???global.info.a_carregar???
Florbela Lages Antunes Rodrigues. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de professores; 2018 - Vice-presidente do Conselho Pedagógico da ESECD. 2016 - Coordenadora da UTC de Educação - ESECD. 2015 - Diretora do curso de TeSP de Acompanhamento de Crianças e Jovens. ESECD. 2015 - Mestre em Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básicos e secundários. Universidade da Beira Interior. 2014 - Doutora em Educação - Universidade da Beira Interior. 2008 - Parte curricular com aproveitamento a Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor da Universidade Lusíada. 1998 - Master of Supervision in Education - University of Nottingham. 1994 - Docente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto - Instituto Politécnico da Guarda. 1994 - Licenciatura de Professores do Ensino Básico, variante de Português/Francês - Instituto Politécnico da Guarda. 1990 - Baccalauréat de l’enseignement du second degré Série A1- Letras- Filosofia-Matemática.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Florbela Lages Antunes Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Florbela

Identificadores de autor

Ciência ID
6610-3096-2C5C
ORCID iD
0000-0003-0310-9688

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/11
Concluído
Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
"Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2010/10/15 - 2014/04/15
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de professores
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
"A formação de professores pós-bolonha: a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1998
Concluído
Master in Supervision in Education (Mestrado)
Especialização em Education
University of Nottingham, Reino Unido
"As representações que os alunos têm do bom professor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1994
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
14,5
1990
Concluído
Baccalauréat (Ensino secundário)
Lycée Racine, França
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/11/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Florbela Rodrigues; Stephanie Batista; Eduarda Ferreira. "COOPERATIVE LEARNING: AN EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF A FUTURE PRIMARY TEACHER". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1222
  2. Florbela Rodrigues; Ludovina Margarido; Eduarda Ferreira. "INITIATION TO PROFESSIONAL PRACTICE: PATHS OF INSTITUTIONAL COOPERATION IN SCIENCE EDUCATION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1223
  3. Ravasco, Carla; Rodrigues, Florbela. "INTEGRATION OF STUDENTS FROM PORTUGUESE SPEAKING AFRICAN COUNTRIES". Trabalho apresentado em Edulearn20, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.0608
  4. Ravasco, Carla; Rodrigues, Florbela. "CULTURAL ACTIVITIES AS A RESPONSE TO MULTICULTURAL EDUCATION". Trabalho apresentado em Edulearn20, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.0599
  5. Florbela Rodrigues; Carla Ravasco. "THE ROLE OF FIELD TRIPS". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.0682
  6. Rodrigues, Florbela. "O papel da observação em contexto da formação de educadores de infância – uma prática necessária". 2017.
  7. Rodrigues, Florbela. "Una experiencia en contexto no formal con alumnos de la enseñanza superior: el potencial pedagógico-didáctico de la granja pedagógica.". 2017.
  8. Rodrigues, Florbela. "A formação do educador-professor com perfil de investigador-reflexivo". 2016.
  9. Rodrigues, Florbela. "Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras". 2015.
  10. Rodrigues, Florbela. "Repensando os sistemas educativos e a formação de professores dos estados membros da UE 28 a partir da avaliação de PISA". 2015.
  11. Rodrigues, Florbela. "Avaliando Bolonha na Formação de Professores – um processo repensado em Portugal". 2015.
  12. Rodrigues, Florbela. "As plataformas digitais ao serviço da aprendizagem das línguas: Primalingua – um projeto linguístico com crianças de 1º ciclo". 2014.
  13. Rodrigues, Florbela. "Et si l’on parlait de langue? Qu’est devenu le français dans le système éducatif portugais ?". 2014.
  14. Rodrigues, Florbela. "A formação de professores pós-bolonha na união europeia, da educação pré-escolar ao 2º ceb: um estudo exploratório.". 2013.
  15. Rodrigues, Florbela. "A formação ao longo da vida: um novo paradigma para ser professor". 2011.
  16. Rodrigues, Florbela. "A importância do estágio pedagógico na formação de professores de 1º CEB e a avaliação de competências: as percepções de professores estagiários do Instituto Politécnico da Guarda". 2011.
  17. Rodrigues, Florbela. "Dépasser les limites de sa propre culture, s’ouvrir à d’autres mondes.". 2003.
Artigo em revista
  1. Florbela Rodrigues; Maria Del Carmen Arau Ribeiro. "Lengua y Cultura: sinergias indisociables en la enseñanza de ELE". Revista Internacional de Aprendizaje (2021): https://doi.org/10.18848/2575-5544/CGP/v07i01/1-13.
    10.18848/2575-5544/CGP/v07i01/1-13
  2. Rodrigues, Florbela. "A formação inicial de docentes em Portugal e no Brasil - Um estudo de caso". Egitania Sciencia 1 26 (2020): 9-31. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/egitania_sciencia_26.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rodrigues, Florbela. "Paradoxo vivenciado na prática pedagógica dos professores". Ano IX 18 (2020): http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-xviii/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Rodrigues, Florbela. "Enseñanza aprendizaje del concepto del color con alumnos de escuela primaria". Revista de Educación de Puerto Rico (2020): https://revistas.upr.edu/index.php/educacion.
  5. Rodrigues, Florbela. "LANGUAGE/CULTURE: TWO INSEPARABLE FACES OF A SECOND LANGUAGE TEACHING". EDULEARN20 Proceedings (2020): http://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2020.0687.
    10.21125/edulearn.2020.0687
  6. Rodrigues, Florbela. "Uma experiência Eramus+ - Diferenças na formação de professores na República Checa e em Portugal". Egitania Sciencia Education (2020): 41-54. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/Especial%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Egitania%20Sciencia.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Rodrigues, Florbela. "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO — UM DESAFIO CONCRETIZADO?". (2020):
    http://dx.doi.org/10.46691/.v0i0
  8. Rodrigues, Florbela. "As visitas de estudo – um elemento chave na aprendizagem das línguas estrangeiras". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD Revista de Psicología nº1, 2019 (2019): http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1402/0.
    https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v1.1402
  9. Rodrigues, Florbela. "As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia". Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. Reg.: 120.2.095 – 2011 UFVJM. ISSN: 2238-6424. (2018): http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-xiv/.
    10.22195/2447-5246v21n320163191
  10. Rodrigues, Florbela. "Tipificação de papéis de género, escolha de brinquedos e de amigos na infância.". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2455.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2455
  11. Rodrigues, Florbela. "O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2502.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2502
  12. Rodrigues, Florbela. "Identidade sexual na infância: crenças, processo evolutivo e fatores associados.". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2452.
    10.17979/reipe.2017.0.14.2452
  13. Rodrigues, Florbela. "La formación del profesorado en europa (UE 27), sus sistemas educativos y sus resultados ; Teacher education in Europe (EU 27), educational systems and their results". (2013): http://hdl.handle.net/11441/56732.
Artigo em revista (magazine)
  1. Rodrigues, Florbela. "Making Tourism Marketing Work for You in the FL Classroom in Languages and the Market", 2017, http://paol.iscap.ipp.pt/recles/images/Documentos/Languages&Market_Proceedings.pdf.
  2. Rodrigues, Florbela. "Tipificação de papéis de género, escolha de brinquedos e de amigos na infância: crenças, processo evolutivo e fatores associados.", 2017, http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2455.
  3. Rodrigues, Florbela. "Ser professor hoje: que formação? Que desafios? Um estudo de caso", 2013, http://www.academia.edu/10164237/Ser_professor_hoje_que_forma%C3%A7%C3%A3o_Que_desafios_Um_estudo_de_caso.
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Florbela. "Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante la pandemia". In INVESTIGACIÓN EN EL ÁMBITO ESCOLAR: UN ACERCAMIENTO MULTIDISCIPLINAR A LAS VARIABLES PSICOLÓGICAS Y EDUCATIVAS.. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2021.
    Publicado
  2. Rodrigues, Florbela. "Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones". In EVALUACIÓN E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR E INVESTIGACIÓN, 640-647. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2020.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Rodrigues, Florbela. 2015. "A formação de professores na União Europeia in Formação Inicial de Professores.". Documento de trabalho. http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf.
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Florbela. "APRENDER PARA ALÉM DOS MUROS DA SALA DE AULA". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud, 2021.
  2. Rodrigues, Florbela. "As visitas de estudo – um elemento chave na aprendizagem das línguas estrangeiras". 2018.
Recurso online
  1. Rodrigues, Florbela. Primalingua – un proyecto educativo de enseñanza de idiomas en Europa,. 2012.
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, Florbela. "A língua estrangeira no 1º CEB — o exemplo de Primalíngua.". 2016.
Tradução
  1. Rodrigues, Florbela. Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda.. Portugal. 2015.
  2. Rodrigues, Florbela. Ouro líquido. O azeite no Concelho da Guarda.. Portugal. 2013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/07/05 INITIATION TO PROFESSIONAL PRACTICE: PATHS OF INSTITUTIONAL COOPERATION IN SCIENCE EDUCATION EDULEARN21 Connecting technology with education
Edulearn (Sevilha, Espanha)
2021/07/05 COOPERATIVE LEARNING: AN EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF A FUTURE PRIMARY TEACHER EDULEARN21 Connecting technology with education
Edulearn (Sevilha, Espanha)
2021/06/15 Escolas ao ar livre - Escolas do passado, presente e futuro IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Experiência de utilização educacional da rede social Instagram IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Iniciação à Prática Profissional: Caminhos de Cooperação Institucional na Educação em Ciências IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Perceções dos estudantes do IPG sobre o ensino e aprendizagem em período de confinamento IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Atividades de Âmbito Cultural na Educação Intercultural IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Visitas de estudo - Uma ferramenta educativa do passado, presente e futuro IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2020/11/25 ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS DEL GRADO DE PROFESORADO DURANTE EL ESTADO DE ALERTA: ADAPTACIONES Y OBSERVACIONES XVII Foro Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES) 25-27
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2020/08/24 UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Congresso Internacional de Educação e Técnologias / Encontro de pesquisadores em Educação a Distância
CIET:EnPED (São Carlos, Brasil)
2020/07/06 Language/Cultura: two inseparable faces of second language Edulearn20
IATED (Veneza)
2020/07/06 The role of field trips Edulearn20
IATED (Veneza, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/07/01 - Atual Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - A dislexia
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/10/01 - 2021/07/22 Animação sociocultural em residência sénior
Orientador
Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/10/01 - 2021/07/20 Acompanhamento de crianças e jovens em creche
Orientador
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Outra)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2019/07/01 - 2021/03/11 Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada - A aprendizagem cooperativa.
Orientador
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1ºCEB (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/05/01 - 2021/02/18 Animação de idosos.
Orientador
Comunicação e Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/05/01 - 2020/12/02 Projeto - IPÁfrica. Abrir um polo do IPG em África.
Orientador
Comunicação e Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2019/10/01 - 2020/09/07 O ensino da língua estrangeira no jardim de infância
Orientador
Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018/10/01 - 2019/06/21 Animação sociocultural com crianças.
Orientador
Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017/01/01 - 2018/09/25 Relatório de mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB. O ensino das ciências no 1º CEB.
Coorientador
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação - Educar para o futuro. Instituto Politécnico da Guarda. (2021/06/15 - 2021/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/14 - 2021/10/15 V Jornada de formación para profesores de Español
Encontro
V Jornada de formación para profesores de Español
Universidad de Salamanca, Espanha
2021/09/24 - 2021/09/24 Estudos teatrais e artes cénicas
Conferência
Estudos teatrais e artes cénicas
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/06 Edulearn 2021
Congresso
Edulearn21
2020/11/17 - 2021/04/16 III Jornadas ELEInternacional (20 horas) en modalidad e-learning.
Encontro
III Jornadas ELEInternacional
Universidad Europea Miguel de Cervantes, Espanha
2020/12/05 - 2020/12/13 Assistência no congresso.
Congresso
VI Congreso Internacional del español en Castilla y León
Universidad de Salamanca, Espanha

Junta de Castilla y León, Espanha
2020/11/25 - 2020/11/27 Participação no congresso.
Congresso
XVII Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES)
Universidad de Granada, Espanha

Universidad Pablo de Olavide, Espanha

Universidad de Sevilla, Espanha

Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2020/11/25 - 2020/11/27 XVII FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR
Encontro
XVII FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES)”
FECIES, Espanha
2020/11/20 - 2020/11/21 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Congresso
8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/11/05 - 2020/11/13 VI Congreso Internacional del Español en Castilla y León.
Congresso
Junta de Castilla y León, Espanha
2020/06/25 - 2020/06/26 "III Jornada de formación de profesores de español Universidad de Salamanca-Edinumen (en línea)"
Encontro
III Jornada de formación de profesores de español
Universidad de Salamanca, Espanha
2019/11/18 - 2019/11/22 THE SECOND SUMMIT OF ELEINTERNACIONAL 2019
Congresso
The Second Summit of ELEInternacional
ELEinternacional, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Reconhecimento de nível de licenciatura
Vogal
Eliana Batista Souza (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/06/14 - 2021/06/15 IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro Instituto Politécnico da Guarda
2019/09/04 - 2019/09/09 30º Congreso Internacional ASELE no Politécnico do Porto Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/08/01 - Atual Revista Portuguesa de Pedagogia Universidade de Coimbra
2020/01/13 - Atual Egitania Sciencia (1646-8848) Guarda Polytechnic Institute
2019/10/29 - Atual Revista Internacional de Educación y Aprendizaje (2255-453X) Global Knowledge Academics

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/09 - 2020/12 Relatório de Autoavaliação | Agrupamento de Escolas de Trancoso. Este relatório tem como principal objetivo apresentar e descrever o processo de autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Trancoso (AET), decorrido entre outubro de 2019 e novembro de 2020, e referente ao período 2015/2016 - 2018/2019.
Membro
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2021/10/15 Comissão para proposta de NCE (PEP)
Outro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/07/01 - 2020/12/10 Comissão paritária
Membro
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal