???global.info.a_carregar???
Nathália da Silva de Oliveira Peixoto, é doutorada em Estudos de Linguagem/Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos de Linguagem, pela mesma Instituição e foi bolsista CAPES. Colaboradora e investigadora no Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), na Universidade Nova de Lisboa onde faz o pós - doutoramento. Foi professora de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME RJ) e da Secretaria Estadual de Educação do Rio deJaneiro(SEEDUC). Atualmente, é professora de inglês na Raiz International Active Learning School, em Lisboa. Integrou o Grupo de Pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente, sob a supervisão da Professora Dra. Del Carmen Daher. Graduada no Curso de Letras - Português/Inglês, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Tem experiência na área do ensino de língua inglesa e aquisição de segunda língua tendo lecionado em cursos livres de idioma bem como em instituições privadas e públicas no âmbito dos Ensinos Fundamental e Médio. Na graduação, participou como bolsista do grupo de pesquisa de Iniciação Científica: Modos de ensinar, modos de aprender: a constituição da escrita no contexto acadêmico
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nathália da Silva de Oliveira Peixoto

Nomes de citação

  • Peixoto, Nathália
  • PEIXOTO, Nathália de O.

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1D-3BDC-5C76
ORCID iD
0009-0000-4757-566X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2024/05 - 2025/08
Em curso
Teacher education and curriculum studies (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2017/03 - 2022/02
Concluído
Estudos de Linguagem (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
"Análise discursiva sobre a Reforma do Ensino Médio em notícias digitais: informação para desinformação?." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/03 - 2017/02
Concluído
Estudos de Linguagem (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
""Para inglês ver"? : análise linguístico-discursiva sobre o ensino de língua inglesa nas escolas municipais no âmbito do Programa Rio Criança Global ( SME/RJ)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/03 - 2010/12
Concluído
Letras: Português/Inglês (Licenciatura)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Raiz International Active Learning School, Portugal
2014 - 2020 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2020 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2014 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Pedro II, Brasil
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. PEIXOTO, Nathália de O.. "POLÍTICAS PÚBLICASEDUCACIONAIS: trajetórias de pesquisas como resistências". In Discursos em análise do/no presente. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2023.
    Publicado
  2. PEIXOTO, Nathália de O.. "É preciso transformar o ensino médio”, eles disseram: uma análise discursiva acerca da reforma do ensino médio". In Linguagem em diálogo com a sociedade: Teorias dotexto, do discurso e da tradução. São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores, 2020.
    Publicado
  3. PEIXOTO, Nathália de O.. "O ensino de inglês nas escolas municipais do Rio de Janeiro e oPrograma Rio Criança Global: uma análise discursiva". In O ensino plurilíngue na escola pública. Rio de Janeiro, Brasil: Editorarte, 2020.
    Publicado