Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Anabela Guedes
Nomes de citação
- Guedes, Anabela
- Guedes,A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 811A-A5A5-3E90
- ORCID iD
- 0000-0003-1223-8908
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=-UO1F4kAAAAJ&hl=pt-PT
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
LAS TIC EN EDUCACIÓN: ANÁLISIS Y DISEÑO DE PROCESOS, RECURSOS Y PRÁCTICAS FORMATIVAS- (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação_Didática das LE_Inglês
Universidad de Salamanca, Espanha
"O ensino do Inglês até à Sociedade da Informação: delineamento do perfil do Professor de Inglês do século XXI e a sua percepção
em relação à aprendizagem das línguas mediada pelo computador." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010
Concluído
|
Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ética Informática: Privacidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1999 - 2004
Concluído
|
Inglês e Alemão (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal |
2006 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020 | INFO PATHS
NORTE-01-0145-FEDER-023623
Investigador
|
|
2011 - 2012 | OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
|
|
2011 - 2012 | OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
|
N/A |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2021 | INTERMOVE FOR TRAINERS
2018-1-ES01-KA202-050230
Investigador
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2018/06/01 | Reforço nas Competências e Atividades das Equipas Multidisciplinares em Casas de Acolhimento- uma mais-valia para o acompanhamento
das famílias das crianças e jovens acolhidas.
Orientador
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa
Arguente principal
|
Joana Inês Tedim Matos Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 | As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
Arguente principal
|
Filipa Costa Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 | Educar em (trans)Formação: Dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Arguente principal
|
Ana Rita Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Metodologias de intervenção educativa e estratégias neurodidáticas: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s) no 1º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Patrícia Lacerda (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Integração de saberes: percursos personalizados de aprendizagens em 1º CEB
Arguente principal
|
Carolina Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária
Arguente principal
|
Ana Isabel Pinho Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Abordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas em contexto de 1º ciclo do ensino básico: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s)
Arguente principal
|
Catarina Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/09/11 | PROGRAMAÇÃO COMO COMPETÊNCIA TRANSVERSAL COM SOFTWARE DE DESIGN GRÁFICO
Arguente principal
|
Célia Sofia Santos Campanha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/07/02 | O contributo da filosofia com crianças em contexto do 1º ciclo do ensino básico: Para quê? Porquê? Como?. | Catarina Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/06/12 | Integração da tecnologia educativa na sala de aula.
Arguente principal
|
NUNO MIGUEL TEIXEIRA DA COSTA (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/06/12 | A importância das estratégias metacognitivas e da plataforma Edmodo para a escrita autorregulada em Língua Inglesa
Arguente principal
|
Maria Cristina de Sá Ribeiro Parente (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/05/27 | Uso da Mídia Eletrônica como Agente de Educação, Inclusão e Recuperação de Toxicômanos
Arguente principal
|
Janecler Foppa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/07/02 | A INTERGERACIONALIDADE COMO FORMA DE COLMATAÇÃO AO ISOLAMENTO DOS IDOSOS
Presidente do júri
|
Ana Cristina Rodrigues de carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2019/05/29 | A Multidisciplinariedade na promoção do envelhecimento ativo.
Presidente do júri
|
Cátia da Conceição Ribeiro de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2019/05/29 | PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IPSS OS MELROS - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, SOCIAL, RECREATIVA
e DESPORTIVA
Presidente do júri
|
Anabela de Albuquerque Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2018/06/29 | Estratégias de gestão para a sustentabilidade de uma IPSS
Presidente do júri
|
Ana Cristina Morgado Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2017/09/19 | Um modelo tecnológico para a integração das TI nos “Trabalhos para Casa”
Arguente
|
Miguel Candeias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/25 | TECNOLOGIA ESPACIAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Arguente principal
|
MARIANINA IMPAGLIAZZO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/25 | Conhecimento aberto e os novos direitos de autor numa nova práxis educativa
Arguente principal
|
JOÃO ADEMAR DE ANDRADE LIMA (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Participação no júri de TÂMYRIS DA ROCHA SANTANA JAFFE. Museus Virtuais e o Ensino: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação. | |
2022 - Atual | Participação no júri de VASCO ALEXANDRE TEIXEIRA SALVADOR. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Pré-escolar. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação |
Distinções
Título
2014 | Prémio de Melhor comunicação
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
|