Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- ERNESTO DONOSO COLLADO
Nomes de citação
- Donoso, Ernesto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6517-7C1C-BDED
Endereços de correio eletrónico
- ernestocollado@fcsh.unl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | 
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2023/12 Concluído | Doutoramento em Ciências Musicais (PhD) (Doctor of Philosophy) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "Acústicas virtuais na obra sinfónica de Marc-André Dalbavie: de Color a La source d'un regard" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2017/07/19 Concluído | MMus in Pedagogy (Master) Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha | |
| 2010/09/07 Concluído | MMus in Hispanic Music (Master) Universidad de Salamanca, Espanha Universidad de Valladolid, Espanha "Luis de Pablo. De Siete Pizcas a Bobalicón: Historia y estudio de la evolución de un material sonoro" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2010 - 2010 Concluído | Aproximación a una poética del tiempo múltiple en la composición instrumental y electroacústica (Horacio Vaggione) (Outros) Especialização em Music Composition Universidad de Alcala de Henares, Espanha | |
| 2008/09/23 Concluído | BMus in Composition (Bachelor) Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha | |
| 2008 - 2008 Concluído | Music Composition Course (Luis de Pablo) (Outros) Especialização em Music Composition Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha | |
| 2007 - 2007 Concluído | Music Composition Course (Sonia Bo) (Outros) Especialização em Music Composition Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha | |
| 2007 - 2007 Concluído | Curso Internacional de Composición Villafranca del Bierzo 2007 (Cristóbal Halffter, Tomás Marco, José Manuel López López,
                                 José María Sánchez Verdú) (Outros) Especialização em Music Composition Universidad de León, Espanha | |
| 2005 - 2005 Concluído | Atonal Music Composition Course (Juan Luis Pérez) (Outros) Especialização em Music Composition Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2019/03/01 - 2023 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2010 - Atual | Researcher at Contemporary Music Research Group | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2025 - 2027 | Vice-Coordinator of the Contemporary Music Research Group | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2017/09/01 - 2020/08/31 | Teaching in Secondary Education | CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal | 
| 2016/01/01 - 2019/08/31 | Coordinator and Teacher | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2015/11/11 - 2015/12/18 | Teaching in Secondary Education | ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO, Portugal | 
| 2010/09/01 - 2011/08/31 | Teaching in Secondary Education | CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal | 
Projetos
            Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/01/01 - 2022/07/02 | Filarmónica Enarmonia. Music Learning and Ensemble Practice for the Blind. Artistic Practices for Social Inclusion program
                                 of the Calouste Gulbenkian Foundation Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
| 2016/01/01 - 2019 | Novos alunos d@ Guilherme Cossoul. Artistic Practices for Social Inclusion program of the Calouste Gulbenkian Foundation FCG - PARTIS - 141680 Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em boletim informativo | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
Artística / Interpretação
| Composição musical | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/05/30 | Bobalicón, de Luis de Pablo: notas sobre la construcción de una estampa musical | II Congreso Internacional Tópicos y Música Hispana (siglos XVIII-XXI): Topoi, retórica y narratividad Universidad Complutense  (Madrid, Espanha) | 
| 2024/06/21 | La mirada en la fuente: presencia virtual de Messiaen en La source d'un regard de Marc-André Dalbavie | II Simposio Internacional de la Comisión de Análisis Musical de la Sociedad Española de Musicología SICAM-SEdeM 2024 Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha) | 
| 2021/11/19 | “Acústicas virtuales” en Marc-André Dalbavie: hacia una conquista poiética del espacio | X Congreso de la Sociedad Española de Musicología: Musicología en transición SEdeM - Sociedad Española de Musicología (Baeza, Espanha) | 
| 2016/11/16 | Luis de Pablo. De Siete Pizcas a Bobalicón: Historia y estudio de la evolución de un material musical | IX Congreso de la Sociedad Española de Musicología: Musicología en el siglo XXI - Nuevos retos, nuevos enfoques SEdeM - Sociedad Española de Musicología (Madrid, Espanha) | 
| 2015/10/10 | Marc-André Dalbavie. Du produit au processus : un regard sur la genèse « d’acoustiques virtuelles » à partir de partitions et d’écrits du compositeur | Tracking the creative process in music/Analyser les processus de création musicale IRCAM - Centre Pompidou (Paris, França) | 
| 2014/02/20 | Cervantes y Falla. El Quijote y El Retablo. Una breve mirada hacia la relación entre literatura y música | Evento no Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos FCSH - UNL (Lisbon, Portugal) | 
| 2013/04/05 | Une approche de la dernière période créatrice de Luís de Pablo: proposition de quelques outils analytiques | Journées d'Analyse Musicale 2013: Corpus et méthodes SFAM - Université Rennes 2 (Rennes, França) | 
| 2011/10/28 | O gesto visual como elemento ativo e constitutivo no discurso musical de obras não cénicas | 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: "Música e Gesto" CESEM - UNL (Lisbon, Portugal) | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/05/07 - 2025/05/09 | NCMM 2025 – Nova Contemporary Music Meeting (2025/05/07 - 2025/05/09) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2023 | NCMM23 - Nova Contemporary Music Meeting 2023 (2023/05/03 - 2023/05/05) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2016 | Ciclo "Compor a Escuta" (divulgação da música contemporânea) (2015 - 2016) Outro (Outra) | Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Portugal | 
| 2012 - 2013 | EMS13 - Electroacoustic Music Studies Network Conferences (2013/06/17 - 2013/06/21) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2011 - 2011 | 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: "Música e Gesto" (2011/10/28 - 2011/10/30) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2010 - 2011 | "XX Festival de Primavera" de música contemporánea de Salamanca (2011/03/28 - 2011/04/05) Festival (Coorganizador) | Universidad de Salamanca, Espanha | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2025/05/07 - 2025/05/09 | NCMM 2025 – Nova Contemporary Music Meeting | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2025/03/28 - 2025/03/29 | 1ª Ed. do Encontro de Doutorandos do CESEM: “A Investigação em Diálogo” | CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2019/09/01 - Atual | Técnicas de Composição 1 e 2 | Licenciatura em Ciências Musicais | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2017/09/01 - 2020/08/31 | Informática Musical | Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional | CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal | 
| 2019/03/01 - 2019/08/31 | Análise e Teoria Musical (de 1950 à atualidade) | Licenciatura em Ciências Musicais | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2016/01/01 - 2019/08/31 | Formação Musical | PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2017/09/01 - 2018/08/31 | Organologia e Psicoacústica | Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional | CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal | 
| 2015/11/11 - 2015/12/18 | Cultura das Artes e Cultura Musical | Curso Secundário de Música Vocacional | ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO, Portugal | 
| 2010/09/01 - 2011/08/31 | Formação Musical | Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional | CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - 2023 | SMT-Pod (The Society for Music Theory Podcast) | 
Distinções
            Prémio
| 2014 | Terceiro prémio no "I Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho" | 
