???global.info.a_carregar???
Nuno Gustavo holds a PhD in Tourism, Leisure and Culture, completed in 2011 in the University of Coimbra. He is CoordinatorProfessor at the Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies (ESHTE) since 2002, collaborating with several institutions on both international and national levels, such as Oporto Católica University, Grenoble Graduate School of Business, Eduardo Mondlane University - ESHTI, Lúrio University, Cape Verde Institute for Tourism and Hotel Studies and the University of Coimbra. His main areas of interest are focused on strategic and operations management and marketing of tourism and hospitality businesses. He has edited 2 books, published 19 book chapters and 10 articles in specialized journals, collaborating with 20 fellow researchers and receiving 4 awards. The curriculum also shows the development of several projects in the field of tourism and hospitality in Portugal, Mozambique and Cape Verde. He is also a member of the Editorial Board (Review Board Member) of the Journal of Hospitality and Tourism Management.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Silva Gustavo

Nomes de citação

  • Gustavo, Nuno Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
7614-92EC-2D20
Formação
Grau Classificação
2008 - 2011
Concluído
Turismo, Lazer e Cultura (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Os novos espaços de lazer, turismo e saúde em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003 - 2006
Concluído
Lazer e Desenvolvimento Local (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Representações Sociais dos Aquistas das Termas de São Pedro do Sul" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 2003
Concluído
Direcção e Gestão de Operadores Turísticos (Licenciatura)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2002/06 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2014/02/01 - 2017/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2011/09/01 - 2014/02/28 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011/02/01 - 2014/02/28 Professor Visitante (Docente Universitário) Grenoble Ecole de Management, França
2011/09/01 - 2013/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/17 - 2023/06/30 Presidente do Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2009/10 - 2023/06/30 Membro do Conselho Técnico-Científico da ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2014/10 - 2021/05/30 Membro da Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Gestão Hoteleira Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2009/10/01 - 2021/05/30 Coordenador da Área Científica de Gestão Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2007/10 - 2020/09/01 Membro da Comissão Científica e Executiva do Mestrado em Turismo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/07 - 2017/06 Responsável pelas Mobilidades e Relações Internacionais Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/06 - 2017/06 Assessor da Presidência Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/10 - 2017/03 Responsável pelo Processo de Certificação TEDQUAL da Oferta Formativa da ESHTE junto da UNWTO Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2011/10 - 2012/07 Coordenação do Curso de Pós-Graduação Gestão de Espaços de Saúde e Bem-Estar - SPA Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2007/07 - 2009/10 Membro do Conselho Científico da ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/10/01 - Atual Concept Hotel-Rooms. Design para mobiliário de hotelaria: um regresso ao futuro
SFRH/BD/138588/2018
Orientador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2019/05 - Atual Projeto de investigação SmarTuris Assessment of Smart Touristic Attractions
SmarTuris
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Em curso
2022/01/01 - 2022/12/31 SHIFT - Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing
FCT
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2019/07/01 - 2022/12/31 Estudo para o fomento do setor privado na atividade turística da Ilha de Moçambique
EFSPATIM
Investigador
Universidade do Lúrio - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Moçambique
Fundo Nacional de Investigação
Em curso
2019/11/01 - 2020/01 Conceção do Modelo de Gestão para o Posto de Turismo da Ilha de Moçambique e respetiva operacionalização
PTIM
Desenvolvimento técnico
Em curso
2018/02/01 - 2019/05 Tourfly - diversificação e organização da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 Capacitação do Corpo Docente e não docente da Universidade do Lúrio - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane
2017-1-PT01-KA107-035356
Investigador responsável
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Concluído
2015/10/01 - 2016/07/31 Plano estratégico de desenvolvimento e promoção Turística para o enoturismo no Alentejo e Ribatejo
PEDTEAR
Desenvolvimento técnico
Concluído
2014 - 2016 Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Touring Cultural e Paisagístico no Alentejo e Ribatejo,
PEDTTC
Desenvolvimento técnico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/05/01 - Atual Evaluation of the tourist attractiveness of the city of Lisbon: Feelings & Performance, two methodological approaches
TURISLX18
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Em curso
2018 - 2018 Projeto Formativo do Corpo Docente da Universidade do Lúrio - FCSH
APL
2014 - 2016 Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Náutico no Alentejo e Ribatejo
PEDTN
Desenvolvimento técnico
Concluído
2012 - 2016 Projeto Formativo do Corpo Docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane
INH
Outra
Concluído
2015/01 - 2015/12 Projeto para otimização do sistema de F&B da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
EHTCV
2014 - 2015 Elaboração de uma oferta formativa em hotelaria e sua implementação para capacitação do tecido empresarial das Ilhas de Santiago e do Sal
FTHSSAL
Investigador responsável
Concluído
2014/01 - 2014/12 Desenvolvimento e Definição de Standards Operacionais da Residência e Hotel Escola da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
SOPRESIHTLESC
Investigador responsável
2014/01 - 2014/05 Plano estratégico para a oferta formativa da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
POFFOR
Investigador responsável
2014/02 - 2014/02 Estudo “Novos Perfis de Formação de Curta Duração” para Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
ESTOFERTCURTDUR
Investigador responsável
2010/02 - 2014/02 Montado Hotel & Golfe Resort
MHGR
Desenvolvimento técnico
Concluído
2011/06 - 2013/12 Estudo de capacitação e formação do corpo docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
ESTCAPEHTCV
Investigador responsável
2013/04 - 2013/06 Business Plan da Escola de Hotelaria de Turismo de Cabo Verde
BUPLANEHTCV
Investigador responsável
2013/01 - 2013/03 Estudo para o desenvolvimento do estratégico da Escola de Hotelaria de Turismo de Cabo Verde - Innovation Master Plan
INNOMASTEREHTCV
Investigador responsável
2002 - 2002 Estudo sobre a Procura Turística da Costa Do Estoril e Sintra
EPTCDS
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rosário, João Ferreira do; Gustavo, Nuno; Batista, Manuel; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa. "Are Lisbon attractions smart looking for tourist perceptions?". 2020.
  2. Machado, Ana Teresa; Gustavo, Nuno; Rosário, João Ferreira do; Calisto, Maria de Lurdes. "Smart tourist attractions: a metric proposal". 2020.
  3. Gustavo, Nuno; Machado, Ana Teresa; Ferreira do Rosário, João; Calisto, Maria de Lurdes; Batista, Manuel Batista. "How smart are tourist attractions? the case of the city of Lisbon". 2019.
  4. Machado, Ana Teresa; Ferreira do Rosário, João; Calisto, Maria de Lurdes; Gustavo, Nuno. "Lisbon's cultural heritage in the light of tourists' opinions". 2019.
  5. Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Gustavo, Nuno; Gonçalves, Rui; Ferreira do Rosário, João. "Sentiment analysis in tourism location evaluation: Lisbon monuments and museums case". 2018.
  6. Fernandes, J. Sant'Ana; Gonçalves, Cristina; Andraz, Georgette; Guerreiro, J. Rodrigo; Carvalho, Luísa; Gustavo, Nuno. "Desafios da gestão atual". 2018.
Artigo em revista
  1. Belo, Miguel. "Managing motivations and satisfaction in Dark Immersive Theatre Experiences". European Journal of Tourism Research 37 (2024): 1-18.
    Publicado
  2. Belo, Miguel. "The importance-performance analysis model of dark immersive theatre experiences". Journal of Tourism & Development 44 (2023): 235-254. https://doi.org/10.34624/rtd.v44i0.30276.
    Publicado
  3. Belo, Miguel. "Managing positive and negative emotions in dark tourism: Implications from dark immersive theatre experiences". Journal of Tourism & Development 41 (2023): 231-245. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/30234/22098.
    Publicado
  4. Gustavo, Nuno Silva; Alcobia, Orlando. "Os stakeholders do setor hoteleiro no Município de Inhambane, Moçambique: identificação de impactes, vulnerabilidade social e estratégias alternativas". Journal of Tourism & Development 37 (2022): https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.30324.
    Publicado
  5. Alcobia, Orlando; Gustavo, Nuno Silva; Sérgio Belchior. Autor correspondente: Alcobia, Orlando. "O poder público e o setor hoteleiro: perceções, cooperação e desafios ao desenvolvimento social do município de Inhambane, Moçambique". Tourism and Hospitality International Journal 18 1 (2022): 12-34. https://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/50.
    Publicado
  6. Gustavo, Nuno Silva; Catarina Basilio. "Customer Brand Identification and its infuence on customer's loyalty in the hotel industry: An empirical study". Journal of Tourism & Development 35 (2021): 201-215. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/24649/17698.
    Publicado
  7. Viera, Patrícia; Calisto, Maria de Lurdes. "Gamification applied to training in the hotel industry". Dos Algarves: a Multidisciplinary e-Journal 34 (2019): 81-100. http://dx.doi.org/10.1111/ijtd.12124.
    Publicado • 10.1111/ijtd.12124
  8. Vico, Roberto Paolo; Uvinha, Ricard Ricci; Gustavo, Nuno. "Sports mega-events in the perception of the local community: the case of Itaquera region in São Paulo at the 2014 FIFA World Cup Brazil". Soccer & Society 0 (2018): 1-14.
    Publicado • 10.1080/14660970.2017.1419471
  9. Gustavo, Nuno Silva. "Business Performance and Strategic Management Options in Hospitality: The Case of Lisbon City". Business Performance and Strategic Management Options in Hospitality: The Case of Lisbon City. International Journal of Business and Management 10 9 (2015): 33-52. http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ijbm/article/view/51030.
    Publicado
  10. Miranda, I.; Gustavo, N.; Castela, E.. "Events as a differentiation strategy for tourist destinations: The case of Allgarve". Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research 10 - (2015): 141-153.
    Publicado
  11. Gustavo, Nuno Silva. "Do e-turismo ao i-turismo: tendências no marketing de serviços turísticos". Revista Turismo e Desenvolvimento 21/22 (2014): 161-171.
    Publicado
  12. Completo, Fernando; Gustavo, Nuno. "Golf Tourism Destination Management: Looking for a Sustainable Demand: the Case of Portugal". Journal of Management and Sustainability 4 1 (2014): 142-153.
    Publicado • 10.5539/jms.v4n1p142
  13. Gustavo, Nuno. "Marketing Management Trends in Tourism and Hospitality Industry: Facing the 21st Century Environment". International Journal of Marketing Studies 5 3 (2013): 13-25.
    Publicado • 10.5539/ijms.v5n3p13
  14. Gustavo, Nuno Silva. "Modelos e Processos de Negócios Turísticos. Tendências num contexto em mudança". Revista Turismo e Desenvolvimento 17/18 (2012): 671-685.
    Publicado
  15. Gustavo, N.S.. "A 21st-century approach to health tourism spas: The case of Portugal". Journal of Hospitality and Tourism Management 17 1 (2010): 127-135.
    Publicado
  16. Gustavo, N.. "São Pedro do Sul thermal centre: Between health and wellness tourism". Health and Wellness Tourism - (2008): 319-324.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Brandão, Carlos; Gustavo, Nuno Silva. "Oportunidades e desafios num contexto de mudança", Cadernos de Economia, 2022, https://cadernoseconomia.pt/pdf/CAD140-online.pdf.
  2. Gustavo, Nuno Silva. "Autenticidade em Festivais", Event Point, 2021, https://www.eventpointinternational.com/pt/item/9-opinion/5757-autenticidade-em-festivais.
  3. Gustavo, Nuno Silva. "Significados e discursos políticos e socioculturais: Festivais e mudança social", Event Point, 2021, http://www.eventpointinternational.com/pt/item/9-opiniao/5469-significados-e-discursos-politicos-e-socioculturais-festivais-e-mudanca-social.
Capítulo de livro
  1. do Rosário, João Ferreira; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Gustavo, Nuno. "Importance-Performance Analysis of Tourism Destination Attractiveness". In Optimizing Digital Solutions for Hyper-Personalization in Tourism and Hospitality, 231-254. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8306-7.ch012
  2. Basílio, Catarina Isabel Andrade; Gustavo, Nuno Silva. "Customer Brand Identification and Its Influence on Customer Loyalty in the Hotel Industry". In Optimizing Digital Solutions for Hyper-Personalization in Tourism and Hospitality, 174-189. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8306-7.ch009
  3. Gustavo, Nuno; Mbunge, Elliot; Belo, Miguel; Fashoto, Stephen Gbenga; Pronto, João Miguel; Metfula, Andile Simphiwe; Carvalho, Luísa Cagica; Akinnuwesi, Boluwaji Ade; Chiremba, Tonderai Robson. "Emphasizing the Digital Shift of Hospitality Towards Hyper-Personalization". In Optimizing Digital Solutions for Hyper-Personalization in Tourism and Hospitality, 1-19. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8306-7.ch001
  4. Fonseca, Patricia Duarte Rosa da; Gustavo, Nuno. "Trends in Digital Marketing Capable of Attracting Millennials". In Strategic Business Models to Support Demand, Supply, and Destination Management in the Tourism and Hospitality Industry, 21-49. IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-5225-9936-4.ch002
  5. Belo, Miguel; Gustavo, Nuno Silva. "The Potential of Dark Immersive Theatre Experiences as a Tourism Product". In Strategic Business Models to Support Demand, Supply, and Destination Management in the Tourism and Hospitality Industry, 70-89. IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-5225-9936-4.ch004
  6. Gustavo, Nuno Silva. "O novo ambiente competitivo dos negócios turísticos". In Tourfly, inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa, 35-56. Estoril, Portugal: ESHTE, 2019.
    Publicado
  7. Gustavo, Nuno Silva. "Turismo Médico. Novas oportunidades para a AML". In Tourfly, inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa, 147-156. Estoril, Portugal: ESHTE, 2019.
    Publicado
  8. Gustavo, Nuno Silva. "Dos novos modelos e processos de negócios turísticos em turismo e hotelaria ao empreendedorismo na AML". In Tourfly, inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa, 169-188. Estoril, Portugal: ESHTE, 2019.
    Publicado
  9. Gustavo, Nuno Silva. "Enquadramento conceptual para uma viagem de Bem-estar na AML". In Tourfly. Inovação e Futuro: Contributos para o Desenho da Oferta Turística na Área Metropolitana de Lisboa, 157-168. Estoril, Portugal: ESHTE, 2019.
    Publicado
  10. Gustavo, Nuno Silva. "Comunicação Digital para Intermediários Turísticos". In Gestão de Agências de Viagens e Turismo, 208-212. Lisboa: Lidel, 2018.
    Publicado
  11. Gustavo, Nuno Silva; Mafalda Sá. "Millennials and iGens: looking at the travellers of the future. The Hospitality Industry in Portugal". In Global Management: From Theory to Practice, 62-82. Faro: Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  12. Gustavo, Nuno Silva; Catarina Silva. "A gestão da reputação online nos hotéis de quatro e cinco estrelas: o caso da cidade Lisboa". In Global Management: From Theory to Practice, 83-106. Faro: Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  13. Gustavo, Nuno Silva; Inês Santos. "As motivações do consumidor subjacentes à reserva de alojamento peer-to-peer: o caso Airbnb". In Global Management: From Theory to Practice, 107-124. Faro: Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  14. Gustavo, Nuno Silva; André Martins. "Planeamento estratégico de destinos turísticos: contributos para o desenvolvimento da atividade turística no concelho de Tomar". In Global Management: From Theory to Practice, 5-25. Faro: Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  15. Gustavo, N.; Moreira, F.; Completo, F.; Reis, J.. "From the Cante to the Chocalho: memory, identity and innovation. intangible heritage as a strategy to tourism in the Alentejo". In Handbook of Research On Entrepreneurial Development and Innovation within Smart Cities, no-prelo. Hershey: IGI Global, 2017.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-1978-2
  16. Gustavo, N.; Gomes, R.; Pedragosa, V.; Melo, R.. "A Growing Sport Market in a Dominant State Model". In The Private Sport Sector in Europe - A Cross-National Comparative Perspective, 269-285. Cham: Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-61310-9
  17. Gustavo, Nuno Silva. "O Turismo de saúde em Portugal: produto, desafios e tendências". In Planeamento e Desenvolvimento Turístico: Aplicações no Caso de Portugal, 289-301. Lisboa, Portugal: Lidel, 2017.
    Publicado
  18. Gustavo, Nuno Silva. "Formação e Inovação no Contexto da New Hospitality". In Turismo Formação e Inovação., 31-34. Mangualde: Edições Pedago, 2016.
    Publicado
  19. Gustavo, Nuno Silva. "Health Leisure Market - the evolution in Portugal". In Health, Tourism and Hospitality, 351-356. Oxon: Routledge, 2013.
    Publicado • 10.4324/9780203083772
  20. Gustavo, Nuno Silva. "Lisbon as a Nautical Events Destination: A New Leisure and Tourism Attraction". In Innovative Marketing for Coastal Destinations, 37-42. Koper: University of Primorska Press, 2013.
    Publicado
  21. Gustavo, Nuno Silva. "The Visible Body: Health Representations in a Consumer Society". In Culture, Bodies and the Sociology of Health, 85-105. Oxon: Ashgate, 2010.
    Publicado
  22. Gustavo, Nuno Silva. "Turismo e eventos: o nicho dos eventos de golfe". In Turismo de Nichos – Motivações, Produtos, Territórios, 315-322. Lisboa: Lisboa: Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, 2009.
    Publicado
  23. Gustavo, Nuno Silva. "Turismo de Saúde. Uma abordagem à luz dos desígnios do século XXI". In Turismo de Nichos – Motivações, Produtos, Territórios, 191-204. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gustavo, Nuno Silva. Optimizing Digital Solutions for Hyper-Personalization in Tourism and Hospitality. IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-7998-8306-7 • Editor
  2. Gustavo, Nuno Silva. Strategic Business Models to Support Demand, Supply, and Destination Management in the Tourism and Hospitality Industry. Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos: IGI GLOBAL. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Gustavo, Nuno Silva. Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa. Estoril, Portugal: Escola Superior de Hotelaria e Turismo d Estoril. 2019.
  4. Gustavo, Nuno Silva. Desafios da Gestão Atual. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Dias, Margarida Braga da Mota Rodrigues. "Vender o sonho: O processo de compra e venda de um evento corporativo vocacionado para a ativação do capital humano". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18261.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05 Sentiment Analysis of Tourist Online Reviews Concerning Lisbon Cultural Patrimony, as a Contribute to the City Attractiveness Evaluation ICHTMM 2019, International Conference on Hospitality, Tourism Marketing and Management
(Berlin, Alemanha)
2019/04/01 Management and Marketing Trends in Tourism and Hospitality 2019 International Symposium on Business and Management
ISBM 2019 (Fukuoka, Japão)
2019/02/13 “Developing digital apps to co-create tourist’s experience: increasing customer experience in Lisbon Metropolitan Area CAUTHE 2019
CAUTHE 2019 (Cairns, Austrália)
2018/03/15 Criatividade e Inovação em Eventos V Jornadas de Reflexão de Animação Turística
(Praia da Vitória, Açores, Portugal)
2017/09/07 Tourism & Hospitality Trends Woosong University
Woosong University (Daejon, Coreia do Sul)
2017/03/03 Gestão turística e hoteleira no século XXI: tendências nos modelos estratégicos e operacionais de gestão I Conferência Internacional de Turismo e Estratégias para o Desenvolvimento: Redes de Cooperação e Formação
Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (Inhambane, Moçambique)
2016/11/10 O património gastronómico enquanto fonte de geração de riqueza: uma reflexão no contexto do turismo 2.º Congresso Nacional de Nutrição de Moçambique
Universidade do Lúrio (Moçambique)
2016/10/11 Think Different, Think Global, Think Tommorow: Trends & Challenges in Hotel Business I International Forum on Managemento
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal)
2015/09/04 Trends in Hospitality Marketing: da inovação à necessidade de desenvolvimento de novas competências formativas 1.º Fórum Formação para o Turismo: necessidades, desafios e oportunidades
Escola de Hotelaria e Restauração (Luanda, Angola)
2011/06/30 Comunicação sobre “Mind the Gap - Formar em Eventos no Século XXI Seminário Turismo de Negócios da Expoeventos
ExpoEventos (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Concept Hotel Rooms: Design para mobiliário de hotelaria: um regresso ao futuro
Orientador
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2024 - 2024 O contributo dos estágios desportivos para as unidades hoteleiras de 4 e 5* em Portugal: O caso do futebol na região do Algarve
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2023 - 2023 O futuro do Hotel Revenue Management em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022/01/01 - 2022/12/06 Análise da Viabilidade Económica e Financeira de um Empreendimento de Turismo Rural em Arouca
Coorientador
Mestrado em Gestão Hoteleira
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022 - 2022 Eventos desportivos: o que leva os adeptos a seguir a sua equipa? Hoje não posso, joga o Benfica!
Coorientador
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022 - 2022 Os eventos próprios como estratégia para diminuição da sazonalidade nas unidades hoteleiras de luxo. Os casos dos hotéis Sofitel Guarujá Jequitimar e Novotel Itú Golf & Resort, no Brasil
Coorientador
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/02/01 - 2021/01/08 TURISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO DE IMPACTES DOS EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS (INHAMBANE – MOÇAMBIQUE)
Coorientador
TURISMO (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Brasil
2021 - 2021 Living room instead of Hotel room. The underlying motivation of peer to peer booking. A focus on Airbnb and Hotels
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020 - 2020 O desperdício alimentar: o caso Sheraton Lisboa Hotel & SPA
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020 - 2020 Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de Destinos Turísticos: Plano de Desenvolvimento do Turismo para o concelho de Ovar
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020 - 2020 A oportunidade do Self-Guide: Plano de negócios da Kartland Tours
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/09 - 2019/12 Plano de negócios - análise da viabilidade da criação de um boutique hotel nas Caldas da Rainha
Coorientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/09 - 2019/12 Plano de Negócios «Flor da Mata» - Hotel Rural
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/09 - 2019/12 Customer Brand Identification e sua influência na fidelização na hotelaria: um estudo sobre o caso português
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/09 - 2019/12 A importância da comunicação na escolha dos destinos turísticos para a realização de eventos
Coorientador
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/09 - 2019/12 O revenue management e os alojamentos peer-to-peer: estudo do caso “homeconnect stories”
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/09 - 2019/12 Impact of Instagrammers on consumers’ travel behaviour in the hospitality sector”
Orientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/09/01 - 2019/09/30 Plano de Negócios - HJ Guest House
Coorientador
Mestrado em Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 O alojamento local em Portugal e o perfil do seu consumidor - Estudo de Caso da empresa BmyT
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 Impact of Instagrammers on consumers travel behaviour in the hospitality sector
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 Customer Brand Identification e a sua influência na fidelização na hotelaria: um estudo sobre o caso português
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 Conta Satélite do Turismo: uma análise sobre a operacionalização em Moçambique
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 O Revenue Management e os Alojamentos Peer-To-Peer: Estudo do Caso: - Homeconnect Stories
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 As motivações que levam casais estrangeiros a escolher Portugal como destino para o seu casamento: o caso do Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2019 Atributos para o desenvolvimento da oferta de residências sénior enquanto produto turístico. O caso Português
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2019 A importância da comunicação na escolha dos destinos turísticos para a realização de eventos
Coorientador
Mestrado em Turismo
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2019 Turismo no Espaço Rural. Hotel Rural A Freira
Coorientador
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2018 Estratégias de marketing e vendas em empresas hoteleiras: O Caso do Sofitel Lisbon Liberdade
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2018 Team Coaching, Arte e Turismo DAS RAIZES À METAMORFOSE
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2018 Processos de cocriação na hotelaria - O Estudo de caso da gestão dos comentários online no Olaias Park Hotel
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2018 Os espetáculos de Teatro Imersivo de Dark Tourism: o caso da área metropolitana de Lisboa
Orientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017 - 2018 O Potencial dos festivais gastronómicos na promoção de um produto turístico: o caso da cerveja artesanal
2017 - 2018 Os impactos socioculturais de um evento num destino turístico. Estudo caso: Lumina festival da Luz (Cascais)
2017 - 2018 Estratégias de marketing e vendas em empresas hoteleiras: o Caso do “Sofitel Lisbon Liberdade
2017 - 2018 Team Coaching, Arte e Turismo – o projeto da Quinta Artística
2017 - 2017 Vender o sonho: O processo de compra e venda de um evento corporativo vocacionado para a ativação do capital humano
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017 - 2017 Concept-Hotel-Rooms. Design para mobiliário de hotelaria: um regresso ao futuro
Orientador
Design (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2017 - 2017 Pricing Management no transporte aéreo: estudo de caso TAP Portugal vs. Easyjet
Orientador
Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017 - 2017 Plano de Negócios "Segredo da Beira"
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017 - 2017 Hotel Management and the generetional impact of Millennials as iGens
Orientador
Gestão Hoteleira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017 - 2017 Revenue managment em hotelaria: da conceção do produto à implementação do processo num contexto de soft opening.
Orientador
Direção Hoteleira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2016 - 2017 Projeto de Investimento para a criação de uma cafetaria na praia do Tofo
2016 - 2017 Avaliação das estratégias de gestão do risco no turismo ativo: o caso do mergulho na praia do Tofo – Inhambane em Moçambique
2016 - 2017 Hotel Management and the generational impact of Millennials and iGens
2016 - 2017 As motivações subjacentes à reserva de alojamento peer-to-peer: o caso Airbnb
2016 - 2017 Planeamento estratégico de destinos turísticos: contributos para o desenvolvimento da atividade turística no concelho de Tomar
2016 - 2017 A importância da gestão da reputação online nos hotéis de 4 e 5 estrelas
2016 - 2017 Digital Based Learning – proposta aplicação à formação numa empresa hoteleira
2015 - 2016 A liberalização do mercado do transporte aéreo em ilhas de pequenas dimensões: o caso de São Miguel. A opinião de agentes privados e institucionais do setor do turismo
2015 - 2016 Destination Weddings: motivações e escolha por Portugal
2015 - 2016 Os megaeventos desportivos na perceção da comunidade local: O caso do Mundial de Futebol do Brasil 2014 pelos moradores de Itaquera em São Paulo
2015 - 2016 O e-marketing como estratégia de comunicação dos empreendimentos turísticos da Praia do Bilene
2015 - 2016 Os megaeventos desportivos como estratégia de desenvolvimento e posicionamento de um destino turístico
2014 - 2015 Novos modelos de gestão hoteleira no contexto da sociedade em rede: o caso de Lisboa
2014 - 2015 A Influência e Impacto dos Eventos na Comunicação das Marcas de Telecomunicações Portuguesas: Vodafone Portugal, MEO (Portugal Telecom) e NOS (Sonaecom)
2014 - 2015 Os eventos enquanto ferramenta de comunicação dos destinos turísticos: O caso do Smart Times em Cascais
2012 - 2015 Novos modelos de gestão hoteleira no contexto da sociedade em rede : o caso de Lisboa
Orientador
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2013 - 2014 Os Eventos como Ferramenta de Comunicação e Imagem de Destinos Turísticos: o caso da Red Bull Race Porto
2013 - 2014 Estratégias de Captação de Eventos – Qual o futuro de Lisboa? Estudo de caso - 104.ª Convenção de Rotary International
2013 - 2014 Influência dos Patrocínios de Eventos na Intenção de Compra: O Caso da Super Bock nos Festivais de Música
2013 - 2014 Impacto dos eventos naquela que é a representatividade de um destino turístico – EXPOFACIC, Cantanhede
2012 - 2013 Plano de Negócios: Turismo em Espaço Rural na Serra de Tomar
2012 - 2013 MUSICTRIP Agência de Viagens Online Especializada em Festivais de Música
2012 - 2013 Os Eventos como Contributo para a Diferenciação de um Destino Turístico: O Caso do Programa Allgarve - Os Eventos de Animação e Música Pop
2012 - 2013 Programação e Consumo Cultural - O Caso de Cascais
2012 - 2013 Os Eventos como Fonte de Inovação e Dinamização do Património Cultural: O caso dos eventos Culturais em Sintra
2011 - 2013 Gestão Estratégica de Destinos: O Caso do Centro de Congressos da Alfândega do Porto
2011 - 2012 O Event-Marketing como Estratégia de Comunicação de Marcas
2011 - 2012 A Distribuição Online no Contexto da Intermediação Turística - O Caso da Abreu Online
2011 - 2012 A oferta de talassoterapia em Portugal
2011 - 2012 Plano de Negócios: Aldeia das Palhotas
2011 - 2012 Marketing Experiencial em Eventos – o caso do evento "Peixe em Lisboa 2011"
2011 - 2012 Concepção e Desenvolvimento de um Novo Produto – Eventos ZEN
2011 - 2012 Marketing de Eventos Desportivos no Âmbito das Modalidades Menos Mediáticas. Estudo de Caso do Voleibol do Sport Lisboa e Benfica
2010 - 2011 A oferta de turismo de saúde em Lisboa: O segmento Bem-Estar
2010 - 2011 Plano de Negócios – International Events – Funny Cooking

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation CiTUR Centre of Tourism Research, Development and Innovation
2019 - Atual International Journal of Wine Business Research Emerald Publishing Limited
2018 - Atual Journal of Hospitality & Tourism Research Sage Publications
2015 - Atual Cornell Hospitality Quarterly Sage Publications
2014 - Atual Journal of Hospitality and Tourism Management Elsevier

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual CITUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo Investigador Integrado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/06/01 - Atual Editorial Review Board Member Journal of Hospitality and Marketing Management The Journal of Hospitality Marketing & Management provides a peer-reviewed outlet for contributions that further understanding, practice, and education in hospitality marketing and management. It aims to promote new ideas, models, approaches, and paradigms that contribute to the development of knowledge and theory of hospitality marketing and management. Its distinct, multifaceted approach encompasses the administrative disciplines, liberal arts, and social sciences.
Membro
2018 - Atual Editorial Review Board Member - Journal of Hospitality and Tourism Management is the official journal of CAUTHE (Council for Australasian Tourism and Hospitality Education Inc.) The journal is committed to a broad range of topics including tourism and travel management, leisure and recreation studies and the emerging field of event management. It contains both theoretical and applied research papers, and encourages the submission of the results of collaborative research undertaken between academia and industry.
Membro
Journal of Hospitality and Tourism Management, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/04/01 - Atual ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA Área científica de Turismo e Lazer (CNAEF 812) requeridas por Abílio da Cunha Vilaça - PROVAS PÚBLICAS Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023 - 2024 Concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador, na área disciplinar de Ciências Sociais e Jurídicas, subárea disciplinar de Economia, para a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve Universidade do Algarve, Portugal
Distinções

Prémio

2018 HOSPITALITY EDUCATION AWARDS - Melhor Projeto de Inovação e Desenvolvimento

Outra distinção

2017 Certificado de Outstanding Reviewer Status pela sua colaboração com Revista Científica Journal of Hospitality and Tourism Management (JHTM) em 2017
Editora Elsevier, Países Baixos
2016 Best Reviewer Award Journal of Hospitality and Tourism Management
2003 Best student award
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2002 Best student award
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal