???global.info.a_carregar???
Post-Doctorate in Mathematics Education at the Institute of Education of the University of Lisbon, Portugal. Researcher at UIDF. Associate Professor of the Mathematics Department from the São Paulo State University (Unesp), Brazil and of the Postgraduate Program in Mathematics Education at this same institution. He has a doctorate in Mathematics Education from the São Paulo State University (Unesp), Brazil, a master's degree in Mathematics Education and a Graduation in Mathematics from the same institution. He completed a doctoral internship at Rutgers, The State University of New Jersey, United States. In 2017, he received an Honorable Mention, awarded by the Brazilian Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the CAPES Thesis Award-2017, in the area of Teaching. Using the perspective of Critical Mathematics Education, he develops research related to the pre-service and in-service mathematics teacher education from the perspective of Critical Mathematics Education; he is also interested in research on problematizing (and challenging) issues of social justice and injustice within the scope of Mathematics Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guilherme Henrique Gomes da Silva
Data de nascimento
1984/12/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Silva, Guilherme
  • Gomes da Silva, Guilherme Henrique

Identificadores de autor

Ciência ID
7F16-8D7C-4E01
ORCID iD
0000-0002-4166-2663
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=tN-26eQAAAAJ&hl=pt-BR

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/03/01 - 2025/03/01
Em curso
Educação Matemática (Pós-doutoramento)
Especialização em Formação de professores
Universidade de Lisboa, Portugal
2013/03/01 - 2016/10/01
Concluído
PhD in Mathematics Education (Doctor)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2008/03/01 - 2010/04/10
Concluído
Master´s degree in Mathematics Education (Master)
Especialização em Educação Matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2007/06/01 - 2008/08/01
Concluído
Graduate in Mathematics (Postgraduate Certificate)
Especialização em Mathematics
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2003/02/01 - 2007/02/01
Concluído
Major degree in Mathematics (Graduado)
UniFEOB, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2012/02/01 - 2023/06/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal de Alfenas, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/12 - 2019/02 Affirmative actions in higher education and Mathematics Education: Paths for the permanence and progress of quota students in STEM area
APQ-0015217
Investigador
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Projeto

Designação Financiadores
2024/02/01 - 2025/03/01 Contributions to the in-service education of primary school teachers from their engagement in mathematics landscapes of investigation
LI-PrimaryTeachers - 101103353
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lautert, S.L.; Carmo, J.S.; Henklain, M.H.O.; Santos, E.M.; da Silva, G.H.G.; Dos Santos, D.E.L.. "PSYCHOMETRIC EVIDENCE OF THE BRAZILIAN MATHEMATICS ANXIETY SCALE FOR PEDAGOGY STUDENTS". 2023.
  2. Ronaldo André Lopes; Guilherme Henrique Gomes Da Silva; Rejane Siqueira Julio. "Uma Experiência com Pessoas Idosas por Meio dos Poliminós e de Tecnologias Digitais". 2020.
    10.5753/ctrle.2020.11433
Artigo em revista
  1. Dais Capucho Afini; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "O desenvolvimento de cenários para investigação na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a240028.
    10.1590/1980-4415v38a240028
  2. Ronaldo André Lopes; Silva, Guilherme. "Microagressões raciais no ensino superior: percepções e experiências de estudantes das ciências exatas na Universidade Federal de Alfenas". Educação Matemática Pesquisa 25 (2023): 218-227.
    http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p218-127
  3. Ronaldo André Lopes; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "Microagressões raciais nas ciências exatas". Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias (2023): https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15320.
    10.34024/prometeica.2023.27.15320
  4. Edson Aparecido da Silva Júnior; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "“O mérito da sua nota alta está na sua cor do pecado”". Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias (2023): https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15376.
    10.34024/prometeica.2023.27.15376
  5. Guilherme Henrique Gomes da Silva; Sintria Labres Lautert; João dos Santos Carmo; Ernani Martins dos Santos; Diogo Emmanuel Lucena dos Santos. "Microagressões no contexto de ensino e aprendizagem da matemática". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25ip283-304.
    10.23925/1983-3156.2023v25ip283-304
  6. Ronaldo André Lopes; Guilherme Henrique Gomes Da Silva. "Alcance na admissão de estudantes pela Lei de Cotas: O caso da Universidade Federal de Alfenas". Education Policy Analysis Archives (2022): https://doi.org/10.14507/epaa.30.6370.
    10.14507/epaa.30.6370
  7. Juliana Pereira Zorzin; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental". Ciência & Educação (Bauru) (2022): https://doi.org/10.1590/1516-731320220026.
    10.1590/1516-731320220026
  8. da Silva, Nayara; Da Silva, Guilherme Henrique Gomes [UNESP]; Julio, Rejane Siqueira. "Contributions to the mathematics teacher's education from the involvement in a pedagogical project addressed to the seniors". (2022): http://hdl.handle.net/11449/222211.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a11
  9. Zorzin,Juliana Pereira; Silva,Guilherme Henrique Gomes da. "Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental". (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100224.
  10. Zorzin,Juliana Pereira; Silva,Guilherme Henrique Gomes da. "Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental". (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100224.
  11. da Silva, Nayara; Da Silva, Guilherme Henrique Gomes [UNESP]; Julio, Rejane Siqueira. "Contributions to the mathematics teacher's education from the involvement in a pedagogical project addressed to the seniors". (2022): http://hdl.handle.net/11449/222211.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a11
  12. Ronaldo André Lopes; Rejane Siqueira Julio; Guilherme Henrique Gomes da Silva; Rafael Ferreira Cardoso; Sara Maria Fagundes Conti Neves. "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA E COM IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA". Revista Extensão & Cidadania 9 15 (2021): 27-45. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8162.
    10.22481/recuesb.v9i15.8162
  13. Nayara da Silva; Guilherme Henrique Gomes da Silva; Rejane Siqueira Julio. "Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática a partir de seu Envolvimento em um Projeto Extensionista Direcionado ao Público Idoso". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a11.
    10.1590/1980-4415v35n70a11
  14. Ronaldo André Lopes; Guilherme Henrique Gomes da Silva; Eric Batista Ferreira. "A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2021): https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961.
    10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961
  15. Sandra Maria da Silva; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA". Cadernos de Pesquisa (2021): https://doi.org/10.1590/198053146970.
    10.1590/198053146970
  16. Silva,Nayara da; Silva,Guilherme Henrique Gomes da; Julio,Rejane Siqueira. "Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática a partir de seu Envolvimento em um Projeto Extensionista Direcionado ao Público Idoso". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2021000200766.
  17. Silva,Nayara da; Silva,Guilherme Henrique Gomes da; Julio,Rejane Siqueira. "Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Matemática a partir de seu Envolvimento em um Projeto Extensionista Direcionado ao Público Idoso". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2021000200766.
  18. Silva, Guilherme Henrique Gomes da; Marcone, Renato; Brião, Gabriela Felix; Kistemann Jr, Marco Aurélio. "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E PREOCUPAÇÕES URGENTES: CENÁRIOS PROMOVEDORES DE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL". Revista Paranaense de Educação Matemática 6 12 (2020): 130-157. http://dx.doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.130-157.
    10.33871/22385800.2017.6.12.130-157
  19. Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior". Boletim GEPEM 76 1 (2020): 107-123. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2020.009.
    10.4322/gepem.2020.009
  20. Julio, Rejane Siqueira; Silva, Guilherme. "Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa". Educação Matemática em Revista 24 (2019): 52-70.
  21. Andiara Cristina de Souza; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "Incluir não é Apenas Socializar: as Contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a Aprendizagem Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 65 (2019): 1305-1330. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16.
    10.1590/1980-4415v33n65a16
  22. Luciano Feliciano de Lima; Miriam Godoy Penteado; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "Há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender: como e por que educação matemática na terceira idade?". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 65 (2019): 1331-1356. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a17.
    10.1590/1980-4415v33n65a17
  23. Guilherme Henrique Gomes da Silva. "AN OVERVIEW OF AFFIRMATIVE ACTION POLICIES IN PUBLIC FEDERAL UNIVERSITIES IN SOUTHEAST BRAZIL". Cadernos de Pesquisa 49 173 (2019): 184-206. https://doi.org/10.1590/198053145665.
    10.1590/198053145665
  24. Guilherme Henrique Gomes da Silva; Ole Skovsmose. "Affirmative actions in terms of special rights: Confronting structural violence in Brazilian higher education". Power and Education 11 2 (2019): 204-220. https://doi.org/10.1177/1757743819837682.
    10.1177/1757743819837682
  25. Silva, Rafaela Nascimento da; Silva, Guilherme Henrique Gomes da; Julio, Rejane Siqueira. "Educação matemática e atividades investigativas com pessoas idosas". Revista Pesquisa e Debate em Educação 9 1 (2019): 560-587. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31130.
    10.34019/2237-9444.2019.v9.31130
  26. Silva, Guilherme; Julio, Rejane Siqueira. "Macroinclusões e microinclusões de pessoas idosas em um contexto da Educação Matemática". PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 11 (2019): 628-648.
  27. GUILHERME HENRIQUE GOMES DA SILVA. "AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CAMINHOS PARA A PERMANÊNCIA E O PROGRESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS". Educação em Revista 35 (2019): https://doi.org/10.1590/0102-4698170841.
    10.1590/0102-4698170841
  28. Rejane Siqueira Julio; Guilherme Henrique Gomes da Silva. "Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62 (2018): 1012-1029. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a13.
    10.1590/1980-4415v32n62a13
  29. Faustino, Ana Carolina; Moura, Amanda Queiroz; Silva, Guilherme Henrique Gomes da; Muzinatti, João Luiz; Skovsmose, Ole. "Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional". Revista Eletrônica de Educação 12 3 (2018): 898-911. http://dx.doi.org/10.14244/198271992212.
    10.14244/198271992212
  30. Julio, Rejane Siqueira; Silva, Guilherme Henrique Gomes da; Nogueira, Vinícius Gabriel Silva; Oliveira, Andréia do Carmo de. "Ladrilhamentos e Educação Matemática". Boletim Online de Educação Matemática 6 10 (2018): 123-144. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x06102018123.
    10.5965/2357724x06102018123
  31. Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária". Cadernos de Pesquisa 47 165 (2017): 820-846. http://dx.doi.org/10.1590/198053143986.
    10.1590/198053143986
  32. Silva, Guilherme; Powell, Arthur B. "Microagressões no ensino superior nas vias da Educação Matemática". Revista Latinoamericana de Etnomatemática 9 (2017): 44-76.
  33. Silva, Guilherme. "Engajamento da Educação Matemática nas Dimensões das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior". Perspectivas da Educação Matemática 9 (2016): 1209-1236.
  34. Da Silva, Guilherme Henrique Gomes. "Considerações Sobre a Din âmica de Grupos de Estudo na Formação Inicial de Professores de Matemática". Revista Eletrônica TECCEN 4 1 (2016): 29. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v4i1.263.
    10.21727/teccen.v4i1.263
  35. Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "Geometria dinâmica e formação inicial: episódios a partir de um curso de extensão universitária". Revista Eletrônica de Educação 10 1 (2016): 222-233. http://dx.doi.org/10.14244/198271991260.
    10.14244/198271991260
  36. Silva, Guilherme. "Equidade e Educação Matemática". Educação Matemática Pesquisa (2016):
  37. Silva, Guilherme; Moura, Amanda Queiroz. "O falibilismo de Lakatos e o trabalho com investigações matemática em sala de aula: possíveis aproximações". Acta Scientiae 17 (2015): 277-293.
  38. Guilherme Henrique Gomes da Silva; Miriam Godoy Penteado. "Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade". Ciência & Educação (Bauru) (2013): https://publons.com/wos-op/publon/55636058/.
    10.1590/S1516-73132013000200004
  39. Silva, Guilherme. "FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O TRABALHO EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA". Caderno Pedagógico 9 (2012): 119-136.
  40. Silva, Guilherme Henrique Gomes. "Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 5 1 (2012): http://dx.doi.org/10.3895/s1982-873x2012000100002.
    10.3895/s1982-873x2012000100002
  41. Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "Atividades investigativas em um ambiente de Geometria Dinâmica". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 2 1 (2012): 9-29. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v2i1.48.
    10.26843/rencima.v2i1.48
  42. Kistemann, Marco Aurélio; Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "O professor de Matemática e a Investigação em Sala de Aula quadro a quadro". Boletim GEPEM 60 (2012): 93-107. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2014.005.
    10.4322/gepem.2014.005
Capítulo de livro
  1. Julio, Rejane Siqueira; Silva, Guilherme; Lopes, Ronaldo André; Cardoso, Rafael Ferreira. "Construção de materiais para conversas com pessoas idosas". In Educação Matemática para e com idosos: práticas pedagógicas e pesquisas emergentes. 2023.
  2. Silva, Nayara da ; Silva, Guilherme; Julio, Rejane Siqueira. "Considerações sobre a formação inicial de professores de matemática e o trabalho pedagógico com o público idoso". In Educação Matemática para e com idosos: práticas pedagógicas e pesquisas emergentes. Editora Dialética, 2023.
  3. Guilherme Henrique Gomes da Silva; Rejane Siqueira Julio; Rafaela Nascimento da Silva. "14. Landscapes of Investigation with Seniors". 2022.
    10.11647/OBP.0316.14
  4. SILVA, GUILHERME HENRIQUE GOMES DA. "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS: UM CAMINHO, MUITAS POSSIBILIDADES". In ALÇANDO VOOS COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, 7-10. Editora IFC, 2022.
    10.21166/9786588089194.7-10
  5. Julio, Rejane Siqueira; Silva, Guilherme. "Projeto Conversas Matemáticas como espaço para formação de professores e professoras no âmbito da Educação Matemática Crítica". In Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam matemática. SBEM Nacional, 2022.
  6. da Silva, G.H.G.; Julio, R.S.; da Silva, R.N.. "Landscapes of Investigation with Seniors". 223-246. 2022.
  7. Silva, Guilherme; Lima, I. M. S.; Rodrigues, F. A. G.. "Educação Matemática Crítica e a (In)justiça social: algumas palavras". In Educação Matemática Crítica e a (In)justiça social: práticas pedagógicas e formação de professores. Mercado de Letras, 2021.
  8. de Souza, Andiara Cristina; da Silva, Guilherme Henrique Gomes. "Autism Spectrum Disorder and Mathematics Education: Possibilities with Students from Elementary School". In Inclusive Mathematics Education, 295-313. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-11518-0_19
  9. Faustino, Ana Carolina; Moura, Amanda Queiroz; da Silva, Guilherme Henrique Gomes; Muzinatti, João Luiz; Skovsmose, Ole. "Microexclusion in Inclusive Mathematics Education". In Inclusive Mathematics Education, 55-70. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-11518-0_6
  10. de Souza, Andiara Cristina; Silva, Guilherme. "Quando as barreiras são transpostas não existe impossível: as contribuições do uso de tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista". In Educar para transformar o mundo:inovação e diferença por uma educação de todos e para todos. Librum, 2019.
  11. Faustino, A.C.; Moura, A.Q.; da Silva, G.H.G.; Muzinatti, J.L.; Skovsmose, O.. "Microexclusion in Inclusive Mathematics Education". 55-70. 2019.
  12. de Souza, A.C.; da Silva, G.H.G.. "Autism Spectrum Disorder and Mathematics Education: Possibilities with Students from Elementary School". 295-313. 2019.
  13. Silva, Guilherme; Julio, Rejane Siqueira. "Educação Matemática para e com idosos.". In Unati: histórias e experiências compartilhadas. Editora UNIFAL-MG, 2017.
  14. Gonçalves, L. R; Silva, Guilherme. "Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia: Um visão geral do perfil socioeconômico da primeira turma". In O Desafio da Interdisciplinaridade: reflexões sobre a experiência do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG. Fino Traço, 2013.
Livro
  1. Silva, Guilherme; Julio, Rejane Siqueira. Educação Matemática para e com idosos: práticas pedagógicas e pesquisas emergentes. Editora Dialética. 2023.
  2. Silva, Guilherme; Lima, I. M. S.; Rodrigues, F. A. G.. Educação Matemática Crítica e a (In)justiça social: práticas pedagógicas e formação de professores.. Mercado de Letras. 2021.
  3. Lopes, Ronaldo André; Silva, Guilherme; Ferreira, Eric Batista. O impacto da Lei de Cotas na Universidade Federal de Alfenas em 2018. Editora Universidade Federal de Alfenas. 2020.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02/01 - Atual Dialogando sobre Educação Matemática Crítica com futuras professoras e futuros professores do Ensino Fundamental I
Orientador de Tamires Generoso Prado
Mathematics Education (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2024/02/01 - Atual O que permeia num mundo do Aprender Números Racionais?
Orientador de Filipe Augusto Paulo dos Santos
Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2024/02/01 - Atual Alcance dos cenários para investigação em práticas formativas de professores que ensinam matemática: potencializando microações afirmativas
Orientador de Edson Aparecido da Silva Júnior
Mathematics Education (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2023/04/01 - Atual Cenários para investigação na formação inicial de professores(as) de matemática: potencialidades e desafios
Orientador de Maria Flávia Santiago Maciel
Education (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2023/06/04 - 2023/12/03 Orientação para bolsista de apoio na graduação na disciplina Cálculo Diferencial e Integral II.
Orientador de Nathalia Henrique Maximiano da Silva
Matemática (Outra)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2023/01/12 - 2023/12/03 Cenários para investigação no sexto ano do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios.
Orientador de Danielle Luiza de Aguiar Machado
Modelagem Matemática e Estatística na Educação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/01/05 - 2023/12/03 A educação matemática crítica e a discussão de sexismo e racismo no novo ensino médio: diálogos interseccionais
Orientador de Tamires Generoso do Prado
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2023/01/13 - 2023/12/01 Cenários para investigação ? uma abordagem pedagógica para o ensino de matemática
Orientador de Andrea de Paula Machado Moreira
Modelagem Matemática e Estatística na Educação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/03/05 - 2023/12/01 Cenários para investigação em um ambiente virtual destinado à formação continuada de professores e professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador de Daís Capucho Afini
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/03/01 - 2023/12/01 Microagressões no ensino superior no âmbito das ciências exatas
Orientador de Edson Aparecido da Silva Júnior
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/01/05 - 2023/01/11 Desenvolvimento de um cenário para investigação nas aulas de matemática em um contexto do ensino médio
Orientador de Anderson Maurício da Silva
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/01/03 - 2023/01/06 Cenários para investigação na formação de professores de matemática
Orientador de Anderson Maurício da Silva
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/01/04 - 2023/01/05 Alcance da Lei de Cotas no âmbito das ciências exatas na Universidade Federal de Alfenas em 2019
Orientador de Éder de Oliveira Quintino
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/04/05 - 2023/01/03 Cenários para investigação e Educação Matemática
Orientador de Maria Flávia Maciel Santiago
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2022/02/03 - 2023/01/03 Ações afirmativas e exatas: taxa de ocupação de vagas na Universidade Federal de Lavras
Orientador de Éder de Oliveira Quintino
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/03/01 - 2022/12/01 A Lei de Cotas na UNIFAL-MG: alcance no ingresso e implicações para a integração social e acadêmica de estudantes das Ciências Exatas
Orientador de Ronaldo André Lopes
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2021/02/03 - 2022/03/05 Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: Todos(as) podem aprender matemática?
Orientador de Rayane Vieira dos Santos
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2021/01/03 - 2022/02/04 Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: Todos(as) podem aprender matemática?
Orientador de Jackson dos Santos Dantas
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2021/01/02 - 2022/02/04 Alcance da Lei de Cotas na UNIFAL-MG no período de 2020-2021. 2022
Orientador de Éder de Oliveira Quintino
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2019/03/01 - 2021/12/01 Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software Geogebra para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador de Juliana Pereira Zorzin Silva
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2019/01/04 - 2020/12/22 Análise dos diálogos que ocorrem em uma atividade investigativa envolvendo matemática
Orientador de Vinicius Gabriel Silva Nogueira
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/01/02 - 2020/12/04 Projeto de Extensão Conversas Matemáticas
Orientador de Bianca Verola Costa
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/01/04 - 2020/12/03 Projeto de Extensão Conversas Matemáticas
Orientador de Rafael Ferreira Cardoso.
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2018/03/01 - 2020/12/01 Educação Matemática a partir de um projeto de extensão direcionado a pessoas idosas: contribuições para a formação inicial de professores de Matemática
Orientador de Nayara da Silva
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/02/03 - 2020/07/04 Monitoria de Matemática Elementar I
Orientador de Edson Aparecido da Silva Júnior
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/02/03 - 2020/06/06 Monitoria de Matemática Elementar I
Orientador de Mariana Gabriela Gusmão
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2019/02/05 - 2020/05/02 Taxa de ocupação das vagas segundo a Lei de Cotas na UNIFAL-MG com base nos dados de ingressantes de 2019. 2020
Orientador de Éder de Oliveira Quintino
Matemática
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2020/02/01 - 2020/03/04 Alcance da Lei de Cotas na Universidade Federal de Alfenas em 2019
Orientador de Éder de Oliveira Quintino
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2019/04/04 - 2019/12/04 Laboratório de ensino em Educação Matemática na formação de professores - 2019
Orientador de Nikolas Neves de Figueiredo
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2018/02/03 - 2019/12/04 Uma análise do Impacto das ações afirmativas no curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador de Ronaldo André Lopes
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2019/02/04 - 2019/12/03 Laboratório de ensino em Educação Matemática na formação de professores - 2019
Orientador de Ronaldo André Lopes
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/03/01 - 2019/12/01 Compreendendo a formação matemática de futuros pedagogos de um curso na modalidade a distância
Orientador de Sandra Maria da Silva
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/03/01 - 2019/12/01 O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização
Orientador de Andiara Cristina de Souza
Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2018/03/01 - 2019/04/03 O impacto das ações afirmativas na Universidade Federal de Alfenas em relação ao processo seletivo de 2018
Orientador de Ronaldo André Lopes
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2018/03/04 - 2018/12/03 Laboratório de Ensino em Educação Matemática na formação de professores - 2018
Orientador
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/02/04 - 2018/12/03 O engajamento de idosos em atividades matemáticas em um ambiente de geometria dinâmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador de Rafaela Nascimento da Silva
Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/04/03 - 2018/05/03 Ações afirmativas e Educação matemática: compreendendo a integração social e acadêmica dos estudantes
Orientador de Ronaldo André Lopes
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/04/02 - 2018/05/01 Alcance da Lei de Cotas no âmbito das ciências exatas na Universidade Federal de Alfenas em 2018
Orientador de Thomás Francisco de Abreu
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/04/04 - 2017/12/19 O Laboratório de Ensino em Educação Matemática na Formação de professores - 2017
Orientador de Nayara da Silva
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/03/05 - 2017/12/19 Projeto de Extensão Conversas sobre matemática com idosos
Orientador de Bruna Borges da Silva
Matemática (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/03/06 - 2017/07/30 Projeto de Monitoria da disciplina Geometria Analítica do curso de Graduação em Física-Licenciatura
Orientador de Raphael Cesar de Souza Pimenta
Física (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2017/03/05 - 2017/07/05 Projeto de Monitoria da disciplina Geometria Analítica do curso de Graduação em Biotecnologia
Orientador
Biotecnologia (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2012/03/28 - 2012/07/29 Monitoria da disciplina de Matemática II do curso Bacharelado em Ciência e Economia
Orientador de Frederico Gonçalves de Araújo
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2012/03/20 - 2012/07/23 Monitoria da disciplina Matemática II
Orientador de Fábio Hideo Kunikawa Fonseca Silva
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Outra)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2011/04/03 - 2012/04/02 Funções através de um software de Geometria Dinâmica
Orientador de William de Jesus Alcino
Matemática (Iniciação científica)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/12/05 - Atual 1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: atividade para os novos docentes da Unesp - Evento na área de Educação Matemática
Encontro
1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: atividade para os novos docentes da Unesp
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2023/11/29 - 2023/12/01 VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação docente e Educação Matemática Crítica: uma proposta para formação inicial de professores/as de matemática - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação docente e Educação Matemática Crítica: uma proposta para formação inicial de professores/as de matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2023/07/28 - 2023/08/02 12th Mathematics Education and Society Conference - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
12th Mathematics Education and Society Conference
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2023 - 2023 III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Acesso, permanência e evasão no Ensino Superior e o acompanhamento de estudantes que ingressaram por ações afirmativas - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Acesso, permanência e evasão no Ensino Superior e o acompanhamento de estudantes que ingressaram por ações afirmativas
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil
2022/09/08 - 2022/09/10 I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática. Ansiedade, microagressões e procrastinação como manifestação de aversão à matemática - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: Todos(as) podem aprender matemática?
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2022/07/11 - 2022/07/13 XIV Encontro Nacional de Educação Matemática - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.
2021/11/22 - 2021/11/27 VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Evento na área de Educação Matemática
Congresso
VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
2021/10/07 - 2021/10/10 IX Encontro Mineiro de Educação Matemática - Evento na área de Educação Matemática
Encontro
IX Encontro Mineiro de Educação Matemática
2020 - 2020 V Encuentro Internacional de investigación en Educación Matemática
Congresso
V Encuentro Internacional de investigación en Educación Matemática
2020 - 2020 II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Mesa Redonda - MR 7 - Diferença, Diversidade, Inclusão e as (In)tolerâncias
Congresso
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
2019 - 2019 III Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica
Outro
III Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica
Distinções

Prémio

2017 Menção honrosa - Prêmio Capes de Teses - Brasil (Honorable mention - Capes de Teses Award - Brazil)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil