???global.info.a_carregar???
Cristina Pereira Vieira She has a PhD in Sociology. She teaches at the Universidade Aberta (UAb, Portugal), at different academic levels (Undergraduate, Postgraduate, Masters and PhD), where she has been implementing new areas of learning and new UCs - from the areas of Sexuality, Young People and Gender. She is an integrated member of the Centre for Global Studies (CEG-UAb) - where she coordinates the Anthropocene, Sustainability and Development Group (ASD/CEG). She is a collaborating member of the Interdisciplinary Centre for Gender Studies (CIEG/ISCSP-ULisboa)n and the Centre for the Study of Migration and Intercultural Relations at the Open University (CEMRI-UAb). Based on the themes of sexuality and gender, she has invested in knowledge of the social reality of sexual identities and their aspects of identities and expressions, risks and vulnerabilities, well-being and health, which has been disseminated in scientific publications (articles, books, book chapters and teaching resources). She participates in different national and international scientific networks and groups, and is part of research teams in various projects - focusing on models of hegemonic masculinities; perceptions of the economic impact of the unequal sharing of unpaid labour in the lives of immigrant women and men; the life trajectories of LGBTI victims of domestic violence; dating violence and homophobic bullying, in their multiple configurations. In 2022, she was awarded the "Incentive Prize for Scientific Research" by Universidade Aberta - a prize that recognizes excellence in scientific research and production. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ É Doutorada em Sociologia. Docente na UAb (Universidade Aberta, em Portugal), em diferentes graus académicos (Licenciatura, Pós-Graduações; Mestrados e Doutoramentos), onde tem vindo a implementar novas áreas de aprendizagem e novas UC a partir das áreas da Sexualidade, Jovens e Género - desenvolvendo temáticas que nunca tinham sido abordadas. É membro Integrada Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) - onde integra a Coordenação do Grupo Antropoceno, Sustentabilidade e Desenvolvimento (ASD/CEG). É membro colaboradora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG/ISCSP-ULisboa)n e no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta (CEMRI-UAb). A partir das temáticas sexualidade e género, tem investido no conhecimento da realidade social das identidades sexuais e nas suas vertentes de identidades e expressões, riscos e vulnerabilidades, bem-estar e saúde, dando origem a várias publicações científicas (artigos, livros, capítulos de livros e recursos pedagógicos). Participa em diferentes Redes e Grupos científicos nacionais e internacionais, com integração em equipas de investigação em diferentes projetos (internacionais e nacionais), dos quais mais recentemente: Marvel, Boomerang, IRIS, Lights4Violence, MEDUSA, Violências Juvenis e Educação e elearning em Estabelecimentos Prisionais: múltiplas configurações das sexualidades e das masculinidades, em contexto Prisional. São projetos direcionados para os modelos de masculinidades hegemónicas, nas perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago nas vidas de mulheres e homens imigrantes, nas trajetórias de vida das pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica, na violência no namoro, e no bullying homofóbico e nas múltiplas configurações das sexualidades e das masculinidades. Foi distinguida, no ano 2022, com o ¿Prémio de Incentivo à Investigação Científica¿, atribuído pela Universidade Aberta, - prémio de reconhecimento de excelência na investigação e produção científicas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Pereira Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Cristina Pereira
  • Vieira, Cristina Pereira
  • Vieira, C.P.

Identificadores de autor

Ciência ID
6613-FC42-397A
ORCID iD
0000-0002-5494-5371

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Formação
Grau Classificação
2010/05/18
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Saúde
Universidade Aberta, Portugal
"Discursos Sobre a Sexualidade - Representações Juvenis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/10/01 - 2000/12/18
Concluído
Relações Interculturais (Mestrado integrado)
Universidade Aberta, Portugal
Muito BOM
1987/09/01 - 1992/07/31
Concluído
Licenciada em Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/14 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2010/05/18 - 2024/03/13 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1999/07 - 2010/05 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2024 Coord. 1º ciclo CS; Vice Coord. 2º ciclo e Pós-graduações Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2022 Projeto IRIS: “Trajetórias de vida das pessoas LGBTI vitima de violência doméstica
POISE- 36-2019-07
POISE 3.16 943

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/08 - 2023/05/11 Boomerang - Study on the perceptions of the economic impact of unequal sharing of unpaid work in the lives of immigrant women and men in Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
EEA Grants
Em curso
2021 - 2023 MaRvel: Masculinidades (Re)veladas / Masculinities (Re)vealed
OC2C1
EEA Grants
2021 - 2023 Projeto Perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago nas vidas de mulheres e homens imigrantes em Portugal.
VSRI II
European Commission
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro Interdisciplinar de Estudos de Género
UID/SOC/04304/2019
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI
UID/SOC/00289/2019
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2019 Lights, Camera and Action Against Dating Violence
No. 776905
Investigador
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 289 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI0289/2011
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana. "Jovens LGBTQIA+ sexualidade saúde e bem-estar". 2023.
  2. Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira. "Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade". 2023.
  3. Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira. "Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidade". 2023.
  4. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana. "Jovens LGBTQIA+ sexualidade saúde e bem-estar". 2023.
  5. Nunes, Catarina S.; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Comunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada". 2021.
  6. Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Coelho, Rui; Nunes, Catarina S.. "Gender in their attitude towards domestic violence and intimate partner violence in Portugal". 2021.
  7. Silva, Ana Isabel Mateus da; Vieira, Cristina Pereira. "Sexualities, bodies and masculinities, through the speeches of portuguese teenagers". 2021.
  8. Cristina Pereira Vieira ; Costa, Dália ; Luísa Ferreira da Silva; Pimentel, Luísa ; Marques, Ana Cristina. "A Prevenção do VIH/SIDA ou a Resistência à Prevenção? Uma reflexão a partir dos Homens que têm Sexo com Homens (HSH)". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Investigadores/as Associação Portuguesa de Sociologia/ ST Sexualidade e Género, Lisbon, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jorge, Sandro; Martins, Maria Manuela; Vieira, Cristina Pereira. "A aprendizagem ao longo da vida: o contributo do b'learning para a qualidade de vida no idoso". Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (2024):
    Submetido
  2. Estefânia Silva; Cláudia Casimiro; Cristina Pereira Vieira; Paulo Manuel Costa; Joana Topa; Sofia Neves; Janete Borges; Mafalda Sousa. "“We Are Tired”—The Sharing of Unpaid Work between Immigrant Women and Men in Portugal". Social Sciences 12 8 (2023): 460-460. http://dx.doi.org/10.3390/socsci12080460.
    10.3390/socsci12080460
  3. Edgar Sousa; Sofia Neves; Mafalda João Dias Gonçalves Ferreira; Joana Topa; Cristina Pereira Vieira; Janete Borges; Rodrigo Costa; André Lira. "Domestic Violence against LGBTI People: Perspectives of Portuguese Education Professionals". International Journal of Environmental Research and Public Health 20 13 (2023): 6196-6196. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20136196.
    10.3390/ijerph20136196
  4. Sofia Neves; Mafalda Ferreira; Edgar Sousa; Rodrigo Costa; Helena Rocha; Joana Topa; Cristina Pereira Vieira; et al. "Sexual Violence against LGBT People in Portugal: Experiences of Portuguese Victims of Domestic Violence". LGBTQ+ Family: An Interdisciplinary Journal (2023): https://doi.org/10.1080/27703371.2023.2167758.
    10.1080/27703371.2023.2167758
  5. Neves, S.; Borges, J.; Ferreira, M.; Correia, M.; Sousa, E.; Rocha, H.; Silva, L.; Allen, P.; Vieira, C.P.. "A literature review on violence and discrimination against trans people in Portugal: Are we still living in a dictatorship?". Sexualities (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85169582926&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/13634607231197059
  6. Silva, Estefânia; Casemiro, Casimiro; Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Topa, Joana; Neves, Sofia; Borges, Janete; Sousa, Mafalda. "“We are tired”: the sharing of unpaid work between immigrant women and men in Portugal". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14842.
    https://doi.org/10.3390/socsci12080460
  7. Sousa, Edgar; Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Rodrigo, Costa; André, Lira. "Domestic violence against LGBTI people: perspectives of Portuguese education professionals". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14144.
    10.3390/ijerph20136196
  8. Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Sousa, Edgar; Costa, Rodrigo; Rocha, Helena; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; et al. "Sexual violence against LGBT people in Portugal: experiences of Portuguese victims of domestic violence". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14010.
    https://doi.org/10.1080/27703371.2023.2167758
  9. Sousa, Edgar; Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Rodrigo, Costa; André, Lira. "Domestic violence against LGBTI people: perspectives of Portuguese education professionals". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14144.
    10.3390/ijerph20136196
  10. Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Sousa, Edgar; Costa, Rodrigo; Rocha, Helena; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; et al. "Sexual violence against LGBT people in Portugal: experiences of Portuguese victims of domestic violence". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14010.
    https://doi.org/10.1080/27703371.2023.2167758
  11. Silva, Estefânia; Casemiro, Casimiro; Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel; Topa, Joana; Neves, Sofia; Borges, Janete; Sousa, Mafalda. "“We are tired”: the sharing of unpaid work between immigrant women and men in Portugal". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14842.
    https://doi.org/10.3390/socsci12080460
  12. Vanesa Pérez-Martínez; Belén Sanz-Barbero; Rosario Ferrer-Cascales; Nicola Bowes; Alba Ayala; Miriam Sánchez-SanSegundo; Natalia Albaladejo-Blázquez; et al. "Evaluation of the lights4violence program: reduction in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe". BMC Public Health 22 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-022-12770-4.
    10.1186/s12889-022-12770-4
  13. Cristina Pereira Vieira; Rui Coelho; Paulo Manuel Costa; Catarina S. Nunes. "The Influence of Law Enforcement Officers’ Sex in Their Attitude toward Intimate Partner Violence Situations". Women & Criminal Justice (2022): https://doi.org/10.1080/08974454.2022.2143739.
    10.1080/08974454.2022.2143739
  14. Vieira, Cristina Pereira; Coelho, Rui; Costa, Paulo Manuel; Nunes, Catarina S.. "The influence of law enforcement officers’ sex in their attitude toward intimate partner violence situations". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/12628.
    https://doi.org/10.1080/08974454.2022.2143739
  15. Pérez-Martínez, Vanesa; Sanz-Barbero, Belén; Ferrer-Cascales, Rosario; Bowes, Nicola; Ayala, Alba; Sánchez-SanSegundo, Miriam; Albaladejo-Blázquez, Natalia; et al. "Evaluation of the lights4violence program: reduction in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe". (2022): http://hdl.handle.net/10400.5/28121.
    10.1186/s12889-022-12770-4
  16. Pérez Martínez, Vanesa; Sanz-Aranguez, Belen; Ferrer, Rosario; Bowes, Nicola; Alba Pereira, Alba; Guadaño Sánchez, Miriam; Albaladejo-Blázquez, Natalia; et al. "Evaluation of the lights4violence program: reduction in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/13893.
    https://doi.org/10.1186/s12889-022-12770-4
  17. Cristina Pereira Vieira. "The Role of Social Support in Machismo and Acceptance of Violence Among Adolescents in Europe: Lights4Violence Baseline Results". Journal of Adolescent Health 68 5 (2021): 922-929. http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.09.007.
    10.1016/j.jadohealth.2020.09.007
  18. Pérez-Martínez, Vanesa; Sanz-Barbero, Belén; Ferrer-Cascales, Rosario; Bowes, Nicola; Ayala, Alba; Sánchez-SanSegundo, Miriam; Albaladejo-Blázquez, Natalia; et al. "The Role of Social Support in Machismo and Acceptance of Violence Among Adolescents in Europe: Lights4Violence Baseline Results". (2021): http://hdl.handle.net/10400.5/28789.
    10.1016/j.jadohealth.2020.09.007
  19. Nunes, Catarina S.; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Comunidades virtuais de aprendizagem e competências-chave para o século XXI no ensino superior a distância". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10413.
  20. Nuno Santos; Sousa, Lúcio; Cristina Pereira Vieira. "A Chegada de Refugiados a Portugal em 2015 - Olhares nas Redes Sociais em Media Portugueses Face à Crise"". 8 (2020): 1-12. https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4155.
    Publicado
  21. Nunes, Catarina S.; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Comunidades virtuais de aprendizagem e competências-chave para o século XXI no ensino superior a distância". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10413.
  22. Santos, Nuno; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina Pereira. "A chegada de refugiados a Portugal em 2015: olhares nas redes sociais em media portugueses face à “Crise”". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/13975.
  23. Pérez Martínez, Vanesa; Sanz Barbero, Belén; Ferrer Cascales, Rosario; Bowes, Nicola; Ayala, Alba; Sánchez SanSegundo, Miriam; Albaladejo Blázquez, Natalia; et al. "The role of social support in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe: Lights4Violence baseline results". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/13968.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.09.007
  24. Vives-Cases, C.; Davo-Blanes, M. C.; Ferrer-Cascales, R.; Sanz-Barbero, B.; Albaladejo-Blázquez, N.; Sánchez-San Segundo, M.; Lillo-Crespo, M.; et al. "Lights4Violence: a quasi-experimental educational intervention in six European countries to promote positive relationships among adolescents". BMC Public Health 19 1 (2019): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-019-6726-0.
    10.1186/s12889-019-6726-0
  25. Neves, Sofia; Borges, Janete; Silva, Estefânia; Pereira Vieira, Cristina; Neves Sousa, Ana. "Homophobic Bullying: Beliefs and practices of higher education students in Portugal". (2019): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1460.
    10.17575/rpsicol.v33i2.1460
  26. Neves,Sofia; Borges,Janete; Silva,Estefânia; Vieira,Cristina Pereira; Sousa,Ana Neves. "Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal". (2019): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492019000200004.
  27. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abraão. "Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8017.
  28. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abraão. "Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8017.
  29. Neves, Sofia; Borges, Janete; Silva, Estefânia; Pereira Vieira, Cristina; Neves Sousa, Ana. "Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.5/28828.
    10.17575/rpsicol.v33i2.1460
  30. Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira. "Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/14391.
  31. Neves,Sofia; Borges,Janete; Silva,Estefânia; Vieira,Cristina Pereira; Sousa,Ana Neves. "Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal". (2019): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492019000200004.
  32. Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, Ana. "Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/13969.
    10.17575/rpsicol.v33i2.1460
  33. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abrão. "Estudos Juvenis em eLearning: Construção de um curso de aprofundamento científico e profissional". (2019): http://hdl.handle.net/10400.5/28796.
  34. "Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, vol. 5". Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, (2016): http://dx.doi.org/10.7476/9788575114568.
    10.7476/9788575114568
Capítulo de livro
  1. Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire. "A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilis". Ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2023.
  2. Rosa, Rosário; Vieira, Cristina Pereira; Rosário Rosa; Cristina Pereira Vieira. "Educação digital, pandemia e desigualdades de género". Portugal: Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/uab.ead.18
  3. Rosa, Rosário; Vieira, Cristina Pereira. "Educação digital, pandemia e desigualdades de género". Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/uab.ead.18
  4. Vieira, Cristina Pereira. "Prefácio: Falas sobre juventudes, em tempos de pandemia: introdução aos discursos". GEPJUVE/UFRGS, 2022.
  5. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana. "Jovens meninas capacitadas, uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidade". Arco Editores, 2022.
    https://doi.org/10.48209/978-65-5417-023-5
  6. Vieira, Cristina Pereira; Duarte, Madalena. "Tempos de pandemia: é uma questão de género: pensar a intervenção social nas desigualdades estruturais em épocas de crise.". Edições Sílabo, 2021.
  7. Grau, Begonya Enguix; Vieira, Cristina Pereira. "Sexuality, gender and violence in the 21st century: an introduction". Nova Science Publishers, 2020.
  8. Vieira, Cristina Pereira. "Portuguese youth’s discourses on masculinity: broken silences". Nova Science Publishers, 2020.
  9. Cristina Pereira Vieira ; Sousa, Lúcio. "Seminário de investigação: caminhos de projetos". 77-95. Portugal: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Ana Sofia Antunes das Neves. Manual de boas práticas: integração de pessoas imigrantes em Portugal e apoio à conciliação entre a vida familiar e profissional. Portugal. 2023.
    Publicado
  2. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. António. A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionais. 2022.
    https://doi.org/10.34627/uab.ead.18
  3. Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana. Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneos. Arco Editores. 2022.
    https://doi.org/10.48209/978-65-5417-023-9
  4. Enguix, Begonya; Vieira, Cristina Pereira. Sexualities, gender and violence: a view from the Iberian Peninsula. Nova Science Publishers. 2020.
  5. Fialho, Joaquim; Vieira, Cristina; Moreira, António; Vieira, Cristina C.. Diagnóstico social: Reflexões teóricas e desafios empíricos. Redes, género e desenvolvimento social. Portugal: Whitebooks. 2017.
  6. Pinto, Teresa; Nogueira, Conceição; Vieira, Cristina Pereira; Silva, Isabel; Saavedra, Luísa; Silva, Maria João; Silva, Paula; et al. Education guide: gender and citizenship: 3rd cycle. Commission for Citizenship and Gender Equality (CIG). 2013.
Manual
  1. Silva, Estefânia; Casimiro, Cláudia; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Topa, Joana; Costa, Paulo Manuel; Neves, Sofia. Good Practices Handbook: Integration of immigrants in Portugal and assistance in combining family and professional life. Portugal. 2023.
    Publicado
Recurso online
  1. Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Allen, Paula; Sousa, Edgar; et al. Guia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica. 2022. https://heyzine.com/flip-book/d68a978d70.html.
Tese / Dissertação
  1. Apolônio, Heloísa Amélia Lemos. "Podcast: uma alternativa para informar sobre sífilis". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/15757.
  2. Arnedo, Elsa Maria Herrmann. "A notícia da vacinação de imigrantes em situação irregular contra a Covid-19: comentários dos leitores na imprensa online portuguesa". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15119.

Outros

Outra produção
  1. Guia de boas práticas para a intervenção com pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica. Guia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica.. Programa Operacional Inclusão e Emprego.. 2022. Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Borges, Janete S.; Vieira, Cristina Pereira; Allen, Paula; Sousa, E.; et al. http://hdl.handle.net/10400.2/13915.
  2. Trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica. Trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica, à conversa com Edgar Sousa (Investigador no Projeto ÍRIS). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: violência doméstica nas pessoas LGBTI.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14455.
  3. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: feminização da migração em Portugal. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos - Feminização da Migração em Portugal, à conversa com Joana Topa (Investigadora no Centro Interdisciplinar em Estudos de género e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Feminização da Migração - Editora: Academy ON.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14456.
  4. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: femicídio - mulheres assassinadas!. Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: Femicídio - Mulheres Assassinadas! À conversa com Cátia Pontedeira (UMAR e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Violência contra as mulheres e Femicidio Editora: Academy ON.. 2022. Vieira, Cristina Pereira. http://hdl.handle.net/10400.2/14457.
  5. Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional. Este artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução d. 2019. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abraão. http://hdl.handle.net/10400.2/8017.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
Orientador
Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 Aprender a ser mãe e pai de uma filha e ou filho LGBT: o ativismo social e político das famílias
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÉNERO: CRENÇAS, ATITUDES E VALORES DOS MILITARES DA GNR
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Contributos da Aprendizage ao Longo da Vida através do modelo pedagógico b-learning no processo de Envelhecimento Ativo
Orientador
Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Casamentos Prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos, praticados pela etnia Macua: olhares dos finalistas do curso de licenciatura em Serviço Social
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 O Candomblé no Terreiro de Pilão Branco em São Paulo: Estudo de Caso sobre o impacto da religião no quotidiano de praticantes Pessoas Trans
Orientador
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Envelhecimento homossexual: preocupações, anseios e preconceitos sentidos
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
2014 - 2014 Representações sociais de estudantes de gerontologia social acerca da sexualidade na velhice
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Prémio de Incentivo à Investigação Científica
Universidade Aberta, Portugal
1993 1º Prémio Albino Aroso
Associação para o Planeamento da Família, Portugal