Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Antonio Gabriel Castro Correia Salgado
Nomes de citação
- Antonio SALGADO
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 601E-A9F1-3F08
- ORCID iD
- 0000-0002-2136-3631
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Russo | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Performance Music Studies (Doktor (PhD))
Universidade de Sheffield - Music Department, Reino Unido
"Vox Phenomena: A Psycho-Philosophical Investigation of the Perception of Emotional Meaning In the Performance of Solo Singing
(19th Century German Lied Repertoire). " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Máxima |
1986/10/01 - 1992/07/01
Concluído
|
Gesangs (singing) Abteilung VII (Magister)
Especialização em Lied und oratorium
Universität Mozarteum Salzburg, Áustria
"Aus der Mythologie" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
mit Ausgezeichnetem Erfolg - with special distinction |
1985/10/01 - 1986/07/01
Concluído
|
Singing (Pós-Graduação)
Especialização em Alte Music - Baroque Music
Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Sweelinck Academy, Países Baixos
|
Very Good |
1981/10/03 - 1985/07/01
Concluído
|
Curso de Filosofia da Faculdade de Letras (Licenciatura)
Especialização em Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
|
|
1980/09/01 - 1983/06/30
Concluído
|
Curso Superior de Canto (Outros)
Especialização em Canto
Conservatorio Nacional de Música de Lisboa, Portugal
|
19 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2011/11/01 - 2023/03/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2003/01/01 - 2011/10/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
1992/10/01 - 2003/01/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025/12/31 | Research Project - O.O.O. 2 - Kom - Creative Europe Subprogramme Culture O.O.O. 2 Opera Out of Opera – Co-funded by the Creative
Europe Programme of the European Union,
Bolseiro de Investigação
Conservatorio di Musica S Cecilia, Itália
Universität Mozarteum Salzburg, Áustria Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal Kunsthøgskolen i Oslo, Noruega |
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2022/01/30 | EOA_LAB Investigation on New Opera
Investigador
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal Vilniaus dailes akademijos leidykla, Lituânia |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/04/03 | A Opera(Na)cionalidade da Língua Portuguesa | IIº Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos”
“Polo Caravelas Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
|
2016 | New Approach to a Semiotics of Music Performance as an Expressive Musical Event. | VI Encontro de Investigac¸a~o em Mu´sica
ENIM - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/29 - 2021/10/02 | Co-Supervision and Co-organisation of Micro Operas EOA Festival
https://europeanopra.academy/micro-operas/ (2021/09/29 - 2021/10/01)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2021/09/29 - 2021/10/01 | Opera Today: oper(a)tunities for young singers - EOA ISP FORUM (PRE)VIEW Porto 2021 (Online Conference), no âmbito do Research
Project EOALAB_EOA, Kee Action 2, ERASMUS + European Opera Academy, competence center for shared education in opera training.
Talks, New Opera Criation and Performances, and Round Table and Discussion with Audience, Opera Today: The new chalenges and
break throughs. https://europeanopera.academy/category/applications/ (2021/09/30 - 2021/10/01)
Conferência (Coorganizador)
|
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal Haute école de musique de Genève, Suiça |
2005/10/01 - 2005/10/06 | International Conference on Psychological and Medical Issues in Musical Performance de 2005. Aveiro : Universidade de Aveiro (2005/10/01 - 2005/10/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/12 - 2023/01/17 | European Opera Academy Conference - Member of the Artistic Council
Conferência
|
https://www.consfi.it/
Luigi Cherubini Conservatory of Music , Itália
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/21 | Juri em Prova de Especialista-Canto.
Arguente
|
Susana Gaspar (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2023/07/17 | O Aquecimento corporal e vocal: O impacto da utilização de um site com exercícios vocais na autonomia dos alunos no âmbito
da disciplina de canto e coro.
Arguente principal
|
Daniela Filipa Lourenço Rodrigues (Mestrado)
Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Portugal
|
2023/06/23 | O Feminino nas Óperas d G. Donizetti e G. Puccini.
Arguente principal
|
Inês Margarida Pereira Margaça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/11 | O Método Stanislawsky como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário.
Arguente principal
|
Rita Cassilda Alonso Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/09/24 | O cantor a Caminho. Da voz Humana ao Humano na Voz. Pedagogias, aprendizagens e manutenção da voz cantada.
Esta investigação teórico-prática, apresentada para Doutoramento em Artes Performativas, reflecte sobre a construção e manutenção
da voz lírica a partir de uma experiência de cantora, professora e fasciaterapeuta que adopta a postura epistemológica do
artista-professor-investigador numa abordagem heurística de análise qualitativa, incluída numa pesquisa do tipo art-based
research. A ópera para soprano solo de Poulenc/Cocteau, La Voix Humaine
Arguente
|
Maria Lúcia de Castro Cardoso de Lemos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015/07/20 | O ensino de canto nos ramos genérico e vocacional no 1º ciclo do ensino básico: um estudo de caso múltiplo
Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical).
Em Portugal o Ensino Básico de música está ramificado logo a partir do 1º Ciclo nas vertentes genérica (nas escolas de ensino
dito “regular”) e especializada (nas escolas de ensino “especializado”). Estas vertentes não se encontram organizadas segundo
um modelo lógico, coeso ou suficientemente articulado.
Arguente
|
MAria Cristina Pais Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/06/15 | La Voix Humaine de Francis Poulenc. a intérprete e a expressão de emoções.
Orientador
|
Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/01/23 | A pedagogia do Canto através do movimento corporal. A presente tese aborda o estudo da propriocepção a partir de movimentos
corporais realizados com os materiais elásticos bola suíça (BS) e faixa elástica (FE) durante o canto. Partindo-se do pressuposto
pedagógico de que as sensações musculares e vibratórias no canto lírico não são facilmente perceptíveis por estudantes neófitos
ou mesmo veteranos, investigou-se preliminarmente, em um primeiro estudo exploratório, os efeitos imediatos do uso desses
materiais sobre a pressão subglótica (Psub) e
Orientador
|
Moacyr Costa Filho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/03/05 | Canto e emoção: componentes emocionais na execução do discurso musical cantado. Na performance de uma obra musical cantada,
o cantor tem um papel determinante para a transmissão ao público, não só das suas componentes informativas, de natureza conceptual,
a nível musical e literário, mas também na indução nos ouvintes dos estados emocionais intrínsecos a cada momento da obra
através de indicadores vocais não verbais. Este estudo teve como objectivo central a análise dos parâmetros acústicos que
constituem estes indicadores e a sua eficácia.
Orientador
|
José Manuel da Silva Araújo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/06/04 | Técnica de canto lírico e de teatro musical: práticas de crossover. O presente trabalho tem como objectivo estudar as práticas
de crossover entre as técnicas vocais que os cantores líricos e de teatro musical utilizam, assim como as técnicas vocais
subjacentes às referidas práticas. Descrevem-se as técnicas vocais utilizadas no canto lírico e no teatro musical por pedagogos
que fundamentam o seu trabalho com as descobertas da investigação na área da voz, e comparam-se as referidas técnicas para
entender quais os pontos comuns e quais os divergentes.
Orientador
|
Ana Cristina Pereira Sacramento, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005/03/05 | O Filho da Velhice: questões de Interpretação. O presente trabalho visa expor uma trajectória de estudo do Livro de varios
motetes de Frei Manuel Cardoso, impresso em 1648 ¿ desde a atenta observação da edição original até à sua interpretação artística
actual, ao vivo e em gravação. Nele se observa que tanto a investigação de carácter musicológico influencia decisões de interpretação,
como a prática interpretativa inspira e avalia as metodologias de análise e de edição adoptadas, em contínua relação de reprocidade.
Arguente
|
Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo de Negreiros, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025/12/31 | Desde 2022. Professor Colaborator do Research Project - O.O.O. 2 - Kom - Creative Europe Subprogramme Culture O.O.O. 2 Opera Out of Opera – Co-funded by the Creative Europe Programme of the European Union, com os seguintes parceiros : Conservatorio di Musica Santa Cecilia, Roma (parceiro coordenador), Associação Europeia de Conservatorios, Universitat Mozarteum Salzburg, Kunsthogskolen I Oslo Khio, Wallmuse, Nova Opera e a Stockholm University of the Arts. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/01/01 - 2021/12/31 | De 2018 - 2021, Professor Colaborador do Project Eoa_Lab, Kee Action, Erasmus+ (Conservatorium Maastricht, Royal Conservatoire, Antuérpia, Lithuanian Academy Of Music And Theatre, Vilnius, Stockholm University Of Arts, Conservatorio de Musica Arrigo Boito di Parma, e Esmae/Ipp, Porto) ; | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/01/01 - 2016/12/31 | De 2014 – 2016. Professor Colaborador da Strategic Partnership Erasmus+ (Stockholm Academy of Dramatic Arts ; Music Department of the Winchester University, Uk ; Department of Landscape Architecture of The Swedish University of Agricultural Sciences ; e Esmae/Ipp, Porto) ; | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/01/01 - 2016/12/31 | Opera-Performance-Landscape - Strategic partnership erasmus+ (Stockholm Academy of Dramatic Arts ; Music Department of the Winchester University, UK ; Department of Landscape Architecture of the Swedish University of Agricultural Sciences ; e ESMAE/IPP, Porto). | Stockholms konstnärliga högskola, Suécia University of Winchester, Reino Unido Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | Membro do Artistic Council da European Opera Academy, de que é coordenador pedagógico na Esmae desde 2016
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |