Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ricardo Cruz
Nomes de citação
- Cruz, Ricardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7F16-83D5-4C7D
- ORCID iD
- 0000-0002-1368-9500
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=av-SwkoAAAAJ
- Researcher Id
- A-2714-2010
- Scopus Author Id
- 56110978200
Endereços de correio eletrónico
- professor@ricardocruz.eu (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 912 964 17 (Profissional)
Websites
- https://www.ricardocruz.eu (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2024/03/31
Concluído
|
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Didática das Línguas — Multilinguismo e Educação para a Cidadania
Global.
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022/09/01 - 2024/01/26
Concluído
|
Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Didáticas das Línguas, Especialidade de Português Língua Materna (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
18 |
2019
Concluído
|
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
18,2 |
2018
Concluído
|
Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
19 |
2010
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Estudos de Média e Jornalismo
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
2004
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em via ensino
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/06 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Monitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2022/11 - 2023/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/05 | Formação - CCPFC/ACC-120859/23 - O Chat-GPT como ferramenta de ensino e aprendizagem | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal | ||
2023/11 - 2023/12 | Formação - CCPFC/ACC-121448/23 - Aprendizagem ativa e avaliação formativa | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal | ||
2023/10 - 2023/11 | Formação - CCPFC/ACC-120860/23 - Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (1.ª edição) | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | El@n | Ensino de Línguas Online
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - Atual | DIGITHUM-Digital Humanities
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/24 | Verbos de comando de testes digitais de Português – frequência, processos cognitivos e especificidades do formato eletrónico | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10/23 | Verbos de comando de testes digitais de Português – frequência, processos cognitivos e especificidades do formato eletrónico | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/09/06 | Os desafios da educação atual provocados pela Inteligência Artificial | VI Jornadas Educativas – Desvendar Horizontes da Inteligência Artificial na Educação
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Póvoa do Varzim, Portugal)
|
2024/09/02 | AFCD – ACD/BS-CD-01_24/25 – O potencial da Inteligência Artificial em Contexto Educativo: novos desafios, novas oportunidades, Parte I – Ação formação de curta duração – 3h | O potencial da Inteligência Artificial em Contexto Educativo: novos desafios, novas oportunidades
Centro de Formação de Associação de Escolas Braga – Sul (Braga, Portugal)
|
2024/07/26 | Utilização da Inteligência Artificial Generativa na Aula de Língua Materna – Alguns Estudos de Caso Quasi-Experimental | III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias e Ensino: profissão docente e inovação
Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2024/06/20 | Contributos para uma integração da Inteligência Artificial na sala de aula. | LE@D Talk
Laboratório de Educação a Distância e Elearning e Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2024/05/10 | A Inteligência Artificial e a aula de línguas – fundamentos didáticos e exemplos. | Semana de Desenvolvimento Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Coxim, Brasil)
|
2024/05/07 | A Inteligência Artificial nas Escolas: contextos de aplicação e exemplos de práticas | III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Direção-Geral da Administração Escolar e Escola Portuguesa de Moçambique – CELP (Maputo, Moçambique)
|
2024/05/06 | A inteligência artificial na educação: desafios actuais e perspectivas de didactização | A inteligência artificial na educação: desafios actuais e perspectivas de didactização
Universidade Pedagógica de Maputo (Maputo, Moçambique)
|
2024/05/04 | Utilização da inteligência artificial generativa na sala de aula de línguas | 4.º painel – Inteligência Artificial: Desvendando Fronteiras Fluídas – 14.º festival literário Bibliotecando em Tomar
Câmara Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2024/04/13 | A inteligência artificial em contexto escolar | Ação de curta duração (ACD13) – A inteligência artificial em contexto escolar
Centro de Formação Pêro de Alenquer-Alenquer-Arruda dos Vinhos-Sobral de Monte Agraço (Portugal)
|
2024/04/12 | Educação na era da IA: desafios e oportunidades – 3h – Ação de curta duração | Educação na era da IA: desafios e oportunidades
CENFIPE – Centro de formação e inovação dos profissionaisde educação | Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura (Arcos de Valdevez, Portugal)
|
2024/04/11 | Inteligência artificial, o sucesso escolar e o profissionalismo docente – Ação de curta duração – 3h | Inteligência artificial, o sucesso escolar e o profissionalismo docente – Ação de curta duração – 3h
Centro de Formação de Escolas Novafoco (Lisbon, Portugal)
|
2024/04/03 | A criatividade, o erro e o espírito crítico – percursos didáticos com a integração da inteligência artificial em língua materna | 1.º webinar – Horizontes das humanidades digitais – do grupo de investigação DIGITHUM do LE@D | UAb
DIGITHUM do LE@D | UAb (Lisbon, Portugal)
|
2024/03/21 | AFCD15 – Potenciar a aprendizagem com a inteligência artificial – Ação de curta duração – 3h | IV Encontro das Escolas de Rede PPMD
Centro de Formação de Agrupamento de Escolas Lezíria-Oeste (Pontével, Portugal)
|
2024/03/06 | Os desafios da educação atual provocados pela inteligência artificial | Conversas Cruzadas – A naturalização do digital na educação e na promoção da cidadania ativa
Centro de Formação Martins Sarmento (Guimarães, Portugal)
|
2023/12/13 | Casos práticos de utilização da IA numa sala de aula de línguas | ACD15 - IA na Escola: Descobrindo o Potencial da Inteligência Artificial
Centro de Formação de Associação de Escolas da A23 (Torres Novas, Portugal)
|
2023/12/06 | O feedback e a autorregulação da aprendizagem: a inteligência artificial é boa mas o professor é melhor | III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/11/10 | Representatividade de género e variedade cultural em manuais escolares da disciplina de Português - um estudo | I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspetivas históricas nacionais e globais
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/11 | Aplicação de um exercício de leitura (L1) em formato eletrónico e em papel - estudo comparativo e a perceção dos alunos | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Avaliação digital no ensino de línguas (iTel 2023)
Universidade Aberta | EL@N (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/26 | A inteligência artificial generativa (IAG) na aula de Português (L1) - oportunidades didáticas | Conferência DGAE – Educação na era da IA – Desafios Éticos e de Liderança
Direção-Geral da Administração Escolar (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/14 | O ChatGPT e a didática da escrita na aula de Português | XXII Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/07/05 | O ChatGPT e a escrita na aula de Português | TIC@Portugal'23 – XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Setúbal, Portugal)
|
2023/06/18 | Dematerialization of assessment in Portuguese (L1) - State of affairs and didactic proposals | European Distance and E-learning Network (EDEN) Annual Conference 2023
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2023/06/06 | O ChatGPT e práticas didáticas de escrita - oportunidade ou ameaça? | I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/26 | A desmaterialização das aprendizagens em Português | LE@D MeetUp 23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D
LE@D | UAb (Lisboa, Portugal)
|
2023/02/02 | Students' perceptions of the effectiveness of reading comprehension skills on a digital environment - an exploratory study with Portuguese high school students | Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/03 | Consistency of uppercase and lower case writing - exploratory study in Portuguese high school students | 12th typography meeting
LabCom Comunicação e Artes, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2022/10/12 | Active language learning in a multicultural and intercultural environment with the support of educational technology | Moving on Towards ‘New Normal’ In Education - ICEM2022 Conference
International Council for Educational Media (Santarém, Portugal)
|
2022/07/13 | O Padlet na aprendizagem de PLNM - a aprendizagem ativa como estratégia pedagógica | XXI Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022/07/08 | O jornal digital na aprendizagem de PLNM | TIC@Portugal'22 – XVI Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2022/06/09 | Contextos de aprendizagem ativa de PLNM com o suporte de tecnologia educativa - um estudo de caso | Conferência CLiC IPL | “De cada língua se ouvem outras"
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/23 | Indicadores de uma boa escola - contributos para a bondade da organização escolar | A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Direção-Geral da Administração Escolar, Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/19 | A singularidade da organização escolar - reconhecer fatores que fazem uma grande escola | III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | A perceção da influência do decreto-lei n.º 55/2018 nas organizações escolares | III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/29 | A transmedia design approach to literary cartography: the case of O Ano da Morte de Ricardo Reis | DESIGNA 2018 - Conferência Internacional de Investigação em Design
LabCom Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/10/04 | Lisboa pelo olhar de um Ricardo Reis saramaguiano | Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Universidade da Beira Interior – LabComIFp Comunicação Filosofia e Humanidades (Covilhã, Portugal)
|
2010/05/13 | Portuguese parties websites in the 2009 European elections: effectiveness and content | I International Graduate Conference on Media and Communication
Centro para as Ciências da Comunicação (C2COM - Universidade do Porto), European Communication Research and Education Association's
Young Scholars' Network (YECREA) e Media XXI - Investigação e Consultoria/FormalPress (Porto, Portugal)
|
2010/04/26 | Second Language Teaching in Virtual Worlds - The Case of European College Students under the Erasmus Programme | Canada International Conference on Education (CICE-2010)
CICE (Toronto, Canadá)
|
2010/03/06 | The Portuguese European Sites | V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Associação Portuguesa de Ciência Política (Aveiro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/05/13 - 2010/05/14 | Membro da comissão organizadora da I International Graduate Conference on Media and Communication (2010/05/13 - 2010/05/14)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/05 - 2024/05/07 | Participação na mesa-redonda: Desafios e oportunidades da utilização da Inteligência Artificial em contexto escolar, no âmbito
do III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Mesa-redonda
|
Desa¿os e oportunidades da utilização da Inteligência Arti¿cial em contexto escolar, no âmbito do III Encontro das Escolas
Portuguesas no Estrangeiro
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/07 - 2023/07 | Participou, na qualidade de estudante de doutoramento, na Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação
do Ensino Superior (A3ES) do curso de Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global,
tendo integrado o painel de estudantes oficialmente convocados para o efeito.
Outro
|
Universidade Aberta, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/03 - Atual | Membro do Grupo de trabalho para coordenar o trabalho de reflexão do Departamento de Humanidades sobre a introdução e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial da Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - 2024/02/20 | Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" | Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2022/10/01 - 2023/02/28 | Ambientes Educativos Físicos e Digitais. | Design de Produtos Interativos para Educação (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/04/02 - 2024/04/23 | European Journal of Open, Distance and E-Learning (1027-5207) | Sciendo |