???global.info.a_carregar???
Doctorate in Psychology – Developmental Psychology as the specialty; Master in Health Communication – Clinical Health Psychology; Clinical Hypnotherapist, Counseling Psychotherapist: Prevention and Intervention in Health and Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatry. Assistant Professor in Portalegre’s Polytechnic Institute from 2010 to 2014, integrated in the work group for the elaboration of two Masters: Children and Young People at Risk and Gerontology. Oriented and was present in the defense of eight Master thesis in relation to those two subjects. Currently, Invited Professor of Open University (Uab).Researcher of the Group Health, culture and development, CEMRI/UAb. Participated in one Jury of Doctorate at the Universidade Aberta, seven at Portalegre’s Polytechnic Institute and four at Universidade do Porto. Published two books, one about children and another about teenagerhood, various book chapters and several national and international scientific articles in the areas of Child Development, Skill Development in Teenagers and Caretakers, Prevention of Pathologies, namely in Depression, Gerontology and Emigration. Has worked with teenagers, specially in skill development and in risk prevention, as well as having developed investigations in these areas and with older people in preventing dementia. Trainer in the area of teenagers, of education and health professionals for skill development, dynamics and group animation and dependency prevention.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Mateus Silva

Nomes de citação

  • Silva, Ana
  • Silva, Ana Mateus
  • Silva, Ana Isabel
  • Silva, Ana Isabel Mateus da

Identificadores de autor

Ciência ID
7116-B959-480A
ORCID iD
0000-0002-2507-2970

Endereços de correio eletrónico

  • anai.silva@uab.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Enfermagem
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Toxicodependência Alcoólica e de Outras Substâncias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024
Concluído
Relações Interculturais (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Aberta, Portugal
"Mobilidade Estudantil Internacional - Estudantes estrangeiros de uma Universidade Federal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023 - 2023
Concluído
Microcredencial: E-moderação e Feedback (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023
Concluído
Microcredencial: Supervisão da Investigação Pós-gradiuada (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021
Concluído
Microcredencial: Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021
Concluído
Microcredencial: E-atividades, Planificação, Desenho e Estratégias (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2009
Concluído
Developmental Psychology (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"A percepção e as práticas dos pais no desenvolvimento das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction and Honors
2002
Concluído
Health Communication (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Desenvolvimento de Competências Sociais nos Adolescentes - Perspectiva de prevenção em saúde mental na adolescência." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good, unanimously
1997
Concluído
Specialized Higher Studies Course in Mental Health Nursing and Psychiatry (Especialização pós-licenciatura)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
15 valores
1984
Concluído
Nursing (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/02/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/20 - 2014/08/30 E-learning coordinator Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/02/02 - 2010/09/19 Superior Technique - Trainer Superior technique Secretaria Regional da Saúde, Portugal
2003/06/02 - 2004/03/02 Professora Adjunta convidada (Invited Adjunct Teacher) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2002/10/02 - 2003/06/02 2nd Triennium Assistant Teacher Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
1997/09/01 - 2002/01/30 Nucleus of Formation - Trainer Hospital Distrital De Santarém Epe, Portugal
1992/06/02 - 1995/09/02 Psychiatry Nurse Hospital Distrital De Santarém Epe, Portugal
1984/01/02 - 1992/06/02 Nurse Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada EPE, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Ser feliz
sem código
Investigador responsável
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Em curso
2020 - Atual Prevenção nos adolescentes dos efeitos de isolamento em situação de pandemia
sem ~código
Investigador responsável
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2020 - 2022 Estresse/Stress e Qualidade de Vida em tempos de Pandemia
Stress e Qvd em tempos de pandemis
Investigador
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2018 - 2022 Prevenção de dependências na Escola
sem
Investigador responsável
Concluído
2018 - 2020 Prevenção da obesidade
sem código
Investigador responsável
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2019 - 2019 Envelhecimento e Velhice: Pessoa, Família, Trabalho/Aposentadoria, Sociedade
CAAE: 96934518.0.0000.5628
Investigador
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Concluído
2017 - 2017 Modelos pedagógicos e tecnológicos praticados em Cursos de Especialização em Saúde da Família e Atenção Básica oferecidos pela UNASUS Brasil na modalidade a distância
sem codigo
Investigador
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2013 - 2014 School Safety Net Project
531028-LLP-1-2012-IT- KA4-KA4MP
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Preventing addiction in children and adolescents through mobile apps/Prevenção de adições nas crianças e adolescentes através de aplicativos móveis". 2021.
    Publicado
  2. Silva, Ana Isabel Mateus da. "The emigration of Azorean women and traditions/ A emigração das mulheres açorianas e as tradições". 2011.
  3. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Representations and practices of families regarding the skills and development of children aged 0 to 2 years". 2010.
Artigo em revista
  1. Reis, L.; Silva, Ana Isabel. "Emotions and strategies adopted by brazilians and portuguese during the covid-19 pandemic". Revista Ciência Plural 2 10 (2024): 1-21. https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35958.
    Publicado • https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35958
  2. Silva, Ana Isabel. "HYPNOSIS AND ITS INFLUENCE ON QUALITY OF LIFE IN AGING: A CASE STUDY". REVISTA FOCO 17 7 (2024): e5596. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n7-027.
    Acesso aberto • Publicado • 10.54751/revistafoco.v17n7-027
  3. Silva, Ana. "Education and Development in Early Childhood in Two Portuguese Cultural Contexts: The Mainland and Azores". Sino-US English Teaching (2018): http://www.davidpublisher.org/index.php/Home/Article/index?id=37887.html.
    DOI:10.17265/1539-8072/2018.09.003
  4. Silva, Ana. "Presentation [of] Development of social skills in informal caregivers". Cadernos da editorial (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7622.
  5. Silva, Ana. "Beliefs and attitudes of higher education students associated with the use of psychoactive substances.". Psychologica (2017): http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4753/3832.
  6. Silva, Ana Isabel Mateus da; Santos, Carolina; Romacho, João; Loures, Luís; Pinheiro, Luís; Silva, Ana. "The challenges of implementing e/bLearning in higher education: case study of the Instituto Politécnico de Portalegre". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/5227.
  7. Silva, Ana. "Discipline at school: reflections on the Portuguese reality,". (2013):
  8. Silva, Ana Isabel Mateus da. "La importancia del e-learning en el futuro de la educatión superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/9345.
  9. Silva, Ana. "The collaboration of grandparents in the education of grandchildren". (2012): https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/176/87.
  10. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Therapeutic play". (2005): http://hdl.handle.net/10400.2/8552.
  11. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Review: Bell, Judth, How to carry out a research project". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/8554.
  12. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Emotional support in nursing: the healing power". (2002): http://hdl.handle.net/10400.2/8571.
  13. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Therapeutic group: young children". (2000): http://hdl.handle.net/10400.2/8553.
  14. Silva, Ana Isabel Mateus da. "Children who resort to child psychiatry". (1995): http://hdl.handle.net/10400.2/8551.
Capítulo de livro
  1. Silva, A.; Paixão, C. (2024).Felicidade nos contextos de vida, in Livro de Atas: 15º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA. "Happiness in life contexts /Felicidade nos contextos de vida". In Livro de Atas: 15º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE EQUIDADE, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA DA PSICOLOGIA DA SAÚDE.. Portugal: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2024.
    Publicado
  2. Ana Isabel Mateus Silva; Cláudia Catela Paixão. "The Influence Of Emotions On Informal Caregiver Overload". 2023.
    10.22533/at.ed.3462322068
  3. Silva, Ana Isabel. "Social Psychology Of Aging". In Ciências da saúde e seus estudos atuais, 134-147. Brasil: Editora Reflexão Acadêmica, 2022.
    Publicado • 10.51497/reflex.0000379
  4. Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, Cláudia. "Information Program For Informal Caregivers". 15-27. Editora e-Publicar, 2022.
    10.47402/ed.ep.c202216611900
  5. Silva, Ana Isabel Mateus da. "The relationship between grandparents and their grandchildren and their influence on mental health". CRC, 2022.
    10.24824/978652512548.0
  6. Reis, Lyria Maria dos; Silva, Ana Isabel Mateus da. "Experiences And Adaptation Strategies Of Brazilian And Portuguese People During The Covid-19 Pandemic". In Aportes teóricos, prática e inovação em ciências da saúde, Volume 1, 304-318. Brasil: Editora e-Publicar, 2022.
    Publicado • 10.47402/ed.ep.c202214624495
  7. Silva, Ana Mateus da. "The Transactional Object And Its Importance In Human Development". In Ciências da saúde: conceitos e tendências, 159-173. Editora Reflexão Acadêmica, 2021.
    10.51497/reflex.0000220
  8. Silva, Ana Isabel. "The importance of the transnational object in the development of the child across generations and cultures.". 21-30. 2020.
    Publicado
  9. Silva, Ana. "Grandparents: memory and cultural heritage in the Azores region". Brasil, 2017.
    10.24824/978854441699.0
  10. Silva, Ana. "Communication Technologies in prevention and health education: the case of addictive behaviors in adolescence". Brasil, 2017.
  11. Silva, Ana. "Interaction in the transactional process in learning". Brasil, 2017.
  12. Silva, Ana Isabel Mateus da; Ramos, Natália. ""Video classes" as an educational and pedagogical strategy". Edufal, 2017.
  13. Silva, Ana. "Children of alcoholic parents: prevention of risk behaviors". 2016.
  14. Silva, Ana. "Education and Development in early childhood in two Portuguese cultural contexts: Mainland and Azores". Espanha, 2016.
  15. Silva, Ana. "Women and care for elderly family members". Portugal, 2015.
  16. Silva, Ana. "The importance of women on social media in Fall River, Massachusetts, USA". 2015.
  17. Silva, Ana. "Traditions maintained by Azorean women in Rhode Island/Tradições mantidas por mulheres Açorianas em Rhode Island". Portugal, 2015.
  18. Silva, Ana. "Caregivers and lay people: caring in invisibility". Portugal, 2015.
Edição de livro
  1. Ramos, Maria Natália Pereira. Autor correspondente: Ramos, Maria Natália Pereira. Ramos, N. (Coord.), (2019). Mestrado em Comunicação em Saúde – Resumos de Dissertações Defendidas (1998/2011).. Lisboa, Portugal: CEMRI, Universidade Aberta. 2019.
    Publicado
Livro
  1. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Reis, Lyria. VI International Congress: The Voice of the Grandparents: aging, intergenerational relations and migration. Universidade Aberta. CEMRI. 2019.
    https://doi.org/10.34627/fq3c-r538
  2. Silva, Ana. International Congress on Contemporary Migration. Book of Abstracts.. Portugal. 2017.
  3. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Reis, Lyria Maria dos. International Congress on Migration and Intercultural Relations in Contemporary Times/Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade. Portugal: Universidade Aberta. CEMRI. 2017.
  4. Silva, Ana. VII International Congress The turn and voice of migrant women in Portugal and the diaspora: mobilities, times and spaces,. Portugal. 2015.
  5. Ramos, Natália; Mendes, Elisabete; Silva, Ana Isabel Mateus da; Porfírio, José; Silva, Ana. Family, education and development in the 21st century. XXI: Interdisciplinary perspectives. Portugal. 2012.
  6. Ramos, Natália; Mendes, E.; Silva, Ana Mateus; Porfírio, J.. Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI. Olhares Interdisciplinares. Portalegre: IPP, ESEP.. 2012.
    Publicado
  7. Silva, Ana. Child development. 2011.
Poster em conferência
  1. Silva, Ana Isabel Mateus da; Vieira, Cristina Pereira. "Sexualities, bodies and masculinities, through the speeches of portuguese teenagers". 2021.
Recurso online
  1. Silva, Ana. Development of Social Skills in Adolescents. 2013. https://www.wook.pt/livro/desenvolvimento-de-competencias-sociais-nos-adolescentes-ana-mateus-silva/175848.
Resumo em conferência
  1. Reis, L.; Silva, Ana Mateus. "Emotions and feelings of Brazilians and Portuguese during the Covid-19 pandemic/Emoções e sentimentos de brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia da Covid-19". Trabalho apresentado em 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Almada, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Ana. "Families' perceptions and practices regarding children's skills and development: a study in the Azores and Mainland region". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1324.
  2. Silva, Ana; Silva, Ana Isabel Mateus da. "Development of social skills in adolescents: perspective of mental health prevention in adolescence". Mestrado, 2001. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4563.

Outros

Outra produção
  1. Migrations and refugees: perspectives from psychology. Reflection on the situation of forced migrations and refugees in the world. Analysis of issues that cross the complex and paradoxical reality of forced migrations and refugees seeking to deconstruct stereotypical representations.. Video integral to the free course (MOOC) - "Forced Migrations and Refugees: Theoretical and Applied Perspectives of Social Sciences".. 2019. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira da; AULAbERTA. http://hdl.handle.net/10400.2/8549.
  2. Migrações e refugiados: apresentação. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais".. Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.. Alto Comissariado das Nações Un. 2018. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.2/8545.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 EMOÇÕES E PERCEÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE BRASILEIROS(AS) E PORTUGUESES(AS) DURANTE A PANDEMIA COVID-19.
Asociação Psicológica Ibero-Americana de Clínica e Saúde (APICSA), Centro de Psicología Clínica FUNVECA (Granada, Espanha)
2024/07/26 A importância dos avós no desenvolvimento emocional das crianças.
CEMRI/Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – GI SCCS, Universidade Aberta; AMM/Associação Mulher Migrante; FEP/Faculdade de Economia, Universidade do Porto. (Espinho, Portugal)
2021/11/26 Stress e ansiedade nos Adolescentes em Tempos de Pandemia
Organização e Coordenação: Maria Ligia Rangel (Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/ /UFBA); Marcele Paim (ISC/UFBA); Maria da Conceição Pereira Ramos (UP/FEP e CEMRI/UAb); Natália Ramos (Universidade Aberta e CEMRI/UAb). (Lisboa, Portugal)
2021/10/18 A importância dos afetos entre avós e netos VII Congresso Internacional A Voz dos Avós: Saberes e Afetos
Estados Unidos (Fresno State, Estados Unidos)
2017/07/27 Grandparents: memory and cultural heritage in the Azores region V Congresso Internacional A Voz Dos Avós: Família E Sociedade, com a comunicação
Universidade Católica do Salvador (Salvador, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 The elderly in the village of Avis and the occupation of their free time
Orientador
Gerontologia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016 - 2016 Quality of life and vulnerability to stress of formal caregivers in an integrated continued care unit in Alentejo
Orientador
Gerontologia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento de Competências Sociais no Cuidador Informal
Coorientador
Gerontologia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 The impacts perceived by informal caregivers in the municipality of Nisa
Orientador
Gerontologia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Protect or Overprotect?
Orientador
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/01 Representações do Lado Sombrio (Dark exoticism) na Cultura Chinesa em Portugal e Macau: 1850-1915. Alteridade, Interculturalidade e Construções do Corpo
Vogal
Anabela Leandro dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022 O audiovisual como ferramenta de divulgação científica em saúde: um estudo aplicado no Projeto "Sífilis Não"
Vogal
Suelayne Cris Medeiros de Sousa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 Ensino a distância e tecnologias digitais enquanto promotores da comunicação e integração educacional e intercultural no ensino superior: Oportunidades e desafios na atualidade e em tempos de pandemia Covid-19 Ana Cristina Duarte Lopes (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021 Formação Profissional à Distância e sua Relevância na Aquisição de Soft Skills no Contexto da Pandemia por COVID-19
Arguente
Carla França Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 Cuidadores informais: dificuldades ao cuidar e necessidades de quem cuida
Arguente
Marta Sofia Mosca Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Saberes e Práticas de Mães Angolanas sobre os Cuidados ao Recém-Nascido. Contributos para Melhorar a Intervenção em Saúde Infantil e Promover Cuidados de Saúde Culturalmente Competentes Elsy Alejandra de Oliveira Tavares (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 Formação e desenvolvimento de competências: um caso de avaliação da formação numa empresa de segurança privada
Arguente
Licínia Manuela Vigário Santos Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 Riscos Psicossociais nas Autarquias Locais
Arguente
Cristina Isabel Couto Nunes Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2009 Os Avós na Família e Sociedade Contemporâneas Uma Abordagem Intergeracional e Intercultural
Vogal
João Paulo Vieira Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Psicologia Comunitária Ciências Sociais Universidade Aberta, Portugal
2021 - Atual Psicologia do Desenvolvimento Humana Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2017 - Atual Psicologia Clínica da Saúde Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2024 Psicologia da Família Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2021 Psicologia Social Aplicada Ciências Sociais (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2021 Psicologia social Ciências Sociais Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2017 Psicologia Social da Vida Quotidiana Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2011 - 2011 Açores Hoje Desenvolvimento Infantil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual Associação Psicológica Ibero-americana de Clínica e Saúde
Distinções

Outra distinção

2024 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2018 João Serra Bonhacho - Diploma de Mérito
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal