Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Anabela Fernandes Guedes
Nomes de citação
- Guedes, Anabela
- Guedes,A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 811A-A5A5-3E90
- ORCID iD
- 0000-0003-1223-8908
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=-UO1F4kAAAAJ&hl=pt-PT
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
LAS TIC EN EDUCACIÓN: ANÁLISIS Y DISEÑO DE PROCESOS, RECURSOS Y PRÁCTICAS FORMATIVAS- (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação_Didática das LE_Inglês
Universidad de Salamanca, Espanha
"O ensino do Inglês até à Sociedade da Informação: delineamento do perfil do Professor de Inglês do século XXI e a sua percepção
em relação à aprendizagem das línguas mediada pelo computador." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente com mérito e distinção |
2010
Concluído
|
Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ética Informática: Privacidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2006
Concluído
|
Comunicação e Tecnologias Educativas (Pós-Graduação)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
1999 - 2004
Concluído
|
Inglês e Alemão (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal | ||
2014 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal |
2006 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Qualidade dos sistemas de ensino e formação de ensino não superior
POCH-04-5267-FSE-000818
Investigador
|
Concluído
|
2021 - 2022 | Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Investigador
|
Concluído
|
2018 - 2020 | INFO PATHS
NORTE-01-0145-FEDER-023623
Investigador
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
UID/Multi/04016/2019
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/10/18 - 2019/10/17 | Sistema de monitorização e controlo de percursos, de aplicação turístico-social
SAICT-POL/23623/2016
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2012 | OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
|
|
2011 - 2012 | OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
|
N/A |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2021 | INTERMOVE FOR TRAINERS
2018-1-ES01-KA202-050230
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/22 | Academic integrity and fraud | 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC
Universitatea George Bacovia din Bacau (Bacau, Roménia)
|
2024/11/21 | The sustainability of regions as a challenge for higher education: The problem-solving and project-building methodology in teaching cultural management | 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC
Universitatea George Bacovia din Bacau (Bacau, Roménia)
|
2024/11/21 | Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher education | 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition – ETC
Universitatea George Bacovia din Bacau (Bacau, Roménia)
|
2020 | Envelhecimento demográfico: premissas, características e desafios | II Congresso Global de Direitos Humanos
(Lamego, Portugal)
|
2020 | Os ODS e as projeções 2030: educação inclusiva e equitativa | II Congresso Global de Direitos Humanos: A defesa da Democracia e do Estado Constitucional: os desafios das organizações e
da sociedade civil na contemporaneidade
(Lamego, Portugal)
|
2019 | A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGL | I Congresso Global de Direitos Humanos. Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável
(Lamego, Portugal)
|
2019 | Práticas de Responsabilidade Social no Concelho de Lamego | XXIXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica
(Sevilha, Espanha)
|
2019 | When in Rome, do as the romans do | Projeto Erasmus KA2 - Multilingualism for a Sustainable Society
(Lamego, Portugal)
|
2019 | A comunidade e a necessidade de uma escola inclusiva e motivadora | IX Jornadas Cidadania em Ação: Rumos de Mudança
(Moimenta da Beira, Portugal)
|
2019 | Os objetivos do milénio – os resultados de 2015 e prospetiva para 2030 | I Congresso Global de Direitos Humanos: novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável
(Lamego, Portugal)
|
2018 | Ética como alicerce da Responsabilidade Social | XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica Interioridade e Competitividade: Desafios globais da Gestão
(Guarda, Portugal)
|
2018 | Heart tools to connect people to change the world | Seminário Art and Heart tools to connect people to change the world
(Lamego, Portugal)
|
2018 | Educação: Passado, Presente e Futuro | Seminário Educação…de todos e para todos
(Tarouca, Portugal)
|
2018 | Multilingualism and employment: case study in the region of Viseu (Portugal) | Projeto "Multilingualism for a Sustainable Society"
(Lamego, Portugal)
|
2017 | A escola e os professores da sociedade da informação e do conhecimento | III Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC Práticas para o Ensino
(Vila Real , Portugal)
|
2017 | A sustentabilidade e Responsabilidade Social das Organizações | Seminário Comemorativo do 498º Aniversário da Santa Casa de Misericórdia de Lamego
(Lamego, Portugal)
|
2016 | Como se pensa o fim do fim? | 8.º Seminário de Bioética Humanizar é Preciso
(Viseu, Portugal)
|
2016 | O voluntariado no ensino superior – consolidação de competências: o caso do secretariado de eventos | Simpósio Ibérico de Voluntariado Estratégias de Valorização, Reconhecimento e Proteção do Voluntário
(Lamego, Portugal)
|
2016 | Stop Cyberbullying | Programa "Biblioteca & Literacias"
(Lamego, Portugal)
|
2015 | A percepção dos professores em relação ao CALL no ensino do Inglês | II Seminário Internacional Inclusão e Integração das TIC na Sala de Aula
(Vila Real , Portugal)
|
2015 | Olhar sobre o Ensino e o professor de Inglês | I Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC Recursos para a Educação
(Vila Real , Portugal)
|
2014 | Ética Informática: O fim da privacidade | I Seminário Internacional - Políticas e Integração das TIC na Sala de Aula
(Vila Real , Portugal)
|
2014 | Necessidade premente de alunos moralmente educados | 6º Seminário de Bioética - Conduta ética: Integridade Académica e Profissional
(Viseu, Portugal)
|
2014 | Ética e prestação de cuidados na intervenção do assistente social | Jornadas Técnicas Galisenior
(Ourense, Espanha)
|
2013 | . Sing the fun of English! Hip Tunes for tuning the English language | Actividades de Enriquecimento Curricular: Três Vertentes, Um Só Objectivo |
2013 | To enhance employability in higher education – a real connection to labour market | uro-American Conference for Academic Disciples
(Praga , República Checa)
|
2012 | Reflexões sobre a Ética, a Moral e a Ética Profissional | Jornadas Internacionais Secretariado:ser competitivo em organizações de futuro
ESTGL (Lamego, Portugal)
|
2012 | Para uma mudança organizacional, a necessária reflexão do eu | Jornadas Internacionais Secretariado:ser competitivo em organizações de futuro
ESTGL (Lamego, Portugal)
|
2012 | Teaching English in the Information Society , outlining 21st century English Teachers’ profile and their perceptions towards CALL | ICT for Language Learning, 5th Edition
(Florença, Itália)
|
2011 | Ética e Responsabilidade Social na Competitividade | Jornadas Internacionais Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado
ESTGL (Lamego, Portugal)
|
2011 | Is it meaningful to teach Computer Ethics? | EDULEARN11 International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
|
2011 | Teaching in the Information Society: teaching and learning practices with the use of technological innovations | EDULEARN11 - International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
|
2009 | Role Playing English | EDULEARN09 International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2018/06/01 | Reforço nas Competências e Atividades das Equipas Multidisciplinares em Casas de Acolhimento- uma mais-valia para o acompanhamento
das famílias das crianças e jovens acolhidas.
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | DO QUE É QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FELICIDADE: A PERSPETIVA SOCIOLÓGICA (2022)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - Atual | A melhoria contínua no processo de planeamento e de monitorização da atividade de ensino e aprendizagem (2022)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - Atual | Abandono académico no Ensino Superior em Portugal (2022)
Encontro (Outra)
|
|
2017 - Atual | III Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC: Práticas para o Ensino (2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | II Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC: Desafios para a educação e a formação (2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | VI Jornadas de Secretariado e Assessoria (2016)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | Entre Muros e Miragens . ser refugiado (2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015 - Atual | I Seminário Internacional sobre investigação e inovação com TIC: Recursos para a Educação (2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2014 - Atual | II Seminário Internacional “Inclusão e Integração das TIC na Sala de Aula (2014)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022 - 2022/04/26 | Abandono académico no Ensino Superior em Portugal (2022 - 2022/04/26)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | O agir pedagógico como impulsionador do aperfeiçoamento humano e profissional
Arguente principal
|
MARIANA ALMEIDA RODRIGUES (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 | A influência da escuta no bem-estar da criança e do profissional docente
Arguente principal
|
CÁTIA OLIVEIRA (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 | A Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
CRISTIANA FILIPA DOS REIS GONÇALVES (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 | JOSÉ ANTÓNIO FLAMBÓ AFONSO BATISTA. (RE)PENSAR A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NA E PARA A ESCOLA DIGITAL: O IMPACTO DA
ESCRITA CRIATIVA
Arguente principal
|
JOSÉ ANTÓNIO FLAMBÓ AFONSO BATISTA (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022 | Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa
Arguente principal
|
Joana Inês Tedim Matos Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 | As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
Arguente principal
|
Filipa Costa Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 | Educar em (trans)Formação: Dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Arguente principal
|
Ana Rita Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Metodologias de intervenção educativa e estratégias neurodidáticas: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s) no 1º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Patrícia Lacerda (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Integração de saberes: percursos personalizados de aprendizagens em 1º CEB
Arguente principal
|
Carolina Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária
Arguente principal
|
Ana Isabel Pinho Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 | Abordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas em contexto de 1º ciclo do ensino básico: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s)
Arguente principal
|
Catarina Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/09/11 | PROGRAMAÇÃO COMO COMPETÊNCIA TRANSVERSAL COM SOFTWARE DE DESIGN GRÁFICO
Arguente principal
|
Célia Sofia Santos Campanha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/07/02 | O contributo da filosofia com crianças em contexto do 1º ciclo do ensino básico: Para quê? Porquê? Como?. | Catarina Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/06/12 | Integração da tecnologia educativa na sala de aula.
Arguente principal
|
NUNO MIGUEL TEIXEIRA DA COSTA (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/06/12 | A importância das estratégias metacognitivas e da plataforma Edmodo para a escrita autorregulada em Língua Inglesa
Arguente principal
|
Maria Cristina de Sá Ribeiro Parente (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/05/27 | Uso da Mídia Eletrônica como Agente de Educação, Inclusão e Recuperação de Toxicômanos
Arguente principal
|
Janecler Foppa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/07/02 | A INTERGERACIONALIDADE COMO FORMA DE COLMATAÇÃO AO ISOLAMENTO DOS IDOSOS
Presidente do júri
|
Ana Cristina Rodrigues de carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2019/05/29 | A Multidisciplinariedade na promoção do envelhecimento ativo.
Presidente do júri
|
Cátia da Conceição Ribeiro de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2019/05/29 | PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IPSS OS MELROS - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, SOCIAL, RECREATIVA
e DESPORTIVA
Presidente do júri
|
Anabela de Albuquerque Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2018/06/29 | Estratégias de gestão para a sustentabilidade de uma IPSS
Presidente do júri
|
Ana Cristina Morgado Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
|
2017/09/19 | Um modelo tecnológico para a integração das TI nos “Trabalhos para Casa”
Arguente
|
Miguel Candeias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/25 | TECNOLOGIA ESPACIAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Arguente principal
|
MARIANINA IMPAGLIAZZO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/07/25 | Conhecimento aberto e os novos direitos de autor numa nova práxis educativa
Arguente principal
|
JOÃO ADEMAR DE ANDRADE LIMA (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/21 - 2024/11/22 | Comissão Científica da 9th International Scientific Conference Economy Transdisciplinarity Cognition
Membro
|
Universitatea George Bacovia din Bacau, Roménia |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Participação no júri de SANDRA MAÍSA VIDINHA CARMO. Comunicação, Educação e sua Inter-Relação na Obra de Vergílio Ferreira. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022 - Atual | Participação no júri de TÂMYRIS DA ROCHA SANTANA JAFFE. Museus Virtuais e o Ensino: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação. | |
2022 - Atual | Participação no júri de VASCO ALEXANDRE TEIXEIRA SALVADOR. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Pré-escolar. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação |
Distinções
Título
2014 | Prémio de Melhor comunicação
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
|