???global.info.a_carregar???
Ricardo Cruz. Graduated in Modern Languages and Literatures, Portuguese and English Studies in 2004 from the University of Porto, Faculty of Arts and Humanities. He has published 1 article in specialized journals. Has 3 book chapters. He works in the areas of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences, Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences and Humanities with an emphasis on Languages and Literatures. He is a collaborating researcher at UID-FCT n.º4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
7F16-83D5-4C7D
ORCID iD
0000-0002-1368-9500
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=av-SwkoAAAAJ
Researcher Id
A-2714-2010
Scopus Author Id
56110978200

Endereços de correio eletrónico

  • professor@ricardocruz.eu (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 912 964 17 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2024/03/31
Concluído
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Didática das Línguas — Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global.
Universidade Aberta, Portugal
2022/09/01 - 2024/01/26
Concluído
Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Didáticas das Línguas, Especialidade de Português Língua Materna (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
18
2019
Concluído
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
18,2
2018
Concluído
Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
19
2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Estudos de Média e Jornalismo
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
2004
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em via ensino
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2022/11 - 2023/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/05 - 2024/05 Formação - CCPFC/ACC-120859/23 - O Chat-GPT como ferramenta de ensino e aprendizagem Casa do Professor, Portugal
Casa do Professor, Portugal
2023/11 - 2023/12 Formação - CCPFC/ACC-121448/23 - Aprendizagem ativa e avaliação formativa Casa do Professor, Portugal
Casa do Professor, Portugal
2023/10 - 2023/11 Formação - CCPFC/ACC-120860/23 - Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (1.ª edição) Casa do Professor, Portugal
Casa do Professor, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2024/01 - Atual El@n | Ensino de Línguas Online
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023 - Atual DIGITHUM-Digital Humanities
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Ricardo; Alves, José Matias. "A singularidade da organização escolar - fatores para uma boa escola". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, Ricardo. "A perceção da influência do decreto-lei N.º 55/2018 nas organizações escolares". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Frias, Luís; Cruz, Ricardo. "A transmedia design approach to literary cartography". Trabalho apresentado em Designa 2018: Territory - International Conference on Design Research, Covilhã, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cruz, Ricardo; Fernandes, Ricardo. "Journalism in Virtual Worlds". Journal For Virtual Worlds Research 4 1 (2011): 3-13. https://jvwr-ojs-utexas.tdl.org/jvwr/article/view/2110.
    Publicado • 10.4101/jvwr.v4i1.2110
Capítulo de livro
  1. Azevedo, Daniela; Machado, Ise; Cruz, Ricardo; Figueiredo, Sandra. "Projeto de Integração do Conhecimento - PIC - "O Homem domina o rio ou o rio domina o Homem?". editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 128-153. Porto, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
  2. Cruz, Ricardo. "Partidos políticos portugueses na Web: Usabilidade e funcionalidade, conteúdo e eficácia dos sites nas Europeias de 2009". In Os media e as eleições: europeias, legislativas e autárquicas de 2009, editado por Figueiras, Rita, 43-69. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2012.
    Publicado
  3. Frias, Paulo; Fernandes, Ricardo N.; Cruz, Ricardo. "Second Language Teaching in Virtual Worlds: The Case of European College Students under the ERASMUS Program". In Multi-User Virtual Environments for the Classroom, 412-437. Towson, Estados Unidos: IGI Global, 2011.
    Publicado • 10.4018/978-1-60960-545-2.ch025
Manual
  1. Cruz, Ricardo. Discurso Direto - Português - Módulos 4, 5 e 6 (Ano 2) - Ensino Profissional. Porto, Portugal: Porto Editora. 2024.
    Publicado
  2. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página - Português - 12.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  3. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Páginas de atividades/Exame passo a passo - Marca a página - Português - 12.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  4. Fernandes, Maria Fátima; Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Discurso Direto - Português - Módulos 1, 2 e 3 (Ano 1) - Ensino Profissional. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  5. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página - Português - 11.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  6. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 11.º ano, Páginas de atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  7. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 10.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  8. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 10.º ano, Páginas de atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cruz, Ricardo. "Utilização da Inteligência Artificial Generativa na Aula de Língua Materna – Alguns Estudos de Caso Quasi-Experimental". Trabalho apresentado em III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias e Ensino: profissão docente e inovação, São Paulo, 2024.
    Publicado
  2. Cruz, Ricardo. "An active language learning scenario in a multicultural and multilingual environment with the support of educational technology". Trabalho apresentado em Moving on towards 'new normal' in education – ICEM2022 Conference, Santarém, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/24 Verbos de comando de testes digitais de Português – frequência, processos cognitivos e especificidades do formato eletrónico 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Ponta Delgada, Portugal)
2024/10/23 Verbos de comando de testes digitais de Português – frequência, processos cognitivos e especificidades do formato eletrónico 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2024/09/06 Os desafios da educação atual provocados pela Inteligência Artificial VI Jornadas Educativas – Desvendar Horizontes da Inteligência Artificial na Educação
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Póvoa do Varzim, Portugal)
2024/09/02 AFCD – ACD/BS-CD-01_24/25 – O potencial da Inteligência Artificial em Contexto Educativo: novos desafios, novas oportunidades, Parte I – Ação formação de curta duração – 3h O potencial da Inteligência Artificial em Contexto Educativo: novos desafios, novas oportunidades
Centro de Formação de Associação de Escolas Braga – Sul (Braga, Portugal)
2024/07/26 Utilização da Inteligência Artificial Generativa na Aula de Língua Materna – Alguns Estudos de Caso Quasi-Experimental III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias e Ensino: profissão docente e inovação
Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2024/06/20 Contributos para uma integração da Inteligência Artificial na sala de aula. LE@D Talk
Laboratório de Educação a Distância e Elearning e Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2024/05/10 A Inteligência Artificial e a aula de línguas – fundamentos didáticos e exemplos. Semana de Desenvolvimento Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Coxim, Brasil)
2024/05/07 A Inteligência Artificial nas Escolas: contextos de aplicação e exemplos de práticas III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Direção-Geral da Administração Escolar e Escola Portuguesa de Moçambique – CELP (Maputo, Moçambique)
2024/05/06 A inteligência artificial na educação: desafios actuais e perspectivas de didactização A inteligência artificial na educação: desafios actuais e perspectivas de didactização
Universidade Pedagógica de Maputo (Maputo, Moçambique)
2024/05/04 Utilização da inteligência artificial generativa na sala de aula de línguas 4.º painel – Inteligência Artificial: Desvendando Fronteiras Fluídas – 14.º festival literário Bibliotecando em Tomar
Câmara Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
2024/04/13 A inteligência artificial em contexto escolar Ação de curta duração (ACD13) – A inteligência artificial em contexto escolar
Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço (Portugal)
2024/04/12 Educação na era da IA: desafios e oportunidades – 3h – Ação de curta duração Educação na era da IA: desafios e oportunidades
CENFIPE – Centro de formação e inovação dos profissionaisde educação | Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura (Arcos de Valdevez, Portugal)
2024/04/11 Inteligência artificial, o sucesso escolar e o profissionalismo docente – Ação de curta duração – 3h Inteligência artificial, o sucesso escolar e o profissionalismo docente – Ação de curta duração – 3h
Centro de Formação de Escolas Novafoco (Lisbon, Portugal)
2024/04/03 A criatividade, o erro e o espírito crítico – percursos didáticos com a integração da inteligência artificial em língua materna 1.º webinar – Horizontes das humanidades digitais – do grupo de investigação DIGITHUM do LE@D | UAb
DIGITHUM do LE@D | UAb (Lisbon, Portugal)
2024/03/21 AFCD15 – Potenciar a aprendizagem com a inteligência artificial – Ação de curta duração – 3h IV Encontro das Escolas de Rede PPMD
Centro de Formação de Agrupamento de Escolas Lezíria-Oeste (Pontével, Portugal)
2024/03/06 Os desafios da educação atual provocados pela inteligência artificial Conversas Cruzadas – A naturalização do digital na educação e na promoção da cidadania ativa
Centro de Formação Martins Sarmento (Guimarães, Portugal)
2023/12/13 Casos práticos de utilização da IA numa sala de aula de línguas ACD15 - IA na Escola: Descobrindo o Potencial da Inteligência Artificial
Centro de Formação de Associação de Escolas da A23 (Torres Novas, Portugal)
2023/12/06 O feedback e a autorregulação da aprendizagem: a inteligência artificial é boa mas o professor é melhor III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/11/10 Representatividade de género e variedade cultural em manuais escolares da disciplina de Português - um estudo I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspetivas históricas nacionais e globais
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/11 Aplicação de um exercício de leitura (L1) em formato eletrónico e em papel - estudo comparativo e a perceção dos alunos 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Avaliação digital no ensino de línguas (iTel 2023)
Universidade Aberta | EL@N (Lisboa, Portugal)
2023/10/26 A inteligência artificial generativa (IAG) na aula de Português (L1) - oportunidades didáticas Conferência DGAE – Educação na era da IA – Desafios Éticos e de Liderança
Direção-Geral da Administração Escolar (Lisboa, Portugal)
2023/07/14 O ChatGPT e a didática da escrita na aula de Português XXII Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/07/05 O ChatGPT e a escrita na aula de Português TIC@Portugal'23 – XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Setúbal, Portugal)
2023/06/18 Dematerialization of assessment in Portuguese (L1) - State of affairs and didactic proposals European Distance and E-learning Network (EDEN) Annual Conference 2023
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2023/06/06 O ChatGPT e práticas didáticas de escrita - oportunidade ou ameaça? I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/05/26 A desmaterialização das aprendizagens em Português LE@D MeetUp 23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D
LE@D | UAb (Lisboa, Portugal)
2023/02/02 Students' perceptions of the effectiveness of reading comprehension skills on a digital environment - an exploratory study with Portuguese high school students Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/03 Consistency of uppercase and lower case writing - exploratory study in Portuguese high school students 12th typography meeting
LabCom Comunicação e Artes, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/10/12 Active language learning in a multicultural and intercultural environment with the support of educational technology Moving on Towards ‘New Normal’ In Education - ICEM2022 Conference
International Council for Educational Media (Santarém, Portugal)
2022/07/13 O Padlet na aprendizagem de PLNM - a aprendizagem ativa como estratégia pedagógica XXI Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/07/08 O jornal digital na aprendizagem de PLNM TIC@Portugal'22 – XVI Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
2022/06/09 Contextos de aprendizagem ativa de PLNM com o suporte de tecnologia educativa - um estudo de caso Conferência CLiC IPL | “De cada língua se ouvem outras"
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/02/23 Indicadores de uma boa escola - contributos para a bondade da organização escolar A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Direção-Geral da Administração Escolar, Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/07/19 A singularidade da organização escolar - reconhecer fatores que fazem uma grande escola III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
2019/07/18 A perceção da influência do decreto-lei n.º 55/2018 nas organizações escolares III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
2018/11/29 A transmedia design approach to literary cartography: the case of O Ano da Morte de Ricardo Reis DESIGNA 2018 - Conferência Internacional de Investigação em Design
LabCom Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/10/04 Lisboa pelo olhar de um Ricardo Reis saramaguiano Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Universidade da Beira Interior – LabComIFp Comunicação Filosofia e Humanidades (Covilhã, Portugal)
2010/05/13 Portuguese parties websites in the 2009 European elections: effectiveness and content I International Graduate Conference on Media and Communication
Centro para as Ciências da Comunicação (C2COM - Universidade do Porto), European Communication Research and Education Association's Young Scholars' Network (YECREA) e Media XXI - Investigação e Consultoria/FormalPress (Porto, Portugal)
2010/04/26 Second Language Teaching in Virtual Worlds - The Case of European College Students under the Erasmus Programme Canada International Conference on Education (CICE-2010)
CICE (Toronto, Canadá)
2010/03/06 The Portuguese European Sites V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Associação Portuguesa de Ciência Política (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010/05/13 - 2010/05/14 Membro da comissão organizadora da I International Graduate Conference on Media and Communication (2010/05/13 - 2010/05/14)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/05 - 2024/05/07 Participação na mesa-redonda: Desafios e oportunidades da utilização da Inteligência Artificial em contexto escolar, no âmbito do III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Mesa-redonda
Desa¿os e oportunidades da utilização da Inteligência Arti¿cial em contexto escolar, no âmbito do III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/07 - 2023/07 Participou, na qualidade de estudante de doutoramento, na Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) do curso de Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, tendo integrado o painel de estudantes oficialmente convocados para o efeito.
Outro
Universidade Aberta, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/07/03 - Atual Membro do Grupo de trabalho para coordenar o trabalho de reflexão do Departamento de Humanidades sobre a introdução e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial da Universidade Aberta. Universidade Aberta, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10 - 2024/02/20 Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/28 Ambientes Educativos Físicos e Digitais. Design de Produtos Interativos para Educação (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/02 - 2024/04/23 European Journal of Open, Distance and E-Learning (1027-5207) Sciendo