Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ângelo Miguel Quaresma Gomes Martingo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 801F-C439-78DF
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004
Concluído
|
PhD (Doctor of Philosophy)
The University of Sheffield, Reino Unido
|
|
1996
Concluído
|
Instrumento (Bacharelato)
Especialização em Piano
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/09 - Atual | Membro de Conselho Científico. Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. | Universidade do Minho, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/11 | Martingo, A. (2023). Rationality of Expressive Communication: Structure, Performance, and Music Reception. | International Conference Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century. Bergamo, Sala Pietro Antonio Locatelli, 10-12 de novembro de 2023 (11 de novembro). |
2023/06/29 | Martingo, A. (2023). Theorising the language of emotions: Arguments for a neurosociology of music. | XX ISA World Congress of Sociology. Resurgent Authoritarianism: Sociology of New Entanglements of Religions, Politics, and Economies. [Hybrid format]. Austrália, Melbourne, Melbourne Convention and Exhibition Centre, 5 de junho a 1 de julho de 2023 (29 de junho). |
2023/05/06 | Martingo, A. (2023). Composing senses: Timbre in 20th century music. | Uncommon Senses IV: Sensory Ecologies, Economies, and Aesthetics. Montréal, Canada, Concordia University [híbrida], 3–6 de maio de 2023 (6 de maio). |
2023 | Reason, emotion and the body: Communicating music expression. | Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology. International Virtual Conference.
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini/Istituto Italiano di Musica Antica/ Italian Institute for Applied Musicology/PALMA
CHORALIS (Itália)
|
2022/12/07 | Martingo, A. (2022). Neurosociology of Music: A Music Sociology with brains. | 13th International Symposium Music in Society/Muzika U Društvu.
Musicological Society of the Federation of Bosnia and Herzegovina and the Academy of Music of Sarajevo University [Formato
híbrido]. Sarajevo, 7-10 de dezembro de 2022 [7 de dezembro]
|
2022/10/29 | Martingo, A. & Paiva, C. (2022). Adorno and Freud on interpretation: Traces of a structural homology. | Psychology and Music – Interdisciplinary Encounters, Belgrade 2022 [Formato híbrido]. 26-29 de outubro de 2022. [29 de outubro]. |
2022/07/09 | Martingo, A. (2022). Towards a neurosociology of music: bridging cognition, senses, and society in musicology and music theory. | First Biennial International Conference Music and the university.
Londres, City – University of Londonh, 7-9 de julho de 2022 [9 de julho].
|
2022 | Sensing networks: Arguments for a neurosociology of music. | 21st Quinquennial IMS Congress
University of Athens (Athens, Grécia)
|
2021/12/13 | A origem como ideologia: A música ocidental, os seus inventores, e a sua invenção. | Colóquio Identidades e comunidades musicais
Universidade do Minho [Online] (Braga, Portugal)
|
2019 | Espaço tonal como configuração expressiva ¿ análise da variação dinâmica na interpretação da Sonata Waldstein | VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the XXI Century
Universidade de Évora
|
2019 | Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão | III Simpósio Internacional de Investigação em Arte |
2019 | Analysis and expression in the interpretation of a fragment of Beethoven's Waldstein Sonata | Música Analítica 2019. Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music
Universidade Católica Portuguesa
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/27 - Atual | Música, património e práticas participativas: as bandas filarmónicas na região do Minho
Coorientador de Idílio Manuel de Oliveira Nunes
|
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 - Atual | A Orquestra Ligeira do Exército: Génese, transformação e impacto social de uma instituição militar de música.
Coorientador de Francisco Manuel Marques.
|
Doutoramento em Ciências da Cultura
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 - Atual | Theodor Leschetizky (1830-1915) pianista, pedagogo e compositor na tradição interpretativa musical europeia do séc. XX.
Coorientador de João Miguel Martins Peixoto Xavier
|
Doutoramento em Ciências da Cultura
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/12/27 - Atual | As práticas musicais no período do regime militar no Brasil do século XX: Vias para uma estética convergente
Coorientador de Ígor Rocha e Silva.
|
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2023/10/27 | A contribuição da memorização para a aprendizagem e performance no ensino artístico especializado do saxofone
Orientador de Inês Teixeira Gonçalves.
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2021 | A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado
de música
Orientador de Ana Isabel Moreira da Rocha
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2021 | A escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem da Flauta Transversal no ensino especializado de música
Orientador de Ana Rita Ribeiro Almeida
|
Mestrado em Ensino de Música
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada [Pós-Doutoramento]
Coorientador de Levi Leonido Fernandes da Silva
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Martingo, A. (2024). Second Biennial International Conference Music and the university: History, Models, prospects. (2024/07/04 - 2024/07/06) | |
2024/03/23 - 2024/03/23 | II Jornadas de Formação Musical da Universidade do Minho. (2024/03/23 - 2024/03/23) | |
2022/12/05 - 2022/12/05 | Colóquio Identidades e Comunidades Musicais | 2022. (2022/12/05 - 2022/12/05) | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Music and the University: History, Models, Prospects (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
City, University of London, Reino Unido |
2021 - 2021 | Musica, Identidades, Comunidades II
(2021 - 2021)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | A música dos instrumentos: Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/24 | O mindfulness como ferramenta de incremento da concentração e bem-estar na aula de piano | Catarina de Sousa Carneiro da Trindade. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024 | A utilização do compêndio "modelos de escalas diatónicas" de Vasco Faria como ferramenta inovadora e reestruturadora na evolução
técnica dos alunos de trompete.
Vogal
|
Tiago Daniel Martins Rebelo. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 | A textura contrapontística nas canções para canto e piano de Camargo Guarnieri.
Vogal
|
Polyane Schneider Hochheim (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | O arco: A padronização gestual dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem de violino. | Ana Catarina Lopes Pinto. (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021 | Mindfulness – Um Contributo para o Controlo da Ansiedade na Performance e na Aprendizagem da Flauta Transversal no Ensino Especializado. | Mónica Moreira Dias. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | A oficina Fife. Um contributo metodológico para a iniciação ao instrumento no ensino especializado de Flauta Transversal. | Ana Isabel Miranda Cancela. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/07/29 | A tecnologia educativa ao serviço do estudo do piano: Estratégias para uma assimilação mais eficaz do texto musical
Vogal
|
Luís Carlos Ferreira Cardoso Arede (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | As danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo no ensino de piano.
Vogal
|
Catarina Dias Real de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório contemporâneo português
Vogal
|
Isabel Antunes Romero (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Associação da cor à notação musical tradicional: Efeitos na leitura e na compreensão musical global | Bárbara Serrano de Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/12/20 | A Fonética Portuguesa na Articulação da Flauta Transversal. Relatório de Estágio
Vogal
|
Fátima Alexandra Barbosa Seabra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/12/20 | O papel da aprendizagem cooperativa na disciplina de Música de Câmara: contributo para a definição de estratégias pedagógicas
Vogal
|
Patrícia Fernandes Pires (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07/26 | Valorização de práticas instrumentais em Formação Musical. Mestrado em Ensino de Música. Instituto de Educação
Vogal
|
Flávio Ulisses Vasco Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07/26 | Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica
Vogal
|
Flávia de Freitas Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2020. Avaliador. Membro de Painel Artes. | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2019 - 2019 | Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019. Avaliador. Membro de Painel Artes. | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |