???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fábio Saraiva Flôres

Nomes de citação

  • Flôres, Fábio Saraiva
  • Flôres, F
  • Flores, F
  • Flôres, F. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
7111-4AFF-4024
ORCID iD
0000-0003-3469-3725
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=7Zi2smAAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao

Endereços de correio eletrónico

  • fabio.flores@almada.ipiaget.pt (Profissional)
  • flores.saraiva@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2016/01/01 - 2020/09/30
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Motricidade Humana
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Affordances for schoolchildren’s motor competence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014/01/31 - 2015/11/25
Concluído
Educação Física Licenciatura (Licence)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
"A escola como parte da rede social do desenvolvimento motor infantil. Um estudo piloto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2013/08/30 - 2015/02/28
Concluído
Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais (Laurea Specialistica)
Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
"Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2012/03/01 - 2014/02/22
Concluído
Mestrado em Educação Física (Master)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
19
2007/09/09 - 2011/08/26
Concluído
Educação Física Bacharelado (Bachelor)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
"Lesões: estudo diagnóstico exploratório entre participantes de equipes desportivas e praticantes apenas de Educação Física escolar do ensino médio, em uma escola na cidade de Santa Maria - RS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017/04/24 - 2018/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2012 - 2013 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Membro Conselho Científico Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/01 - Atual Membro Conselho Pedagógico Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/01 - Atual Membro Conselho Disciplinar Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/01 - Atual Membro Conselho Consultivo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Coordenador do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Presidente da Comissão de Creditação do 2.º CE em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/12 - Atual Coordenador do KinesioLab - Unidade de Investigação Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/04 - 2022/09 Coordenador da Licenciatura em Educação Física e Desporto Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/04 - 2022/09 Presidente da Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/03 - 2021/12 Diretor de Instalações Desportivas Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06 - 2024/06 Programa Erasmus + Instituto Piaget, Portugal
Universiteit Hasselt - Campus Diepenbeek, Bélgica
2019/08/31 - 2021/04/30 Treinador de Futebol Sporting Clube de Portugal, Portugal
Sporting Clube de Portugal, Portugal
2019/08/31 - 2020/12/31 Treinador de Futebol Academia de Futebol Superball, Portugal
Academia de Futebol Superball, Portugal
2019/10/31 - 2020/03/31 Treinador de Futsal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/10/14 - 2020/01/31 Treinador de Futebol Escolinha do Figo, Portugal
2014/01/31 - 2014/07/01 Professor de Educação Física Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Brasil
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Brasil
2013/08/18 - 2014/02/28 Professor de Educação Física Colégio Sinodal Alfredo Simon, Brasil
Colégio Sinodal Alfredo Simon, Brasil
2008/08/30 - 2011/12/31 Professor de Educação Física Colégio Franciscano Sant'Anna, Brasil
Colégio Franciscano Sant'Anna, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/08 - 2015/07 Estudo da qualidade dos contextos ambientais na promoção e proteção do desenvolvimento motor infantil
037471
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Universidade Federal de Santa Maria
Concluído
2011 - 2011 Efeitos ambientais na percepção de competências e desenvolvimento motor de crianças
028147
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Universidade Federal de Santa Maria
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/12 - Atual EquiSPACE - Ambientes estimulantes para uma educação inclusiva
CP/0521/DDT/2023
Investigador responsável
Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Em curso
2022/11 - Atual Projeto de reabilitação cardíaca comunitário do Piaget - Reabilitação Piaget
KinesioLab 027
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
Em curso
2022/11 - Atual A influência da atividade física, nutrição e balanço energético em marcadores biológicos, psicológicos e comportamentais
KinesioLab 033
Investigador
Em avaliação
2022/09/01 - Atual Análise de Desempenho e Psicometria de atletas de diferentes modalidades desportivas
P12-S21-21-21/06/2022
Orientador
Instituto Piaget, Portugal
Em curso
2022/01/01 - Atual A influência das affordances na competência motora e na aquisição de habilidades motoras de indivíduos praticantes de diferentes modalidades desportivas
P02-S09-27/04/2022
Orientador
Instituto Piaget, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2018 Grupo de Estudos em Análise dos Jogos Esportivos Coletivos (GEAJEC)
Orientador
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Concluído
2017 - 2018 A influência das affordances ambientais na competência motora de crianças em idade escolar
Orientador
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
2017 - 2018 Análise de scout do esporte clube internacional usando o handscout - futebol
Orientador
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Concluído
2014 - 2016 Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal
Investigador responsável
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Concluído
2011 - 2012 Efeitos do Treinamento Físico após a Pré-temporada em jogadores de Futebol Profissional de uma equipe do Rio Grande do Sul sobre as variáveis da Aptidão Física e Avaliação da Dor, Lesão e Índice de capacidade para o Trabalho
Investigador
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fábio Flôres; André Silva; Renata Willig; Ana Reyes; Joana Serpa; Priscila Marconcin; Fernando Vieira; Denise Soares; Nuno Casanova. "Exergames as an Effective Alternative to Real Environmental Tennis Training for Adolescents". Sports (2024): https://doi.org/10.3390/sports12060168.
    10.3390/sports12060168
  2. Fábio Flôres; Ricardo Drews; Priscila Marconcin; Priscila Cardozo; Flôres, Fábio Saraiva; Priscila Ellen Pinto Marconcin; Cardozo, Priscila Lopes. "Comparisons of different focuses of attention on children’s learning and performance: a systematic review". International Review of Sport and Exercise Psychology (2024): https://doi.org/10.1080/1750984X.2024.2349988.
    Publicado • 10.1080/1750984X.2024.2349988
  3. Flôres, Fábio Saraiva. "A influência das orientações educacionais dos professores na coeducação em Educação Física". Portuguese Journal of Behavioral and Social Research (2024):
    Aceite para publicação
  4. Nuno Casanova; Ana Sofia Gonçalves; Renata Matheus Willig; Priscila Ellen Pinto Marconcin; Serpa, Joana; Vieira, Fernando; Soares, Denise; Flôres, Fábio Saraiva. "Relationship between anthropometric attributes and physical fitness levels in young male portuguese futsal athletes". The Open Sports Sciences Journal 17 e1875399X2 (2024): 1-8.
    Publicado • 10.2174/011875399X290477240329065522
  5. Flôres, Fábio Saraiva; Rodrigues, Catarina; Renata Matheus Willig; Priscila Ellen Pinto Marconcin; Joana Filipa Lourenço; Soares, Denise. "Differences in motor competence between children performing rhythmic gymnastics or exclusively physical education classes: a pilot investigation". Germinare (2024):
    Aceite para publicação
  6. Vinuta Deshpande; Pratiksha Kalgutkar; Ana Filipa Silva; Fábio Saraiva Flôres. "Construct Validity and Reliability of the Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren in South India". Journal of Motor Learning and Development (2024): https://doi.org/10.1123/jmld.2023-0066.
    10.1123/jmld.2023-0066
  7. Flôres, Fábio Saraiva; Soares, Denise; Renata Matheus Willig; Reyes, Ana Carolina ; Ana Filipa Braga Barroso Campos Silva. "Mastering Movement: A Cross-sectional investigation of motor competence in children and adolescents engaged in sports". PLOS One (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  8. Aline Martins; Flôres, Fábio Saraiva; VALENTINI,Nadia Cristina; Fernando Copetti. "What do the parents perceive, and how it affects children’s motor competence? An exploratory study in 5 to 11 years old south Brazilian children". Motricidade 19 1 (2023): 41-48.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Priscila Marconcin; Ana Lúcia Silva; Fábio Flôres; Alexandre Nunes; Joana Filipa Lourenço; Miguel Peralta; Beatriz Minghelli. "Association between Musculoskeletal Injuries and Depressive Symptoms among Athletes: A Systematic Review". International Journal of Environmental Research and Public Health (2023): https://doi.org/10.3390/ijerph20126130.
    10.3390/ijerph20126130
  10. Denise Soares; Joana Lourenço; Ana Filipa Silva; Fábio Flôres. "Influence of Maximal Strength on Bench Press and Trunk Rotation in Adapted Shot-put: A Pilot Investigation". Exercise Science (2023): https://doi.org/10.15857/ksep.2022.00584.
    10.15857/ksep.2022.00584
  11. Fábio Saraiva Flôres; Joana Lourenço; Lucy Phan; Simon Jacobs; Renata Matheus Willig; Priscila Ellen Pinto Marconcin; Nuno Casanova; et al. "Evaluation of Reaction Time during the One-Leg Balance Activity in Young Soccer Players: A Pilot Study". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10040743.
    10.3390/children10040743
  12. Flôres, Fábio Saraiva; Nuno Martins; Renata Willig; Priscila Marconcin; Joana Lourenço; Virgínia Hermann; Clandio Marques; et al. "Association between motor competence, and the rating of perceived exertion in male young adults". Journal of Men's Health (2023): http://dx.doi.org/10.22514/jomh.2023.098.
    10.22514/jomh.2023.098
  13. Renata Palermo Licen; Silvana Correa Matheus; Fábio Saraiva Flôres. "Associação entre a ansiedade e o rendimento de uma equipa de futebol". Germinare (2022): https://germinare.ipiaget.org/index.php/germinare/article/view/46.
    10.5281/ZENODO.5939863
  14. Fábio Saraiva Flôres; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil. "Further development of the Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren: standardized version and scoring system". Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (2022): https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0277.
    10.12820/rbafs.27e0277
  15. Lourenço, Joana; Rodrigues, Catarina; Flôres, Fábio Saraiva; Soares, Denise. "Physical Activity Time and Intensity in Physical Education During the COVID-19 Pandemic". Perceptual and Motor Skills (2022): http://dx.doi.org/10.1177/00315125221093906.
    10.1177/00315125221093906
  16. Flôres, Fábio Saraiva. "HandScout: a New System to Record Football Data". Germinare (2021): https://zenodo.org/record/5557079.
    10.5281/ZENODO.5557079
  17. Flôres, Fábio Saraiva; Henrique Porto; Fernando Copetti. "The ecological and cognitive approaches in soccer/futsal decision-making. Revista Brasileira de Futebol e Futsal". Revista Brasileira de Futsal e Futebol 12 50 (2021): 594-600. http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1025.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Machado, Leonardo; Matheus, Silvana Corrêa; Flôres, Fábio Saraiva. "Can exergames be used as an alternative to conventional exercises?". Motriz, Journal of Physical Education 27 e10210201 (2021): 1-6. https://www.scielo.br/pdf/motriz/v27/1980-6574-motriz-27-e019720.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/S1980-65742021019720
  19. Flores, Fabio Saraiva; Rodrigues, Luis Paulo; Cordovil, Rita. "Relationship between the Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren (AMBS) and Motor Competence Assessment (MCA) in Brazilian Children". Children (2021): https://publons.com/publon/48745772/.
    10.3390/CHILDREN8080705
  20. Flôres, F.S.; Rodrigues, L.P.; Luz, C.; Cordovil, R.; Flôres, Fábio Saraiva; Luis Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues; Carlos Luz; Rita Cordovil Matos. "Cross-cultural comparisons of motor competence in southern Brazilian and Portuguese schoolchildren". Motriz. Revista de Educacao Fisica 27 e102100184 (2021): 1-8. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85108878266&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/S1980-657420210018420
  21. Flôres, Fábio Saraiva; Piovesan, C.C.; Geremia, J.M.; Luz, C.; Menezes, R.P.; Flôres, F.S.. "Relationship between the numerical condition and court position in goal scoring in women’s handball". Journal of Physical Education and Sport 20 6 (2020): 3607-3613. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098874594&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7752/jpes.2020.06486
  22. Flôres, Fábio Saraiva; Milani, Michael Flores; Copetti, Fernando; Luz, Carlos; Cordovil, Rita. "O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças". Motrivivência 32 63 (2020): 01-13. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73696.
    10.5007/2175-8042.2020e73696
  23. Porto, Henrique Lamberty; Copetti, Fernando; Flores, Fabio Saraiva. "THE ECOLOGICAL AND COGNITIVE APPROACHES IN FOOTBALL/FUTSAL DECISION-MAKING". Revista Brasileira de Futsal E Futebol (2020): https://publons.com/publon/50303561/.
  24. Flôres, Fábio Saraiva;; Santos, Daniela Lopes dos;; Carlson, Guilherme Rosso;; Gelain, Eugenio Zanette;; Flores, Fabio Saraiva; dos Santos, Daniela Lopes; Carlson, Guilherme Rosso; Gelain, Eugenio Zanette. "What can coaches do? The relationship between substituion and results of professional soccer matches". Revista Brasileira de Futsal e Futebol (2019): http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/745.
    Publicado
  25. Silva, Rafael Guerino; Saraiva, Mariana Menezes; Flôres, Fábio Saraiva. "Influência do valor de mercado no futebol: Análise das Copas do Mundo de 2014 e 2018". Revista Perspectiva: Ciência e Saúde 4 (2019): 70-84.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Flores, Fabio Saraiva; Rodrigues, Luis P.; Copetti, Fernando; Lopes, Frederico; Cordovil, Rita. "Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review". Perceptual and Motor Skills (2019): https://publons.com/publon/14107106/.
    10.1177/0031512519829271
  27. Silveira, Thais Cristina Weiss; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil.; Flôres, Fábio Saraiva; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil. Universidade de Lisboa, Portu. "Análise dos gols sofridos no Campeonato Brasileiro feminino de Futebol". (2018): http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/577.
  28. Weiss Silveira, Thais Cristina; Flores, Fabio Saraiva. "Analysis of the goals suffered in the women's brazilian football championship". Revista Brasileira de Futsal E Futebol (2018): https://publons.com/publon/50303562/.
  29. Menezes,Karla Mendonça; Algarve,Thaís Doeler; Flôres,Fábio Saraiva; Cruz,Ivana Beatrice Mânica; Copetti,Fernando; Silveira,Aron Ferreira. "DNA damage and postural balance in multiple sclerosis patients". (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502017000500085.
  30. Costa, Rodrigo C; Flôres, Fábio Saraiva; Mezzomo, Stela Paula; Piovesan, Ana Clara; Cardozo, Priscila Lopes; CORAZZA,Sara Teresinha. "Efeitos da prática de esportes com raquete, no tempo de reação simples e de escolha de crianças". Revista Perspectiva: Ciência e Saúde 2 (2017): 23-31.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Silva, Sabrine D.; Flôres, Fábio S.; Corrêa, Shaiane L.; Cordovil, Rita; Copetti, Fernando. "Mother's Perception of Children's Motor Development in Southern Brazil". Perceptual and Motor Skills 124 1 (2016): 72-85. http://dx.doi.org/10.1177/0031512516676203.
    10.1177/0031512516676203
  32. Picolini, Luana Carvalho; Flôres, Fábio Saraiva; Soares, Ellen Dos Santos; Santos, Daniela Lopes dos; Matheus, Silvana Corrêa; Corazza, Sara Teresinha. "Efeitos da prática de Jump no equilíbrio e no tempo de reação em mulheres". ConScientiae Saúde 14 4 (2016): 585-591. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5818.
    10.5585/conssaude.v14n4.5818
  33. Brandão, Mariane da Silva; Universidade Federal de Santa Maria; Mezzomo, Stela Paula; Universidade Federal de Santa Maria; Flôres, Fábio Saraiva; Universidade de Lisboa; Corazza, Sara Teresinha; Universidade Federal de Santa Maria. "Uso de demonstração melhora a performance motora de meninos em habilidades do futsal". (2016): http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/459.
  34. Flôres, Fábio Saraiva; Flôres,Fábio Saraiva; Menezes,Karla Mendonça; Katzer,Juliana Izabel; Flôres, Fábio Saraiva; Menezes, Karla Mendonça; Katzer, Juliana Izabel. "Influences of gender on attention and learning of motor skills". Journal of Physical Education 27 1 (2016): 00. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552016000100106.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4025/jphyseduc.v27i1.2706
  35. Flôres, Fábio Saraiva; Balsan, L. "Scout Analysis of Soccer: New Look on the Brazilian Championship". International Journal of Sports Science 6 (2016): 83-87.
    Publicado
  36. Santos, E.B.; Silva, M.C.R.; Katzer, J.I.; Flôres, F.S.; Corazza, S.T.. "Efeitos da Modelagem na Aprendizagem da Habilidade do Chute em Meninas". Revista Brasileira de Ciência e Movimento 23 4 (2015): 57-63. http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63.
    10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
  37. SOARES,Ellen Santos; FLORES,Fábio Saraiva; KATZER,Juliana Izabel; VALENTINI,Nadia Cristina; CORAZZA,Sara Teresinha; COPETTI,Fernando. "Análise das oportunidades de estimulação motora em ambientes domiciliares na região central do Rio Grande do Sul". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200279.
  38. Flôres, Fábio Saraiva; Menezes,Karla Mendonça; CORAZZA,Sara Teresinha; Copetti,Fernando; Katzer,Juliana Izabel. "Efeitos do foco de atenção na aprendizagem do chute em crianças". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 15 (2015): 89-101.
    Acesso aberto • Publicado
  39. Flores, Feibio Saraiva; Gomes Schild, Jose Francisco; Chiviacowsky, Suzete; Flôres, Fábio Saraiva; Schild, José Francisco Gomes. "Benefits of external focus instructions on the learning of a balance task in children of different ages". International Journal of Sport Psychology 46 (2015): 311-320. https://publons.com/publon/20473911/.
    Publicado • 10.7352/IJSP2015.46.311
  40. Vargas, Liziane Da Silva de; Flôres, Fábio Saraiva; Farinha, Juliano Boufleur; Santos, Daniela Lopes dos. "Efeito do acompanhamento nutricional e treinamento físico em pessoas com síndrome metabólica". ConScientiae Saúde 13 3 (2014): 421-428. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v13n3.4771.
    Publicado • 10.5585/conssaude.v13n3.4771
  41. Drews, Ricardo; Cardozo, Priscila Lopes; Corazza, Sara Teresinha; Flôres, Fábio Saraiva. "Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol". (2013): https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/1123.
    10.6063/motricidade.1123
  42. Flôres, Fábio Saraiva; Daronco, LS; Copetti, Fernando; Cardozo, Priscila Lopes; Drews, Ricardo; Balsan, L. "Prevalência de lesões em escolares praticantes de atividade física: uma análise retrospectiva". ConScientiae Saúde 12 (2013): 386-391.
    Publicado
  43. Flôres, Fábio Saraiva; Chiviacowsky, Suzete. "Prática autocontrolada: efeitos do número de escolhas na aprendizagem de uma habilidade motora discreta". Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) Especial (2013): 211-214.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Soares, Ellen Dos Santos; Flôres, Fábio Saraiva; Piovesan, Ana Clara; CORAZZA,Sara Teresinha; Copetti,Fernando. "Avaliação das Affordances presentes em diferentes tipos de residências para a promoção do desenvolvimento motor infantil". Temas sobre Desenvolvimento 19 (2013): 184-187.
    Acesso aberto • Publicado
  45. Drews, R.; Cardozo, P.L.; Corazza, S.T.; Flôres, F.S.. "Analysis of motor performance of school practitioners of indoor soccer and volleyball,Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol". Motricidade 9 3 (2013): 105-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885392294&partnerID=MN8TOARS.
    10.6063/motricidade.9(3).1123
Capítulo de livro
  1. Denise Soares; Catarina Rodrigues; Joana Lourenço; Flôres, Fábio Saraiva. "Evaluation of the Physical Activity Intensity in Primary School Children During the Lockdown". 2023.
    10.1007/978-3-031-38277-2_17
  2. Flôres, Fábio Saraiva; Mariana Gonçalves Gomes. "Oportunidades de estimulação motora de crianças em idade escolar: avaliação inicial de Portugal". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal: Edições ISMAI, 2023.
    Publicado
  3. Ana Filipa Braga Barroso Campos Silva; Renata Matheus Willig; José Atalaia; Inês Santos; Marta Cameira; Pedro Pereira; Flôres, Fábio Saraiva. "Aplicação da perceção subjetiva de esforço em jovens em idade escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal: Edições ISMAI, 2023.
    Publicado
  4. Flôres, Fábio Saraiva; Chiviacowsky, Suzete; Inês Carreiras Dias; Maria Teresa Padilha; Ricardo Drews; Priscila Lopes Cardoso. "Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora em adolescentes". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal: Eidções ISMAI, 2023.
    Publicado
  5. Rodrigues, Catarina; Lourenço, Joana; Flôres, Fábio Saraiva; Soares, Denise; Flôres, Fábio Saraiva. "Evaluation of the intensity of physical activity of the primary school children in a context of lockdown using accelerometry". In Journal of Physical Education and Sports. Barém: International Conference on the Leadership and Management of Projects in the digital age, 2022.
  6. Flôres, Fábio Saraiva; Joana Filipa Lourenço; Catarina Rodrigues; Soares, Denise. "Atividade física e intensidade das aulas de educação física durante o covid-19". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV. Faro, Portugal: Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  7. Flôres, Fábio Saraiva; Rodrigues, Luis Paulo; Rita Cordovil Matos. "Affordances para o comportamento motor em crianças de idade escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 137-145. UBI Edições, 2019.
    Publicado
  8. Silva, Sabrine D.; Flôres, Fábio Saraiva; Correia, Shaiane; Rita Cordovil Matos; Copetti, Fernando. "Perceção da competência dos pais em relação ao desenvolvimento motor dos seus filhos". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IX, 105-113. Castelo Branco, 2016.
    Publicado
  9. Flôres, Fábio Saraiva. "Aptidão física e motora". In edidas e Avaliações dos Exercícios Físicos e Saúde, 13-122. Inov9 Gráfica e Editora, 2014.
Edição de número de revista
  1. José Luís Sousa; Gustavo Desouzart. "O KinesioLab, a Germinare e a produção científica no Instituto Piaget". Germinare (2022): https://zenodo.org/record/5730053.
    10.5281/ZENODO.5730053
Livro
  1. Flôres, Fábio Saraiva. Manual da Pedagogia e Didática em Educação Física. Brasil: L3 Soluções em Tecnologia Ltda. 2024.
    Publicado
  2. Flôres, Fábio Saraiva. Manual do Desenvolvimento Motor. Brasil: L3 Soluções em Tecnologia Ltda. 2024.
    Publicado
  3. Flôres, Fábio Saraiva. Manual de Aprendizagem Motora. Santa Maria, Brasil: L3 Soluções em Tecnologia Ltda. 2023.
    Publicado
  4. Flôres, Fábio Saraiva. Metodologia do Treino e Prescrição do Exercício: Manual de Apoio. Santa Maria, Brasil: L3 Soluções em Tecnologia Ltda. 2021.
    Publicado
  5. Flôres, Fábio Saraiva. Manual do Investigador: Análise de dados em Educação Física e Desporto usando o SPSS. Santa Maria, Brasil: L3 Soluções em Tecnologia Ltda. 2021.
    Publicado
Manual
  1. Carolina Foggiato; Flôres, Fábio Saraiva. Apostila de Educação Física I.. Santa Maria, Brasil: Pré-vestibular Alternativa. 2017.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Fábio Saraiva Flôres; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil. "Development and construct validation of a questionnaire for measuring affordances for motor behavior of schoolchildren". 2021. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-658677/v1.
    10.21203/rs.3.rs-658677/v1
Resumo em conferência
  1. Camila Fagundes Machado; Thábata Viviane Brandão Gomes; Flôres, Fábio Saraiva; Paloma Reis; Rodolfo Novellino Benda. Autor correspondente: Camila Fagundes Machado. "Oportunidades de estimulação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ambos os sexos". Trabalho apresentado em XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, Manaus, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Flôres, Fábio Saraiva. "Affordances for schoolchildren's motor competence". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2020.
  2. Flôres, Fábio Saraiva. "A escola como parte da rede social do desenvolvimento motor infantil. Um estudo piloto". Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
  3. Flôres, Fábio Saraiva. "Efeitos de diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio em crianças". Mestrado, 2014. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3174.
  4. Flôres, Fábio Saraiva. "Lesões: Estudo diagnóstico exploratório entre participantes de equipes desportivas e praticantes apenas de educação física escolar no ensino médio, em uma escola na cidade de Santa Maria - RS". Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria, 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Oportunidades de estimulação motora de crianças em idade escolar: avaliação inicial de Portugal XVIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade da Maia (Maia, Portugal)
2023 Motor profile of Brazilian children on the MCA instrument: a cross-cultural study, North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity – NASPSPA
University of Calgary (Ontário, Canadá)
2022 Oportunidades de estimulação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ambos os sexos XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor
Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
2022 Avaliação do Equilíbrio e Tempo de Reação de jovens jogadores de futebol: primeiras impressões do BlazePod™ XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança,
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Atividade física e intensidade das aulas de educação física durante o COVID-19 XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Evaluation of the Physical Activity Intensity in Primary School Children During the Lockdown International Conference on the Leadership and Management of Projects in the Digital Age – ICLAMP
Applied Science University (Cidade de Barém, Barém)
2021 A influência do futsal na Competência Motora de Crianças 2º Health & Well-Being Intervention – International Congress
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2019 Affordances para o comportamento motor em crianças de idade escolar XIV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Universidade Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual Perceção da competência motora dos professores em relação à competência dos alunos.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/09 - Atual Análise da competência real e da competência motora percebida pelos professores
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/09 - Atual Comparação da perceção subjetiva de esforço e alunos do sexo feminino e do sexo masculino em aulas politemáticas e monotemáticas
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023/09 - Atual Associação entre os níveis de atividade física e competência motora de rapazes e raparigas do ensino secundário de um colégio da região de Setúbal
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/09 - Atual Perceção subjetiva do esforço dos rapazes em aulas politemáticas e aulas monotemáticas
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023/09 - Atual Relação da competência motora com o tempo de reação nos diferentes ciclos de ensino
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - Atual Associação entre os níveis de atividade física, aptidão física, imagem corporal e competência motora
Coorientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - Atual Associação entre os níveis de atividade física e competência motora de rapazes e raparigas do ensino secundário de um colégio na região de setúbal
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - Atual Análise do efeito agudo de uma tarefa no tempo de reação de crianças em idade escolar
Orientador de Bruno Ricardo Dias Horta
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2024 Perceção de competência motora real e percebida por professores de educação física
Orientador de Matilde de Castro Monteiro Benzinho
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
Orientador de Inês Isabel Rosa dos Santos
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de Portugal
Orientador de José Augusto da Silva Atalaia
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar
Orientador de Inês Martins Carreiras
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Análise das oportunidades de estimulação motora de crianças portuguesas
Orientador de Mariana Gonçalves Gomes
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Efeitos agudos do Wii no tempo de reação de crianças em idade escolar
Orientador de Nuno Ricardo Raposo Resende
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2023 Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
2021 - 2023 Efeito da prática desportiva na Competência Motora em crianças praticantes de desporto escolar
Orientador de Bernardo Grou Brito
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2023 Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região do Algarve
Orientador de João José dos Santos Dias
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos
Orientador de André Gonçaço Fernandes Gomes de Sousa Roxo
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Comparação entre os níveis de Aptidão Física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço
Orientador de Diogo da Câmara Pestana Correia Santos
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos
Orientador de Bráulio João Carmo Bernardes
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Associação entre a participação em Atividades de Enriquecimento Curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º ciclo
Orientador de Fábio Alexandre Augusto Vieira
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Análise da posse de bola em jogos de futebol nas principais Ligas europeias na época de 2021/2022
Orientador de André Filipe Frei Cardoso
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 A Perceção do Aspirante a Treinador Sobre a sua Formação Académica na Licenciatura na Área do Desporto
Orientador de Carolina Ribeiro Cotrim
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Análise da produção bibliográfica do KinesioLab de Almada
Orientador de Daniel Martins Oliveira
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Qual a diferença entre a Perceção Subjetiva de Esforço em equipas femininas e masculinas no futebol?
Orientador de Diogo de Oliveira Mesquita
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Influência dos fatores socioeconómicos e culturais no desenvolvimento e progressão de jovens atletas no futebol
Orientador de João Fernandes
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 Comparação da perceção subjetiva de esforço dos atletas nas unidades de treino e nos jogos de competição
Orientador de João Lima
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2022 A relação dos níveis de atividade física e a perceção subjetiva do esforço em crianças no contexto desportivo
Orientador de Raphael Sebastien Fernandes da Silva Morgado
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020 - 2022 O Efeito do Confinamento na Aptidão Física em Crianças de 10 e 11 anos
Orientador de Mário Joel Cipriano
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020 - 2021 As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia (durante o segundo confinamento)
Orientador de Hugo Chan Novo Correia
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020 - 2021 Crianças que praticam atividades extracurriculares apresentam resultados semelhantes às que não praticam nos testes FITescola®?
Orientador de Delfim Duarte Marvanejo Doutel
Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2018 - 2018 Análise de varáveis ofensivas das equipes vencedoras da Copa Libertadores da América e da Champions League, no ano de 2018.
Orientador de Pedro Valim Milesi
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Análise de variáveis ofensivas das equipes campeãs dos campeonatos mundiais de handebol
Orientador de Claudia Cherobini Piovesan
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Influências dos ambientes na competência motora de crianças praticantes de uma modalidade esportiva
Orientador de Michael Flores Milani
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Influências ambientais na competência motora de crianças praticantes de ginástica
Orientador de Mirian Vieira
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Relação entre capacidades físico-motoras e análise de scout de atletas profissionais de futebol
Coorientador de Renata Palermo Licen
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Síndrome de burnout em bailarinos e ginastas de alto rendimento
Coorientador de Victória Anziliero
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Análise das variáveis ofensivas durante a copa do mundo da Rússia
Orientador de Enrico Irajá Pereira
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Análise da performance na iniciação esportiva no basquetebol a partir da perspectiva Bioecológica de Bronfenbrenner.
Orientador de Giorgio Camini
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Tomada de decisão no futebol: uma revisão.
Orientador de Henrique Lamberty Porto
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Posse de bola e organização defensiva: uma análise da copa do mundo de 2018
Orientador de Lorenzo Ravanello Cervi
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Análise da posse de bola durante a copa do mundo e sua influência na competição
Orientador de Matheus Tonatto Noal
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Qual a influência do valor de mercado no futebol? Uma análise das copas do mundo de 2014 e 2018.
Orientador de Rafael Guerino da Silva
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Relação entre a posse de bola e a bola parada na copa do mundo de 2018
Orientador de Rayann Rosa Cristino
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 - 2018 Observação do desempenho na iniciação esportiva no futebol
Orientador de Thaís Cristina Weiss Silveira
Educação Física (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças
Arguente
Desirée Goulart Souza (Mestrado)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2023 As atitudes dos alunos no Ensino Secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física numa escola TEIP
Presidente do júri
Andréia Duarte (Mestrado)
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
2023 O bom professor de Educação Física: perceção dos alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos
Presidente do júri
Gonçalo Guerra (Mestrado)
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
2023 A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem-estar
Presidente do júri
Bárbara Guilherme (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 A perceção das raparigas em relação à oferta formativa, aos rapazes e aos seus professores em Educação Física
Presidente do júri
Rodrigo Brandão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Relação entre o índice de massa corporal e os níveis de aptidão cardiorrespiratória em adolescentes do 3º ciclo e secundário
Presidente do júri
Rodrigo Carrajola (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 A importância e a influência de um circuito de força numa aula de educação física
Presidente do júri
Manuel João Marques Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 A influência da pandemia na capacidade de resistência em crianças com idades compreendidas entre 8-10 anos no concelho de Torres Vedras
Presidente do júri
Hélder Alexandre da Silva Mesquita (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e sua perceção quanto à importância da atividade físic
Presidente do júri
Catarina Ribeiro Marques (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Associação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física na população infantil
Presidente do júri
Diogo Furão (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online
Arguente
Rúbia Garcia (Mestrado)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2023 Análise e caracterização da competência motora: uma comparação entre bailarinas e voleibolistas
Arguente
Daniela Ariana Martinez Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 Os efeitos da ameaça de estereótipos de género na aprendizagem de futebol na educação física
Arguente
Pedro Beleza (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
Orientador
Inês Carreiras Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
Orientador
Inês Isabel Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Avaliação da perceção subjetiva de esforço em crianças de uma região rural de Portugal
Orientador
José Atalaia. (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Oportunidades de estimulação motora de crianças em idade escolar em Portugal
Orientador
Mariana Gonçalves Gomes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Efeitos agudos dos Exergames no tempo de reação de crianças em idade escolar
Orientador
Nuno Resende (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar
Orientador
Maria Teresa Padilha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Associação entre a participação em atividades de enriquecimento curricular no rendimento escolar e nas capacidades motoras de alunos do 3º ciclo
Orientador
Fábio Vieira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos
Orientador
Bráulio Bernardes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Efeito da prática desportiva na competência motora em crianças praticantes de desporto escolar
Orientador
Bernardo Grou Brito (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6 – 11 anos)
Orientador
João José Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Avaliar e comparar a agilidade, a aptidão aeróbia e a impulsão entre os alunos do 1º ciclo do Colégio Atlântico e do Colégio Guadalupe
Arguente
Ana Lopes (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Comparação dos resultados das provas de aferição de 5º ano com os resultados nacionais
Arguente
Sofia Gonçalves (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Influência de um projeto de expressão físico-motora no desempenho das provas de aferição do 3º ano do Ensino Básico
Presidente do júri
Bruno Abreu (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Caracterizar os alunos do 2º ano através do Pré FitEscola®
Presidente do júri
Diogo Godinho (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Avaliação do efeito agudo de uma sessão de treino de basquetebol na agilidade de atletas do escalão sub-16
Arguente
Francisca Rosa (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Relação entre a agilidade e tempo útil de jogo no futebol de formação
Arguente
Nuno Barbosa (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Diferenças no tempo de reação entre atletas adolescentes masculinos e femininos
Arguente
Rúben Lourenço (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Caracterização dos níveis de força em atletas de futebol
Arguente
Rui Pereira (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Análise dos diferentes sistemas táticos utilizados no Mundial de Futebol de 2022
Orientador
João Pires (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Comparação do exercício de força entre jovens praticantes de ginásio e jovens jogadores de futebol
Presidente do júri
Comparação do exercício de força entre jovens praticantes de ginásio e jovens jogadores de futebol (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Observação das cargas de treino ao longo de um microciclo numa equipa de formação de futebol
Presidente do júri
Guilherme Dias (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Tempo de reação em jovens atletas de futebol de várias faixas etárias
Presidente do júri
Miguel Vaquinhas (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Diferenças entre sexos e níveis competitivos na capacidade de apneia em nadadores
Arguente
André Carneiro (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Prevalência de patologias clínicas em ginásios e a regularidade de treino
Presidente do júri
David Jorge (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 Fatores motivacionais que influenciam a prática de exercício físico
Presidente do júri
Diogo Figueiredo (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 Análise da posse de bola em jogos de futebol nas principais Ligas europeias na época de 2021/2022
Orientador
André Filipe Frei Cardoso (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 2. A Perceção do Aspirante a Treinador Sobre a sua Formação Académica na Licenciatura na Área do Desporto, Carolina Ribeiro Cotrim
Orientador
Carolina Ribeiro Cotrim (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Análise da produção bibliográfica do KinesioLab de Almada
Orientador
Daniel Martins Oliveira (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Qual a diferença entre a perceção subjetiva de esforço em equipas femininas e masculinas no futebol?
Orientador
Diogo de Oliveira Mesquita (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Influência dos fatores socioeconómicos e culturais no desenvolvimento e progressão de jovens atletas no futebol
Orientador
João Pedro Fernandes (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Comparação da Perceção Subjetiva de Esforço dos atletas nas unidades de treino e nos jogos de competição
Orientador
João Lima (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A relação dos níveis de atividade física e a perceção do esforço em crianças no contexto desportivo
Orientador
Raphael Sebastien Fernandes da Silva Morgado (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Os efeitos de técnicas de intensificação no ganho de força máxima e de massa muscular: uma revisão da literatura
Arguente
André Brito Neto (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Motivações dos jovens para a escolha do futebol como prática desportiva: diferenças entre escalões etários.
Arguente
Bruno Arrais (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Caracterização das capacidades físicas e das habilidades específicas de jovens atletas: basquetebolistas masculinos sub 12 e sub 13
Arguente
Filipe Garcia da Cruz (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A influência do ambiente familiar e escolar no desenvolvimento da aptidão física das crianças praticantes de basquetebol
Presidente do júri
André Simão Branco Cabete (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Fatores preditores da satisfação com o rendimento individual e de equipa em jovens atletas de futebol,
Presidente do júri
Daniel Fonseca (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Influência no tempo de prática e o nível de rendimento desportivo em jovens atletas de futebol
Presidente do júri
José Diogo Guerreiro Carvalho (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A preferência dos rapazes e das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física
Presidente do júri
Ricardo Setoca (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Discriminação no Futebol Feminino – Um estudo piloto
Presidente do júri
Rui Ramos Cotrim (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Nível de atividade física de crianças que praticam e não praticam atividades extracurriculares
Presidente do júri
Samuel Jerónimo Sousa (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Lesões mais comuns nos atletas de ténis. Análise em diferentes escalões, níveis competitivos e géneros
Presidente do júri
Tiago Manuel dos Santos Ferreira (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos
Orientador
André Gonçalo Fernandes Gomes de Sousa Roxo (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Comparação entre os níveis de aptidão física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço
Orientador
Diogo da Câmara Pestana Correia Santos (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A perceção dos alunos em relação aos atributos e competências dos seus professores de Educação Física
Arguente
Filipe Miguel Almeida de Carvalho Partidári (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolar
Presidente do júri
David Alexandre Vieira Lopes (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico
Presidente do júri
João Tiago Fernandes Adrião (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022 A influência do género, desporto e tempo em tela em crianças entre os 12 e os 16 anos
Orientador
André Gonçalo Fernandes Gomes de Sousa Roxo (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 Comparação entre os níveis de aptidão física de alunos e os seus comportamentos ao pequeno-almoço
Orientador
Diogo da Câmara Pestana Correia Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021/12 As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia
Orientador
Hugo Chan Novo Correia (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/07 Validação da app My Jump 2 e avaliação da potência dos membros inferiores em judocas
Arguente principal
Ana Luísa da Silva Moreira Cabeça de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/07 Intensity of physical education classes and its relationship with recommendations for children's physical activity in this context
Presidente do júri
Joana Filipa Dias da Silva Lourenço (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/03 Benefícios da atividade física para crianças e jovens com leucemia linfobástica aguda: uma revisão da literatura
Presidente do júri
Sérgio Miguel Moreira de Sousa (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/02 Relação entre os valores de aptidão física e o desempenho escolar dos alunos
Presidente do júri
Jorge Miguel Nunes Barrocas Seabra (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/02 A composição corporal de alunos do 2º e 3º ciclo e a sua relação com a aptidão física aeróbia
Presidente do júri
Sérgio Ricardo Rodrigues de Almeida (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 As adaptações dos equipamentos desportivos à pandemia COVID-19
Presidente do júri
David Miguel Sobral Martins (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Comparação dos resultados dos testes físicos do segundo ciclo antes e depois do primeiro isolamento causado pelo COVID-19
Presidente do júri
Carlos Alexandre Moreira Roxô Vieira do Cabo (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Os efeitos da prática de exercício física na flexibilidade, durante o período de confiname
Arguente principal
Matilde de Castro Monteiro Benzinho (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Gestão e Funcionamento de um clube de futebol, estudo de caso - Grupo Desportivo Pescadores Costa da Caparica
Presidente do júri
Luis Filipe Valente Branca (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Hábitos desportivos dos funcionários da Câmara Municipal do Seixal
Presidente do júri
Frederico Daniel Martins Carvalho (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Proposta de trabalho de análise de desempenho para equipes de futsal com foco na análise do adversário
Arguente
Wendel Silotto de Oliveira (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2021 Influência da Força explosiva no Supino e Rotação do tronco no Lançamento do Peso Adaptado
Presidente do júri
Bruno Miguel Amaral (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Crianças que praticam atividades extracurriculares apresentam resultados semelhantes às que não praticam nos testes FITescola®?
Orientador
Delfim Duarte Marvanejo Doutel (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Quais são as preferências das raparigas no Objetivo Curricular de Educação Física e porquê?
Presidente do júri
Diogo Lapa Abadia (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Proposta de Integração do Surf no Programa Nacional de Educação Física
Presidente do júri
Fábio Filipe Marques Vilarinho (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 A amplitude do joelho no teste Counter Movement Jump
Presidente do júri
João Rodrigo Jourdan Dias Dos Santos (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Resiliência: Variabilidade da Frequência da Marcha
Presidente do júri
Salvador Esteves Vaz (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 A Perceção dos alunos relativamente ao modelo de ensino na pandemia
Presidente do júri
Rodrigo Filipe Coelho Brandão (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Atividade Física, Morfologia e Perceção de Saúde em jovens entre os 12 e os 16 anos
Arguente principal
Gonçalo da Costa Teixeira (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 Meios de comunicação preferenciais entre instalações desportivas e utentes
Presidente do júri
André Alexandre dos Santos Azevedo (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021 As motivações dos alunos para a prática das aulas de Educação Física online no contexto de pandemia
Orientador
Hugo Chan Novo Correia (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 A comparação entre os testes de resistência da equipe Sub-20 e adulta do futsal UFSM e a correlação com o desempenho individual nos jogos
Arguente
Tassiano da Rocha Rossato (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Análise da performance na iniciação esportiva no basquetebol a partir da perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner
Orientador
Giorgio Camini (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Análise da posse de bola durante a copa do mundo e sua influência na competição
Orientador
Matheus Noal (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Análise das variáveis ofensivas durante a copa do mundo da Rússia
Orientador
Enrico Irajá (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Observação do desempenho na iniciação esportiva no futebol
Orientador
Thais Weiss (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Origem dos gols marcados e sofridos pela seleção brasileira de handebol feminina no campeonato mundial de 2013
Orientador
Claudia Cherobini Piovesan (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Posse de bola e organização defensiva: Uma análise da copa do mundo de 2018
Orientador
Lorenzo Cervi (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Qual a influência do valor de mercado no futebol? Uma análise das copas do mundo de 2014 e 2018
Orientador
Rafael Guerino (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Relação entre a posse de bola e a bola parada na copa do mundo de 2018.
Orientador
Rayann Cristino (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Relação entre capacidades físico-motoras e análise de scout de atletas profissionais de futebol.
Arguente principal
Renata Palermo (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Síndrome de Burnout em bailarinos de alto rendimento das regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba
Arguente principal
Victória Anziliero de Salles (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Tomada de decisão no futebol: Uma revisão
Orientador
Henrique Porto (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Influências dos ambientes na competência motora de crianças praticantes de uma modalidade esportiva
Orientador
Michael Flores Milani (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018 Influências ambientais na competência motora de crianças praticantes de ginástica
Orientador
Mirian da Silva (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017 Comparação de desempenho motor de meninos e meninas
Arguente
Lenice Cadó (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017 Oportunidades oferecidas em ambiente escolar para o desenvolvimento motor de bebês
Arguente principal
Camila Guterres (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017 Os recursos pedagógicos das aulas de educação física nos anos iniciais da Educação Básica: perspectiva docente e discente
Arguente
Jaimir Tapia (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017 Tempo em tela das crianças frequentadoras das escolas de educação infantil
Arguente
Taís Marafiga (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2015 Qualidade do ambiente escolar na promoção do desenvolvimento motor
Arguente
Shaiane Limberger Correa (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2013 Influência de um programa de exercício resistido sobre a ansiedade de indivíduos com síndrome metabólica
Arguente
Taciane Della Giustina (Outro)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/09 - Atual 3nd International Congress of Health and Well-Being Intervention - ICHWBI2021 and the 2st International Conference on Human Kinesiology ¿ 1st ICOHK Viseu, Portugal
2021/11 - 2021/11 2nd International Congress of Health and Well-Being Intervention - ICHWBI2021 and the 1st International Conference on Human Kinesiology – 1st ICOHK Viseu, Portugal
2017/10 - 2017/10 Jornada Académica Integrada - JAI Universidade Federal de Santa Maria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/12 - Atual Human Movement (1899-1955) Wroclaw University of Health and Sport Sciences
2022/03 - Atual Retos (15791726) Federacion Espanola de Docentes de Educacion Fisica
2022/02 - Atual International Journal of Qualitative Studies in Health & Well-being (17482623) Taylor & Francis
2022/01 - Atual Journal of Intelligence (2079-3200) MDPI
2021/11 - Atual Motriz (1980-6574) UNESP
2021/11 - Atual Children (2227-9067) MDPI
2021/10 - Atual Germinare (2795-4277) Instituto Piaget
2021/09 - Atual Pediatrics Report (2036-7503) MDPI
2020/12 - Atual International Sport Coaching Journal (2328-9198) Human Kinetics
2019 - Atual Perceptual and Motor Skills Sage Journalss
2017 - Atual Educação Física em Revista
2017 - Atual Revista Biomotriz
2016 - Atual Journal of Physical Education UEM
2014 - Atual Educacion Física y Deporte

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - 2023 Comissão Científica de Evento Internacional: XVIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Avaliador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - 2023 Comissão Científica de Evento Internacional: III Health & Well-Being Intervention – International Congress
Avaliador
Instituto Piaget, Portugal
2021 - 2021 Comissão Científica de Evento Internacional: II Health & Well-Being Intervention – International Congress
Avaliador
Instituto Piaget, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Expressão e Educação Físico-Motora Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Metodologias de Investigação em Educação Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Seminários de Investigação em Educação Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/09 - Atual Controlo e Aprendizagem Motora Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/09/20 - Atual Desenvolvimento Motor Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/03 - Atual Metodologia do Treino Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020/12/04 - Atual Estágio e Relatório Final Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020/12/04 - 2022/04 Condição Física e Prescrição do Exercício Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/03 - 2021/08 Inclusão e Necessidades Educativas Especiais Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2021/04 - 2021/07 Pedagogia e Didática da Educação Física e Desporto II Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020/12/04 - 2021/04 Estatística Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2018/01/01 - 2018/12/31 Aprendizagem Motora Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018/08 - 2018/12 Aprofundamento em Comportamento Motor Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018/08 - 2018/12 Aprendizagem e Desenvolvimento Humano Dança Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018/03 - 2018/12 Aprendizagem Motora - Licenciatura Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/06 - 2018/12 Trabalho de Conclusão de Curso - Bacharelado Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/06 - 2018/12 Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/08 - 2018/07 Seminário em Educação Física Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/08 - 2018/07 Prática Curricular em Saúde e Esporte V Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2018/03 - 2018/03 Aprendizagem Motora - Bacharelado Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017 - 2018 Estágio Profissionalizante em Esporte I Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/03/06 - 2017/12/16 Laboratório de Produção de Texto - EF Licenciatura Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/03 - 2017/12 Laboratório de Produção de Texto - EF Bacharelado Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/03 - 2017/12 Educação Física e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - EF Bacharelado Educação Física Bacharelado Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2017/03 - 2017/12 Educação Física e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - EF Licenciatura Educação Física Licenciatura (Licence) Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2012 - 2013 Aprendizagem Motora Educação Física Bacharelado (Bachelor) Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/06 - 2024/06 Participação no programa Erasmus + na Universiteit Hasselt, Bélgica Universiteit Hasselt - Campus Diepenbeek, Bélgica

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da Comissão de reestruturação da Licenciatura em Educação Física e Desporto
Membro
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/01 - Atual Membro da Comissão do Concurso Especial de Estudantes Internacionais
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - Atual Presidente da Comissão de Creditação do 2.º CE em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Presidente / Vice-presidente
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão do Concurso Especial de Acesso a Maiores de 23
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão do Concurso Especial de Dupla Certificação
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão para Relatório CAE - ISEIT
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão para Relatório CAE - ISEIT/Viseu
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão para Relatório CAE - IPJPS e ESE Almada
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão para Relatório CAE - IPJPN
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2023 - 2023 Moderador no Congresso Internacional “Desporto para Crianças e Jovens”
Outro
Federação Portuguesa de Futebol, Portugal
2022 - 2023 Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto
Membro
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2022 Presidente da Comissão de Creditação do 1.º CE em Educação Física e Desporto
Presidente / Vice-presidente
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2017 - 2017 Concurso de seleção para ingresso e reingresso no Curso de Educação Física
Membro
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil