???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ERNESTO DONOSO COLLADO

Nomes de citação

  • Donoso, Ernesto

Identificadores de autor

Ciência ID
6517-7C1C-BDED

Endereços de correio eletrónico

  • ernestocollado@fcsh.unl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/12
Concluído
Doutoramento em Ciências Musicais (PhD) (Doctor of Philosophy)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Acústicas virtuais na obra sinfónica de Marc-André Dalbavie: de Color a La source d'un regard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/07/19
Concluído
MMus in Pedagogy (Master)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2010/09/07
Concluído
MMus in Hispanic Music (Master)
Universidad de Salamanca, Espanha

Universidad de Valladolid, Espanha
"Luis de Pablo. De Siete Pizcas a Bobalicón: Historia y estudio de la evolución de un material sonoro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2010
Concluído
Aproximación a una poética del tiempo múltiple en la composición instrumental y electroacústica (Horacio Vaggione) (Outros)
Especialização em Music Composition
Universidad de Alcala de Henares, Espanha
2008/09/23
Concluído
BMus in Composition (Bachelor)
Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha
2008 - 2008
Concluído
Music Composition Course (Luis de Pablo) (Outros)
Especialização em Music Composition
Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha
2007 - 2007
Concluído
Music Composition Course (Sonia Bo) (Outros)
Especialização em Music Composition
Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha
2007 - 2007
Concluído
Curso Internacional de Composición Villafranca del Bierzo 2007 (Cristóbal Halffter, Tomás Marco, José Manuel López López, José María Sánchez Verdú) (Outros)
Especialização em Music Composition
Universidad de León, Espanha
2005 - 2005
Concluído
Atonal Music Composition Course (Juan Luis Pérez) (Outros)
Especialização em Music Composition
Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo de Sevilla, Espanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - 2020/08/31 Teaching in Secondary Education CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal
2016/01/01 - 2019/08/31 Coordinator and Teacher Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015/11/11 - 2015/12/18 Teaching in Secondary Education ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Teaching in Secondary Education CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Donoso, Ernesto (6517-7C1C-BDED). "2º Fórum Internacional Itinerários Musicais (Música e Gesto): Resenha", Boletín de SACCoM (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música), 2012
Capítulo de livro
  1. Donoso, Ernesto. ""Acústicas virtuales" en Marc-André Dalbavie: hacia una conquista poiética del espacio". In Musicología en transición, editado por J. Marín-López, A. Mazuela-Anguita & J. J. Pastor-Comín. Espanha: Sociedad Española de Musicología, 2022.
    Publicado
  2. Donoso, Ernesto (6517-7C1C-BDED). "Une approche de la dernière période créative de Luis de Pablo: proposition de quelques outils analytiques [An approach to Luis de Pablo's last creative period: proposal of some analytical tools]". In Entre théorie et analyse musicale. Corpus et méthodes, editado por Marie-Noëlle Masson, 237-242. França: Éditions Delatour France, 2020.
    Publicado
  3. Donoso, Ernesto (6517-7C1C-BDED). "Luis de Pablo. De Siete Pizcas a Bobalicón: Historia y estudio de la evolución de un material musical [Luis de Pablo. From Siete Pizcas to Bobalicón: History and study of a musical material's evolution]". In Musicología en el siglo XXI: Nuevos retos, nuevos enfoques, editado por Begoña Lolo & Adela Presas, 1711-1722. Madrid, Espanha: Sociedad Española de Musicología, 2018.
    Publicado

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Donoso, Ernesto (6517-7C1C-BDED). Fragmentos de movilidad simétrica. AvA Musical Editions, 2016.
  2. Donoso, Ernesto (6517-7C1C-BDED). Reflexão energética. AvA Musical Editions, 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/21 La mirada en la fuente: presencia virtual de Messiaen en La source d'un regard de Marc-André Dalbavie II Simposio Internacional de la Comisión de Análisis Musical de la Sociedad Española de Musicología SICAM-SEdeM 2024
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2021/11/19 “Acústicas virtuales” en Marc-André Dalbavie: hacia una conquista poiética del espacio X Congreso de la Sociedad Española de Musicología: Musicología en transición
SEdeM - Sociedad Española de Musicología (Baeza, Espanha)
2016/11/16 Luis de Pablo. De Siete Pizcas a Bobalicón: Historia y estudio de la evolución de un material musical IX Congreso de la Sociedad Española de Musicología: Musicología en el siglo XXI - Nuevos retos, nuevos enfoques
SEdeM - Sociedad Española de Musicología (Madrid, Espanha)
2015/10/10 Marc-André Dalbavie. Du produit au processus : un regard sur la genèse « d’acoustiques virtuelles » à partir de partitions et d’écrits du compositeur Tracking the creative process in music/Analyser les processus de création musicale
IRCAM - Centre Pompidou (Paris, França)
2014/02/20 Cervantes y Falla. El Quijote y El Retablo. Una breve mirada hacia la relación entre literatura y música Evento no Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos
FCSH - UNL (Lisbon, Portugal)
2013/04/05 Une approche de la dernière période créatrice de Luís de Pablo: proposition de quelques outils analytiques Journées d'Analyse Musicale 2013: Corpus et méthodes
SFAM - Université Rennes 2 (Rennes, França)
2011/10/28 O gesto visual como elemento ativo e constitutivo no discurso musical de obras não cénicas 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: "Música e Gesto"
CESEM - UNL (Lisbon, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 NCMM23 - Nova Contemporary Music Meeting 2023 (2023/05/03 - 2023/05/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Ciclo "Compor a Escuta" (divulgação da música contemporânea) (2015 - 2016)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Portugal
2012 - 2013 EMS13 - Electroacoustic Music Studies Network Conferences (2013/06/17 - 2013/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: "Música e Gesto" (2011/10/28 - 2011/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 "XX Festival de Primavera" de música contemporánea de Salamanca (2011/03/28 - 2011/04/05)
Festival (Coorganizador)
Universidad de Salamanca, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Técnicas de Composição 1 e 2 Licenciatura em Ciências Musicais Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/09/01 - 2020/08/31 Informática Musical Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal
2019/03/01 - 2019/08/31 Análise e Teoria Musical (de 1950 à atualidade) Licenciatura em Ciências Musicais Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/01/01 - 2019/08/31 Formação Musical PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Organologia e Psicoacústica Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal
2015/11/11 - 2015/12/18 Cultura das Artes e Cultura Musical Curso Secundário de Música Vocacional ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Formação Musical Curso Secundário de Música Vocacional e Profissional CONSERVATÓRIO NACIONAL - ESCOLA ARTÍSTICA DE MÚSICA, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010 - Atual Researcher at Contemporary Music Research Group (CESEM)
Membro
CESEM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 SMT-Pod (The Society for Music Theory Podcast)
Distinções

Prémio

2014 Terceiro prémio no "I Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho"