???global.info.a_carregar???
Margarida da Silva Damião de Serpa. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2005 pelo(a) Universidade dos Açores. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Organizou 3 evento(s). Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 21 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 9. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida da Silva Damião de Serpa
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Serpa, M. S. D.
  • Serpa, Margarida S. D.
  • Serpa, Margarida D.
  • Serpa, M.
  • Serpa, M. D.

Identificadores de autor

Ciência ID
6117-D1ED-F277

Websites

Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Avaliação da aprendizagem escolar. Perspectivas de professores do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, louvor, unanimidade
1985 - 1988
Concluído
Patologia da Linguagem, Voz e Fala (Graduado)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha
1985 - 1986
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação - conclusão de unidades curriculares (Doctor)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha
1978 - 1983
Concluído
Filosofia e Ciências da Educação, Secção de Pedagogia (Graduado)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha
"Las diferencias entre sexos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1995/06 - 2005/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1984/10 - 1985/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/10 - 2013/10 Director de Unidade DCE Universidade dos Açores, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989/10 - 1995/06 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1983/10 - 1984/10 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2020 Estudo de identificação das perspetivas dos principais intervenientes nos CATL (Estudo2)
0937 - (PS) CATL II (CICS)
Investigador
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS)
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual O MEM como rede social – dimensões relacionais e pedagógicas
Sem Financiamento
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
Em curso
2009/07 - 2012/06 Projecto " GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study"
MIT Portugal
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
2007/03 - 2010/03 Projecto APPLE – Avaliação e Intervenção em Problemas Promotores de Aprendizagens
DRCT (M2.1.2/I/030/2006)
Investigador responsável
Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
2007/01 - 2009/12 Projecto ECE – Escolas, Contextos e Experiências
DRCT (M2.1.2/I/032/2006)
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brasil, Laura M.; Serpa, M. S. D.. "Perceções do erro nas aprendizagens em educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  2. Serpa, M. S. D.; Borges, Filpa G.. "Visão de docentes e crianças sobre o trabalho individual e em grupo na aula". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Serpa, M. S. D.; & Brilhante, S. G.. "Divergências entre avaliadores e avaliados sobre a avaliação do desempenho docente". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/ II Congresso de la Associación Científica Internacional de Psicopedagogía (3005-3016). Corunha: Universidade da Coruña. ISBN: 978-84-9749-726-8, Corunha, 2019.
    Publicado
  4. Serpa, M. S. D.; & Oliveira, L. C.. "A avaliação interativa em práticas de futuros docentes". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/ II Congresso de la Associación Científica Internacional de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  5. Serpa, M. S. D.; & Vaz, V. S. B.. "Perspetivas de docentes de História e de Geografia sobre avaliação das aprendizagens". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/ II Congresso de la Associación Científica Internacional de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  6. Serpa, M. S. D.. "Potencialidades e fragilidades de relatórios de Investigação em educação". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/ II Congresso de la Associación Científica Internacional de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  7. Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Gomes, C. O.. "Particularités dans la construction de systèmes de catégories et résolution de problèmes". Trabalho apresentado em Colloque International La Systémique Qualitative, Ponta Delgada, 2011.
    Publicado
  8. Serpa, M. S. D.. "Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do aluno". Trabalho apresentado em 22emeColloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies de l’Evaluation en Education, Braga, 2010.
    Publicado
  9. Serpa, M. S. D.. "Evaluative scales of the student’s functioning: two instruments to support teaching". Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI,, Madrid, 2009.
    Publicado
  10. Serpa, Margarida S. D.; Caldeira, Suzana N.; Gomes, Carlos. "Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola". Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, Lisboa, 2009.
    Publicado
  11. Serpa, M. S. D.; Caldeira, Suzana N.; Gomes, Carlos. "Estudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do aluno". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, pp., Braga, 2009.
    Publicado
  12. Serpa, M. S. D.. "Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento da região Açores". Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE, Funchal, 2007.
    Publicado
  13. Serpa, M. S. D.. "Realidade docentes em avaliação da aprendizagem". Trabalho apresentado em XIV Colóquio da AFIRSE | Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas, Lisboa, 2006.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Serpa, M. S. D.. "O Processo de Bolonha e o Acto Docente: Desafios & Exigências", Revista Interpólos, 2007
Artigo em revista
  1. Serpa, M. S. D.; Espínola, A.F.. "Aspetos da avaliação formativa na aprendizagem de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2017): 126-131. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3038.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.10.3038
  2. Serpa, M. S. D.. "Variáveis ligadas ao trabalho escolar – Dimensões Linguística e do funcionamento Intrapessoal". Revista Arquipélago - Ciências da Educação 10 (2009): 231-257.
    Publicado
  3. Diogo, A. I. M.; Caldeira, S. N.; Serpa, M. S. D.; Carvalho, C.. "Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos". Revista Arquipélago – Ciências da Educação 9 (2008): 89-116.
    Publicado
  4. Serpa, M. S. D.; Morais, F.; Cabral, C.. "Contributos da prática pedagógica na formação inicial de professores". Revista Arquipélago - Ciências da Educação 2 (1999): 27-69.
    Publicado
  5. Barbosa, E.; Serpa, M. S. D.; Botelho, M.; Rodrigues, G.; Cabral, C.; Raposo, E.. "Processos de planificação do ensino na formação inicial". Revista Arquipélago - Ciências da Educação 2 (1999): 115-152.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Serpa, M. S. D.. "Expressão do erro e motivação no ensino e aprendizagem de História e de Geografia". In JOIN 2016 – I Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 97-122. Ponta Delgada, Portugal: Nova Gráfica, 2017.
    Publicado
  2. Serpa, M. S. D.. "Representação de professores e alunos sobre a avaliação das aprendizagens". In JOIN 2016 – I Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 34-53. Ponta Delgada - Açores, Portugal: e-book, 2017.
    Publicado
  3. Serpa, M. S. D.; Cabral, Marie Setephanie M.. "Papel da matemática na integração curricular". In Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar, 33-54. Ponta Delgada, Portugal: Nova Gráfica, 2015.
    Publicado
  4. Tomás, L.M.V.; Simas, R. N.; Serpa, M. D.. "Gerações face ao ambiente e à energia: um estudo comparativo nos Açores". In Novas e velhas tendências populacionais, 131-154. Lisboa, Portugal: Colibri, 2015.
    Publicado
  5. Caldeira, S. N.; Serpa, M. S. D.. "Gestão da aula em escolas com diferente composição social". In Desigualdades no Sistema Educativo. Percursos, Transições e Contextos, 109-138. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  6. Furtado, Osvaldo; Serpa, M. S. D.. "Educação Escolar e Extraescolar". In Prevenir ou remediar? Contextos para a intervenção em Psicologia, 99-126. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2013.
    Publicado
  7. Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Gomes, C.J.. "Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular". In Resolução de problemas em contexto escolar, 47-79. Lisboa, Portugal: Colibri, 2013.
    Publicado
  8. Serpa, M. S. D.; Cabral, M. S.; Cascalho, J. M.; Teixeira, R. C.. "A interação na resolução de problemas: um desafio no ensino-aprendizagem da matemática". In A resolução de problemas em contexto escolar, 103-151. Lisboa, Portugal: Colibri, 2013.
    Publicado
  9. Serpa, M. S. D.. "Students’ perspectives on themselves and on school work". In Issues on Education and Research, 127-138. Atenas, Grécia: Papanikos, G. T, 2010.
    Publicado
  10. Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Gomes, C. O.. "Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas". In A sistémica qualitativa: uma reflexão nos Açores, 37-49. Ponta Delgada - Açores, Portugal: CES-UA, da Universidade dos Açores, 2010.
    Publicado
  11. Diogo, A. I. M.; Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Moniz, A. I.; Lopes, M.. "Escola & Pais de Mãos Dadas – um projecto de intervenção educativa". In Pais & Professores, Um Desafio à Cooperação, 283-319. Porto, Portugal: ASA, 2002.
    Publicado
Edição de livro
  1. Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Gomes, C.J.. Resolução de problemas em contexto escolar. Lisboa, Portugal: Colibri. 2013.
Livro
  1. Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Leal, S. M.; Serpa, M. S. D.. A aprendizagem da escrita no ensino básico. Lisboa, Portugal: Colibri. 2016.
    Publicado
  2. Serpa, M. S. D.. Compreender a avaliação. Lisboa, Portugal: Colibri. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Gomes, C.; Caldeira, S. N.; Serpa, M. S. D.; Rocha, A.. "Resolução de Problemas no ensino das Ciências: uma aplicação o domínio da electricidade". Trabalho apresentado em Colóquio Escola & Resolução de Problemas, 2008.
  2. Diogo, A. M.; Caldeira, S. N.; Serpa, M. D.; Carvalho, C.. "Contextos e experiências escolares: uma relação problemática?". Trabalho apresentado em Colóquio Escola & Resolução de Problemas, 2008.
  3. Serpa, M. S. D.; Caldeira, S. N.; Diogo, A. I. M.; Carvalho, C.. "Contextos e experiências escolares: uma relação problemática?". Trabalho apresentado em Colóquio Escola & Resolução de Problemas, 2008.
Relatório
  1. Simas, R.; Tomás, L.; Serpa, M. S. D.; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M.. 2012. Relatório final - GenErations of Azores and Renewable Energy - A comparative study.
  2. Simas, R. N.; Tomás, L.; Serpa, M. S. D.; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M.. 2011. Relatório Anual do Projeto "GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study".
  3. Simas, R. N.; Tomás, L.; Serpa, M. S. D.; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M.. 2010. Relatório Anual do Projeto "GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study".
Resumo em conferência
  1. Silva, Osvaldo; Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Helena; Serpa, M. S. D.. "Análise Classificatória Hierárquica no Contexto da Identificação de Aspectos do Funcionamento do Aluno". Trabalho apresentado em XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys, Faro, 2009.
    Publicado
  2. Diogo, A.M.; Caldeira, S. N.; Serpa, M. D.. "Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento dos Açores". Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, Funchal, 2008.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/02 A avaliação promotora de sucesso educativo 2º ciclo de conferências “Liceu d’Antero”
Escola Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada, Portugal)
2018 Exploring Azorean Traditions in Kindergarten and School International Scientific Conference The role of tradition in early childhood
University of Oradea (Oradea, Roménia)
2016/01/22 A avaliação como suporte das aprendizagens IX JORNADAS DA INFÂNCIA – LUGAR À VOZ DA CRIANÇA
C.A.S.A. (Ribeira Grande, Portugal)
2015/06 Currículo, políticas curriculares e avaliação Ciclo de Conferências - Currículo escolar - Uma questão essencialmente política?
SPRA (Ponta Delgada, Portugal)
2015/01 Contributos para a compreensão das relações entre diferentes tipos de avaliação das aprendizagens XXII COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/09 Controvérsias nas Práticas de Avaliação do Desempenho Docente II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2014/09 Avaliação Interativa no Discurso de Docentes e em Práticas de Estagiários II Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2013 Relações entre Avaliação e Trabalhos de Casa Jornadas Lúdico-Pedagógicas
Santa casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo ( "Vila Franca do Campo", Portugal)
2013 Linhas de investigação e projetos em curso em Educação e Psicologia na UAc Ciência nos Açores, que futuro?
SRECC (Ponta Delgada, Portugal)
2012 The Green Generation Contest: Generations of Azoreans and Energy Efficiency International Workshop on Energy and Efficiency for a More Sustainable World
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2012 Energia e a dinâmica de gerações nos Açores: um estudo comparativo IX Encontro de Sociologia dos Açores “Velhas e Novas Tendências Populacionais”
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2012 Perspetivas de alunos sobre o desenvolvimento do currículo XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
2012 Experiencias de Formación del Profesorado en el Marco de Bolonia Programa Erasmus
Universidad de Santiago de Compostela - Sección de Lugo (Lugo, Espanha)
2012 Resolução de problemas: um modo de concretização do currículo XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
2011 Estudo das perspetivas de educadores de infância sobre a avaliação e sua relação com o desenvolvimento profissional do investigador Encontro Internacional de Educação, Currículo e Didácticas
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2010 Relações entre as avaliações da aprendizagem e da escola 2.º Colóquio de Avaliação de Escolas
(Universidade dos Açores, Portugal)
2010 A avaliação como instrumento de aprendizagem
Escola Básica Integrada de Lagoa (Lagoa, Portugal)
2009 Percepção de alunos sobre factores contextuais associados à aprendizagem e ao comportamento disciplinar Colóquio intitulado Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos
Universidade dos Açores (Universidade dos Açores, Portugal)
2009 Students perspectives on itself and on the school work 11th International Conference on EDUCATION - ATINER
ATINER (Athens, Grécia)
2009 Análise Classificatória Hierárquica no Contexto da Identificação de Aspectos do Funcionamento do Aluno no XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys
JOCLAD (Faro, Portugal)
2009 Evaluative Scales of the student’s functioning: Two instruments to support teaching International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI
ICERI (Madrid, Espanha)
2009 Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola XVII Colóquio da AIPELF/AFIRSE
AIPELF/AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2009 Students’ perspectives on themselves and on school work – Contributing to the construction of evaluation scales 11th International Conference on EDUCATION - ATINER
ATINER (Atenas, Portugal)
2008 Problemas dos alunos: uma abordagem exploratória. Colóquio Escola & Resolução de Problemas, realizado a 5 de Abril, em
Universidade dos Açores (Ponta Delgada - Açores, Portugal)
2008 Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas Colóquio Internacional em “Sistémica Qualitativa”
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2007 Educar resolvendo problemas com os alunos IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha/Universidade do Minho (Corunha, Espanha)
2007 Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento dos Açores IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores
(Funchal, Portugal)
2006 Realidades docentes em avaliação da aprendizagem. XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 - 2019 O Número e a Forma numa interligação de conteúdos no processo de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 - 2019 Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 - 2018 Da Experiência de Estágio em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico às Perceções do Erro na Aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2017 Práticas educativas em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientação
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2017 Currículo e valores veiculados na Educação de Infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 - 2017 O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemática
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2017 Práticas Formativas e Avaliação das Aprendizagens em História e Geografia em Contexto de Estágio Pedagógico
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2016 Da Docência de Estagiário em História e Geografia ao Papel do Erro na Avaliação e na Aprendizagem
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2015 Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - 2015 O currículo nos processos de ensino-aprendizagem e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2015 Dificuldades inerentes à aprendizagem na Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2015 Contributos do coordenador do departamento de ciências experimentais na avaliação e desenvolvimento profissional dos professores
Coorientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2014 Intervenção Pedagógica do Futuro Educador/Professor e Avaliação Interativa nas Práticas de Estagiários e no Discurso de Docentes
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar. Contributos para os currículos de enfermagem.
Coorientador
Doutoramento em Educação/ Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Abordagens à escrita: relações entre programas de ensino, manuais escolares e processos de produção de texto
Coorientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Práticas educativas do futuro educador/ professor e promoção da autoestima dos alunos
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Aprendizagem escolar e sua avaliação em educação de infância e 1.º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Processos supervisivos do avaliador do desempenho docente nas Ciências
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Auto-regulação em crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 A Perspectiva da comunidade docente sobre a relação entre a Auto-avaliação da Escola e o seu Projecto Curricular. Um Estudo de Caso numa Escola Básica e Secundária
Coorientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2013 Projetos educativos e sua avaliação na intervenção em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do EB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 A Educação como promotora do desenvolvimento do raciocínio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento da linguagem oral em contexto pré escolar e primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Educação básica e aprendizagem cooperativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2011 A escola e o CATL: Dois mundos para a mesma criança? Um Estudo de caso com crianças de 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2010 - 2010 A Expressão e Educação Físico-Motora como Instrumento Didáctico-Pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2010 - 2010 A Prática Educativa e a Diferenciação como meio de promover o sucesso educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2009 - 2009 Direcção de Turma e Tutoria. Contributos da Supervisão
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2008 Avaliação em Educação Pré-Escolar: perspectivas de educadores de Infância cooperantes e não cooperantes
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2008 O trabalho de projecto na sala de aula. Estratégias de intervenção pedagógica
Coorientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2008 A interacção comportamental das crianças quanto às regras de convivência face aos seus pares e ao professor
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2007 - 2008 Transição do Pré-Escolar para o Ensino Básico. Interacção da criança com os seus pares e o professor
Orientador
Universidade dos Açores, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 "Geração Verde"
Concurso (Outra)
MIT PORTUGAL - FCT - Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2011 II Encontro de Currículo e Didáticas
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2008 Escola e Resolução de Problemas
Encontro (Outra)
Direção Regional da Ciência e Tecnologia/DRCT, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 A importância dos manuais escolares de história e de geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de alunos, professores e pais Carlos Fernando Machado Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 As questões de género nos materiais Pedagógico-Didáticos ao serviço do ensino de História e Geografia Débora da Conceiçao Cardoso Martins (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 A comunicação verbal na aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Vanessa Viveiros Amaral Freitas (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2016 Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história e da geografia Pedro Miguel Silva Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015/10 Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional dos professores de Ciências: o papel do coordenador de departamento
Arguente principal
Maria João Moreira Tavares da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 O questionamento em sala de aula: práticas educativas e curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico Cláudia Maria Medeiros Galego (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015 O Desenvolvimento da Expressão Oral no Jardim-de-Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mariana Ferreira Simões (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014/06/30 Competências associadas ao ensino das Ciências no âmbito da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Fátima Margarida Costa Sardinha (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 Abordagens ao desenvolvimento de competências científicas em contexto Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Telma Filipa Rodrigues Santos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 A resolução de problemas e o cálculo mental na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Rui Filipe Meireles Ferreira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 As práticas educativas em contexto Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: A consciências fonológica e a aprendizagem da leitura Vanessa Sofia da Roias Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens. Uma reflexão em contexto de estágio Marie Stephanie Moreira Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A incidência da avaliação sumativa externa (Provas de aferição) nas práticas docentes do 1.º ciclo do ensino básico e nos projetos curriculares de turma Sandra Andreia de Pinho Leite (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1.º cilco EB Teresa Jacob (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 À Descoberta da Profissão Docente – Cultura de Escola e Aprendizagem Profissional do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico Adolfo Fernando da Fonte Fialho (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O desenvolvimento das Expressões na escola. Olhares de Educadores e Professores do 1.º CEB Ana Maria Miranda Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O Ensino da Matemática na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Sra Saraiva Fogaça da Mata (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Educação ambiental: Identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade – Uma intervenção no âmbito do Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico Cidália Silva Arruda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A Gestão de Conflitos na Promoção do Desenvolvimento de Capacidades: Relatos, em Contexto de Prática Supervisionada Paulo César Cabral Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Da experiência de estágio no pré-escolar e 1.º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania Rita Maria da Silva Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Inspecção em educação: controlo e/ou supervisão? Ana Gamboa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Experiências de supervisão pedagógica: Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1.º ciclo EB Ana Oliveira Alves (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Apropriação escolar da vertente de formação do programa de informatização educativa escolas digitais. Formação nas escolas digitais Ana Rosa Almeida Faria Furtado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 O ensino das ciências no 1.º ciclo do ensino básico. Intervenção pedagógica no âmbito da temática “Os vulcões” Telma Teves (Mestrado)
2011 A motivação no sucesso educativo: Dinâmicas em contexto Pré-Escolar e 1.º ciclo Ana Isabel de Mesquita Correia Carvalho Martins (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Transversalidade da aprendizagem na escola: A linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens Fábio Goulart (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões Nemésia Furtado (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Leitura Pedro Gago da Câmara Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Uma intervenção em contexto educativo. A Expressão musical e o Ensino da Educação Pré-Escolar e Escolar Rita de Lima Pereira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Escola e formação integral. As Expressões artísticas e a educação e expressão Físico-Motora no contexto educacional Verónica Fialho Pereira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 A abordagem à leitura e à escrita no Jardim de infância: concepções e práticas dos educadores de infância. Ana Isabel da Silva Santos (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2007 A avaliação do processo de formação, uma estratégia formativa? Da análise das práticas ao esboço de um modelo de formação Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Fama e Proveito da Formação Jorge Manuel de Almeida Moreira Branquinho Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Enunciados dos exames nacionais e enunciados dos testes sumativos de Português do 12º ano: uma análise comparativa. Cristina Maria Fernandes Teixeira Martins das Neves (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Etnobotânica de São Jorge: valores, recursos e sustentabilidade Ana Maria Pires Estrela Vilela (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2006 Mastery Learning e Resolução de Problemas: efeitos de uma estratégia LFM em dois níveis diferenciados de resolução de problemas Teresa Margarida de Jesus Duarte Azevedo Neves Nunes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2006 Inteligência Emocional Gidélia Alencar da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Abordagem curricular por competências no ensino superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia no Estado da Bahia – Brasil António Carlos Ribeiro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 As perspectivas dos educadores de infância sobre a formação contínua. Contributo para o estudo do impacto da formação contínua na acção educativa. Estudo exploratório Maria Paula Monteiro Leitão de Aguiar (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 Gerir o currículo na encruzilhada das diferenças: contributos para a conceptualização da diferenciação curricular Francisco José Rodrigues Sousa (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigação, Engajamento e Emancipação Humana UNEB, Salvador - Brasil
2017 - 2017 III Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigar para transformar Centro de Humanidades da UECE, Fortaleza - Brasil
2017 - 2017 XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade do Minho
2015 - 2015 XIII Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía Universidade da Coruña
2009 - 2009 X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia Universidade do Minho
2009 - 2009 Formação e Trabalho: Diálogos e Práticas em Contexto Universidade dos Açores

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2005/02/01 - 2013/12/29 Revista Arquipélago - Ciências da Educação
1998/01/02 - 2013/12/29 Revista Arquipélago - Ciências da Educação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/09 - Atual Seminário II Educação (Doutoramento) Universidade dos Açores, Portugal
2013/02 - 2013/07 Seminário I (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/09 - 2013/01 Avaliação Educacional (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/09 - 2013/01 Avaliação Educacional (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/02 - 2012/07 Seminário I (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2011/09 - 2012/01 Avaliação Educacional (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2011/09 - 2012/01 Seminário II (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2011/02 - 2011/07 Seminário I (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2011/02 - 2011/07 Avaliação da Formação (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2011/02 - 2011/07 Metodologia do Ensino em Educação de Infância/ 1º Ciclo E.B. (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2010 - 2010 Workshop – A avaliação como instrumento de aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Básica Integrada de Lagoa, Portugal
2008 - 2008 Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas Especialização (Curso médio) Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2008 Organização da Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas Especialização (Curso médio) Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Rede ACIP Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía Asociado
2015 - Atual Universidade dos Açores, CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc Membro colaborador
2014 - Atual AFIRSE Portugal Membro fundador
2009/07 - 2013/12 Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores/ CES-UAC

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/09 - Atual Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Membro
Universidade da Coruña, Espanha
2008 - Atual Conselho Editorial da Revista Estudios e Investigación en Psicologia y Educación
Membro
Universidade da Coruña, Espanha

Universidade do Minho, Portugal
2011/10 - 2013/11 Membro de Conselho Científico UAc
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2009/10 - 2013/10 Membro de Comissão Científica do DCE
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2009/10 - 2013/10 Outro
Outro
Universidade dos Açores, Portugal
2009/07 - 2011/09 Consultor
Consultor
Universidade dos Açores, Portugal