Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fátima Chinita
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Chinita, Fátima
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 561C-7312-ED95
- ORCID iD
- 0000-0001-7494-1039
Moradas
- Avenida Marquês de Pombal, 22 B , 2700-571 , Amadora, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://fatimachinita.academia.edu/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Russo | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/03/28
Concluído
|
Estudos Artísticos (Título de Agregado)
Especialização em Estudos Interartes
Universidade de Lisboa, Portugal
"Lesson: "Roy Anderson's Tableau Asthetics: Cinematic Social Space between Painting and Theatre"
[“A Estética do Tableau de Roy Andersson: Espaço Social Cinematográfico entre Pintura e Teatro”]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade - Unanimously approved |
2016/08/01 - 2019/07/31
Concluído
|
Post-doc in Art Studies (Pós-doutoramento)
Especialização em Intermediality and inter-arts / Intermedialidade
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
LabCom.CA - Laboratório de Comunicação e Artes (UBI(, Portugal |
N/A |
2007 - 2013/12/13
Concluído
|
PhD. in Art Studies / Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Film and Audiovisual Media / Estudos do Cinema e do Audiovisual
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Suma Cum Laude |
2003 - 2008/05/28
Concluído
|
MA in Communication Sciences / Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Contemporary Culture and New Tehnologies / Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Espectador (In)visível – Reflexividade na Óptica do Espectador em INLAND EMPIRE, de David Lynch" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (unanimidade) |
1991 - 1995
Concluído
|
BA in Film / Cinema (Bacharelato)
Especialização em Editing / Montagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
15 valores |
1986 - 1990
Concluído
|
BA in Modern Laanguages and Literatures / Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Especialização em Portuguese /English - Português/Inglês
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
15 valores |
1989
Concluído
|
Diploma - Études Françaises Modernes (Diploma de especialização)
Especialização em French Literature / Littérature Française
Fondation Alliance Française, França
|
|
1986/07
Concluído
|
Certificate of Proficiency in English (Diploma de especialização)
Especialização em English Language / Língua inglesa
British Council Portugal, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal | ||
2009 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2016/02 - 2021/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
LabCom.CA - Laboratório de Comunicação e Artes (UBI(, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
2013/12/20 - 2021/11 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
2001/09 - 2013/12 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
1998/08/01 - 2001/07/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
1991/08/01 - 1995/07/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/08/01 - 2019/07/31 | Post-doctoral fellowship - The Art of the Arts: Art-house Cinema Allegories of Creation as Authorial Discourse of a Coenaesthetic
Intermedial Nature
SFRD/BDP/113196/2015
Investigador Pós-doutorado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/10 - 2010/09 | PhD. - Self-Reflexive Metacinema as Authorial Enunciation / Do Metacinema Auto-Reflexivo como Forma de Enunciação Autoral
SFRH/BD/49601/2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
F.C.T.
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02/02 - 2023/07/30 | SPECULUM - To Film and Look at Oneself in the Mirror: The Use of Subject Documentary by Portuguese-Language Filmmakers
Ref. EXPL/ART-CRT/0231/2021
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2014/01/01 - 2014/10 | CINAGE: Cinema for Active Ageing
Researcher, focus group coordinator, and contents creator
Conseil de l'Union Europeenne, Bélgica
|
Conseil de l'Union Europeenne
Concluído
|
2009/04/01 - 2012/03/31 | Main Trends in Contemporary Portuguese Cinema (1990/2010) / Principais Tendências no Cinema Português Contemporâneo (1990/2010)
PTDC/EAT-AVP/108328/2008
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/28 | Em-quadrando a imagem pictórica: o uso da moldura em "Rembrandt fecit 1669” | Congresso internacional AIM
Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/05/09 | A Escrita do Eu através do Outro: O olhar artístico como gesto intermedial | XVII Jornadas do Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2024/05/09 | Architectural cinema: Inhabiting the World in a Spatiotemporal Flux in Marti Helde’s "In The Crosswinds" (2014). |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora, Portugal)
|
2024/05/08 | Uncanny Screendance: Guy Maddin’s "Dracula: Pages from a Virgin Diary (2002) |
Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa (Amadora, Portugal)
|
2023/10/21 | Poetry that Moves: Free Indirect Speech Experienced through Intermediality | Affective Intermediality International Conference
Sapientia Hungarian University of Transylvania - Centre for Intermediality and Visual Culture (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2023/10/20 | Performative Documentary as Film-Poem: The Intermedial Case of "The Metamorphosis of Birds" (2020) | Affective Intermediality International Conference
Sapientia Hungarian University of Transylvania - Centre for Intermediality and Visual Culture (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2023/09/22 | A Mulher documentarista como arquivadora da identidade feminina. | Congresso Internacional Speculum: Cinema autobiográfico realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil
UBI - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/06/23 | Female Renewed Identities: Myself as Another in Self-reflexive Subjective Films |
Universidade Católica (Lisbon, Portugal)
|
2023/05/11 | A Metamorfose do Eu: Autoficção e Intermedialidade em "A Metamorfose dos Pássaros"(2020). | XVI Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2022/10/21 | Deconstructing Nature: The Real and the Painterly in Aleksandr Sokurov’s oeuvre. |
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2022/06/10 | Essayism as authorial self-fashioning: Varda s late cinematic period | Online International Conference "The Essay Film as Critical Thinking"
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Paris, França)
|
2022/06 | The Master and the Puppet: An Intermedial and Meta-Artistic Adaptation of 'Faust' (Jan Švankmajer, 1997) | Annual conference of the Association of Adaptation Studies "(In)Visible Adaptation: Diversity and Inclusion"
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05 | O Azul do Cinema : Percepção Cinematográfica e Sinestesia | XI Encontro Anual da AIM / Association for the Research of Moving Images
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021/12/05 | Representações teatrais híbridas e a fixação impossível: O caso de "Um Hamlet A Mais" | Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã (Zoom), Portugal)
|
2021/11/12 | The Other Side of Hollywood: The Indie Scene in (Self-)Reflexive Filmmaking | Virtual Conference "Behind the Screen and Off the Stage: Film and Television Representations of American Entertainment"
London Metropolitan University (Reino Unido)
|
2021/10/14 | Decoding the Enigma - The Aporetic Pitfall of David Lynch's "Inland Empire" | Virtual Conference Narrative, Media and Cognition VI: "Reconfigurations – New Narrative Challenges of the Moving Image"
Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School (Amadora, Portugal)
|
2021/07 | Intermedial Allegory in the Post-Cinematic Age: Visual Effects and Layering as Digital Stylization in the 21st Century | NECS - 2020 Conference, Transitions: Moving Images and Bodies
University of Palermo (Palermo, Itália)
|
2021/05/29 | "Gesamtkunstwerk": A Reunião das Artes como Gesto de Criação em "Ludwig: Requiem para um Rei Virgem" | X Encontro Anual da AIM (Zoom conference)
Politécnico de Setúbal (Setúbal , Portugal)
|
2020/12/11 | Filme-ópera: simbiose entre cinema e ópera em "Othello" (Orson Welles, 1951) | Zoom conference O Cinema e as Outras Artes
University of Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2020/12/10 | Fusional Works of Art and the Impossible Fixation in "Variations V." (1966) and "Writing to Vermeer" (1999) | Conference "Transmedial Turn? Potentials, Problems, and Points to Consider"
University of Tartu (Tartu, Estónia)
|
2020/11/27 | Teatro de Marionetas e a Animação de Formas no Cinema | Semana da História da Arte. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
NEHMC - Núcleo de Estudantes de História Moderna e Contemporânea (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/06 | Dance and the Mediated Immersive Flux in Carlos Saura’s Musical Hybrids with Live Feed | Zoom conference "The InTermedIal Wok of arT: Conception, Realisation, Performance, Reception, Preservation"
International Society for Intermedial Studies (Marne-la-Vallée, França)
|
2020/10/30 | Lynch Expandido: Intermedialidade Sinestésica e Ambiente Tridimensional | Aula ao doutoramento em Media Artes Digitais
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2020/07/21 | Para uma tentativa de estruturação das formas de reflexão crítica e comunicação sobre Cinema | Webinar Uma Taxonomia para o Cinema e a Reflexão Crítica e Teórica sobre os Objectos Artísticos
Gabinete de Qualidade e Acreditação do Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/22 | From Meta-Cinema to Intermediality: Carlos Saura’s Hybrid Discourse on Film through the Arts | Conference "Expanding Cinema: Creative Processes and Practices"
i2ADS – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
|
2018/09/08 | Tableaux of Absorption: Staging the Pictorial through Colour and Light in Derek Jarman's Feature Films | International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2018/09/07 | All the Strings Attached: The Quay Brothers’ Intermedial World in "The Piano Tuner of EarthQuakes" (2005) | International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2018/05/16 | From Romantic Hell to Postmodern Paradise: Updating Allegory on Film with Dante's Help | VIII Encontro Anual da AIM
Universit of Aveiro, Departament of Languages and Cultures (Aveiro, Portugal)
|
2017/12/06 | Expanded Lynch: Synaesthetic Intermediality Meets Three-dimensional Ambience | Conference "David Lynch, Artistic Interactions"
Université Bordeaux-Montaigne (Bordeaux, França)
|
2017/11/17 | Cinema entre Pintura e Teatro: A Estética do Tableau em Roy Andersson e Peter Greenaway | Aula ao doutoramento em Media Artes Digitais
Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/11/06 | Immersive Storytelling at the Crossroads of Painting and Theatre in Peter Greenaway’s "The Tulse Luper Suitcases Trilogy" | II IntermIdia Conference: "The Moving Form of Film: Exploring Intermediality as a Historiographic Method"
University of Reading (Reading, Reino Unido)
|
2017/09/28 | Roy Andersson’s Tableau Aesthetic: A Cinematic Space between Painting and Theatre | 2nd International Meeting O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/09/07 | The Aura of Entertainment: Baz Luhrman's "Moulin Rouge!" and The Show that Must Go On | 23rd Sercia Annual Meeting - “That's Entertainment!” Spectacle, Amusement, Audience and the Culture of Recreation in the Audiovisual
Contexts of English-speaking countries"
University of Bologna (Bologna, Itália)
|
2017/07/26 | The (Un)told Stories of Film Directors: Hollywood’s Depiction as Metacinematic Mythmaking | International Conference Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2017/06/09 | "Brainteasers": Modalidades de Cinema Complexo (Kiss & Willemsen) | Seminário - Grupo de Narrativas
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06/02 | Total Art: Hans-Jürgen Syberberg‘s subverted discourse on art | Film-Philosophy Conference
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2017/04/19 | Self-Representation: Authorial Discourses through Art | IMS Seminar - Research Center for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2016/11/24 | The Power of the Frame: Spatial Seduction and Narrative Sense-Making in Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Trilogy" (2003-2004) | XXII International Conference of Film Studies
Universidade Roma Tre – Department of Phiilosophy, Media and Performing Arts (Rome, Itália)
|
2016/10/13 | Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Project" (2003-2004): Transmedia Storytelling as Self-Reference Multimediality | International Conference "Transmediations! Communication across Media Borders"
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2016/10 | Specious Storytelling: Meta-narrative as Authorial Discourse | IMS Seminar - Research Center for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2016/09/26 | Sculptures vivantes: The Aesthetics of the Memorial in Derek Jarman’s Multimedial "War Requiem" (1989) | Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2016/09/08 | Diffractions of a Serial Archetype: The Evil Stepmother as a Meta-Narrative Trope | 22nd Annual Meeting SERCIA - “Cinema and Seriality”
Université Paris Diderot and Université Paris Ouest La Défense (Paris, França)
|
2016/09 | Asian Metafilms: Hong Sang-Soo and Tsai Ming-Liang | IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnaeus University, campus Vaxjo (Vaxjo, Suécia)
|
2016/08/22 | Film Directors as Unsung Artistic (Anti) Heroes | ESSE Conference – European Society for the Study of English
(Galway, Irlanda)
|
2016/07/27 | Meta-Cinematic Cultism: Between High and Low Culture | International Conference Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Covilhã, Portugal)
|
2016/06/30 | O verso e o reverso: O irrealismo da Realidade em "As Mil e Uma Noites, Volume 2 – O Desolado" (2015) | Symposium Narrative, Media and Cognition
Universidade Católica do Porto (Lisboa, Portugal)
|
2016/05/30 | A Metaleptic and Immersive Voyage through Media and Time in Aleksandr Sokurov’s "Russian Ark" | International Conference "Intermediality in Contemporary Central and East European Cinema"
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2016 | Peter Greenaway’s "Tulse Luper Suitcases Project" (2003-2004): Transmedia Storytelling as Self-Reference Multimediality | International Conference "Transmediations! Communication across Media Borders"
Linnaeus University (Vaxjo, Suécia)
|
2015/11/02 | Total art: Hans-Jurgen Syberberg and the Myth of the Artist in "Ludwig” | Conference "Mind the Gap: The Artist in Culture Studies"
Universidade Católica - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2015/10/23 | Making Myths from Reality: The Allegorical Art of Hans-Jurgen Syberberg | XVI. Film and Media Studies Conference in Transylvania – "The Real and the Intermedial"
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2015/09/25 | Where the Shadow Falls: Self-Representation and Hybridization in the Film" Jane B. par Agnès V." (1988) | International Conference "Fictionality, Factuality, Reflexivity"
Center of Narratology , University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2015/09/03 | Plato’s Lesson on Gender: Androgyny as a Search for Totality in "Hedwig and the Angry Inch" (2001) | SERCIA Annual Meeting - “Masculin/Féminin: la question du genre dans le cinéma et les séries anglophones”
Université d'Artois (Arras, França)
|
2015/07/22 | O autor a ver-se a si mesmo ao espelho: as alegorias enunciativas de Jean Cocteau | Internatoinal conference Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2015/07/14 | Variações fílmicas de uma fabula: "Flirt", de Hal Hartley (1995) | Symposium Narrative, Media and Cognition
Universidade Católica do Porto, Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2015/05/21 | No início era o fim: A (des)ordem intencional de "Irréversible", de Gaspar Noé | V Encontro Anual da AIM
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/04/30 | Agnés Varda’s Recycling of Life: Metacinema as Discourse on Creatorship | World Cinema and the Essay Film Conference
University of Reading (Reading, Reino Unido)
|
2015/04/08 | Jim Jarmusch as Metanarrative Master | Jim Jarmusch Symposium
Université d’Artois (Arras, França)
|
2015/03/19 | Musicals as Auratic Discourse on Entertainment ("Moulin Rouge!") | 15th DiscourseNet Conference
University Library Svetozar Markovic (Belgrade, Sérvia)
|
2015/02/24 | Behind the Camera Lies the Myth: The Untold Stories of Film Directors | Biopic Adaptations Symposium
Centre for Adaptations, Universidade De Monfort (Leicester, Reino Unido)
|
2014/11/01 | Multistrand Narrative Structures: A Filmic Game of Multiple Players | 3rd Global Conference - Making Sense of: Play (Inter-disciplinary.net)
(Prague, República Checa)
|
2014/10/24 | Derek Jarman’s Allegories of Spectacle: The Corporeality of the Filmic Body | XV International Film and Media Studies Conference in Transylvania - Figurations of Intermediality in Film
Sapientia Hungarian University of Transylvania (Cluj-Napoca, Roménia)
|
2014/09/18 | A Tale of Sound and Fury Signifying Everything: Tango Dance Movies as an Epitome of Metacinematic Creation | 20th Anniversary SERCIA Annual Meeting
University of Nijmegen (Nijmegen, Países Baixos)
|
2014/07/23 | O cinema como ferramenta andragógica para a terceira idade: O Projecto CINAGE | International Conference Avanca Cinema 2014 – Arte, Tecnologia, Comunicação.
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2014/05/15 | Quando o impossível acontece: Disnarrativo, ou a narratividade em série | IV Encontro da AIM
UBI – Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2014/05/15 | "Twin Peaks – Fire Walk With Me", de David Lynch, como alegoria daimónica metacinematográfica | International Conference Avanca Cinema 2014 – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2014/05/10 | Juggling up Time Concepts: Complex Metanarrative in the Films of Alejandro Iñárritu | 5th Global Conference – Storytelling: Reflections on Narrative (INTER-DISCIPLINARY)
(Lisbon, Portugal)
|
2014/04/24 | The Musical Aura as Paradigm of Entertainment | 2nd British Association of Film, Television and Screen Studies Conference (BAFTSS)
Birbeck Institute of the Moving Image, University of London (London, Reino Unido)
|
2014/03/27 | The Cinephile, the Film User, the Fan and their Cults: Metafilmic Viewers Across Culture | Edinburgh International Film Audiences Conference (EIFAC)
(Edinburgh, Reino Unido)
|
2014/03/12 | The Optical Urge and the Scopic Passion in Film Viewed from a Phenomenological Perspective | 16th Annual International Conference, Society for Phenomenology and Media (SPM)
Uni Freiburg (Friburg, Alemanha)
|
2013/11/09 | For the Love of Movies: Metacinema between High and Low culture | Conferência European Film Cultures (ECREA)
Lund University (Lund, Suécia)
|
2013/07/25 | Transvase: quando a ficção invade a realidade | Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2013/05/11 | O fio de Ariadne: as narrativas labirínticas de Christopher Nolan | III Encontro Anual da AIM
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012/11/06 | Cine-grafias: o filme de arte poética como forma de documentário ensaístico | Conferência Internacional 3 Rios
UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real de Trás-os-Montes, Portugal)
|
2012/07/26 | Os (in)sofismáveis caminhos do storytelling: Woody Allen e o documentário ficcionado | Conferência Internacional Avanca Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2012/07/13 | Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral | V Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação
CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação / Universidade do Algarve, Campus de Gambelas (Faro, Portugal)
|
2012/05/10 | Metanarrativa cinematográfica: a ficcionalização como discurso autoral | II Encontro Anual da AIM - Associação da Imagem em Movimento
Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/07 | Uma certa tendência do metacinema norte-americano: o storytelling de Orson Welles a David Lynch | Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05 - Atual | Theatre and Painting in Film. A Narratological Approach to Intermediality
Orientador
|
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) |
2021/10/01 - Atual | Configurações sensórias: Para uma abordagem do cinema com forma de expressão.
Coorientador de Maria do Rosário Oliveira
|
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | A Narrativa de Curta-metragem de Ficção em Imagem Real
Coorientador
|
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024/12 | O Eu e o Nós: A Transformação do Sujeito na Autorrepresentação de Mulheres Artistas em “Las Poetas Visitan a Juana Bignozzi”
Orientador de Giovanna Affonso de Campos
|
Film Project Development (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Área Departamental de Física, Portugal
|
2022/09 - 2024/12 | Para a Construção de Um Novo Tempo em Filmes de Época: O Jogo Anacrónico em "Marie Antoinette" (Sofia Coppola, 2006)
Orientador de Catarina Isabel de Almeida Valada
|
Film Project Development (Mestrado) |
2022/01 - 2024/12 | A Conta que o Criador Fez: O Tríptico como Modalidade de Narrativa Metacinematográfica
Orientador de Francisco Alexandre Rosa da Mata
|
Mestrado de Desenvolvimento em Projecto Cinematográfico / Narrativas Cinematográficas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/10/01 - 2024/12 | Imagens que falam : A representação de histórias de vida sem imagens preexistentes no cinema subjectivo
Orientador de Gustavo Feldman
|
Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico / Realização e Dramaturgia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/10/01 - 2023/12 | Criando Uma Memória Colectiva Pessoal em "Todas as Minhas Filhas" (2023)
Orientador de Bianca do Rêgo Silva
|
Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico / Realização e Dramaturgia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/10 - 2022/11/25 | A Narrativa Não-fidedigna em "Gone Girl" (2014), de David Fincher
Orientador de Alessandro Simoneli
|
Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico / Narrativas Cinematográficas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/10 - 2022/11/07 | A legendadem como acto de criação
Orientador de Laura Maria Riesco
|
Mestrado em Desenvolvimento da Projecto Cinematográfico / Dramaturgia e Realização (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2015 - 2018/12 | Narrativas Bifurcadas no Cinema: Estudo sobre os limites das bifurcações narrativas
Orientador de Gustavo de Felipe Queiroz
|
Master in Cinema Project Development (Mestrado) |
2014 - 2016/11/11 | Pedro - Film Project: Short film Screenplay.
Coorientador de Lise Aragão Bastos
|
Development of Cinematic Project - Film Narratives (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12 - 2024/07 | Intermedial Connections: Impurity in the Arts (2024/05/08 - 2024/05/10)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/01 - 2023/12 | I International Conference "Speculum - Cinema autobiográfico realizado por mulheres em Portugal e no Brasil" (2023/09/21 - 2023/09/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2022/01/10 - 2022/11/01 | Artistic Encounters PAI 2022: "Presence, Absence and Invisibility". (2022/10/10 - 2022/10/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/01 - 2021/12/31 | Key convenor of the International conference "Reconfigurações | Novos desafios narrativos da imagem em movimento” / Reconfigurations
– New Narrative Challenges of the Moving Image. (2021/10/14 - 2021/10/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2020/05 - 2021/11 | Virtual Conference Narrative, Media and Cognition VI - "Reconfigurations – New Narraive Challenges of the Moving Image" (2021/10/14 - 2021/10/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/03 - 2019/09 | 12th Screenwriting Research Network (SRN) International Conference - "Screen Narratives: Order and Chaos" (2019/09/12 - 2019/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Catholic University - School of the Arts, Portugal |
2017/10 - 2018/10 | Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the other Media
(2018/09/06 - 2018/09/08)
Conferência (Outra)
|
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia |
2015/10 - 2016/10 | "Transmediations! Communication across Media Borders" International conference (2016/10/13 - 2016/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia |
2015 - 2015 | Entrevistada no filme de Edgar Pêra "O Espectador Espantado / The Amazed Spectator (2016)"
https://edgarpera.org/2016/01/29/the-amazed-spectator-world-premiere-iffrotterdam-2016/
(2015 - 2015)
Outro (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/10 - 2024/10/10 | Re- launching of the academic journal "Rhinocervs - Cinema, Dance, Music, Theatre"
Mesa-redonda
|
Presentation of the print version of the journal "Rhinocervs - Cinema, Dance, Music, Theatre"
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2023/03/10 - 2023/03/10 | Debate celebrating the 50th anniversary of the Film School of the Lisbon Polytechnic Institute.
Subject: The Present and Future of the Image as field of studies and practice.
Mesa-redonda
|
50 Anos da Escola de Cinema : Mesa de Imagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/02/23 - 2022/02/23 | Actividade cineclubista - film club activity.: presentation of film "Lynch: The Art of Life" and debate.
Outro
|
Ciclo de cinema "David Lynch: Alma Selvagem". Casa do Cinema, Coimbra.
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2021/06/22 - 2021/06/22 | Member of the round-table Intermediality and World Cinema: Challenges in Contemporary Film Theory, Aesthetics and Historiography.
Virtual event.
Encontro
|
Intermediality in World Cinema Workshop
Universitatea Sapientia, Roménia
|
2020/11/27 - 2020/11/27 | Short oral presentation (via Zoom) : Teatro de Marionetas e a Animação de Formas no Cinema.
Outro
|
Semana da História da Arte. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/30 - 2020/10/30 | PhD. class lectured by invitation: Lynch Expandido: Intermedialidade Sinestésica e Ambiente Tridimensional.
Oficina (workshop)
|
PhD. Degree in Digital Media Arts
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020/07/21 - 2020/07/21 | Oral presentation in Webinar : Para uma tentativa de estruturação das formas de reflexão crítica e comunicação sobre Cinema.
Encontro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2017/06/09 - 2017/06/09 | Oral presentation in Workshop : Brainteasers: Modalidades de Cinema Complexo (Kiss & Willemsen)
Seminário
|
Seminário - Grupo de Narrativas
Universidade Católica do Porto - School of the Arts, Portugal
|
2017/04/19 - 2017/04/19 | Oral presentation in Workshop : Self-Representation: Authorial Discourses through Art.
Seminário
|
IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
|
2016/10/16 - 2016/10/16 | Oral presentation in Workshop - Specious Storytelling : Meta-narrative as Authorial Discourse
Seminário
|
IMS Seminar - Research Centre for Intermediality and Multimodality
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
|
2016 - 2016 | Class as invited lecturer: Asian Metafilms: Hong Sang-Soo and Tsai Ming-Liang
Outro
|
BA class on Film Studies.
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
|
2015 - 2015 | Class as invited lecturer : Peter Greenaway: Allegorical Intermedial Cinema
Outro
|
BA FIlm Studies class.
Linnéuniversitet - Vaxjo, Suécia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/21 | Dinâmicas de um cinema mainstream: Relatório de estágio
Presidente do júri
|
Leonor Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2023/12/15 | O movimento da imobilidade: As fotografias tridimensionais no contexto cinematográfico
Presidente do júri
|
João Pedro Garcia Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2023/12/07 | Travessia Bar (Projecto de escrita)
Presidente do júri
|
Hugo Alexandre Bastias dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2023/12/04 | A solidão em "Saint Maud": Abordagens à dor psíquica feminina no cinema de terror
Presidente do júri
|
Madalena Landeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2023/11/28 | Inscrição da realidade no documentário: Representar o sujeito que resiste
Presidente do júri
|
Inês Araújo Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2023/11/10 | Criando uma memória colectiva e pessoal em "Todas as Minhas Filhas" (2023)
Orientador
|
Bianca do Rêgo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/12/20 | A representação da mulher violenta no cinema
Presidente do júri
|
Cátia Filipa Costa Pimenta Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/12/19 | O Tempo e Mise-en-scéne de Gestos e Rituais: O Processo de Desenvolvimento Cinematográfico de "A Ilha"
Presidente do júri
|
Manuel Raposo de Melo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/12/12 | Gente com trabalho dentro: O Mar em Terra
Presidente do júri
|
David Cortegaça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/12/05 | A Teorias Queer e o Novo Cinema Queer em "Madame Satã" e "Praia do Futuro, de Karim Ainouz
Presidente do júri
|
Marcus Antonius Melo de Leopoldino Júnior (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/11/25 | "Um Estudo de Caso de Narração Fidedigna Múltipla: "Em Parte Incerta" ("Gone Girl", de David Fincher)
Orientador
|
Alessandro Simonelli (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/11/21 | Mulher e e Guerra Colonial: Representação da Memória em Contexto de Repressão Política
Presidente do júri
|
Joana Margarida Nogueira Carregado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2022/11/18 | The Representation of the Aging Woman in the 21st Century Contemporary Science Fiction Films (Advantageous; The Congress;
The Divergent Series; Elysium; What Happened to Monday)
Arguente
|
Mariranne Luzzette Gilhang (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11/07 | A Legendagem Como Acto de Criação
Orientador
|
Laura Maria Riesco Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/12/21 | Infância e >Representação: Em Busca de Uma Travessia Autónoma de Território Cinematográfico
Presidente do júri
|
Fádhia Beatriz Salomão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/12/20 | Homens Sob Influência: A Masculinidade em "Husbands" (1970), de John Cassavetes
Presidente do júri
|
João Lucca Real Piovan (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/07/29 | O Plano Longo em "Trás-os-Montes" de António Reis e Margarida Cordeiro e em "Céu Aberto"
Presidente do júri
|
Sebastião Braga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/07/27 | Fragmentos de Uma Vida Dançante e o Modo Observacional nos Filmes "Bobbi Jene" e "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos"
Presidente do júri
|
Filipa Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/07/26 | A Entrada no Tempo em "Primavera Tardia" de Ozu
Presidente do júri
|
Maria Inês Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2019/12/12 | A Persistência do Cinemático a Partir da Noção de Pharmakon
Arguente
|
Carlos Eduardo Natálio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/09/26 | Narrativas Bifurcadas no Cinema: Estudos Sobre os Limites das Bifurcações Narrativas"
Orientador
|
Gustavo de Felipe Queiroz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2016/11/11 | Projecto de escrita: "Pedro"
Orientador
|
Lise Aragão Bastos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2015/07/27 | A personagem e o ponto de vista
Presidente do júri
|
José Ricardo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014/07/27 | "Alumbramentos" - Investigação e Escrita de Argumentos para Documentário
Presidente do júri
|
Fernanda Pires Gurgel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2013/07 | Problemáticas de produzir um documentário sobre o passado no presente
Arguente
|
Mário Gajo de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12 - 2034/07 | Intermedial Connections: Impurity in the Arts (ongoing) | Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School |
2022 - 2023/12/31 | I Congresso Internacional Speculum / Cinema autobiográfico realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil | UBI - Universidade da Beira Interior |
2023 - 2023/02 | VII Encontro Internacional "O Cinema e as Outras Artes" | UBI - Universidade da Beira Interior |
2022 - 2022/10 | PAI 2022 Presence, Absence and Invisibility | FCSH – Universidade Nova de Lisboa (New University of Lisbon) |
2021 - 2021 | CSO 2019 - XII Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" | Sociedade Nacional de Belas-Artes |
2021 - 2021 | Narrative Media an Cognition V - "Reconfigurations / New Narrative Challenges of the Moving Image" (Zoom) | Lisbon Polytechnic Institute - Theatre and Film School |
2021 - 2021 | VI Encontro internacional "O Cinema e as Outras Artes" | UBI - Universidade da Beira Interior |
2020 - 2020 | VI Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema". | Universidade Aberta (Ponte de Lima / Coimbra) |
2019 - 2019 | CSO 2019 - X Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" | Sociedade Nacional de Belas-Artes |
2019 - 2019 | 12th Screenwriting Research Network (SRN) International Conference: Screen Narratives: "Order and Chaos" | Universidade Católica do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Colóquio internacional O Cinema e as Outras Artes | Universidade da Beira Interior |
2019 - 2019 | Colloque"Metafiction et réfléxivité au cinéma" | Université Clermont Auvergne, Clermond Ferrand |
2018/01 - 2018/10 | International Conference "Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the Other Media" | Linnaeus University, Sweden |
2018 - 2018 | CSO 2018 - IX Congresso Internacional CSO, "Criadores Sobre outras Obras" | Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes |
2018 - 2018 | VIII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | Universidade de Aveiro |
2018 - 2018 | IV Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" | Universidade Aberta (Coimbra) |
2018 - 2018 | Colóquio Narrativa, Media e Cognição: “Narrativas Marginalizadas" | Universidade do Algarve - Ualg |
2017 - 2017 | Colóquio Narrativa, Media e Cognição. | Universidade da Beira Interior - Labcom |
2017 - 2017 | IV Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" | Universidade Aberta (São João da Madeira) |
2016 - 2016 | III Simpósio Internacional Caminhos do Cinema Português: "Fusões no Cinema" | Universidade Aberta (Leiria) |
2015/01/01 - 2015/07/14 | Colóquio Narrativa, Media e Cognição. | Universidade Católica (Porto) e CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes |
2015 - 2015 | II Simpósio Internacional Caminhos no Cinema Português: "Fusões no Cinema". | Universidade Aberta (Coimbra) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Rhinocervs - Cinema, Dança. Música, Teatro (2795-5788) | Lisbon Polytechnic Institute |
2022/01/01 - Atual | Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media (editorial board) | Babes-Bolyai University, Cluj-Napoca |
2022/01 - Atual | Frames Cinema Journal (editorial board) (ISSN 2053-8812) | University of St. Andrews, Scotland (UK) |
2018 - Atual | Gama, Estudos Artísticos (2182-8539) | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA) |
2018 - Atual | Croma, Estudos Artísticos (2182-8547 ) | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA) |
2018 - Atual | Estúdio: Artistas sore Outras Obras (1647-6158 ) | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA) |
2019/12 - 2021/12/31 | Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media (advisory board) (ISSN 2559-2068) | Babes-Bolyai University, Cluj Napoca (Romania) |
2018/09 - 2021/09 | Film Journal (2556-4161) | SERCIA - Société de Recherches sur le Cinéma Anglophone |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/06 - Atual | Jury member of the 2nd internal Short Duration Projects panel ICNOVA.
Avaliador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova |
2024/04 - 2024/05 | Member of the jury in the IDICA competition for the allocation of 5,000€ to the winning projects.
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa |
2024/02 - 2024/04 | Member of the jury of the "Excellency Awards" in the field of Arts (category Scientific Awards)
Membro
|
Caixa Geral de Depositos | |
2023/01 - 2023/03 | 7ª Edition of the Excellency Award by CGD-IPL / Premio de Excelência Instituto Politécnico de Lisboa e CGD
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Caixa Geral de Depositos |
2022/12 - 2022/12 | Member of the 3rd edition of financing by ICNOVA for the development of projects to external entities.
Avaliador
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova |
2022/07 - 2022/11 | Co-cordinator of the panel of "Arts" for the attribution of PhD. fellowships by FCT
Vice-Presidente
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/11 - 2021/12 | Jury member of the I internal Short Duration Projects panel ICNOVA.
Avaliador
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/10 - 2021/11 | Juri member of the panel for the allocation of a PhD. fellowship in the context of the Media Arts PhD. Course.
Coordenador
|
Universidade da Beira Interior, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/05 - 2021/11 | Juri member of the panel "Arts" in the allocation of research grants for PhD. Candidates - FCT.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2021/05 - 2021/06 | Juri member of the IDI&CA - yearly allocation of research funds for development, inovation and creation.
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/07/01 - 2020/11 | Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018/05/20 - 2018/10/15 | Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2017/05 - 2017/10/13 | Juri member of the panel "Arts" in the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016 - 2017/04 | Juri member of the panel "Arts" for the allocation of research grants to PhD. candidates - FCT.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Peer reviewer - Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Comunicação e Audiovisual | |
2023 - Atual | Ekphrasis - Images, Cinema, Theory, Media ( vol. 31, no. 1) | Universitatea Babes-Bolyai, Roménia |
2022 - Atual | Peer reviewer - Comparative Cinema Journal | Universitat Pompeu Fabra, Espanha |
2020 - Atual | Peer Reviewer - Acta Universitatis Sapientiae: Film and Media Studies | Universitatea Sapientia, Roménia |
2019 - Atual | Peer reviewer - Frames Cinema Journal | University of St Andrews, Reino Unido |
2018 - Atual | Peer Reviewer - Journal Aniki - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento | AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento , Portugal |
2018 - Atual | Peer reviewer - Journal CINEMA - Journal of Philosophy and The Moving Image. | IFIL Nova - Nova Institute of Philosophy, Portugal |
2017/01 - Atual | Peer Reviewer - Journal CITAR - Journal of Science and Technology of the Arts | Universidade Católica do Porto - School of the Arts, Portugal |
2017 - Atual | Peer Reviewer - Journal Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). | Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil |
2016 - Atual | Peer reviewer - Revista Comunicação e Sociedade | CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2024/01 - 2024/01 | Journal NECSUS – European Journal of Media Studies | |
2022 - 2022 | Peer reviewer of the special issue - Beyond Language: Intermediality and Multimodality in Literature and Literary Studies, edited by Heidrun Führer, Miriam Vieira and Dominika Narecka. Journal Lublin Studies in Modern Languages and Literature. | |
2021 - 2021 | Peer Reviewer - Livro O Cinema e as Outras Artes: Diálogos e inquietudes Artísticas. | LabCom.CA - Laboratório de Comunicação e Artes (UBI(, Portugal |
2020 - 2020 | Peer Reviewer - Journal for Cultural Research (Routledge) | Routledge, Reino Unido |
2020 - 2020 | Peer Reviewer - Film Journal. | SERCIA - Société pour l'Enseignement et la Recherche du CInéma Anglophone, França |
2020 - 2020 | Peer reviewer - SAGE Publishing | |
2016 - 2018 | Peer Reviewer - Images: The International Journal of European Film, Performing Arts and Audiovisual Communication | Poznan University, Polónia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/09 - Atual | Iconologia e Teoria da Imagem (UC optativa - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/09 - Atual | História do Cinema I (40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/09 - Atual | Intermedialidade e Artes do Espectáculo (UC optativa - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/09 - Atual | Sistemas de Produção II - Casos de Estudo (40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/09 - Atual | Produção Independente e Mercados (módulo) | Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2019/09 - Atual | Narrativas Cinematográficas (80 horas) | Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2010/10/01 - Atual | História do Cinema I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/10 - 2024/02 | História do Cinema I | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/10 - 2024/02 | Sistemas de Produção II | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/10 - 2024/02 | Narrativas Cinematográficas | Film Narratives (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/10 - 2024/02 | Interartes e Intermédia | Intermediality (Doutoramento) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07 | Intermedialidade / O Cinema e as Outras Artes (40 horas) | Intermediality and Inter-arts (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07 | Teoria da Narrativa IV (40 horas) | Subjectivity in film - focalization and narration (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013 - 2016/10/01 | Teoria e Prática de Produção I (semestral - 40 horas, a partir de 2014 passou a ser duas turmas com 40 horas cada)) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2015/10/01 - 2016/07 | Prática de Produção I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2014/10/01 - 2016/07 | Laboratório Experimental (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013/10/01 - 2016/07 | Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013/10/01 - 2016/07 | Seminário Aplicado de Narrativas (módulo) | Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2014/10/01 - 2015/07 | Seminário de Produção de Filmes III (semestral - 60 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2014/10/01 - 2015/07 | Teorias da Narrativa (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2015/07 | História do Cinema II (semestral) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013/10/01 - 2014/07 | Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013/10/01 - 2014/07 | Seminário de Produção de Filmes IV (semestral - 60 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2011/10/01 - 2014/07 | Teoria e Prática da Produção II (semestral - 60 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2012/10/01 - 2013/07 | Sistemas de Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2012/10/01 - 2013/07 | Prática de Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2012/10/01 - 2013/07 | Prática de Produção IV (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2012/10/01 - 2013/07 | Narrativas Cinematográficas (semestral - módulo) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2011/10/01 - 2012/07 | Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2011/10/01 - 2012/07 | O Cinema ao Espelho (UC optativa - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2010/10/01 - 2012/07 | Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2010/10/01 - 2011/07 | Narrativas Cinematográficas / Cinematic Narratives (módulo) | Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2009/10/01 - 2010/07 | Seminário Aplicado de Narrativas (semestral - módulo) | Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2008/10/01 - 2010/07 | Laboratório Experimental (semestral) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2007/10/01 - 2010/07 | Cinema Reflexivo (UC optativa) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2007/10/01 - 2010/07 | Seminário de Produção de Filmes I (semestral - 60 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2008/10/01 - 2009/07 | Prática de Produção III (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2009/07 | História do Cinema I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2007/10/01 - 2008/07 | Seminário de Produção de Filmes IV (semestral - 60 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2007/10/01 - 2008/07 | Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2005/10/01 - 2008/07 | Metodologias de Investigação ( semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2006/10/01 - 2007/07 | Teoria e Prática de Produção I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2006/10/01 - 2007/07 | Teoria e Prática da Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2005/10/01 - 2007/07 | Sistemas de Produção I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2005/10/01 - 2007/07 | Organização e Gestão II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2007/07 | Organização e Gestão II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2005/10/01 - 2006/07 | Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2006/07 | Organização e Gestão I (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2005/07 | Seminário de Produção de Filmes II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2004/10/01 - 2005/07 | Teoria e Prática de Produção II (semestral - 40 horas) | Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2002/10/01 - 2004/07 | Introdução à Análise de Filmes (anual - 90 horas) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2000/10/01 - 2004/07 | Organização e Gestão I (anual - 135 hooras) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1997/10/01 - 2004/07 | Introdução ao Estudo da Produção (anual - 90 horas) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1995/10/01 - 2004/07 | Organização e Gestão II (anual - 135 horas) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2000/10/01 - 2001/07 | Introdução ao Estudo da Montagem (anual - 90 horas) | Cinema (Mestrado integrado) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
1995/10/01 - 2000/07 | Seminário de Produção I (anual - 90 horas) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1995/10/01 - 2000/07 | Sistemas de Produção II (anual - 90 horas) | Cinema (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1995/10/01 - 1997/07 | Seminário de Produção II (anual - 90 horas) | Production Studies (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2015/11 - 2015/11 | Entrevista com Edgar Pêra. Blogue de Edgar Pêra. | Meta-espectadores |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | AAS - Association of Adaptation Studies | Member |
2017 - Atual | NARRNET European Narratology Network | |
2017 - Atual | SOPCOM Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | |
2015 - Atual | ISIS International Society for Intermedial Studies | Member. |
2015 - Atual | NECS European Network for Cinema and Media Studies | Member of the WGs: (1) Cinema and Contemporary Visual Arts ;(2) Affects and Audiovisual Cultures; (3) Intermediality and Media Philosophy |
2014/09 - Atual | SERCIA Société d'Études et de Recherches sur le Cinéma Anglophone | |
2014 - Atual | MECCSA Media, Communication & Cultural Studies Association | |
2012/05 - Atual | AIM Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Portugal). | Secretary o fthe Audit Commitee in the biennium 2021 - 2023; Member and Co-founder of the WG Audiovisual Narratives |
2012 - Atual | ECREA European Communication Research and Education Association | Member |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05 - 2023/10 | Membro da Academia de Notáveis da XXVII Gala Globos de Ouro (SIC) para selecção dos candidatos na categoria de “Cinema”. | |
2022/11/14 - 2022/11/20 | Member of the competitive section of the XIX Film Festival "Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival" | |
2017/07 - 2017/07 | Juri member for the allocation of the Prize Engº Gonçalves Lavrador to the Best Oral Presentation at the internacional conference AVANCA Cinema VIII, Portugal. | Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal |
2016 - 2016 | Juri member for the allocation of the Prize Engº Gonçalves Lavrador to the Best Oral Presentation at the internacional conference AVANCA Cinema VII, Portugal. | Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | "Prémio de Excelência" - Prémios Científicos IPL-CGD (área Artes)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 | Prémio de Melhor Ensaio - AIM: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
AIM, Portugal
|
2015 | Prémio Engº Fernando Gonçalves Lavrador para a Melhor Comunicação
Conferência Avanca Cinema - Tecnologia, Arte, Comunicação, Portugal
|
Outra distinção
2016 | Bolsa de estudo (pós-doutoramento)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2009 | Bolsa de de estudo (doutoramento)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|