???global.info.a_carregar???
Luís Henriques is a PhD in Musicology from the University of Évora, Master in Musical Sciences – Historical Musicology from the NOVA FCSH, and a licenciate in Music – Musicology from the School of Arts of the University of Évora. He is a collaborator in CESEM, MPMP, and ACROARTE, and a member of the Early Modern Soundscapes network. He was a scholarship holder in the project ORFEUS “The tridentine reform and the music in the silence of the cloister: The monastery of S. Bento de Cástris” and a researcher in the project PASEV “Patrimonialization of Évora’s Soundscape (1540-1910)”. He founded and directed the Ensemble da Sé de Angra and the Ensemble Eborensis given concerts in the Portuguese mainland, Azores, and France, having recorded a CD with this last group. He develops his personal research project Canto Mensurable, with focus on early music and historical soundscapes studies, writing a blog among other editions, also collaborating with music ensembles such as Grupo Vocal Olisipo. He has as research interests the Portuguese sacred vocal polyphony of the sixteenth and seventeenth centuries and its continuity in the eighteenth century, the sacred music in the Azores archipelago from the settlement period to the early twentieth century, and the historical soundscape studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Henriques
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Henriques, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
6E13-E421-F883
ORCID iD
0000-0001-6533-1108
Google Scholar ID
FNUw5xIAAAAJ
Researcher Id
C-4370-2019
Scopus Author Id
57207983783

Endereços de correio eletrónico

  • luiscfhenriques@uevora.pt (Profissional)
  • luiscfhenriques@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - História e Arqueologia - História
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Espanhol; Castelhano
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2023/07
Concluído
Doutoramento em Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Musicologia
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Polifonia portuguesa tardia: A problemática da continuidade na obra sacra de Diogo Dias Melgaz e Pedro Vaz Rego" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2012/09 - 2015/03/25
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo de construção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (out of 20)
2007/09 - 2011/06
Concluído
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Especialização em Musicologia
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16,2 (out of 20)
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/09/01 - 2023/07/06 Polifonia portuguesa tardia: A problemática da continuidade na obra sacra de Diogo Dias Melgaz e Pedro Vaz Rego
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/02/06 - 2022/02/05 Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 - 1910)
PTDC/ART-PER/28584/2017
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/05/01 - 2015/07/31 ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
Bolseiro de Investigação
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Filipe Mesquita de; Henriques, Luís. "Seminário "Música Sacra em Évora no Século XVIII"". 2019.
  2. Henriques, Luís. "A música no Convento de S. Domingos de Elvas: A leitura possível à luz da organização litúrgico-musical da Ordem dos Pregadores no século XVIII". Elvas, 2018.
    Publicado • 10.17613/M66T0GV84
  3. Henriques, Luís. "A paisagem sonora de Angra no século XVII: Uma perspectiva a partir da actividade das suas instituições religiosas". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Histórico As Cidades na História: Sociedade, Guimarães, 2017.
    Publicado
  4. Henriques, Luís. "O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra:Uma análise litúrgico-musical". 2017.
    Publicado • 10.17613/M6D00V
  5. Henriques, Luís. "A paisagem sonora de Évora no século XVII: Perspectivas a partir da actividade musical das instituições religiosas da cidade". 2017.
    10.17613/M6XR4M
  6. Henriques, Luís. "O porto e a cidade: Intercâmbios musicais na cidade da Horta no final do século XIX". 2017.
    Publicado • 10.17613/M6PG2X
Artigo em revista
  1. Henriques, Luís. "O convento de Nossa Senhora da Conceição de Angra: A atividade litúrgico-musical e a sua implantação numa cidade insular nos séculos XVII e XVIII". Historia Caribe 17 40 (2022): 43-74. http://investigaciones.uniatlantico.edu.co/revistas/index.php/Historia_Caribe/article/view/3201.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15648/hc.40.2022.3201
  2. Henriques, Luís. "Uma Schola Cantorum na Sé de Angra no início do século XX". Boletim Eclesiástico dos Açores 70 871 (2021): 573-582.
    Publicado • 10.17613/095s-5c05
  3. Luís Henriques. "Património musical na Catedral de Angra no século XVII: três livros de polifonia vocal sacra e o seu possível contexto". Herança - Revista de História, Cultura e Património 2 2 (2020): 69-82. https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/161.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29073/heranca.v2i2.161
  4. Henriques, Luís. "A Colegiada de Nossa Senhora da Conceição de Angra: A sua atividade musical e localização na paisagem sonora da cidade no final do século XVIII". Herança - Revista de História, Património e Cultura 3 2 (2020): 43-63. https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/311.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29073/herança.v3i2.311
  5. Henriques, Luís. "Alguns aspetos de transformação musical na Catedral de Évora (Portugal) no Barroco: A produção musical de Pedro Vaz Rego nas primeiras décadas do século XVIII". Anuario de Historia Regional y de las Fronteras 24 1 (2019): 15-33. https://revistas.uis.edu.co/index.php/anuariohistoria/article/view/9436.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18273/revanu.v24n1-2019001
  6. Luís Henriques. "A atividade litúrgico-musical da ermida de Nossa Senhora dos Remédios: Expressão de uma identidade nobiliárquica da cidade de Angra nos séculos XVI e XVII". Revista Maracanan 20 (2019): 137-158. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/33280.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12957/revmar.2019.33280
  7. Luís Henriques. "De Brasil a Angra do Heroísmo: la circulación del patrimonio musical en la segunda mitad del siglo XIX". Revista de Estudios Brasileños (2019): https://doi.org/10.14201/reb2019612105117.
    10.14201/reb2019612105117
  8. Henriques, Luís. "Os órgãos na ilha Terceira na primeira metade do século XIX: elementos introdutórios a uma cartografia organológica". Museologia & Interdisciplinaridade 8 15 (2019): 275-286. https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/24971.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26512/museologia.v8i15.24971
  9. Henriques, Luís. "Relações entre a Catedral de Évora e a Colegiada de Santo Antão no final do século XVIII: o caso do cantor José da Costa". Boletim do Arquivo Distrital de Évora (2019): 63-74. http://adevr.dglab.gov.pt/arquivos-3/.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Henriques, Luís. "O ano de 1647 "que se diz da Fome, e Terremotos": O impacto das crises sísmicas na paisagem sonora de Angra". Revista de História da Sociedade e da Cultura 18 (2018): 379-397. https://digitalis.uc.pt/pt-pt/node/122935.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14195/1645-2259_18_18
  11. Henriques, Luís. "A atividade litúrgico-musical no convento de Nossa Senhora dos Remédios de Évora: o seu papel na paisagem sonora da cidade durante o século XVII". Herança - Revista de História, Património e Cultura 1 1 (2018): 137-158. https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/113.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29073/heranca.v1i1.113
  12. Henriques, Luís. "A nova capela-mor setecentista da Catedral de Évora: Uma abordagem ao seu impacto na atividade musical de Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino". Arte y Patrimonio 3 (2018): 77-92. http://hdl.handle.net/10396/17235.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17613/M60000042
  13. Henriques, Luís. "Sacred music in Évora from the eighteenth century: cataloguing and digitisation". Early Music Performer 38 (2016): 25-28. https://www.earlymusic.info/Performer/EMP38.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17613/M68091
  14. Henriques, Luís. "Polifonia na Sé de Angra: O Liber Missarum de Duarte Lobo". Cadernos de Musicologia - Glosas 9 (2013): http://hdl.handle.net/10174/26832.
    Publicado • 10.17613/M66B8G
  15. Henriques, Luís. "Ensinar segundo o modelo do Motu Proprio de Pio X: A Schola Cantorum estabelecida na Sé de Angra do Heroísmo". Revista Portuguesa de Educação Artística 2 (2012): 53-58. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/79.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23828/rpea.v2i1.20
Artigo em revista (magazine)
  1. Henriques, Luís. "The Procession of Soledade in 1656 Évora", Canto Mensurable blog, 2024, https://cantomensurable.hcommons.org/procession-soledade-1656-evora/.
  2. Henriques, Luís. "Masses of Estêvão Lopes Morago in King João IV Music Library", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/masses-morago-joao-iv/.
  3. Henriques, Luís. "Manuel Botelho, a musician in 17th-century Évora", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/manuel-botelho-musician/.
  4. Henriques, Luís. "A Portuguese edition of Guerrero's El viaje de Jerusalem", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/guerrero-portuguese-viaje/.
  5. Henriques, Luís. "Estêvão de Brito and Estêvão Lopes Morago, colleagues at the University of Évora in 1596", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/brito-morago-university-evora/.
  6. Henriques, Luís. "A collection of motets in the Music Library of King João IV", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/collection-motets-joao-iv/.
  7. Henriques, Luís. "The 17th century Portuguese composer Henrique de Faria", Canto Mensurable, 2023, https://cantomensurable.hcommons.org/composer-henrique-de-faria/.
  8. Henriques, Luís. "A procession imploring for rain in seventeenth century Évora", Canto Mensurable, 2022, https://cantomensurable.hcommons.org/procession-rain-evora/.
  9. Henriques, Luís. "Organ activity in the Church of Santo Antão, Évora, in the 1570s", Canto Mensurable, 2022, https://cantomensurable.hcommons.org/organ-santo-antao-1570/.
  10. Henriques, Luís. "A visit to the Convent of Calvário in Évora by King Philip III", Canto Mensurable, 2022, https://cantomensurable.hcommons.org/visit-king-philip-calvario/.
  11. Henriques, Luís. "Francisco Velez, a musician in sixteenth century Évora", Canto Mensurable, 2022, https://cantomensurable.hcommons.org/velez-evora-sixteenth-century/.
  12. Henriques, Luís. "Artists living at Porta Nova of Évora in the 16th century", Canto Mensurable, 2022
  13. Henriques, Luís. "Two mid-16th-century Cecilian parody masses", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/cecilian-parody-masses/.
  14. Henriques, Luís. "A biographical note on the composer António de Oliveira", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/biographical-note-oliveira/.
    10.17613/h36f-b088
  15. Henriques, Luís. "The medieval soundscape of Évora from a 17th-century perspective", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/medieval-soundscape-evora/.
  16. Henriques, Luís. "Pueri Hebraeorum vestimenta by Simão dos Anjos", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/anjos-pueri-hebraeorum-vestimenta/.
  17. Henriques, Luís. "The Magnificat Quarti Toni by Duarte Lobo", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/lobo-magnificat-quarti-toni/.
  18. Henriques, Luís. "The motet Ave gratia plena by Cornelis Verdonck", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/verdonck-ave-gratia-plena/.
  19. Henriques, Luís. "The villancico Quem vio hum menino by António Marques Lésbio", Canto Mensurable, 2021, https://cantomensurable.hcommons.org/lesbio-quem-vio-hum-menino/.
  20. Henriques, Luís. "The motet O magnum mysterium by Cristóbal de Morales", Canto Mensurable, 2020, https://cantomensurable.hcommons.org/morales-o-magnum-mysterium/.
  21. Henriques, Luís. "Two Magnificat Settings by Francesco Soriano", Canto Mensurable, 2020, https://cantomensurable.hcommons.org/two-magnificat-settings-soriano/.
  22. Henriques, Luís. "Em torno de duas portas eborenses do séc. XVI e do seu contexto musical", Glosas online, 2020, http://glosas.mpmp.pt/duas-portas-eborenses-contexto-musical/.
  23. Henriques, Luís. "In manus tuas attributed to Tomás Luis de Victoria", Canto Mensurable, 2019, https://cantomensurable.hcommons.org/victoria-in-manus-tuas/.
  24. Henriques, Luís. "Algumas notas sobre o motete Memento homo de Diogo Dias Melgaz", InComunidade, 2019, http://www.incomunidade.com/v78/art.php?art=77.
    10.17613/2fzr-fe24
  25. Henriques, Luís. "Acerca do motete Heu me Domine de Vicente Lusitano", Glosas online, 2018, http://glosas.mpmp.pt/motete-heu-me-domine-vicente-lusitano/.
    10.17613/3djc-8f37
  26. Henriques, Luís. "Um órgão para a Igreja do Carmo: Exemplo de uma nova dinâmica musical nas instituições religiosas da Horta na segunda metade do século XIX", Glosas, 2018
  27. Henriques, Luís. "O motete Ecce mulier Chananea de Manuel Cardoso", Glosas online, 2018, http://glosas.mpmp.pt/ecce-mulier-chananea-manuel-cardoso/.
    10.17613/M6XV9J
  28. Henriques, Luís. "Relações musicais entre os Açores e o Brasil: dois emigrantes de Angra do Heroísmo no Rio de Janeiro", Glosas, 2017, http://hdl.handle.net/10174/29860.
    10.17613/M6H575
  29. Henriques, Luís. "The Organ of Santa Catarina's Church, Calheta, S. Jorge Island - Azores", The Organ, 2017, http://hdl.handle.net/10174/29856.
    10.17613/M6121H
  30. Henriques, Luís. "O motete Mulier quae erat de Manuel Cardoso", Glosas online, 2016, http://glosas.mpmp.pt/motete-mulier-quae-erat-manuel-cardoso/.
    10.17613/M61Z03
  31. Henriques, Luís. "Gaspar Fernandes: Entre o Velho e o Novo Mundo", 2016
    10.17613/M6JN45
  32. Henriques, Luís. "Nos 450 anos de Frei Manuel Cardoso", 2016
    10.17613/M67200
  33. Henriques, Luís. "Polifonia na Sé de Angra? Três impressos de sacra portuguesa do século XVII", Glosas, 2012
    10.17613/M6HM34
  34. Henriques, Luís. "The Organ of Guadalupe Church, Graciosa Island", Organists' Review, 2012
  35. Henriques, Luís. "Cosmopolitismo musical na cidade da Horta no final do século XIX", Glosas, 2011
Capítulo de livro
  1. Henriques, Luís. "Towards the soundscape of a developing Azorean port-town in the late sixteenth century: Angra (Terceira Island) in the 1590s". In Soundscapes of the Early Modern Hispanophone and Lusophone Worlds, editado por Sierra Matute, Victor, 107-122. Estados Unidos: Routledge, 2024.
    No prelo • 10.4324/9781003219392-9
  2. Henriques, Luís. "O Livro de Missas da capela de Maria Dias: assegurando musicalmente a salvação na Igreja de S. Pedro de Évora no século XVI". In Sonoridades Eborenses, editado por Sá, Vanda de; De Paula, Rodrigo T.; Conde, Antónia Fialho; António Camões Gouveia, 77-98. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2022.
    Publicado • 10.17613/8zes-0n14
  3. Henriques, Luís. "A Novena para a festa de S. Joseph de Pedro Vaz Rego: A sua integração na Catedral de Évora na primeira metade do século XVIII". In Paisagens sonoras históricas: Anatomia dos Sons nas Cidades, editado por Conde, Antónia Fialho; De Paula, Rodrigo T.; Sá, Vanda de. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2021.
    Publicado • 10.4000/books.cidehus.17029
  4. Henriques, Luís. "As parentelas e a aprendizagem da música entre a cidade de Évora e o Mosteiro de S. Bento de Cástris: o caso de António Rodrigues Vilalva". In O Claustro e o Século : Espaços, Fronteiras e Identidades, editado por Conde, Antónia Fialho; António Camões Gouveia; Olga Magalhães. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2020.
    Publicado • 10.4000/books.cidehus.10803
  5. Henriques, Luís. "A antífona Recordare, Virgo Mater: Prática musical mariana na Sé de Évora no final do século XVII e século XVIII". In Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património, editado por Vanda de Sá; Antónia Fialho Conde, 261-279. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2019.
    Publicado • 10.4000/books.cidehus.7918
  6. Henriques, Luís. "Continuidade do repertório polifónico na Catedral de Évora no século XVIII". In Escola de Música da Sé de Évora - Conferências, 179-189. Évora, Portugal: Edições Colibri, 2019.
    Publicado
  7. Henriques, Luís. "O quotidiano musical no fim da Europa no século XVII: Uma perspectiva sobre os primeiros anos do Convento de S. Boaventura em Santa Cruz das Flores". editado por Maria de Lurdes Craveiro; Antunes, Joana; Gonçalves, Carla Alexandra, 105-122. Lisboa, Portugal: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2017.
    Publicado • 10.17613/M6R80Q
  8. Henriques, Luís. "A paisagem sonora sacra de Évora na Idade Média: Leituras a partir dos escritos de Manuel Fialho e Francisco da Fonseca". In Ler a Idade Média Hoje. Fontes, Texto e Tradução, editado por Azevedo, Tânia; Louro, Filomena, 89-98. Braga, Portugal: Edições Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2017.
    Publicado
  9. Henriques, Luís. "O canto do ofício na Quaresma e Semana Santa no Mosteiro de S. Bento de Cástris: O manuscrito P-EVad Ms 29 e a sua organização". In Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz, editado por Conde, Antónia Fialho; António Camões Gouveia, 47-59. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2016.
    Publicado • 10.4000/books.cidehus.2040
  10. Henriques, Luís. "O ofício de Matinas para Festa de São Bernardo: O testemunho do manuscrito P-AR Ms 25". In Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz, editado por Conde, Antónia Fialho; António Camões Gouveia, 226-237. Évora, Portugal: Publicações do Cidehus, 2016.
    Publicado • 10.4000/books.cidehus.2154
Edição de livro
  1. Henriques, Luís. Cadernos ACROARTE Arte & Património I. Urzelina: ACROARTE. 2021.
    Publicado • 10.17613/b3kd-gv32 • Editor
Edição de número de revista
  1. Henriques, Luís. "Canto Mensurable 3". Canto Mensurable 3 (2023): https://cantomensurable.hcommons.org/.
    Em revisão • Editor
  2. Henriques, Luís. "Canto Mensurable 2". Canto Mensurable 2 (2022): https://cantomensurable.hcommons.org/.
    Publicado • Editor
  3. Henriques, Luís. "Canto Mensurable 1". Canto Mensurable 1 (2021): https://cantomensurable.hcommons.org/.
    Publicado • 10.17613/svp1-ec87 • Editor
Recurso online
  1. Henriques, Luís. Livros de Coro da Igreja Matriz de Santa Cruz Praia da Vitória: Inventário Preliminar. 2018. http://dx.doi.org/10.17613/M60S2T.
    10.17613/M60S2T
Resumo em conferência
  1. Henriques, Luís. "A música na Catedral de Évora no limiar de setecentos: Aspetos de transição na obra de Diogo Dias Melgaz e Pedro Vaz Rego". Trabalho apresentado em IV Simposio Internacional Jóvenes Investigadores del Barroco Iberoamericano, Cáceres, 2019.
    Publicado • 10.17613/x8et-9852
  2. Henriques, Luís. "Portuguese text insertions in early-eighteenth-century Latin musical works of Évora Cathedral". Oviedo, 2018.
    Publicado • 10.17613/M62V2C94N
  3. Henriques, Luís. "The Circulation of Palestrinian Polyphony in the South of Portugal during the Eighteenth Century: The Repertories of Évora, Elvas and Vila Viçosa". Trabalho apresentado em Web of Knowledge - A look into the Past, embracing the Future, Évora, 2018.
    Publicado • 10.17613/M6JS9H718
  4. Henriques, Luís. "Manuel de Serpa da Silva: Entre a Horta, Massachusetts, a Indústria Baleeira e a construção de órgãos". Trabalho apresentado em 39th Conference of the Portuguese Association for Anglo-American Studies – APEAA, Évora, 2018.
    Publicado • 10.17613/M65C5C
  5. Henriques, Luís. "A paisagem sonora de Angra no século XVII: Uma perspectiva a partir da actividade das suas instituições religiosas". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “As Cidades na História: Sociedade”, Guimarães, 2017.
  6. Henriques, Luís. "O convento de Nossa Senhora dos Remédios durante o século XVII: A sua integração na paisagem sonora de Évora". Trabalho apresentado em International Congress "Os Carmelitas no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte e Património", Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. Henriques, Luís. "A paisagem sonora sacra de Évora na Idade Média: Perspectivas a partir dos escritos de Manuel Fialho e Francisco da Fonseca". Trabalho apresentado em International Conference “Reading the Middle Ages Today: Sources, Text and Translation”, Braga, 2017.
  8. Henriques, Luís. ""Em prol da Arte e dos Artistas portugueses": A actividade de José Augusto Alegria nas décadas de 60 e 70". Trabalho apresentado em Os Intelectuais Portugueses durante o Estado Novo: percurssos e posicionamentos, Évora, 2017.
    Publicado
  9. Henriques, Luís. "Polyphony in Évora Cathedral in the Eighteenth Century: The Lenten Motets by Afonso Lobo". Trabalho apresentado em X Jornadas de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicología: Musicologies d’ahir I de demà: musicologies d’avui, Barcelona, 2017.
    10.17613/M68X8Z
  10. Henriques, Luís. "Recordare, Virgo Mater: devoção musical mariana na Sé de Évora no século XVIII". Évora, 2017.
    Publicado • 10.17613/M6SC02
  11. Henriques, Luís. "Évora Soundscape in the Seventeenth Century: Perspectives from the Musical Activity of the City's Religious Institutions". Trabalho apresentado em II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, 2017.
    Publicado
  12. Henriques, Luís. "O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: Análise litúrgico-musical". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de JOvens INvestigadores, Ponta Delgada, 2017.
    Publicado
  13. Henriques, Luís; Sá, Vanda de. "A História da Música à distância de um "click!: Paisagem sonora e património musical da cidade de Évora". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Turismo História, Património e Ideologia, Cascais, 2016.
    Publicado
  14. Henriques, Luís. "O ensino da música nas instituições monásticas eborenses durante o século XVII: O caso do mosteiro de S. Bento de Cástris". Trabalho apresentado em IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, Évora, 2015.
    Publicado
  15. Henriques, Luís. "A acção de D. Henrique no desenvolvimento da prática musical na Sé de Évora". Trabalho apresentado em Congresso Internacional D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XV, Évora, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Polifonia portuguesa tardia: A problemática da continuidade na obra sacra de Diogo Dias Melgaz e Pedro Vaz Rego". Doutoramento, Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, 2023. http://hdl.handle.net/10174/35734.
  2. "As três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo de construção". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2015. https://hdl.handle.net/10362/19584.
Website
  1. Henriques, Luís. Canto Mensurable. 2020. https://cantomensurable.hcommons.org.
  2. Henriques, Luís. Cantus Azoricus - Cantochão nos Açores, Séculos XV-XIX. 2020. https://cantusazoricus.hcommons.org.
  3. Henriques, Luís; Conde, Antónia Fialho; Caldeira, Susana. ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: O mosteiro de S. Bento de Cástris. 2015. https://orfeus.pt.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Henriques, Luís. Francisco Jozé Perdigão: Lectern Psalms. Canto Mensurable editions, 2023.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2012. "Tratados sobre Música". In Tratados sobre Música na BPARAH.
  2. 2012. "Livros de Coro do Século XVII". In Livros de Coro do Século XVII na Sé de Angra.

Outros

Outra produção
  1. Duarte Lobo: Magnificat Primi Toni [odd verses]. Portuguese Seventeenth Century Polyphony Series 13 The odd verses of the Magnificat Primi Toni, for four voices (SATB), by the Portuguese composer Duarte Lobo (c.1566-1646).. 2024. Henriques, Luís.
  2. Estêvão Lopes Morago: Magnificat Quarti Toni. Portuguese Seventeenth Century Polyphony Series 23 The Magnificat Quarti Toni for four voices (SATB) by the Spanish composer active in Portugal Estêvão Lopes Moraago (c.1575-c.1630).. 2023. Henriques, Luís. https://www.sheetmusicplus.com/en/product/magnificat-quarti-toni-22593213.html.
  3. Francisco Martins: Domine, tu mihi lavas pedes?. Portuguese Seventeenth Century Polyphony Series 18 The antiphon Domine, tu mihi lavas pedes? for five voices (SSATB), by Portuguese composer Francisco Martins (c.1622-1680). Appendix with an uncomplete setting of the same antiphon for four voices (SATB).. 2023. Henriques, Luís. https://www.sheetmusicplus.com/en/product/domine-tu-mihi-lavas-pedes-22471632.html.
  4. Mateus d'Aranda: Polyphonic Works. Polyphony from Évora Cathedral Series 1. 2023. Henriques, Luís.
  5. Francisco José Perdigão: Motets for Advent. 2021. Henriques, Luís. https://www.sheetmusicplus.com/en/product/motets-for-advent-22107981/.
  6. A Herança Musical da Sé de Évora. Text in CD booklet "Herança - A Música da Sé de Évora", Grupo Vocal Olisipo, dir. Armando Possante (CD, Edições MPMP).. 2020. Henriques, Luís.
  7. Música Sacra em Évora no século XVIII: Um ponto da situação e perspectivas para o futuro. Apresentação do projecto "Música sacra em Évora no século XVIII", em desenvolvimento pelo pólo de Évora do CESEM. O projecto compreende, entre outros recursos, a realização de um catálogo (tipo-RISM) referente à produção local de música sacra durante o século XVIII na cidade de Évora, incluindo obras de compositores que mantiveram actividade ou estiverem de certa forma relacionados com as institui. 2020. Oliveira, Filipe Mesquita de; Henriques, Luís. http://hdl.handle.net/10174/26745.
  8. Música na Sé Catedral de Angra do Heroísmo. Text in CD booklet "Música Sacra Portuguesa - Século XIX Arquivo Capitular da Sé de Angra", Coro da Sé de Angra, dir. Duarte Gonçalves-Rosa (CD, Sé de Angra).. 2012. Henriques, Luís.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/16 Novos textos musicais para as monjas de Cástris no final de setecentos X Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: S. Bento de Cástris na diáspora cisterciense. Desafios actuais e futuros
CIDEHUS; Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2019/04/29 A musicologia histórica no contexto eborense: uma perspetiva e potencialidades interdisciplinares III Jornadas "História, Arqueologia e Património Cultural"
Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/10/31 O motete Memento homo de Diogo Dias Melgaz: uma perspetiva analítica Conferências em Música e Musicologia do CESEM/UÉvora
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/03/21 A música sacra na Sé de Évora no início do século XVIII: Uma abordagem inicial aos repertórios, espaços e intervenientes Conferências em Música e Musicologia do CESEM/UÉvora
CESEM/Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/03/19 A Flauta em Évora nos séculos XVI e XVII: Ocorrências nos contextos sacros III FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal
CESEM/Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/10/28 A perspectiva histórica de uma paisagem sonora urbana como exemplo para melhor entender o passado: O caso da actividade musical sacra em Évora no século XVII 55.º Dias de Música Electro-Acústica – A Paisagem Sonora em que Vivemos
Lisboa Incomum (Lisboa, Portugal)
2017/10/05 Continuidade da prática de polifonia na Catedral de Évora no século XVIII XX Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora"
Eborae Mvsica (Évora, Portugal)
2017/09/15 Lumen ad revelationem: A vivência espiritual da festa da Purificação da Virgem na liturgia musical de S. Bento de Cástris V Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: Espaços e tempos da vida monástico-conventual
Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2017/06/22 A música no Convento de São Domingos de Elvas: A leitura possível à luz da organização litúrgico-musical da Ordem dos Pregadores no século XVIII Conferências Internacionais de Elvas: 750 Anos de São Domingos em Elvas
Assoçiação AIAR, Museu Militar de Elvas (Elvas, Portugal)
2017/04/30 A prática do cantochão na ilha de São Jorge durante o século XVIII: O testemunho das fontes históricas Encontro "Arte & Património" 201
Atelier ACROARTE, Ouvidoria de S. Jorge (Ilha de S. Jorge, Açores, Portugal)
2016/11/22 Projecto Música Sacra em Évora no século XVIII Semana da Ciência e Tecnologia na UÉ
Universidade de Évora, Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (Évora, Portugal)
2016/09/17 As relações musicais entre a Sé de Évora e o Mosteiro de S. Bento de Cástris no século XVII: O caso de António Rodrigues Vilalva IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: O mosteiro e a cidade
Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2016/04/22 Arquivos musicais: Estratégias para a sua organização e dinamização Encontro "Arte & Património" 2016
Atelier ACROARTE, Ouvidoria de S. Jorge (Ilha de S. Jorge, Açores, Portugal)
2015/09/18 O quotidiano musical na liturgia cisterciense: Os ofícios para os dias de feria nas fontes de S. Bento de Cástris III Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: Vida privada, quotidianos e cultura material
Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2015/05/27 Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos Seminário “Cipriano de Rore, 1515-2015”
Escola de Artes da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/03 O ciclo do Temporale e Sanctorale em dois graduais quinhentistas do mosteiro de S. Bento de Cástris: A sua organização e intervenções posteriores Seminário Internacional Arte, Música e Devoção nos Mosteiros da Ordem de Cister
Casa-Museu de Monção, Universidade do Minho (Monção, Portugal)
2014/11 A presença da música na liturgia cisterciense para o Advento: O testemunho dos manuscritos 61 e 63 do Arquivo Distrital de Évora II Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2014/09/19 O canto do ofício na Quaresma e Semana Santa no Mosteiro de S. Bento de Cástris: O manuscrito 29 do Arquivo Distrital de Évora e a sua organização II Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical
Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2013/09/23 A música na Ordem de Cister: Ofício de Matinas para a festa de S. Bernardo Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: O Silêncio
Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Direção Regional de Cultura do Alentejo (Évora, Portugal)
2012/06/16 Música Sacra Portuguesa do Século XIX: A Prática Musical na Sé de Angra Apresentação do Triplo-CD "Música Sacra Portuguesa. Arquivo Capitular da Sé de Angra"
Sé de Angra (Angra do Heroísmo, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04/04 - 2024/04/14 Encontro "Arte & Património" 2024 (2024/04/04 - 2024/04/14)
Encontro (Coorganizador)
ACROARTE, Portugal
2020/09/16 - 2020/09/16 VIII Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: Sonoridades Intemporais: Das Paredes do Mosteiro às Conversas Globais (2020/09/16 - 2020/09/16)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2019/12/10 - 2019/12/11 Colóquio Matéria e Transcendência: Espiritualidade na Música e nas Artes Plásticas dos séculos XX e XXI (2019/12/10 - 2019/12/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/11/28 - 2019/11/30 I EINEM - Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (2019/11/28 - 2019/11/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019/10/16 - 2019/10/18 II Encontro Paisagem Sonora Histórica - Évora 2019 (2019/10/16 - 2019/10/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21 VII Residência Cisterciense S. Bento de Cástris (2019/09/20 - 2019/09/21)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/12 Encontro "Arte & Património" 2019 (2019/05/11 - 2019/05/12)
Encontro (Coorganizador)
ACROARTE, Portugal

Cantum Mensurable, Portugal
2018/09/15 - 2018/09/16 Residência Cisterciense S. Bento de Cástris (2018/09/15 - 2018/09/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2018/04/26 - 2018/04/28 Encontro "Arte & Património" 2018 (2018/04/26 - 2018/04/27)
Encontro (Coorganizador)
ACROARTE, Portugal
2017/10/26 - 2017/10/28 Paisagem Sonora Histórica - Paisagem Sonora e Património Musical das Cidades, Évora 2017 (2017/10/26 - 2017/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/04/28 - 2017/04/30 Encontro "Arte & Património" 2017 (2017/04/28 - 2017/04/30)
Encontro (Coorganizador)
ACROARTE, Portugal
2016/09/15 - 2016/09/17 IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: O mosteiro e a cidade (2016/09/15 - 2016/09/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016/09/15 - 2016/09/17 IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris: O mosteiro e a cidade (2016/09/15 - 2016/09/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016/04/22 - 2016/04/22 Encontro "Arte & Património" 2016 (2016/04/22 - 2016/04/22)
Encontro (Coorganizador)
ACROARTE, Portugal
2015/05/07 - 2015/05/09 IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century (2015/05/07 - 2015/05/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2013/06/14 - 2013/06/16 International Colloquium "Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820" (2013/06/14 - 2013/06/16)
Congresso (Outra)
Universidade de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/04/13 - 2024/04/13 Chair of Painel 1 & 2 Conferences Session
Encontro
Encontro "Arte & Património" 2024
ACROARTE, Portugal
2019/11/30 - 2019/11/30 Chair of the session "Painel 9"
Encontro
I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019/11/28 - 2019/11/30 Évora Historical Soundscape walking tour
Encontro
I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 Visita Guiada "Paisagens Sonoras: Alguns espaços da música em Évora"
Encontro
II Encontro Paisagens Sonoras Históricas Évora 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019/10/17 - 2019/10/17 Chair of session "Bells and Urban Celebrations" (Session IX)
Encontro
II Historical Soundscape Meeting – Évora 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019/05/18 - 2019/05/18 Visita - Paisagem Sonora Histórica
Outro
Noite Europeia dos Investigadores - Conversas sobre arte, arquitetura e património
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Portugal
2018/09/15 - 2018/09/15 Chair of the session "Do Manuscrito ao Concerto"
Encontro
VII Residência Cisterciense S. Bento de Cástris
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2017/04/28 - 2017/04/30 Oficina de Cantochão
Encontro
Encontro Arte & Património 2017
ACROARTE, Portugal
2017/04/18 - 2017/04/18 Roteiro Musical
Encontro
Universidade de Évora, Portugal
2016/09/15 - 2016/09/17 Oficina de Cantochão
Encontro
IV Residência Cisterciense S. Bento de Cástris, Monastery of S. Bento de Cástris
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
2016/05 - 2016/05 Organizer of the Session "Évora, e a Música Vocal"
Mesa-redonda
Coleção B, Portugal
2016 - 2016 Oficina de Cantochão
Oficina (workshop)
Oficina de Cantochão
Biblioteca Pública de Elvas, Portugal
2015/11/12 - 2015/11/14 Roteiro Musical por Évora
Encontro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2015/09 - 2015/09 Oficina de Cantochão
Encontro
III Residência Cisterciense S. Bento de Cástris, Monastery of S. Bento de Cástris
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Herança - Revista de História, Património e Cultura (2184-3090) Ponteditora
2014 - Atual Cantum Mensurable blog (2184-9307) Cantum Mensurable

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - Atual Music consultant for the conservation restoration proposals. ACROARTE, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/05/11 - 2019/05/11 Céu Azul - Antena 1 Açores Entrevista a propósito do Encontro "Arte & Património" 2019
Distinções

Prémio

2016 Prémio "Melhores Mestres" - Ciências Musicais 2015
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 Prémio de Mérito Licenciatura Escola de Artes da Universidade de Évora 2011
Universidade de Évora, Portugal