???global.info.a_carregar???
Lina Brunheira é Licenciada em Ensino da Matemática e Mestre em Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Doutorada em Educação-Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desde 1994 que participa em diversos projetos de desenvolvimento curricular, formação e investigação, entre os quais destaca: Matemática Para Todos – investigações na sala de aula; Professora Acompanhante do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico; Projeto Reason; Elemento do grupo de trabalho para a “Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico” – RCAEMEB; Elemento do grupo de trabalho “Desenvolvimento Curricular e Desenvolvimento Profissional em Matemática” – DCPM. Na Associação de Professores de Matemática, foi diretora da revista Educação e Matemática durante nove anos, mantendo-se ainda como membro da equipa editorial. É professora desde 1994, tendo lecionado no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário até 2012. Atualmente, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa onde se tem dedicado particularmente à formação inicial de educadores de infância e professores de 1.º e 2.º ciclos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lina Maria Amador Brunheira Assunção

Nomes de citação

  • Brunheira, Lina

Identificadores de autor

Ciência ID
6711-F603-EFEB
ORCID iD
0000-0002-5027-1867

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/12/17
Concluído
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
AProvado com distinção e louvor
2001/04/05
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1989/09/01 - 1994/06/23
Concluído
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09/01 - 2023/03/31 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1997/09/01 - 2003/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal
Escola Secundária de Amora, Portugal
2003/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal
1994/09/01 - 1997/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Eça de Queiroz, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/05 - Atual Projeto AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.Maps
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2024/03/01 - 2026/03/01 IMAVIS - Interdisciplinaridade entre a Matemática e as Artes Visuais
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2019/03/01 - 2022/02/28 Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1994/09/01 - 1998/08/31 Matemática para Todos/Explorar e Investigar para Aprender Matemática - Mathematics for all/Exploring and investigating to learn mathematics
PCSH/C/CED/920/95
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brunheira, Lina; Serrazina, Lurdes ; Rodrigues, Margarida. "Developing elementary mathematics teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Brunheira, Lina; Alik Palatnik; Taro Fujita; Chrysi Papadaki; Petra Surynková. "An introduction to TWG4: Geometry teaching and learning". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  3. Brunheira, Lina; Serrazina, Maria De Lurdes; Rodrigues, Margarida. "Developing prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes in the context of a geometry task". 2022.
  4. Rodrigues, Margarida; Brunheira, Lina; Serrazina, Maria De Lurdes. "Prospective primary teachers’ ability to generalise and knowledge of generalising process". 2021.
  5. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Justifying geometrical generalizations in elementary school preservice teacher education". 2019.
  6. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Processos de raciocínio espacial numa tarefa de investigação com poliedros e materiais manipuláveis". 2018.
  7. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Constructing draggable figures using GeoGebra: the contribution of the DGE for geometric structuring". 2017.
  8. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "A justificação de generalizações em geometria na formação inicial de professores". 2017.
  9. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Realizar construções geométricas com o Geogebra, o contributo do AGD para a estruturação geométrica". 2016.
  10. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "A influência das representações na classificação de quadriláteros em futuras professoras e educadoras". 2015.
  11. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers' development of geometric reasoning through an exploratory approach". 2015.
  12. Ponte, João Pedro da; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel. "Investigating mathematical investigations". 1998.
Artigo em revista
  1. Brunheira, Lina; Cruz Almeida, Pedro. "Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo". Educação e Matemática 171 (2024): 39-43. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2950.
    Publicado
  2. Lina Brunheira; Lurdes Serrazina; Margarida Rodrigues. "Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task". Acta Scientiae (2023): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122.
    10.17648/acta.scientiae.7122
  3. Brunheira, Lina. "Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/15887.
  4. Margarida Rodrigues; Lina Brunheira; Lurdes Serrazina. "A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes". International Journal of Educational Research (2021): https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750.
    10.1016/j.ijer.2021.101750
  5. Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria De Lurdes; Brunheira, Lina. "O processo de generalizar: um estudo com futuros professores". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/14920.
  6. Brunheira, Lina. "Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional v. 10 (2020): n. 2 (2020)-n. 2 (2020). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/208.
    10.25757/INVEP.V10I2.208
  7. Brunheira, Lina. "Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da geometria (e não só)". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/15880.
  8. Brunheira, Lina. "Da área ao volume: quando a intuição nos desafia". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/15879.
  9. Brunheira, Lina. "Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/15878.
  10. Canavarro, A. P.; Brunheira, Lina; Vicente, Manuela; Brito, Susana; Canavarro, Ana Paula. "O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/15874.
  11. Brunheira, Lina; Lina Brunheira. "From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers". The Journal of Mathematical Behavior (2019): http://hdl.handle.net/10451/40738.
    10.1016/j.jmathb.2018.06.004
  12. Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 88-108. http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2019000100088.
    10.1590/1980-4415v33n63a05
  13. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36563.
    10.20396/zet.v26i3.8652882
  14. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/15881.
    10.48489/quadrante.22965
  15. Brunheira, Lina. "Uma trajetória de aprendizagem para a classificação e definição de quadriláteros". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/15882.
  16. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers work on defining quadrilaterals through an exploratory approach". Didactica Mathematicae (2016): http://hdl.handle.net/10451/28781.
    10.14708/dm.v38i0.1926
  17. Brunheira, Lina. "Ver as estrelas… com o Geogebra". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/15883.
  18. Brunheira, Lina. "A Lua aqui tão perto... e o George Clooney também!". Educação e Matemática (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/15884.
  19. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/3528.
  20. Veloso, Graciosa; Brunheira, Lina; Rodrigues, Margarida. "A proposta de programa de matemática para o Ensino Básico: um recuo de décadas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/2975.
  21. Brunheira, Lina. "Era uma vez … uma aula de OTD no 1.º Ciclo Uma reportagem em Lisboa". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/15885.
  22. Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education". (2001): http://hdl.handle.net/10451/3995.
  23. Porfírio, Joana; Brunheira, Lina. "Gestão flexível do currículo: uma reportagem na Escola Básica 2, 3 de Santa Clara". (1999): http://hdl.handle.net/10400.26/5701.
  24. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática". (1998): http://hdl.handle.net/10451/3042.
    https://doi.org/10.48489/quadrante.22709
Capítulo de livro
  1. Cruz Almeida, Pedro; Brunheira, Lina; Sarreira, Pedro. "A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais". Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
  2. Oliveira, H.; Ponte, João Pedro da; Leal, Leonor Cunha; Brunheira, Lina. "Os professores e as atividades de investigação". In Investigações matemáticas na aula e no currículo, editado por Abrantes, Paulo; Ponte, João Pedro da; Fonseca, H.; Brunheira, Lina, 97-110. Lisboa: Grupo ¿Matemática Para Todos ¿ investigações na sala de aula¿, Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Associação de Professores de Matemática, 1999.
    Publicado
Livro
  1. Santos, Elvira Lázaro; Martins, Irene ; Serra, Susana; Brunheira, Lina. Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico - Coletânea de tarefas 6.º ano de escolaridade. 2023.
    Publicado
  2. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brunheira, Lina; Serrazina, Lurdes ; Rodrigues, Margarida. Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos - guia do formador. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2022.
    Publicado
  3. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brunheira, Lina; Serrazina, Lurdes ; Rodrigues, Margarida. Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2022.
    Publicado
  4. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brunheira, Lina; Serrazina, Lurdes ; Rodrigues, Margarida. Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2022.
    Publicado
  5. Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, Lina. Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa. 2021.
Tese / Dissertação
  1. Brunheira, Lina. "O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38922.
  2. Brunheira, Lina. "O conhecimento e as atitudes de três professores estagiários face à realização de actividades de investigação na aula de matemática". Mestrado, 2000. http://hdl.handle.net/10451/43556.

Outros

Outra produção
  1. Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. Programa de Matemática para o Ensino Básico (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo). 2021. Santos, Elvira Lázaro; Canavarro, A. P.; Mestre, Célia; Gomes, Dulce; Santos, Maria Leonor; Brunheira, Lina; Vicente, Manuela; et al. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_1a_2021_.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_2a_2021.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_3a_2021.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_4a_2021.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/aemat_5a_2021-12-29.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/aemat_6a_2021-08-19.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/aemat_7a_2021-08-19.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/aemat_8a_2021-08-19.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/aemat_9a_2021-08-19.pdf.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024/07/24 Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024/07/18 Educação financeira: o impacto de uma Intervenção pedagógica na promoção do conhecimento de uma turma de 4. º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023/07/24 Contributos da Folha de Cálculo no Desenvolvimento do Pensamento Computacional de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023/07/18 Atividades de investigação e problemas – influência das tarefas matemáticas nas atitudes de alunos de 4.º ano
Orientador de Mariana Nunes Dias
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 Questionamento oral em sala de aula: Um estudo numa turma de 11.º ano de escolaridade
Arguente principal
Sara Raquel Lopes de Lira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/07/10 - Atual 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) Hungria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual PNA (1886-1350) Didáctica de la Matemática: Pensamiento Numérico (FQM-193)
1999/01/01 - Atual Educação e Matemática (2795-4730) Associação de Professores de Matemática
2013/01/01 - 2021/12/31 Educação e Matemática (2795-4730) Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/08 - 2023/03/31 Member of the Working Group on Curricular and Professional Development in Mathematics responsible for conceptualising and implementing a training programme for trainers concerning the new portuguese Mathematics curriculum for basic school (grades 1-9) and conceptualising a training programme in Mathematics Teaching for teachers of the same level.
Membro
2021/04/01 - 2021/08/19 Member of the Working Group for the Curricular Revision of "Aprendizagens Essenciais em Matemática" (Essential Learning in Mathematics) for Basic Education (grades 1-9) that designed the new curricular documents for the discipline (approved in August 2021)
Membro
2009/01/09 - 2012/08/31 Professora Acompanhante do Plano da Matemática II e Novo Programa de Matemática do Ensino Básico