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Fátima Antunes. Completed the Education PhD in 2003 by University of Minho and the aggregation in 2021. She is Associate Professor with aggregation in University of Minho. She published 46 articles in academic international and national peer-reviewed journals. She' s author of 20 book chapters and 5 books. Supervised several PhD theses and MSc dissertations. Participated as Principal investigator in 3 recent projects (2016-2019; 2012-2017; 2017-2018) and as Researcher in 5 other projects. She works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Education Policies; European education policies; Vocational education and training; secondary education; Schooling pathways; Socioeducational Inequalities; School failure and dropout; Barriers to learning and school participation ; Schooling democratization; School performance and diversity; Education governance; Lifelong and Adult Education; Europeanisation of education .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima Antunes

Nomes de citação

  • Antunes, Fátima

Identificadores de autor

Ciência ID
681D-1858-8FCB
ORCID iD
0000-0001-9045-7757

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/07 - 2021/07
Concluído
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Sociologia da Educação e Política Educativa
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Relatório da disciplina "Políticas de educação e formação ao longo da vida". Lição "Educação de adultos e União Europeia: entre prioridade e fragilidade política"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Educação/Education (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Educação/Sociology of Education
Universidade do Minho, Portugal
"Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. O subsistema de Escolas Profissionais em Portugal (1987-1998)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1995
Concluído
Educação, Desenvolvimento e Mudança Social (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Políticas educativas para Portugal, anos 80-90 : o debate àcerca do ensino profissional na escola pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989 - 1993
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
18
1987
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2003/10 - 2009/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1995/09 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1994/10 - 1995/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993/09 - 1994/07 Research Fellow Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/06/01 - 2019/11/30 EduPlaces/Educating Places: practices, voices and pathways of inclusive education/Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva
Investigador responsável
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2005 EXACET – Academic Excellence and Mass Schooling/Excelência Académica e Escola para Todos
EXCL/IVC-PEC/0789/2012
Investigador
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Concluído
1995/02 - 1999/11 Portuguese Society Facing Globalization Challenges: Economic, Social and Cultural Modernization/A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização: Modernização Económica, Social e Cultural
2/2.1/CSH/637/95
Investigador
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Concluído
1993/09 - 1994/09 Project Education and Cultural Diversity-PEDIC
N. A. (Not Available)
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/04 - 2018/09 Education 3D: Democracy, inequality and difference in education/Educação 3D: Democracia, desigualdade e diferença em educação
UID/CED/1661/2013
UID/CED/1661/2016,
Investigador responsável
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/03 - 2017/09 Education Governance, Policies and Administration: Democracy, Territories and Inequalities in Education/Políticas, Governação e Administração da Educação: Democracia, Territórios e Desigualdades em Educação
PEst-OE/CED/UI1661/2014
Investigador responsável
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2011 State, Schools and Families: Schooling Publics and Regulation of Education/Estado, Escolas e Famílias: Públicos Escolares e Regulação da Educação
N. A. (Not Available)
Investigador responsável
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/09 - 2006/08 YOUTRAIN. New Challenges of Youth Training in the Knowledge Society
38/2004
Investigador
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Fátima; Palú, Janete. Autor correspondente: Palú, Janete. "Diretor(a) de escola pública no “olho do furacão”: redefinições, pressões e dilemas vivenciados em Portugal e no Brasil.". Trabalho apresentado em Contribuições acadêmicas no eixo Portugal – Brasil: diálogos e intersecções, 2023.
    Publicado
  2. Lúcio, Joana Catarina Dias; Antunes, Fátima. "O direito ao sucesso: participação da comunidade e inovação em práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolar.". Braga, 2022.
    Publicado
  3. Antunes, Fátima; Palhares, José. "Trabalhar a comunidade na escola e a escola na comunidade: “tentar perceber ambas as partes, e jogar com isso (…) vai chocando, portanto, isto é um trabalho mais que diário”". Braga, 2022.
    Publicado
  4. Sílvia Nunes; Antunes, Fátima. "Práticas sociais em tempo de transição para a inatividade profissional". Porto, 2021.
    Publicado
  5. Júlia Rodrigues; Antunes, Fátima. "Trajetos escolares improváveis de jovens das classes populares: abordagem exploratória". Porto, 2021.
    Publicado
  6. Antunes, Fátima; Lúcio, Joana Catarina Dias. "Vozes sobre práticas de educação inclusiva: perspetivas multi-ator sobre a superação do insucesso e abandono escolares". 2019.
  7. Lúcio, Joana Catarina Dias; Antunes, Fátima. "Multi-actor perspectives on successful and inclusive socio-educational practices: overcoming school failure and dropout in Portugal". 2019.
  8. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Had there been someone to teach me, I would have learned: young people's educational pathways - winding trails, possible futures". 2019.
  9. Antunes, Fátima. "Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva (2016-19)". 2019.
  10. Lúcio, Joana Catarina Dias; Antunes, Fátima. "O Direito ao Sucesso: Participação da comunidade e inovação em práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolar". 2018.
  11. Lúcio, Joana Catarina Dias; Antunes, Fátima. "Community participation and innovation for overcoming school failure and dropout: the voices of professionals engaged in inclusive socio-educational practices". 2018.
  12. Antunes, Fátima; Lúcio, Joana Catarina Dias. "Práticas e vozes para o sucesso escolar: barreiras, expectativas e compromissos, a equação instável". 2018.
  13. Antunes, Fátima; Lúcio, Joana Catarina Dias; Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira. "Inclusão e direito à educação: práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolar, na perspetiva dos atores". 2018.
  14. Lúcio, Joana; Antunes, Fátima. "EDUPLACES: The local and innovative dimensions in socio-educational practices to overcome school failure and dropout". 2017.
  15. Lúcio, Joana; Antunes, Fátima. "Territories of innovation: the local dimension of innovative inclusive education practices". 2017.
  16. Antunes, Fátima. "Privatização da educação, liberdade de aprender ou dependência do financiamento público? O debate em torno da contratualização com o Estado, factos e argumentos". 2016.
  17. Fátima Antunes & Rosanna Barros; Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Antunes, Fátima. "Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  18. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: 'Perfis sociais' e fabricação de desigualdades no ensino secundário". Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia, Évora, 2014.
    Publicado
  19. Antunes, Fátima. "E (39 anos) depois do adeus, que Estado da Educação?". Trabalho apresentado em Seminário Conselho Nacional de Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  20. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Recognition of prior learning: valuing learning through transitions for individual and collective purposes?". Trabalho apresentado em Bernd Käpplinger; Nina Lichte; Erik Haberzeth & Claudia Kulmus (eds.), Berlim, 2013.
    Publicado
  21. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisbo, 2013.
    Publicado
  22. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Competitividade e avaliação : o trabalho de professores e alunos em questão". Trabalho apresentado em VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2013.
    Publicado
  23. Antunes, Fátima. "Lifelong education and learning, biographical itineraries of transition and reflexivity: observations and interrogations". Trabalho apresentado em Access, learning careers and identities network, Aveiro, 2011.
    Publicado
  24. Antunes, Fátima. "Lifelong education and learning, biographical itineraries of transition and reflexivity : observations and interrogations". 2011.
  25. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Diversidade de públicos, (des) vantagens em educação e a escola para todos". Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, Braga, 2010.
    Publicado
  26. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. "Famílias, escolas e públicos: argumentos de escolha e escola para todos". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional, Braga, 2009.
    Publicado
  27. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Perfis sociológicos e trajetórias escolares nas fileiras do ensino secundário". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  28. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Escolhas e (des) vantagens em educação: escolas e famílias em interacção". Trabalho apresentado em IV Congresso Astur-Galaico de Sociologia, Corunha, 2007.
    Publicado
  29. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação". Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro, Braga, 2006.
    Publicado
  30. Antunes, Fátima. "Educação e trabalho: lógicas, processos e (des) articulações. Leituras em torno de estudo de caso". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais, Aveiro, 2005.
    Publicado
  31. Antunes, Fátima. "Novas modalidades de provisão da educação: o subsistema de Escolas Profissionais em Portugal.". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Nacional Fórum Português de Administração Educacional, Lisboa, 2005.
    Publicado
  32. Afonso, Almerindo; Antunes, Fátima. "Educação, cidadania e competitividade: subsídios para um debate". Trabalho apresentado em IV Congresso Português de Sociologia, Oeiras, 2002.
    Publicado
  33. Antunes, Fátima. "Escolas profissionais, políticas educativas nacionais e integração europeia. Notas de investigação.". Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional da APSIOT, Oeiras, 2001.
    Publicado
  34. Antunes, Fátima. "Orientações e mudanças para a educação no contexto comunitário: alguns elementos e breves anotações". Trabalho apresentado em IV Congresso da Sociedade Portuguesa de ciências da Educação, Porto, 1999.
    Publicado
  35. "Desigualdades e diferenças na escola: pedagogias, públicos escolares e distribuição do conhecimento". Trabalho apresentado em AAVV, Porto, 1999.
    Publicado
  36. Antunes, Fátima. "A comunidade/ União Europeia e a transnacionalização da educação: elementos para debate". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da AFIRSE/AIPELF, Lisboa, 1999.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Antunes, Fátima. "Educação e aprendizagem ao longo da vida, um projecto multifacetado", Newsletter Centro Novas Oportunidades TecMinho, n.º1, 2012, http://www.tecminho.uminho.pt/newsletter/cno/news_01.html.
Artigo em revista
  1. Antunes, Fátima. "Democratização e relações entre público e privado em educação: provisão, sentido e conteúdo, no Brasil e Portugal (2015-2022)". CURRICULO SEM FRONTEIRAS 23 e1121 (2023): 1-32. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1121.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Carvalho, Maria João; Santos, Ana Lúcia Felix dos; Veloso, Esmeraldina Costa; Vilarinho, Emília. "Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.
    Publicado
  3. Fátima Antunes; Rosanna Barros; Maria João Carvalho; Ana Lúcia Felix dos Santos; Esmeraldina Costa Veloso; Emília Vilarinho. "Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)". Revista Brasileira de Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.
    10.1590/s1413-24782021260034
  4. Rodrigues, Júlia; Antunes, Fátima. "Trajetos escolares improváveis de jovens as classes populares: abordagem exploratória". Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2021):
    Publicado
  5. Antunes, Fátima. "Europeanisation and adult education: between political centrality and fragility". Studies in Continuing Education 42 3 (2020): 298-315. http://dx.doi.org/10.1080/0158037x.2019.1615425.
    Publicado • 10.1080/0158037x.2019.1615425
  6. Fátima Antunes; Sofia Viseu. "Education governance and privatization in Portugal: Media coverage on public and private education". education policy analysis archives (2019): https://doi.org/10.14507/epaa.27.4293.
    10.14507/epaa.27.4293
  7. Fátima Antunes. "A AÇÃO CONJUNTA DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS (UE E OCDE) EM EDUCAÇÃO". Roteiro (2019): https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20813.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v44i3.20813
  8. Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Antunes,Fátima; Barros,Rosanna. "DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL". Cadernos de Pesquisa 49 173 (2019): 244-265. http://dx.doi.org/10.1590/198053145894.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/198053145894
  9. Fátima Antunes; Joana Lúcio. "Overcoming Barriers: The Local and the Innovative Dimensions of Inclusive Socio-Educational Practices". Multidisciplinary Journal of Educational Research (2019): https://doi.org/10.17583/remie.2019.4200.
    10.17583/remie.2019.4200
  10. Fátima Antunes; Rosanna Barros. "Janus in governance: Interpellations around an educational policy of community intervention in Portugal". education policy analysis archives (2019): https://doi.org/10.14507/epaa.27.2967.
    10.14507/epaa.27.2967
  11. Antunes, Fátima. "Formar uma elite ou educar um povo? Quarenta anos de ensino secundário em democracia". Sociologia, Problemas e Práticas 89 (2019): 53-77. http://dx.doi.org/10.7458/spp2019898702.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7458/spp2019898702
  12. Antunes, Fátima. "The joint action of International Organizations (EU and OECD) in Education: Metamorphoses? Observations on Educational Policies in Portugal". (2019): https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20813.
  13. Fátima Antunes. "Uma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior português". Revista Eletrônica de Educação 11 1 (2017): 165-184. https://doi.org/10.14244%2F198271992096.
    10.14244/198271992096
  14. Antunes, F.; Antunes, Fátima. "Governance in practices: Delimitation and contestation in adult education and training policy in Portugal". Education as Change 21 3 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041621333&partnerID=MN8TOARS.
    10.17159/1947-9417/2017/1399
  15. Antunes,Fátima; Peroni,Vera; Fátima Antunes; Vera Peroni. "Reformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação. Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas". Revista Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 181-181. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100009.
    10.21814/rpe.7399
  16. Antunes, Fátima; Viseu, Sofia; Fátima Antunes; Sofia Viseu; Antunes, Fátima. "A cobertura mediática (midiática) do debate público - Governação e privatização da educação em Portugal". Retratos da Escola 11 21 (2017): 501. http://hdl.handle.net/10451/32667.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.789
  17. Fátima Antunes. "EUROPEIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS: APONTAMENTOS". LAPLAGE EM REVISTA 2 1 (2016): 22-22. https://doi.org/10.24115%2Fs2446-6220201621117p.22-35.
    10.24115/S2446-6220201621117p.22-35
  18. Antunes, Fátima. "Economising education: From the silent revolution to rethinking education. A new moment of Europeanisation of education?". European Educational Research Journal 15 4 (2016): 410-427. http://hdl.handle.net/1822/53575.
    Publicado • 10.1177/1474904116641696
  19. Antunes, F.; Sá, V.. "À la recherche d'une autre éducation Professeurs et élèves en difficulté: Voix et récits d'expériences au Portugal". Education et Societes 36 2 (2015): 143-158. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84952792185&partnerID=MN8TOARS.
    10.3917/es.036.0143
  20. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal". Globalisation, Societies and Education 12 1 (2014): 71-91. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2013.858985.
    Publicado • 10.1080/14767724.2013.858985
  21. Sa, Virgínio; Antunes, Fátima. "«Argumentos» para la elección del centro educativo: un estudio de caso con padres portugueses / 'Arguments' for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents". Revista Española de Investigaciones Sociológicas (2013): http://dx.doi.org/10.5477/cis/reis.143.93.
    Publicado • 10.5477/cis/reis.143.93
  22. Antunes, Fátima. ""Tuning’ education for the market in ‘Europe’? Qualifications, competences and learning outcomes: reform and action on the shop floor"". European Educational Research Journal 0 (2012): 446-470.
    Publicado • 10.2304/eerj.2012.11.3.446
  23. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; Antunes, F.; Sá, V.; Antunes, Fátima. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação". Revista Brasileira de Educação 15 45 (2010): 468-486. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782010000300006.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782010000300006
  24. Antunes, Fátima. "Ciências sociais, educação e modernização: diálogos em português. Recensão crítica da obra: António Candeias (2009).Educação, Estado e mercado no século XX: Apontamentos sobre o caso português numa perspectiva comparada.". Educação, Sociedade & Culturas 31 (2010): 197-201.
    Publicado
  25. Antunes, Fátima. "Governance and the European Education Area: Regulating Education and Visions for the ‘Europe’ Project*". RCCS Annual Review #0 (2009): http://dx.doi.org/10.4000/rccsar.124.
    Acesso aberto • 10.4000/rccsar.124
  26. Antunes, Fátima. "Facetas da democratização: uma escola exigente". Educação em Revista 25 2 (2009): 73-106. http://hdl.handle.net/1822/10082.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0102-46982009000200004
  27. Fátima Antunes. "O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?". ETD - Educação Temática Digital 9 (2008): 1-1. https://doi.org/10.20396%2Fetd.v9in.esp..725.
    10.20396/etd.v9in.esp..725
  28. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Vias sinuosas da (des) vantagem em educação : recursos, escolhas e distinções". Tempora 11 (2008): 115-129. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/17216.
    Publicado
  29. Antunes, Fátima. "Educação e Trabalho. Perspectivas do século XXI". Revista Estudos do trabalho, ano II 2 (2008): 1-31. http://www.estudosdotrabalho.org/7Fatima%20Antunes.pdf.
    Publicado
  30. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: a atribuição de professores de turma". Revista de Educação 1 (2008): 43-76.
    Publicado
  31. Antunes, Fátima. "O espaço Europeu de Ensino Superior para uma Nova Ordem Educacional?". Educação Temática Digital 9 0 (2007): 1-28. http://www.ssoar.info/ssoar/View/?resid=7339.
    Publicado
  32. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção". Revista Portuguesa de Educação 20 1 (2007): 129-161.
    Publicado
  33. Antunes, Fátima. "Todo o mundo é composto por mudança, tomando sempre novas qualidades. Recensão crítica da obra João Barroso (org) (2006). A regulação das políticas Públicas de Educação: espaço, dinâmicas e actores". Sísifo 4 (2007): 113-116. http://sisifo.fpce.ul.pt.
    Publicado
  34. Antunes, Fátima. "Globalisation and Europeification of Education Policies: routes, processes and metamorphoses". European Educational Research Journal 5 1 (2006): 38-56. http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=5&issue=1&year=2006&article=3_Antunes_EERJ_5_1_web.
    Publicado • 10.2304/eerj.2006.5.1.38
  35. Antunes, Fátima. "Governação e Espaço Europeu de Educação: Regulação da educação e visões para o projecto ‘Europa’". Revista Crítica de Ciências Sociais 75 (2006): 63-93. http://hdl.handle.net/1822/24468.
    Publicado
  36. Antunes, Fátima. "A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português". Administração Educacional 6 (2006): 46-64.
    Publicado
  37. Antunes, Fátima. "Regulação supranacional e governação da educação: dimensão europeia". Administração Educacional 5 (2005): 6-19.
    Publicado
  38. Antunes, Fátima. "A Agenda Oculta da Qualificação de Recursos Humanos: Análise em Torno de um Estudo de Caso". Revista de Educação 1 (2005): 107-132.
    Publicado
  39. Antunes, Fátima; Antunes,Fátima. "Globalização e Europeização das Políticas Educativas: Percursos, processos e metamorfoses". Sociologia, Problemas e Práticas 47 (2005): 125-143. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292005000100007.
    Publicado
  40. Antunes, Fátima. "Governação global e directrizes internacionais para a educação na União Europeia (entrevista de Olinda Evangelista com Fátima Antunes)". Perspectiva 2 (2005): 449-465.
    Publicado
  41. Antunes, F.. "Globalization and europeanisation of educational policies: Pathways, processes and transformations,Globalização e europeização das políticas educativas: Percursos, processos e metamorfoses". Sociologia, Problemas e Praticas 47 (2005): 125-143. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34247675069&partnerID=MN8TOARS.
  42. Fátima Antunes; Antunes,Fátima. "Novas instituições e processos educativos: a educação e o modo de regulação em gestação. Um estudo de caso em Portugal". Educação & Sociedade 25 87 (2004): 481-511. https://doi.org/10.1590%2Fs0101-73302004000200009.
    10.1590/s0101-73302004000200009
  43. Antunes, Fátima. "Novas instituições e processos educativos:". Educação & Sociedade 25 87 (2004): 481-511. http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21466.pdf.
    Publicado
  44. Antunes, Fátima. "Globalização, europeização e especificidade educativa portuguesa: A estruturação global de uma inovação nacional". Revista Crítica de Ciências Sociais 70 (2004): 101-125.
    Publicado
  45. Antunes, Fátima. "A gestão da inserção profissional dos jovens. Relações fortes sem sombra de compromisso?". Organizações e Trabalho 29-30 (2003): 61-76.
    Publicado
  46. Almerindo Janela Afonso; Fátima Antunes; Afonso,Almerindo Janela; Antunes,Fátima; Antunes, Fátima; Afonso, Almerindo. "Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda". Cadernos de Pesquisa 113 (2001): 83-112. https://doi.org/10.1590%2Fs0100-15742001000200005.
    Publicado • 10.1590/s0100-15742001000200005
  47. Antunes, Fátima. "Novas Diferenciações e Formas de Governação em Educação: o Processo de Criação das Escolas Profissionais em Portugal". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 16 1 (2000): 31-45. http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/25761.
    Publicado
  48. Trindade, Rui; Cosme, Ariana; Antunes, Fátima; Lopes, Amélia; Rangel, Manuel. "Homenagem a José Gomes Bento". Educação, Sociedade & Culturas 11 (1999): 205-215. 0872-7643.
  49. Antunes, Fátima. "Políticas educativas e discursos sobre educação nos anos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública". Revista Crítica de Ciências Sociais 46 46 (1996): 157-175. http://hdl.handle.net/1822/24469.
    Acesso aberto • Publicado
  50. Antunes, Fátima. "Uma leitura do Livro Branco (sobre crescimento, competitividade, emprego) do ponto de vista da educação.". Educação, Sociedade & Culturas 6 (1996): 95-115.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Antunes, Fátima; Gomes, Carlos; Martins, Fernanda; Sarmento, Teresa. "Direção de Turma: Realidades, Problemas e Desafios na Escola Pública", Nova Ágora Cadernos da Formação - O trabalho do diretor de turma no ensino básico e no ensino secundário, 2015
  2. Antunes, Fátima. "Políticas, processos e atores de privatização da educaçao em Portugal: apontamentos", Revista ELO, 2015
  3. Antunes, Fátima. "Educação de Adultos: Défice e incumprimento", A Página da Educação, 2015
  4. Antunes, Fátima. "O regresso do velho vocacionalismo? Dualidades", A Página da Educação, 2013
  5. Antunes, Fátima. "A via sinuosa: formar uma elite ou educar um povo? Políticas educativas e desenvolvimento recentes no ensino secundário", Revista Diversidades, 2013
  6. Antunes, Fátima. "Jornal a Página da Educação", Pode a educação compensar a sociedade? O eterno retorno do mito ..., 2012, http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=180&doc=12650&mid=2.
  7. Antunes, Fátima. "Europeização, periferia e subdesenvolvimento: Educação em Portugal 2011/2012", A Página da Educação, 2012
  8. Antunes, Fátima. "Gosto de quase tudo que faço e vivo com um grito a romper-me na garganta", Jornal de Letras, Artes e Ideias, 2012
Capítulo de livro
  1. Antunes, Fátima. "Fabricado na União Europeia: o caso português e a exceção europeia: diálogos teórico-metodológicos na análise de políticas de Educação". 2024.
    Publicado
  2. Antunes, Fátima; Lúcio, Joana. "It takes a village to overcome school failure and dropout: innovative educational practices promoting children's educational rights in Portugal.". In Childrens Rights from International Educational Perspectives., 85-98. Suiça: Springer, 2021.
    Publicado
  3. Antunes, Fátima. "Democratização, educação profissional e ensino secundário em Portugal (2005-2018): mudanças recentes e sentidos incertos". 18-38. Natal, Brasil: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2020.
    Publicado
  4. Antunes, Fátima; Lúcio, Joana. "Pensar global, agir local face às desigualdades em educação? Práticas que ensaiam caminhos". In Remar contra as desigualdades em educação, 139-146. Portugal, 2019.
    Publicado
  5. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu: percursos académicos de jovens – trilhos sinuosos, futuros possíveis". In Remar contra as desigualdades em educação, 69-96. Portugal: Húmus, 2019.
    Publicado
  6. Antunes, Fátima. "Políticas públicas e ensino secundário: Caminhos da democratização". In Equidade e Justiça em Educação: Desafios de uma escola bem-sucedida com todos, 43-50. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2017.
    Publicado
  7. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Educação profissional numa escola de geometria variável em Braga-Portugal: Via ‘Menor’ ou ‘Via Crucis’, Tensões e Paradoxos da Democratização". In Educação Profissional: Contextos e Perspectivas, 183-210. Belo Horizonte, Brasil: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES), 2017.
    Publicado
  8. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima. "Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal". In Adult and Lifelong Education. Global, National and Local Perspectives, 71-91. Oxon, Reino Unido: Routledge, 2016.
    Publicado
  9. Antunes, Fátima; Guimarães, Paula. "Lifelong education and learning, societal change and competitive advantage: tensions and ambivalence in policy and planning of educational change in Portugal". In Adult and Lifelong Learning. Global, National and Local Perspectives. Routledge, 2016.
    Publicado
  10. Guimarães, Paula; Antunes, Fátima; Paula Guimarães. "Portugal". In International Perspectives on Older Adult Education, 345-356. London, Reino Unido: Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-24939-1_30
  11. Antunes, Fátima. "Políticas, processos e atores de privatização da educação em Portugal: apontamentos". In Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação, 129-143. São Leopoldo, Brasil: Oikos, 2015.
    Publicado
  12. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: histórias em torno do saber e do poder na escola". In O social e as políticas educacionais na contemporaneidade: das desigualdades à violência no espaço educacional, 207-245. Campinas, SP, Brasil: Mercado de Letras, 2014.
    Publicado
  13. Guimarães, P.; Antunes, Fátima. "An inconsistent policy: Lifelong learning and adult education policy towards a competitive advantage". 75-86. London, Reino Unido: Springer, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-94-007-7299-1_7
  14. Antunes, Fátima; Antunes, Fátima. "Reforma do Estado e políticas públicas: a governação em acção. Notas de um estudo no campo da Educação e Formação de Adultos em Portugal". In Redefinições das Fronteiras entre o Público e o Privado: implicações para a democratização da educação., 82-119. Sem local, Brasil: Liber Livro, Lda, 2013.
    Publicado
  15. Sarmento, Teresa; Martins, Fernanda; Gomes, Carlos Alberto; Antunes, Fátima. "Class directors and parents: contrasting principles and practices". In International Journal about Parents in Education. Portugal: Caminhos Romanos Editora, 2013.
    Publicado
  16. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. "Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores". 57-100. Campinas - São Paulo, Brasil: Mercado de Letras, 2012.
    Publicado
  17. Antunes, Fátima; Antunes, Fátima. ""Sintonizar" a educação para o mercado na "Europa"? Da reforma ao "chão da fábrica"". 179-215. São Paulo, Brasil: Xamã Editora, 2012.
    Publicado
  18. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Notas, pautas e vozes na escola: Exames, rankings e regulação da educação". In Olhares e Interfaces. Reflexões críticas sobre a avaliação, 112-146. São Paulo, Portugal: Cortez, 2010.
    Publicado
  19. Antunes, Fátima; Antunes, Fátima. "Interrogações e itinerários de pesquisa em políticas educativas: “Outra mudança faz de mor espanto, que não se muda”". In Aprendizagem ao longo da vida e políticas educativas europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos, 211-250. Caparica, Portugal: UIED, 2010.
    Publicado
  20. Antunes, Fátima. "Espaço Europeu de Ensino Superior para uma nova ordem educacional?". In Políticas do Processo de Bolonha, 27-57. Santa Catarina, Portugal: Mercado das Letras, 2009.
    Publicado
  21. Antunes, Fátima. "Das políticas europeias às políticas nacionais: educação e professores em transição - dúvidas, incógnitas e princípios comuns". In Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias, 13-27. Braga, Portugal: Centro de investigação de educação e desenvolvimento - Universidade do Minho, 2007.
    Publicado
  22. Antunes, Fátima. "Os locais das Escolas Profissionais: novos papéis para o Estado e a europeização das políticas educativas". In Transnacionalização da educação. Da crise da educação à Educação da crise, 163-208. Porto, Portugal: Afrontamento, 2001.
    Publicado
  23. Antunes, Fátima. "Novas instituições e processos educativos: a reforma portuguesa do ensino secundário no contexto comunitário". In Políticas Educativas. O neoliberalismo em educação, 109-134. Porto, Portugal: Porto, 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Antunes, Fátima. Remar contra as Desigualdades em Educação. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas Concorrenciais na Arena Educativa. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2010.
    Publicado
  2. Antunes, Fátima. Nova Ordem Educacional, Espaço Europeu de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida: Actores, Processos e Instituições. Subsídios para debate. Coimbra, Portugal: Almedina. 2008.
    Publicado
  3. Cortesão, Luíza; Stoer, Stephen; Antunes, Fátima; Araújo, Deolinda; Macedo, Eunice; Magalhães, António; Nunes, Rosa; Sá Costa, Alexandra. Na Girândola de Significados: Polissemia de Excelências em Escolas Portuguesas do Século XXI. Porto, Portugal: Livpsic Legis. 2007.
    Publicado
  4. Antunes, Fátima. Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. O Subsistema de Escolas Profissionais em Portugal (1987/1998). Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. 2004.
    Publicado
  5. Antunes, Fátima. Políticas Educativas para Portugal, anos 80/90: o Debate acerca do Ensino Profissional na Escola Pública. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1998.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Ana Sofia Teixeira. "Avaliação do impacto da formação dos docentes da área geográfica de um Centro de Formação de Associação de Escolas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/69164.
  2. Novais, Nádia Soraia Ferreira. "A avaliação do impacto da formação: análise das práticas e efeitos num contexto autárquico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/68704.
  3. Lemos, Verónica Inês Pinto de. "Perspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de educação e formação: um estudo de caso de uma escola do norte do país". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/69168.
  4. Franco, Bárbara Lima. "Histórias com futuro: exploração e desenvolvimento vocacional numa perspetiva de educação para a cidadania: uma intervenção - investigação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/59577.
  5. Pereira, Sónia Maria e Sousa. "Análise de perspetivas, expetativas e necessidades de formação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45278.
  6. Lima, Maria Hermínia Ferreira Milheiro Nunes. "A corrente (in)visível: do PISA às práticas docentes, no ensino da língua materna e na promoção da leitura". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46257.
  7. Stelzenberger, Liliane. "Políticas de educação profissional de nível médio no Brasil nos anos 2002-2008: resistência, acomodação e adesão dos atores no terreno das práticas: um estudo de caso". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/50227.
  8. Correia, André Rafael Valente. "A inserção profissional de diplomados de cursos profissionais: um estudo numa escola profissional". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44154.
  9. Lopes, Roberto Luciano Ferreira. "A escola de serviço público e a busca de resultados em contexto concorrencial: um estudo de caso numa escola secundária". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/35979.
  10. Antunes, Abel Carlos da Costa. "Cursos EFA e (re)inserção-transição profissional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/31055.
  11. Macedo, José da Silva. "Trabalho, educação e currículo do ensino médio : um estudo a partir das perspectivas de professores e alunos numa escola de Amazônia". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34610.
  12. Mendes, Rita Isabel Magalhães. "A avaliação da formação em contexto autárquico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34831.

Outros

Outra produção
  1. Os Cursos de Educação e Formação (CEFS): Redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'". 2012. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/1822/26352.
  2. Editorial. Com este número fecha-se um ciclo de 25 anos de um projeto editorial que, apesar de todas os desafios impostos pelas novas formas de edição académica, se manteve fiel à sua missão e objetivos iniciais, difundindo conhecimento em educação original e atual, participando no desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais, fortalecendo a comunidade científica de referência e, sobretudo. 2012. Dionisio, Maria de Lourdes; Antunes, Fátima; Dionísio, Maria de Lourdes Trindade; Dionísio,Maria de Lourdes; Antunes,Fátima. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/2999.
  3. Governação, reformas do Estado e políticas de educação de adultos em Portugal : pressões globais e especificidades nacionais, tensões e ambivalências. Neste texto, toma-se o desenvolvimento do dispositivo de reconhecimento, validação e certificação de competências como mote para debater opções na reforma do Estado quanto ao seu envolvimento na provisão do bem-estarsocial. Argumenta-se que o Estado português, em consonância com horizontes reformistas da matriz sociopolítica de governação e do Estado gestionário, criou uma oferta pública de educaç. 2011. Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/1822/15204.
  4. Recensões : ciências sociais, educação e modernização : diálogos em português. 2010. Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/1822/16103.
  5. Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção. Neste texto pretendemos apresentar alguns resultados provisórios de uma investigação em curso centrada nos processos de regulação da educação. O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), abarcando as escolas com oferta de ensino secundário, e pretende esclarecer, um conjunto de questões envolvidas com a diversidade dos públicos escolares, or. 2007. Sá,Virgínio; Antunes,Fátima. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100006.
  6. Reformas do Estado e da educação: o caso das escolas profissionais em Portugal. O ensaio de novas modalidades de provisão da educação teve em Portugal uma ilustração particularmente rica e complexa, protagonizada pela criação e desenvolvimento do subsistema de escolas profissionais. As características dessa inovação sociopolítica condensaram alguns dos principais vetores que posteriormente assumiram uma importância incontornável nas transformações sofridas pela administração. 2005. Antunes,Fátima; Fátima Antunes; Antunes, Fátima. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200004.
    10.1590/s1413-24782005000200004
  7. Reconfigurações do Estado e da Educação : novas Instituições e Processos Educativos. No terreno da educação (e das políticas sociais em geral) algumas mudanças das últimas décadas traduzem-se quer por uma redefinição dos serviços educativos (e de bem-estar) e do papel do Estado na sua governação, quer pela emergência de novas configurações da participação da educação na regulação social. Um estudo de caso, incidente sobre o subsistema de Escolas Profi ssionais criado em 1989 em Po. 2005. Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/10437/1421.
  8. Discursos e projectos para a educação: Diversificar, democratizar, universalizar.. Sugere-se que, ao longo dos anos 80/90, se confrontaram, no terreno da elaboração das políticas educativas, distintas concepções acerca do princípio de igualdade de oportunidades educativas. Tomando como referência um estudo sobre o debate acerca do ensino profissional na escola pública argumenta-se que é possível identificar, por um lado, uma perspectiva ((meritocrática)) do princípio de igualdad. 1997. Antunes, Fátima M.; Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/10400.12/5753.
  9. Educação, cidadania e comunidade : reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas. Partindo de um conjunto de análises de natureza sociológica acerca da escolarização de massas, esboçam-se algumas reflexões que podem orientar um projecto de escola para todos. Defende-se que a concretização de tal projecto passa pelo confronto, ao nível das politicas educativas das, e das práticas pedagógicas nas, escolas, dos desafios e conflitos inerentes à definição (e responsabilização) da es. 1995. Antunes, Fátima. http://hdl.handle.net/1822/647.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Precarização, flexibilização e intensificação do trabalho docente na expansão dos Institutos Federais: a exploração através de novos e velhos afazeres
Orientador
Sociologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - Atual Políticas Públicas e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: análise de práticas de avaliação do sistema e contributos para o debate (2010-2015)
Orientador
Sociologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - Atual Educação não-formal enquanto projecto-projéctil: A Universidade Popular do Porto
Orientador
Sociologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Influência do neoliberalismo nas políticas de acesso e permanência no ensino superior do Brasil. Um estudo comparado no Ceará e em Portugal
Orientador
Sociologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2022 Escola e desigualdades sociais: trajetos escolares improváveis de jovens diplomados dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Aprendizagem
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017/09/01 - 2020/08/31 Perspetivas e experiências da transição para a inatividade laboral e condição sénior: dimensões socioeducativas
Orientador
PHD Education Sciences/Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2016/12/22 - 2017/12/21 Territórios de inovação: A dimensão local em práticas inovadoras de educação inclusiva
Orientador
Sociologia da Educação (Outra)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2017/04/01 - 2017/07/31 Políticas de educação profissional em Portugal: em busca de referenciais para uma avaliação não gerencialista
Coorientador
Education Social sciences (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2016 - 2017 Políticas de Educação para o ensino da língua materna e a promoção da leitura - Discurso(s), contexto(s) de aplicação e conexões com os resultados em leitura, no PISA (2000-2009)
Orientador
Sociologia da Educação (Mestrado)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2013 - 2017 Políticas de Educação Profissional Brasileira nos Anos 2002-2008. O caso do Instituto Federal de Santa Catarina
Orientador
Sociologia da Educação (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2016 - 2016 A Inserção Profissional de Diplomados de Cursos Profissionais: um estudo numa Escola Profissional
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Formação Contínua de Dirigentes Sindicais: Análise de Necessidades e Conceção de Formação
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Avaliação do Impacto da Formação: Um estudo de caso numa organização de formação e consultoria
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015/05/01 - 2015/07/31 Implicações da relação público-privada para a democratização da educação básica
Orientador
Education Social Sciences (Outra)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2015 - 2015 A Avaliação da Formação em Contexto Autárquico
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Ensino Médio ofertado às comunidades do campo: Estudo comparado entre Brasil e Portugal
Orientador
Sociologia da Educação (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2015 A escola de serviço público e a busca de eficácia no em contexto concorrencial: um estudo de caso numa escola secundária
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2014 - 2014 Análise de necessidades de formação: aproximações e percursos em torno de um caso
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Da análise de Necessidades de Formação em Contexto Nacional e Organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos. Reflexões a partir de um estudo de caso
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Cursos EFA e (re)inserção/transição profissional
Orientador
Sociologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Rede Certific (Brasil) e Sistemas de Certificação e Reconhecimento de Saberes (Portugal): encontros e desencontros na formulação e implementação de políticas públicas de reconhecimento de saberes
Coorientador
Doutoramento em Educação (Outra)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 - 2013 Educação de Adultos e a Formação dos seus Profissionais
Orientador
Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2013 Educação de Adultos, Cidadania e Empregabilidade: discursos teóricos e políticos e práticas num curso EFA EB2+3 de Serviço de Mesa
Orientador
Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2013 Educação e Trabalho: A qualificação para o mundo do trabalho no Ensino Médio na Amazônia
Orientador
Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2011 - 2012 A Aprendizagem ao Longa da Vida na Iniciativa Novas Oportunidades num enclave entre a Igualdade e Desigualdade de Oportunidades rumo ao Ensino Superior. Um estudo de caso na região Norte de Portugal
Orientador
Educação de Adultos (Mestrado)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal
2010 - 2010 Empreendedorismo e Educação: implicações epistemológicas, políticas e práticas.
Coorientador
Educação (Outra)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2007 - 2010 Trabalho e educação no meio rural da Amazónia: a família e a escola como agentes formadores
Orientador
Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2006/07 - 2021/07 Summer Course Circle of Knowledges involving different teaching teams/researchers from national/international (eg Brazil or Chile) universities; aimed at headteachers, teachers, local government leaders and technicians, social service technicians, members of local authority bodies, parents' associations (2006/07 - 2021/07)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
University of Minho - Institute of Education, Portugal
2019 - 2019 Educating Places: practices, voices and pathways of inclusive education Closing International Seminar (08/11, 122 participants). Involving national journalists, 2 discussion panels; aimed at students, heads of school clusters, teachers, members of school management bodies, local government technicians, members of parents' associations (2019/11/08 - 2019/11/08)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
University of Minho - Institute of Education, Portugal
2017/03/31 - 2017/03/31 Closing Seminar of project Education Policies, governance and administration: democracy, territories and inequalities (31/03, 150 participants). Involving MPs from parties in national parliament and journalists, 3 discussion panels; aimed at students, heads of school clusters, teachers, members of school management bodies, local government technicians, members of parents' associations (2017/03/31 - 2017/03/31)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
University of Minho - Institute of Education, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Educação e Formação de Adultos, uma prioridade política frágil na UE e em Portugal? Notas breves
Seminário
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Adultos/III Jornada Internacional sobre Educação Social: desafios da educação de jovens e adultos - Brasil e Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 UE e educação: uma política contraditória. Desafios do desenvolvimento na sociedade/economia do conhecimento
Congresso
XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 O presente do futuro: ainda estamos longe, mas podemos...
Congresso
Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Trabalho docente, gerencialismo e ajustamento estrutural: a nova ordem educacional do direito humano ao espaço público de educação
Encontro
II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação - Pontes para a mudança
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Uma outra educação? Os Cursos de Educação e Formação (CEF) na voz de professores e alunos
Outro
Colóquio Olhares
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Histórias de uma outra educação: dissonâncias e dualidades em torno do saber e do poder na escola para todos
Congresso
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Mesa redonda de Políticas e Dilemas de Formação
2010 - 2010 I Congresso Ibero-Brasileiro Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional
Congresso
Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional
Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração Educacional e Forum Europeo de Administradores de la Educación, Espanha
2010 - 2010 I Congresso Ibero-Brasileiro. Espaço Público de Educação: Emergência de Políticas e Práticas de Gestão Local, Regional e Nacional.
Congresso
Novas instituições e actores em educação: a EU e o Estado Nacional no lançamento do sistema de Centros Novas Oportunidades
Fórum Português de Administração Educacional; Associação Nacional de Política e Administração Educacional e Forum Europeo de Administradores de la Educación, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Retratos de uma realidade social: trajetórias profissionais de jovens adultos trabalhadores diplomados no PROEJA Jessika Matos Paes de Barros (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Condições de formulação das políticas públicas: o caso da generalização do ensino profissional, 2004-2009 Alexandra Isabel Francisco Duarte (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional Rosenilde Nogueira Paniago (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 A Educação Básica e Secundária e a Formação do Cidadão-Trabalhador do Séc. XXI - Gestão Estratégica das Competências? Alexandre Lopes de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal: as escolas de área aberta Ana Patrícia Tavares de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Alfabetização de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: o significado de um desafio para a inclusão social Rosa Maria Torte da Cunha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Escola, democracia e autonomia: uma análise das políticas e práticas no cotidiano escolar Fabiane Maia Garcia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Changes in Institutional Governance and Management of Higher Education in Laos: National University of Laos Xayapheth Chaphichith (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 A Formação em Alternância no Contexto da Formação Profissional: Análise de Ações de Formação e de (Per)Cursos Profissionais António Carlos Martins Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Los Cambios en la Gobernanza del Sistema Educativo en Honduras: La Política de Desconcentración de la Educación Pré-básica, Básica y Média (1990-2010) Ricardo Morales Ulloa (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Lógicas de Ação na Educação de Adultos: um Olhar Sociológico e Organizacional Daniela Andrade Vilaverde Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O Processo de Bolonha e a Avaliação das Aprendizagens: um estudo de Práticas em Mudança Ana Maria Magalhães Silva Morais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A Municipalização da Educação e a Escola a Tempo Inteiro: estudos de caso de duas Câmaras Municipais da região Norte do país Ana Margarida Duarte Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O Impacto da Agenda Educativa Global na Atividade e Identidade Docentes Elisabete Ventura Roque Viais (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 A Avaliação da Formação: Reflexões a Partir de um Estudo de Caso Sílvia Neves Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Os Cursos de Educação e Formação: seleção social ou democratização do ensino Maria do Céu Lourenço Correia do Poço (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Trajetórias Escolares Atípicas - O Impacto da Bolsa de Mérito no Projeto de Vida dos Estudantes Lídia Maria da Silva Calvão Morgados dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Políticas e intervenções da universidade na EA: um estudo comparativo entre uma acção de extensão universitária desenvolvida em Portugal e outra no Brasil Marcelo Dante Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Processo de Bolonha e Mudanças no Ensino Superior: Um Estudo no Ensino Superior Politécnico Isabel Maria de Ardions Braz de Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Programme for International Student Assessment (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Políticas para a Educação de Adultos em Portugal (1996-2006). A emergência da educação para a competitividade Paula Cristina da Encarnação Oliveira Guimarães (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Os estudos PISA e o ensino das Ciências Físico-Naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional Carlos Filipe de Almeida Barroso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Los Cambios en la governanza del sistema educativo en Honduras: la politica de desconcentración de la educación pré-basica y media (1990-2010) Ricardo Morales (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Identidade Profissional em Mutação. Um estudo sobre os formadores dos Centros Novas Oportunidades Susana Maria da Silva Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Escola a Tempo Inteiro: da fase de implementação à fase de estabilização Maria Dulce Pereira Leite de Faria (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Oportunidades de Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida. Análise do impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências a nível secundário no projecto educativo/formativo dos adultos Francisco José Oliveira da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Professores titulares e (outros) professores. Profissão, trabalho e relações entre docentes: breve ensaio sobre um processo de mudança. Maria Olímpia Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 A europeização da educação e formação em Portugal (2000-2009): o ensino profissionalizante. Maria Emília Baía Ferra Galvão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 Memória e movimento «Grupos de Estudo», Política Educativa e Profissão Docente Ademar Horácio Aires (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2010 O insucesso/abandono escolares no ensino básico: cursos de educação e formação, uma resposta? Marisa Oliveira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Estratégias de aprendizagem ao longo da vida na União Europeia. Análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem ao longo da de cinco estados-membros Cláudia Susana Coelho Neves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Políticas para a Educação de Adultos em Portugal - a governação pluriescalar da Nova Educação e Formação de Adultos (1996-2006) Rosanna Maria Barros Sá (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 A Escola Não Tem Nada a Ver. A construção da experiência social e escolar dos jovens do ensino secundário. Um estudo sociológico a partir de Grupos de Discussão Maria Cecília Pereira dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Globalização e Educação de Jovens e Adultos: uma análise do financiamento brasileiro da EJA nos governos FHC e Lula Mauro Maisonave de Melo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional: o mandato promotor da individualização meritocrática José Augusto Moreira Gonçalves Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 O discurso de avaliação no contexto educativo português. Uma abordagem discursiva da avaliação. Maria João Brandão (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2007 A Pedagogia Crítica e Educação de Adultos Sílvia Raquel da Silva Leite Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Avaliação Institucional Escolar. Um estudo exploratório de uma experiência Maria do Carmo Martins Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 O trabalho e a(s) cultura(s) profissional(ais) dos directores de turma: um ensaio de análise sociológica Tânia Sofia Carvalhosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2005 Avaliação Educacional em Portugal e no Brasil: políticas e práticas no ensino secundário e médio. Contributo para uma análise sociológica comparada Martha Aparecida Santana Marcondes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 A Narrativa enquanto Instrumento de Investigação e de Autoconhecimento Ana Rita da Costa Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2005 Texturas do Ensino Superior: Entre o Ceptro e a Rotina Maria do Céu da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2004 Uma ética crítica na construção de um discurso democrático Emília Borges Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2004/04/01 - Atual Revista Portuguesa de Educação
1998 - 2014 Revista Portuguesa de Educação/Portuguese Journal of Education (0871-9187) CIEd - Centro de Investigação em Educação
1996/01/19 - 2006/09/28 Revista Educação, Sociedade & Culturas

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - Atual Parecer: Mérito da Obra para Efeitos de Efeitos de Publicação no concurso de Publicações em Ciências Sociais a Humanas
2006 - Atual Parecer: Projecto SEARA - Sucesso Educativo e Autonomia Relativa Alargada
2004 - Atual Parecer: Projecto de Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia. Análise comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Educação/Formação ao longo da Vida

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/10 - Atual Políticas de Educação e Formação ao longo da Vida (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/10 - Atual Políticas Educativas (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/10 - Atual Sociologia da Educação e da Formação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/10 - Atual Coordenação Educativa e Direção de Turma (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Políticas de Educação e Formação ao longo da Vida Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Sociologia da Educação e da Formação Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Políticas Educativas II Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Sociologia da Educação Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Coordenação Educativa e Direcção de Turma Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - 2012/07 Políticas Educativas Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Liderança escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2011 - 2011 Liderança escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2010 - 2010 Políticas de educação para todos: diferença com igualdade? Outra (Curso médio)
2008/09 - 2009/07 Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Sociologia da Educação e da Formação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Políticas Educativas II (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Temas de Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Sociologia da Educação e da Formação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Políticas Educativas II (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Sociologia da Escola (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Globalização e Educação de Adultos: Dimensões Europeias (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Temas de Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Educativos (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Políticas Sociais e Democracia nas Organizações (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2003/09 - 2008/07 Política Educativa (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 A aprendizagem ao longo da vida: Portugal no contexto das políticas e práticas europeias Outra (Curso médio)
2007 - 2007 Sessão temática educação, formação, empreendedorismo, da semana cultural da escola secundária Tomas Pelayo Outra (Curso médio)
2007 - 2007 Conferência plenária educação/formação e a (re) inserção no mercado de trabalho do II congresso nacional da rede portuguesa das cidades educadoras municípios educadores vs territórios multiculturais Outra (Curso médio)
2007 - 2007 Associação de cooperação entre-margens (ACEM) Outra (Curso médio)
2006 - 2006 Curso de verão círculo de saberes Extensão e divulgação científica (Curso médio)
1995/09 - 2003/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1995/09 - 2003/07 Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1995/09 - 2003/07 Políticas Sociais e Democracia nas Organizações (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1994/09 - 1995/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1994/09 - 1995/07 Organização e Administração Escolar (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1994/09 - 1995/07 Prática Pedagógica I (Outros) Universidade do Minho, Portugal
1993/09 - 1994/07 Sociologia da Educação (Outros) Universidade do Porto, Portugal
1993/09 - 1994/07 Organização e Administração Escolar (Outros) Universidade do Porto, Portugal
1993/09 - 1994/07 Prática Pedagógica I (Outros) Universidade do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - Atual Concurso para recrutamento de um posto de trabalho de Professor Auxiliar, da área disciplinar de Políticas de Educação e Formação - Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Professor Auxiliar área disciplinar de Políticas de Educação e Formação - Política e Administração Educacional. Universidade de Lisboa, Portugal