???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Amante

Nomes de citação

  • Amante, Maria João

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1F-15F0-DB87
ORCID iD
0000-0003-0138-5865

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2007
Concluído
Psicologia Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"A avaliação da qualidade no Ensino Superior. Uma proposta de indicadores de qualidade docente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com l
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Avaliação da Qualidade no Ensino Superior. uma Proposta de Indicadores de Qualidade Docente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1995
Concluído
Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"A Formação dos Docentes do Ensino Superior. A ênfase nas questões pedagógicas – um estudo comparativo entre Universidades e Politécnicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979 - 1984
Concluído
n/a (Licenciatura) 14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/02/27 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996/10 - 2012 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1988/10/01 - 1996 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Conselho técnico- científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/02/26 - Atual Coordenadora do Serviço de Psicologia do IPV Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2023/09/01 PERENE
Projetos de criação artística IPV 21
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
2019 - 2021/08/31 Sistema inteligente de controlo de planos alimentares para doentes de alzheimer e outras demências
PROJ/CI&DETS/ID&I
Investigador
CI&DETS - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017 - 2018/12/31 Storytelling no Turismo Cultural: o poder do “Era uma vez…” na atração turística nos Centros Históricos Património Mundial
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Investigador
CI&DETS - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 - 2018/12/31 Projeto MentHA - Mental Health and Aging
DGS-0-15 (SM-0-01-15)
Investigador
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), Portugal
Direção Geral de Saúde
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Sousa, Isabel; Alvarez, Catarina; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Alavarez, Catarina. "Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Corunha, 2019.
    Publicado
  2. Amante, Maria João. "As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  3. Amante, Maria João (7E1F-15F0-DB87); Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Xavier, Paula. "Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: perceção dos estagiários de Educação Social.". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  4. Amante, Maria João; Conde, M.; Garrido, J.; Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayors: n estudio comparativo entre España y Portugal". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  5. Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Sousa, Isabel; Araújo, Lia. "Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Corunha, 2019.
    Publicado
  6. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas – Que benefícios?". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Corunha, 2019.
    Publicado
  7. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Dinâmicas de Grupo em Contextos de Intervenção com Pessoas Idosas.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Corunha, 2019.
    Publicado
  8. Amante, Maria João; Morgado, Susana; Felizardo, Sara; Sargento, José; Ribeiro, Esperança. "Qualidade de vida relacionada com a saúde e performance escolar: que inter-relações?". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
    Publicado
  9. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "Ler e escrever com todos os sentidos: Programa e método multissensorial". 2019.
  10. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "The Outcomes Of Learning To “Read And Write With All Senses”: The Use Of A Multisensory Methodology Main Content". 2019.
  11. Mendes, Francisco. "Characterization Of The Physical Activity Level In Portuguese Elderly". 2018.
    10.15405/epsbs.2018.11.24
  12. Esperança Jales Ribeiro; Sara Alexandre Felizardo; Emília Martins; Rosina Fernandes; Maria João Amante; Leandra Cordeiro. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.11.19
  13. Esperança Jales Ribeiro; Emília Martins; Maria João Amante; Sara Alexandre Felizardo; Rosina Fernandes; Lia Araújo; Sara Alexandre Felizardo; Paula Xavier. "Student’s Perceptions of the Community Impact of Social Education Degree Internship". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.11.22
  14. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, Tânia. "O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. Institucionalizadas". 2016.
  15. Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Magalhães, Cátia. "Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  16. Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Emilia Martins; Maria João Amante. "Uma proposta de indicadores de qualidade docente do ensino superior". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  17. Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Emilia Martins; et al. "Classificações académicas e competências cognitivas em alunos do ensino superior politécnico.". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
  18. Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa. "UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO". 2009.
Artigo em revista
  1. Fernández-Simo, Deibe; Campos, Edgar; Amante , Maria João; Carrera Fernández, María Victoria; Xavier, Paula; Cid Fernández, Xosé Manuel; Fonseca, Susana. "Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/23795.
    10.29352/mill0216.23795
  2. Abrantes, José Luís; Cunha, Madalena; Amante , Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. "Editorial". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/26089.
    10.29352/mill0217.26089
  3. Abrantes, José Luís; Cunha, Madalena; Amante , Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. "Editorial". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/26089.
    10.29352/mill0217.26089
  4. Abrantes, José Luís; Cunha, Madalena; Amante , Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. "Digital Education". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/25943.
    10.29352/mill029e.25943
  5. Abrantes, José Luís; Cunha, Madalena; Amante , Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. "Editorial". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/26089.
    10.29352/mill0217.26089
  6. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Xavier, Paula; Silva, Andresa; Fonseca, Susana; Amante, Maria João. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health Série 2 6e (2020): 33-41. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/20260.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29352/mill0206e.03.00345
  7. Silva, Andresa; Fonseca, Susana; Amante, Maria João. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". (2020): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/20260.
    10.29352/mill0206e.03.00345
  8. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6217.
  9. Arajo L; Amante MJ; Alvarez C; Sousa I. "POTENTIALITIES OF MEMORY CAFéS IN SUPPORTING PEOPLE WITH DEMENTIA AND THEIR CARERS.". Innovation in aging (2017): http://europepmc.org/abstract/PMC/PMC6242554.
  10. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17-17. http://hdl.handle.net/10400.19/5310.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  11. Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Araújo, Lia; Sousa, Isabel. "Intervenção em pessoas com demência e cuidadores: Café Memória um espaço privilegiado de relação". Introdução: o Café Memória assume-se como uma estratégia inovadora em vários países da Europa e nos USA. Trata-se de um encontro com periodicidade mensal, realizado em ambiente informal e comunitário, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares e cuidadores e outras pessoas interessadas nesta problemática. Objetivo: o presente estudo procura apresentar evidências (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4639.
    10.29352/mill0202e.01
  12. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Barros Fonseca, Susana. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51-51. http://hdl.handle.net/10400.19/5308.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  13. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21-21. http://hdl.handle.net/10400.19/5309.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  14. Felizardo, Sara Alexandre; Cantarinha, Diana; Alves, Ana Berta; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria Joa~o; Sara Alexandre Felizardo; Diana Cantarinha; et al. "Students’ Involvement in School and Parental Support: Contributions to the Socio-Educational Intervention". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences 1 (2016): 278-287. http://hdl.handle.net/10400.19/3460.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.11.29
  15. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. "Parental Adjustment to Disability, Stress Indicators and the Influence of Social Support". Procedia Social and Behavioral Sciences 217 1 (2016): 830-837. http://hdl.handle.net/10400.19/3463.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2016.02.157
  16. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. "Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/5596.
  17. Costa, Ana; Felizardo, Sara; Sargento, José; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. "Children at risk, attachment and institutionalization: contributions to the socio-educational intervention". Introduction: Institutionalized children exposed to early adverse experiences are a particularly vulnerable group with a high risk of developing health problems. Objectives: i) to know the representations of attachment in institutionalized children; ii) to understand if there are differences of attachment, according to some sociodemographic variables; iii) outline socio-educational intervention st (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3465.
  18. Costa, Ana; Felizardo, Sara; Sargento, José; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. "Children at risk, attachment and institutionalization: contributions to the socio-educational intervention". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3465.
  19. Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João. "Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategies". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3466.
  20. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperança; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. "As potencialidades do photovoice enquanto metodología participativa na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 072-072. http://hdl.handle.net/10400.19/3425.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.06.198
  21. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena; Barros Fonseca, Susana. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128-128. http://hdl.handle.net/10400.19/3427.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.06.327
  22. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference¿? na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058-058. http://hdl.handle.net/10400.19/3426.
    Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.08.326
  23. Barros Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". (2015): http://hdl.handle.net/10400.19/3427.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  24. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. "As potencialidades do photovoice enquanto metodología participativa na formação de Educadores Sociais". (2015): http://hdl.handle.net/10400.19/3425.
    10.17979/reipe.2015.0.06.198
  25. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação". Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do rec (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
  26. Fonseca, Susana; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Araújo, Lia. "Emotional dimensions of eating behavior.". Atención Primaria 45 (2013): 83-83.
    Publicado
  27. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". Atención Primaria 45 (2013): 179-179.
    Publicado
  28. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". Atención Primaria 45 (2013): 134-134.
    Publicado
  29. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Amante, Maria; Araújo, Lia; Fonseca, Susana. "Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults.". Atención Primaria 45 (2013): 87-87.
    Publicado
  30. C.M. Sousa Albuquerque; A.M.C. Fernandes; M.J. Amante; S.A. Lourenço. "P-870 - Delinquent behavior in adolescents: parental role and school". European Psychiatry 27 (2012): 1-1. http://dx.doi.org/10.1016/s0924-9338(12)75037-x.
    10.1016/s0924-9338(12)75037-x
  31. C.M. Sousa Albuquerque; S.A. Lourenço; M.J. Amante. "P-871 - Psycho-pathological disorders in teenage mothers: implications in the process of mother-child bond". European Psychiatry 27 (2012): 1-1. http://dx.doi.org/10.1016/s0924-9338(12)75038-1.
    10.1016/s0924-9338(12)75038-1
  32. Emília Martins; Maria João Amante; Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Rosina Fernandes; Francesca Tebaldi; Anna Cantagallo. "IMPACTO COGNITIVO DO ENSINO SUPERIOR". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832323049.
Artigo em revista (magazine)
  1. Amante, Maria João. "A Avaliação no Ensino Superior: uma proposta de indicadores de qualidade docente", Revista do SNESUP, 2009
Capítulo de livro
  1. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Lia Araújo; Paula Xavier. "Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19". In Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências, editado por Maria João Amante; Susana Fonseca; Lia Araújo; Paula Xavier; José Carreira, 67-78. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Paula Xavier; Cátia Magalhães; Lia Araújo; Carla Silva; Leandra Cordeiro. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". In Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco - Thoughts on COVID-19: families, children and youth at risk, editado por Maria João Amante; Susana Fonseca; Paula Xavier; Cátia Magalhães, 44-58. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    No prelo
  3. Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
  4. Frias, Catarina; Silva, Carla; Amante, Maria João; Seabra, Cláudia. "Storytelling tourist experiences in the websites of world heritage historical centers". Goodfellow Publishers, 2019.
  5. Frias, Catarina; Silva, Carla; Amante, Maria João; Seabra, Cláudia. "Storytelling tourist experiences in the websites of world heritage historical centers". Goodfellow Publishers, 2019.
Documento de trabalho
  1. Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança. 2015. "Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-being". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/4317.
  2. Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João; Ribeiro, Esperanc¸a Jales. 2015. "Parental adjustment to disability, stress indicators and the influence of social support.". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.19/4313.
Livro
  1. Carreira, José; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana. Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    https://doi.org/10.34633/978-989-54743-7-0
  2. Amante, Maria João; Barros Fonseca, Susana; Paula Xavier; Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Susana Fonseca. Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco - Thoughts on COVID-19: families, children and youth at risk. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    No prelo • https://doi.org/10.34633/978-989-53495-0-0 • Editor
Relatório
  1. Rodrigues, Margarete Lopes Rodrigues; Amante, Maria João. 2016. Medidas e recursos educativos para a promoção do sucesso escolar de um aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura - estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.19/5120.
Resumo em conferência
  1. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Amante, Maria; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia; Araújo, Lia. "Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
  2. Araújo, Lia; Amante, Maria; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia. "Household activities and nutricion status.". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
  3. Amante, M.; Fonseca, S.; Fernandes, R.; Mendes, F.; Martins, E.; Araújo, L.; Xavier, P.; Magalhães, C.. "Vivências Académicas – um Estudo Exploratório no Instituto Politécnico de Viseu". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  4. Mendes, F.; Martins, E.; Araújo, L.; Fernandes, R.; Amante, M.; Fonseca, S.; Magalhães, C.; Xavier, P.. "O Envolvimento na Aprendizagem em Alunos do Ensino Superior". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Campos, Edgar Correia. "Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: perceções de técnicos portugueses e galegos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/6835.
  2. Campos, Edgar Correia. "Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: perceções de técnicos portugueses e galegos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/6835.
  3. Pereira, Marta Sofia Oliveira. "Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6043.
  4. Sousa, Bárbara Cristina Baptista de. "As trocas intergeracionais com crianças e jovens em risco – o uso de App intergeracional". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6040.
  5. Frias, Sandra Catarina Mota de. "O Storytelling no Turismo Cultural - Estudo dos Centros Históricos Património Mundial em Portugal Continental". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/5564.
  6. Rocha, Sara Manuela Duarte. "“Pais e Filhos para Sempre!” - Proposta dum Projeto de Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco para uma CPCJ da Região Centro". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6318.
  7. Cruz, Cristina da Fonte. "As Dimensões das relações interpessoais na inclusão de um aluno com NE no ensino regular". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6196.
  8. Sousa, Bárbara Cristina Baptista de. "As trocas intergeracionais com crianças e jovens em risco – o uso de App intergeracional". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6040.
  9. Pereira, Marta Sofia Oliveira. "Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6043.
  10. Cruz, Cristina da Fonte. "As Dimensões das relações interpessoais na inclusão de um aluno com NE no ensino regular". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6196.
  11. Rocha, Sara Manuela Duarte. "“Pais e Filhos para Sempre!” - Proposta dum Projeto de Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco para uma CPCJ da Região Centro". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6318.
  12. Frias, Sandra Catarina Mota de. "O Storytelling no Turismo Cultural - Estudo dos Centros Históricos Património Mundial em Portugal Continental". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/5564.
  13. Correia, Sandra Maria Lopes. "Implementação de um programa de treino de competências sociais no âmbito da prevenção de atitudes (anti)sociais em jovens adolescentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6182.
  14. Almeida, Maria João Claro de. "Dependência a videojogos e a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6057.
  15. Gomes, Telma Sofia Matos. "Bairros sociais : resiliência, autoconceito e autoestima em jovens adolescentes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4652.
  16. Fernandes, Maria Elisabete Lopes. "Literacia em saúde mental e consumo de álcool numa amostra de adolescentes da região centro / Maria Elisabete Lopes Fernandes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4900.
  17. Sousa, Ana Catarina Pereira Fernandes de. "Tradução e adaptação transcultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/5360.
  18. Brites, Juliana Reis. "Internamento em Centro Educativo: o ponto crítico no percurso de vida dos menores a cumprir medida tutelar educativa de internamento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4899.
  19. Rebelo, Aida Idalina Araújo. ""Uma viagem pelas emoções" : projeto de um programa de estimulação de competências emocionais para crianças com incapacidade intelectual". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4898.
  20. Antunes, Beatriz Ferreira. "Regulação emocional e satisfação com a vida : estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4909.
  21. Rodrigues, Cláudia Claro. "A autonomia de vida e o suporte social de jovens adultos provenientes de acolhimento residêncial". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4482.
  22. Santos, Catarina Mendes Lopes dos. "Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em crianças com perturbações neurodesenvolvimentais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4515.
  23. Melo, Isabel Maria Alcântara de. "A prática de ensino supervisionada e a educação intercultural : a perceção dos educadores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4524.
  24. Almeida, Tânia Patrícia Pereira de. "Literacia em saúde mental : conhecimentos, estigma e preconceito numa amostra de adolescentes da região centro de Portugalprojeto de investigação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2979.
  25. Ferreira, Ana Francisca Menezes Rodrigues. "Linguagem e vinculação em crianças vítimas de negligência parental: um estudo exploratório". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2980.
  26. Cruz, Ana Catarina Moreira da. "Vinculação e rendimento escolar no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/4529.
  27. Veloso, Carolina Jorge. "Lares de infância e juventude : contributos para a autonomia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2264.
  28. Martins, Filipa Daniela dos Santos Ferreira. "O impacto da institucionalização no desempenho académico no 1º ciclo do ensino básico : a perceção dos futuros professores". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2509.
  29. Serra, Ana Filipa Bouça Nova. "O impacto dos rituais de acolhimento na integração das crianças/jovens nos lares de infância e juventude". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2263.
  30. Rodrigues, Vanda Sofia Alves; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.. "Do outro lado da linha : a visão de um educador social sobre a delinquência juvenil". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1844.
  31. Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz. "Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1871.
  32. Santos, Margarida Isabel Pinto dos; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.. "Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1843.
  33. Mendes, Carla Maria Figueiredo; Amante, Maria João orient.; Magalhães, Cátia orient.. "Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1839.
  34. Lopes, Ana Isabel Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1823.
  35. Rodrigues, Liliana de Almeida; Amante, Maria João. "Intervenção nos lares de infância e juventude : perceção dos técnicos e jovens desinstitucionalizados". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1832.
  36. Monteiro, Carla Sandra de Jesus Lourenço Maia; Amante, Maria João, orient.. "Crenças e representações sociais dos adolescentes sobre a violência doméstica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1875.
  37. Pereira, Célia Maria de Jesus. "Mediação familiar no caminho da informalização do divórcio". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2108.
  38. Coelho, Anabela Tavares; Amante, Maria João, orient.; Cunha, Diana, co-orient.. "Violência interparental : um olhar sobre a transgeracionalidade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1907.
  39. Gomes, Madalena Amaro Pereira. "Integração social de crianças ciganas na escola pública". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2119.
  40. Silva, Catarina Alexandra Gomes Cardoso. "Um novo olhar sobre a delinquência juvenil no ordenamento jurídico português". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1911.
  41. Carvalho, Daniela Filipa Cardoso de; Amante, Maria João, orient.; Fonseca, Susana. "Alcoolismo parental e o desenvolvimento psicossocial da criança no período pré-escolar: implicações das diferenças de género". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2136.
  42. Vaz, Ana Sofia Silva Marques; Amante, Maria João, orient.. "Equipas multidisciplinares do RSI : do treino parental ao exercício de uma parentalidade positiva". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2133.
  43. Barros, Alzira da Costa; Amante, Maria João, orient.. "A representação social do consumo de álcool nos jovens". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2135.
  44. Sebastião, Maria João dos Santos Amante Rodrigues. "A avaliação da qualidade no ensino superior : uma proposta de indicadores de qualidade docente". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/7482.

Outros

Outra produção
  1. Editorial Millenium 14. 2021. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000100010.
  2. Editorial Millenium 14. 2021. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000100010.
  3. Editorial Millenium 11. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000100007.
  4. Editorial Millenium 11. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000100007.
  5. Editorial Millenium 12. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200011.
  6. Editorial Millenium 13. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000300007.
  7. Editorial Millenium 12. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200011.
  8. Editorial Millenium 13. 2020. Cunha,Madalena; Abrantes,José Luís; Amante,Maria João; Correia,Paula; Santos,Paula. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000300007.
  9. Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly. The positive impact of physical activity on the elderly is so relevant that WHO (2016) encourages it and sets out global recommendations for its practice. This paper describes a non-experimental study with 202 participants, with a mean age of 81.76 ± 7.47 years, of which 70.3% are female. 20.7% live with a spouse and 5.2% with their sons/daughters. The vast majority of participants (92.1%) has dif. 2018. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. http://hdl.handle.net/10400.19/5409.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.24
  10. Editorial. 2018. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula; Marques Dos Santos, Paula. http://hdl.handle.net/10400.19/5305.
    https://doi.org/10.29352/mill0205
  11. Editorial. 2018. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula. http://hdl.handle.net/10400.19/5307.
  12. Editorial. 2018. Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula. http://hdl.handle.net/10400.19/5306.
  13. Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa. El papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la cre. 2017. Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João. http://hdl.handle.net/10400.19/4762.
  14. Potentialities of Memory Cafés supporting people with dementia and their caregivers. Alzheimer/Memory Cafés recently emerged in several European countries and in North America as an initiative that involves people with dementia, their family/friend car- ers, and all others interested in dementia, focused in sociali- zation with an educational component. The sessions occur monthly and include a presentation on a different topic alternately with a stimulation/recreation activity, as. 2017. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Alvarez, Catarina; Sousa, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.19/5434.
  15. Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu. Introdução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo.Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2. 2016. Cordeiro, Leandra; Amante, Maria João. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937.
  16. Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategies. Introduction: Resilience is a core variable in the context of studies on the psychosocial adjustment and school children and teenagers, and should be considered in the context of strategies to promote their well- being and quality of life. Objectives: To know the relationship between resilience, parental support and some sociodemographic variables; outline socio-educational intervention strategies. 2016. Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta; Ribeiro, Esperanc¸a Jales; Amante, Maria João; Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Jales Ribeiro, Esperança. http://hdl.handle.net/10400.19/3466.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/06 The Outcomes Of Learning To “Read And Write With All Senses”: The Use Of A Multisensory Methodology European Educational Research Association, 2019 - Hamburgo
European Educational Research Association- ECER (Hamburgo, Alemanha)
2019/09/04 EL ALUMNADO DE EDUCACIÓN SOCIAL ANTE LA INTERVENCIÓN CON PERSONAS MAYORES. UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE ESPAÑA Y PORTUGAL XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (Corunha, Espanha)
2019/09/04 AS DINÂMICAS DE GRUPO NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA DOS EDUCADORES SOCIAIS XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (Corunha, Espanha)
2019/09/04 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO: A PERCEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO SOCIAL XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (Corunha, Espanha)
2019/06/27 DINÂMICAS DE GRUPO EM CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO COM PESSOAS IDOSAS. 31st International Conference of Geriatrics and Gerontology
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría - Pontevedra (Pontevedra, Espanha)
2019/06/27 CAFÉ MEMÓRIA EM PORTUGAL 2013 A 2018 - UM PROJETO COMUNITÁRIO DE APOIO A PESSOAS COM DEMÊNCIA E CUIDADORES. 31st International Conference of Geriatrics and Gerontology
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría - Pontevedra (Pontevedra, Espanha)
2019/06/27 CAFÉ MEMÓRIA: UMA PAUSA COM ATIVIDADES EM GRUPO E PALESTRAS COM ESPECIALISTAS PARA CUIDADORES DE PESSOAS COM DEMENCIA. 31st International Conference of Geriatrics and Gerontology
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría - Pontevedra (Pontevedra, Espanha)
2019/06/01 Perceived social support and online video games addiction: gender differences in Portuguese adolescents? International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019)
RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) (Viseu, Portugal)
2019/06/01 Relationship between perceived social support and dependence on online video games, in a sample of Portuguese adolescents International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019)
RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) (Viseu, Portugal)
2019/05/31 Ler e escrever com todos os sentidos: Programa e método multisensorial International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019)
RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) (Viseu, Portugal)
2019/05/31 Relationship between health related quality of life and risk behavior in a group of adodescents International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019)
RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) (Viseu, Portugal)
2019/05/31 Estimulação Cognitiva para um Envelhecimento Bem-sucedido – perceções dos Educadores Sociais International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019)
RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) (Viseu, Portugal)
2019/04/10 Relação entre a qualidade de vida relacionada com a saúde e o rendimento académico em adolescentes X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - “Psicoterapia e outras abordagens terapêuticas”
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06 Presente y Futuro de la Educación Social en Portugal. Jornadas Galaico-Portuguesas de Educación Social en Las Personas Mayores
(Lugo, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015/09/01 - 2018/12 Dependência a videojogos e a perceção de satisfação com o suporte social em adolescentes
Orientador de Maria João Claro de Almeida
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/09/01 - 2018/11/07 Implementação de um Programa de Treino de Competências Sociais no âmbito da prevenção de atitudes (anti)sociais em jovens adolescentes
Coorientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/09/01 - 2018/09/25 Necessidades Educativas Especiais, Inclusão e Expressão Plástica - um estudo de caso
Orientador de Sandra Isabel Batista Gouveia Almeida
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/09/01 - 2018/06/20 Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Orientador de Ana Catarina Pereira Fernandes de Sousa
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/11 Internamento em centro Educativo: o ponto crítico no percurso de vida dos menores a cumprir medida tutelar educativa de internamento
Orientador de Juliana Reis Brites
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/09/01 - 2017/10/17 Uma viagem pelas emoções: projeto de um programa de estimulação de competências emocionais para crianças com incapacidade intelectual.
Orientador de Aida Idalina Araújo Rebelo
Mestrado em Educação Especial- domínio cognitivo-motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/09/01 - 2017/07/03 Regulação emocional e satisfação com a vida: um estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados.
Orientador de Beatriz Ferreira Antunes
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2017/07/03 Literacia em Saúde Mental e consumo de alcool numa amostra de adolescentes da Região Centro
Orientador de Maria Elisabete Lopes Fernandes
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2017/07/03 Bairros Sociais: Resiliência, Autoconceito e Autoestima em Jovens adolescentes
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2017/01/11 Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em perturbações neurodesenvolvimentais
Orientador de Catarina Mendes Lopes Santos
Mestrado em Educação Especial - domínio cognitivomotor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/09/01 - 2016/12/05 A Autonomia de Vida e o Suporte Social de jovens adultos provenientes de Acolhimento Residencial
Orientador de Claúdia Claro Rodrigues
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2016/11/08 Educação intercultural na educação pré-escolar: a perceção dos educadores
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2016/07/26 Medidas e recursos educativos para a promoção do sucesso escolar de um aluno com perturbação de hiperatividade e défice de atenção - um estudo de caso
Orientador de Margarete Lopes Rodrigues
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/22 Vinculação e rendimento escolar no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ana Catarina Moreira da Cruz
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/10/29 Avaliação da comunicação social e da linguagem no espectro do autismo: um contributo para um amelhor intervenção
Arguente
Soraia Carvalho Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/14 Preceções de profissionais e jovens em situação de vulnerabilidade social sobre a transição para a vida pós-escolar
Arguente
Ana Isabel Correia Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/10 Abandono Escolar no Ensino Superior
Presidente do júri
Alexandra Raquel Jesus Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/12/20 O impacto da institucionalização na adolescência - Histórias de vida
Presidente do júri
Anaísa Raquel Monteiro Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 SAÚDE E DISTRESS PSICOLÓGICO EM PESSOAS COM 80 E MAIS ANOS RESIDENTES NA COMUNIDADE Lia João de Pinho Araújo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 VINCULAÇÃO, PERCEPÇÃO DE PROBLEMAS E (IN)SUCESSO ESCOLAR. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO. JOSÉ EDUARDO MADEIRA DOS SANTOS (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 IV Seminário Internacional Alzheimer e outras demências: Conhecer, Compreender e Intervir, Escola Superior de Educação de Viseu
2021 - 2021 II Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco Escola Superior de Educação de Viseu
2019/06/27 - 2019/06/29 31st International Conference of Geriatrics and Gerontology Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría - Pontevedra
2019/02/01 - 2019/06/01 International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019) Viseu
2019 - 2019 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos Corunha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/11 - Atual Ordem dos Psicólogos
2009/12 - Atual Ordem dos Psicólogos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/05/30 - 2020 Júri de recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia- Intervenção Socioeducativa em Saúde Instituto Politécnico de Viseu, Portugal