Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- MARIA ISABEL DIAS DE CARVALHO NEVES CABRITA CONDESSA
Nomes de citação
- Condessa, Maria
- Isabel Condessa
- Isabel Cabrita Condessa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4F1A-C654-E6EC
Endereços de correio eletrónico
- maria.id.condessa@uac.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 296650000 Ext.: +161/+168 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 966631243 (Pessoal)
Moradas
- Universidade dos Açores.. Rua da Mãe de Deus , 9501-855, Ponta Delgada (Açores), Ponta Delgada, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/10/12
Concluído
|
Ciências da Educação - Metodologia do Ensino (Educação Física) (Título de Agregado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1999/07/26
Concluído
|
Ciências da Educação - Metodologia do Ensino (Educação Física) (Doutoramento)
Especialização em Ciências de Educação
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The Organization of Motor Tasks and Learning. Study of the Initial Level of Motor Skill and of the Struture of the Task in
a Unit of Teaching"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção e Louvor |
1989 - 1993/07/02
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (APCC) (Outros)
Especialização em Educação - Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas
Universidade dos Açores, Portugal
|
Muito Bom e Louvor |
1986
Concluído
|
Licenciatura em Educação Física (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Physical Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom (15 v.) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/15 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1999/07/27 - 2020/09/14 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1993/07/03 - 1999/07/27 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1989/11/01 - 1993/07/02 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1985/10/01 - 1989/10/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/04/11 - 2015/04/20 | Director de Unidade Orgânica | Universidade dos Açores, Portugal |
2001/02/01 - 2003/02/01 | Director de Unidade Orgânica | Universidade dos Açores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2014 | GRUNDTVIG PROJECT: EBM (European Bank of Memories) - _ Education and Culture Lifelong Learning Programme, n.º 2012-1-ES 1-
GRU06-5371-3
Investigador
|
Concluído
|
2007/05/05 - 2010/05/04 | PROJECTO PIRATA- CB: Projecto de Investigação de Recolha e Análise de Tradições Açorianas: A Cultura do Brincar
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2004 | INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. UM ESTUDO NAS ESCOLAS DOS AÇORES
Projecto POCTI/CDE/41011/2001
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/01 - 2003/12 | CRENÇAS DE PROFESSORES E DE ALUNOS SOBRE O COMPORTAMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. UM ESTUDO NOS
AÇORES
4
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | DESpertar
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Governo dos Açores, Portugal |
Governo dos Açores
Em curso
|
2014/03/01 - 2016/09/30 | ANÁLISIS DEL IMPACTO SOCIAL QUE EJERCEN LAS INFRAESTRUCTURAS DEPORTIVAS PÚBLICAS EN LA MEJORA DE LA CALIDAD DE VIDA, SALUD
Y BIENESTAR DE LA POBLACIÓN RESIDENTE EN CAPITALES COSTERAS
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Las Palmas - España , Espanha
|
UE/EU - FEDER/ ERDF Y Programa MAC 2007-2013
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/12 | Reflexões sobre a Cultura Lúdica da Infância | Seminário Direito ao Tempo Livre, Lazer e Cultura de Crianças e Jovens
Rede Municipal CATL/ A Ponte Norte – Cooperativa de Ensino e de Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL/ Câmara Municipal da
Ribeira Grande (Ribeira Grande)
|
2022/11 | Crianças Livres nos Sonhos E Brincadeiras nas Atividades de Animação - Analisando Diferentes Perspetivas Através Do Focus Group | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Educação Física e Desporto, da Universidade da Madeira (Funchal )
|
2022/10/28 | Tempos livres de recreio escolar na infância. O ambiente natural com palco de bem-estar | XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade do Algarve - Faro (Faro )
|
2022/09/10 | O Papel da Prática Desportiva das Crianças Açorianas - incluído no Painel Motivação, Resiliência e Desenvolvimento Positivo nas Crianças Açorianas | Congresso Internacional “Despertar no Combate à Pandemia Motora”
Projeto de Investigação Científica DESpertar e Governo Regional dos Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2022/03/25 | Vamos Todos Ficar Bem! Reflexões sobre a Cultura Lúdica da Infância. Do caleidoscópio ao Arco-Íris. | 1.º Encontro de Direito (Em) Direito – Passado, Presente e Futuro do Verbo Brincar
Instituto de Apoio à Criança dos Açores (Ponta Delgada )
|
2022 | Análise de perspetivas e práticas de docentes acerca do recurso a jogos no(s) espaço(s) de aprendizagem escolar | XXIX Colóquio Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea da AFIRSE. U. Lisboa, Lisboa.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11 | Comunicação Oral no Simpósio: Saúde, motricidade e sexualidade, na infância e adolescência, na pandemia e na deficiência | XXX Congreso Internacional de Psicología y Educación INFAD “La Preocupación por el otro y la Psicología Positiva”
Universidad de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
|
2021/11 | Práticas de Atividade Física On-line com Crianças de 1.º CEB em contexto de estágio | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Educação Física e Desporto, da Universidade da Madeira (Funchal )
|
2021/11 | A Perspetiva de Pais sobre a Prática de Movimento de Crianças em Contexto de Pré-escolar e 1.º CEB | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Educação Física e Desporto, da Universidade da Madeira (Funchal )
|
2021/09 | Educação Física em Portugal: Discursos e Práticas rumo à Inovação | XV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil. (Curitiba , Brasil)
|
2021/09 | Educação Física em Portugal: Discursos e Práticas rumo à Inovação - incluído na Mesa Redonda: Panorama da Educação física escolar no Brasil, Portugal e Espanha ” | , Inspirações, espaços e tempos da educação do XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; VIII Seminário Internacional
sobre Profissionalização Docente; VI Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividadee Educação – SIRSSE
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Curitiba , Brasil)
|
2021 | A Atividade Física infantil em tempos de pandemia : das conceções às práticas | Desporto e Ciência 2021
Departamento de Educação Física e Desporto, da Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
|
2021 | Práticas Físicas, Lúdicas e Desportivas. Análise de (Des)Empenhos na Escola do 1.º Ciclo dos Açores | Desporto e Ciência 2020
Universidade da Madeira, Portugal (Madeira, Portugal)
|
2021 | Práticas de Atividade Física On-line com Crianças de 1.º CEB em contexto de estágio | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade da Madeira, Portugal (Funchal , Portugal)
|
2021 | A Perspetiva de Pais sobre a Prática de Movimento de Crianças em Contexto de Pré-escolar e 1.º CEB | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade da Madeira, Portugal (Funchal , Portugal)
|
2021 | Estar bem e ser ativo: impacto de um período de confinamento em jovens açorianos | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade da Madeira, Portugal (Funchal , Portugal)
|
2021 | Imagem Corporal, Autoestima e adesão à Atividade Física: um estudo com jovens em período COVID-19 | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade da Madeira, Portugal (Funchal , Portugal)
|
2021 | Crianças Livres nos Sonhos e Brincadeiras nas Atividades de Animação - Analisando Diferentes Perspetivas Através do Focus Group | XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Universidade da Madeira, Portugal (Funchal , Portugal)
|
2020/11 | (In)Formação para o Ensino das Expressões na Escola! Balanço de uma Estagiária sobre Políticas, Conceções e Práticas |
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia (Aveiro)
|
2020 | O Potencial Educativo da Educação Física e Desporto Escolar numa Escola Interativa | Refletir o Ensino-Aprendizagem na Educação Física - da excelência das práticas à regulação da transformação social
Universidade da Madeira, Portugal (Madeira, Portugal)
|
2020 | A educação dos tempos livres das crianças e jovens, na promoção do bem-estar, recreação e lazer | XXVII Colóquio Educação e Bem-Estar da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020 | As práticas integradoras de aprendizagem através do movimento - Uma reflexão em contexto de estágio pedagógico no 1.º Ciclo | XXVII Colóquio Educação e Bem-Estar da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Importância de Hábitos de Vida Saudável na Infância: Entre Falas de Familiares e Professores | 7.ª Congresso Internacional de Saúde. Contextos e Problemáticas Emergentes
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2020 | Onde há mais oportunidades de Atividade Física? Análise comparativa em dois contextos de escola infantil | 7.ª Congresso Internacional de Saúde. Contextos e Problemáticas Emergentes
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | A Imagem Corporal e a Educação Física | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
|
2019 | Qualidade do sono e sintomatologia evidenciada por crianças de 1.º CEB: associação com género e atividade física extracurricular | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | O impacto do brincar/ jogar em atividades de tempos livres no, satisfação e interação de crianças e jovens | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | A criança e o seu desenvolvimento em atividades lúdicas e físico-motoras uma reflexão sobre instituições de tempos livres | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | Um estudo exploratório dos níveis de satisfação com a imagem corporal em adolescentes - pensando no direito ao bem-estar | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | Hábitos de vida saudável no pré-escolar e 1.º ciclo: a perceção de familiares e docentes de um grupo de crianças | I Congresso Internacional PSIINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2019 | Promover a Criatividade na Escola: Conexões entre Brincadeiras e Jogos de Movimento com Matemática | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning
with Creativity from 3 to 12 years old
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019 | Motor skills in childhood: From the family perceptions to the practices of the children | XV Seminário Internacional em Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS)/ IV Budo Congress
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2019 | Um estudo de interações de perceção e desempenho - imagem corporal, capacidade físicas e motoras - com um grupo de menin@s do 1.º ciclo | XXVI Congresso Internacional INFAD
Universidade de Salamanca (Salamanca, Portugal)
|
2019 | Moderar a interação entre as crianças com atividades de jogo de cooperação. Um estudo exploratório em espaços (in)formais de intervenção educativa | XXVI Colóquio da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Realidades, constrangimentos e desafios da cultura motora no 1.º CEB | III Seminário A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2018 | Refletir a Avaliação em Educação Física. Da excelência das práticas à regulação da transformação social | 1º Ciclo de Conferências "Liceu d'Antero"
Escola Básica e Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018 | A Prática Física e Desportiva no 1.º C.E.B - Falando de Modelos Sustentáveis para a Educação e Saúde | 5.º Congresso Internacional de Saúde: Atividade Física e Saúde
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2018 | Os hábitos alimentares e de prática física na educação da criança. O que nos dizem os Educadores de duas escolas? | 5.º Congresso Internacional de Saúde: Atividade Física e Saúde
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga , Portugal)
|
2018 | A utilização da observação participante pelo profissional de educação, no seu próprio contexto de trabalho: desafios e formas de superação | III Encontro Internacional de JOvens INvestigadores (JOIN)
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2017 | A Cultura do Brincar na Infância: um caleidoscópio de aprendizagens para a vida. | Congresso da Associação Portuguesa de Animação Sócio Cultural (APDASC)
Associação Portuguesa de Animação Sócio Cultura (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Envelhecer Bem :saber cuidar e ser cuidado | II Simpósio da Misericórdia do Nordeste
Misericórdia do Nordeste (Nordeste - São Miguel , Portugal)
|
2017 | Atividade física e a cultura motora na infância. um estudo comparativo de dois contextos | II Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do adolescente
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2016 | Perceber os Percursos de Formação para Transformar as Práticas em Educação Física | XI Seminário de Educação Física Lazer e Saúde
Universidade de Liepzig (Liepzig , Alemanha)
|
2016 | Being and Learning with Physical Education | XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Universidade de Liepzig (Liepzig , Alemanha)
|
2016 | As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço? | XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Universidade de Liepzig (Liepzig , Alemanha)
|
2016 | Intervir através da Educação Física na Coeducação: Realidade ou Intenção? | XXIII Congreso de Psicología INFAD
University of Catania & University of Palermo (Sicília, Itália)
|
2014/08 | Boas Práticas: da educação física ao desporto | X Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianóplis , Brasil)
|
2014 | A Problemática da Obesidade e da Atividade Física no Desenvolvimento Infantojuvenil: Professores (In)capazes? | X Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
Universidade Federal de Santa Catarina (Curitiba , Brasil)
|
2014 | Memórias de Jogo e de Brincar na Cultura Açoriana | Palestra Projeto Bank of Memories
Valladolid, Espanha ( Valladolid, Espanha, Espanha)
|
2014 | A importância da Atividade Física nos Doentes com a Demência de Alzheimer | I Simpósio da Misericórdia do Nordeste
Santa Casa da Misericórdia do Nordeste (Nordeste - São Miguel , Portugal)
|
2014 | Psicomotricidade como estratégia para a saúde | II Fórum Seniores Ativos do Concelho de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada (Ponta Delgada, Portugal)
|
2014 | The use of spaces, materials and toys at school playground: differences between genders | 7th International Toy Research Association (ITRA) - Word Congress
Universidade Católica (Braga , Portugal)
|
2013 | As brincadeiras e jogos nas aprendizagens das crianças: do discurso à acção | III Jornadas Lúdico Pedagógicas de Vila Franca do campo
Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do campo (Vila Franca do Campo , Portugal)
|
2012 | Matemática, Jogos (tradicionais e Desportivos) e Atividade Física | Ciclo de Seminários Ensinar e Aprender Matemática: Diálogos e Conjunções em Interdisciplinaridade
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | É tempo de recreio ao ar livre. Que desafios para a criança?
Coorientador de Isabel Maria Gomes Guedes
|
Âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Física e Saúde Infantil (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021 - Atual | Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo
Orientador de Rita Raquel Branco Lima
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - Atual | Influência(s) da cultura na construção da identidade e educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira
Grande
Coorientador de Paulo César Bulhões
|
Doutoramento em Literatura e Culturas Insulares (Doutoramento)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | Análise do impacto dos cursos oferecidos em contexto de Escola Profissional para a Educação e Formação da Pessoa Adulta
Orientador de Beatriz Cordeiro Pacheco
|
Mestrado em Educação e Formação, na Especialidade em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | A motricidade, o desenvolvimento e as aprendizagens na criança. O espelho das abordagens interdisciplinares na EPE e 1.º CEB
Orientador de Mariana Santos Marques Paquete
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022/03 | Educar a criança para Estilos de Vida Saudável? Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador de Filipe Alberto Bulhões Raposo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022/03 | Crianças na Escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino-aprendizagem.
Orientador de Ana Catarina Ferreira Bacalhau Sousa Lima
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. FCSH-Universidade dos Açores (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | Formação para a promoção de dinâmicas educativas de bem-estar. Um projeto de intervenção realizado numa Instituição Particular
de Solidariedade Social (IPSS)
Orientador de Carla Medeiros
|
Mestrado em Educação e Formação na Especialidade em Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021/11 | Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança: Uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.º Ciclo
Orientador de Claúdia Patrícia Silva Picanço
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. FCSH-Universidade dos Açores – novembro 2022. (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | Hábitos de Vida Saudável na Infância: Estudo sobre a alimentação, atividade física, descanso e imagem corporal
Coorientador de Cátia Sofia Sá Cardoso.
|
Doutoramento em Estudos da Criança na especialização em Educação Física e Saúde, do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2020 | Revisitando as Culturas de Infância na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo: delinear aprendizagens através das Expressões
Orientador de Maria Beatriz Travassos
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Aprender com as expressões: Um olhar criativo a partir da dança.
Orientador de Carina Faria Souto
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.ª Edição). FCSH- Universidade dos Açores. (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | A Criança à Descoberta do Jogo! Observações e Reflexões de uma Estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
Orientador de Rafaela Medeiros Vieira
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Aprender a Ser através do Jogo Infantil. Um Estudo em Contexto do Pré-escolar e do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Nádia Micaela da Silva Pacheco
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Ambientes facilitadores de aprendizagem com a Educação Física: um estudo em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Bárbara Moniz Vasconcelos
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | As expressões e a cultura motora na educação da criança: realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador de Daniela de Fátima Sousa Costa.
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Brincadeiras e jogos na escola durante a infância : uma aprendizagem para a vida
Orientador de Marisa Botelho Faria
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | O Papel e o lugar do animador na Educação Infantojuvenil: das Instituições escolares às não escolares. Um estudo Multicasos
da Ilha de São Miguel
Coorientador de Ana Catarina Lopes
|
Mestrado em Educação e Formação – Especialidade Intervenção Educativa com Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | As potencialidades educativas e socioculturais dos Centros de Atividade de Tempos Livres (CATL). Um Estudo realizado numa
Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
Orientador de Paulo César Fróes Bulhões
|
Mestrado em Educação e Formação – Especialidade Intervenção Educativa com Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2018 | Construindo uma escola promotora de atividade física: um estudo em contexto de estágio
Orientador de João Vitor Aguiar Andrade
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2018 | A atividade física na cultura de infância: delinear práticas e dinâmicas a partir do contexto de estágio
Orientador de Marta Moniz Almeida Oliveira
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2018 | Boas práticas de atividade física na escola infantil?
Orientador de Carolina Ferreira Costa
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2018 | (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões: um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar
e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2015 - 2018 | Importância da Atividade Física e Hábitos de Vida Saudável no Pré-Escolar e 1.ºCEB. Uma Abordagem Realizada a partir da(s)
Escola(s) de Estágio
Orientador de Clara Torres Medeiros
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2018 | O Jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança
Orientador de Liseta do Carmo de Almeida
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | Educar para Agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Re (Pensar) a Atividade Física e outros Hábitos de Vida Saudável
Orientador de Cátia Sofia Sá Cardoso
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | A Excelência do Brincar e Jogar no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Uma Análise em Contexto de Estágio
Orientador de Maria João Cordeiro Cabral Farias
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | A motricidade fina da criança na escola e o potencial da expressão plástica e motora: Um estudo comparativo entre crianças
das ilhas de São Miguel e Faial
Orientador de Viviana Silva Vieira
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil: do Desenvolvimento das Capacidades Coordenativas ao Desempenho Escolar
Orientador de Nicole Medeiros Costa
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2016 | Jogo e brincadeiras de hoje nos recreios do 1.º ciclo do ensino básico: intervenção pedagógica na conquista do vocabulário
de jogo
Coorientador de Vânia Sofia Pereira
|
Doutoramento em Estudos da Criança na especialização em Educação Física, Lazer e Recreação, do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | As Orientações Educacionais dos Professores de educação Física na Região Autónoma dos Açores
Coorientador de Ricardo Bettencourt
|
Mestrado em Psicologia em Educação – especialidade em Contexto Educativos (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2011 | A Educação Física no Ensino Profissional em S. Miguel. Das Concepções às Práticas
Orientador de Hélder Miguel Brites de Oliveira Camarinha
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – área de especialização em Educação Física
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2011 | (Re)Pensar as Práticas de Professores de Educação Física para a Promoção da Saúde
Orientador de Rui Paulo Ribeiro dos Santos
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica - Especialidade em Educação Física (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010 | Reflectir uma Estratégia de Intervenção Pedagógica Inovadora para o Ensino das Expressões no 1.ºCEB
Orientador de Susana Andreia Vieira
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Especialidade em Educação de Infância/
1.º Ciclo (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009 | O Ensino da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um Estudo em Contexto de Escola sobre Tarefas Motoras de Aprendizagem
Orientador de Heidi Catirin Matias
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – área de especialização em Educação Física, do DCE da Universidade dos Açores (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009 | A Formação Contínua de Professores de Educação Física na Região na Região Autónoma dos Açores: Políticas, Realidades e Necessidades
Orientador de José Neves
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – área de especialização em Educação Física, DCE Universidade dos Açores (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009 | As TIC como Ferramenta de Apoio às Matérias Curriculares da Disciplina de Educação Física
Coorientador
|
Mestrado em Educação, Especialidade em Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 - 2008 | A Educação Física no Ensino Secundário: Contributos para a Mudança. Um estudo de caso na Escola Secundária Antero de Quental
Orientador de Catarina Pacheco
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – área de especialização em Educação Física, DCE Universidade dos Açores (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2005 - 2006 | O modelo reflexivo de supervisão pedagógica em Educação Física. Um estudo relacionado com a coadjuvação nas aulas do 1.º Ciclo
do Ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica – área de especialização em Educação Física, DCE da Universidade dos Açores (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/05 - Atual | O IV Seminário da Cultura Motora na Escola do 1.º CEB - Envolvimentos em Práticas Físicas, Lúdicas e Desportivas foi realizado
numa rede de Instituições de Ensino Superior e Universitário que se dedicam ao estudo da Educação Física na Educação Básica.
(2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2017/11 - Atual | III Workshop Professores Investigadores, - Universidade dos Açores. Ponta Delgada, Portugal. (2017/11)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/11 - 2021/11 | O XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) - Compreender, Intervir e Transformar -versão mista
(presencial e on-line), numa organização da U.Madeira e que contou a colaboração da U.Minho e U.Açores. (2021/11 - 2021/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Madeira, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade dos Açores, Portugal |
2009 - 2021 | Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde - evento organizado pela Universidade do Minho, Universidade dos
Açores, Universidade Tecnológica do Paraná, Outras (Universidade Pontífice de Curitiba; Universidade de Santa Catarina; Universidade
do Maranhão; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico do Porto; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade
da Madeira) (2009 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil |
2009/05/13 - 2009/05/16 | O V Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde e II Ibero-Americano de Educação Física, Lazer e Saúde, evento
organizado pela Universidade dos Açores, Universidade do Minho, Universidade Tecnológica do Paraná, Pontífice Universidade
Católica do Paraná e Universidade de Vigo, DCE- U. Açores, Ponta Delgada, Portugal. (2009/05/13 - 2009/05/16)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2009/05/13 - 2009/05/13 | Organizador principal do Seminário (Re)Aprender a Brincar: da Especificidade à Diversidade, evento organizado pela Universidade
dos Açores, e realizado com o apoio da FCT, que decorreu na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, Portugal. (2009/05/13 - 2009/05/16)
Seminário
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2007 - 2007 | Seminário "A Cultura Regional Infantil: O Brincar" evento da responsabilidade do DCE da Universidade dos Açores, e realizado
com o Apoio da FCT, que decorreu em Ponta Delgada, Portugal. (2007 - 2007)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005/12 - 2005/12 | (Des)Ordem na Escola, mitos e realidades”, evento da responsabilidade do DCE da Universidade dos Açores e realizado com o
Apoio da FCT (Projeto) que decorreu em Ponta Delgada, Portugal. (2005/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/13 | Atitudes Cooperativas dos Alunos e Educação Física no 1.º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
Arguente
|
Mariana Carvalho Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro - Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro , Portugal
|
2022/12/13 | Relação Família Escola e Sucesso Educativo: O Projeto PIC em Água de Pau
Presidente do júri
|
Licenciada Raquel Couto Garcia (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/08 | A expressão plástica e a criança: contornos para uma reflexão em contexto de Estágio
Presidente do júri
|
Vanessa Guiomar da Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09 | Pedido de reconhecimento (Grau de Licenciado) de Janete Aparecida Juventino Correia -
Despacho 343/ de 19 de setembro de 2022 – Nomeação de Júri
Vogal
|
Janete Aparecida Juventino Correia (Outro)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2022/06/14 | Atividades rítmicas expressivas: Uma proposta metodológica de dança criativa
Arguente
|
Ana Isabel Alves Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação , Portugal
|
2022/06/14 | Promoção de uma Cultura Motora no Contexto Pré–Escolar: Impacto de um plano de melhoria
Arguente
|
Ana Sofia Flores Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação , Portugal
|
2022/06/13 | Compreender o Mundo através do Corpo
Arguente principal
|
Mariana Helena Matos Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022/06/13 | A promoção do desenvolvimento motor em creche e a consciencialização do meio ambiente no jardim de infância
Arguente
|
Tânia Marisa Soares Machado (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022/03/31 | Vidas suspensas: Um estudo descritivo-interpretativo de cuidadores informais de utentes deslocados do grupo central da Região
Autónoma dos Açores
Presidente do júri
|
Nuno Filipe de Sousa Luís (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/03/22 | A Criança e a sua Expressão Plástica: uma reflexão no contexto de estágio pedagógico
Presidente do júri
|
Ana Maria Machado Vieira (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/03 | Educar para Valores na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma Experiência de Colaboração com Encarregados
de Educação
Presidente do júri
|
Marilda da Conceição Duque Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/03 | Diferenciação, integração e relevância curricular em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: que desafios?
Presidente do júri
|
Mariana Medeiros Botelho (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01 | Adolescentes, hábitos de leitura, autoestima e satisfação com a vida
Presidente do júri
|
Cátia Trindade Meireles (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/11 | Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Sara Rita Medeiros Araújo Correia Amaral (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/11 | A Música na Infância: Notas para uma reflexão em contexto de estágio
Presidente do júri
|
Maria José Botelho Leite Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/07 | FORCISE : Dispositivo de formação em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas
Presidente do júri
|
Sara Alexandra Lima Araújo Lemos (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
Arguente principal
|
Sofia Caldeira Nascimento (Mestrado)
Universidade de Aveiro - Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro , Portugal
|
2020/12 | Risca, Rabisca e Arrisca: A Expressão Plástica nas brincadeiras das crianças, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Presidente do júri
|
Filipa Morais Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/12 | A Criança e a Música. Viagens entre o Estágio Pedagógico e as Vivências Musicais da Ilha Graciosa
Presidente do júri
|
Patrícia da Cunha Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/03 | Motivos da população adulta para frequentar o Programa Reativar
Presidente do júri
|
Carolina de Fátima Ferreira Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/03 | Rola charola, fora da gaiola! A Criança e as Expressões, do Estágio Pedagógico aos contextos não formais de aprendizagem
Presidente do júri
|
Nélia Correia Soares (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02 | Experiências de aprendizagem fundamentadas na Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar
e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Sónia Melo Pacheco (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/14 | Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Maria Beatriz Pimentel do Bem (Mestrado)
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | Relações Interpessoais, Desenvolvimento Positivo e Educação Física. Um Olhar para Além da Lente
Arguente principal
|
Cristiana da Rocha Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro - Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro , Portugal
|
2020 | A Educação Física e Desenvolvimento Positivo: narrativas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Catarina Nunes Cipriano (Mestrado)
Universidade de Aveiro - Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro , Portugal
|
2019 | O impacto da actividade física organizada e ocasional no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, em crianças
dos 8 aos 10 anos de idade
Arguente principal
|
Vanda Filipa Duarte Guerra (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019 | A Dança Popular no Processo de Formação do Bailarino Clássico e Contemporâneo: Estudo sobre a Escola do Teatro Bolshoi do
Brasil
Arguente principal
|
Marco Aurélio da Cruz Souza (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019 | O Ensino da responsabilidade na Educação Física e em outras áreas de conteúdo
Arguente principal
|
Ana Marta Soares Saraiva de Melo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação , Portugal
|
2018 | Imagem Corporal relacionada às características Físicas e Psicológicas: Contrastes entre bailarinos clássicos e contemporâneos
Arguente principal
|
Joseani Paulini Neves Simas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2016/03/16 | A Educação Física Escolar no Brasil. Da sociedade industrial ao projeto de escola da sociedade de informação e seus novos
saberes
Arguente principal
|
Lauro Gurgel de Oliveira Júnior (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2016 | A Importância das Atividades Desportivas em Escolas Internacionais. Estudo de caso sobre a Aquisição de Valores e as Motivações
dos alunos
Arguente
|
Carma Natalina Pires Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | A música como estratégia de motivação para trabalhar as diferentes áreas curriculares no Pré-Escolar e no 1.º CEB
Arguente principal
|
Lúcia Maria Branco (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2016 | Relatório de Atividade Profissional - Futebol: O pensamento tático dos jovens que praticam Desporto Escolar. A importância
da reflexão e do cuidado no processo pedagógico
Arguente principal
|
José Maria da Cunha Abreu (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Prática de atividade física de crianças/jovens e de seus familiares adultos na promoção da saúde: um estudo em três comunidades
locais
Arguente principal
|
Emília da Conceição de Jesus Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Relação entre Índice de Massa Corporal e Coordenação Motora, em Crianças Portuguesas
Arguente principal
|
Ângela Hermana Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Recreio escolar: como é visto é utilizado por crianças do ensino pré-escolar e 1. CEB
Arguente principal
|
Ana Cláudia Alves Baião (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2015 | Deveria a Dança ser autónoma à Expressão e Educação Físico-Motora ?
Arguente principal
|
Sofia Adriana Galão Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2015 | Comparação da Imagem Corporal Percepcionada com a Real. Um estudo com adolescentes de ambos os sexos.
Arguente principal
|
Marta Alexandra Ferreira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Um Estudo com Alunos do 10º e 12º Ano de Escolaridade sobre as suas Atitudes perante a Disciplina de Educação Física
Arguente principal
|
André Araújo Quintão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | Relações existentes entre o desempenho motor das habilidades locomotoras e o seu envolvimento no bullying escolar em crianças
de 10 a 12 anos
Arguente principal
|
Joana de Fátima Fernandes Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | O Desenvolvimento dos Professores Universitários de Educação Física e os Ciclos de Vida Profissional: três estudos de caso.
Arguente
|
Simone de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009 | Percepções dos professores de Educação Física sobre as orientações curriculares: estudo do caso dos Colégios de Aplicação
no Sul do Brasil
Arguente principal
|
Edson Sousa Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2003 | Os Jovens, a Educação e o Trabalho - Estratégias de Escolarização e Projetos de Futuro (O caso dos Jovens Açorianos)
Arguente
|
Ana Cristina Palos (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/11/12 - Atual | Seminário Direito ao Tempo Livre, Lazer e Cultura de Crianças e Jovens | Ribeira Grande |
2017 - Atual | II Seminário “A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB | IPV, Viseu, Portugal |
2016 - Atual | XI Seminário Desenvolvimento Motor da Criança, IP Castelo Branco | Castelo Branco, Portugal |
2016 - Atual | A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB | U.Aveiro, Aveiro, Portugal |
2022/10/28 - 2022/10/29 | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | Universidade da Madeira - Faro |
2022/09/27 - 2022/09/30 | 9.º Congresso Internacional em Saúde | Braga |
2021/11/11 - 2021/11/13 | XVII Seminário Internacional em Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS) | Universidade da Madeira, Portugal |
2021/10/29 - 2021/10/30 | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | Universidade de Évora, Portugal. |
2021/09/27 - 2021/09/30 | XV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil. |
2021/05/14 - 2021/05/14 | A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal |
2020/11/13 - 2020/11/14 | XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | IPCoimbra, Coimbra, Portugal |
2020/10/07 - 2020/10/09 | 7.º Congresso Internacional em Saúde | Braga |
2019/11/20 - 2019/11/23 | I Congresso Internacional PPSINFAD/ XXVII Congresso Internacional INFAD Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência¿. Instituto de Educação | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2019/11/16 - 2019/11/17 | XIV Seminário Desenvolvimento Motor da Criança | IP Piaget. Almada, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/06 | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old | Viana do Castelo, Portugal. Portugal. |
2019 - 2019 | IV Jornadas em Estudos da Criança ¿ Programa de Doutoramento em Estudos da Criança | Braga, Portugal. |
2018/07 - 2018/07 | III Jornadas em Estudos da Criança. Programa de Doutoramento em Estudos da Criança da U. Minho, | U. Minho, Braga |
2018 - 2018 | II Seminário O Papel do Treinador no Desenvolvimento Positivo dos Jovens | I.P. Porto, Porto, Portugal |
2018 - 2018 | XIV Seminário Internacional em Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS)/ II Budo Congresso | Curitiba, Brasil |
2018 - 2018 | III Seminário “A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB” | IPVC, Viana do Castelo, Portugal. |
2017/07 - 2017/07 | XIII Seminário Internacional em Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS) | I.P. Guarda, Guarda Portugal. |
2017 - 2017 | 5.º Congresso Internacional de Saúde: Atividade Física e Saúde | Braga Portugal. |
2016/07 - 2016/07 | XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) | Liepzig – Alemanha. |
2015 - 2015 | XII Seminário de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) | Porto, Portugal. |
2015 - 2015 | I Congresso Internacional de Atividade Física | IPCB, Idanha -a Nova, Castelo Branco, Portugal. |
2014/08 - 2014/08 | X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde | Florianópolis, Brasil |
2014 - 2014 | Portuguese and Spanish meeting | Valladolid / Spain |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/11 - 2022/11 | 2020-2022 – PEP/ Coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela preparação da avaliação do curso de 2.º ciclo - Mestrado
em Educação e Formação pela A3ES, grupo nomeado pela DELIBERAÇÃO n.º 65/2020 da Reunião da Assembleia da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas de 9 de dezembro de 2020.
Coordenador
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | |
2017/11 - 2018 | Comissões de Creditação dos Cursos da FCSH - Mestrado em Educação e Formação
Membro
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01 - 2022 | Comissões de Creditação dos Cursos da FCSH - Mestrado em Educação e Formação
Coordenador
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2021 - 2022 | Membro da Comissão de Curso/ C. Científica de Curso - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
Membro
|
|
2020 - 2022 | Membro da Comissão de Curso/ C. Científica de Curso - Licenciatura em Educação Básica
Membro
|
|
2019/11 - 2022 | Comissão Científica/ Comissão Pedagógica/ Direção de Curso - Mestrado em Educação e Formação (3.ª, 4.ª, 5.ª Edição)
Diretor
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2020/11 - 2021/11 | Comissões de Creditação dos Cursos da FCSH - Mestrado em Educação e Formação
Coordenador
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/11 - 2020/11 | Comissões de Creditação dos Cursos da FCSH - Mestrado em Educação e Formação
Coordenador
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014/04/12 - 2015/04/20 | Direção do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores (mandato por nomeação do Magnífico Reitor de 12.04.2014,
após eleição em Conselho de Departamento – previsto nos Estatutos da UAc, em vigor à data) - Presidente do Conselho Cientifico
Departamental.
Diretor
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014 - 2015 | Comissão Científica/ Comissão Pedagógica/ Direção de Curso - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico ( 4.ª Edição)
Diretor
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2002 - 2015 | Comissão Científica/ Comissão Pedagógica/ Direção de Curso - Mestrado em Supervisão Pedagógica ( 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª
Edição)
Diretor
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2001/02 - 2003/02 | Direção do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. (mandato por nomeação do Magnífico Reitor de 19
de fevereiro de 2001- Despacho Reitoral n.º 31/2001, após eleição em Conselho de Departamento – previsto nos Estatutos da
UAc, em vigor à data) - Presidente do Conselho Cientifico Departamental e do Conselho Departamental.
Diretor
|
Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09 - 2022/03 | Concurso para Professor Adjunto na Área Disciplinar de Educação/ Ciências de Educação – Ensino de Desportos Coletivos / Basquetebol do Instituto Politécnico de Castelo Branco, publicado no Edital n.º 1047/2021 de 21 de setembro de 2021, publicado na 2.ª Série do DR n.º 184 pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/04 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação |
2021/05 - Atual | Review activity for Children (2227-9067) | MDPI |
2021/01 - Atual | Review activity for International journal of environmental research and public health (1660-4601) | MDPI |
2021 - 2021 | Retos (ISSN: 1579-1726) | Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF) (http://www.feadef.org) |