???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisa do Rosário Fernandes Dias

Nomes de citação

  • Dias, Elisa

Identificadores de autor

Ciência ID
581E-3C86-BCC9
ORCID iD
0000-0002-8585-9775
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2007 - 2015 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/03/01 - 2022/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1999/10/01 - 2015/05/15 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2015/05/15 Diretor - Adjunto Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2005/09/01 - 2015/05/15 Presidente da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Saúde Jean Piaget Nordeste, Portugal
2004/11/02 - 2005/08/31 Presidente da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2002 - 2003 Vogal da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dias, Elisa. "Contributos para uma cultura colaborativa de formação no ensino superior: exemplo prático". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2018.
    Publicado
  2. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. "Ensinar a aprender: a corresponsabilização da escola-família na autorregulação das aprendizagens". Bragança, 2017.
    Publicado
  3. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana; Tomaz, Joaquim. "A cultura da mediação como fundamento da educação para a convivência pacífica". Trabalho apresentado em Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Dias, Elisa; Bonifácio, Evangelina. "O Iceberg do Educador Social: Contributos reflexivos de futuros profissionais". Revista de Educación Social 28 (2019): 238-254. ttp://www.eduso.net/res/28/articulo/o-iceberg-do-educador-social-contributos-reflexivos-de-futuros-profissionais.
    Publicado
  2. Dias, Elisa. "A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers". Journal of the Sociology and Theory of Religion 8 (2019): 131-145. https://doi.org/10.24197/jstr.0.2019.131-145.
    Publicado • 10.24197/jstr.0.2019.131-145
  3. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. Autor correspondente: Madureira, Cristiana. "Vidas significantes: o caso de Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho, emigrante que fez história na História". CEPIHS 7 (2017): 101-120.
    Publicado
  4. Dias, Elisa. "Leituras de afetividade e norma nas representações da saúde em crianças do nordeste de Portugal: contributos para a Educação". Revista Hipótese 2 1 (2016): 45-57. https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/115.
    Publicado
  5. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana; Rodrigues, Ana Maria. "A Escola do Futuro sem receio do passado - Heranças de um património histórico". CEPIHS 6 (2016): 338-357.
    Publicado
  6. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. "Itinerários do imaginário infantil - estudo no nordeste transmontano". CEPIHS 3 (2013): 183-199.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Dias, Elisa. "Para uma Cultura de leitores da Cultura". In Aprender a Ler na Vida da Terra Quente Transmontana. Portugal: Edições Imaginarium, 2007.
    Publicado
Livro
  1. Dias, Elisa. O Relógio sem horas. Porto, Portugal: Estratégias Criativas Júnior. 2018.
    Publicado
  2. Dias, Elisa. Imagens de Cera. Coimbra, Portugal: Edições Sagesse - Terra Ocre Edições. 2015.
    Publicado
  3. Dias, Elisa. Pedagogia do Imaginário Infantil- Análise na Região de Trás-os-Montes. Lisboa, Portugal: Edições Piaget. 2008.
    Publicado
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/06 Desplazarse en silencio. Retos de la igualdad y la inclusion educativa de niñas y niños victimas del desplazamiento forzado en Colombia
Arguente principal
Esther Vega Blanco (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2014/03/14 A Inclusão de Crianças com Dislexia, Perspetivas e Práticas dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
António Miguel Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2014/03/14 Inclusão/Integração Social de Pares em Âmbito Escolar
Presidente do júri
Elisabete Vieira do Cabo (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/09/06 Inclusão de alunos com deficiência no processo de transição para a vida ativa
Arguente
Alfredo José Ramos Ruano (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/03/11 Património Material e Imaterial das Escolas Primárias do Concelho de Bragança: As Memórias dos Idosos
Orientador
Ana Maria de Sá Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/02/22 A Atitude dos Professores do 1º Ciclo Face à Inclusão de Alunos com NEE
Arguente
Anabela de Jesus Branco (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/02/19 Articulação entre o Projeto de Intervenção do Diretor e o Projeto Educativo do Agrupamento: um estudo de caso
Arguente
Rogério Paulo Castro Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012/06/29 A criminalização da juventude pobre no Brasil e ascensão de um Estado de Direito Penal maximo
Arguente
Ana Paula Correa de Sales (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2012/04/09 Práticas Inclusivas em Educação Pré-Escolar
Arguente
Vera Mónica dos Reis Salgado (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2012/03/10 Inclusão e Tecnologias - O papel inclusivo das Tecnologias da informação e Comunicação na inclusão de certos tipos de necessidades educativas especiais
Arguente
Ângela Maria Neto Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2011/04/02 O impacto da criança deficiente na família: representações dos irmãos
Arguente
Ausenda Maria de Jesus Costa Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2009/03/27 El tráfico de influencias: una respuesta penal frente a la corrupción política e administrativa
Arguente
Elzamir Gonzaga Silva (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2009 O Lado Oculto da Escola - Um Estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras
Vogal
Cristiana de Sousa Pizarro Madureira (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/03/01 - 2025/03/01 Elemento do national advisory board do IPB- integrando a equipa de investigação no Instituto Politécnico do Projeto DISmode “Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities” Project number: 2022-2-PT02-KA220-YOU-000095234) financiado pelo programa Eramus+ Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/12/14 - 2021/12/15 Comissão Organizadora do Encontro: Educação e Direitos Humanos
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/19 - 2018/04/19 Organização da Conferência (Re)viver e (re)contar uma experiência de cooperação em Timor-leste - Ciclo de Conferências: Educação e Cultura(s)
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07/29 - 2022/07/29 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância Tema: Sinais de alerta no desenvolvimento infantil: perceções de encarregados de educação e educadores de infância para uma intervenção precoce atempada Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/07/28 - 2022/07/28 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância Tema: Práticas inclusivas no Contexto Pré-escolar: diferenciação pedagógica Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/06/30 - 2022/06/30 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cogniyivo e Motor Tema: Comunicação parental com crianças autistas Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2021/11/06 - 2021/11/06 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor Tema: As estratégias utilizadas pelos educadores, em contexto de sala, são verdadeiramente inclusivas? Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista de Investigación Educativa Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE)
2021 - Atual Revista EduSer Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação
2019 - Atual Pedagogia Social. Revista Intreuniversitaria Sociedad Iberoamericana de Pedagogia Social