias “Estatuária” de Helena Martins-Costa, Rute Rosas (FBAUP)
e Francisco Alves (diretor Teatro Plástico)
Simpósio
|
“Figuras Vestidas de Paisagem”. Ciclo de ações estéticas quase instantâneas – 10ª sessão Dupla
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal
|
2014/04 - Atual | Comunicação oral e Participação para constituição do Conselho Científico da Fundação Bienal de Cerveira, em representação
da FBAUP
Simpósio
|
Mesa Redonda O QUE É HOJE E QUAL O FUTURO DA BIENAL DE CERVEIRA
Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal
|
2013/06 - Atual | Mesa de debate: A experiência de investigação em Arte. Com Catarina Almeida e Cristina Mateus
Simpósio
|
1º Encontro de Investigadores em Arte e Intermedia
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2012/10 - Atual | Comunicação oral e debate na Conferência. Guimarães Capital Europeia da Cultura. Contextile 2012
Conferência
|
Arte Têxtil Contemporânea: que perspetivas? |
2012/05 - Atual | Aula Magna. I2ADS. Mesas Esféricas. Rute Rosas, Alexandre A. R. Costa - Do brilho para a sombra e daqui para todos quantos nos possam ver; Margarida Chambel e Nuno Oliveira – Epipiderme; Albuquerque Mendes, António Melo, António Olaio, Armando Azevedo, Gerardo Burmester e Pedro Tudela - Sobre o “Espectáculo de Variedades Artísticas para uma Escola de Belas Artes” (Grupo Missionário, 1983) | Sintoma nº0 - Mesa Esférica /Mostrar a Performance
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
2018 - 2018 | 40 anos 40 artistas | O ser (em) escultura com Rute Rosas
Exposição
|
40 anos 40 artistas | O ser (em) escultura com Rute Rosas
Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal
|
2018 - 2018 | Simpósio Arte&Sustentabilidade
Simpósio
|
Arte&Sustentabilidade
Zet Gallery, Portugal
Fibrenamics, Portugal Instituto para a Ciência e Inovação da Bio-Sustentabilidade - Guimarães, Portugal Universidade do Minho, Portugal Cup&Saucer , Portugal DST group, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Conversas com a Natureza através dos pigmentos das plantas: o
processo criativo com anthotype
Arguente
|
Daniela Corrêa da Silva Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2021/02/24 | Percursos Têxteis em confronto, continuidade e rotura
Arguente
|
Maria Dulce Fonseca Santana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | Dulce Santana e Maria Santana - Percursos Têxteis em confronto, continuidade e roturas.
Arguente
|
Maria Dulce Santana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/12/04 | Repetição: Moldes, Instrumentos e Oficio - O Passado Presente no Futuro. O vazio do molde como lugar do gesto de invenção
do autor-técnico, uma escultura limiar
Presidente do júri
|
Alcides Manuel Silva Pereira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/12/02 | O Sentimento como forma de expressão na pintura de Auto-Retrato
Presidente do júri
|
Madalena Maria Ribeiro Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/11/27 | El concepto de Sublime, para hablar de religión en la pintura a partir del siglo XXI
Presidente do júri
|
Francisco António Badilla Briones (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/11/12 | Fantasy and Internalization of Daily Life Experience_ A Conceptual Approach to Sculpture
Presidente do júri
|
Yuga Hatta (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/11/11 | Como as formas vestimentares ajudam a transformar o ser humano em sua relação com a força do desconhecido? Um diário de auto-bestialização
Presidente do júri
|
Svenja Reinebeck (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/11/06 | Colecionar, Moldar e Seriar no processo e discurso artístico - Análise prática e conceptual sobre a disfuncionalidade
Presidente do júri
|
Ricardo João Pinho Martins (Mestrado)
Biblioteca Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2020/05/06 | Plunging into the world of Multisensorial Art in Search of Expanded Perceptions
Orientador
|
Tahira Karim (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2020/05/06 | Participating in Doug Aitken's Places: A Study of Temporal Experience in Contemporary Places
Arguente
|
Collin Volpe Kluchman (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2020/05/06 | Charting Artistic Rigor: How three new media artists advance Wassily Kandinsky's theories on abstract painting and harness
technology as a form of artistic expression
Arguente
|
Jonathan Dulay Brandel (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2020 | Screen-Viewer Relationships and Embodiment in Doug Aitken’s Screen-Based Installation Artworks
Arguente
|
Collin Kluchman (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2020 | Charting Artistic Rigour. How Kandinsky influences three twenty-first century artists
Arguente
|
Jonathan Brandel (Mestrado)
Paris College of Art, França
|
2019/10/29 | O Exercício da Escultura e do Desenho - Relações operativas de uma geometria comum
Presidente do júri
|
João Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/10/28 | Ver mal e não ver tudo: Uma perspetiva escultórica sobre o corpo-próprio dentro do acto de ver
Presidente do júri
|
Beatriz Bizarro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/10/25 | Arte e Resistência: Por uma reclamação da Vida
Presidente do júri
|
Inês Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Entrelaçar/Cestaria Portuguesa: intersecções entre artesanato e arquitectura
Arguente
|
Natacha Filipa Pinheiro Batista (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
2017 | Sentidos os Sentidos - Estratégias para intensificar a experiência sensorial através do design e da arte no espaço urbano
Arguente
|
Carlos Eduardo da Costa Oliveira Pedreiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 | : Narrativas Espaciais - O corpo na arte no espaço público
Arguente
|
Catarina Ferreira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 | É Eterna - O Círculo como Mundo Sensível
Arguente
|
Isabel Gonçalves Andrade (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 | Atmosfera arquitectónica como medio de experimentación artística : caso en museu de Aveiro Santa Joana Princesa
Arguente
|
Ricardo Chaves Hernández (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | : Jogos Poiéticos: análise e experimentação do jogo como rememoração no processo artístico
Vogal
|
Miguel Luiz Ambrizzi (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014 | Intervenções no quotidiano como ferramenta de consciencialização
Arguente
|
Filipa Alexandra Viana de Barros Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2013 | Os materiais têxteis no objeto artístico: a sublimação dos sentidos
Arguente
|
Ana Paula Garcês Carvalho de Sousa e Costa Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - Atual | Reitoria da Universidade do Porto. Escola Superior de Edução do Porto | |
2019 - 2019 | ICOCEP #2 – International Congress on Contemporary European Painting | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto |
2018 - 2018 | Ciclo de Encontros CEM – Corpo Espaço e Matéria | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
2017 - 2017 | 6º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - 2023 | Fellowships Programme of “la Caixa” Foundation. Especialista convidada – Arte e Design. Seriação e Avaliação de Candidaturas
para Postgraduate Abroad Fellowships Programme. Este programa inclui candidatos de todo o mundo que concorrem a bolsas de
estudo em Programas de Mestrado e Doutoramento disponíveis mundialmente. Atribuição final de 3 a 5 bolsas.
Especialista
|
Fundação 'la Caixa' |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Consultora e membro da equipa - LAGARTOS À TARDE - A ARTE COMO AGENTE ATIVADOR DE OFÍCIOS E TRADIÇÕES. Prémio “Arvore das Virtudes” edições 2021 e 2022 – consultadoria na realização do regulamento do concurso e membro do júri de seleção e premiação, endereçado a estudantes que frequentem Universidades e Escolas Superiores do território nacional com oferta de programas em Artes Plásticas e/ou Artes Visuais – finalistas de licenciatura e inscritos em programas de mestrado e doutoramento. Com atribuição de Prémio Árvore da Virtudes | Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL , Portugal |
2018 - Atual | Consultora – Programadora. FBAUP. XX Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira | Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2017 - Atual | Consultora – Programação. XIX Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira. Participação do Doutoramento em Artes Plásticas (DAP) FBAUP | Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2012 - 2021 | Membro da comissão consultiva artística. | Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2019 - 2019 | Supervisão de Investigação Predotoral: María Luz Ruiz Bañón. Belas Artes | Universidade de Murcia. Fundación Séneca, Espanha Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018 - 2019 | Elaboração de relatórios ou pareceres técnicos a entidades externas - Relatórios e pareceres técnicos no âmbito da planificação de atividades da Casa das Artes do Bonfim. | Junta de Freguesia do Bonfim, Portugal |
2016 - 2019 | Consultadoria e Programação. Representante da FBAUP nomeada para encetar relações institucionais com a Junta de Freguesia do Bonfim. Participação em diversas reuniões com o Presidente e responsáveis pela cultura e ação social. Realização de Proposta de Programa de atividades para a Casa das Artes do Bonfim. FBAUP e Associação Pele. Plano de atividades com a comunidade – formações, workshops. Realização do edital para Concurso de Intervenção Artística na Junta de Freguesia do Bonfim para estudantes da FBAUP | Junta de Freguesia do Bonfim, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão Científica do Seminário: Musas em Ação III - Espessuras da [In]Visibilidade: Espaços, Passos e Ritmos. Comissão Organizadora: Hugo Monteiro - ESE-P.Porto/ IF-FLUP; Marco Gabriel - Reitoria Universidade Porto; Maria de Fátima Lambert - InED-ESE-P. Porto; Marinela Freitas - ILCML-FLUP; Catarina Sampaio -InED-ESE-P.Porto. Parceria: InED (Centro Investigação e Inovação em Educação)/ ESE -P. Porto; Casa Comum -Reitoria da UP; ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa) FLUP | |
2021 - Atual | Membro da Comissão Científica do Projeto de Investigação A [In]Visibilidade da Mulher na História: pensamento, ideias e obras.
Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) linha de Investigação Cultura, Artes e Educação. Financiamento InED-FCT:
Refª inED/2018/3.
Membro
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal Reitoria da Universidade do Porto, Portugal |
2021 - Atual | Membro da Comissão Científica do Seminário: Musas em Ação II. Espessuras da [In]Visibilidade. Investigação sobre personalidades, obras e ideias. Comissão Organizadora: Hugo Monteiro –ESE-P.Porto/ IF-FLUP; Marco Gabriel –Reitoria Universidade Porto; Maria de Fátima Lambert –InED-ESE-P. Porto; Marinela Freitas –ILCML-FLUP; Catarina Sampaio -InED-ESE-P.Porto. Parceria: InED (Centro Investigação e Inovação em Educação) / ESE -P. Porto. Casa Comum - Reitoria da UP; ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa) FLUP. | Reitoria da Universidade do Porto, Portugal Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2021 - Atual | Membro da Comissão Cientifica e grupo de trabalho Guião para a autoavaliação ACEF/2122/1500117 do Mestrado em Artes Plásticas.
Resultado. – Acreditação por 6 anos a partir de 31.07.2022 (anexos) (27.02.2022) ACEF/2122/1500117. Decisão do Conselho de
Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (CA)
Membro
|
|
2020/11/21 - Atual | Diretora do Departamento em Artes Plásticas
Diretor
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2020 - Atual | Membro da Comissão Cientifica e grupo de trabalho para Alteração da estrutura curricular do Mestrado em Artes Plásticas, ao
abrigo da autonomia da UP. Aprovado por Despacho reitoral (anexo). Reitoria da Universidade do Porto.
Remetida m Direção-Geral do Ensino Superior em 16 de junho de 2020 e registada em 07 de julho de 2020 sob o nº R/A-Cr 59/2016/AL01,
de acordo com o estipulado na alínea a) do nº. 1 do artigo 76º-B do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, na redação dada
pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto.
Membro
|
|
2018/05/28 - Atual | Membro do Conselho de Representantes
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2018 - Atual | Membro da Assembleia de Representantes
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/01/19 - Atual | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Artes Plásticas
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017/01/13 - Atual | Membro do Conselho Cientifico
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017 - Atual | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Artes Plásticas - MAP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016 - Atual | Membro Conselheiro do Departamento de Artes Plásticas
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2015 - Atual | Membro do Conselho Científico da FBAUP
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2012 - Atual | Membro da Comissão Científica da Licenciatura em Artes Plásticas - LAP - FBAUP
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019/06/03 - 2019/06/03 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS: “Helena Elias / O Processo do Artista e a Experiência Incorporada:
O que há numa linha?”
Coordenador
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/05/20 - 2019/05/20 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS:“Miguel Bonneville / O Processo do Artista e a Experiência Incorporada:
Incorpus - inimigo de todas as construções
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/04/29 - 2019/04/29 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria), ciclo de Encontros do I2ADS: O Processo do Artista e a Experiência In-corporada: Claire de Santa
Coloma / Proposições de um Processo Artístico
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2019/01/28 - 2019/01/28 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria), ciclo de Encontros do I2ADS: Get Hands Dirty, Artistas Plásticos in-fluenciadores digitais
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/11/19 - 2018/11/19 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS. 2ª Estação: “O Lugar do Som nas Artes Plásticas
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018/10/22 - 2018/10/22 | CEM (Corpo-Espaço-Matéria) – ciclo de Encontros do I2ADS. 1ª Estação “Estação 1: Arte, Cultura, Tec-nologia e Sociedade —
encontro entre Eliana Sousa Santos, Inês Moreira e Sofia Ponte
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | The Largo Open Call 2023. The largo. Home Of Porto. open call. The Largo Spring Exhibition 2023. Porto and Copenhagen. Portugal and Denmark. | |
2022 - Atual | 2º Concurso Artes Visuais ÁRVORE DAS VIRTUDES 2022 – Prémio Árvore da Virtudes e Aquisição e Distinção Árvore das Virtudes. | Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL , Portugal |
2021 - Atual | 1º Concurso Artes Visuais ÁRVORE DAS VIRTUDES 2021 – Prémio Árvore da Virtudes e Aquisição e Distinção Árvore das Virtudes. | Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL , Portugal |
2020 - Atual | Estados da Água - Descongelar – edições bianuais Concepção Rute Rosas. DESCONGELAR 0.2020 - Programa de Residências Artísticas de estudantes do MAP - FBAUP&MAP. DESCONGELAR 0.2020 Exposição de Artes Plásticas em Gelo Organização e Produção - MAP - FBAUP - Diamond-Pure-Clear-Ice. Mestrado em Artes Plásticas - MAP. Equipa Docente FBAUP - Francisco Laranjo (Diretor do MAP); Rute Rosas (CCMAP - Escultura); Filipa Cruz (MAP - Escultura); Norberto Jorge (MAP - Escultura). Equipa Técnica FBAUP - Carlos LimaDiamond; Pure-Clear-Ice - James Diamond. | |
2015 - Atual | Concurso internacional XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: OLHAR O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO | Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
2009 - Atual | Concurso internacional XV Bienal Internacional de Arte de Cerveira: A Cultura do Poder ou o Poder da Cultura | Fundação Bienal de Artes de Cerveira, Portugal |
Distinções
Prémio
2021 | Menção Honrosa: Narrativas de Janeiro do coletivo composto por Rute Rosas, Cristiana Felgueiras e Rodrigo Paglieri
6ª edição do Concurso de Arte Pública VIArtes, Portugal
|
2020 | Menção Honrosa: O Jardim da Soenga – Concurso de Ideia Monumento ao Oleiro: Memória e Materialidade na Olaria Negra de Molelos
Câmara Municipal de Tondela, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2005 | Bienal Internacional de Artes Plásticas - Prémio Vespeira |
2005 | Prémio XIII Bienal Cerveira |
1997 | CER.TA.ME |
1996 | Prémio Fundação Eng. António de Almeida |
1994 | Concurso Nacional de Jovens nas Artes
ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
|
Outra distinção
2024 | Coleções e Instituições onde a sua obra se representa – Portugal: Museu do Estuque; Fundação P.L.M.J.; Fundação António Prates; A.N.J.E. Portugal; Museu de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira; Câmara Municipal de Abrantes |
2024 | Coleções e Instituições onde a sua obra se representa – Portugal: Câmara Municipal de Cinfães; Câmara Municipal das Caldas da Rainha; Universidade do Porto; DSTgroup. |
2024 | Coleções e Instituições onde a sua obra se representa – Brasil: Prefeitura do Rio de Janeiro; Coleção Fabio Szwarcwald. |
2024 | Coleções e Instituições onde a sua obra se representa – Espanha: Museu Quiñones de León. Jardins del Pazo Quiñones de León. Concello de Vigo |
2024 | Coleções e Instituições onde a sua obra se representa – Itália: Comune di Manciano |
2022 | Palma, Francisco. “Os espaços sem fins lucrativos e os apoios às artes visuais”. In AbrilAbril. Opinião| Artes Plásticas. 22-11-2022 |
2022 | Paglieri, Rodrigo. “Olhar sobre a impermanência da paisagem”. Capitulo livro In Do Não-Dizível. Rute Rosas. (2022): 21-43. Editor / Publisher GET HANDS DIRTY. 2022. Depósito Legal: 508983/22. ISBN 978-989-33-4114-8 |
2022 | Almeida, Paulo Freire de, “Do Não-Dizível, Exposição de Rute Rosas. O espaço entre as palavras”. Capitulo livro In Do Não-Dizível. Rute Rosas. (2022): 45-58- Editor / Publisher GET HANDS DIRTY. 2022. Depósito Legal: 508983/22. ISBN 978-989-33-4114-8 |
2022 | Tormo, Enric. “¿Qué espacio ocupas? ¿Dónde te sustancias?”. Capitulo livro In Do Não-Dizível. Rute Rosas. (2022): 61-70. Editor / Publisher GET HANDS DIRTY. 2022. Depósito Legal: 508983/22. ISBN 978-989-33-4114-8 |
2021 | Barquinha, Tiago. “Braga em Obras. O projeto que agrega a arte em espaço público espalhada pelo concelho”. 2021. RUM |
2021 | “Artistas descobriram mais de mil obras de arte numa visita ao campus dstgroup” 2021-11-09. Correio do Minho. Braga. |
2021 | Gonçalves, Rui. “Câmara de Caminha reúne especialistas em debate online no Dia Mundial da Arte”. Rádio Alto Minho |
2020 | Castro, Laura. “Intimate and Political – Uses of Embroidery and Textile in Contemporary Portuguese Art”. In H-ART. Revista de historia, teoría y crítica de arte 6 (2020): 150-179. http://dx.doi.org/10.25025/hart06.2020.09 |
2020 | Alves, Francisco, “TEATRO PLÁSTICO – 20 ANOS”. Edição bilingue. Coleção: Álbuns, 194. Apoio Ministério da Cultura/DGArtes. Edição Afrontamento. ISBN: 978-972-36-1760-3 |
2019 | Lambert, Fátima. “21st Studiolo – drawing and affinities/ Studiolo XXI - desenho e afinidades”. In Studiolo XXI - desenho e afinidades, 13-37. 131. Évora, Portugal: FEA, 2019. DEPÓSITO LEGAL: 460207/19. ISBN 978-972-8854-85-0 |
2019 | “Frevo do Recife chega ao Porto em filme de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca”. 5 Sentidos. Agência Lusa. 11.06.2019. Diário de Noticias. |
2018 | Penteado, Filipa. “Simpósio de Arte & Sustentabilidade: algures entre o concreto e o poético”. 68-73. In Umbigo Magazine #66. Setembro 2018. Umbigo Edições Lda. Lisboa. Depósito Legal 260003/07. ERC:124054. ISSN: 1645-4804 |
2017 | Tormo, Enric. “No leer. Por si acaso en voz baja”. In Da Leveza e do Silêncio... Rute Rosas, 4-7. Editor: Museu Nogueira da Silva / Universidade do Minho (2017). ISBN: 978-972-8340-19-3 |
2017 | Lambert, Fátima. “Agora ele está pensando”. In Da Leveza e do Silêncio... Rute Rosas, 8- 12. Editor: Museu Nogueira da Silva / Universidade do Minho (2017). ISBN: 978-972-8340-19-3 |
2015 | Abbiatici, Elena Giulia. “Valise Diplomatique Low Cost”. In Arshake - Reinventing Technology. In focus © ARSHAKE | ISSN 2283-3676. 28/07/2015 Silva, Samuel. ”Semtido” In rrrpostar. Rute Rosas. Poste_ Matosinhos#2. 2015. |
2014 | Lambert, Maria de Fátima. “Fortuna e Magnetismo depois do Sono, obras descansando nas salas e jardim da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio”. CMMOS - Casa Museu Marta Ortigão Sampaio. 2014 |
2013 | Lambert, Maria de Fátima; Monteiro, Rita Xavier. “Um retrato quase apagado”. 80-87,113. In XVII Bienal de Cerveira. ISBN 989-98515 Depósito Legal 362648/13 |
2010 | Carvalho, Leidiane. ”Mônadas”. In Sobre ilhas e pontes. Galeria Cândido Portinari – Rio de Janeiro – Brasil, 2010, p.8. |
2009 | Casares, Nilo; CARAMÉS, Anxela, In Outonarte 09 Irmos de escaparates. Edição bilingue. A Coruña. Espanha. Alva Gráfica. 2009. 12-18, 86–95,171. Concellaría de Cultura. Concello da Coruña. Espanha. (Catálogo bilingue) ISBN: 978-84- 95600-72-1 |
2008 | Baeta, João. “Dois dedos de conversa com aqueles que não sabem e aqueles que acreditam que “não há príncipe azul no elefante cor-de-rosa”, In Não há príncipe azul no elefante cor-de-rosa. Espaço Ilimitado. Porto. 2008 |
2008 | Ballester, Enric Tormo, “…Gostava que tu escrevesses, porque conheces todo o meu processo, porque não devo escrever nesta
altura (a tese não o permite, a censura não me permite mostrar textos, para já)”. In Não há príncipe azul no elefante cor-de-rosa
Espaço Ilimitado, Portugal
|
2008 | Cocchiarsle, Fernando. “Entre o corpo e a paisagem”. Rio de Janeiro, Abril de 2004 , texto escrito para o Projeto online Anamnese 1A+1P+1A (um artista+uma peça+um autor). In Respira…, Museu da Bienal de Cerveira, catálogo bilingue. ISBN 978-989-95941-0-4 |
2008 | Lambert, Maria de Fátima, “…poucos existem que ainda saibam…” In Respira…, Museu da Bienal de Cerveira. 16,17. Catálogo bilingue, Vila Nova de Cerveira, Projecto - Núcleo de Desenvolvimento Cultural, 2008. Depósito Legal 282386/08 ISBN 978-989-95941-0-4 |
2006 | Vaz, Suzana. “Água de Colónia”. In Água de Colónia. Galeria Virgílio. S. Paulo. Brasil. 2006 |
2006 | Reis, Paulo. “Pele como testemunha de uma história comum a todos”. In Água de Colónia, Galeria Virgílio, S. Paulo, Brasil, 2006 Azevedo, Andreia. “Rute Rosas – 10 Mandamentos”. In Jornal Público, 5 de Outubro de 2006 |
2006 | Synek, Manuela. “Rute Rosas - Da pele ao corpo se chega ao do outro”. In Revista Umbigo nº 17. 36-37. Umbigo Edições Lda. Lisboa. Depósito Legal 243369/06. ICS 124054. ISSN 1645-4804 |
2005 | Vaz, Suzana, “São Rosas, Senhor!”. In São Rosas, Senhor!. Galeria SMS – Museu Sociedade Martins Sarmento – Guimarães. 2005 |
2005 | Pérez, Miguel von Hafe. “Da Afectividade enquanto processo”. In Pele de Embrulho. Galeria Sopro – Lisboa, 2005 |
2005 | Vaz, Suzana. 34-35. In IMAN – Intermédia, Multimédia, Acção, Nada – Projecto transdisciplinar. Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, 2005 |
2005 | Cunha, Secundino. “ARTE – Jovens Brilham na Bienal de Cerveira”. In Correio da Manhã. 26-27. 13 de Setembro de 2005 |
2004 | Vaz, Suzana. “O ícone é o que fica do devaneio”. In Faço de conta que és tu… , cat. edição em Português, Inglês e Alemão, Galeria 35, Berlim, Alemanha, apoios: Fundação Luso-Americana, Fundação Calouste Gulbenkian e IA - Instituto das Artes, 2004 |
2003 | Reis, Paulo, “Por Fim”. In Por Fim. Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho/ Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro. Brasil. 2003 Martins, Celso. “Rute Rosas”, In Arte Y Parte nº41, Revista de Arte – España, Portugal y América, Outubro/Novembro 2002, p.142 |
2002 | Silva, Paulo Cunha e. “Portugal/Brasil no trânsito dos corpos”, In 4 Elementos – Arte Contemporânea Portuguesa e Brasileira. Comissário Albuquerque Mendes. Casa Municipal da Cultura, Cantanhede, 2002 |
2002 | Lambert, Maria de Fátima, “Peut-être des nus « dans la forêt …, CORPOS (i) Ltds. “ In 47º Salon e Montrouge – Salon Européen des Jeunes Créateurs. Paris. Barcelona. Amarante. E(co)print |
2002 | Ragaglia, Letizia, “Ti Marchio con il tuo Marchio“. In Quattro Venti: Una terra il suo respiro i suoi odori. Comune di Manciano. Provincia di Grosseto. Itália. 2002 |
2002 | Vaz, Suzana, “Dentro de Mim. Rute Rosas“. Setembro de 2002. In Dentro de Mim, cat. bilingue, Galeria Canvas, Porto, 2002 |
2002 | Cardoso, João Sousa, “Algumas questões em torno da Investigação Sensorial“. In Dentro de Mim. cat. bilingue, Galeria Canvas, Porto, 2002 |
2002 | Silva, Helena Teixeira da. “A rua das galerias de arte o Porto - Dentro de Mim, Rute Rosas”. In Jornal de Notícias, 13 de Outubro de 2002, pp.38,39 |
2002 | Martins, Celso, “Em todos os sentidos - Trajecto interactivo. Dentro de Mim”. In Suplemento Cartaz, Jornal Expresso, 12 de Outubro de 2002. p.30. |
2002 | Rafael, Antónia Andreia, “Inaugurações simultâneas nas galerias portuenses”. In Público, 28 de Setembro de 2002. |
2002 | Almeida, Bernardo Pinto de, In TRANSIÇÃO – ciclopes, mutantes, apocalípticos – a nova paisagem artística no final do século XX. Coleção Arte e Produção, Assírio & Alvim editores. 2002. pp.173, 233, 259, 271, 326 |
2002 | Simões, Manuel Sobrinho e CARDOSO, Rui Mota. “À altura das ideias do nosso tempo”. In Os Outros Em Eu – O Estranho Terrível Outro, IPATIMUP - BIAL – Porto 2001, Introdução. |
2001 | Cardoso, João Sousa. “Se Beuys Conhecesse os Índios da Meia-Praia”. In Alquimias - Dos Pensamentos das Artes. Tempo de Afirmação para Novos Criadores, livro publicado no âmbito dos Encontros de Arte para Coimbra, Publicações Farmácia Portuguesa |
2001 | Cardoso, João Sousa. “A Utopia no Domínio das (Infinitas) Possibilidades Reais”. In Alquimias - Dos Pensamentos das Artes. Tempo de Afirmação para Novos Criadores, Encontros de Arte para Coimbra, Publicações Farmácia Portuguesa |
2000 | Almeida, Bernardo Pinto de. “Rute Rosas. A Terra Vista da Lua”. In Jornal de Notícias. Jornal diário, 27 de Novembro de 2000. Porto |
2000 | Cardoso, João Sousa. “A forma é o mal da matéria”. In Mamã, deixa-me andar de escultura!?, cat. bilingue, Galeria Serpente, Porto, 2000, pp.3-6 |
2000 | CARDOSO, João Sousa. “Paglia Obscena: Géneros Sexuais, Paganismo, Erudição e Cultura de Massas”. In Arritmia – as inibições e os prolongamentos do Humano, 2000, pp.26-28 |
2000 | Almeida, Bernardo Pinto de. ”Alguns temas actuais”. In III Bienal de Arte AIP’98 Comemorações dos 150 anos - As escolhas dos Críticos e Arte Contemporânea, Catálogo, 1998, pp.86,87 |