???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângelo Miguel Quaresma Gomes Martingo

Identificadores de autor

Ciência ID
801F-C439-78DF
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
PhD (Doctor of Philosophy)
The University of Sheffield, Reino Unido
1996
Concluído
Instrumento (Bacharelato)
Especialização em Piano
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/09 - Atual Membro de Conselho Científico. Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martingo, A. & Paiva, C. A.. "From senses to reason, and back again: Adorno and Freud on interpretation. In Anna Nowak (Ed.), Transgresje w muzyce/Transgression in music (pp. 355¿363). Polónia, Bydgoszcz: Akademia Muzyczna im. Feliksa Nowowiejskiego w Bydgoszczy/The Feliks Nowowiejski Academy of Music in Bydgoszcz.". 2021.
  2. Martingo, A. e Paiva, C. A.. "(2023[2019]). Da linguística à música: A teoria generativa na compreensão da interpretação e receção de uma Sonata de Beethoven. In Sousa, S., Aguiar, M., Grossegesse, O., & Ramon, M., XIX Colóquio de Outono: ¿No princípio era a palavra¿ ¿ O lugar das Humanidades. (pp. 187-195). CEHUM / Ed. Húmus.". Trabalho apresentado em Colóquio de Outono: “No princípio era a palavra", 2017.
Capítulo de livro
  1. Portovedo, Henrique; Martingo, Ângelo. "Transforming performance with HASGS: Research-led artistic practice with an augmented instrument". In In Jan-Olof Gullö, Russ Hepworth-Sawyer, Justin Paterson, Rob Toulson, & Mark Marrington (Eds.), Innovation in Music: Technology and Creativity (pp. 205–218), 205-218. Abingdon, Oxon, Reino Unido: Routledge, 2024.
    Publicado • 10.4324/9781003118817-15
  2. Martingo, A. "Dos seus inventores à socialidade da sua invenção: para uma historiografia das origens da música. In A. Martingo (Org.): Musica humana (pp. 13¿29). V.N. Famalicão: Húmus.". 2020.
  3. Faria, V., Andrikopoulos, D., & Martingo, A. "Técnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório português dos últimos quarenta anos. In A. Martingo & A. Telles (Eds.), Musica instrumentalis: Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 109¿116). V. N. Famalicão: Húmus.". 2019.
  4. Martingo, A.. "Da análise à performance: crítica e estudos empíricos em expressão e estrutura musical.". In In E. Lopes (Coord.): Percursos de investigação no século XXI para o ensino do instrumento musical (pp. 171–180).. V. N. Famalicão: Húmus, 2019.
    Publicado
  5. Martingo, A.. "Um corpo elíptico: a expressão e o gesto sob o signo da civilização. In A. Martingo, N. Aroso, C. A. Paiva, & S. Lourenço (Eds). A música e o corpo (pp. 145–162). Porto: Letras & Coisas.". In A música e o corpo, 145-162. Porto: Letras & Coisas, 2018.
Edição de livro
  1. Martingo, A. (Org.). Musica humana. V. N. Famalicão: Húmus.. 2020.
  2. Martingo, A. & Telles, A. (Eds.). Musica instrumentalis: Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI. V. N. Famalicão: Húmus.. 2019.
Edição de número de revista
  1. Martingo, A., Leonido, L., Gonçalves, A., & Paiva, C. (Eds.). "Música, Identidades, Comunidades. Revista Europeia de Estudos Artísticos /European Review of Artistic Studies, 11(3).". (2020):
Livro
  1. Martingo, A. Razão, expressão e cognição nas práticas musicais: Composição, interpretação, receção. Prefácio de Mário Vieira de Carvalho. V. N. Famalicão: Húmus.. 2018.
Prefácio / Posfácio
  1. Martingo, A., & Telles, A.. "Nota introdutória.". Prefácio para In A. Martingo & A. Telles (Eds.), Musica instrumentalis: Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 9–11).. V. N. Famalicão, Portugal: Húmus. 2019.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Martingo, A. "Espaço tonal como configuração expressive: análise da variação dinâmica na interpretação da Sonata Waldstein. In E. Lopes (Coord.), Proceedings of the VI symposium in the paradigms of teaching musical instruments in the 21st century (p. 28). Évora: Department of Music/University of Évora.". 2019.

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Martingo, A. (Piano); Matos, V. (Clarinete). Recital Clarinete e Piano. Brahms: Sonatas para clarinete e piano, Op. 120 Sonata Op. 120, nº 1; Sonata Op. 120, nº 2 . Vigo, Conservatorio Superior de Música de Vigo, Auditorio Martin Codax, 20 de março de 2024. 2024.
  2. Orquestra da Universidade do Minho, Ângelo Martingo (piano), Hans Casteleyn (maestro).. Beethoven: Concerto para piano e orquestra nº 5, Op. 73, Imperador. Braga: Salão Medieval da Universidade do Minho, 19 de setembro de 2019. 2019.
    Instrumentista
  3. Orkestra Akademik Baskent Konseri. Ângelo Martingo (piano), Ertug Korkmaz (maestro). Beethoven, piano concerto nº 5 Op. 73. Ankara (Turquia), CSO Konser Salonu, 5 de maio de 2018. 2018.

Outros

Outra produção
  1. Martingo, A., Pace, I., & Wiley, C. [Livro de resumos] First Biennial International Conference Music and the university. London 2022. Music and the university: History, Models, prospects. Programme and abstracts. London: City, University of London. 2022. Martingo, A., Pace, I., & Wiley, C..
  2. Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S. [Livro de Resumos] Identidades e Comunidades Musicais / 2022: Livro de Resumos. European Review of Artistic Studies, ISBN: 978-989-53887-3-8| ERAS ISSN (Online) 1647-3558; ISSN (Impresso) 2184-2116.. 2022. Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S..
  3. Martingo, A. (2016). Os estudos musicais e a universidade.. [Livreto, DVD] Gala de Ópera – XLI Aniversário da Universidade do Minho.. 2016. Martingo, A..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/11 Martingo, A. (2023). Rationality of Expressive Communication: Structure, Performance, and Music Reception. International Conference Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century. Bergamo, Sala Pietro Antonio Locatelli, 10-12 de novembro de 2023 (11 de novembro).
2023/06/29 Martingo, A. (2023). Theorising the language of emotions: Arguments for a neurosociology of music. XX ISA World Congress of Sociology. Resurgent Authoritarianism: Sociology of New Entanglements of Religions, Politics, and Economies. [Hybrid format]. Austrália, Melbourne, Melbourne Convention and Exhibition Centre, 5 de junho a 1 de julho de 2023 (29 de junho).
2023/05/06 Martingo, A. (2023). Composing senses: Timbre in 20th century music. Uncommon Senses IV: Sensory Ecologies, Economies, and Aesthetics. Montréal, Canada, Concordia University [híbrida], 3–6 de maio de 2023 (6 de maio).
2023 Reason, emotion and the body: Communicating music expression. Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology. International Virtual Conference.
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini/Istituto Italiano di Musica Antica/ Italian Institute for Applied Musicology/PALMA CHORALIS (Itália)
2022/12/07 Martingo, A. (2022). Neurosociology of Music: A Music Sociology with brains. 13th International Symposium Music in Society/Muzika U Društvu.
Musicological Society of the Federation of Bosnia and Herzegovina and the Academy of Music of Sarajevo University [Formato híbrido]. Sarajevo, 7-10 de dezembro de 2022 [7 de dezembro]
2022/10/29 Martingo, A. & Paiva, C. (2022). Adorno and Freud on interpretation: Traces of a structural homology. Psychology and Music – Interdisciplinary Encounters, Belgrade 2022 [Formato híbrido]. 26-29 de outubro de 2022. [29 de outubro].
2022/07/09 Martingo, A. (2022). Towards a neurosociology of music: bridging cognition, senses, and society in musicology and music theory. First Biennial International Conference Music and the university.
Londres, City – University of Londonh, 7-9 de julho de 2022 [9 de julho].
2022 Sensing networks: Arguments for a neurosociology of music. 21st Quinquennial IMS Congress
University of Athens (Athens, Grécia)
2021/12/13 A origem como ideologia: A música ocidental, os seus inventores, e a sua invenção. Colóquio Identidades e comunidades musicais
Universidade do Minho [Online] (Braga, Portugal)
2019 Espaço tonal como configuração expressiva ¿ análise da variação dinâmica na interpretação da Sonata Waldstein VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the XXI Century
Universidade de Évora
2019 Da teatralização do gesto na música: o corpo, a estrutura, a comunicação da expressão III Simpósio Internacional de Investigação em Arte
2019 Analysis and expression in the interpretation of a fragment of Beethoven's Waldstein Sonata Música Analítica 2019. Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music
Universidade Católica Portuguesa

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/03/27 - Atual Música, património e práticas participativas: as bandas filarmónicas na região do Minho
Coorientador de Idílio Manuel de Oliveira Nunes
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - Atual A Orquestra Ligeira do Exército: Génese, transformação e impacto social de uma instituição militar de música.
Coorientador de Francisco Manuel Marques.
Doutoramento em Ciências da Cultura
Universidade do Minho, Portugal
2023 - Atual Theodor Leschetizky (1830-1915) pianista, pedagogo e compositor na tradição interpretativa musical europeia do séc. XX.
Coorientador de João Miguel Martins Peixoto Xavier
Doutoramento em Ciências da Cultura
Universidade do Minho, Portugal
2022/12/27 - Atual As práticas musicais no período do regime militar no Brasil do século XX: Vias para uma estética convergente
Coorientador de Ígor Rocha e Silva.
Doutoramento em Ciências da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023/10/27 A contribuição da memorização para a aprendizagem e performance no ensino artístico especializado do saxofone
Orientador de Inês Teixeira Gonçalves.
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de música
Orientador de Ana Isabel Moreira da Rocha
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 A escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem da Flauta Transversal no ensino especializado de música
Orientador de Ana Rita Ribeiro Almeida
Mestrado em Ensino de Música
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada [Pós-Doutoramento]
Coorientador de Levi Leonido Fernandes da Silva
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual Martingo, A. (2024). Second Biennial International Conference Music and the university: History, Models, prospects. (2024/07/04 - 2024/07/06)
2024/03/23 - 2024/03/23 II Jornadas de Formação Musical da Universidade do Minho. (2024/03/23 - 2024/03/23)
2022/12/05 - 2022/12/05 Colóquio Identidades e Comunidades Musicais | 2022. (2022/12/05 - 2022/12/05) Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2022 Music and the University: History, Models, Prospects (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
City, University of London, Reino Unido
2021 - 2021 Musica, Identidades, Comunidades II (2021 - 2021)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A música dos instrumentos: Experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/24 O mindfulness como ferramenta de incremento da concentração e bem-estar na aula de piano Catarina de Sousa Carneiro da Trindade. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024 A utilização do compêndio "modelos de escalas diatónicas" de Vasco Faria como ferramenta inovadora e reestruturadora na evolução técnica dos alunos de trompete.
Vogal
Tiago Daniel Martins Rebelo. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 A textura contrapontística nas canções para canto e piano de Camargo Guarnieri.
Vogal
Polyane Schneider Hochheim (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 O arco: A padronização gestual dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem de violino. Ana Catarina Lopes Pinto. (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021 Mindfulness – Um Contributo para o Controlo da Ansiedade na Performance e na Aprendizagem da Flauta Transversal no Ensino Especializado. Mónica Moreira Dias. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A oficina Fife. Um contributo metodológico para a iniciação ao instrumento no ensino especializado de Flauta Transversal. Ana Isabel Miranda Cancela. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/07/29 A tecnologia educativa ao serviço do estudo do piano: Estratégias para uma assimilação mais eficaz do texto musical
Vogal
Luís Carlos Ferreira Cardoso Arede (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 As danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo no ensino de piano.
Vogal
Catarina Dias Real de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório contemporâneo português
Vogal
Isabel Antunes Romero (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Associação da cor à notação musical tradicional: Efeitos na leitura e na compreensão musical global Bárbara Serrano de Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/12/20 A Fonética Portuguesa na Articulação da Flauta Transversal. Relatório de Estágio
Vogal
Fátima Alexandra Barbosa Seabra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/12/20 O papel da aprendizagem cooperativa na disciplina de Música de Câmara: contributo para a definição de estratégias pedagógicas
Vogal
Patrícia Fernandes Pires (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/26 Valorização de práticas instrumentais em Formação Musical. Mestrado em Ensino de Música. Instituto de Educação
Vogal
Flávio Ulisses Vasco Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/26 Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica
Vogal
Flávia de Freitas Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2020. Avaliador. Membro de Painel Artes. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019 - 2019 Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019. Avaliador. Membro de Painel Artes. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal