???global.info.a_carregar???
Florbela Lages Antunes Rodrigues. Professor at the Polytechnic Institute of Guarda School of Education, Communication and Sport. He works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences. In his Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms used to contextualize his scientific, technological and artistic-cultural production are: Teacher training; 2023 - President of the ESECD Pedagogical Council. 2018 - Vice-president of the ESECD Pedagogical Council. 2016 - Coordinator of the Education UTC - ESECD. 2015 - Director of the TeSP course in Accompanying Children and Young People. ESECD. 2015 - Master in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of basic education and secondary education and Spanish in basic and secondary education. University of Beira Interior. 2014 - PhD in Education - University of Beira Interior. 2008 - Successful completion of the Specialized Training in Special Education, Cognitive and Motor Domain at Lusíada University. 1998 - Master of Supervision in Education - University of Nottingham. 1994 - Lecturer at the School of Education, Communication and Sport - Guarda Polytechnic Institute. 1994 - Basic Education Teacher's Degree, Portuguese/French variant - Guarda Polytechnic Institute. 1990 - Baccalaureate in Secondary Education Series A1 - Languages - Philosophy - Mathematics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Florbela Lages Antunes Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Florbela

Identificadores de autor

Ciência ID
6610-3096-2C5C
ORCID iD
0000-0003-0310-9688

Endereços de correio eletrónico

  • florbela.rodrigues@ipg.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/01/11 - 2023/05/11
Concluído
FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA (Postgraduate Certificate)
Especialização em EDUCAÇÃO SOCIAL E INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
Cognos - Formação e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
19
2020 - 2020
Concluído
Demola International Project Studies (Outros)
Kajaanin ammattikorkeakoulu, Finlândia
Approved
2015/11
Concluído
Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
"Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2010/10/15 - 2014/04/15
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de professores
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
"A formação de professores pós-bolonha: a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1998
Concluído
Master in Supervision in Education (Master)
Especialização em Education
University of Nottingham, Reino Unido
"As representações que os alunos têm do bom professor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1994
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
14,5
1990
Concluído
Baccalauréat (Ensino secundário)
Lycée Racine, França
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
1994/11/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/31 - Atual Course director / Master in Preschool and Primary School Teacher Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2023/05/25 - Atual Course director / Degree in Gerontological Social Education Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/03/09 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015/09/22 - Atual Director of the TeSP course in Accompanying Children and Young People. Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 - 2019 Member of Pedagogical Council Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2019 Head of department (Education) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/31 - Atual Course director / Master in Preschool and Primary School Teacher Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024 - Atual CENTER OF EXCELLENCE FOR PEDAGOGICAL INNOVATION (CEIP) - INNOV3P (PEDAGOGY, PROJECT, PROMOTION)
04/CO6-I07/2023
Desenvolvimento técnico
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Polytechnics International Network
PPIN
Outra
Em curso
2023/01 - 2023/11 Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior [II].
POCH-02-52I2-FSE-00001
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Em curso
2022/07 - 2023/10 Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior. Programa: Programa Operacional Capital Humano (POCH) – Portugal 2020.
POCH-02-53I2-FSE-000011
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual Newaves – Project 101112458
Florbela Rodrigues
Investigador
2022/10/30 - Atual Mahaus-gallery
xxxx
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Florbela. "LA INTEGRACIÓN SOCIAL DE REFUGIADOS EN PORTUGAL: EL CASO DEL HIJO MAYOR DE UNA FAMILIA SOMALÍ". 2023.
    Publicado
  2. Florbela Rodrigues; Fátima Goncalves; Joaquim Brigas; Jorge Gonçalves; Handerson Engrácio. "EMPLOYING SOCIAL MEDIA TO IMPROVE UNIVERSITY FIELD TRIPS EXPERIENCE". 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1253
  3. Florbela Rodrigues; Fátima Gonçalves; Joaquim Brigas; Jorge Gonçalves; Handerson Engrácio. "EDUCATIONAL ESCAPE ROOMS AS GAME-BASED ENVIRONMENTS". Trabalho apresentado em Edulearn23, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1247
  4. Florbela Lages Antunes Rodrigues. "Prácticas innovadoras de un profesor de enseñanza superior: un camino de aprendizaje en la co-creación". 2023.
    10.4995/INN2022.2023.15726
  5. Florbela Lages Antunes Rodrigues; María Eduarda Roque Ferreira. "Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes”". Trabalho apresentado em Innodoct 23, 2023.
    10.4995/INN2022.2022.15723
  6. Rodrigues, Florbela. "Espacio de articulación entre la teoría y la observación reflexiva-investigativa del futuro docente en la asignatura de iniciación a la práctica profesional". Trabalho apresentado em Congreso Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación y Docencia 2022, 2022.
    Publicado
  7. Florbela Rodrigues; Stephanie Batista; Eduarda Ferreira. "COOPERATIVE LEARNING: AN EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF A FUTURE PRIMARY TEACHER". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1222
  8. Florbela Rodrigues; Ludovina Margarido; Eduarda Ferreira. "INITIATION TO PROFESSIONAL PRACTICE: PATHS OF INSTITUTIONAL COOPERATION IN SCIENCE EDUCATION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1223
  9. Ravasco, Carla; Rodrigues, Florbela. "INTEGRATION OF STUDENTS FROM PORTUGUESE SPEAKING AFRICAN COUNTRIES". Trabalho apresentado em Edulearn20, 2020.
    Publicado
  10. Ravasco, Carla; Rodrigues, Florbela. "CULTURAL ACTIVITIES AS A RESPONSE TO MULTICULTURAL EDUCATION". Trabalho apresentado em Edulearn20, 2020.
    Publicado
  11. Florbela Rodrigues; Carla Ravasco. "THE ROLE OF FIELD TRIPS". Trabalho apresentado em Edulearn20, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.0682
  12. Rodrigues, Florbela. "O papel da observação em contexto da formação de educadores de infância – uma prática necessária". 2017.
  13. Rodrigues, Florbela. "Una experiencia en contexto no formal con alumnos de la enseñanza superior: el potencial pedagógico-didáctico de la granja pedagógica.". 2017.
  14. Rodrigues, Florbela. "A formação do educador-professor com perfil de investigador-reflexivo". 2016.
  15. Rodrigues, Florbela. "Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras". 2015.
  16. Rodrigues, Florbela. "Repensando os sistemas educativos e a formação de professores dos estados membros da UE 28 a partir da avaliação de PISA". 2015.
  17. Rodrigues, Florbela. "Avaliando Bolonha na Formação de Professores – um processo repensado em Portugal". 2015.
  18. Rodrigues, Florbela. "As plataformas digitais ao serviço da aprendizagem das línguas: Primalingua – um projeto linguístico com crianças de 1º ciclo". 2014.
  19. Rodrigues, Florbela. "Et si l’on parlait de langue? Qu’est devenu le français dans le système éducatif portugais ?". 2014.
  20. Rodrigues, Florbela. "A formação de professores pós-bolonha na união europeia, da educação pré-escolar ao 2º ceb: um estudo exploratório.". 2013.
  21. Rodrigues, Florbela. "A formação ao longo da vida: um novo paradigma para ser professor". 2011.
  22. Rodrigues, Florbela. "A importância do estágio pedagógico na formação de professores de 1º CEB e a avaliação de competências: as percepções de professores estagiários do Instituto Politécnico da Guarda". 2011.
  23. Rodrigues, Florbela. "Dépasser les limites de sa propre culture, s’ouvrir à d’autres mondes.". 2003.
Artigo em revista
  1. Costa, António; Rodrigues, Florbela; Pitarma, Rui; Ferreira, Maria Eduarda. "Design and validation of an instrument to evaluate the workgroup methodology in university students". International Journal of Educational Research Open 7 (2024): 100351. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100351.
    10.1016/j.ijedro.2024.100351
  2. Florbela Rodrigues; Maria Eduarda Roque Ferreira. "Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la enseñanza superior". European Public & Social Innovation Review (2024): https://doi.org/10.31637/epsir-2024-601.
    10.31637/epsir-2024-601
  3. Rodrigues, Florbela; Ferreira, Maria Eduarda. "Educational policies vs pedagogical praxis in Portuguese and French primary education: an overview of the challenges and complexity of being a teacher". Ensino & Pesquisa 22 2 (2024): 415-429. http://dx.doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8292.
    10.33871/23594381.2024.22.2.8292
  4. Rodrigues, Florbela; Ferreira, Maria Eduarda. "Iniciación a la práctica profesional en educación primaria: informe de una experiencia de innovación didáctica con la mediación del programa Erasmus Pro". Revista de Iniciação à Docência 9 1 (2024): 1-16. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641.
    Publicado • 10.22481/riduesb.v9i1.13641
  5. Rodrigues, Florbela; Priscila Patrícia Moura Oliveira; Beatriz Gonçalves Brasileiro; Maria Eduarda Ferreira. "Potencial pedagógico de la red social Instagram en la enseñanza del español con estudiantes universitarios portugueses". EducEaD – A Revista de Educação a Distância da UFMJ 3 1 (2023): 23-43. http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/58.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Antunes Rodrigues, Florbela; Roque Ferreira, Maria Eduarda. "Iniciación a la práctica profesional del futuro docente". HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 Monográfic (2022): 1-10. http://dx.doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901.
    10.37467/revhuman.v11.3901
  7. Gonçalves, J.; Rodrigues, Florbela; Fátima Gonçalves. Autor correspondente: Fátima Gonçalves. "Social media as a teaching resource and strategic communication tool during an Erasmus+ mission". EDULEARN22 Proceedings (2022): 7925-7931. http://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2022.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21125/edulearn.2022
  8. Rodrigues, Florbela. "New paths of teaching and learning – how Covid 19 elearning experience shaped the learning process and competences of communication students in Polytechnic of Guarda". Proceedings of EDULEARN22 (2022): 7932-7939. https://library.iated.org/publications/EDULEARN22.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Florbela Rodrigues; Maria Del Carmen Arau Ribeiro. "Lengua y Cultura: sinergias indisociables en la enseñanza de ELE". Revista Internacional de Aprendizaje (2021): https://doi.org/10.18848/2575-5544/CGP/v07i01/1-13.
    10.18848/2575-5544/CGP/v07i01/1-13
  10. Rodrigues, Florbela. "A formação inicial de docentes em Portugal e no Brasil - Um estudo de caso". Egitania Sciencia 1 26 (2020): 9-31. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/egitania_sciencia_26.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Rodrigues, Florbela. "Paradoxo vivenciado na prática pedagógica dos professores". Ano IX 18 (2020): http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-xviii/.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Rodrigues, Florbela. "Enseñanza aprendizaje del concepto del color con alumnos de escuela primaria". Revista de Educación de Puerto Rico (2020): https://revistas.upr.edu/index.php/educacion.
    Acesso aberto
  13. Rodrigues, Florbela. "LANGUAGE/CULTURE: TWO INSEPARABLE FACES OF A SECOND LANGUAGE TEACHING". EDULEARN20 Proceedings (2020): http://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2020.0687.
    10.21125/edulearn.2020.0687
  14. Rodrigues, Florbela. "Uma experiência Eramus+ - Diferenças na formação de professores na República Checa e em Portugal". Egitania Sciencia Education (2020): 41-54. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/Especial%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Egitania%20Sciencia.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Rodrigues, Florbela; Brito, Elisabete; AralaChaves, Rita. "Uma experiência Erasmus +: Diferenças na formação de professores na República Checa e em Portugal". EGITANIA E SCIENCIA _ EDUCATION SPECIAL EDITION 2020 14 Especial (2020): 41-54. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/revista.aspx?id=38 DOI: https://doi.org/10.46691/es.v0i0282.
    Publicado
  16. Rodrigues, Florbela. "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO — UM DESAFIO CONCRETIZADO?". (2020):
    http://dx.doi.org/10.46691/.v0i0
  17. Rodrigues, Florbela. "As visitas de estudo – um elemento chave na aprendizagem das línguas estrangeiras". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD Revista de Psicología nº1, 2019 (2019): http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1402/0.
    https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v1.1402
  18. Rodrigues, Florbela. "As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia". Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. Reg.: 120.2.095 – 2011 UFVJM. ISSN: 2238-6424. (2018): http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-xiv/.
    10.22195/2447-5246v21n320163191
  19. Rodrigues, Florbela. "A formação de professores na União Europeia". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4036.
  20. Rodrigues, Florbela; Brito, Elisabete; Simões, Fátima. "A formação de professores pós-Bolonha - A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4042.
  21. Ribeiro, Maria; Brito, Elisabete; Rodrigues, Florbela. "Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4046.
  22. Rodrigues, Florbela; Brito, Elisabete; Ribeiro, Maria. "Repensando os sistemas educativos e a formação de professores dos estados membros da UE 28 a partir da avaliação de PISA". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4045.
  23. Velho, Filomena; Brito, Elisabete; Rodrigues, Florbela. "Tipificação de papéis de género, escolha de brinquedos e de amigos na infância". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4039.
  24. Rodrigues, Florbela; Brito, Elisabete; Simões, Fátima. "A formação de professores pós-Bolonha – A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.". (2018): http://hdl.handle.net/10314/4040.
  25. "Tipificação de papéis de género, escolha de brinquedos e de amigos na infância.". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2455.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2455
  26. "O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2502.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2502
  27. "Identidade sexual na infância: crenças, processo evolutivo e fatores associados.". Revista de estudios e investigación en psicología y educación eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 14. (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2452.
    10.17979/reipe.2017.0.14.2452
  28. Brito, Elisabete; Rodrigues, Florbela; Simões, Fátima. "A formação ao longo da vida: um novo paradigma para ser professor". (2016): http://hdl.handle.net/10314/2550.
  29. Rodrigues, Florbela. "A formação de professores na união europeia". (2016): http://hdl.handle.net/10314/2387.
  30. Rodrigues, Florbela. "La formación del profesorado en europa (UE 27), sus sistemas educativos y sus resultados ; Teacher education in Europe (EU 27), educational systems and their results". (2013): http://hdl.handle.net/11441/56732.
  31. Rodrigues, Florbela. "La Publicité". (2011): http://hdl.handle.net/10314/908.
Artigo em revista (magazine)
  1. Rodrigues, Florbela. "Making Tourism Marketing Work for You in the FL Classroom in Languages and the Market", 2017, http://paol.iscap.ipp.pt/recles/images/Documentos/Languages&Market_Proceedings.pdf.
  2. Rodrigues, Florbela. "Tipificação de papéis de género, escolha de brinquedos e de amigos na infância: crenças, processo evolutivo e fatores associados.", 2017, http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2455.
  3. Rodrigues, Florbela. "Ser professor hoje: que formação? Que desafios? Um estudo de caso", 2013, http://www.academia.edu/10164237/Ser_professor_hoje_que_forma%C3%A7%C3%A3o_Que_desafios_Um_estudo_de_caso.
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Florbela. "Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la educación superior". In . European Public & Social Innovation Review. 2024.
    Publicado
  2. Rodrigues, Florbela. "Prácticas innovadoras de un profesor de enseñanza superior: un camino de aprendizaje en la co-creación". In Proceedings INNODOCT/22. International Conference on Innovation, Documentation and Education, 229-234. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Politècnica de València, 2023.
    Publicado
  3. Rodrigues, Florbela. "Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes”". In Proceedings INNODOCT/22. International Conference on Innovation, Documentation and Education, 221-228. Valencia, Espanha, 2023.
    Publicado
  4. Rodrigues, Florbela; Gonçalves, Fátima; Brigas, Joaquim; Gonçalves, Jorge; Engrácio, Handerson. "LAS GALERIAS DE ARTE Y MULTIMEDIA COMO HERRAMIENTAS DIDÁCTICAS". In INNOVACIÓN DOCENTE E INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN Y CIENCIAS SOCIALES: NUEVAS TENDENCIAS PARA EL CAMBIO EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR, 289-296. Almería, Espanha: Dykinson, 2023.
    Publicado
  5. Rodrigues, Florbela. "LAS REDES SOCIALES Y SUS IMPACTOS EN LOS VIAJES DE ESTUDIOS UNIVERSITARIOS". In INNOVACIÓN DOCENTE E INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN Y CIENCIAS SOCIALES: NUEVAS TENDENCIAS PARA EL CAMBIO EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR,, 281-288. Almería, Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado
  6. Rodrigues, Florbela; Carla Ravasco. "Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante los dos confinamientos una comparación". In Acercamiento multidisciplinar para la investigación e intervención en contextos educativos, 313-326. Espanha: Dykinson, 2022.
    Publicado
  7. Rodrigues, Florbela. "Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante la pandemia". In INVESTIGACIÓN EN EL ÁMBITO ESCOLAR: UN ACERCAMIENTO MULTIDISCIPLINAR A LAS VARIABLES PSICOLÓGICAS Y EDUCATIVAS.. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2021.
    Publicado
  8. Rodrigues, Florbela. "Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva".". In Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias, 115-120. Espanha, 2021.
    Publicado
  9. Rodrigues, Florbela. "Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones". In EVALUACIÓN E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR E INVESTIGACIÓN, 640-647. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2020.
    Publicado
  10. Ribeiro, María del Carmen; Rodrigues, Florbela. "Inovar o ensino/aprendizagem de línguas e culturas para turismo e hotelaria - Um estudo diacrónico da imagem e dos estereótipos dos países no marketing para o turismo". Instituto Politécnico da Guarda, 2016.
Documento de trabalho
  1. Rodrigues, Florbela. 2015. "A formação de professores na União Europeia in Formação Inicial de Professores.". http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf.
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Florbela. "LAS REDES SOCIALES Y SUS IMPACTOS EN LOS VIAJES DE ESTUDIOS UNIVERSITARIOS". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior: Nuevas tendencias para el cambio en la enseñanza superior de las Áreas de Conocimiento, 2023.
  2. Rodrigues, Florbela. "APRENDER PARA ALÉM DOS MUROS DA SALA DE AULA". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud, 2021.
  3. Rodrigues, Florbela. "As visitas de estudo – um elemento chave na aprendizagem das línguas estrangeiras". 2018.
  4. Brito, Elisabete; Rodrigues, Florbela. ".A Língua Estrangeira no 1º CEB - O exemplo do Primalíngua". Trabalho apresentado em II Jornadas de Educação da Escola Superior de Educação da Guarda, 2016.
  5. Rodrigues, Florbela; Brito, Elisabete. "Desafios de Bolonha no 1º CEB: os dados da UE 28.". Trabalho apresentado em II Jornadas de Educação da Escola Superior de Educação da Guarda, 2016.
Recurso online
  1. Rodrigues, Florbela. Primalingua – un proyecto educativo de enseñanza de idiomas en Europa,. 2012.
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, Florbela. "A língua estrangeira no 1º CEB — o exemplo de Primalíngua.". 2016.
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Florbela Lages Antunes. "Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/6151.
  2. Rodrigues, Florbela Lages Antunes. "A formação de professores pós-bolonha: a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3343.
Tradução
  1. Rodrigues, Florbela. Ruta de Beiras y Serra da Estrela – Huellas de Fé.. Guarda, Portugal: CIMBSE. 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Florbela. Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda.. Portugal. 2015.
  3. Rodrigues, Florbela. Ouro líquido. O azeite no Concelho da Guarda.. Portugal. 2013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12 Las galerias de arte y multimedia como herramientas didacticas.
University of Almería (Sevilla, Espanha)
2022/12 Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante los dos confinamientos: una comparación.
(Madrid, Espanha)
2022/07 New paths of teaching and learning – how covid 19 e-learning experience shaped the learning process and competences of communication students in polytechnic of Guarda.
(Palma de Mallorca, Espanha)
2022 Prácticas innovadoras de un docente de educación superior: un camino de aprendizaje en co-creación
(Espanha)
2022 Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes”.
(Espanha)
2021/07/05 INITIATION TO PROFESSIONAL PRACTICE: PATHS OF INSTITUTIONAL COOPERATION IN SCIENCE EDUCATION EDULEARN21 Connecting technology with education
Edulearn (Sevilha, Espanha)
2021/07/05 COOPERATIVE LEARNING: AN EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF A FUTURE PRIMARY TEACHER EDULEARN21 Connecting technology with education
Edulearn (Sevilha, Espanha)
2021/06/15 Escolas ao ar livre - Escolas do passado, presente e futuro IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Experiência de utilização educacional da rede social Instagram IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Iniciação à Prática Profissional: Caminhos de Cooperação Institucional na Educação em Ciências IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Perceções dos estudantes do IPG sobre o ensino e aprendizagem em período de confinamento IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Atividades de Âmbito Cultural na Educação Intercultural IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2021/06/15 Visitas de estudo - Uma ferramenta educativa do passado, presente e futuro IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2020/11/25 ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS DEL GRADO DE PROFESORADO DURANTE EL ESTADO DE ALERTA: ADAPTACIONES Y OBSERVACIONES XVII Foro Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES) 25-27
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2020/08/24 UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Congresso Internacional de Educação e Técnologias / Encontro de pesquisadores em Educação a Distância
CIET:EnPED (São Carlos, Brasil)
2020/07/06 Language/Cultura: two inseparable faces of second language Edulearn20
IATED (Veneza)
2020/07/06 The role of field trips Edulearn20
IATED (Veneza, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10/01 - 2021/07/22 Animação sociocultural em residência sénior
Orientador
Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/10/01 - 2021/07/20 Acompanhamento de crianças e jovens em creche
Orientador
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Outra)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/05/01 - 2021/02/18 Animação de idosos.
Orientador
Comunicação e Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/05/01 - 2020/12/02 Projeto - IPÁfrica. Abrir um polo do IPG em África.
Orientador
Comunicação e Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2019/10/01 - 2020/09/07 O ensino da língua estrangeira no jardim de infância
Orientador
Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação - Educar para o futuro. Instituto Politécnico da Guarda. (2021/06/15 - 2021/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/14 - 2021/10/15 V Jornada de formación para profesores de Español
Encontro
V Jornada de formación para profesores de Español
Universidad de Salamanca, Espanha
2021/09/24 - 2021/09/24 Estudos teatrais e artes cénicas
Conferência
Estudos teatrais e artes cénicas
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/06 Edulearn 2021
Congresso
Edulearn21
2020/11/17 - 2021/04/16 III Jornadas ELEInternacional (20 horas) en modalidad e-learning.
Encontro
III Jornadas ELEInternacional
Universidad Europea Miguel de Cervantes, Espanha
2020/12/05 - 2020/12/13 Assistência no congresso.
Congresso
VI Congreso Internacional del español en Castilla y León
Universidad de Salamanca, Espanha

Junta de Castilla y León, Espanha
2020/11/25 - 2020/11/27 Participação no congresso.
Congresso
XVII Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES)
Universidad de Granada, Espanha

Universidad Pablo de Olavide, Espanha

Universidad de Sevilla, Espanha

Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2020/11/25 - 2020/11/27 XVII FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR
Encontro
XVII FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES)”
FECIES, Espanha
2020/11/20 - 2020/11/21 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Congresso
8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/11/05 - 2020/11/13 VI Congreso Internacional del Español en Castilla y León.
Congresso
Junta de Castilla y León, Espanha
2020/06/25 - 2020/06/26 "III Jornada de formación de profesores de español Universidad de Salamanca-Edinumen (en línea)"
Encontro
III Jornada de formación de profesores de español
Universidad de Salamanca, Espanha
2019/11/18 - 2019/11/22 THE SECOND SUMMIT OF ELEINTERNACIONAL 2019
Congresso
The Second Summit of ELEInternacional
ELEinternacional, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Reconhecimento de nível de licenciatura
Vogal
Eliana Batista Souza (Outro)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05/13 - 2024/05/17 VII AGEINGCONGRESS2024 ANGES; APIOARTE; AIUTA
2023/11/28 - 2023/11/30 V Jornadas de Educação - Intervenção Educativa e Aprendizagens: Realidade e Desafios Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda do Instituto Politécnico da Guarda
2021/06/14 - 2021/06/15 IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro Instituto Politécnico da Guarda
2019/09/04 - 2019/09/09 30º Congreso Internacional ASELE no Politécnico do Porto Porto
2018/11/06 - 2018/11/07 III Jornadas de Educação - Desafios, práticas e reflexões Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda do Instituto Politécnico da Guarda

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual The international journal of Communication and Linguistic Studies (2327-7882) Asun López-Varela Azcárate
2023 - Atual Ubiquitous Learning (1835-9795) Common Ground Research Networks
2021/08/01 - Atual Revista Portuguesa de Pedagogia Universidade de Coimbra
2020/01/13 - Atual Egitania Sciencia (1646-8848) Guarda Polytechnic Institute
2019/10/29 - Atual Revista Internacional de Aprendizaje (2575-5544) Global Knowledge Academics

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/09 - 2020/12 Relatório de Autoavaliação | Agrupamento de Escolas de Trancoso. Este relatório tem como principal objetivo apresentar e descrever o processo de autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Trancoso (AET), decorrido entre outubro de 2019 e novembro de 2020, e referente ao período 2015/2016 - 2018/2019.
Membro
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2021/10/15 Comissão para proposta de NCE (PEP)
Outro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2020/07/01 - 2020/12/10 Comissão paritária
Membro
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal