???global.info.a_carregar???
Ana Capelo. Concluiu o(a) Doutoramento em Biologia em 2009/07/02 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Biologia, Mestrado em Secreção Vegetal e Recursos Renováveis em 1996/11/01 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Biologia em 1992/07/01 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia. É Tecnica Superior especializada na área das ciências no(a) Câmara Municipal de Viseu. Publicou 14 artigos em revistas especializadas. Possui 9 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: International collaboration; Curricular innovation; In-service teacher training; Challenges in higher education; Dynamics of the production of knowledge; Student motivation; Progress in studies; Dropping out of higher education; Currículo; Ensino Secundário; Políticas Educacionais; Timor-Leste; East Timor; Secondary education curriculum; New educational resources; Pedagogical practices; Educação em Ciências-Tecnologia-Sociedade; Ensino Secundário Geral; Restruturação curricular; Timorese curricular reform; curricular materials; general secondary school; applied sciences; science education practices; Avaliação a médio termo; colaboração internacional de Portugal; educação pré-secundária e secundária; implementação do currículo timorense; Curricular materials; General secondary school; School organization; Teacher and student mobilization; Reforma curricular de Timor; Materiales curriculares; Escuela secundaria general; Organización escolar; Maestro y movilización estudiantil; Curricular restructuring; Secondary education; East-Timor; Maths; Ciências da educação; Educação em ciências; Ensino das ciências; Ensino básico 2º ciclo; Poluição do ar; Gestão do ambiente; Trabalhos práticos; Ensino; Educação em Ciências; Ensino de Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Recinto Escolar; Consciencialização Ambiental; Trabalho Prático; Educação científica; Tecnologia da educação; Poluíção da água; Metodologia científica; Estratégias da aprendizagem; Utilidade do conhecimento científico; Poluição da água; Biologia; Biotecnologia vegetal; Genética vegetal; Clonagem; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Capelo

Nomes de citação

  • Capelo, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
6910-EBA2-3D03
ORCID iD
0000-0002-9725-5813
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=F0wwXkMAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
N-1755-2013
Scopus Author Id
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=16063057900

Endereços de correio eletrónico

  • anacapelo@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2009/07/02
Concluído
Biologia (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro Departamento de Biologia, Portugal
2002/07/02
Concluído
Biologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Biologia e Biotecnologia Vegetal numa Perspectiva de Sustentabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/11/01
Concluído
Secreção Vegetal e Recursos Renováveis (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1992/07/01
Concluído
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

2018/01/19 - Atual Técnica Superior especializada na área das ciências
Câmara Municipal de Viseu, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2015/10 Research on the project: TIMOR – Evaluating the impact of restructuring the system of secondary education in East Timor – a study in the context of international cooperation
Researcher in project PTDC/MHC-CED/5065/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2014 - 2015/10 Researcher on the Project "The impact of the restructuring of secondary education curriculum in Timor-Leste – a study in the framework of international cooperation”
researcher in project PTDC/MHC-CED/5065/2012
Fundation of Science and Technology, Portugal
2010 - 2013/04 Projeto de pós-doutoramento intitulado Novas abordagens de ciências no ensino secundário em Timor-Leste: contributos para a sua implementação
SFRH/BPD/65032/2009
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2018/12/31 Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal
Refª UID/Multi/04016/2016
Orientador
Caixa Geral de Depositos
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Margarida Capelo; Maria Paula Carvalho; Lucimara Cunha Santos; Luís Menezes; António Ribeiro; Anabela Novais; João Nunes; et al. "Interdisciplinaridade no ensino superior: um projeto de cooperação Portugal- Brasil". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2850.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2850
  2. Capelo, Ana. "Middle school curriculum in east-timor and its articulation with secondary school | Programme d’enseignement présecondaire au timor-oriental et son articulation avec l’enseignement secondaire | Currículo do pré-secundário em timor-leste e sua articulação com o secundário geral | Currículo de la pre secundaria en timor oriental y su articulación con la secundaria general". Cadernos de Pesquisa 47 164 (2017): 520-539. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021269510&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/198053143738
  3. Capelo, Ana. "Currículo do Pré-Secundário em Timor-Leste e articulação com o Secundário Geral". Cadernos de Pesquisa (2016): http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3738.
  4. Capelo, Ana. "School organization and the mobilization of teachers and students in the use of a new general secondary education curriculum in East Timor". Journal of New Approaches in Educational Research (2015):
    10.7821/naer.2015.7.135
  5. Isabel Cabrita; Margarida Lucas; Ana Capelo; Adriana Ferreira. "Maths in-service Teacher Training and the Restructuring of Secondary Education in East-Timor". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015):
    10.1016/j.sbspro.2015.04.129
  6. Capelo, Ana. "Maths In-Service Teacher Training And The Restructuring Of". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2014): http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815023897.
    doi:10.1016/j.sbspro.2015.04.129
  7. Lopes, Betina; Almeida, Patricia; Martinho, Mariana; Capelo, Ana; Laborda, JC; Ozdamli, F; Maasoglu, Y. "What do we learn when we teach abroad? Reflections about International Cooperation". 5th World Conference on Educational Sciences 116 (2014): 3930-3934. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000335471204009&KeyUID=WOS:000335471204009.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.869
  8. Ana Capelo; Conceição Santos; Maria Arminda Pedrosa. "Education for sustainable development in East Timor". Asian Education and Development Studies 3 2 (2014): 98â¿¿117-98â¿¿117. http://dx.doi.org/10.1108/aeds-03-2013-0021.
    10.1108/aeds-03-2013-0021
  9. Capelo, Ana; Santos, Conceicao; Loureiro, Susana; Arminda Pedrosa, M.. "PHYTOTOXICITY OF LEAD ON LACTUCA SATIVA: EFFECTS ON GROWTH, MINERAL NUTRITION, PHOTOSYNTHETIC ACTIVITY AND OXIDANT METABOLISM". Fresenius Environmental Bulletin 21 2A (2012): 450-459. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000302925300008&KeyUID=WOS:000302925300008.
  10. Capelo, A.; Santos, C.; Loureiro, S.; Pedrosa, M.A.. "Phytotoxicity of lead on Lactuca sativa: Effects On growth, mineral nutrition, photosynthetic activity and oxidant metabolism". Fresenius Environmental Bulletin 21 2 A (2012): 450-459. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859941201&partnerID=MN8TOARS.
  11. Capelo, A.M.; Silva, S.; Brito, G.; Santos, C.. "Somatic embryogenesis induction in leaves and petioles of a mature wild olive". Plant Cell, Tissue and Organ Culture 103 2 (2010): 237-242. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149499574&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11240-010-9773-x
  12. Lopes, T.; Capelo, A.; Brito, G.; Loureiro, J.; Santos, C.. "Genetic variability analyses of the somatic embryogenesis induction process in Olea spp. using nuclear microsatellites". Trees - Structure and Function 23 1 (2009): 29-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-58549115046&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00468-008-0251-6
  13. Loureiro, J.; Capelo, A.; Brito, G.; Rodriguez, E.; Silva, S.; Pinto, G.; Santos, C.. "Micropropagation of Juniperus phoenicea from adult plant explants and analysis of ploidy stability using flow cytometry". Biologia Plantarum 51 1 (2007): 7-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33947533177&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10535-007-0003-2
Capítulo de livro
  1. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. "Science education practices in the framework of secondary school curricular restructuring in East Timor". Nova Science Publishers, 2016.
  2. Cabrita, Isabel; Capelo, Ana; Ferreira, Adriana. "Ressonâncias da formação de professores face aos desafios do currículo do ensino secundário geral de Timor-Leste". Edições Pedago, 2015.
Livro
  1. Isabel Cabrita; Margarida Lucas; Ana Capelo; Adriana Ferreira; Carlos Santos; Margarida Morgado; Mariana Martinho; Patrí. Implementar a Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste - Construindo Qualidade. Unpublished. 2015.
    10.13140/RG.2.1.3449.8081
Poster em conferência
  1. Capelo, Ana. "Desafios no ensino superior - Integração dos estudantes nas dinâmicas de produção do conhecimento científico, Capelo & Cabrita". 2017.
    10.13140/rg.2.2.23502.15684
Tese / Dissertação
  1. Silva, Daniela Costa e. "Atividades sobre poluição do ar envolvendo o recinto escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14434.
  2. Ferreira, Carla Sofia Seabra. "Utilidade do conhecimento científico sobre poluição da água para o quotidiano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14616.
  3. Capelo, Ana Margarida de Oliveira. "Biologia e biotecnologia vegetal numa perspectiva de sustentabilidade". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10773/964.

Outros

Outra produção
  1. Capelo, Ana. 2017. Carvalho M. P. & Capelo A. (2017). Estudos no âmbito da didática das ciências, Chapter em e-book, publicações ESEV/IPV, Viseu.
    10.13140/rg.2.2.32528.10249
  2. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2017. Challenges in higher education: involving students in the dynamics of the production of scientific knowledge. Society is currently contending with numerous problems for which, in many cases, no solutions have been found yet. One of those major issues is unemployment, which affects the population as a whole but has damaging repercussions on students attending higher education (HE) institutions and is hugely demotivating for them. Measures to combat student failure in education, often caused by this lack of. http://hdl.handle.net/10773/18436.
  3. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2017. Currículo do pré-secundário em Timor-Leste e sua articulação com o secundário geral. Problemas herdados nas últimas décadas conduziram Timor-Leste a reestruturar os currículos do ensino pré-secundário – EPS – e do secundário geral – ESG.1 Atendendo à importância de uma adequada articulação vertical ao longo dos ciclos de escolaridade e diante do cumprimento de uma primeira edição completa do EPS, importa estudar se tal currículo está alinhado com o do ESG, em particular no que res. http://hdl.handle.net/10773/17843.
    10.1590/198053143738
  4. Capelo,Ana Margarida; Cabrita,Isabel. 2017. Currículo do pré-secundário em timor-leste e sua articulação com o secundário geral. RESUMO Problemas herdados nas últimas décadas conduziram Timor-Leste a reestruturar os currículos do ensino pré-secundário - EPS - e do secundário geral - ESG.1 Atendendo à importância de uma adequada articulação vertical ao longo dos ciclos de escolaridade e diante do cumprimento de uma primeira edição completa do EPS, importa estudar se tal currículo está alinhado com o do ESG, em particular no. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000200006.
  5. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2017. Currículo do pré-secundário em Timor-Leste e sua articulação com o secundário geral. Problemas herdados nas últimas décadas conduziram Timor-Leste a reestruturar os currículos do ensino pré-secundário – EPS – e do secundário geral – ESG. Atendendo à importância de uma adequada articulação vertical ao longo dos ciclos de escolaridade e diante do cumprimento de uma primeira edição completa do EPS, importa estudar se tal currículo está alinhado com o do ESG, em particular no que resp. http://hdl.handle.net/10400.19/4614.
  6. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2016. Intenções e desafios do novo currículo do Ensino Secundário Geral na promoção de inter-relações CTS: Um estudo desenvolvido no âmbito do Projeto Timor. O artigo inscreve-se no Projeto Avaliação do impacte da implementação da restruturação curricular do ensino secundário geral em Timor-Leste: um estudo em contexto de cooperação internacional. Partindo da reconhecida importância de uma praxis alinhada com o movimento CTS, o presente estudo pretendeu: analisar se e de que modo o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) e programas de disc. http://hdl.handle.net/10773/17493.
  7. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2015. In-service teacher training in the use of new curricular materials: the particular case of East Timor. In any context of curricular reform, the effectiveness of whatever new teaching materials are available depends on the ability of the teacher to use them as intended. Thus, many studies emphasize the continuous training of teachers as a decisive factor for the appropriate use of these materials. East Timor is no exception in this respect, and in the scope of the recent secondary school reforms, de. http://hdl.handle.net/10773/14659.
  8. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel; Lucas, Margarida. 2015. Crossing boundaries: teacher trainers and science curriculum implementation in East Timor. In-service teacher training is being implemented in East Timor in order to help Timorese teachers, who are ill-prepared to exploit new educational resources, as part of the restructuring of the secondary education curriculum in Portuguese. Such in-service teacher training has been implemented for all 14 disciplines, including the science and technology ones. Taking into account such issues, the pu. http://hdl.handle.net/10773/14690.
    10.1016/j.sbspro.2015.04.133
  9. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2015. Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste. Em face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criar. http://hdl.handle.net/10773/17519.
  10. Capelo, Ana; Cabrita, Isabel. 2015. School organization and the mobilization of teachers and students in the use of a new general secondary education curriculum in East Timor. Given that reforms involving how to deal with the past are extremely difficult, especially when the past involves memories of victimization, death, and destruction so widespread that a high percentage of the population is affected, the main purpose of this article is to describe how the general secondary education (GSE) curriculum in East Timor – an ancient Portuguese colony – is organized in term. http://hdl.handle.net/10773/14696.
    10.7821/naer.2015.7.135
  11. Cabrita, Isabel; Lucas, Margarida; Capelo, Ana; Ferreira, Adriana. 2015. Maths in-service Teacher Training and the Restructuring of Secondary Education in East-Timor. East Timor is undergoing a profound restructuring of its secondary education. For its success, it is crucial that foreign entities maintain their support regarding in-service training of secondary school teachers. In this context, we defined the following research questions: Under which conditions is in-service teacher training in Mathematics (Maths from this point onwards) being implemented in Ea. http://hdl.handle.net/10773/14693.
    10.1016/j.sbspro.2015.04.129
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10/18 - 2018/10/18 Organização do seminario : interdisciplinaridade no ensino superior (2018/10/18 - 2018/12/31)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/01/01 - Atual OAN Sustainability Thinkershub AB
2013/04/01 - Atual ASIAN JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE (0976-8947) Thinkershub AB

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1998/10/01 - 2006/09/21 Regência das disciplinas de Biologia, Ciências da Natureza, Ecologia e Educação Ambiental, Estudo do Meio, Ciências do Ambiente, Bioquímica, Mineralogia e Geologia, Didáticas das Ciências da Natureza I e II, Gestão do Património Natural e Ecoturismo, Metodologia da Investigação e Dietética aos cursos Professores do ensino básico 1º ciclo; professores do ensino básico (2º ciclo) nas variantes Português/Inglês; Português/Francês; Matemática/Ciências da Natureza; Educação Física e Educação Visual e Tecnológica. Supervisora de estágios à PPS. curso de licenciatura em matemática/ciências e curso de licenciatura ao 1º e 2º ciclo (Licenciatura)
Distinções

Título

2018 Técnica superior especializada na área das ciências
Câmara Municipal de Viseu, Portugal