???global.info.a_carregar???
Célia Lavado Mendes Jorge Pereira Barbeiro completed the PhD in Portuguese Studies in 2017/10/02 by Universidade Aberta, MA in Multidisciplinary Portuguese Studies in 2010/04/23 by Universidade Aberta and BA in Modern Languages and Literatures - English and German Studies in 1984/07/26 by Universidade de Coimbra. She is a primary school teacher at the Centre for General and Applied Linguistics Studies at the University of Coimbra. She has 2 sections of books. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Language teaching; Immigration; Migrant children; Slavs; Portuguese language; Second language; Language learning; Language acquisition; Linguistics; Semantics; Portuguese as a second language; Acquisition of the lexicon; Polysemy; Teaching; Verbal interaction; Sociolinguistics; Pedagogical discourse; Literacy; Educational programmes; Conversation; Teaching; 5th grade; Interactional sociolinguistics; Pedagogical discourse; Verbal interaction; Conversational strategies; Literacy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Lavado Mendes Jorge Pereira Barbeiro

Nomes de citação

  • Barbeiro, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
6412-5AB9-2127
Formação
Grau Classificação
2012/10 - 2017/10/02
Concluído
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Linguística Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
"As práticas discursivas nas interações verbais em contexto pedagógico - Contributos da Sociolinguística Interacional para o estudo do discurso na aula de Português " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/09/08 - 2010/04/23
Concluído
Estudos Portugueses Multidisciplinares (Mestrado)
Especialização em Linguística
Universidade Aberta, Portugal
"Abordagem cognitiva do domínio da polissemia pelos alunos de português língua não materna : a construção do alcance semântico das palavras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/09/10
Concluído
Master en Logopedia (Rehabilitación de los trastornos del lenguaje y del habla) (Pós-Graduação)
Especialização em Educação Especial
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1980/10 - 1984/07/26
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Línguas e Literaturas
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/10/22 - Atual Professora do Ensino Básico Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
1984 - 2019/03/11 Formadora nas áreas e domínios: A150Linguística do Português; A156 Português; A157 Português Língua estrangeira ou língua segunda; A61 Linguística; B06 Educação Especial; C05 Didáticas Específicas Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbeiro, B. ; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, B.. "Estratégia de Reescrita Individual: Apropriação e alargamento de recursos para desenvolver a escrita.". Trabalho apresentado em 4.as Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, Escola Superior de Educação do Porto,, Porto, 2023.
  2. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Rewriting with students: metalinguistic reference and reflection interwoven with choices". Trabalho apresentado em 5th Eduling Biannual Meeting Grammar teaching and learning: challenges and opportunities, Barcelona, 2023.
  3. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Individual Rewriting: Language Appropriation intertwined with creativity". Trabalho apresentado em 32nd European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2023), Vigo, 2023.
  4. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Teachers' appraisal of students' proposals during joint rewriting". Trabalho apresentado em 13th ARLE Conference - Transformation in L1 education: Current Challenges and Future Possibilities, Nicosia, 2022.
  5. Barbeiro, C.. "As Estratégias Discursivas na Interação em Contexto Pedagógico". Trabalho apresentado em I JORNADAS DE ESTUDOS PORTUGUESES, Lisboa, 2021.
    Publicado
  6. Barbeiro, L. F.; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "A dimensão metalinguística na reescrita conjunta". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) / Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), online, 2021.
    Publicado
  7. Barbeiro, L. F.; Carvalho, J. A. B.; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Higher education institutions as academic writing communities: A study based on the analysis of master dissertation titles.". Trabalho apresentado em 11th Conference of the European Association for the Teaching of Academic Writing, online, 2021.
    Publicado
  8. Barbeiro, C.; Barbeiro, L.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "A presença do Inglês nos textos de aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em 2.º Fórum Internacional da Língua Portuguesa - 500 Anos da Circum-Navegação do Mundo: Novas Contribuições em Investigação e Ensino, Madrid, 2019.
  9. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Reescrita: as estratégias de paráfrase e retextualização". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2019.
  10. Barbeiro, C.. "Paráfrases e Reformulações: Estratégias de Interação Pedagógica". Trabalho apresentado em VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (VII SIMELP), Ipojuca, 2019.
  11. Barbeiro, C.; Barbeiro, L.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Estratégias de interação na reescrita conjunta para o ensino-aprendizagem da escrita". Trabalho apresentado em VI EIRE - VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita, Aveiro, 2019.
  12. Barbeiro, C.. "A Leitura Detalhada… Estratégias Interacionais de Compreensão e Aprofundamento da Leitura". Trabalho apresentado em Investigação e Práticas em Leitura, Lisboa, 2019.
    Publicado
  13. Barbeiro, C.. "Da preparação à leitura – Estratégias de interação pedagógica.". Trabalho apresentado em VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2019.
    Publicado
  14. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "O discurso do professor na reescrita conjunta". Trabalho apresentado em ENDA 1 - Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Luís Barbeiro; José António Brandão Carvalho; Célia Barbeiro; Barbeiro, Luís; Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, Luís. "Instituições de formação de professores como comunidades de escrita". Diacrítica 36 1 (2022): 238-259. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.785.
    Publicado • 10.21814/diacritica.785
Capítulo de livro
  1. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "A dimensão metalinguística na reescrita conjunta". In Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática, 19-37. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2023.
    Publicado
  2. Marques, C.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Marques, C.. "Reconto e Relato: Propostas de Análise de Narrativas Orais em Contexto Escolar". In Teorias Discursivas em Diálogo: Perspetivas e Análises, 97-129. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises. Grácio Editor. 2022.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira. "As práticas discursivas nas interações verbais em contexto pedagógico : contributos da sociolinguística interacional para o estudo do discurso na aula de português". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6691.
  2. Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira. "Abordagem cognitiva do domínio da polissemia pelos alunos de português língua não materna : a construção do alcance semântico das palavras". Mestrado, Universidade Aberta, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1501.

Outros

Outra produção
  1. Didática da escrita na época da desmaterialização. Apresentação de Comunicação em Mesa-redonda. ENDA 3 - Encontro Nacional sobre o Discurso Académico, Universidade Nova de Lisboa. 2023. Barbeiro, C..
  2. As escolhas na reescrita conjunta: Orientação e apreciação pelo professor das propostas dos alunos. ENDA 3 - Encontro Nacional sobre o Discurso Académico, Universidade Nova de Lisboa. 2023. Barbeiro, L.; Barbeiro, C..
  3. Estratégia de Reescrita Individual: Apropriação e alargamento de recursos para desenvolver a escrita. Apresentação de Comunicação nas 4.as Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal.. 2023. Barbeiro, C..