???global.info.a_carregar???
Luis Alberto Marques Alves. Concluiu o(a) Título de Agregado em História em 2007/06/30 pelo(a) Universidade do Porto - Faculdade de Letras e Doutoramento em História em 1999/09/30 pelo(a) Universidade do Porto - Faculdade de Letras. É Professor Associado no(a) Universidade do Porto. A partir de 1 de setembro de 2022 - aposentado. Investigador do CITCEM. Possui 5 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 3 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 3 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino industrial - Portugal; Ensino técnico - Portugal; Educação - Portugal - História; República - Portugal - História; História de Portugal; Ensino industrial - Portugal - História; Ensino industrial - Porto (Portugal) - História; Emigração - Portugal; Emigração portuguesa - Brasil; Educação - História; Escola Soares dos Reis - Porto (Portugal); História de Portugal - séc. 19; Cultura portuguesa - séc. 19; Liberalismo - Portugal - séc. 19; Educação - séc. 19; Ensino - séc. 19; ensino técnico; profissionalização; capitalismo industrial; neoprofissionalismo; Portugal; Brasil; ensino secundário; Professor - Competências; Ensino industrial - Portugal - séc. 19; Ensino técnico; Ensino Industrial - Portugal - 1851-1910; Escola Industrial Infante D. Henrique - Porto - 1851-1910; História; Ensino técnico - Portugal - História; História - Ensino; História local; Inovação; Educação Artística; Cinema; Cultura; Didática; Educação Histórica; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luis Alberto Marques Alves

Nomes de citação

  • Alves, Luis

Identificadores de autor

Ciência ID
6317-2AB6-21F3
ORCID iD
0000-0002-7242-9880

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História
Formação
Grau Classificação
2007/06/30 - 2007/06/30
Concluído
História (Título de Agregado)
Especialização em História
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado
1996/01/01 - 1999/09/30
Concluído
História (Doutoramento)
Especialização em História Contemporânea
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado
1999
Concluído
História (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Contributos para a História do Ensino Industrial (1851-1910)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/05/20 - 2022/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2008/05/20 - 2022/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2008/05/20 - 2022/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2008/05/20 - 2022/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2008/05/20 - 2022/08/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2008/05/20 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2008/05/20 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2022/08/31 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Porto, Portugal
2015/06/05 - 2022/08/31 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/04/01 "HISTORYLAB FOR EUROPEAN CIVIC ENGAGEMENT: OPEN E-TOOLKIT TO TRAIN HISTORY TEACHERS ON DIGITAL TEACHING AND LEARNING"
HISTORYLAB
Investigador
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
Erasmus
Em curso
2016/05/01 - 2019/10/31 Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/01/01 - 2019/10/01 INOVAR - Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Em curso
2010/01/01 - 2013/06/30 De Aluno a Artista: As Dinâmicas da Inventividade, do Estatuto e da Herança na História do Ensino Artístico em Portugal 1780-1983
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/06/30 Educação e Património Cultural: escolas, objectos e práticas
PTDC/CPE-CED/102205/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/01/01 - 2013/01/01 Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas
PTDC/CPE-CED/102205/2008
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Concluído
2009/01/01 - 2013/01/01 De Aluno a Artista: as dinâmicas da inventividade, do estatuto e da Herança na História do Ensino Artístico em Portugal (1780-1983)
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Concluído
2009/01 - 2013/01 Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas
PTDC/CPE-CED/102205/2008
N/A
2009/01 - 2013/01 De Aluno a Artista: as dinâmicas da inventividade, do estatuto e da Herança na História do Ensino Artístico em Portugal (1780-1983)
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
N/A
2005/01/01 - 2006/09/30 Modernidade Pedagógica: estudos comparados Portugal - Brasil 1820-1960
POCI/CED/58954/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/01/01 - 2018/12/30 Cinema, Didática e Cultura.
PTDC/CPC-VIS/2335/2014
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alves, Luis. "La construcción del conocimiento histórico según el futuro profesorado de educación secundaria". Trabalho apresentado em Historia, patrimonio, arte y ciudadanía: aportaciones desde la educación: Comunicaciones del IX Simposio Internacional de didáctica, Barcelona, 2020.
    Publicado
  2. Gea, A., & Luís Alberto. "La construcción del conocimiento histórico según el futuro profesorado de educación secundaria". Trabalho apresentado em IX Simposio Internacional de didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano. Barcelona 2019, Barcelona, 2019.
    Publicado
  3. Moreira, A., Duarte, Pedro, Alves, Luís Alberto, & Oliveira, M.. "Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania". Trabalho apresentado em IX Simposio Internacional de didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano, Barcelona, 2019.
    Publicado
  4. Alves, Luis. "Telescola : um espaço mediático e inovador num contexto educativo cinzento". Trabalho apresentado em Investigar, intervir e preservar : caminhos da história da educação luso-brasileira / XI Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação, 2016.
  5. Alves, Luis. "O espaço curricular da história da educação na Faculdade de Letras do Porto (1961-2013)". Trabalho apresentado em X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014.
  6. Alves, Luis. "O consenso sobre a necessidade de uma reforma do ensino técnico (1948) : propostas da sociedade civil". Trabalho apresentado em X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014.
  7. Luan Ferreira da Silva, Alison; Oliveira Rodrigues, Hélio; Gilvando Ribeiro, Inácio. "A função social da História e o ensino dos "passados dolorosos" na Europa". 2012.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00161
  8. Alves, Luis. "A pedagogia do castigo na imprensa pedagógica (finais do século XIX - inícios do século XX): o caso da palmatória". 2012.
  9. Alves, Luis. "Instituto Comercial do Porto - de finais do século XIX a 1976". 2012.
  10. Alves, Luis. "A interculturalidade na didática da História e nos manuais escolares em Portugal nos inícios do século XXI". 2011.
  11. Alves, Luis. "O Mestrado em Ensino de História e Geografia implementado em 2008/2009 segundo os critérios da Reforma de Bolonha - um novo grau com muitos constrangimentos". 2011.
  12. Alves, Luis. "A escola Infante D. Henrique no contexto do ensino industrial (1885-1910)". 2004.
Artigo em jornal
  1. Alves, Luis. "Carlota Joaquina de Bourbon: uma Corte paralela", Público, 2020
  2. Alves, Luis. "Contrarrevolução: Vilafrancada e Abrilada", Público, 2020
Artigo em revista
  1. Luís Alberto Marques Alves. "Escritas e Cultura na Europa e no Atlântico Modernos". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (2022): https://doi.org/10.17979/srgphe.2022.26.0.9255.
    10.17979/srgphe.2022.26.0.9255
  2. Patrícia Costa; Luís Alberto Alves. "Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX". Educação em Foco (2021): https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053.
    10.36704/eef.v24i44.6053
  3. "Casimiro Freire: O Republicanismo e a Instrução Popular". Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación = Revista Galego Portuguesa de História da Educação 1 25 (2021): 340-346.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Giseli Cristina do Vale Gatti; Luís Alberto Marques Alves. "O Ensino Secundário em Portugal e no Brasil no Século XX". Cadernos de História da Educação (2021): https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-53.
    10.14393/che-v20-2021-53
  5. Gatti, Giseli Cristina do Vale; Alves, Luís Alberto Marques. "O Ensino Secundário em Portugal e no Brasil no Século XX". Cadernos de História da Educação 20 (2021): e053. http://dx.doi.org/10.14393/che-v20-2021-53.
    10.14393/che-v20-2021-53
  6. Luis Alberto Marques Alves. "Casimiro Freire: O Republicanismo e a Instrução Popular". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (2021): https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8621.
    10.17979/srgphe.2021.25.0.8621
  7. Anton Costa Rico; Luis Alberto Marques Alves. "Presentación: A Nova Educación (1921-2021) (LIEN)". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (2021): https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8596.
    10.17979/srgphe.2021.25.0.8596
  8. María Pilar Molina Torres; Luis Alberto Marques Alves. "¿Para qué leer a los autores grecorromanos? Una perspectiva coeducativa en la formación del alumnado de secundaria". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales (2021): https://doi.org/10.47553/rifop.v96i35.1.77995.
    10.47553/rifop.v96i35.1.77995
  9. Alves, Luis. "Para qué leer a los autores grecorromanos? Una perspectiva coeducativa en la formación del alumnado de secundaria = Why read greco-roman authors? A coeducational perspective in the training of secondary school students". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado (RIFOP) Vol. 96 35.1 (2021): 29-48.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Alves, Luis. "Aprender e Ensinar História: assumir a localidade como laboratório didático". Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão 12/13 12/13 (2020): 406-426.
    Publicado
  11. Luis Alberto Marques Alves. "O Liceu Nacional de Angra do Heroísmo nas décadas finais da Monarquia (1880 a 1910): Percurso de uma instituição liceal insular". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 24 (2020): 307-310. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7142.
    10.17979/srgphe.2020.24.0.7142
  12. Alves, Luis. "História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar história na era digital [recensão]". CEM Cultura, Espaço e Memória : Revista do CITCEM 12 12 (2020): 198-202.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Alves, Luis. "Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania". Historia, patrimonio, arte y ciudadanía: aportaciones desde la educación: Comunicaciones del IX Simposio Internacional de didáctica … (2020):
    Publicado
  14. Alves, Luis. "O Liceu Nacional de Angra do Heroísmo nas décadas finais da Monarquia". Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación = Revista Galego Portuguesa de História da Educação 24 24 (2020): 307-310.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Luís Alberto Marques Alves; Francisco Digo Mota Soares. "Eva Baptista. Associação das Creches de Santa Marinha: Espaço de Modernidade Educativa". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (2019): https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5902.
    10.17979/srgphe.2019.23.0.5902
  16. Luís Alberto Marques Alves; Francisco Digo Mota Soares Pereira; Marques Alves, Luís Alberto; Pereira, Francisco Digo Mota Soares. "Higienismo e municipalismo no Porto (1900-1926)". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 23 (2019): 113-132. https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5882.
    10.17979/srgphe.2019.23.0.5882
  17. Marques Alves, Luís Alberto; Pereira, Francisco Digo Mota Soares. "Higienismo e municipalismo no Porto (1900-1926)". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 23 (2019): 113-132. http://dx.doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5882.
    10.17979/srgphe.2019.23.0.5882
  18. Luis Alberto Marques Alves. "Henriques Helder: A Enfermagem em Portugal: Formação e Identidade Profissional. A Escola de Enfermagem de Castelo Branco: Dr. Lopes Dias (1948- 1988)". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 22 (2019): 299-301. https://doi.org/10.17979/srgphe.2018.22.0.5507.
    10.17979/srgphe.2018.22.0.5507
  19. Alves, Luis Alberto; Pinto, Helena. "Educación histórica con el patrimonio:". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 1 (2019): http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381.
    10.6018/reifop.22.1.356381
  20. Alves, Luis Alberto; Pinto, Helena. "Educación histórica con el patrimonio:". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 1 (2019): http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381.
    10.6018/reifop.22.1.356381
  21. Alves, Luis. "Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación de profesorado". REIFOP - Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 1 (2019): 71-81.
    Publicado
  22. Luís Alberto Marques Alves. "O ensino primário no Portugal de Oitocentos (1820-1880). Génese e estructuração político-administrativa". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 21 (2018): 255-260. https://doi.org/10.17979/srgphe.2017.21.0.4894.
    10.17979/srgphe.2017.21.0.4894
  23. Alves, Luís Alberto; Lima, Rui Guimarães. "“The Telescola… is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!” / “A Telescola … é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica!” (Bilingual Edition)". Cadernos de História da Educação 17 2 (2018): 491. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-13.
    10.14393/che-v17n2-2018-13
  24. Alves, Luís Alberto; Lima, Rui Guimarães. "“The Telescola… is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!” / “A Telescola … é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica!” (Bilingual Edition)". Cadernos de História da Educação 17 2 (2018): 491. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-13.
    10.14393/che-v17n2-2018-13
  25. Cláudia Pinto Ribeiro. "I Will Not Forget the Land Where I Was Born—The Educational Legacy of Oliveira Lopes Brothers". Journal of History Research 6 4 (2016): http://dx.doi.org/10.17265/2159-550x/2016.04.002.
    10.17265/2159-550x/2016.04.002
  26. Alves, Luis Alberto. "Epistemologia e Ensino da História". Revista História Hoje 5 9 (2016): 9. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.229.
    10.20949/rhhj.v5i9.229
  27. Alves, Luis. "Ensino de História e consciência histórica : apresentação = History teaching and historical consciousness". Revista História Hoje 5 9 (2016): 5-8.
  28. Alves, Luís Alberto Marques. "For a compromised history of education". História da Educação 19 45 (2015): 187-206. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/51684.
    10.1590/2236-3459/51684
  29. Marques, Alves Alberto. "Primeira República: Espaço para a mulher no ensino técnico em Portugal". Em Tempo de Histórias 25 (2015): http://dx.doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14811.
    10.26512/emtempos.v0i25.14811
  30. Alves, L.A.; Araújo, F.M.. "Camões - Institute for Cooperation and Language (Portugal) | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)". Revista Internacional de Linguistica Iberoamericana 13 1 (2015): 53-66. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84949522177&partnerID=MN8TOARS.
  31. Alves, Luis. "La guerre coloniale c'est notre épisode le plus douloureux : particularités du cas portugais". Herald of Moscow Regional State Institute of Humanities and Social Studies : Humanities 1 (17) (2015): 35-37.
    Publicado
  32. Alves, Luis. "Camões - Instituto de Cooperação e da Língua (Portugal)". Revista Internacional de Lingüística Iberoamericana (RILI 13 25-1 (2015): 53-66.
    Publicado
  33. Alves, Luis. "O espaço curricular da História da Educação na Faculdade de Letras do Porto (1961-2013)=The curricular space in History of Education at the Faculdade de Letras do Porto (1961-2013)". Cadernos de História da Educação 13 2 (2014): 499-516.
    Publicado
  34. Carvalho, Alexsandro Donato de; Alves, Luis Alberto Marques. "A cidadania e a política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso". Revista Territórios e Fronteiras 6 (2013): 25. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v6i0.243.
    10.22228/rt-f.v6i0.243
  35. Alves, Luís Alberto Marques; Alves,Luís Alberto Marques. "Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil". História da Educação 17 41 (2013): 103-122. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592013000300007.
    10.1590/s2236-34592013000300007
  36. Alves, L.A.M.. "Technical education: A necessity or a fallacy? Notes for the comprehension of the philosophy of technical education in Portugal and Brazil | Ensino técnico: Uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil". Historia da Educacao 17 41 (2013): 103-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886464539&partnerID=MN8TOARS.
  37. Alves, Luis. "Ideias de alunos sobre o "seu" passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa". Em Tempo de Histórias (2012):
  38. Alves, Luis. "The training of History Teachers in Portugal". Revista da Associação de professores de História da Bulgária (2001):
  39. Alves, Luis. "Cultura e mentalidade Social 1870-1898". Tiempo y Tierra (1997):
  40. Alves, Luis. "Inovar, Reformular ou simplesmente mudar". Educação 3 (1991):
  41. Luís Alberto Alberto Marques Alves. "Do Portugal das Luzes ao Portugal Democrático. Atlas-Repertório dos Municípios na Educação". Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación (1970): https://doi.org/10.17979/srgphe.2016.20.0.4077.
    10.17979/srgphe.2016.20.0.4077
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto Marques; Vieira, Helena; Moreira, Ana Isabel; Martins, Diana; Magalhães, Daniela; Lopes, Lara. "Under a cloak of terror". In Re-imagining the Teaching of European History, 149-161. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003289470-14
  2. Alves, Luis. "Learning to teach history in secondary education: Preservice teachers' attitudes when faced with emotional and controversial issues". 259-282. Peter Lang, 2021.
    Publicado
  3. Alves, Luís Alberto, & Pereira, F.. "A intemporalidade do ideário de Faria de Vasconcelos". In Relembrar e homenagear António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939): insigne pedagogo albicastrense, 135-153. Castelo Branco: Câmara Municipal de Castelo Branco, 2021.
    Publicado
  4. Alves, Luís Alberto, Lima, R., & Pereira, F.. "Telescola: pressão internacional, inovação nacional e mérito pedagógico". In Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX, 415-445. Lisboa: Colibri, 2021.
    Publicado
  5. "Educação histórica e formação inicial de professores". In Vinte anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 127-140. Porto, Portugal: CITCEM, 2021.
    Publicado
  6. Alves, Luis. "Universalizar a identidade de um país : o significado das exposições (inter)nacionais". In As Imagens na História: O Cinema e a Fotografia nos séculos XIX e XX, 37-64. Rio Grande do Sul, Brasil: EDIPUCRS - CITCEM, 2020.
    Publicado
  7. Alves, Luis. "Narrativa cinematrográfica e didática da cidade". In As Imagens na História: O Cinema e a Fotografia nos séculos XIX e XX, 15-36. Rio Grande do Sul, Brasil: EDIPUCRS - CITCEM, 2020.
    Publicado
  8. Alves, Luis. "Telescola : pressão internacional, inovação nacional e mérito pedagógico". In Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX, 415-445. Lisboa, Portugal, 2019.
    Publicado
  9. Alves, Luis. "Da consciência histórica à formação de professores (de ciências sociais)". In Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica, 81-89. Portugal, 2019.
  10. Alves, Luis. "Prefácio [A enfermagem em Portugal]". In A enfermagem em Portugal: formação e identidade profissional: a Escola de Enfermagem de Castelo Branco / Dr. Lopes Dias (1948-1988), 33-36. Portugal, 2018.
  11. Alves, Luis. "A formação de professores nas Faculdades de Letras: o exemplo de História da Universidade do Porto". In Cruzar fronteiras sobre o ensino de História : II Oficinas Luso-Afro-Brasileiras. CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, 2018.
  12. Alves, Luis. "Introdução [Cruzar Histórias: I Oficinas Luso-Afro-Brasileiras]". In Cruzar Histórias: Oficinas Luso-Afro-Brasileiras, 3-6. FLUP/CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»/, 2017.
  13. Alves, Luis. "Introdução : Investigar, intervir e preservar em História da Educação". In Investigar, intervir e preservar em História da Educação, 7-14. 2017.
  14. Alves, Luis. "Ensinar passados dolorosos, aprender com o uso pedagógico da história". In (Re)Construindo o passado : o papel insubstituível do ensino da história, 11-46. Portugal, 2016.
  15. Alves, Luis. "Aprender com o cinema : da narrativa à didática". In Cinema e educação : convergências para a formação cultural, social e artística, 13-31. 2016.
  16. Alves, Luis. "Instituto Superior de Engenharia: um trajecto de ensino e de museologia educativa". In Desafios iberoamericanos: o patrimônio histórico-educativo em rede, 7-10. 2015.
  17. Alves, Luis. "A malta das trincheiras : entre a vivência, a memória e a história". In A Grande Guerra (1914-1918) : problemáticas e representações, 197-214. Porto, Portugal: CITCEM, 2015.
  18. Alves, Luis. "Victor de Sá". In Dicionário de Historiadores Portugueses : da fundação da Academia Real das Ciências ao final do Estado Novo (1779-1974). 2015.
  19. Alves, Luis. "O tempo presente na história da educação". In História da educação : fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa : balanço da investigação portuguesa, 25-56. 2015.
    Publicado
  20. Alves, Luis. "Aprender del cine : narrativa y didáctica". Porto, Portugal: Icono14 (Madrid), 2014.
    Publicado
  21. Alves, Luis. "Encountering painful pasts : a portuguese case study". In Encountering painful pasts = Rencontrer les passés douloureux : Reports from the project Teaching History for a Europe in Common THIEC, 61-87. 2014.
  22. Alves, Luis. "Município ou região? A perspetiva do ensino técnico". In Os Municípios na modernização educativa, 195-222. 2014.
    Publicado
  23. Alves, Luis. "Contextualização histórica e prospetiva do projeto". In Aprender del cine : narrativa y didáctica, 225-228. 2014.
    Publicado
  24. Alves, Luis. "Uso do cinema na didática da história". In Aprender del cine : narrativa y didáctica, 149-177. 2014.
    Publicado
  25. Alves, Luis. "Proceso de certificación de los manuales de Historia del 3er Ciclo de la Enseñanza Básica, en Portugal (2006-2010)". In Para que(m) se avalia? Livros didáticos e avaliações (Brasil, Chile, Espanha, Japão, México e Portugal), 127-157. 2014.
  26. Alves, Luis. "Universidade do Porto". In Dicionário de história da I República e do republicanismo. 2014.
    Publicado
  27. Alves, Luis. "Faculdade Técnica do Porto (1915-1926)". In Dicionário de história da I República e do republicanismo.. 2014.
    Publicado
  28. Alves, Luis. "Faculdade de Letras do Porto". In Dicionário de história da I República e do republicanism, 11-14. 2014.
  29. Alves, Luis. "O manual escolar no quadro da história cultural". In Dos autores de manuais aos métodos de ensino das línguas e literaturas estrangeiras em Portugal (1800-1910), 9-20. 2014.
    Publicado
  30. Alves, Luis. "Ensino artístico em Portugal (do Estado Novo à atualidade, 1933-2010)". In Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografía de la educación, 5685-5698. 2014.
    Publicado
  31. Alves, Luis. "Rumos da internacionalização na história da U. Porto". In Percursos da internacionalização na Universidade do Porto: uma visão centenária, 83-173. 2014.
    Publicado
  32. Alves, Luis. "Os professores e o ensino industrial (último quartel do século XIX a meados do século XX)". In História da profissão docente no Brasil e em Portugal, 101-114. 2014.
    Publicado
  33. Alves, Luis. "Ensino industrial". In Dicionário de história da I República e do republicanismo., 1176-1178. 2013.
    Publicado
  34. Alves, Luis. "Instituto Superior de Engenharia : um trajeto de ensino e de museologia educativa". In Educação e património cultural : escolas, objetos e práticas, 291-307. 2013.
    Publicado
  35. Alves, Luis. "Ensino técnico". In Dicionário de história da I República e do republicanismo, 1200-1204. 2013.
  36. Alves, Luis. "Ensino Secundário em Portugal - de meados do século XVIII ao último quartel do século XX (1756 a 1973)". In Tempo de cidade, lugar de escola : História, ensino e cultura escolar em escolas exemplares, 147-170. 2012.
    Publicado
  37. Alves, Luis. "Ensino Técnico : um espaço educativo marginalizado mas "responsável"pelo nosso atraso". In Educar: educação para todos: ensino na I República, 78-85. 2011.
    Publicado
  38. Alves, Luis. "Armando de Araújo Martins Campos e Matos". In Os Reitores da Universidade do Porto: 1911-2011, 228-237. 2011.
    Publicado
  39. Alves, Luis. "A Reforma do Ensino Técnico (1948) no contexto da mudança interna e externa". In A Reforma do Ensino Técnico (1948) no contexto da mudança interna e externa. 2008.
  40. Alves, Luis. "O Ensino na segunda metade do século XIX (1851-1890)". In Nova História de Portugal: Portugal e a Regeneração, 303-339. 2004.
    Publicado
  41. Alves, Luis. "Os professores e o ensino industrial na segunda metade do século XIX". In Estudos em Homenagem a Luís António de Oliveira Ramos, 131-141. 2004.
    Publicado
  42. Alves, Luis. "Investigação e práticas em Ensino da História". In Questões de Epistemologia e Investigação em Ensino de História, 27-40. EDUFU, 2003.
    Publicado
  43. Alves, Luis. "Liceu Alexandre Herculano, no Porto". In Liceus de Portugal: histórias, arquivos, memórias, 595-615. 2003.
    Publicado
  44. Alves, Luis. "Liceu Rainha Santa Isabel, no Porto". In Liceus de Portugal: histórias, arquivos, memórias, 641-657. 2003.
    Publicado
  45. Alves, Luis. "Portugal e a Europa: Garrett e o seu tempo (1799-1854)". In A Obra de Almeida Garrett, 25-34. 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pintassilgo, Joaquim, & Alves, Luís Alberto. Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century. Itaguaçu: Dois Por Quatro Editora. 2021.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Costa Rico, Antón, & Alves, Luís Alberto. "A nova educación = A nova educacão = New education.". Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación = Revista Galego Portuguesa de História da Educação. 1 25 (2021):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Alves, Luís Alberto, Gago, Marília, & Lagarto, Mariana. Vinte anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Porto, Portugal. 2021.
    Publicado
  2. Alves, Luís Alberto, & Gago, Marília. Diálogo(s), epistemologia(s) e educação histórica: um primeiro olhar. Porto, Portugal: CITCEM. 2021.
    Publicado
  3. Alves, Luis. Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação (Lisboa). 2019.
    Publicado
  4. Alves, Luis. Telescola : um espaço de referência educativa. Porto, Portugal: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2019.
    Publicado
  5. Alves, Luis. Cruzar fronteiras sobre o ensino de História : II Oficinas Luso-Afro-Brasileiras. CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2018.
    10.21747/978-989-8970-01-5/cruz
  6. Ribeiro, Cláudia Pinto; Alves, Luís Alberto; Henriques, Raquel Pereira. Manuais Escolares: Presenças e Ausências. FLUP/CITCEM. 2018.
    10.21747/978-989-8970-06-0/man
  7. Luís Alberto Marques Alves; Gaspar Martins Pereira. Cruzar Histórias: Oficinas Luso-Afro-Brasileiras. {FLUP. 2017.
    10.21747/9789898351739/alv2017
  8. Alves, Luis; Carlos da Silva Manique. A experiência das Juntas Escolares no Concelho de Mafra : finais do século XIX - I República. Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Biblioteca Digital. 2017.
  9. Alves, Luis. A didática para a industrialização: o contributo dos espaços educativos do Porto. Edições Politema. 2017.
  10. Alves, Luis. Investigar, intervir e preservar em História da Educação. CITCEM. 2017.
  11. Alves, Luis. Cruzar Histórias: Oficinas Luso-Afro-Brasileiras. FLUP/CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»/. 2017.
    10.21747/9789898351739/alv2017
  12. Alves, Luis. Epistemologias e Ensino da História / XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Porto, Portugal. 2017.
    Publicado
  13. Alves, Luis. Libro de Actas V Congresso Internacional Cidades Criativas. Porto, Portugal: CITCEM / Icono14 (). 2017.
  14. Alves, Luis. (Re)Construindo o passado : o papel insubstituível do ensino da história. EdiPUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2016.
  15. Alves, Luis. Investigar, intervir e preservar : caminhos da história da educação luso-brasileira / XI Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação. Porto, Portugal: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2016.
    Publicado
  16. Alves, Luis. História da educação : fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa : balanço da investigação portuguesa. CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2015.
  17. Alves, Luis. A Grande Guerra (1914-1918) : problemáticas e representações. Porto, Portugal: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2015.
  18. Alves, Luís Alberto Marques. O brasileiro : ausência e presença no Portugal oitocentista. Portugal. 2014.
  19. Alves, Luís Alberto Marques. Os professores e o ensino industrial na segunda metade do séc. XIX. Portugal. 2014.
  20. Alves, Luís Alberto Marques. O arranque do ensino industrial na 2ª metade do séc. XIX. Portugal. 2014.
  21. Alves, Luís Alberto Marques. Ensino técnico : da formação de produtores ao capital humano. Portugal. 2014.
  22. Alves, Luís Alberto Marques. A história local como estratégia para o ensino da História. Portugal. 2014.
  23. Alves, Luis. ISCAP sob o prisma da História. 2013.
  24. Alves, Luis. Ensino Técnico (1756-1973). Lisboa, Portugal: Secretaria Geral do Ministério da Educação (Lisboa). 2009.
  25. Alves, Luis. A história da educação em Portugal: balanço e perspectivas. Porto, Portugal: ASA. 2007.
    Publicado
  26. Alves, Luis. ISEP 150 Anos - Memória e Identidade. Porto, Portugal: Edições Gémeo. 2005.
    Publicado
  27. Alves, Luis. Rumos da Cidadania Patrimonial A localidade na História - Do século XIX ao século XX. Porto, Portugal: ASA. 2004.
    Publicado
  28. Alves, Luis. Rumos da Cidadania Patrimonial A localidade na História - Do século XV ao século XIX. Porto, Portugal: ASA. 2003.
    Publicado
  29. Alves, Luis. O Porto no arranque do ensino industrial (1851-1910). Porto, Portugal: Afrontamento. 2003.
    Publicado
  30. Alves, Luis. Rumos da Cidadania Patrimonial A localidade na História - Da Pré História ao século XIV. Porto, Portugal: ASA. 2002.
Tese / Dissertação
  1. Alves, Luís Alberto Marques. "Contributos para o estudo do ensino industrial em Portugal : 1851-1910". Doutoramento, 1998. http://hdl.handle.net/10216/10899.

Outros

Outra produção
  1. O arranque do Ensino Industrial no Porto (1884-1910). Na segunda  metade  do seculo XIX, Portugal conheceu  grandes  transformações em grande parte decorrentes da estabilidade politica e da evolução económica.  0 ensino industrial, como um  mecanismo  de industrialização  essencial para a formação  de profissionais  qualificados,  teve origem  nas iniciativas legislativas de 1851, mas as primeiras escolas s6 apareceram  depois de  1884. No Porto, dua. 2019. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5418.
  2. República e educação : dos princípios da Escola Nova ao Manifesto dos Pioneiros da Educação. The fi rst decades of the twentieth century brought a profound refl ection about the new direction of the school, the contents of education, the new role of teachers and the best methodologies to reach the recipients. In this article we seek to systematize the essential ideas that the New School Movement (Europe and USA, mainly) and the Manifesto of the Pioneers of Education (Brazil) brought to th. 2018. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/3654.
  3. A escola Faria Guimarães no contexto do Ensino Industrial(1855-1910). .. 2018. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5119.
  4. O estado da História : o ensino. .. 2018. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5127.
  5. Nota de abertura. .. 2018. Alves, Luís Alberto. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5081.
  6. O estado da História : o ensino. .. 2018. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5127.
  7. República e educação : dos princípios da Escola Nova ao Manifesto dos Pioneiros da Educação. The fi rst decades of the twentieth century brought a profound refl ection about the new direction of the school, the contents of education, the new role of teachers and the best methodologies to reach the recipients. In this article we seek to systematize the essential ideas that the New School Movement (Europe and USA, mainly) and the Manifesto of the Pioneers of Education (Brazil) brought to th. 2018. Alves, Luís Alberto Marques. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/3654.
  8. For a compromised history of education. 2015. Alves,Luís Alberto Marques. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000100187.
  9. ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) : identity of a school with roots in the 1800's. The forerunner of ISEP was inaugurated on 27th. March, 1854 with the designation of "Industrial School of Porto" (Escola Industrial do Porto). In 1864, the Industrial Institute of Porto (Instituto Industrial do Porto) was created, closely modelled on its namesake in Lisbon. Emídio Júlio Navarro was responsible for the Decree which, on 30th. December, 1886, ordered the reform of industrial training. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/56548.
  10. República e educação : dos princípios da escola nova ao manifesto dos pioneiros da educação. The first decades of the twentieth century brought a profound reflection about the new direction of the school, the contents of education, the new role of teachers and the best methodologies to reach the recipients. In this article we seek to systematize the essential ideas that the New School Movement (Europe and USA, mainly) and the Manifesto of the Pioneers of Education (Brazil) brought to the. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/56075.
  11. A Escola Faria Guimarães no contexto do ensino industrial : (1885-1910). In the late 19th century the political authorities considered that the town of Oporto assembled most of the required conditions for the creation of an industrial school. A slow but regular demographic growth, the multiplication of small-sized industries, an increase in the demand for home deliveries and the geographical concentration of the working population established the necessity to create an. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/7729.
  12. José Acúrsio das Neves : o «liberalista» colonizador. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/9413.
  13. Cultura e mentalidade social : (1870-1898). 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/63554.
  14. O ensino na segunda metade do século XIX. The politicai stability achieved in the second half of the nineteenth century, although the vicissitudes resulting from rotativism, created the fundamental conditions for the implementation of some signi-ficant reforms of the educational system. Based on the spirit and ideas produced in the 1820's, 1850's and 1870's, the legislators sought to push Portugal closer to the leveis of culture and educa. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/8346.
  15. Teachers and industrial education : (from the last quarter of the 19th century to the mid-20th century). By the second half of the 19th century, technical education was faced with the urgent need to implement a set of conditions capable of guaranteeing the training of qualified professionals whose skills would contribute to the economic development of the country. Initially, the diffi culties in fi nding teachers were overcome only with great diffi culty. All kinds of expedients were mobilized in the. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/56544.
  16. ISEP : identidade de uma escola com raízes oitocentistas. The forerunner of ISEP was inaugurated on 27th. March, 1854 with the designation of "Industrial School of Porto" (Escola Industrial do Porto). In 1864, the Industrial Institute of Porto (Instituto Industrial do Porto) was created, closely modelled on its namesake in Lisbon. Emídio Júlio Navarro was responsible for the Decree which, on 30th. December, 1886, ordered the reform of industrial training. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/56547.
  17. A função social da História. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/19306.
  18. O estado da História : o ensino. In spite of recurrent criticisms, the role of History, as a subject included in the basic and secondary leveis of teaching, is internationally, socially and individually recognized. The studies made emphasize its potential role in building a history and national identity capable of resisting to an overwhelming and amorphous globalisation. Society expects that its didactic function guaranties the p. 2014. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/7928.
  19. História da educação : uma introdução. 2012. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/15150.
  20. Os professores e o ensino industrial : (último quartel do século XIX a meados do século XX). 2010. Alves, Luís Alberto Marques. http://hdl.handle.net/10216/56612.