Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria João de Jesus Duarte Silva
Nomes de citação
- Silva, M. J.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5D1E-8C69-29D5
- ORCID iD
- 0000-0003-1017-8315
Endereços de correio eletrónico
- mjsilva@eselx.ipl.pt (Profissional)
Websites
- www.eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/05/11
Concluído
|
Agregação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Título de Agregado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Aprovada por Unanimidade |
2003 - 2010
Concluído
|
Interfaces Multissensoriais em Contextos de Educação Ambiental (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
1999/09/21
Concluído
|
Engenharia do Ambiente (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Integração do som não falado nas representações informatizadas dos sistemas ambientais: Uma investigação no âmbito das interfaces
destinadas à educação ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1994 - 1999
Concluído
|
Engenharia do Ambiente (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Integração do som não falado nas representações informatizadas dos sistemas ambientais: Uma investigação no âmbito das interfaces
destinadas à educação ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1993 - 1993
Concluído
|
Educação e Aconselhamento em Sexualidade Humana (Outros)
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
|
|
1990 - 1993
Concluído
|
Sistemas e Tecnologias da Informação (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Concepção de interfaces com o utilizador: Um sistema para apoio a este processo no domínio dos programas educativos de ciências
do ambiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993
Concluído
|
Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação, Especialidade em Tecnologias da Informação na Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Concepção de interfaces com o utilizador: Um sistema para apoio a este processo no domínio dos programas educativos de ciências
do ambiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1985
Concluído
|
Engenharia do Ambiente (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2002/04/30 - 2015/08/31 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2002/04 - 2015/08 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/12 - Atual | Coordenadora do Domínio das Ciências Físicas e Naturais | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Educação Ambiental | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/10/17 - 2012/12/31 | Coordinator of the Master Degree Program "Experimental Science Teaching in Elementary Education" (Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico" | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2003/01/06 - 2004/04/01 | President of the Scientific Committee | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/05 - Atual | Ensino das Ciências no 1.º Ciclo - O desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores
IPL/2023/PCK/PST_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022/09/01 - 2033/09/01 | AE.Maps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017/10/12 - 2020/04/11 | Eco-sensors for health: Supporting children to create eco-healthy schools ((LISBOA-01-0145-FEDER-023235)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Concluído
|
2017 - 2018 | PRINT - Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação
entre o Brasil e Portugal
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/11 - 2018/04 | Sexualidade e Género em Contextos Educativos.
xxx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2005/09 - 2009/07 | SchoolSenses@Internet Project (Children as Multisensory Geographic Information Creators through the use of Information (POSI/EIA/56954/2004);
SchoolSenses@Internet: as crianças como criadoras de informação geográfica multissensorial através da utilização das tecnologias
da informação e comunicação
POSI/EIA/56954/2004
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola | "Novas tecnologias para o ensino", Erasmus+ Win
Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra, Portugal)
|
2017 | Researching gender & ICT in kindergarten | 12th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
ESERA (Dublin City University, Irlanda)
|
2017 | Educação matemática e ambiental com sensores na formação em Educação Básica | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais,Lisboa
ESELx, IPL (Lisboa, Portugal)
|
2017 | O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: Um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos | VIII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
(Madrid, Espanha)
|
2016 | Partilhar para aprender: lidar com o inesperado em sexualidade e género | VII Jornadas de Educação pelos Pares
Direção Geral de Saúde e Fundação Portuguesa Comunidade Contra a Sida (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Utilização dos Sensores Eletrónicos no Ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática | XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação de Santarém, IPSantarém (Santarém, Portugal)
|
2015 | Senses and sensors: sensing urban spaces | MCM-6 COST Action IC1203 ENERGIC
ENERGIC, European Network Exploring Reasearch into Geospatial Information Crowdsourcing (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Sensing places: an embodied approach using senses and sensors | THE INTERNATIONAL CONFERENCE “LINEAR LIVABILITY Towards next-generation urban re-design: multimodal green routes”
Polytechnic of Turin (Turin, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 - Atual | O Valor e a Qualidade da Água em Função do seu Uso: Uma Proposta de Abordagem no 2º CEB
Coorientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/01/06 - 2023/06/30 | Potencialidades de Atividades Experimentais e Laboratoriais para o Desenvolvimento de Aprendizagens no 2º Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos (Dissertação de mestrado não
publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15814
Orientador de Maria Inês Azenha
|
Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado) |
2022 - 2022 | O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género (Dissertação de mestrado não publicada).
Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15706
Orientador de Beatriz Aguiar
|
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Educação ambiental: implementação de práticas pedagógicas nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico, em tempos de pandemia covid-19
(Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14416
Orientador de Ana Catarina França
|
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Promoção de uma educação não sexista no 1º e 6º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em:
http://hdl.handle.net/10400.21/14508
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada).
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13062
Orientador
|
Mestrado em Educação Ambiental (Mestrado) |
2019 - 2021 | Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível
em: http://hdl.handle.net/10400.21/13061
Orientador
|
Mestrado em Educação Ambiental (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018/12 - 2019/07 | ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA IDENTIDADE DE GÉNERO POSITIVA E GRATIFICANTE
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com eco sensores no 2º ciclo do ensino básico (Dissertação
de mestrado não publicada).Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14604
Orientador
|
Mestrado em em Ensino no 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2017/11 - 2018/12 | Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/11 - 2018/11 | Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente
saudáveis na escola
Orientador
|
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | A promoção da criação de práticas ambientais pelos alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Orientador
|
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | EDUCAÇÃO SEXUAL NO 1. º E 2.º CEB: CONSTRANGIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES
Coorientador
|
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | APRENDIZAGENS AUTÊNTICAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 - 2015 | Potencialidades de uma abordagem com intedisciplinaridade entre Matemática e Estudo do Meio e Centrada no Ambiente
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Trabalhar Matemática na aula de Educação Física: Um estudo de caso numa turma do 5.o Ano de Escolaridade
Orientador
|
|
2015 - 2015 | O Papel dos/as Professores/as Face às Questões Relacionadas Com o Transgenerismo
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Ensino experimental da biodiversidade e da temperatura nas poças de maré: Uma proposta pedagógica para o 4º ano de escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Trabalho Experimental sobre os Sons do Meio Ambiente e as Emoções que eles Evocam: Estudo de Caso com uma turma do 2º ano
do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Interações entre Ciência e Arte: Contributos para o Ensino Experimental no 2ºCEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Uma Abordagem Experimental à Complexidade do Conceito de Ser Vivo com Alunos do 2.ºano De Escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O Sentido do Tato, Calor e Temperatura: Uma abordagem experimental no 2ºCEB”
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Intervenção Curricular em Educação Sexual: Estudo de Caso numa Turma da Escola EB 2,3 de Valadares
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Educação Sexual no 2º ciclo do Ensino Básico: Articulação Curricular entre os Aspectos Biológicos e os Aspectos Comportamentais,
Atitudinais e de Valores
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Fotossíntese e Ciclo do Carbonono Ensino das Ciências no 6º ano: Utilização de Sensores
Orientador
|
|
2011 - 2011 | “A Microbiologia e a Conservação dos Alimentos”: Uma Abordagem Experimental das Ciências, numa Turma de 6º ano da Escola E.B.
2,3 Passos José
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | A Integração do Uso da Internet no Ensino Experimental das Ciências: Um Caso de Estudo Sobre o Tema “Sistema Respiratório”
no 6º ano de Escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Computação Ubíqua no Ensino Básico: Plataforma orientada à informação multissensorial georreferenciada
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2006 - 2006 | Promoção da Saúde em Instituição de Apoio a Prostitutos/as de rua: Perspectivas de Técnicos e Utentes
Coorientador
|
Estudos da Criança - Promoção da Saúde e do Meio Ambiente (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Seminário Sexualidade e Género em Contextos de Educação
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | As crianças como agentes de saúde ambiental: Utilização de sensores desde a educação de infância ao 2º CEB, 7º Seminário de
Matemática e Ciências Experimentais
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2018 - 2018 | Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas, I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia,
Formação e Investigação em Educação
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2018 - 2018 | As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico,
EIPE 2018
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2018 - 2018 | Criar Escolas Eco-Saudáveis, através do uso de sensores pelas crianças
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2017 - 2017 | 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE); 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
Simpósio (Outra)
|
|
2016 - 2016 | III Encontro de Literatura para a infância: a natureza nos/dos livros
Encontro (Outra)
|
|
2016 - 2016 | 5º Seminário de Matemática e Ciências da Natureza
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Género e Ambiente
Outro (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Sensing and sensors for linear livability in Turin
Oficina (workshop) (Outra)
|
Politecnico di Torino, Itália |
2007 - 2007 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07 - Atual | Demonstração com o título "Plataforma Colaborativa Eco-Sensors4Health: Gestão e partilha dos dados de saúde ambiental, adquiridos
pelas crianças nas suas escolas"
Conferência
|
Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Ciência Viva, Portugal |
2015 - 2015 | Net Children 2020 – Growing up with Media. European Expert Conference on Media Education and Child Protection
Conferência
|
Net Children 2020 – Growing up with Media. European Expert Conference on Media Education and Child Protection
German Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth (BMFSFJ) & Hans Bredow Institute for Media Research,
Alemanha
|
2014 - 2014 | EUTIC2014 - Papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos
Congresso
|
EUTIC 2014 - O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos
Rede europeia EUTIC, Portugal
|
2013 - 2013 | European Geographies of Sexualities Conference
Conferência
|
http://geosexualities.wordpress.com/ |
2013 - 2013 | Simpósio Internacional de Informática Educativa
Simpósio
|
Simpósio Internacional de Informática Educativa |
2013 - 2013 | Múltiplas dimensões nos espaços quotidianos das crianças: utilização didática e situada de sentidos e sensores
Congresso
|
IX Congresso da Geografia Portuguesa Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
Associação Portuguesa de Geógrafos, Portugal
|
2013 - 2013 | Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato: Avaliação das Potencialidades de Sensores Eletrónicos
Congresso
|
Simpósio Internacional de Informática Educativa
Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | O Valor e a Qualidade da Água em Função do seu Uso: Uma Abordagem Situada de Ensino Experimental e Multissensorial
Congresso
|
XIII COLOQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFÍA: RESPUESTAS DE LA GEOGRAFÍA IBÉRICA A LA CRISIS ACTUAL |
2012 - 2012 | Birds, Ecology and Landscape: Linking science and art with elementary school children
Congresso
|
Geographical Imaginations
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2012)
Congresso
|
Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2012)
Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Portugal
|
2011 - 2011 | As TIC do Ponto de Vista do Género: Comentário dos Resultados do Projeto
Conferência
|
CONFERÊNCIA DIVERSIDADE DIGITAL
Programa UT Austin Portugal, Portugal
|
2011 - 2011 | Simpósio Internacional de Informática Educativa
Simpósio
|
Simpósio Internacional de Informática Educativa |
2011 - 2011 | Questões de género e orientação sexual em dois estudos de caso sobre educação sexual no ensino básico em Portugal
Seminário
|
I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero/Pré-encontro da Conferência Regional da UGI |
2011 - 2011 | Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011)
Conferência
|
Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011)
Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Portugal
|
2004 - 2004 | Práticas de familiarização com o computador e a Internet
Encontro
|
II Encontro nacional dos Espaços Internet
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | Gênero, trajetórias acadêmicas e a centralidade na produção do conhecimento geográfico brasileiro
Arguente
|
Tamires Regina Aguiar de Oliveira César (Doutoramento)
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil
|
2018 | A promoção da criação de práticas ambientais pelos alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | Sónia Andreia Silva Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano | Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências | Diogo Fernandes Alvares Pessanha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Sara Aboim Silva (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | Potencialidades de uma abordagem com interdisciplinaridade entre Matemática e Estudo do Meio e centrada no ambiente
Orientador
|
Maria De La Salette Carvalho Moreira Ferreira Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | A Energia Solar e a Sustentabilidade na Terra: Proposta de Intervenção no 1º Ciclo do Ensino Básico | Paulo Alexandre Ferreira da Silva Mergulhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 | Prevenção da Violência de Género no Namoro Heterossexual entre Adolescentes:Estudo de Caso com uma Turma de 6º Ano do Ensino Básico | Maria Da Luz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | O Papel das Actividades Experimentais e das Atitudes Auto-Reflexivas na Análise dos Hábitos Alimentares dos Alunos: Estudo de Caso numa Turma do 6º Ano | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Aquisição de Competências Específicas no Estudo do Sistema Digestivo no 2º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Fotossíntese e Ciclo do Carbono no Ensino das Ciências do 6º Ano: Utilização de Sensores | Natália Leão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | A Importância de Relacionar a Educação Ambiental com a Conservação dos Solos: proposta de Intervenção Didáctica com uma Turma de 2º Ano do 1ºCEB | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Poluição da Água: Uma Abordagem com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Intervenção Curricular em Educação Sexual: Estudo de Caso numa Escola EB 2,3 de Valadares | Cláudia Abrantes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Educação Sexual no 2º Ciclo do Ensino Básico: Articulação Curricular entre os Aspectos Biológicos e os Aspectos Comportamentais, Atitudinais e de Valores | Ana Carina Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Dessalinizar Água do Mar na Aula de Ciências da natureza | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | A Microbiologia e a Conservação dos Alimentos: Uma Abordagem Experimental das Ciências, numa Turma de 6º Ano da escola EB 2,3 passos José | Diana Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | A Integração do Uso da Internet no Ensino Experimental das Ciências: Um Caso de Estudo Sobre o Tema "Sistema Respiratório" no 6º Ano de Escolaridade | Joana Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | A Relação Entre o Ciclo do Uso Urbano da Água e a Energia | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Uma Abordagem Experimental no Estudo do Sistema Digestivo Humano | Elisabete Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Flutuação em Líquidos em Gases e Relações com Energia: Um Estudo Interventivo no 2º Ano de Escolaridade | (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | O Valor e a Qualidade da Água em Função do Seu Uso: Uma Proposta de Abordagem no 2º CEB | Teresa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2007 | Collaborative Environmental Monitoring: Linking the Senses
Arguente
|
Maria Cristina Frazão Pissarra Gouveia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014/03/04 - Atual | Interacções | |
2013/06/21 - Atual | REVISTA LATINO-AMERICANA DE GEOGRAFIA E GÊNERO | |
2009/12/16 - Atual | LES Online | |
2013/03/17 - 2018/08/19 | Sensos-e (Sensos eletrónica) | |
2015/04/02 - 2016/10/30 | Sensos | Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto |
2012/11/01 - 2012/12/31 | Sensos | inED |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2006 - Atual | Avaliação externa do terceiro ano do Programa de Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas de Primeiro Ciclo de Portugal Continental (Internet@EB1), gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - 2017 | Educação sexual na educação básica | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | IPL, ESELx, Portugal |
2016 - 2016 | Educação Matemática e Ambiental | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | IPL, ESELx, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | António Vaquero Award |