???global.info.a_carregar???
Maria João de Jesus Duarte Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia do Ambiente em 1999 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa, Doutoramento em Engenharia do Ambiente em 1999/09/21 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestrado em Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação, Especialidade em Tecnologias da Informação na Educação em 1993 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação em 1993 pelo(a) Universidade de Coimbra e Licenciatura em Engenharia do Ambiente em 1985 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Lisboa e Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. Publicou 18 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Organizou 11 evento(s). Participou em 14 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 14 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 4. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação sexual; mobile phone; interfaces; multisensory; inclusion; space; Internet; educação; simulation; educational models; environment; orientação sexual; género; sound; mobile learning; georeferenced; science education; modelling; TIC; children; ICT; teacher education; equality; history and geography; sensors; formação de professores; educational software; education; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João de Jesus Duarte Silva

Nomes de citação

  • Silva, M. J.

Identificadores de autor

Ciência ID
5D1E-8C69-29D5
ORCID iD
0000-0003-1017-8315

Endereços de correio eletrónico

  • mjsilva@eselx.ipl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/05/11
Concluído
Agregação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Título de Agregado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Aprovada por Unanimidade
2003 - 2010
Concluído
Interfaces Multissensoriais em Contextos de Educação Ambiental (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
1999/09/21
Concluído
Engenharia do Ambiente (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Integração do som não falado nas representações informatizadas dos sistemas ambientais: Uma investigação no âmbito das interfaces destinadas à educação ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994 - 1999
Concluído
Engenharia do Ambiente (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Integração do som não falado nas representações informatizadas dos sistemas ambientais: Uma investigação no âmbito das interfaces destinadas à educação ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1993 - 1993
Concluído
Educação e Aconselhamento em Sexualidade Humana (Outros)
Associação para o Planeamento da Família, Portugal
1990 - 1993
Concluído
Sistemas e Tecnologias da Informação (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Concepção de interfaces com o utilizador: Um sistema para apoio a este processo no domínio dos programas educativos de ciências do ambiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
Mestrado em Sistemas e Tecnologias da Informação, Especialidade em Tecnologias da Informação na Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Concepção de interfaces com o utilizador: Um sistema para apoio a este processo no domínio dos programas educativos de ciências do ambiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985
Concluído
Engenharia do Ambiente (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2002/04/30 - 2015/08/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2002/04 - 2015/08 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12 - Atual Coordenadora do Domínio das Ciências Físicas e Naturais Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Coordenadora do Mestrado em Educação Ambiental Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/10/17 - 2012/12/31 Coordinator of the Master Degree Program "Experimental Science Teaching in Elementary Education" (Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico" Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2003/01/06 - 2004/04/01 President of the Scientific Committee Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/05 - Atual Ensino das Ciências no 1.º Ciclo - O desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores
IPL/2023/PCK/PST_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022/09/01 - 2033/09/01 AE.Maps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/10/12 - 2020/04/11 Eco-sensors for health: Supporting children to create eco-healthy schools ((LISBOA-01-0145-FEDER-023235)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Concluído
2017 - 2018 PRINT - Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/11 - 2018/04 Sexualidade e Género em Contextos Educativos.
xxx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2005/09 - 2009/07 SchoolSenses@Internet Project (Children as Multisensory Geographic Information Creators through the use of Information (POSI/EIA/56954/2004); SchoolSenses@Internet: as crianças como criadoras de informação geográfica multissensorial através da utilização das tecnologias da informação e comunicação
POSI/EIA/56954/2004
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Eduarda Ferreira; Maria João Silva. "Young people's digital competences: does gender matter?". Trabalho apresentado em 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2023.
    Publicado • 10.1109/siie59826.2023.10423691
  2. Bianor Valente; Maria João Silva; Pedro Sarreira. "Participatory design of a high-fidelity prototype of an essential learning curricular tool". 2023.
    Publicado • 10.1109/siie59826.2023.10423717
  3. Silva, M.J.; Ferreira, E.; Batista, S.. "Using electronic sensors to support gender neutral STEM activities in primary school". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970111
  4. Silva, M. J.; Ferreira, E.; Souza, A.; Alves, A. R. "Eco-Sensors4Health Toolkit: Scaffolding Children Participation in Schools’ Environmental Health.". Trabalho apresentado em The Seventh International Conference on Global Health Challenges., Atenas, 2018.
    Publicado
  5. Silva, Maria Joao; Ferreira, Eduarda; Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Rito, Pedro; Gomes, Cristina. "Beyond technology, through research in education: The collaborative situated design of an environmental health education platform". 2018.
    Publicado • 10.1109/siie.2018.8586699
  6. Valente, B.; Sarreira, P.; Maurício, P.; Silva, M. J.. "Competences and Use of ICT by Future Teachers and Kindergarten Educators: Using an Online Survey to Portray the Case of A Portuguese School of Education". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, Spain, 2018.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.1163
  7. Ferreira, E.; Silva, M.J.; Valente, B.D.C.. "Collaborative uses of ICT in education: Practices and representations of preservice elementary school teachers". 2018.
    10.1109/SIIE.2018.8586692
  8. Gomes, Cristina Azevedo ; Novais, A.; Silva, M. J.; Abrantes, Isabel; Saraiva, Dinis; Dias, Leonor. "O projeto Eco-sensors4Health: explorando a integração significativa das TIC nas práticas letivas da formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XIV Congresso SPCE 2018, Coimbra, 2018.
    No prelo
  9. Silva, Maria; Silva, M. J.; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, Antonio; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Trabalho apresentado em 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Lisbon, 2017.
    Publicado • 10.1109/siie.2017.8259658
  10. Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Gomes, Cristina Azevedo; Rodrigues, Sofia; Silva, Maria Joao. "Children using sound sensors to improve school environmental health". Trabalho apresentado em 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Lisbon, 2017.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2017.8259661
  11. Silva, M. J.; Almeida, António; Valente, B.; Rodrigues, M.; Manteigas, V.. "Sensing Locally in the Global Environment: Using Sensors in Teachers’ Education". Trabalho apresentado em IADIS International Conference Educational Technologies 2017 - ICEduTech, Sydney, 2017.
    Publicado
  12. Ferreira, Eduarda; Silva, Maria Joao. "Portuguese research on gender and ICT: The place of education". Trabalho apresentado em 2016 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Salamanca, Spain, 2016.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2016.7751827
  13. Branco, D.; Valente, B.; Silva, M. J.. "A Educação Sexual na Formação Inicial de Docentes". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  14. Teixeira, S.; Silva, M. J.; García-Rodeja Gayoso, I.. "From Senses to Sensors, Fostering Children's Environmental Literacy". Trabalho apresentado em INTED2015, the 9th International Technology, Education and Development Conference, Madrid, 2015.
    Publicado
  15. Silva, M. J.; Pinto, A.; Aboim, S.; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". Trabalho apresentado em EDULEARN15 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2015.
    Publicado
  16. Silva, Maria João; Silva, Armando; Pinto, José Alexandre; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Lima, Cláudia Maia; Mascarenhas, Daniela. "Sensos-e: the potential and challenges of a multimedia journal of research in education". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Porto, Portugal, 2015.
    Publicado • 10.1145/2808580.2808638
  17. Ferreira, E.; Silva, M. J.. "Spatial citizenship: potentialities of participatory geospatial web". Trabalho apresentado em X CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: OS VALORES DE GEOGRAFIA, Lisboa, 2015.
    Publicado
  18. Silva, Maria Joao; Ferreira, Eduarda; Andrade, Vania; Nunes, Olinda; CARVALHO, Maria da Luz; Maria Joao Silva; Eduarda Ferreira; et al. "Embodied education: Senses, emotions, and technology". Trabalho apresentado em 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setubal, 2015.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2015.7451644
  19. Rodríguez-Conde, M.J.; Olmos-Migueláñez, S.; Silva, M.J.. "Evaluation in education and guidance". 2015.
    10.1145/2808580.2808631
  20. Silva, M. J.; Ferreira, E.. "Abordagens Corporizadas, com recurso às TIC, na investigação em Geografias de Género e da Sexualidade". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Ibérico de Geografia, Guimarães, 2014.
    Publicado
  21. Silva, M. J.; Aboim, S.; Pinto, A.; Teixeira, S.; Pereira, M. T.. "Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato: Avaliação das Potencialidades de Sensores Eletrónicos". Trabalho apresentado em XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 2013.
    Publicado
  22. Silva, M. J.; Pereira, M. T.; Silva, A. A.. "O Valor e a Qualidade da Água em Função do seu Uso: Uma Abordagem Situada de Ensino Experimental e Multissensorial". Trabalho apresentado em XIII Coloquio Ibérico de Geografía: Respuestas de la Geografía Ibérica a la Crisis Actual, Santiago de Compostela, 2012.
    Publicado
  23. Lima, F.; Marcelino, M.J.; Vieira, H.; Gomes, C.; Silva, M.J.. "A geo-referenced multisensory graphical editor for elementary education". 2012.
  24. Silva, Maria João de Jesus Duarte; Carvalho, Joana; Pinto, Alexandre. "Exploring Strategies to Support Elementary Schoolchildren in Searching on the Internet: A Case Study in Natural Sciences Classes". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA) 2011, Lisboa, 2011.
    Publicado
  25. Silva, Maria João; Lopes, João Correia; da Silva, Pedro Moreira; Marcelino, Maria José. "Sensing the schoolyard: using senses and sensors to assess georeferenced environmental dimensions". Trabalho apresentado em the 1st International Conference and Exhibition, Washington, D.C., 2010.
    Publicado • 10.1145/1823854.1823899
  26. Silva, M. J.; Cristina Gouveia. "Volunteer Geographic Information: Inclusive Empowerment by Knowledge". Trabalho apresentado em Geographies of Inclusion: challenges and opportunities, Lisboa, 2010.
    Publicado
  27. Silva, M. J.; Brigas, C.; Gomes, C.A.; Marcelino, Maria José. "Teachers and Children Views of Georeferenced Multisensory Modeling and Simulation in Elementary Education". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA 2010), Toronto, 2010.
    Publicado
  28. Silva, Maria João; Ferreira, Eduarda; Gomes, Cristina Azevedo. "Fostering inclusion in Portuguese schools: key lessons from ICT projects". Trabalho apresentado em the 8th International Conference, Como, Italy, 2009.
    Publicado • 10.1145/1551788.1551865
  29. Brigas, C.; Gomes, C.A.; Marcelino, M.J.; Silva, M.J.. "Modeling and Simulation for Elementary Education". Trabalho apresentado em 2009 Ninth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Riga, Latvia, 2009.
    Publicado • 10.1109/ICALT.2009.165
  30. Silva, M. J.; Silva, P. M.; Lopes, J. C.. "Ubiquitous Computing in Children Education: Framework for Georeferenced Multisensory Information". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática na Educação (SIIE 2009), Coimbra, 2009.
    Publicado
  31. Silva, M. J.; Abreu, A.; Pinto, A.; Magalhães, R.. "Adding Human Senses and Environmental Sensors to Teachers’ Education: Experiences in Porto and Dili". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática na Educação (SIIE 2009), Coimbra, 2009.
    Publicado
  32. Silva, Maria João; Pestana, Bruno; Lopes, João Correia. "Using a mobile phone and a geobrowser to create multisensory geographic information". Trabalho apresentado em the 7th international conference on Interaction design and children - IDC '08, Chicago, Illinois, 2008.
    Publicado • 10.1145/1463689.1463744
  33. Silva, Maria João de Jesus Duarte; Gomes, C.A.; Brigas, C.; Marcelino, Maria José; Gouveia, Cristina. "Children as Authors of Georeferenced Multisensory Information: Towards the Design of Simulation and Editing Tools for an Educational Context". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA) 2008, Vienna, 2008.
    Publicado
  34. Gomes, C.A.; Marcelino, M.J.; Silva, M.J.; Lima, F.; Silva, Maria João de Jesus Duarte; Lima, Fernando. "A learning evaluation framework to support the Schoolsenses@Internet project". Trabalho apresentado em Sixth conference on IASTED International Conference Web-Based Education, Chamonix, 2007.
    Publicado
  35. Marcelino, M.J.; Gomes, C.A.; Silva, M.J.; Gouveia, C.; Fonseca, A.; Pestana, B.; Brigas, C.. "SchoolSenses@Internet: Children as multisensory geographic information creators". 2007.
  36. Silva, M. J.; Gomes, C.A.; Marcelino, M.J.. "Geo-Referenced Multisensory Information: A Productive Concept For Elementary School". Trabalho apresentado em Computers and Advanced Technology in Education (CATE 2005), Oranjestad, 2005.
    Publicado
  37. Silva, M. J.; Hipolito, J.; Gouveia, C.. "Messages for Environmental Collaborative Monitoring: The Development of a Multi-sensory Clipart". Trabalho apresentado em Human-Computer Interaction INTERACT’03, Zurich, 2003.
    Publicado
  38. Silva, M. J.; Figueiredo, A. D.. "Metáforas e Sensorialidade: Desafios para as Interfaces de Educação Ambiental". Trabalho apresentado em International Conference on New Technologies in Science Education. CINTEC 2001, Aveiro, 2001.
    Publicado
  39. Silva, M. J.; Camara, A.. "Integração do Som nas Interfaces de Educação Ambiental: Entre o Real e o Virtual". Trabalho apresentado em 6ª Conferência Nacional Sobre a Qualidade do Ambiente, Lisboa, 1999.
    Publicado
  40. Silva, M. J.; Silva, J. P.; Hipolito, J.. "“They Are Catching Sounds in the Park!”: Exploring Multimedia Soundscapes in Environmental Education". Trabalho apresentado em Ed-Media & Ed-Telecom 98, Freiburg, 1998.
    Publicado
  41. Gomes, C.A.; Silva, M. J.. "Os Modelos Educativos e a Concepção de Programas Educativos". Trabalho apresentado em II Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação, Lisboa, 1994.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Ferreira, E.; Silva, M. J.. "Using Sensors and the Geospatial Web to Map Emotions", Sensos-e, 2014, sensos-e.ese.ipp.pt.
Artigo em revista
  1. Maria João Silva; Margarida Rodrigues; Tiago Tempera. "Framework for a Research-Based and Interdisciplinary Use of Sensors in Elementary Teacher Education". Sensors (2024): https://doi.org/10.3390/s24175482.
    10.3390/s24175482
  2. Maria João Silva; Cristina Gouveia; Cristina Azevedo Gomes. "The Use of Mobile Sensors by Children: A Review of Two Decades of Environmental Education Projects". Sensors (2023): https://doi.org/10.3390/s23187677.
    10.3390/s23187677
  3. Silva, Maria João. "A didactic model to support the use of senses and sensors in environmental education problem solving". Australian Journal of Environmental Education (2022): 1-17. http://dx.doi.org/10.1017/aee.2022.22.
    Publicado • 10.1017/aee.2022.22
  4. Maria João Silva. "Children’s practices with electronic sensors to understand and mitigate sound pollution in primary school". Research in Science & Technological Education (2020): 1-16. https://doi.org/10.1080/02635143.2020.1841150.
    10.1080/02635143.2020.1841150
  5. Silva, M. J.. "Children using electronic sensors to create and use knowledge on environmental health". First Monday 25 3 (2020): https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/issue/view/640.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.5210/fm.v25i3.9646
  6. Silva, M. J.; Ferreira, Eduarda; Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Rito, Pedro; Gomes, Cristina Azevedo. "Conceção e Desenvolvimento de uma Plataforma para a Participação das Crianças na Saúde Ambiental das suas Escolas". IE Comunicaciones 29 (2019): 42-53. http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/311/310.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Silva, Maria; Valente, Bianor; Caseiro, Ana. "Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 9 1 (2019): 129-139. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/170.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25757/invep.v9i1.170
  8. Silva, Maria; Ferreira, E.; Souza, A.; Alves, A. R.; Batista, S.. "Using Eco-Sensors to Support Children's Participation in Environmental Health". International Journal of Digital Literacy and Digital Competence (2018): http://dx.doi.org/10.4018/ijdldc.2018100103.
    10.4018/ijdldc.2018100103
  9. Silva, M. J.; Caseiro, Ana; Rodrigues, M.; Valente, B.; Melo, N.; Almeida, António; Nunes, C.. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa 27 1 (2018): 30-42. http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306.
    Publicado
  10. Valente, B.; Branco, D.; Silva, M. J.. "A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Enseñanza de las ciencias Núm. Extra (2017): 2243-2248. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/37._a_formacao_em_educacao_sexual_de.pdf.
    Publicado
  11. Silva, M. J.; Ferreira, E.; Ferreira, A.. "Gender Awareness in Teacher Education: Towards an Embodied and Inclusive Approach to Elementary Science Education". Conexão Ciência 12 N. esp. 2 (2017): 147-152. https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/conexaociencia/issue/view/52.
    Publicado
  12. Capelo, A.; Carvalho, M. P.; Santos, L. C.; Menezes, L.; Ribeiro, A.; Novais, A.; Nunes, J.; et al. "Interdisciplinaridade no ensino superior: um projeto de cooperação Portugal- Brasil". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 364-364. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6348731.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2850
  13. Rodrigues, M.; Caseiro, Ana; Silva, M. J.. "Prospective teachers' statistical thinking in technology enhanced inquiry in the context of an integrated approach". International Journal for Research in Mathematics Education 7 2 (2017): 47-70. http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/1231.
    Publicado
  14. Ferreira, Eduarda; Ponte, Cristina; Silva, Maria João; Azevedo, Celiana. "Mind the Gap:Digital Practices and School". International Journal of Digital Literacy and Digital Competence 6 3 (2015): 16-32. http://www.igi-global.com/article/mind-the-gap/142165.
    Publicado • 10.4018/IJDLDC.2015070102
  15. Aboim, S.; Silva, M. J.. "Os Sensores Eletrónicos como Instrumentos para a Educação Ambiental: Estudos de Caso no Ensino Básico". Sensos 5 2 (2015): 29-45.
    Publicado
  16. Silva, M. J.; CARVALHO, Maria da Luz. "Para uma Educação Sexual Corporizada: Análise Situada na Educação Básica em Portugal". Revista Latino-americana de Geografia e Genero 5 2 (2014): 33-41.
    Publicado • 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0004
  17. Ana Bertão; Silva, M. J.; Duarte, T.; Castro, A.; Lima, C.. "Sexualidades e Diversidade na Sociedade Contemporânea". Sensos--e 1 2 (2014): 4-20. sensos-e.ipp.pt.
    Publicado
  18. Silva, M. J.; Lopes, J. B.; Silva, A. A.. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking". Problems of Education in the 21st Century 53 53 (2013): 99-119.
    Publicado
  19. Silva, M. J.; Lopes, J. B.; Barbot, A.. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no Apoio à Transição do Concreto para o Abstrato". Enseñanza de las Ciências extra (2013): 280-285.
    Publicado
  20. Silva, M. J.; Gonçalves, L.; Maia, J. S.. "Do Concreto para o Abstrato pelo Uso dos Sentidos e de Sensores: Um Estudo de Caso sobre o Ecossistema Poças de Maré.". Sensos 2 2 (2012): 105-119.
    Publicado
  21. Silva, A. B.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Chumbo, C.; Silva, A. A.; Silva, M. J.. "Virtual and Physical Resources: a Case of Synergy in Studying Tides and Rotation". Problems of Education in the 21st Century 24 4 (2010): 38-48.
    Publicado
  22. Rego, Belmiro; Gomes, C.A.; Silva, Maria João de Jesus Duarte. "A Formação Contínua de Educadores e Professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e da Comunicação: Bases para um Modelo Conceptual de Formação". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 2 (2008): 29-50.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_2
  23. Gomes, C.A.; Silva, M. J.; Brigas, C.; Pereira, I.; Marcelino, M.J.. "SCHOOLSENSES@INTERNET: Criação de Informação GeoReferenciada Multissensorial com Crianças e Professores". Revista Iberoamericana de Informática Educativa IE comunicaciones 5 (2007): 23-34.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, M. J.; Ferreira, Eduarda. "Utilização da Internet por Raparigas e Rapazes: Promover a Inclusão.", Cadernos SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação) , 2011, http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1331135967_Sacausef8_utilizacao.pdf.
  2. Silva, M. J.; Ferreira, E.. "Promoção da igualdade de género em recursos educativos informatizados: reflexão sobre alguns exemplos.", Cadernos SACAUSEF (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação), 2007, http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1220024619_06_SACAUSEF_III_60a67.pdf.
  3. Silva, M. J.. "A igualdade, a Não Discriminação e a Percepção da Dimensão de Género: Problemas e Perspectivas no Domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.", Cadernos Sacausef (Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação), 2006, http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1210161299_02_CadernoII_p_17_23_MJDS.pdf.
Capítulo de livro
  1. Maria João Silva; Bianor Valente; Pedro Sarreira. "Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais". 2024.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.178
  2. Maria João Silva; Margarida Rodrigues; Nuno Melo; Pedro Sarreira. "Mathematics in Environmental Issues". In Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education. 2023.
    10.4018/978-1-6684-5765-8.ch012
  3. Silva, M. J.; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Simões, Helena; Ferreira, Sílvia. "Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, editado por Silva, Maria J; Silva, Maria João; Silva, Maria; Silva M J; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria, 38-66. Lisboa, Portugal: CIED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Ana Caseiro; Estrela, Antónia; Silva, M. J.. "Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar.". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico., editado por Alfredo Dias; Cristina Loureiro. Lisboa, Portugal: CIED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
    Publicado
  5. Maria João Silva; Eduarda Ferreira; Alexandra Souza; Ana R. Alves; Susana Batista. "Scaffolding Children's Participation in Schools' Environmental Health". In The Role of Teacher Mediation and Digital Tools. Estados Unidos, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2104-5.ch014
  6. Ferreira, E.; Silva, M. J.; Simões, J. A.; Doretto, J.. "Jovens e Internet: riscos e potencialidades". In Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens, 279-286. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  7. Ferreira, E.; Silva, M. J.. "Abordagens corporizadas: género, sexualidades e tecnologias". In Diálogos Ibero-Latino-Americanos sobre Geografias Feministas e das Sexualidades, 31-44. Ponta Grossa, Brasil: Todapalavra Editora Ltda., 2017.
    Publicado
  8. Silva, Maria João; Aboim, Sara; Teixeira, Sandra; Pinto, José Alexandre; Pereira, Teresa. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors". In ICT in Education, 133-149. Cham: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22900-3_8
  9. Silva, M. J.; Barros, D.; Silva, A. A.. "Birds, Ecology and Landscape: Linking science and art with elementary school children". In Geographical Imaginations, 161-176. Guimarães, Portugal: Universidade do Minho, 2013.
    Publicado
  10. Silva, M. J.. "Múltiplas dimensões nos espaços quotidianos das crianças: utilização didática e situada de sentidos e sensores". In IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência, 905-910. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Geógrafos, 2013.
    Publicado
  11. Silva, Maria João de Jesus Duarte; Cláudia Abrantes; Ana Carina Dias; Raquel Magalhães. "Questões de género e orientação sexual em dois estudos de caso sobre educação sexual no ensino básico em Portugal". In Espaço, gênero e poder: conectando fronteiras, 67-84. Ponta Grossa, Brasil, Brasil: TODAPALAVRA EDITORA LTDA., 2011.
    Publicado
  12. Eduarda Ferreira; Silva, Maria João de Jesus Duarte. "Equality policy in Portugal: the case of sexual orientation". In Equal is not enough: challenging differences and inequalities in contemporary societies: Conference Proceedings, 142-155. Antwerp, Belgium, Bélgica: PRCEO, 2011.
    Publicado
  13. Silva, Maria João; Gomes, Cristina Azevedo; Pestana, Bruno; Lopes, João Correia; Marcelino, Maria José; Gouveia, Cristina; Fonseca, Alexandra. "Adding Space and Senses to Mobile World Exploration". In Mobile Technology for Children, 147-169. Estados Unidos: Elsevier, 2009.
    10.1016/b978-0-12-374900-0.00008-9
  14. Gomes, Cristina Azevedo ; Marcelino, M. J.; Silva, M. J.; Gouveia, C.; Fonseca, A.; Pestana, B.; Brigas, C.; et al. "SchoolSenses@Internet: Children as Multisensory Geographic Creators". In Computers and Education: E-learning from theory to practice, 57-66. Springer, 2007.
    Publicado • 10.1007/978-1-4020-4914-9_5
Edição de livro
  1. Silva, M. J.; Branco, Neusa; Pessoa, Ana Maria. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal.. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2023.
    Publicado
  2. Pinto, T.; Nogueira, C.; Vieira, C. C.; Silva, I.; Saavedra, L.; Silva, M. J.; Silva, P.; Tavares, T. C.; Prazeres, V.. Education Guide.Gender and Citizenship 3rd Cycle. Lisbon, Portugal: Commission for Citizenship and Gender Equality. 2013.
Livro
  1. Maria João Silva; Rita Brito. Utilização Pedagógica de Sensores Eletrónicos para a participação na Saúde Ambiental das Escolas. 2019.
    10.34629/ipl/eselx/ebook.001
  2. Teresa Pinto; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Isabel Silva; Luísa Saavedra; Silva, Maria João de Jesus Duarte; Paula Silva; Teresa-Cláudia Tavares; Vasco Prazeres. Guião de Educação Género e Cidadania - 3ºciclo do ensino básico. Lisboa, Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Silva, M. J.. Toolkit Eco-Sensors4Health. Portugal. 2018.
  2. Alves, F. C.; Silva, M.J.. Para Eu Aprender a Vida: Ciências da Natureza, 6º ano de escolaridade. Portugal. 2001.
  3. Alves, F. C.; Silva, M.J.. Para Aprender a Vida na Terra: Ciências da Natureza, 5º ano de escolaridade. Portugal. 2000.
  4. Alves, F. C.; Silva, M.J.. Hiper-Páginas do Tempo: História, 9º ano de escolaridade. Portugal. 2000.
  5. Alves, F. C.; Silva, M.J.. Hiper-Páginas do Tempo: História, 8º ano de escolaridade. Portugal. 1999.
  6. Alves, F. C.; Silva, M.J.. Hiper-Páginas do Tempo: História, 7º ano de escolaridade. Portugal. 1998.
Relatório
  1. Ponte, J. P.; Oliveira, H.; Silva, M. J.; Reis, P.. 2006. Relatório de avaliação do 3.º ano do programa Internet@EB1..
    10.5935/ref.20160152
Resumo em conferência
  1. Branco, D.; Valente, B.; Silva, M. J.. "Educação Sexual no 1.º e 2.º CEB: Constrangimentos e práticas de professores". Trabalho apresentado em XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Almeida, António; Valente, B.; Silva, M. J.; Rodrigues, M.; Manteigas, V.. "O projeto GLOCAL – agir: conhecer o território para o valorizar". Trabalho apresentado em XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Almeida, António; Silva, M. J.; Valente, Bianor; Rodrigues, M.; Manteigas, V.. "The Project "Knowing the Global Environment to Act Locally: From Learning in Natural Areas to Urban Intervention (GLOCAL-act)"". Trabalho apresentado em 20th Annual International Conference on Education, Athens, 2018.
    Publicado
  4. Capelo, A.; Carvalho, M. P.; Novais, A.; Abrantes, I.; Menezes, L.; Ribeiro, A.; Rodrigues, D.; et al. "O Projeto Print: Práticas Interdisciplinares no Ensino Superior". Trabalho apresentado em VI congresso Olhares sobre a Educação, Viseu, 2018.
    Publicado
  5. Silva, M. J.; Aboim, S.; Costa, A.; Marques, T.; Pinto, A.. "Sensing the Environment with Human Senses and Electronic Sensors in Teachers Education". Trabalho apresentado em International Congress on Environmental Health, Porto, 2014.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. 2019. Bianor Valente; Laura Soares; Inês Mendonça; Ana Filipa Cardoso; Maria João Silva.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007
  2. A utilização de tablets pelas crianças do 1.º CEB, para a resolução de problemas de poluição sonora e de qualidade do ar interior na escola: construção de propostas didáticas. 2019. Alexandra Souza; Ana Rita Alves; Maria João Silva.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.005
  3. Introdução. 2019. Maria João Silva.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.002
  4. Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. 2019. Nuno Melo; Maria João Silva; Bianor Valente.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006
  5. A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático. 2019. Maria João Silva; Cristina A. Gomes.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003
  6. Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. 2019. Margarida Rodrigues; Ana Caseiro; Maria João Silva; António Almeida; Alexandra Loução; Sara Monteiro.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.004
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola "Novas tecnologias para o ensino", Erasmus+ Win
Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra, Portugal)
2017 Researching gender & ICT in kindergarten 12th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
ESERA (Dublin City University, Irlanda)
2017 Educação matemática e ambiental com sensores na formação em Educação Básica 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais,Lisboa
ESELx, IPL (Lisboa, Portugal)
2017 O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: Um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos VIII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
(Madrid, Espanha)
2016 Partilhar para aprender: lidar com o inesperado em sexualidade e género VII Jornadas de Educação pelos Pares
Direção Geral de Saúde e Fundação Portuguesa Comunidade Contra a Sida (Lisboa, Portugal)
2016 Utilização dos Sensores Eletrónicos no Ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação de Santarém, IPSantarém (Santarém, Portugal)
2015 Senses and sensors: sensing urban spaces MCM-6 COST Action IC1203 ENERGIC
ENERGIC, European Network Exploring Reasearch into Geospatial Information Crowdsourcing (Lisboa, Portugal)
2014 Sensing places: an embodied approach using senses and sensors THE INTERNATIONAL CONFERENCE “LINEAR LIVABILITY Towards next-generation urban re-design: multimodal green routes”
Polytechnic of Turin (Turin, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - Atual O Valor e a Qualidade da Água em Função do seu Uso: Uma Proposta de Abordagem no 2º CEB
Coorientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/01/06 - 2023/06/30 Potencialidades de Atividades Experimentais e Laboratoriais para o Desenvolvimento de Aprendizagens no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15814
Orientador de Maria Inês Azenha
Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
2022 - 2022 O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15706
Orientador de Beatriz Aguiar
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Educação ambiental: implementação de práticas pedagógicas nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico, em tempos de pandemia covid-19 (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14416
Orientador de Ana Catarina França
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Promoção de uma educação não sexista no 1º e 6º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14508
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13062
Orientador
Mestrado em Educação Ambiental (Mestrado)
2019 - 2021 Melhorar a qualidade do ar interior numa escola básica com jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13061
Orientador
Mestrado em Educação Ambiental (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/12 - 2019/07 ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA IDENTIDADE DE GÉNERO POSITIVA E GRATIFICANTE
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com eco sensores no 2º ciclo do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada).Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14604
Orientador
Mestrado em em Ensino no 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017/11 - 2018/12 Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11 - 2018/11 Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola
Orientador
Mestrado em em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 A promoção da criação de práticas ambientais pelos alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Orientador
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 EDUCAÇÃO SEXUAL NO 1. º E 2.º CEB: CONSTRANGIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES
Coorientador
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 APRENDIZAGENS AUTÊNTICAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 - 2015 Potencialidades de uma abordagem com intedisciplinaridade entre Matemática e Estudo do Meio e Centrada no Ambiente
Orientador
2015 - 2015 Trabalhar Matemática na aula de Educação Física: Um estudo de caso numa turma do 5.o Ano de Escolaridade
Orientador
2015 - 2015 O Papel dos/as Professores/as Face às Questões Relacionadas Com o Transgenerismo
Orientador
2012 - 2012 Ensino experimental da biodiversidade e da temperatura nas poças de maré: Uma proposta pedagógica para o 4º ano de escolaridade.
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 Trabalho Experimental sobre os Sons do Meio Ambiente e as Emoções que eles Evocam: Estudo de Caso com uma turma do 2º ano do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 Interações entre Ciência e Arte: Contributos para o Ensino Experimental no 2ºCEB
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 Uma Abordagem Experimental à Complexidade do Conceito de Ser Vivo com Alunos do 2.ºano De Escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 O Sentido do Tato, Calor e Temperatura: Uma abordagem experimental no 2ºCEB”
Orientador
2011 - 2011 Intervenção Curricular em Educação Sexual: Estudo de Caso numa Turma da Escola EB 2,3 de Valadares
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 Educação Sexual no 2º ciclo do Ensino Básico: Articulação Curricular entre os Aspectos Biológicos e os Aspectos Comportamentais, Atitudinais e de Valores
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 Fotossíntese e Ciclo do Carbonono Ensino das Ciências no 6º ano: Utilização de Sensores
Orientador
2011 - 2011 “A Microbiologia e a Conservação dos Alimentos”: Uma Abordagem Experimental das Ciências, numa Turma de 6º ano da Escola E.B. 2,3 Passos José
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 A Integração do Uso da Internet no Ensino Experimental das Ciências: Um Caso de Estudo Sobre o Tema “Sistema Respiratório” no 6º ano de Escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ens. Bás. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2009 Computação Ubíqua no Ensino Básico: Plataforma orientada à informação multissensorial georreferenciada
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2006 - 2006 Promoção da Saúde em Instituição de Apoio a Prostitutos/as de rua: Perspectivas de Técnicos e Utentes
Coorientador
Estudos da Criança - Promoção da Saúde e do Meio Ambiente (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Seminário Sexualidade e Género em Contextos de Educação
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 As crianças como agentes de saúde ambiental: Utilização de sensores desde a educação de infância ao 2º CEB, 7º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Oficina (workshop) (Outra)
2018 - 2018 Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas, I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação
Oficina (workshop) (Outra)
2018 - 2018 As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, EIPE 2018
Oficina (workshop) (Outra)
2018 - 2018 Criar Escolas Eco-Saudáveis, através do uso de sensores pelas crianças
Oficina (workshop) (Outra)
2017 - 2017 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE); 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
Simpósio (Outra)
2016 - 2016 III Encontro de Literatura para a infância: a natureza nos/dos livros
Encontro (Outra)
2016 - 2016 5º Seminário de Matemática e Ciências da Natureza
Seminário (Outra)
2015 - 2015 Género e Ambiente
Outro (Outra)
2014 - 2014 Sensing and sensors for linear livability in Turin
Oficina (workshop) (Outra)
Politecnico di Torino, Itália
2007 - 2007 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07 - Atual Demonstração com o título "Plataforma Colaborativa Eco-Sensors4Health: Gestão e partilha dos dados de saúde ambiental, adquiridos pelas crianças nas suas escolas"
Conferência
Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2015 - 2015 Net Children 2020 – Growing up with Media. European Expert Conference on Media Education and Child Protection
Conferência
Net Children 2020 – Growing up with Media. European Expert Conference on Media Education and Child Protection
German Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth (BMFSFJ) & Hans Bredow Institute for Media Research, Alemanha
2014 - 2014 EUTIC2014 - Papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos
Congresso
EUTIC 2014 - O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos
Rede europeia EUTIC, Portugal
2013 - 2013 European Geographies of Sexualities Conference
Conferência
http://geosexualities.wordpress.com/
2013 - 2013 Simpósio Internacional de Informática Educativa
Simpósio
Simpósio Internacional de Informática Educativa
2013 - 2013 Múltiplas dimensões nos espaços quotidianos das crianças: utilização didática e situada de sentidos e sensores
Congresso
IX Congresso da Geografia Portuguesa Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
Associação Portuguesa de Geógrafos, Portugal
2013 - 2013 Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato: Avaliação das Potencialidades de Sensores Eletrónicos
Congresso
Simpósio Internacional de Informática Educativa
Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 O Valor e a Qualidade da Água em Função do seu Uso: Uma Abordagem Situada de Ensino Experimental e Multissensorial
Congresso
XIII COLOQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFÍA: RESPUESTAS DE LA GEOGRAFÍA IBÉRICA A LA CRISIS ACTUAL
2012 - 2012 Birds, Ecology and Landscape: Linking science and art with elementary school children
Congresso
Geographical Imaginations
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2012)
Congresso
Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2012)
Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Portugal
2011 - 2011 As TIC do Ponto de Vista do Género: Comentário dos Resultados do Projeto
Conferência
CONFERÊNCIA DIVERSIDADE DIGITAL
Programa UT Austin Portugal, Portugal
2011 - 2011 Simpósio Internacional de Informática Educativa
Simpósio
Simpósio Internacional de Informática Educativa
2011 - 2011 Questões de género e orientação sexual em dois estudos de caso sobre educação sexual no ensino básico em Portugal
Seminário
I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero/Pré-encontro da Conferência Regional da UGI
2011 - 2011 Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011)
Conferência
Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011)
Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Portugal
2004 - 2004 Práticas de familiarização com o computador e a Internet
Encontro
II Encontro nacional dos Espaços Internet
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Gênero, trajetórias acadêmicas e a centralidade na produção do conhecimento geográfico brasileiro
Arguente
Tamires Regina Aguiar de Oliveira César (Doutoramento)
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil
2018 A promoção da criação de práticas ambientais pelos alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Sónia Andreia Silva Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências Diogo Fernandes Alvares Pessanha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza do 2.º Ciclo do Ensino Básico Sara Aboim Silva (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015 Potencialidades de uma abordagem com interdisciplinaridade entre Matemática e Estudo do Meio e centrada no ambiente
Orientador
Maria De La Salette Carvalho Moreira Ferreira Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 A Energia Solar e a Sustentabilidade na Terra: Proposta de Intervenção no 1º Ciclo do Ensino Básico Paulo Alexandre Ferreira da Silva Mergulhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 Prevenção da Violência de Género no Namoro Heterossexual entre Adolescentes:Estudo de Caso com uma Turma de 6º Ano do Ensino Básico Maria Da Luz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 O Papel das Actividades Experimentais e das Atitudes Auto-Reflexivas na Análise dos Hábitos Alimentares dos Alunos: Estudo de Caso numa Turma do 6º Ano (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Aquisição de Competências Específicas no Estudo do Sistema Digestivo no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Fotossíntese e Ciclo do Carbono no Ensino das Ciências do 6º Ano: Utilização de Sensores Natália Leão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 A Importância de Relacionar a Educação Ambiental com a Conservação dos Solos: proposta de Intervenção Didáctica com uma Turma de 2º Ano do 1ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Poluição da Água: Uma Abordagem com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Intervenção Curricular em Educação Sexual: Estudo de Caso numa Escola EB 2,3 de Valadares Cláudia Abrantes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Educação Sexual no 2º Ciclo do Ensino Básico: Articulação Curricular entre os Aspectos Biológicos e os Aspectos Comportamentais, Atitudinais e de Valores Ana Carina Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Dessalinizar Água do Mar na Aula de Ciências da natureza (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 A Microbiologia e a Conservação dos Alimentos: Uma Abordagem Experimental das Ciências, numa Turma de 6º Ano da escola EB 2,3 passos José Diana Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 A Integração do Uso da Internet no Ensino Experimental das Ciências: Um Caso de Estudo Sobre o Tema "Sistema Respiratório" no 6º Ano de Escolaridade Joana Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 A Relação Entre o Ciclo do Uso Urbano da Água e a Energia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Uma Abordagem Experimental no Estudo do Sistema Digestivo Humano Elisabete Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Flutuação em Líquidos em Gases e Relações com Energia: Um Estudo Interventivo no 2º Ano de Escolaridade (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 O Valor e a Qualidade da Água em Função do Seu Uso: Uma Proposta de Abordagem no 2º CEB Teresa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007 Collaborative Environmental Monitoring: Linking the Senses
Arguente
Maria Cristina Frazão Pissarra Gouveia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/03/04 - Atual Interacções
2013/06/21 - Atual REVISTA LATINO-AMERICANA DE GEOGRAFIA E GÊNERO
2009/12/16 - Atual LES Online
2013/03/17 - 2018/08/19 Sensos-e (Sensos eletrónica)
2015/04/02 - 2016/10/30 Sensos Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto
2012/11/01 - 2012/12/31 Sensos inED

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2006 - Atual Avaliação externa do terceiro ano do Programa de Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas de Primeiro Ciclo de Portugal Continental (Internet@EB1), gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - 2017 Educação sexual na educação básica Extensão e divulgação científica (Curso médio) IPL, ESELx, Portugal
2016 - 2016 Educação Matemática e Ambiental Extensão e divulgação científica (Curso médio) IPL, ESELx, Portugal
Distinções

Prémio

2018 António Vaquero Award