Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Flávia Vieira
Nomes de citação
- Vieira, Flávia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7711-1576-9672
- ORCID iD
- 0000-0002-6932-4009
- Scopus Author Id
- 55774381100
Endereços de correio eletrónico
- flaviav@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação - Metodologias da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Metodologias da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovada |
1997
Concluído
|
Educação - Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Especialização em Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras
Universidade do Minho, Portugal
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1989
Concluído
|
Educação - Didáctica do Inglês (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Muito Bom |
1977 - 1982
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português-Inglês (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2002 - 2009 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1997 - 2002 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1989 - 1997 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1984 - 1989 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09 - 2023/08 | Enhancing equity, agency, and transparency in assessment practices in higher education (EAT)
Investigador
|
European Union
Concluído
|
2022 - 2023 | Assessoramento pedagógico universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional / Supporting teaching
at university: singularities and commonalities in an international context
21/04356-0
Investigador
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
|
2020 - 2021 | Inovação da pedagogia no ensino superior em Portugal / Pedagogical innovation in higher education in Portugal
CIEd - Centro de Investigação em Educação
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | Balanço de 10 anos do modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da UMinho (2008/09- 2017/18) / Evaluating the practicum model
of Teaching Masters at the University of Minho (2008/09-2017/18)
CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2020 | TEYL in the practicum: mapping supervisory and teaching approaches (MAp)
Projeto CIEd e U.Nova Lisboa
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2018 | Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas nas IES / Faculty development units and the reconfiguration
of pedagogical cultures in HEIs
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2016 | Qualidade e direito à educação superior: estratégias institucionais em tempos de globalização / Quality of and right to higher
education: institutional strategies in a globalization era
Projeto Convénio CAPES/FCT - ref.ª FCT 2382/ CAPES 10371/13-3
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2014 - 2015 | Pensar e partilhar práticas de qualidade no ensino superior / Thinking about and sharing quality practices in higher education
Concurso FCT para Projetos de Partilha e Divulgação de Experiências com Inovação Didática
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2013 | Políticas educativas y plurilingüismo en la escuela española: análisis comparado de modelos de enseñanza de las lenguas /
Educacional policies and plurilingualism in Spanish schools: comparative analysis of language teaching models
Proyecto del Plan Nacional I+D+i (España).CEIBioTic UGR: Contrato 86 - 01-01-2013 - 31-12-2013
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2013 | Formação inicial de professores e educadores no IE. Círculo de estudos / Initial teacher education at the Institute of Education.
Circle of Studies
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2013 | Potencial transformador da investigação na educação em línguas estrangeiras em Portugal / The transformative potential of
research in foreign language education in Portugal
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2012 | Envolvimento na aprendizagem escolar: o que dizem as experiências dos professores e dos alunos? / Learner engagement in schools:
what do the teachers' and students experiences tell us?
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2011 | Formação, supervisão e pedagogia: compreender e transformar contextos profissionais / Teacher education, supervision and pedagogy:
understanding and transforming professional contexts
Projeto CIEd
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2009 | Transformar a pedagogia na universidade: refletir, (inter)agir, reconstruir/ Transforming pedagogy at university: reflecting,
(inter)acting, reconstructing
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2007 - 2009 | Representações da vida académica-um estudo na Universidade do Minho / Representations of academic life - a study at the University
of Minho
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2008 | O que outros pensam de nós - representações do papel da Educação na formação docente / What others think about us - representations
of the role of Education in teacher edication
Projeto CIEd
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2007 | EuroPAL -A European Pedagogy for Autonomous Learning. Educating modern language teachers through ICT
COMENIUS 2.1 Project No. 118668-CP-1-2004-1-ES-COMENIUS-C21
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2006 | Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade / Transforming pedagogy at university: conditions
of (im)possibility
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2006 | Construção de competências de aprender a aprender / The construction of learning to learn competences
FCG-Programa de Apoio a Projectos de Pesquisa no Domínio Educativo 2003
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
1995 - 2005 | A investigação-acção como estratégia de formação reflexiva de professores estagiários / Action research as a strategy for
reflective student teacher education
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2002 - 2004 | Transformar a pedagogia na universidade – experiências de investigação do ensino e da aprendizagem / Transforming pedagogy
at university - experiences of research into teaching and learning
Financiamento Concurso CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2002 | Concepções de pedagogia universitária – um estudo na Universidade do Minho / Conceptions of pedagogy at university - a study
at the University of Minho
Financiamento Concurso CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 1999 | A investigação-acção na supervisão em ensino do Inglês: para a (re)construção das teorias e práticas na formação de supervisores
e professores estagiários / Action research in the supervision of English teaching
Projecto nº 52/98 – Medida 2 do SIQE
Projecto nº 52/98 Medida 2 do SIQE
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional |
1997 - 1999 | Pedagogia para a autonomia: contextos e operacionalização / Pedagogy for autonomy: contexts and operationalization
Projecto nº 53/97 – Medida 2 do SIQE
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
1993 - 1996 | Pedagogia para a autonomia - um projeto de formação profissional e experimentação pedagógica / Pedagogy for autonomy - a project
for teacher development and pedagogical experimentation
PCSH/C/CED/305/92
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
1992 - 1993 | Um estudo das concepções dos alunos futuros professores acerca do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira / A study
of student teachers' views of teaching/ learning a foreign language
Projeto CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
1991 - 1992 | Um estudo de caracterização das Didácticas das Línguas em Portugal / A study to characterize Language Didactics in Portugal
Projeto SPCE
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Supervisão, desenvolvimento profissional e ação educativa - um estudo na formação inicial de professores em Angola
Orientador
|
Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - Atual | O papel da supervisão colaborativa no desenvolvimento da autonomia em sala de aula
Orientador
|
Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021 - Atual | Ensino remoto de emergência no contexto da COVID-19 - o caso do ensino de línguas estrangeiras numa instituição de ensino
superior
Coorientador
|
Ciências da Educação – Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020 - Atual | O papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em contexto universitário - um estudo de caso
no ensino de francês como língua estrangeira
Orientador
|
Ciências da Educação – Educação em Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2023 | O papel da supervisão na formação inicial de professores de Francês – Um estudo numa universidade em Moçambique
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2022 | O papel do livro didático no ensino e na aprendizagem de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amapá
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02 - 2021/02 | Panorama das ações do Centro IDEA-UMinho: Agentes transformadores do ensino superior.
Coorientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2021 | O papel do supervisor na formação inicial de professores - Um estudo de caso numa instituição de ensino superior em Angola
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2019 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical - Um estudo de caso no estágio da formação
inicial de professores
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2019 | A supervisão em estágio na formação inicial de professores: Perceções dos estagiários, professores tutores e professores acompanhantes
na Escola de Formação de Professores do Namibe em Angola
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/11 - 2018/11 | Ensino e autonomia: da análise de práticas à construção de um modelo complementar de promoção da autonomia no ensino de inglês
na escola pública
Orientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/01 - 2017/05 | Avaliação da aprendizagem e docência universitária na formação inicial de professores
Orientador
|
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra) |
2012 - 2017 | (Re)pensar e (re)fazer a avaliação das aprendizagens: O papel da supervisão colaborativa em contexto escolar
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10 - 2016/04 | Designing and implementing ELT materials: A study with pre-service teachers in training
Orientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/01 - 2015/12 | Processos de formação inicial de estudantes de Enfermagem em contexto profissional
Orientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/04 - 2015/07 | Desenvolvimento profissional docente e qualidade do ensino: práticas pedagógicas inovadoras na universidade
Orientador
|
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12 - 2015/05 | Desenvolvimento profissional docente e qualidade do ensino: Conceções e práticas de gestores de uma universidade pública
Orientador
|
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/04 - 2014/07 | Representações de docentes de cursos de licenciatura sobre o papel de formador de professor no contexto de complexidade e
incerteza
Orientador
|
Estágio científico avançado (doutoramento sanduíche) (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/09 - 2013/02 | A (in)visibilidade da pedagogia e as possíveis novas gramáticas no espaço acadêmico: De uma pedagogia negada para uma pedagogia
vivida
Orientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2013 | Para uma didáctica do plurilinguismo em contexto escolar: Dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma
comunidade de desenvolvimento profissional
Coorientador
|
Pós-doutoramento (Ciências da Educação) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2013 | Diferenciação pedagógica na Educação em Línguas: Uma experiência num Curso Profissional
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2011 | Pedagogia para a autonomia e supervisão: A observação de aulas como estratégia de (re)definição dos papéis pedagógicos na
Educação em Línguas
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2010 | Reconfigurando a pedagogia na Universidade – Uma experiência na formação inicial de professores de língua estrangeira
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 - 2006 | A investigação-ação colaborativa na formação de supervisores: Um estudo de caso na Educação de Infância.
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 - 2004 | A investigação-ação em supervisão no ensino do Inglês: Processos de (co-)construção do conhecimento profissional
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | O estágio curricular: sua importância na formação de novos professores no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo.
Arguente principal
|
Daguberto Daniel Gamba Alfredo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Vera Lúcia Encarnado Lazana (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | A construção das identidades académicas: percursos e tendências no Brasil e em Portugal | Carolina da Costa Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | De Práticas Pedagógicas Inovadoras para Experiências Formativas: Desafios para os Docentes Universitários | Dayse Lago de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2017 | Provas de Agregação em Educação, especialidade de Didática e Tecnologia Educativa | Ana Isabel Andrade (Agregação)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Teacher Education for Autonomy: A Study of Modern Language Student Teachers’ Professional Development | Borja Manzano Vázquez (Doutoramento)
Universidade de Granada, Espanha
|
2017 | The Teaching and Learning of English Grammar in Azerbaijan at The University Level. An Analysis and Appraisal of Students’ and Teachers’ Views, and Teaching Materials | Tamilla Mammadova (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2017 | Qualidade do Ensino como Conquista Colegiada numa Universidade Pública: O Protagonismo de Coordenadores de Cursos de Graduação | Neilton da Silva (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2016 | Provas de Agregação em Ciências da Educação | Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira (Agregação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Transferência Linguística na Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira por Estudantes Universitários Marroquinos | Abdelilah Suisse (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Desarrollo de la Competencia Estratégica en la Aprendizaje de la Expresión Oral de una Lengua Extranjera | Ana Cea (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2016 | Colaborar para uma Educação Plural em Línguas – Que Possibilidades em Contexto Escolar Português? | Luciana Mesquita da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | O Universo da Supervisão. Uma Abordagem Inclusiva nos Domínios da Habilitação para a Docência e da Inserção Profissional | Elsa Maria Gabriel Morgado (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Perceções de Docentes do Ensino Básico e Secundário sobre o Papel da Supervisão Pedagógica Enquanto Contexto de Desenvolvimento Profissional: Um Estudo com Professores de Geografia | Carla Sofia Freitas de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A Contribuição da Formação Docente na Potencialização da Dialogicidade da Educação nas Turmas de Educação de Jovens e Adultos | Shalimar Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Provas de Agregação em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português | José António Brandão Soares Carvalho (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Educação Intercultural na Formação Contínua de Professores de Línguas | Mónica Bastos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | O Impacto do Programa de Generalização do Inglês na Aprendizagem de Língua Inglesa no 2º Ciclo | Vera Mónica Bento Carvalho Bernardo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 | Avaliação do Desempenho Docente e Desenvolvimento Profissional dos Professores de Línguas-Culturas: o Papel do Supervisor Pedagógico | Sónia Estela Pinto Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Educadores e Professores no Contexto de Bolonha – Um Estudo de Caso | Ana Cristina Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Imagem e Identidade – Estudo Sobre o Professor Unversitário | Maria do Socorro Carneiro de Lima (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Colaboração em Didática - Utopia, Desencanto e Possibilidades | Manuel Bernardo Canha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Qualidade do Processo de Supervisão na Investigação Doutoral | Ana Vitória Baptista (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Modos de Trabalho Pedagógico e de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – Um Estudo na Universidade do Porto | Manuel Firmino Torres (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Diversidade Linguística e Desenvolvimento Profissional de Professoes – Um Estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico | Sílvia Margarida Neves Carvalho Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A Aprendizagem Cooperativa no Ensino do Inglês -Um estudo Experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico | Maria da Conceição dos Santos Nicolau (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Provas de Agregação em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português | Luís Barbeiro (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Provas de Agregação em Didáctica e Tecnologia Educativa | Maria Helena Araújo e Sá (Agregação)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Autonomia na Aprendizagem da Língua Inglesa. Estudo de um Caso | Noémia Martins Bárbara (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A Formação de Professores de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico | Luís Manuel André Nunes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 | Avaliação Formativa do Desempenho Pedagógico de Docentes do Ensino Superior pelo Recurso ao Oortefólio – Uma Investigação-ação numa Escola Superior de Educação | Clementina da Conceição Lobato Nogueira (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 | A Educação Intercultural no Entendimento da Diversidade na Aula de Língua Estrangeira | Ana Raquel Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 | Contributo dos Portfolios Reflexivos no Desenvolvimento Profissional | Maria João Sampaio Amaral (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Desenvolvimento Profissional e Educação em Línguas: Potencialidades e Constrangimentos em Contexto Escolar | Maria de Lurdes Santos Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Applying the Motivation-Hygiene Theory as a Means of Measuring Learner Satisfaction with Blended Learning Courses in Higher Education | James Martin Wilson (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Consciência Cultural Crítica Numa Comunidade Virtual Educativa de Línguas | Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Provas de Agregação em Metodologias da Educação, especialidade de Metodologia do Ensino de História e Ciências Sociais | Isabel Barca (Agregação)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Intercompreensão, Identidade e Conhecimento Profissional na Formação de Professores de Línguas | Ana Sofia Reis de Castro e Pinho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | Turning the Kaleidoscope – (E)FL Educational Experience and Inquiry as Auto/Biography | Leena Karlsson (Doutoramento)
Universidade de Helsínquia, Finlândia
|
2007 | Reflexão e Investigação-Acção: Apontamentos e Ensaios de Desenvolvimento Profissional | Alexandra Maria Paiva Castro Nunes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | O Desenvolvimento da Reflexividade no Contexto do Discurso Supervisivo | Maria Manuela Cravo Abrantes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | La Pragmatique Lexiculturelle en Éducation aux Langues-Cultures: Étude d’un Cas dans le Contexte Scolaire Portugais | Marlène Fernandes da Silva e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Docência e Sucesso Académico no Ensino Superior. Estudo de Caso – o Ensino e a Aprendizagem da Programação nas Universidades de Aveiro e Strathclyde | Isabel Huet e Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2003 | La Didactique des Langues-Cultures – Approche Lexico-Didactologique de Concepts du Domaine | Jacques da Silva e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro co-optado do Conselho Nacional de Educação e coordenadora da 2.ª Comissão Especializada Permanente Inovação Pedagógica nas Escolas. Relatora da Recomendação Para a Inovação Pedagógica nas Escolas (Recomendação n.º 4/2023, de 11 de dezembro, Diário da República n.º 237/2023, Série II de 2023-12-11)./ Co-opted member of the National Education Council and coordinator of the 2nd Permanent Specialized Commission for Pedagogical Innovation in Schools. Rapporteur of Recommendation for Pedagogical Innovation in Schools (Recommendation no. 4/2023). | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Participação como especialista em Comissões de Avaliação Externa da A3ES para a avaliação e acreditação de cursos de mestrado e doutoramento/ Participation in expert panels appointed by A3ES for the assessment and accreditation of master's and doctoral programmes. | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
2005 - Atual | Colaboração anual com o IAVE - Instituto de Avaliação Educacional do Ministério da Educação / Annual collaboration with IAVE - Educational Assessment Institute of the Ministry of Education. | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Coordenadora executiva do projeto de construção do Referencial de Avaliação da Qualidade da Formação NAU, protocolo de colaboração entre a Direção-Geral da Educação e a Universidade do Minho / Executive coordinator of the construction project of the NAU Training Quality Assessment Framework, a collaboration protocol between the Directorate-General for Education and the University of Minho. | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Coordenação da equipa da A3ES para a acreditação de 16 novos cursos de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB / Coordination of the A3ES team for the accreditation of 16 new Masters in English Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
2009 - 2011 | Consultoria no âmbito da construção do Currículo Regional da Educação Básica dos Açores (Línguas Estrangeiras - Alemão, Francês e Inglês), Direcção Regional de Educação dos Açores / Consultancy in the construction of the Regional Curriculum for Basic Education of the Azores (Foreign Languages ¿¿- German, French and English), Regional Directorate of Education of the Azores. | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2000 - 2001 | Membro da equipa de consultores da reestruturação dos programas de Inglês do Ensino Secundário, a convite do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Secundário / Member of the team of consultants for the restructuring of Secondary Education English programs, at the invitation of the Department of Secondary Education of the Ministry of Education, within the scope of the Secondary Education Curriculum Review. | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Júri de concurso interno de promoção para preenchimento de dois postos de trabalho da categoria de professor catedrático para a área científica de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
2023 - 2023 | Membro do júri internacional do concurso Arqus Teaching Excellence Awards 2022, na categoria The Arqus Teaching Excellence Award for Enabling Research-Based Teaching, promovido pela Arqus European University Alliance (https://arqus-alliance.eu/) | |
2023 - 2023 | Membro do júri de avaliação de projetos de inovação pedagógica no ensino superior, no âmbito do Promove+, Programa de Incentivos a Projetos de Inovação Pedagógica,Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto | |
2023 - 2023 | Membro do júri de avaliação de candidaturas ao programa Pratica+ - Programa de Incentivos ao Desenvolvimento de Projetos de Inovação Pedagógica, dinamizado pelo Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto | |
2022 - 2023 | Júri de concurso interno de promoção para recrutamento de um Professor Associado, para a Área Disciplinar de Ciências da Educação da Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
2022 - 2022 | Júri das provas para obtenção do título académico de agregado requeridas por Isabel Maria Catarino Huet e Silva; Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
2022 - 2022 | Júri de concurso interno de promoção para duas vagas na categoria de professor associado na área disciplinar de Formação de Professores e Educadores, Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
2022 - 2022 | Júri de concurso documental para recrutamento de um professor adjunto, para a Escola Superior de Educação, para a área disciplinar de Línguas e Literaturas, subárea Inglês, IP Bragança | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2020 - 2020 | Júri de concurso documental para recrutamento de (dois) 2 postos de trabalho de Professor Catedrático, na área disciplinar de Educação, Universidade de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020 - 2020 | Júri de concurso documental internacional para preenchimento de um posto de trabalho da categoria de Professor Associado para a área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea de Metodologias de Ensino e Aprendizagem, da Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2020 | Júri de concurso documental interno da Universidade do Açores para preenchimento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de um posto de trabalho na categoria de Professor Associado para a área científica disciplinar de Educação, subárea de Análise da Educação e da Formação | |
2020 - 2020 | Júri de concursal documental interno para recrutamento de dois Professores Associados na área disciplinar de Formação de Professores e Educadores da Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
2020 - 2020 | Júri de concurso documental interno de promoção para recrutamento de um posto de trabalho de Professor Associado na área disciplinar de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho | |
2018 - 2018 | Júri de concurso documental de âmbito internacional para recrutamento de posto de trabalho de Professor Auxiliar na área disciplinar de Educação, Subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Línguas | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2016 | Júri de concurso de Associado em Ciências da Educação | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Júri de concurso de Professor Adjunto na área disciplinar de Didática do Inglês | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Júri de concurso para a categoria 'Reader' na Universidade de Warwick, Coventry, Reino Unido | Universidade de Warwick, Reino Unido |
2014 - 2014 | Júri de concurso de Professor Coordenador na área disciplinar de Metodologia e Supervisão na Educação de Infância | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2011 - 2011 | Júri de concurso de Associado em Educação – Currículo, Didáctica e Formação de Professores/ Currículo e Formação de Professores | Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |