???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Vieira
Data de nascimento
1969/10/25
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Vieira, Fernando

Identificadores de autor

Ciência ID
6C14-D212-193B
ORCID iD
0000-0001-5630-5135
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Educação Física e Desporto
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Menção de Aprovado com Distinção por Unanimidade
1999 - 2003
Concluído
Educação Física (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Aprovado por Unanimidade
1989 - 1994
Concluído
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Classificação Final de Curso de 15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2014 - 2015 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
Diocese de Santarém, Portugal
2005 - 2014 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2010 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2006 - 2010 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2007 - 2008 Professor Visitante (Docente Universitário) Universita' degli Studi di Roma Foro Italico Facoltà di Scienze Motorie, Itália
2004 - 2008 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2005 - 2007 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Portugal
2003 - 2005 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Arrentela , Portugal
Câmara Municipal do Seixal, Portugal
2001 - 2005 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Corroios, Portugal
Câmara Municipal do Seixal, Portugal
2000 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundaria do Monte de Caparica, Portugal
1997 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Romeu Correia, Portugal
1996 - 1997 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, Portugal
1995 - 1996 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2 3 da Cova da Piedade, Portugal
1994 - 1995 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2 3 do Monte de Caparica, Portugal
1993 - 1994 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Terceiro ciclo Padre António Vieira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Membro representante do Desporto e Educação no Conselho Superior para a Inovação e Sustentabilidade do Instituto Piaget Instituto Piaget, Portugal
2021 - 2022/03 Secretário da Comissão de Ética do Instituto Piaget Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2020 Director de Unidade Orgânica Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2020 Presidente do Conselho Científico Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2015 - 2016 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2007 - 2016 Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana Associação Portuguesa de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/02/14 - 2027/07/15 OriProf : As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e a sua influência nas diferentes dimensões do currículo para um estilo de vida ativo e saudável
Prc 72
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal

Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
Em curso
2023/01 - 2026/01 Projeto Prevenção de Quedas: Stay Up
P43-S63-13/09/2023
Investigador
Instituto Piaget, Portugal

Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
Em curso
2022 - 2023 Geração Bem Sénior
Nº CP/219/DDT/2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Piaget, Portugal

Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Vieira, Fernando. "As Orientações Educacionais dos Professores e a Nova Avaliação de Desempenho no contexto do Decreto-regulamentar n.º2/2008", Jornal em Suporte Digital, Setúbal na Rede, 2008, http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=1685.
Artigo em revista
  1. Samuel Honório; Marco Batista; João Serrano; João Petrica; Miguel Rebelo; Fernando Vieira; André Lopes; Jorge Santos. "Analysis of anthropometric and physical performance variables in U-17 soccer players". Frontiers in Sports and Active Living (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1284411.
    10.3389/fspor.2023.1284411
  2. S. Honório; M. Batista; J. Santos; J. Serrano; J. Petrica; F. Vieira; J. Martins. "External and internal load during the effort tests in different ages in young futsal players: association between leg power, shot speed and fatigue levels". Comparative Exercise Physiology (2023): http://dx.doi.org/10.3920/cep220041.
    10.3920/cep220041
  3. Ribeiro, Bruno; Forte, Pedro; Vinhas, Raquel; Marinho, Daniel A.; Faíl, Luís B.; Pereira, Ana; Vieira, Fernando; Neiva, Henrique P.. "Reply to: Comment on: ¿The Benefits of Resistance Training in Obese Adolescents: A Systematic Review and Meta-analysis¿". Sports Medicine - Open 9 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1186/s40798-022-00547-3.
    10.1186/s40798-022-00547-3
  4. Bruno Ribeiro; Pedro Forte; Raquel Vinhas; Daniel A. Marinho; Luís B. Faíl; Ana Pereira; Fernando Vieira; Neiva, H. P.. "The Benefits of Resistance Training in Obese Adolescents: A Systematic Review and Meta-analysis". Sports Medicine - Open (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s40798-022-00501-3.
    10.1186/s40798-022-00501-3
  5. Catarina Ruivo; Hélder Mesquita; Bruno Pereira; Mark Ribeiro; Manuel Pereira; Bruno Paixão; Fernando Vieira. "O ensino da dança na Educação Física". Zenodo (2022): https://zenodo.org/record/6467099.
    10.5281/ZENODO.6467099
  6. Diana Constantino; Catarina Marques; Carla Silva; Diogo Furão; Marco Calado; Fernando Vieira. "As características dos professores de Educação Física que influenciam um estilo de vida ativo e saudável". Zenodo (2022): https://zenodo.org/record/6457517.
    10.5281/ZENODO.6457517
  7. Vieira, Fernando; Mendes, José; Craveiro, Catarina. "Perceção de homofobia e discriminação da comunidade LGBTQIA+ no contexto da disciplina de Educação Física em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2021): http://dx.doi.org/10.31211/rpics.2021.7.2.222.
    10.31211/rpics.2021.7.2.222
  8. Mendes, José; Vieira, Fernando. Autor correspondente: Mendes, José. "Do senso comum ao conhecimento científico: Etapas para a redação de um artigo". Germinare 1 1 (2021): 60-70. https://doi.org/10.5281/zenodo.5557041.
  9. Vieira, Fernando. "A relação entre a prática de exercício física e a imagem corporal". Germinare 1 1 (2021): 81-96. https://doi.org/10.5281/zenodo.5557220.
    Publicado
  10. Jéssica Barbosa; Fernando Vieira; Marta Sousa. "Effectsof Extracurricular Physical Activity on the Physical Fitness Levels of Youngsters in School Environments". Journal of Sports Science 7 2 (2019): http://dx.doi.org/10.17265/2332-7839/2019.02.002.
    10.17265/2332-7839/2019.02.002
  11. Vieira, Fernando A. R.; Carreiro da Costa, Francisco. "As Orientações Educacionais dos Professores Portugueses de Educação Física (Las orientaciones educacionales de los profesores de Educación Física)". Retos 31 (2016): 252-258. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v0i31.53498.
    10.47197/retos.v0i31.53498
Artigo em revista (magazine)
  1. Vieira, Fernando. "Formação e Exercício Físico", Revista Performance, 2009
Capítulo de livro
  1. Vieira, Fernando. "A atividade física e estilos de vida saudável potenciadores do bem-estar. Saúde, Lazer e Bem-estar". In celebração dos 25 anos de adesão da cidade de Almada à Associação Internacional das Cidades Educadoras, 135-181. Camâra Municipal de Almada, 2023.
  2. Vieira, Fernando. "A influência das orientações educacionais na educação formal e informal das crianças e jovens adolescentes". In Livro de resumos do 1º Seminário de Direito ao Tempo Livre lazer e Cultura na Infância e Juventude, 4-5. Rede Municipal CATL/ a Ponte Norte- Cooperativa de Ensino e de Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL/Câmara Municipal da Ribeira Grande, 2022.
    Publicado
  3. Vieira, Fernando; Semedo, Daniela; Silva, Marlene; Ferreira, Bruno; Rodrigues, José. "O Exercício Físico e a Aptidão Física no Envelhecimento Ativo". In Diversidade no envelhecimento, editado por Azaredo, Zaida, 71-93. Lisboa: Lisboa: Instituto Piaget, 2022.
    Publicado
  4. Vieira, Fernando; Moura, Margarida; Ferreira, Bruno. "A Metodologia Qualitativa em Estudos Etnográficos de Dança Tradicional e Popular Portuguesa". In Teoria e Prática em Investigação Qualitativa, 57-89. Lisboa, Portugal: Lisboa: Instituto Piaget, 2019.
    Publicado
  5. Barbosa, Jéssica; Vieira, Fernando. "A Influência dos Projetos Extracurriculares nas Competências Motoras e Aptidão Física dos Adolescentes". In Estudos em desenvolvimento motor da criança, 107-113. Lisboa, Portugal: Lisboa: Instituto Piaget, 2018.
    Publicado
  6. Brouillard, Mathilde; Vieira, Fernando. "As Orientações Educacionais dos Professores e a Inclusão do Yoga no Currículo Nacional de Educação Física". In Estudos em desenvolvimento motor da criança, 205-211. Lisboa, Portugal: Lisboa: Instituto Piaget, 2018.
    Publicado
  7. Diniz, Márcia; Vieira, Fernando. "A Perceção de Alunos do Ensino Básico/Regular em Relação a Alunos com Necessidades Educativas Especiais". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, 317-323. Lisboa, Portugal: Lisboa: Instituto Piaget, 2018.
    Publicado
  8. Vieira, Fernando; Carreiro da Costa, Francisco. "As orientações educacionais dos professores de Educação Física e a promoção de um estilo de vida ativo". In Rumos Pedagógicos da Educação Física em Portugal, 41-63. Coimbra, Portugal: CEIS 20, 2012.
    Publicado
  9. Vieira, Fernando. "As Orientações Educacionais nas (an)danças do Currículo". In Dança em Contextos Educativos, editado por Moura, Margarida; Monteiro, Elisabete, 51-61. Lisboa, Portugal: FMH edições, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Vieira, Fernando; Rodrigues, Paula; Rebolo, Amalia; Silva, Luis; Dias, Amâdio. Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa, Portugal: Lisboa: Instituto Piaget. 2018.
Livro
  1. Vieira, Fernando. As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Currículo Institucional. Lisboa, Portugal: Horizontes Pedagógicos. Eds. Instituto Piaget. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Paula; Barros, Rita; Freitas , Cidália. "Geração Bem-Sénior: Implementação de um Programa Desportivo". Trabalho apresentado em 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention, 2023.
  2. Adrião, João; Craveiro, Catarina. "Perceção dos rapazes em relação às raparigas nos jogos desportivos coletivos nas aulas de educação física". 2019.
  3. Craveiro, Catarina. "A Perceção Das Raparigas Em Relação à Educação Física". Trabalho apresentado em 14º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, 2019.
  4. Sousa, Marta; Barbosa, Jéssica. "The influence of extracurricular activities in muscular fitness of students of the 5th year of the 2nd cycle of basic education". 2016.
  5. Alves, Álvaro; Vieira, Paulo. "Study of Physical Fitness for Seniors on Alma Senior Project". 2016.
  6. Santos, S; Mendes, P. Encarnação, A., Marques, L., Gouveia, C., Pereira, J., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M. ; Vieira, Fernando. "Opinião dos encarregados de educação relativamente à dinâmica das aulas de natação para bebés no distrito de Setúbal". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto - Instituto Politécnico da Guarda, 2014.
  7. Piteira, R., Aceña, D., Gomes, G., Candeias, I., Oliveira, T., Reis, M., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M. "A emissão de feedback durante uma aula de grupo em ginásios da cidade de Setúbal". 2014.
  8. Espada, M., Carvalho, J., Figueiredo, T., Aceña, D., Vieira, F., Pereira, A.. "A inclusão de alunos do primeiro ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais na atividade física e desporto". Trabalho apresentado em III Congresso inclusão pelo Desporto, Guimarães., 2013.
  9. Pereira, A., Carvalho, J., Martins, A., Figueiredo, T., Encarnação, A., Vieira, F., Espada, M.. "Atitude e perceção de estudantes universitários relativamente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na atividade física e desporto". 2013.
  10. Vieira, Fernando; Carreiro da Costa, Francisco. "Physical Education Curriculum and the Promotion of an Active and Healthy Life Style". 2011.
  11. Lopes, José; Vieira, Fernando. "Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra". 2009.
  12. Lopes, J.; Vieira, F.. "Práticas de Lazer no Tempo Livre – Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra". 2009.
Resumo em conferência
  1. Piteira, R., Aceña, D., Gomes, G., Candeias, I., Oliveira, T., Reis, M., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M. "A emissão de feedback durante uma aula de grupo em ginásios da cidade de Setúbal". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto - Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2014.
    Publicado
  2. Santos, S., Mendes, P., Encarnação, A., Marques, L., Gouveia, C., Pereira, J., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M.. "Opinião dos encarregados de educação relativamente à dinâmica das aulas de natação para bebés no distrito de Setúbal". Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto - Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 2014.
    Publicado
  3. Vieira, Fernando; Carreiro da Costa, Francisco. "O ensino da Dança na Oferta Curricular da Educação Física". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, Oeiras, 2011.
    Publicado
  4. Vieira, Fernando; Carreiro da Costa, Francisco. "A Oferta Curricular em Educação Física e a Promoção de um Estilo de Vida Activo". Braga, 2011.
    Publicado
  5. Vieira, Fernando; Carreiro da Costa, Francisco. "La oferta curricular en educación física y la promoción de un estilo de vida activo". Coruña, 2010.
    Publicado
  6. Lopes, José; Vieira, Fernando. "Free time leisure activites – a case study among chlidren from elementary school in Sesimbra". Lisboa, 2010.
    Publicado
  7. Vieira, Fernando. "As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Ensino Artístico da Dança: Percursos e Desenvolvimento Curricular em Portugal". Almada, 2009.
    Publicado
  8. Lopes, José; Vieira, Fernando. "Práticas de Lazer no Tempo Livre – Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Aprendizagem/Desenvolvimento: Linhas de Fundo, Novas Tendências e Perspectivas, Almada, 2009.
    Publicado
  9. Espada, Mário; Lima-Rodrigues, Luzia; Vieira, Fernando. "A Inclusão na Educação Física Escolar: Objectivos, expectativas e desenvolvimento". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Aprendizagem/Desenvolvimento: Linhas de Fundo, Novas Tendências e Perspectivas, Almada, 2009.
    Publicado
  10. Espada, Mário; Lima-Rodrigues, Luzia Mara Silva; Vieira, Fernando. "A Inclusão na Educação Física Escolar: uma (ir)realidade curricular nas escolas do Distrito de Setúbal". Braga, 2009.
  11. Espada, Mário; Lima-Rodrigues, Luzia; Vieira, Fernando. "The Inclusion of Students With Special Educational Needs in Physical Education Classes". Porto, 2009.
  12. Lopes, José; Vieira, Fernando. "Práticas de Lazer no Tempo Livre – Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra". Ponta Delgada, 2009.
    Publicado
  13. Vieira, Fernando. "Dança Popular Portuguesa, um projecto de Dança Educativa na Escola". Almada, 2007.
    Publicado
  14. Carreiro da Costa, Francisco; Vieira, Fernando. "The impact of PE value orientations on the interpretation of the recommended curriculum". Jyvaskyla, 2006.
    Publicado
  15. Vieira, Fernando. "A Dança Tradicional Portuguesa em Contexto Educativo". Trabalho apresentado em Seminário Corpo: Conceitos e Práticas em Motricidade, Almada, 2006.
Tese / Dissertação
  1. "As Orientações Educacionais dos Professores, o Currículo e a Promoção de Estilos de Vida Ativos em Educação Física". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2015.
  2. "As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Currículo Institucional". Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 2003.
  3. "O Desenvolvimento Currícular em Educação Física no 3º Ciclo do Ensino Básico". Licenciatura, Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1994.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Projeto Geração Bem-Sénior: Perceção dos Agentes Envolvidos na sua Implementação
Observatório de Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) (Porto, Portugal)
2022/11/22 A importância do Desporto na Formação e Cidadania dos Jovens Fórum Mundial para a Cidadania e Educação
Virtual Educa - Fundação Calouste Gulbekian (Lisboa, Portugal)
2022/11/12 A influência das orientações educacionais na educação formal e informal das crianças e jovens adolescentes
Rede Municipal CATL/ a Ponte Norte- Cooperativa de Ensino e de Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL/Câmara Municipal da Ribeira Grande (Ribeira Grande - Açores)
2022/10/19 A atividade física e estilos de vida saudável potenciadores do bem-estar. Saúde, Lazer e Bem-estar
Câmara Municipal de Almada
2022/06/01 As Orientações Educacionais dos Professores e o Currículo Operacional na Expressão e Educação Físico-Motora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2021/11/11 A Perceção dos alunos relativamente ao modelo de ensino na pandemia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/11/11 A Perceção dos Professores face às Estratégias utilizadas em Educação Física
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/07/30 O Ensino da Dança no Contexto da Formação de Professores de Educação Física
ESECS – Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/07/30 As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e a Oferta Formativa em diferentes Formas de Dança
ESECS – Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/05/28 Handedness and manual dexterity in adults with Down Syndrom
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/05/28 Adaptive Behavior in Physical Development of Individuals with Intellectual and Developmental Disabilities
Instituto Piaget de Viseu (Viseu)
2020/11/13 O bom professor de educação física na perspetiva de alunos do 6º ano de escolaridade
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/03/02 O que é um profissional de referência no Exercício Físico?
Associação Portuguesa de Técnicos de Exercício Físico (Almada, Portugal)
2018/07/28 A diferenciação curricular e pedagógica para a igualdade de género na educação física escolar XIII Encontro de Educação: Escola Sem Muros – Flexibilização Curricular, Ambientes Educativos e Diferenciação Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada (Almada, Portugal)
2017/07/19 A influência das atividades extracurriculares na aptidão aeróbia e muscular de crianças
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2017/07/19 As Orientações Educacionais em contexto de aula: estudo de caso sobre Perfis de Orientação educacional opostos
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2016/12/11 The influence of Extracurricular Physical Activities in Cardiorespiratory Fitness and Body Composition of 5th grade students
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/11/11 Physical Education Curriculum, Physical Fitness and the promotion of an Active Life Style
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011/11/10 O ensino da Dança na Oferta Curricular da Educação Física
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Oeiras, Portugal)
2011 A Oferta Curricular em Educação Física e a Promoção de um Estilo de Vida Activo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010/06/16 Free time leisure activites – a case study among chlidren from elementary school in Sesimbra
Faculty of Human Kinectics, Technical University of Lisbon in Gulbenkian Foudantion (Lisboa, Portugal)
2010 La Oferta Curricular en Educación Física y la Promoción de un Estilo de Vida Activo
Faculty of Sports Sciences and Physical Education de Coruña (Corunha, Espanha)
2009/11/21 As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Ensino Artístico da Dança: Percursos e Desenvolvimento Curricular em Portugal
Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2009/11/21 A Inclusão na Educação Física Escolar: Objectivos, expectativas e desenvolvimento
Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2009/09/09 A Inclusão na Educação Física Escolar: uma (ir)realidade curricular nas escolas do Distrito de Setúbal
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/07/09 The Inclusion of Students With Special Educational Needs in Physical Education Classes I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2009/05/13 Práticas de Lazer no Tempo Livre – Um estudo de Caso em Crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico de Sesimbra
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2008 A Dança Tradicional Portuguesa Inclusiva
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Instituto Piaget. (Almada, Portugal)
2008 As Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e o Currículo Institucional
Instituto Universitário de Ciências Motoras de Roma (Roma, Itália)
2007/05/24 Dança Popular Portuguesa, Um projecto de Dança Educativa na Escola
Campus Universitário de Almada, Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2007/03/02 O Processo de Bolonha que impacto(s) na Oferta Educativa do Ensino Superior
Câmara Municipal de Almada (Almada, Portugal)
2006/05/04 A Dança Tradicional Portuguesa em Contexto Educativo
ISEIT – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Campus Universitário de Almada (Almada, Portugal)
2006 The impact of PE value orientations on the interpretation of the recommended curriculum
University of Jyvaskyla (Jyvaskyla, Finlândia)
2004/11/26 Programas Nacionais de Educação Física – Orientações Metodológicas Os Programas Nacionais de Educação Física
Associação de Profissionais de Educação Física do Algarve (APEFA) (Lagoa, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 A Perceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de Educação Física em Portugal
Orientador
Ana Catarina Kress de Carvalho Craveiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2022 A perceção dos alunos em relação aos atributos e competências dos seus professores de Educação Física
Orientador
Filipe Miguel Almeida de Carvalho Partidário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2022 A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico
Orientador
João Tiago Adrião (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2022 Motivação para as modalidades Aquáticas no Desporto Escolar em função do género e da idade
Orientador
Pedro Tomás Alcobia (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2022 Coordenação Motora em alunos surdos e normouvintes
Presidente do júri
Carlos Alberto Sequeira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de Educação Física
Orientador
Susana dos Santos Azinheira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 Relação entre os Índices de Aptidão Física em adolescentes e o seu Índice de massa Corporal
Orientador
Francisco José da Silva Inácio (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 A Educação Física como promotora de Atitudes e de Valores Sociais
Orientador
Marília Silva Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 Aplicação da Sociometria na formação de equipas/grupos nas aulas de Educação Física de uma turma do 10ºano
Arguente principal
Rui Pedro Vermelho da Saúde (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 Habilidade com bola: Comparação entre idades e entre géneros
Presidente do júri
André Miguel Sequeira Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 Avaliação da intensidade das aulas de educação física em alunos do 1º ano ao 12º ano durante o período de pandemia
Presidente do júri
Martim Pontífice Sousa Monteiro Lino (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2021 Comparação da aptidão física entre Rapazes e Raparigas durante a pandemia
Presidente do júri
Ricardo Miguel Ferreira Nobre (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A influência do estatuto socioeconómico nos níveis de prática da atividade física em jovens adolescentes
Orientador
Pedro Ivo Malta Fortunato (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A atividade Física, o género e o rendimento escolar no ensino secundário
Orientador
Pedro Pombo Duarte (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A motivação, a atividade física e a felicidade: um estudo em adolescentes
Arguente principal
Patrícia Sofia Barrocas Sebastião (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A motivação para a aula de Educação Física no Ensino Secundário – Ensino Público vs. Ensino Privado
Arguente principal
Nelson José da Silva Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A motivação para as aulas de Educação Física dos alunos do 2º ciclo
Arguente principal
Inês Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A motivação para as aulas de Educação Física: estudo comparativo da motivação em alunos do 2º e 3º ciclo em função do género
Arguente principal
Tiago Botelho (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Educação Física escolar
Arguente principal
Hélder Joaquim Gomes Mourisco (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 O impacto da Orquestra Geração na Inclusão Social
Presidente do júri
Vanessa Silveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 Benefícios da Música de Conjunto no 2º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Jorge Mendonça (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A importância das Bandas filarmónicas no Ensino da Música em Portugal: Estudo de caso
Presidente do júri
Cristina Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A influência da prática de Yoga na aprendizagem de um instrumento
Presidente do júri
Romeu Simões Madeira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A técnica Alexander na prevenção de lesões em pianistas e os seus benefícios na pedagogia do piano
Presidente do júri
Ana Rita Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 Aplicação da análise musical no ensino de piano no ensino básico especializado de Música
Presidente do júri
Luís Tiago Cabrita Lopo (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 O Uso da Gamification no Desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista do Piano
Presidente do júri
Joana Luís Alves Simão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 Diferenças de género na construção da relação professor-aluno no ensino especializado da música
Presidente do júri
Ana Margarida Rebolo Marques (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 A dor músculo-esquelética em músicos flautistas
Presidente do júri
Mariana Moreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2020 Perceções dos Professores Estagiários acerca da Prática de Ensino Supervisionada no contexto da formação de professores do ensino especializado da Música
Orientador
Mário Gunza (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 As orientações Educacionais dos Professores de Educação Física e os diferentes Ciclos de Ensino do Sistema Educativo Português
Orientador
Marta Sofia Dias e Sousa Alves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 O Estudo da Socialização Antecipatória em Treino Desportivo e a sua influência nas Orientações Educacionais dos Professores de Educação Física
Orientador
Álvaro Miguel da Costa Alves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Oferta Curricular dos Professores de Educação Física do Ensino Secundário no distrito de Coimbra
Orientador
Nelson Ferreira Simões (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Os Projetos Extracurriculares para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis
Orientador
Jéssica dos Santos Barbosa (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 O envolvimento desportivo de jovens em idade escolar
Arguente principal
David Assis (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Relação entre a Atividade Física e os Resultados Escolares dos alunos da Escola Básica do Alto dos Moinhos
Arguente principal
Isabel Maria de Almada Alves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 As dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do ensino básico, na lecionação da educação física
Arguente principal
Daniela Sofia Soares Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Atividade Física, Aptidão Física, Desempenho Académico, Maturação, Morfologia, Hábitos Alimentares e Estatuto Socioeconómico em alunos do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
Arguente principal
João Felix (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Arguente principal
Rafael Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Bullying: Estudo de caso numa escola da Lezíria Ribatejana
Presidente do júri
Gonçalo Nuno Neto Francisco (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 Não…isso magoa! Comportamentos violentos entre crianças/adolescentes em contexto escolar
Presidente do júri
Carminda Piqueira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 A memória na iniciação à guitarra
Presidente do júri
João Carlos Prezado da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 A importância da disciplina de classe de conjunto no programa curricular do 3º ano ao 5º ano
Presidente do júri
Maria Luís Garcia dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista
Orientador
Joaquim Casqueiro do Nascimento (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2019 O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalas
Orientador
André Rocha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A motivação para a prática da Educação Física no 3º ciclo
Orientador
Cláudia Raquel Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A Perceção de Alunos do Ensino Básico/Regular em Relação a Alunos com NEES
Orientador
Márcia Diniz Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A Atividade Física e o IMC – Questões de género, idade e ano de escolaridade
Arguente principal
Diogo Miguel Gonçalo Meneses (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Aptidão atlética em contexto escolar
Arguente principal
Ricardo Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Relação entre a performance aeróbia dos alunos com a avaliação na disciplina de matemática
Arguente principal
João Pedro Lobato Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A performance das alunas no Teste de Cooper relaciona-se diretamente com os resultados obtidos na disciplina de Matemática
Arguente principal
Ana Rita Nabiço (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A motivação para a prática do exercício físico e os resultados escolares dos alunos do 3º ciclo e secundário do colégio Atlântico
Arguente principal
Carlos Soares (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Efeito do Género na Coordenação Motora em Alunos do Ensino Básico. Estudo com M-ABC
Presidente do júri
Ricardo Chambel (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Qual a importância das bandas filarmónicas na formação de futuros ensaístas?
Presidente do júri
Paulo Assunção (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Memorização através da utilização de guias de execução na aprendizagem do clarinete em alunos do curso básico do Ensino Artístico Especializado da Música
Presidente do júri
Vera Patrícia Moreira Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Análise ao Método Suziki Vol. 1 para violino
Presidente do júri
Filipe Murat Ozguler Passos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 As expetativas dos alunos no ensino da guitarra clássica em regime de ensino articulado
Presidente do júri
Bruno Miguel Nobre Sintra da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Música em Conjunto – Uma ferramenta didática para a aula individual de guitarra clássica
Presidente do júri
João Lúcio Rodrigues Venda (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Utilização de métodos didáticos de iniciação à guitarra Clássica em Portugal
Presidente do júri
Nuno Alexandre Marçal Farinha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Contributos para o desenvolvimento curricular na disciplina de Clarinete: seleção dos manuais consensuais para o 2º ciclo do Ensino Artístico especializado
Presidente do júri
Edgar Cantante (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 A aprendizagem do trompete com recurso à tradição oral portuguesa e músicas infantis
Presidente do júri
André Marçal (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Extended Techniques da Trompa. Elaboração de um compêndio de exercícios
Presidente do júri
Fausto Mirrado (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2018 Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática do violino
Presidente do júri
Daniel de Jesus Miguéis (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 A importância das decisões de planeamento dos Professores de Educação Física
Orientador
Paulo Alexandre Marques da Cruz (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 A influência do Exercício Físico no Stress, Depressão e Ansiedade
Arguente principal
Joana Rita de Sousa Falcão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 A formação contínua em territórios educativos de intervenção prioritária
Arguente principal
Margarida Isabel de Sousa (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 Motivos para a prática desportiva de jovens em idade escolar
Arguente principal
Hugo Manuel Quaresma Afonso de Palma (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 Relação da Aptidão Física nos Ensinos Básico e Secundário
Arguente principal
Maria de Fátima Simões Saraiva da Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 O trabalho desenvolvido nas 4 áreas de formação de um professor
Arguente principal
José Figueiredo (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal
2017 Percepção que os alunos do 2º e 3º Ciclo têm sobre a disciplina de Educação Física
Arguente principal
Nuno Gonçalo Dias de Monteiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Ética e Deontologia no Exercício Clínico Mestrado em Exercício e Saúde Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - Atual Pedagogia do Desporto Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - Atual Organização, Administração e Gestão Escolar Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - Atual Dança Tradicional e Popular Portuguesa Património Cultural Tradicional e Popular Português (Pós-Graduação) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2017 - Atual Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2017 - Atual Desenvolvimento Curricular Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2015 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2015 - Atual Pedagogia e Didática da Educação Física e Desporto II Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010 - Atual Planeamento e Avaliação Pedagógica em Educação Física e Desporto Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2022 Formação de Professores em Educação Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2016 - 2017 Metodologia de Investigação Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2016 - 2017 Desenvolvimento Curricular Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2017 Pedagogia do Desporto Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010 - 2017 Teoria e Desenvolvimento Curricular Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2007 - 2017 Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2014 - 2016 Desenvolvimento Curricular Ensino de Música (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2014 - 2016 Prática de Ensino Supervisionada - Relatório Científico Ensino de Música (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2003 - 2016 Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2014 - 2015 Dança Tradicional e Popular Portuguesa (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
2013 - 2015 Expressão e Educação Físico-Motora Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2015 Tópicos Avançados de Pedagogia do Desporto Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2011 - 2015 Formação de Professores em Educação Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2013 - 2014 Dinâmicas Lúdico-Expressivas Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2014 Dança e Dinâmica do Jogo Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2014 Fundamentos de Pedagogia e Desporto Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2014 Pedagogia do Desporto I Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2014 Pedagogia do Desporto II Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2013 Expressão e Educação Físico-Motora/Dança Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2010 - 2012 Didatica da Educação Física II Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2006 - 2011 Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular Motricidade Humana (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal
2008 - 2010 Currículo e Gestão Curricular Administração e Gestão Escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2008 - 2010 Estágio e Projecto Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2008 - 2010 Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
2008 - 2010 Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2006 - 2010 Projeto Sócio-Profissional de Formação Especial Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2006 - 2010 Estágio e Relatório Final Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2008 - 2009 Didática e Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto Motricidade Humana (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal
2006 - 2009 Projeto Sócio-Profissional de Formação Especial Motricidade Humana (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal
2006 - 2009 Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2005 - 2009 Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2007 - 2008 Estratégias Educativas e Desenvolvimento Curricular em Educação Especial Educação Especial Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2007 - 2008 Currículo e Gestão Curricular Administração e Gestão Escolar (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2007 - 2008 Organização e Desenvolvimento do Currículo em Educação Especial Educação Especial (Mestrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2007 - 2008 Métodos e Técnicas da Organização e Desenvolvimento Curricular Educação Especial (Mestrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2004 - 2008 Estratégias Educativas e Desenvolvimento Curricular em Educação Especial Educação Especial Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2004 - 2008 Estágio I Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2005 - 2007 Planeamento e Intervenção Pedagógica Dança em Contextos Educativos (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2007 Estratégias de Ensino Dança em Contextos Educativos (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2007 Memória Final Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2005 - 2007 Estágio II Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2005 - 2006 Pedagogia e Didática das Atividades Físicas e Desportivas II Professores do Ensino Básico - 2.º Ciclo, variante de Educação Física (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2004 - 2006 Organização e Desenvolvimento Curricular Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2004 - 2005 Pedagogia do Desporto I Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal