Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eugénia Vasques
Nomes de citação
- Vasques, Eugénia
- Maria Eugénia Miranda Afonso Vasques
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6D1B-AAAD-6300
- ORCID iD
- 0000-0002-6257-4072
Telefones
- Telefone
-
- 21 4989400 (Profissional)
- 21 797 050 (Pessoal)
- Telemóvel
-
- 964682814 (Profissional)
Websites
- https://www.bertrand.pt/autor/eugenia-vasques/14816 (Académico)
- https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/q?mfn=41020&qf_AU==VASQUES,%20EUGENIA,%201948- (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999
Concluído
|
Seminário sobre Dramaturgia, Viagem pela Dramaturgia Contemporânea (Outros)
Teatro Nacional S. João, Centro de Dramaturgias Contemporâneas, Portugal
|
|
1995
Concluído
|
Estudos Portugueses do Século XX (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa século XX
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993
Concluído
|
Hispanic Languages and Literatures (Doctor of Philosophy)
University of California Santa Barbara, Estados Unidos
"Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1986
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
1983
Concluído
|
Programa de treino em Módulos de Comunicação (Curso de Especialização Tecnológica)
Planned Parenthood of New York City, Inc., Portugal
|
|
1981
Concluído
|
Curso de Formação de Actores-Encenadores (Outros)
Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal
|
|
1978 - 1980
Concluído
|
Curso de aperfeiçoamento artístico e de "formação de professores de expressão dramática corporal na perspectiva da criação
artística"; Estágio de Expressão Dramática Corporal e Atelier de Expressão Dramática Corporal (Outros)
Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal
Teatro Municipal S. Luiz, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Embaixada da República Democrática Alemã, Portugal |
|
1979
Concluído
|
Diplôme Supérieur d'Etudes Françaises Modernes (Diploma de especialização)
Alliance Française de Lisbonne, Portugal
|
|
1970 - 1975
Concluído
|
Estudos superiores em Psicologia (Ensino secundário)
Université de Paris VIII, França
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998 - 1999 | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1996 - 1998 | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1993 - 1996 | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1986 - 1993 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1989 - 1989 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Department of Spanish and Portuguese, University of California, Estados Unidos |
1983 - 1986 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | 8º grupo/B, Ensino Secundário, Portugal |
1978 - 1978 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Escola Preparatória Patrice Lumumba, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2004 - 2018 | Director de Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2003 - 2018 | Vice-Presidente | Conselho Nacional do Sindicato Nacional do Ensino Superior., Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1998 - 2002 | Director de Unidade Orgânica | Curso de Estudos Teatrais, Departamento de Teatro da ESTC., Portugal |
1996 - 1997 | Vice-Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1995 - 1996 | Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1995 - 1996 | Vice-Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
1989 - 1989 | Director de Unidade Orgânica | Portuguese Language House, Summer Session, University of California, Estados Unidos |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - 2018 | Representante dos Professores | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Assembleia do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2003 - 2004 | Member | Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1992 - 1992 | Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
xxxxx
Bolseiro de Doutoramento
|
Concluído
|
1989 - 1989 | Graduation Scholarship, Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, University of California, Santa Barbara.
xxxxx
Bolseiro de Investigação
|
Concluído
|
1979 - 1980 | Bolsa de estudo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
xxxxxx
Bolseiro de Mestrado
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/11/15 - 2017/05 | Repertório de Teatro em português (séculos XIX e XX) do acervo histórico do Conservatório Real de Lisboa: conservação, digitalização
e difusão do Concurso “Projetos de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais"
CIAC/ESTC
|
|
2016 - 2017 | Publicação da biografia ANTÓNIO PINHEIRO (1867-1943) no Teatro Nacional D. Maria II,
CIAC/ESTC
|
|
2016/10 - 2016/10 | Colóquio “António Pedro (1909-1966) de Corpo Inteiro”
CIAC/ESTC
|
|
2016/03 - 2016/03 | ORNADAS DE TEATRO do Teatro Nacional D. Maria II
CIAC/ESTC
|
Concluído
|
2016 - 2016 | Conference “Performance "Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo”,CCB/ Berardo Collection Museum
CIAC/ESTC
|
Concluído
|
2016 - 2016 | Portuguese Literary & Cultural Studies on XVIIIth century
CIAC/ESTC
|
|
2015 - 2016 | Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologias e Artes, nº 6
CIAC/ESTC
|
|
2005 - 2005 | História da Escola de Teatro do Conservatório
xxxxxx
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Estudo biográfico de Maria Madalena de Azeredo Perdigão
xxxxx
Investigador
|
|
2005 - 2005 | Teatro em Portugal no Século XIX: Reflexos da Formação do Conservatório Nacional na Carreira das Actrize
xxxxx
Investigador
|
|
1999 - 1999 | A Igreja e a Cultura: Teatro
xxxxx
Investigador
|
Concluído
|
1998 - 1998 | Mulheres que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal
xxxx
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2015/10/22 | Qu’avons-nous fait de la langue portugaise au Portugal dans le domaine du théâtre? | Colóquio AS ARTES DA LÍNGUA PORTUGUESA
Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian
|
2015/04/29 | O Teatro Não Profissional nas Universidades e Politécnicos, noutras Escolas e nas Comunidades | 16º FATAL: Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa
Teatro Municipal S. Luis
|
2015/03/22 | FOCO Marioneta: CRIAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O QUE PODE A MARIONETA? |
Porto, Teatro Rivoli
|
2015/01/31 | Ulisses de Volta à Casa de Partida: Espectáculo-jogo e debate performativo |
CCB/Fábrica das Artes
|
2013/03/02 | "Teatro Republicano e Socialista" (O teatro português entre os anos 70, 80, 90 do século XIX e 1910: as diferenças que se vão estabelecendo. A diversificação ideológica e estética; Uma modesta produção dramatúrgica.) |
Teatro Nacional D. Maria II
|
2012/07/07 | “Homenagem a Cecília Guimarães: Nos 60 Anos de Carreira” | Festival de Almada/Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo. |
2012/06/09 | “Encenografias” |
Teatro O Bando, Fábrica da Pólvora, Sala Virginia Woolf
|
2012/04/29 | “Critérios que Diferencial o Teatro Amador do Teatro Profissional” | I Jornadas TEATRO AMADOR do Algarve
Universidade do Algarve
|
2011/12/10 | Conferência-aula: REJUVENESCIMENTO E PROLIFERAÇÃO: O TEATRO PORTUGUÊS DEPOIS DO 25 DE ABRIL |
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2011/05/12 | ”Lady’ Voice em Encontro de Náufragos: «Próspero Morreu» de Ana Luisa Amaral” | Encontro de Escritas de Cena
ESTC
|
2011/01/25 | «Conversas Com Rosto: Cláudia Lucas Chéu Convida Eugénia Vasques» | Teatro Nacional D. Maria II |
2011 | Conference-performance TRANSIT(IVITIES): SOME THOUGHTS ABOUT PERFORMANCE (from representation to being?). Com o performer Rafael Alvarez. | 1ª Summer School
Universidade Católica Portuguesa. Culturgest.
|
2011 | "Encontro com Mestres Notáveis". Centenário da Universidade de Lisboa. | Cem Lições
Universidade de Lisboa
|
2010/10/16 | Apresentação de "Portvcale: A Epopeia Portuguesa da Contemporaneidade", de Tiago Lameiras |
Palácio Galveias
|
2010/09/25 | Apresentação da antologia de peças de Cândido Gonzalez Ferreira, "O Segredo de Conceição" |
Teatro S. Luis
|
2010/09/22 | «A Nova Dramaturgia Portuguesa» | Moderação do Encontro de Dramaturgias Luso-Brasileiras: Embaixada do Teatro do Brasil
Embaixada do Brasil em Portugal
|
2010/09/21 | «A Força do Testemunho», apresentação do volume "António Pedro e o Teatro em Portugal", de Teresa André |
Teatro Nacional D. Maria II
|
2010/07/01 | “Encruzilhadas Metodológicas: Da Dificuldade de Escrever uma «História» da Escola de Teatro do Conservatório” | II Jornadas CIAC
Universidade do Algarve
|
2010/03/03 | «Apresentação do Filme Sinais de Fogo», «Ler Sinais de Fogo: Homenagem a Jorge de Sena» |
Casino da Figueira da Foz/Babel
|
2008/12 | Forum du théâtre européen «Pouvoir et théâtre, pouvoir du théâtre» | |
2008/11/27 | “Um Século À Procura da Abstracção, da Imaterialidade e do Espectador Responsável: A Crise Realista: A Desmaterialização do Teatro e a Responsabilização do Espectador” |
Escola do Espectador/Centro Dramático de Viana do Castelo, Biblioteca Municipal
|
2008/08/28 | “Mulheres no Teatro: Religião e Virgens” | Curso Semana de Teologia:“As Mulheres: Representações e Singularidades
Instituto São Tomás de Aquino, Fátima
|
2008/06 | “Do Mito ao Arquétipo, do Arquétipo ao Estereótipo: A Sobrevivência do Andrógino em Figurações Modernas do Masculino na Cena Performativa” | VIII Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas, Mafra
Escola de Infantaria
|
2007/11 | “O Papel do Poema «Correspondances» no Teatro de Vanguarda dos Séculos XIX e XX” | Colóquio Internacional “Baudelaire (1821-867) e as Posteridades do Moderno”
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
|
2007/10/27 | Não há Neutralidade no Nomear e no Conceptualizar em Educação (Artística) | Conferência Nacional de Educação Artística, Ministério da Educação
Casa da Música
|
2007/06/23 | “Transformação: Caminhos da ”Personagem Feminina” | VII Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas |
2007/03/27 | “De La Locandiera à Locandeira, de A Hospedeira à Estalajadeira (Passando por Mirandolina): A Peça de Goldoni nos Palcos Portugueses (séculos XVIII, XIX, XX e XXI) | Dia Mundial do Teatro
Teatro dos Aloés
|
2006/11/26 | “A Acção Insidiosa da Censura e a Vida do Teatro Moderno de Lisboa (1961-62/1964-65)” | Conferência Internacional Translation and Censorship – From the 18th Century to the Present Day
Universidade Católica Portuguesa
|
2006/11 | “O Trabalho Insidioso da Censura e o Teatro Moderno de Lisboa (1961-62/1964-65)” | Colóquio Internacional “Tradução e Censura: Do Século XVIII ao Presente”
Centro de Estudos de Cultura, Línguas e Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
|
2006/09 | Colóquio Internacional “Guerra Civil de Espanha: Cruzando Fronteiras 70 Anos Depois” |
Centro de Estudos de Cultura, Línguas e Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
|
2006/06/29 | --“Teatro e Poesia: Filhos de Um Deus Menor?”, Debate |
Sociedade Portuguesa de Autores
|
2006/03/16 | “All That Fall /Todos os que Caem” | Sessões Beckett
Comuna Teatro de Pesquisa
|
2006/02/18 | “Formação de Professores no Âmbito das Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo” | Reunião Preparatória da UNESCO/Ministério da Educação
Universidade Nova de Lisboa
|
2006 | Participação no VI Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas | VI Congresso Internacional Discursos e Práticas Alquímicas |
2005/09/29 | Comunicação, “Miguel Seabra: Coração do Teatro Meridional” | |
2005/09/06 | Comunicação “Uma História de Amor: Sobre a Peça Karamel de Christian Giudicelli, Encenada por João Mota”, Homenagem a Victor de Sousa | |
2005/04/27 | Apresentação de “Dramaturgas do Século XX” (Virginia Victorino, Natália Correia, Fiama Hasse Pais Brandão) | Livraria Eterno Retorno: Filosofia e Teatro em Segunda Mão
(Lisboa)
|
2005/04/23 | Comunicação “Maria Lamas: Uma mulher do Nosso Tempo” | Exposição “Maria Lamas – Uma mulher do Nosso Tempo”
Biblioteca Municipal da Amadora
|
2005/03/18 | Leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro e Apresentação-homenagem à Professora Glória de Matos |
ESTC (Amadora)
|
2005/02/10 | “Gil Vicente e o Amor”, conversa sobre o espectáculo Serviço D’Amores, encenação de Maria Emília Correia |
Teatro Nacional D. Maria II
|
2005/01/20 | Apresentação do livro Virginia Victorino e a Vocação do Teatro: Percurso de um Sucesso, de Júlia Lello, edição ESTC |
Teatro Nacional D. Maria II
|
2004/01/16 | Apresentação da peça Um Édipo de Armando Nascimento Rosa e do espectáculo com encenação de Miguel Loureiro |
Teatro Garcia de Resende (Évora)
|
2003/07/04 | Apresentação da peça Um Édipo de Armando Nascimento Rosa. |
Comuna
|
2003/05/17 | “Le théâtre portugais des annnées 2000”, Coloque Arts de la scène, scène des arts, Brouillage de frontières: une approche par la singularité |
Centre d´études théâtrales, Universidade de Lovaina, Bélgica
|
2002/12/12 | Apresentação da peça Audição de Armando Nascimento Rosa |
Casa Fernando Pessoa
|
2002/06/26 | Apresentação do romance Para Além do Amor de Maria Lamas |
Livraria Ler Devagar
|
2002/01/14 | Apresentação do ensaio "Estudos Sobre as Mulheres... Comentário a uma não Incidência no Teatro em Portugal". | "Um Século de Estudos Sobre as Mulheres"
Escola Superior de Educação de Santarém
|
2001/12/08 | Evocação da obra e da personalidade de José Gil, criador das Marionetas de S. Lourenço (e o Diabo). |
Museu da Marioneta, Convento das Bernardas
|
2001/06/08 | “Misogenia no Teatro e no seu Ensino em Portugal: A Situação na Escola Superior de Teatro e Cinema”. | Intervenção na mesa-redonda do Seminário Artemisia/ELIA (Liga Europeia dos Institutos de Artes) subordinada ao tema “Is the
Cultural Sector Becoming a Velvet Collar Guetto?” (“Será a Igualdade de Sexos Ainda uma Questão Relevante no Ensino Superior
Artístico?”).
Instituto Politécnico de Lisboa
|
2001/05/27 | Apresentação da obra teatral Fidelidades de Maria do Céu Ricardo. | Lançamento do Livro
Maria Matos – Teatro Municipal
|
2001 | Apresentação da peça Lianor no País sem Pilhas de Armando Nascimento Rosa. |
Feira do Livro
|
2000/05/05 | Apresentação do livro Falar no Deserto: Estética e Psicologia em Samuel Beckett de Armando Nascimento Rosa. |
Comuna
|
1999/11 | Apresentação da versão francesa de 9 Considerações em Torno do Teatro em Portugal nos Anos 90. | Jornadas do teatro ibero-americano em França, Festival de Teatro Português, 8ª edição
(Paris)
|
1999/10/09 | Apresentação da obra teatral de Teresa Rita Lopes | Exposição de Artes Plásticas da Escultora Antonieta Roque Gameiro e do Pintor Edmundo Cruz
Livraria/Galeria Verney (Oeiras)
|
1999/06/24 | “Para uma Leitura Renovada do Frei Luís de Sousa” | Jornadas Garrett – Comemorações do Bicentenário de Garrett
Escola Superior de Teatro e Cinema.
|
1999 | “Um Compromisso com o Drama: Teresa Rita Lopes." | Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”.
Sociedade Portuguesa de Autores
|
1999 | “Nela até o Silêncio é um Protesto: Fiama Hasse Pais Brandão" | Ciclo “O Dramaturgo e a Prática Teatral”
Sociedade Portuguesa de Autores
|
1998 | “Caminhos do Ensino do Teatro” |
ESTC
|
1998 | “O Teatro do Absurdo em Portugal” | Debate. Moderação e comunicação.
Forum Romeu Correia, Sala Polivalente da Biblioteca Municipal. Câmara Municipal de Almada/Instituto Português do Livro e
das Biblioteca\s.
|
1996/11/19 | “Os Outros Teatros do Concelho de Almada”. | Debate. Moderadora.
Sociedade Filarmónica Incrível Almadense
|
1996/03 | Oradora no Encontro sobre Artes Performativas |
Faculdade de Motricidade Humana
|
1993/04 | “O Teatro Off-Off Broadway: um Teatro de Minorias” | 1ª Tertúlia, Centro Cultural Malaposta. |
1993 | “Perspectivas do Espectáculo Hoje: Teatro na Margem do Texto?” | Encontro 0: Teatro na Margem do Texto.
Estrela 60
|
1991 | “O Teatro Português dos Últimos Anos: Estabilidade e Mudança?” | As Artes nos Anos 80.
ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian
|
1990 | “O Actor de um Discurso Perverso: o Crítico de Teatro” | XI International Congress of the IATC (International Association of Theater Critics)
(Lisboa)
|
1990 | “O Actor: Teatro e Cinema, Códigos de Representação” |
Clube de Artes e Ideias
|
1990 | “O Actor: Corpo Significante?” As Cores do Corpo. | Comemorações do 1º Centenário do Nascimento de Abel Salazar
Fundação da Casa de Serralves (Porto)
|
1987/09 | “O Teatro Português nos Anos Oitenta: Tendências e Especificidades”. | Encontros ACARTE 87: Novo Teatro/Dança da Europa.
ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian
|
1987 | “O Expressionismo e o Teatro”. | Ciclo Cultural O Expressionismo. Fundação da Casa de Serralves
(Porto)
|
1987 | “Intimidade e Mal-estar: Duas Coordenadas no Esboço de uma Estética”. A Intimidade na Arte. |
Associação de Professores de História, Grupo de História e Imagens, no Conservatório Nacional
|
1981/11 | Interpretação e assistência de encenação dos espectáculos musico-teatrais de José Atalaya Beethoven |
Teatro S. Luis, Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa)
|
1981/01/08 | Ao Vivo, série televisiva |
RTP
|
1981 | Marionetista em "D. Quixote". adaptado de António José da Silva, o Judeu |
Marionetas de São Lourenço e o Diabo (Lisboa, Portugal)
|
1981 | Marionetista em "Salomé", de Ramuz-Strawinsky | Marionetas de São Lourenço e o Diabo
(Lisboa)
|
1981 | Marionetista em várias opere-buffe |
Marionetas de São Lourenço e o Diabo (Lisboa)
|
1981 | Os Ratos e o Trovador, peça televisiva |
RTP (Lisboa)
|
1981 | A Tragédia da Rua das Flores, peça televisiva adaptado de Eça de Queiroz |
RTP
|
1981 | Quadrados e Quadradinhos, peça televisiva |
RTP
|
1980 | Brincadeiras, peça televisiva |
RTP
|
1980 | SPECtacULU de Alberto Pimenta |
(Lisboa)
|
1977 | Workshops em Expressão Dramática, dir. Augusto Boal, Águeda Sena, Eva Winkler e The Old Vic |
(Lisboa)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Desafios da Interseccionalidade às Políticas de Formação Contínua de Professor@S em Portugal
Orientador
|
|
2003 - Atual | Naturalismo e Escola Nova: Procura de Caminhos para um Encontro: Stanislavski/Irene Lisboa
Orientador
|
|
2019 - 2019 | O MEU CORAÇÃO NÃO É PARA COBARDES
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2018 - 2018 | A CRIAÇÃO DA “PERSONAGEM” ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2017 - 2017 | OLHARES SOBRE HAMLET
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2016 - 2016 | A PALAVRA DO CORPO EM JOÃO MOTA – UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA, O CORPO E A PALAVRA NOS ESPETÁCULOS CYRANO DE BERGERAC E PLAY
STRINDBERG
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2016 - 2016 | MICROTEATRO: O TEATRO RÁPIDO
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2016 - 2016 | A Mais velha profissão do mundo: Estratégias de Autorregulação emocional e Saisfação com a vida em Actores
Orientador
|
|
2016 - 2016 | No ALEPH: para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A Atracção dramatúrgica pelo real:: etnografias do actor-nãoactor
Orientador
|
|
2015 - 2015 | PODE ALGUÉM SER QUEM É? O TEATRO ENQUANTO FERRAMENTA DE PRESENÇA NA PESSOA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2015 - 2015 | TEATRO E IGUALDADE DE GÉNERO: UMA INTERVENÇÃO SOCIAL E ARTÍSTICA
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 - 2014 | O MENINO DA BURRA: UM TEXTO PARA CENA
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 - 2014 | PRÁTICAS DE ENSINO DE TEATRO PARA ATORES E PARA NÃO-ATORES: ESTUDO DE CASO JOÃO MOTA E AS OFICINAS DE TEATRO
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 - 2014 | DIVIDIDOS, UM ESPECTÁCULO DE TEATRO NA PAISAGEM DAS COMÉDIAS DO MINHO: DE CORPO NA TERRA, PERTO DO CÉU
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 - 2014 | O Filho de Mil Homens: A Espacialização da narrativa como estratégia de adaptação teatral
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Artes Performativas: Formação, Informação e Transformação
Orientador
|
|
2013 - 2013 | ÉTER
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2013 - 2013 | ESCALA DE MIM
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2013 - 2013 | O TEATRO DE REVISTA NO ESTADO NOVO: A DÉCADA DE 30 DO SÉC. XX
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2013 - 2013 | AS DUAS DEUSAS
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | BODYBUILDERS: A CONSTRUÇÃO DO CORPO ENQUANTO OBJETO ARTÍSTICO
Orientador
|
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | A ILUMINAÇÃO CÉNICA EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DA SÉCULO XX
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | ENTRE O PALCO E O ECRÃ: FERAS AMESTRADAS – COMÉDIA MUSICAL NEGRA À PORTUGUESA (INTERMÉDIA)
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | NÃO SEJAS ASSIM! PERSONAGENS – ALTER EGO E ENCENAÇÃO
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | O RIO: ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTO E VOZ
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | A CRIAÇÃO DO ESPAÇO CÉNICO E DO FIGURINO NO ESPECTÁCULO PETS, DE OLGA RORIZ
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 - 2012 | A Educação de quem Educa: Interseccionalidade de Género…
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A RENOVAÇÃO PERMANENTE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ARTE DO ACTOR".
Orientador
|
|
2011 - 2011 | 30 Anos do TUT (Teatro Universitário da Universidade Técnica)
Orientador
|
|
2011 - 2011 | "Bodybilders: o Corpo em construção na contemporaneidade
Orientador
|
|
2011 - 2011 | António Pedro
Orientador
|
|
2003 - 2005 | Construção de uma Didáctica de Introdução à Filosofia Mediante uma Estética Teatral: Uma Estratégia com Vista ao Sucesso Escolar
Orientador
|
|
2003 - 2005 | O Jogo Dramático na Motivação e Construção do Diálogo Filosófico: Uma Pedagogia Diferenciada na Educação para a Cidadania
Orientador
|
|
2003 - 2005 | Subsídios para uma História das Artes Performativas no Século XX: Os Palhaços
Orientador
|
|
2003 - 2005 | As Artes Performativas nos anos 90 em Portugal: O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção
Orientador
|
Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Mestrado) |
2003 - 2003 | O Bando ou O Teatro na Construção Social: Estudo Territorializado
Orientador
|
Teatro e Educação |
2003 - 2003 | Referências Pedagógicas na Teorização Estética de Peter Brook
Orientador
|
Teatro e Educação |
2000 - 2003 | António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal
Orientador
|
|
1996 - 2002 | A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes
a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional
Orientador
|
|
1996 - 2001 | A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício
Orientador
|
|
1997 - 2000 | A Construção Sociológica da Personagem
Orientador
|
|
1997 - 2000 | Novos ‘Notáveis’: Os Programadores Culturais
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2001/11/10 - 2001/11/14 | Seminário de Crítica Teatral. Acta, Companhia de Teatro, Portimão (2001 - 2001)
Seminário
|
|
1999/06/24 - 1999/06/24 | Jornadas Garrett – Comemorações do Bicentenário de Garrett na Escola Superior de Teatro e Cinema (1999 - 1999) | |
1998/11/21 - 1998/11/21 | Presidência da Mesa Redonda “Caminhos do Ensino do Teatro”, Encontro de Escolas de Teatro de Portugal e Brasil, 2ª Cena Lusófona.
ESTC. (1998 - 1998)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2005 - Atual | olaboração (graciosa) na elaboração da Licenciatura em Dança, Teatro e Moda |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2000 - Atual | Comentadora. | “Dramaturgias Emergentes”. Dramat. |
1998/10/24 - Atual | Debate “A Escrita e o Teatro”. | Festival de Teatro da Covilhã.
Universidade da Beira Interior-Covilhã, Portugal
|
1996/02/16 - Atual | II Encontro de Movimentos Contemporâneos de Dança |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1992/12/04 - Atual | Colóquio Caminhos para a Nova Dramaturgia | Convenção Teatral Europeia, Torre de Belém |
1992/01/11 - Atual | Reunião Informal sobre os Problemas do Espectáculo e da sua Organização. Sector de Teatro do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian |
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Clube Português de Artes e Ideias, Portugal |
1991/04 - Atual | Colóquio "Pode-se ensinar teatro?". Mostra de Teatro dos Grupos Amadores do Distrito de Lisboa. |
Câmara Municipal de Sintra, Portugal
|
1991/04 - Atual | Antigas e Novas Pestes. Diálogos na Comuna |
Teatro da Comuna, Portugal
|
1991/02 - Atual | O Teatro, o Público e a Crítica. |
Centro Dramático Intermunicipal Almeida Garrett, Portugal
|
1990/10/01 - Atual | I Colóquio José de Castro. |
Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
|
1990/05 - Atual | Painel sobre King Lear e Midsummer Night’s Dream, dir. Renaissance Theatre. |
Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
|
1990/04/30 - Atual | Ciclo de Debates. | O Actor de Cinema.
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
1988/03 - Atual | Painel Teatro para Infância e Juventude: Marginal ou Marginalizado?, org. José Caldas. |
Galeria Diferença, Portugal
|
1987/11 - Atual | X Congress of Theater Critics (IATC), Berlim, DDR | |
1987/10 - Atual | I Congresso Luso-Espanhol de Teatro, Coimbra
Congresso
|
|
1987/08 - Atual | Painel sobre Hamlet. |
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2005/06/20 - 2005/06/26 | Participação e anotação do Seminário Internacional de Teatro, Arrábida
Seminário
|
|
2005/04/08 - 2005/04/09 | Encontro Sobre a Aplicação dos Estatutos de Carreira no Ensino Superior Universitário e Politécnico.
Outro
|
SNESUP
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2002/06/03 - 2002/06/08 | Congresso Internacional Gil Vicente 500 Anos Depois
Congresso
|
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa., Portugal
|
2001/11 - 2001/11 | Orientação científica e docência, Workshop de Crítica Teatral para Jornalistas, Acta – A Companhia de Teatro do Algarve |
Casa Manuel Teixeira Gomes, Portugal
|
1999/06/26 - 1999/06/27 | Congresso “Século XXI, o Século das Mulheres”
Congresso
|
Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Portugal
|
1999/02/08 - 1999/02/10 | Colóquio de homenagem a Cleonice Berardinelli |
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1994 - 1994 | Seminário de Estética Teatral, Curso de Formação de Actores, Grupo de Teatro «Os Papa-Léguas», Lisboa.
Seminário
|
|
1993/02 - 1993/04 | Seminário, Escola Técnica de Imagem e Comunicação.
Seminário
|
|
1991/07/02 - 1991/07/12 | Seminário sobre Teatro, Teatro Baltazar Dias, Funchal. |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 | Ricardo no Salvat CITAC: Castelao e a sua época (1968) | António Mira (Mestrado) |
2005 | O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção | João Garcia Miguel. (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2004 | Eros e Alienação em Georg Büchner: Um Estudo de Caso em Ciência e Literatura
Arguente
|
Alexandre Pieroni Calado (Mestrado)
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa., Portugal
|
2003 | António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal | Teresa Cristina da Conceição Leandro André (Mestrado) |
2002 | Múltiplas Vozes: Sobre a Construção do Individual e do Social no Teatro para Crianças | Glória Bastos (Doutoramento) |
2002 | A Problemática da Personagem Teatral no Modernismo | Maria Clara da Silva Rocha Viegas (Mestrado) |
2001 | As Máscaras Nigromantes: Uma Leitura do Teatro Escrito de António Patrício | Armando Rodrigues Nascimento Correia Rosa (Doutoramento) |
1998 | As Regras do Jogo: A Crítica e o Teatro da Cornucópia (1973-1995) | Carlos Alberto Machado (Mestrado) |
1997 | On the Air: Voz, Som e Música na Dramaturgia Radiofónica e Televisiva de Samuel Beckett | Vasco Lorente Corisco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
1997 | Do Drama Estático das Almas ao Drama Extático em Gente (Maeterlinck/Pessoa, L'intruse/ Les Aveugles e O Marinheiro em Estudo Comparativo) | Carla Isabel Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
1999/11/09 - 1999/12/14 | Curso de Formação de Formadores. Terraço, Graal, Lisboa. | (Outros) | |
1994 - 1994 | Curso de Teatro para Amadores, «Programa Oficial de Animação e Música Popular de Lisboa 94/Capital Europeia da Cultura» | Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, Portugal | |
1991/05 - 1991/12 | 1º Curso de Monitores de Dança para a Comunidade, Módulo Expressão-Comunicação/Teatro, Forum Dança. | ||
1988/12 - 1988/12 | Curso de Realizadores, RTP, Lisboa. |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2005/07/25 - Atual | Magazine | Sobre espólio da Inspecção Geral dos Espectáculos constituído por 9000 peças censuradas no século XX e depositadas na Torre do Tombo |
2005/02 - Atual | Cartaz | Depoimento sobre o Ensino Artístico na ESTC |
2004 - Atual | Laboratório | Sobre Jacinto Lucas Pires. |
2004 - Atual | Professora convidada no programa da Escola Superior de Comunicação Social. | Teatro de Rua |
2003 - Atual | Acontece | Apresentação do livro "O Que É Teatro?". |
2002 - Atual | Crónica do Século: 100 Anos no Palco, O Teatro em Portugal no Século XX (Partes 1 e 2). | Historiadora. |
2002 - Atual | Serviço Vídeo da Câmara Municipal de Lisboa | Depoimento sobre João Mota (Comuna: Teatro de Pesquisa) |
1999 - Atual | No Sofá Vermelho | Depoimento sobre Sinais de Fogo |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1998 - Atual | Conselho de Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
2000 - 2005 | Departamento de Teatro no Conselho de Biblioteca da ESTC. | |
2003 - 2004 | Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa | |
2001 - 2002 | Conselho Nacional do Instituto Politécnico de Lisboa | |
1993 - 1994 | Conselho Geral da Associação Portuguesa do Ensino Superior. | |
1991 - 1993 | Conselho de Redacção da revista O Actor | |
1987 - 1992 | Direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (Membro da IATC). | |
1990 - 1990 | Comité Executivo do XI Congresso Internacional da IATC (International Association of Theater Critics), Lisboa, Portugal. | |
1981 - 1983 | Secretária de Direcção, Associação para o Planeamento da Família, Lisboa. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
1995 - 1995 | Membro do núcleo coordenador, Conselho da Cultura, Estados Gerais para uma Nova Maioria.
Membro
|
|
1994 - 1994 | Coordenadora, sector teatral, Movimento Desporto Arte & Vida, Comissão Nacional de Luta contra a SIDA.
Coordenador
|
|
1990 - 1990 | Colaboradora, Ciclo “Experiências de Expressão Verbal e Gestual, a partir de Textos Literários”, Terraço, Graal, Lisboa
Outro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2005 - Atual | Prémio «Globos de Ouro» Caras/SIC, categoria Teatro. | |
2004 - Atual | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Adjunto na Área de Produção, Departamento de Teatro, ESTC | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2003 - Atual | Presidente do Júri da discussão dos Relatórios de Estágio, 2º ciclo Curso de Teatro, Ramo Formação de Actores/Encenadores, ESTC. | |
2003 - Atual | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática. | |
2003 - Atual | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática. Candidata: Maria Madalena Leitão. | |
2002 - Atual | Presidente do Júri da discussão dos Relatórios de Estágio, 2º ciclo Curso de Teatro, Ramo Formação de Actores/Encenadores, ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa. | |
2001 - Atual | Presidente do Júri de Selecção e do Júri das Provas de Apresentação e discussão dos Relatórios de Estágio dos formandos das Licenciatura em Formação de Actor/Encenação, Estudos Teatrais/Encenação, Realização Plástica do Espectáculo/Encenação. | |
2000 - Atual | Membro do Conselho Consultivo, "Mudanças 2000", ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian. Maio. | |
2000 - Atual | Membro do Júri de avaliação de candidaturas às Bolsas de Criação Literária 2000. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Outubro-Novembro. | |
1999 - Atual | Membro do Júri de avaliação de candidaturas às Bolsas de Criação Literária 1999. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Fevereiro. | |
1999 - Atual | Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Pontual. IPAE, Ministério da Cultura. | |
1998 - Atual | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Adjunto na Área de Estudos Teatrais. ESTC. | |
1998 - Atual | Membro do Júri do Concurso para preenchimento de vaga de Bibliotecário na ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa. | |
1998 - Atual | Membro do Júri do Concurso para preenchimento de vaga de Técnico Auxiliar de Biblioteca na ESTC. Instituto Politécnico de Lisboa. | |
1998 - Atual | Presidente do júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1998 - Atual | Membro do Júri de Teatro ao Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Bianual. IPAE, Ministério da Cultura. | |
1998 - Atual | Membro do Júri do Prémio Nicola /Poesia. SPA. 11 de Novembro. | |
1997 - Atual | Membro do Júri do concurso para selecção de candidato a Assistente do 1º Triénio na área de Movimento e Drama, Escola Superior de Beja. 10 e 17 Outubro. | |
1997 - Atual | Membro do Júri do concurso para selecção de candidato a Assistente do 1º Triénio na área de Movimento e Drama, Escola Superior de Beja | |
1996 - Atual | Presidente do júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1996 - Atual | Presidente do Júri de Pré-Selecção e Selecção de Candidatos ao Curso de Formação de Actor, Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1996 - Atual | Prémio «Globos de Ouro» Caras/SIC, categoria Teatro. | |
1995 - Atual | Concurso dos Arraiais, Janelas, Ruas e Tronos, Festas de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa. | |
1994 - Atual | Grande Prémio do Teatro, Associação Portuguesa de Escritores / Secretaria de Estado da Cultura. | |
1993 - Atual | Prémio do VI CITAP (Ciclo de Teatro de Autores Portugueses), Câmara Municipal da Amadora. | |
1991 - Atual | “Setes de Ouro”, semanário Sete, Lisboa. | |
1991 - Atual | “Prémio Garrett”, Secretaria de Estado da Cultura. | |
1990 - Atual | Prémios Municipais (Interpretação e Encenação Teatral), Câmara Municipal de Lisboa. | |
1987 - Atual | “Prémio Garrett”, Secretaria de Estado da Cultura. | |
2005 - 2005 | Membro do Júri Apoio à Criação e Edição, “Dramaturgia Portuguesa Contemporânea”, Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. | |
2004 - 2005 | Membro do Júri (representante do ensino) do Concurso de Apoio às Actividades Teatrais de Carácter Profissional, Projectos Pontuais (Lisboa e Vale do Tejo), IPAE, Ministério da Cultura | |
2000 - 2005 | Membro do Júri de avaliação das Provas de Aptidão Profissional, Academia Contemporânea do Espectáculo, Porto. | |
2003 - 2004 | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática. | |
2003 - 2004 | Membro do Júri do Concurso de Provas Públicas para recrutamento de Professor-Coordenador na Área da Educação Artística/Expressão Dramática. | |
2003 - 2003 | Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual, Pontual e Festivais, IPAE, Ministério da Cultura. | |
2003 - 2003 | Membro do Júri do Concurso de Apoio à Actividade Teatral de Carácter Profissional de Iniciativa Não Governamental/Anual e Pontual, IPAE, Ministério da Cultura. | |
2002 - 2002 | Membro do Júri de selecção de Candidaturas ao programa de Apoio à Edição. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Ministério da Cultura. Maio. | |
2002 - 2002 | Membro do Júri Grande Prémio do Teatro, Associação Portuguesa de Escritores / Ministério da Cultura. Fevereiro. | |
1999 - 2000 | Presidente do Júri de Selecção de Candidatos ao Curso de Formação de Actor, Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1998 - 1999 | Presidente do Júri de selecção dos candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação, da Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1996 - 1997 | Membro do Júri do Concurso de Bolsas de Estudo de Longa Duração no Estrangeiro, na Área do Teatro, Gabinete de Relações Internacionais, Ministério da Cultura. | |
1986 - 1995 | Membro e/ou Presidente do Júri de Pré-Selecção e Selecção de Candidatos aos Cursos de Teatro e RPE, Escola Superior de Teatro e Cinema. | |
1994 - 1994 | Júri de Exame dos Finalistas da Escola Profissional de Artes do Espectáculo, Chapitô, Lisboa. | |
1991 - 1993 | “Bolsas para Jovens Criadores”, Área “Artes do Espectáculo: Teatro e Dança”, Centro Nacional de Cultura, Lisboa. | |
1991 - 1993 | Prémio «Maria Madalena Azeredo Perdigão», ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian. | |
1991 - 1992 | “Bolsas para Jovens Criadores”, Área “Artes do Espectáculo: Teatro e Dança”, Centro Nacional de Cultura, Lisboa. |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2004 - Atual | O Figurino do Espectáculo | Ana Paula Rocha |
2004 - Atual | "Métodos de Direcção de Actores" | Manuela Pedroso |
2003 - Atual | "Teatro do Gesto" | Letícia Lesenfeld |
2003 - Atual | "Jorge Listopad/Vaclav Havel" | Cátia Serrano |
2003 - Atual | "A Cenógrafa Cristina Reis" | Luís Santos |
2003 - Atual | “Naturalismo e Escola Nova: Procura de Caminhos para um Encontro: Stanislavski/Irene Lisboa” | Maria do Rosário Lopes Rodrigues Praça |
2003 - Atual | “O Bando ou O Teatro na Construção Social: Estudo Territorializado”. | Antonieta Maria Saragoça dos Santos |
2003 - Atual | “Referências Pedagógicas na Teorização Estética de Peter Brook” | Bernardo Salgado |
2003 - Atual | "Subsídios para uma História das Artes Performativas no Século XX: Os Palhaços" | Fernando Manuel de Jesus Rebelo |
2002 - Atual | "O método pedagógico de Luca Aprea" | Ricardo Gajeiro |
2002 - Atual | "O Fenómeno Misfit no Teatro Contemporâneo/Projecto Outsider" | Margarida Marques |
2002 - Atual | “O Teatro e a Política Cultural em Portugal” | Erica Vicky |
2001 - Atual | "A Estética da Itinerância em Portugal: O Caso do Teatro Regional da Serra de Montemuro" | Ana Brum |
2001 - Atual | "Marcas de Género na Encenação Contemporânea Portuguesa. Os casos de Fernanda Lapa (Escola de Mulheres) e Joana Craveiro (Teatro do Vestido)" | Ana Estevens |
1999 - Atual | “A Crise do Modernismo na Escrita de Teatro em Português. Estudo das Obras de Fiama Hasse Pais Brandão e Jaime Salazar Sampaio” | Saúl Noronha da Costa |
2003 - 2005 | "Da Representação à Não Representação: Rogério de Carvalho” | Nelson Boggio |
2003 - 2005 | “As Artes Performativas nos anos 90 em Portugal: O Actor-Imagem: Um Novo Mediador para a Acção” | João Garcia Miguel |
2003 - 2005 | “Construção de uma Didáctica de Introdução à Filosofia Mediante uma Estética Teatral: Uma Estratégia com Vista ao Sucesso Escolar” | Ana Cristina Oliveira |
2003 - 2005 | “O Jogo Dramático na Motivação e Construção do Diálogo Filosófico: Uma Pedagogia Diferenciada na Educação para a Cidadania” | Maria Teresa dos Santos Henriques |
2002 - 2004 | "Portugal 1910: Revolução e Alteração de Mentalidades?" | Conceição Alves Costa |
2002 - 2003 | "O Silêncio como Linguagem no Teatro Contemporâneo/Projecto Outsider” | Karina Kepaptsoglu |
2002 - 2003 | "Um Dramaturgista do Espaço: O Cenógrafo José Manuel Castanheira" | Pedro Alexandre Silva |
2000 - 2003 | “António Pedro e o Pequeno Tratado de Encenação no Teatro em Portugal” | Teresa Cristina da Conceição Leandro André |
1996 - 2002 | “A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional” | Avelino Fernando Pinheiro Bento |
1996 - 2002 | “A Expressão Dramática e o Teatro como Instrumentos Inovadores na Intervenção Sócio-Cultural e Educativa na Comunidade, Conducentes a um Amplo Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional” | Avelino Fernando Pinheiro Bento |
1996 - 2001 | “A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício” | Armando Nascimento Rosa |
1996 - 2001 | “A Morte e as Suas Máscaras: Uma Leitura do Teatro de António Patrício” | Armando Nascimento Rosa |
1997 - 2000 | “A Construção Sociológica da Personagem” | Vera Borges |
1997 - 2000 | “Novos ‘Notáveis’: Os Programadores Culturais” | Cláudia Madeira |
Distinções
Prémio
2012 | PRÉMIO AUTORES – SPA/RTP -- Membro Júri SPA/RTP |
2011 | Prémio Luso-Brasileiro de Teatro António José da Silva - Membro do Júri Instituto Camões |