???global.info.a_carregar???
Joaquim João Casimiro Gronita - Licenciado em Psicologia pelo ISPA - IU, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, na Universidade Aberta. Titulo de Especialista em Psicologia pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 2013. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses: título de Especialista em Psicologia da Educação, em Psicologia Clínica e da Saúde, em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais. Formação em Terapia Familiar Sistémica, na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Psicólogo na Cercizimbra de 1990 até 2010, onde implementou vários serviços, tais como o Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP), que coordenou durante 9 anos. Colaborou com diferentes estabelecimentos de ensino superior tanto na formação inicial como em pós-graduações. Atualmente, Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Publicou artigos em revistas especializadas e trabalhos em atas de eventos, possui capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 92 itens de produção técnica. Participou em 24 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Nas suas atividades profissionais interagiu com 56 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Deficiência, Intervenção Precoce, Família, Inclusão, Criança, Desenvolvimento, Más Notícias, Qualidade, Desenvolvimento Comunitário e Comunicação em Saúde. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses: título de Especialista em Psicologia da Educação, em Psicologia Clínica e da Saúde, em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais. É Investigador Integrado no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e Investigador Colaborador no Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOAQUIM JOÃO CASIMIRO GRONITA

Nomes de citação

  • Gronita, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
811E-C8FB-8572
ORCID iD
0000-0002-9356-3421

Endereços de correio eletrónico

  • Joaquim.Gronita@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. Rua da Escola Politécnica, 141, 1290-016, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Universidade Aberta - CEMRI . Rua da Escola Politécnica 147, 1269 , Lisboa , Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2016
Concluído
Curso Metodologia Spiral (Outros)
Cemntro para a CIdadania Ativa, Portugal
2015/01/26
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade Clínica e da Saúde
Universidade Aberta, Portugal
"Contributos para a Análise de Modelos Organizativos da Intervenção Precoce na Infância em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção Louvor
2015 - 2015
Concluído
Curso MOOCs - Massive Open Online Courses. Fundamentos e Práticas (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10/14
Concluído
Especialista em Psicologia (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovação por Unanimidade
2012 - 2012
Concluído
Curso completo de N Vivo - análise de conteúdo assistida por computador (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Curso de Formação de Docentes em E-learning (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Curso de Formação de Tutores em E-learning da Universidade Aberta (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Curso a distancia de Formação de Professores na Utilização do Moodle (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1994 - 2005
Concluído
Curso de Terapia Familiar Sistémica (Outros)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familair, Portugal
2004/03/22
Concluído
Mestrado em Comunicação em Saúde (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clínca e da Saúde
Universidade Aberta, Portugal
"O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade (Very Good, unanimously
1999/10/01 - 2000/07/31
Concluído
Diploma de Estudos Pós-graduados em Comunicação em Saúde (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom (Very Good)
1993/07/23
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA, Portugal
"Acompanhamento do Parto pelo Pai e Cuidados Prestados à Criança, Atitudes e Conceito do Papel do Pai" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06 - 2015/07 Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
2005/10 - 2008/09 Investigador principal (carreira) (Investigação) Cooperativa TorreGuía, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2021/10/01 - 2024/08/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013/10/31 - 2021/10/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006/10/01 - 2015/02/28 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013/09/07 - 2013/10/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09/07 - 2013/09/06 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/09 - 2007/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
1999 - 2006 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2001/09 - 2002/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/03 - 2003/02 Técnico Psicologia 2 Cl (Técnico Psicologia) Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo IP, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/08 - Atual Vice Coordenador do Mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2020/09/23 - Atual Coordenador da Secção de Ciências Sociais Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2020/09/23 - Atual Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2018/02/01 - Atual Membro do Conselho Editorial Universidade Aberta, Portugal
2023/09/15 - 2024/09/21 Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2016/05/23 - 2023/08/04 Vice-coordenador científico do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2017/03/24 - 2018/08/31 Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão Universidade Aberta, Portugal
2017/03/01 - 2018/08/31 Coordenador da Secção de Ciências Sociais e Políticas Universidade Aberta, Portugal
2014/05 - 2015/10 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2000/09 - 2008/04 Vogal da Direção da Coooperativa TorreGuía Cooperativa TorreGuía, Portugal
1993/09 - 2004/08 Vogal da Direção da Cercizimbra Cercizimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/11 - 2016/08/31 Psicologia - Atividade liberal Clínica Saúdemar, Portugal
1996/06 - 2010/08 Psicologia - Atividade liberal Clínica Saúdemar, Portugal
2003/03 - 2010/02 Psicólogo Cercizimbra, Portugal
1990/06 - 2001/02 Psiólogo/coordenador de Seviço (Serviço Técnico de Intervenção Preoce) Cercizimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10 - 2020/04 Peacemakers
2017-1-TR01-KA203-046676
Erasmus
2019/01 - 2019/12 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI
154808UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014/10 - 2016/09 ISOLEARN - Innovation and social learning in HEI Erasmus
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 289 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI0289/2011
123320UID
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2009 Intervenção Precoce. O Processo de Construção de Boas Práticas.
Programa de Desenvolvimento Humano
Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gronita, Joaquim. "O impacto da deficiência na dinâmica da família". 2022.
  2. Leotournel, Anna; Germano, Helena; Gronita, Joaquim; Nunes, Nuno; Arguello, Patricia; Gomes, Ana; Teles, Edgar; et al. "Age4all: uma sinergia científica no IPS". 2019.
  3. Helena Germano; Joaquim Gronita. "EXPERIENCE EXPERIENCE AND REFLECTION: CURRICULUM UNITS TO DEVELOP GENERIC SKILLS IN SPEECH AND LANGUAGE THERAPY STUDENTS". Trabalho apresentado em ICERI, Sevilla, 2016.
    Publicado • 10.21125/iceri.2016.1548
  4. Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Arguello, Patrícia; Bonança, Irís; Soares, Célia; Silva, Madalena; Gronita, Joaquim. "Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade - Ouvindo os Idosos". Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica, Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. Argüello, Patricia; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Bonança, Íris; Colaço, Gabriela; Gomes da Silva, Madalena; Gronita, Joaquim; Marques, António Manuel. "Formação multiprofissional: aprendizagem em contexto e tempo reais". 2013.
  6. Soares, Célia Cristina Casaca; Argüello, Patricia; Bonança, Íris; Cerqueira, Andreia; Colaço, Gabriela; Gomes da Silva, Madalena; Gronita, Joaquim; Marques, António Manuel. "Inter-professional education: Real time/real life learning". 2013.
  7. Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana; Pimentel, J.S.; Gronita, J.; et al. "A Avaliação de um programa de Intervenção Precoce: Contributo para a Melhoria das Práticas Inclusivas". Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, Évora, 2009.
    Publicado
  8. Gronita, J.; Bernardo, A. C.; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Marques, J.. "A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce". Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World, Évora, 2009.
    Publicado
  9. Gronita, Joaquim. "A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce". 2009.
  10. Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Pimentel, Júlia. "A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precoce". 2009.
  11. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. "O Processo de construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  12. Gronita, Joaquim; Gronita, Joaquim. "Intervention Précoce et Perpective Écologique: le role de la Communauté". Trabalho apresentado em Le Polyhandicap et les handicaps de très grande Dépendences, Luxemburgo, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. "Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção Precoce". International Journal of Developmental and Educational Psychology 3 1 (2008): 43-54. http://infad.eu/RevistaINFAD/2008/n1/volumen3/INFAD_010320_43-54.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Joaquim Gronita. "O ANÚNCIO DA DEFICIÊNCIA DA CRIANÇA E SUAS IMPLICAÇÕES FAMILIARES E PSICOLÓGICAS". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2008): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832318006.
    Acesso aberto
  3. "Intervention précoce et perpective écologique: le role de la communauté". Ance-Bulletin 101-102 (2000): 69-71. http://hdl.handle.net/10400.2/7462.
Capítulo de livro
  1. Gronita, J.. "A eficácia da comunicação com famílias de crianças com deficiência". In Comunicação, educação e cultura. Contribuições para a promoção e inovação em saúde. Lisboa, Portugal: Theya Editores, 2024.
    No prelo
  2. Gronita, Joaquim. Autor correspondente: Gronita, Joaquim. "O impacto da deficiência na dinâmica familiar". In IX Jornadas da Família. A igualdade na diferença, 67-76. Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2022.
    Publicado
  3. Gronita, Joaquim. Autor correspondente: Gronita, Joaquim. "Intervenção precoce na infância". In Intervenção social e deficiência, 1-20. Portugal: Universidade Aberta, 2022.
    Publicado
  4. CARVALHO, Maria Irene Lopes B de; Gronita, Joaquim. Autor correspondente: Gronita, Joaquim. "Intervenção social na deficiência. Complexidade e trabalho de equipa". In Intervenção social e deficiência, 1-23. Portugal: Universidade Aberta, 2022.
    Publicado
  5. Gronita, Joaquim; Ramos, Natália. "Anúncio da deficiência da criança: experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais". In Comunicação e Saúde. Perspetivas Contemporâneas, 405-423. Salvador, Brasil: Edufba, 2017.
    Publicado
  6. Gronita, Joaquim. "Testemunho". In 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso, 40-47. Sesimbra, Portugal: Cercizimbra, 2016.
    Publicado
  7. Gronita, Joaquim. "Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento.". In Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares, 83-90. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação: Portalegre, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Louro, Cristina; Gronita, Joaquim. Intervenção social e deficiência. Portugal: Universidade Aberta. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/uab.cu.28
  2. Koç University; University of Bologna; UNIVERSIDADE ABERTA; Humboldt-Universität; Erasmus University Rotterdam; Gaziantep University. PEACEMAKERS Project: “Peace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societies”: strategy paper. 2020.
  3. How to design your own social inclusion project?: Best practice guide for university students. A case study: Peacemakers Project. 2020.
  4. Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Carrilho, Tiago; Silva, Helena Vaz da. Ensino superior para pessoas com deficiência visual e auditiva em Portugal : diagnóstico e contributos para uma efetiva inclusão. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2016.
    Publicado
  5. Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Caforio, Alessandro; Rashidi, Ali; Gerardo, Graça; Martins, Mariana; Valle, Luísa; et al. Innovation and social learning in higher education institutions. Portugal: Universidade Aberta. 2016.
    Publicado
  6. Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Silva, Helena Vaz da; Martins, Mariana; Gerardo, Graça; Brëcko, Barbara; et al. Gaps and needs analysis: european report and roadmap. Portugal: Universidade Aberta. 2016.
  7. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Matos, Cátia; Bernardo, Ana; Marques, Joana. E quando atendemos crianças... diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado
  8. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Matos, Cátia; Bernardo, Ana; Marques, Joana. Os nossos filhos são… diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado
  9. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Matos, C.; Bernardo, A. C.; Marques, J.. E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2012.
    Publicado
  10. Gronita, J.; Matos, C.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C.; Marques, J.. Crianças Diferentes - Intervenção Precoce: o processo de construção de boas práticas - relatório final. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2011.
    Publicado
  11. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Matos, C.; Bernardo, A. C.; Marques, J.. E quando atendemos crianças diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com crianças com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Publicado
  12. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Bernardo, A. C.; Marques, J.. Os nossos filhos são diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2009.
    Publicado
  13. Gronita, Joaquim. O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicas. Portugal. 2008.
Poster em conferência
  1. Argüello,Marta Patricia Argüello; Andreia Cerqueira; Antonio Manuel Marques; Celia Soares; Gabriela Colaço; Iris Bonança; Joaquim Gronita; Madalena Silva. "Ouvindo os Idosos: Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade.". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Enfermagem Geriátrica 2013, 2014.
  2. Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana. "Evaluation OF AN Early Intervention Program: Contributes to the Promotion of Inclusive Practices". Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, 2009.
  3. Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Pimentel, Júlia. "The Perception of Families in the Process of Building Inclusive Practices in Early Intervention". Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, 2009.
  4. Gronita, Joaquim. "The Announcement of a Child’s Disability and Its Psychological and Family Implications". Trabalho apresentado em 23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society health, 2009.
  5. Marques, J.; Gronita, J.; Bernardo, A. C.; Matos, C.; Pimentel, J.S.. "O estabelecimento de parcerias e redes no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce.". Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal., 2009.
  6. Gronita, Joaquim. "A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce". 2009.
Recurso online
  1. Gronita, Joaquim. Conceitos básicos e modelos teóricos aplicáveis à compreensão de predição dos comportamentos de saúde. 2011. http://moodle.ess.ips.pt/course/view.php?id=34.
  2. Gronita, Joaquim. Recomendações e Protocolos para o Anúncio de más notícias. 2011. http://moodle.ess.ips.pt/course/view.php?id=33.
  3. Gronita, Joaquim. O pai e as manifestações do bebé. 2010. http://moodle.ess.ips.pt/course/view.php?id=99.
  4. Gronita, Joaquim. Caderno de Apoio. Acção Social na Área da Deficiência. 2010. http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/.
  5. Gronita, Joaquim. Caderno de Apoio. Psicologia da Família. 2009. http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/.
Relatório
  1. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. 2011. Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas. http://www.gulbenkian.pt/media/files/FTP_files/pdfs/PGDesenvolvimentoHumano/PGDH_RelBoasPraticas.pdf.
  2. Campos, Ana Paula; Dantas, Dália; Gronita, Joaquim; Casaca, Maria da Graça; Ramos, Maria Paula; Fortuna, Sílvia. 1991. Projecto de unidade integrada de atendimento à infância. http://hdl.handle.net/10400.2/7460.
Resumo em conferência
  1. Cláudia Andrade; Helena Caria; Henrique O'Neill; Joaquim Gronita; Lurdes Martins; Patricia Arguello; Pedro Alcântara; Postolache, Octavian; Madeira, Rui Miguel Neves Gonçalves. "COmpaSS : Assessing the Benefits of Multi-Sensory and Cognitive Stimulation in the Quality of Life of Elderly People". Trabalho apresentado em Conferência Evelhecimento - Pensar o Futuro Hoje, Lisboa, 2015.
    Publicado
  2. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia. "Enhancing the Quality of Early Intervention: The Role of Program evaluation and Family participation". Trabalho apresentado em II Internaional Conference on Special Education, Marmaris, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Redondo, Virgínia Maria Matias. "O impacto do processo de recrutamento de docentes na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/51855.
  2. Alegria, Sónia Cristina Lança. "Crianças com desenvolvimento atípico e suas famílias no tempo de brincar". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/52673.
  3. Gronita, Joaquim. "Contributos para a análise de modelos organizativos de Intervenção Precoce na Infância em Portugal". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3774.

Outros

Outra produção
  1. Migrações e refugiados: perspetivas da psicologia. Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais".. 2019. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.2/8549.
  2. Migrações e refugiados: apresentação. Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "Migrações Forçadas e Refugiados: Perspetivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais".. 2018. Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.2/8545.
  3. Inclusão e deficiência. Trabalho apresentado no Seminário Doutoral "Políticas e Práticas de Equidade e Inclusão", 9 de maio de 2017, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. 2017. Gronita, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.26/24345.
  4. As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiais. 2007. Gronita, Joaquim.
  5. Um Serviço de Intervenção Precoce. 1998. Gronita, Joaquim; Vitorino, Paula.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/14 Intervenção Comunitária: Que importância na vida das pessoas? 2ªs Jornadas de Intervenção Social e Comunitária “Desafio Comunitário”
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2021/12/07 Impacto da deficiência na dinâmica familiar IX Jornadas da Família, A Igualdade na Diferença
Instituto Politécnico de Portalegre, Município de Portalegre e EAPN Portugal (Portalegre, Portugal)
2021/12/07 A Comunicação do Diagnóstico II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla, Inovações científicas, perspectivas e cenário internacional
Federação Nacional das Apaes (Brasil)
2021/09/21 Psicologia, conflito e mediação Webinar: Mediação de Conflitos da família à Multiculturalidade, integrado no Ciclo Matrizes do Conhecimento 2021
Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Ansião, Cantanhede, Madeira, Ponte de Lima, Sabugal e São João da Madeira e Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) Universidade aberta
2019/12/06 Contributos para a definição de um perfil de envelhecimento no distrito de Setúbal. Resultados preliminares sobre a qualidade de vida VI Congresso Internacional a Voz dos avós. Envelhecimentos, Relações Intergeracionais e Migrações
CEMRI, Universidade Aberta, Portugal e Salvador, Bahia, FIOCRUZ, Brasil (Lisboa, Omã)
2018/12/17 A eficácia da comunicação com famílias de crianças com deficiência Seminário Luso Brasileiro Comunicação, Educação e Cultura
CEMRI, Universidade Aberta, Portugal e Salvador, Bahia, FIOCRUZ, Brasil (Lisboa, Portugal)
2018/07/13 As famílias como parceiras: Que intervenção? XI Seminário Desafios do Autismo ao longo da vida
APPDA Setúbal (Setúbal)
2018/06/21 A pessoa como sujeito, a família no centro, a comunidade como resposta - Construindo Novos Caminhos nas Escolas Conferência sobre Educação Inclusiva
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Barreiro (Barreiro)
2017/10/11 Contributos para a implementação de Políticas de Educação Inclusiva III Seminário do GAENEE - Caminhar para um Ensino Inclusivo: Políticas, Práticas e Desafios!
Universidade do Algarve (Faro)
2016/10/06 Anúncio da Deficiência da Criança. Experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais Seminário Internacional Comunicação em Saúde. Perspetivas e desafios na atualidade
CEMRI, Universidade Aberta, Portugal e Salvador, Bahia, FIOCRUZ, Brasil (Lisboa, Portugal)
2016/09/28 O anúncio da deficiência da criança e a vivência emocional dos pais 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugeses (Porto)
2016/09/28 Análise dos modelos organizativos de intervenção precoce em Portugal: Contributos para o SNIPI 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto)
2016/02/11 Apresentação do Handbook “Boas Práticas para um Ensino Superior Inclusivo de Qualidade” Workshop Nacional, Pensar a qualidade do ensino superior para estudantes com deficiência visual e auditiva
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016 O anúncio da deficiência da criança: competências profissionais requeridas pelas famílias
(Portugal)
2016 Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students ICERI2016: 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation
IATED - International Academy of Technology, Education and Development (Sevilla, Espanha)
2016 Experiência e Reflexão e o desenvolvimento de competências transversais. Perceção dos estudantes. CNAppes.16 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Lisboa, Portugal)
2015 Paradigmas e Práticas em Intervenção Precoce na Infância
(Portugal)
2015 O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicas
(Portugal)
2014 Intervenção Precoce na Infância e Terapia da Fala
(Portugal)
2014 Are Social representations of positive ageing really effective? The aging process through the eyes of elderly people
(Portugal)
2014 Are social representations of positive ageing really effective? The aging process through the eyes of elderly people International Conference: Care, Health and Well-being: the views of older people
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2013 Trabalho em Equipa Almoço Falado
Escola Superior de Saúde do IPS - Conselho Pedagógico (Campus do IPS, Portugal)
2013 Análise de modelos organizativos de intervenção precoce em Portugal. Contributo para a “excelência” em intervenção precoce
(Portugal)
2013 Formação Multiprofissional: aprendizagem em contexto e tempo reais
(Portugal)
2013 ). Inter-professional education: real time/real life learning
(Espanha)
2013 Formação Multiprofissional: Aprendizagem em Contexto e Tempos Reais Seminário de Investigação entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2013 Inter-professional education: real time/real life learning
2013 Formação Multiprofissional: aprendizagem em contexto e tempo reais.
2013 Inter-Professional Education: Real Time/Real Life Learning 6th Internacional Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha, Portugal)
2013 Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade - Ouvindo os Idosos", Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica, In Livro de Comunicações e Posters da Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica 2013
Fundação D. Pedro IV e Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
2012 As famílias de crianças com Deficiência I Congresso de Intervenção Precoce da Infância no Alentejo
Administração Regional de Saúde do Alentejo, o A equipa Regional de Intervenção Precoce do Alentejo e a Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011 E quando a criança é diferente? Como apoiar as famílias? IX Encontro de Intervenção Precoce de Rio Maior: Intervenção Precoce. Missão: Família
Câmara Municipal de Rio Maior (Rio Maior, Portugal)
2011 Dialéctica da Intervenção Precoce na Infância e a Inclusão Seminário Internacional Interculturalidade(s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão
Universidade Aberta (Loures, Portugal)
2011 Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e pelo Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do Centro de Estudo das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta (Portalegre, Portugal)
2011 A ‘Excelência’ em intervenção precoce. Análise de diferentes modelos organizativos da intervenção precoce em Portugal
(Portugal)
2010 A tomada de consciência da diferença da criança. Como orientar as famílias? Colóquio Internacional sobre Interculturalidade(s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão
Universidade Aberta (Loures, Portugal)
2010 Comunicação entre profissionais e famílias: Quando a criança é diferente. Conferência Internacional: Comunicação em Saúde - Políticas e Estratégias de Intervenção em Saúde
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2010 O Papel dos Pais I Colóquio Internacional: A Força dos Pais
Movimento Pais-em-rede (Lisboa, Portugal)
2010 O Anúncio da Deficiência: Comunicação entre profissionais e famílias II Jornadas Estímulopraxis: A Importância da Família no sucesso Terapêutico!
Estímulopraxis (Lisboa, Portugal)
2009 A Comunidade e o Processo de Construção de Práticas Inclusivas no Âmbito da Intervenção Precoce International Conference Changing Practices in Inclusive Schools” – IRIS Conference
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009 Intervenção Precoce – O processo de construção de boas práticas. Resultados do Projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian Conferência “Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Boas práticas em intervenção precoce”
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2009 A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. International Conference Changing Practices around the World. Évora,
Improvement Through Research in Inclusive Schools (IRIS - European Research Project) (Évora, Portugal)
2009 A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. International Conference Changing Practices around the World. Évora,
Improvement Through Research in Inclusive Schools (IRIS - European Research Project) (Évora, Portugal)
2008 O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas XV Congresso Internacional INFAD, Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
INFAD e Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2008 Comunicação em saúde em contexto clínico: o Anúncio da Deficiência da Criança Seminário “Saúde, Comunicação e Desenvolvimento
Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta Universidade (Lisboa, Portugal)
2008 Enhancing the quality of early intervention: The role of program evaluation and family participation II International Conference on Special Education
Department of Special Education of Education Faculty, Research Institute for the Disabled, Center for Children with Hearing Impairments, Center for Speech and Language Disorders, and School for the Handicapped at Anadolu University (Marmaris, Turquia)
2008 Promoting quality in Early Intervention: the role of families. 2nd International Conference on Special Education
(Turkey)
2008 Promoting quality in Early Intervention: the role of families. 2nd International Conference on Special Education
(Turkey)
2007 As crianças e a igualdade de Oportunidades: Riscos múltiplos, Necessidades Especiais Audição Parlamentar da Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias
Assembleia de República (Lisboa, Portugal)
2006 O Anúncio da Deficiência Seminário “Para Além da Deficiência”
Cercima (Alcochete, Portugal)
2006 O Processo de construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia e pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2006 O Processo de construção de Boas Práticas Congresso Hispano-portugés de Intervención en los Transtornos del Desarrolo
Unidad de Atención Temprana da Universidade de Santiago de Compostela, o Instituto de Ciências da Educação de Santiago de Compostela e a Universidade Técnica de Lisboa (Santiago de Compostela , Espanha)
2005 Comunicação da Deficiência aos Pais Seminário “Percursos...”
Cooperativa de S. Pedro Barcarena (Oeiras, Portugal)
2004 Ensino Especial: Legislação, enquadramento, continuidade e implicações no futuro 5ª Jornadas da Linha de Saúde Infantil
pelo Centro de Serviços para o Desenvolvimento Psicomotor (Oeiras, Portugal)
2004 Intervenção Precoce VI Encontros de Educação: “Necessidades Educativas Especiais: Reflectir e Criar Oportunidades
Centro de Formação Macaense (Mação, Portugal)
2004 Os Deuses Devem de Estar Loucos IV Jornadas da Rede Incluir
Rede Incluir (Seixal, Portugal)
2004 O Anúncio da Deficiência I Encontro de Intervenção Precoce do Concelho de Sintra
CECD-Mira Sintra (Sintra, Portugal)
2003 Práticas de Avaliação no Serviço Técnico de Intervenção Precoce II Congresso Nacional de Intervenção Precoce - Avaliação em Intervenção Precoce
ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2003 O que é a Intervenção Precoce? 1º Encontro de Intervenção Precoce da APPACDM de Setúbal,
APPACDM de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2003 Ética no trabalho com a deficiência 1º Encontro concelhio: A Deficiência, as famílias e os profissionais
ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (Lousada, Portugal)
2000 Criança Hoje – Jovem Amanhã, no Virar do Milénio Criança Hoje – Jovem Amanhã, no Virar do Milénio
Cercilei (Leiria, Portugal)
2000 Filosofia, Práticas e Futuro Olhar a Diferença
Cercipom (Pombal, Portugal)
2000 Intervenção Precoce – Intervenção na Comunidade Seminário “Um Olhar sobre a Intervenção Precoce”
Cooperativa de S. Pedro de Barcarena (Oeiras, Portugal)
1999 The use of Preschool Screening Tool Across Diverse Settings 15th Annual DEC International Early Childhood Conference on Children with Special Needs
DEC (Washington, DC, Estados Unidos)
1998 Um Serviço de Intervenção Precoce Reunião Plenária de coordenação do Projecto Incluir
Câmara Municipal do Seixal (Seixal, Portugal)
1998 Passo a Passo Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo
Cercizimbra e Fenacerci (Sesimbra, Portugal)
1998 Perspectivas de Intervenção Inclusiva Portas Abertas à Diferença
Projecto Incluir (Seixal, Portugal)
1998 Capacitando as Famílias Crianças em Risco, que Projecto de Vida?
Centro Social de Palmela: Projecto «Fora de Portas» (Setúbal, Portugal)
1997 Da Intervenção Precoce à Idade Pré-escolar Acessibilidades, o Caminho para a Integração
Câmara Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
1996 Intervenção Precoce: A criança e a família Desafios Éticos na Atendimento da Pessoa Com Deficiência Profunda
FENACERCI (Lisboa, Portugal)
1996 Intervenção Precoce: a Criança e sua Família Conferência Europeia Desafios Éticos no atendimento da pessoa com Deficiência Profunda
Fenacerci (Lisboa, Portugal)
1996 Intervention précoce et perspective écologique: le rôle de la communauté Le Polyhandicap et les handicaps de très grande Dépendences
Association de Recherche et de Formation sur l’Insertion en Europe e a Federation Internationale des Communautés Educatives (Luxemburgo, Luxemburgo)
1994 Serviço Técnico de Intervenção Precoce Reabilitar – Integrar
Centro de Educação Especial Rainha Dª Leonor (Caldas da Rainha, Portugal)
1993 A Unidade Integrada de Atendimento à Infância como um Centro de Recursos II Encontro de Educação do Concelho de Sesimbra
Câmara Municipal de Sesimbra (Sesimbra, Portugal)
1993 Unidade Integrada de Atendimento à Infância: Uma Realidade Desejável Deficiência Mental e Famílias: Estruturas de Apoio na Europa Social
Fenacerci (Lisboa, Portugal)
1991 Projecto da Unidade Integrada de Atendimento à Infância da Cercizimbra II Encontro de Educação 90
DREL/EPEE/CAE - Península de Setúbal/EEE do Barreiro (Barreiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O papel dos pais imigrantes brasileiros no processo de inclusão dos filhos na escola portuguesa de 1º ciclo
Orientador de Cláudia Barbeiro Lopes
Mestrado em Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2022 - Atual Violência Doméstica: Respostas Institucionais na Zona metropolitana do Porto
Coorientador de Ana Margarida Correia Alves de Matos
Mestrado em Estudos sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2023/03 - 2024/10/04 Crianças com Desenvolvimento Atípico e suas famílias no tempo de brincar
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2023/03 - 2024/07/04 O impacto do processo de recrutamento de docentes na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância
Orientador de Virgínia Maria Matias Redondo
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2023/09 - 2024/03 Clínica Psicodinâmica do Desemprego: Intervenção Clínica com Migrantes de Primeira Geração Desempregados Doutoramento Sanduiche
Coorientador
Doutoramento Sanduiche (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
2022/10/27 - 2023/09/15 Perceções acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas de intervenção precoce na infância
Orientador de Carla Alexandra Abrantes Lança
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2003 - 2004 Satisfação das Famílias Apoiadas em Serviços de Intervenção Precoce
Orientador de Joana Henriques
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2000 - 2001 Contributos para o Diagnóstico da situação Atual da Intervenção Precoce no Distrito de Setúbal
Orientador de Maria das Mercês Lopes Rodrigues Martins
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/05 - 2019/12/07 VI Congresso Internacional a Voz dos Avós, Envelhecimentos, Relações Intergeracionais e Migrações (2019/12/05 - 2019/12/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2017/10/27 - 2017/10/28 Comissão Organizadora do Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade (2017/10/27 - 2017/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2016/07/14 - 2016/07/15 European Seminar, For a better and more inclusive european higher education for students with a visual or hearing impairment, organizado no âmbito do Projeto ISOlearn, pela Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade Aberta, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e pela Associação Portuguesa de Surdos, no dia 11 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. http://isolearn.net/it/isolearn_events.aspx (2016/07/14 - 2016/07/15)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Ouvindo os idosos 2015
Oficina (workshop) (Outra)
IPS - Escola Superior de Saúde, Portugal
2015 - 2015 Ouvindo os Idosos (5.ª edição)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Ouvindo os idosos 2014
Oficina (workshop) (Outra)
IPS - Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2014 Ouvindo os Idosos 4ª Edicão
Seminário (Outra)
ESS/IPS, Portugal
2013 - 2013 Ouvindo os Idosos 2013
Oficina (workshop) (Outra)
IPS - Escola Superior de Saúde, Portugal
2012 - 2012 Ouvindo os idosos 2012
Oficina (workshop) (Outra)
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 Ouvindo os Idosos
Oficina (workshop)
Ouvindo os Idosos
Escola Superior de Saúde do IPS, Portugal
2012 - 2012 Ciclo de Debates 2012 – Projetos de Intervenção Comunitária e Investigação
Encontro
Ciclo de Debates 2012 – Projetos de Intervenção Comunitária e Investigação
Escoal Superior de Saúde do IPS, Portugal
2011 - 2011 I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares
Congresso
I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e pelo Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do Centro de Estudo das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Método Vídeo Home Training
Encontro
IV Encontro Intervenção Precoce
Coração Delta, Portugal
2010 - 2010 Programa de formação - Grupo EnvelheSeres 2010 |Autonomia e Solidão nas pessoas idosas
Oficina (workshop)
Workshop - Grupo EnvelheSeres | Autonomia e solidão nas pessoas idosas
Grupo EnvelheSeres, Portugal
2010 - 2010 Programa de formação - Grupo EnvelheSeres 2010 |Autonomia e Solidão nas pessoas idosas
Oficina (workshop)
Workshop - Grupo EnvelheSeres | Autonomia e solidão nas pessoas idosas
Grupo EnvelheSeres, Portugal
2009 - 2009 Intervenção Precoce – o processo de construção de boas práticas. Resultados do projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian
Conferência
Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Boas Práticas em Intervenção Precoce
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2005 - 2005 Infância, Deficiência & Violência
Seminário
Infância, Deficiência & Violência
Fenacerci, Portugal
2004 - 2004 Grupo Intervenção Precoce
Oficina (workshop)
IV Encontro Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social “Partilhar para Crescer”
Fenacerci, Portugal
2003 - 2003 Ciclo de Conferências sobre a Família
Conferência
Ciclo de Conferências sobre a Família
Cooperativa TorreGuía, Portugal
2002 - 2002 Ciclo de Conferências Sobre a Infância
Conferência
Ciclo de Conferências Sobre a Infância
Cooperativa TorreGuía, Portugal
2002 - 2002 Ciclo de Conferências Sobre a Família
Conferência
Ciclo de Conferências Sobre a Família
Cooperativa TorreGuía, Portugal
2002 - 2002 Ciclo de Conferências Sobre a Diferença
Conferência
Ciclo de Conferências Sobre a Diferença
Cooperativa TorreGuía, Portugal
2000 - 2000 Intervenção Precoce – Um Desafio
Mesa-redonda
II Jornadas Seixal Incluir – “Viver o Incluir”, Portugal
2000 - 2000 Grupo Intervenção Precoce
Oficina (workshop)
IV Encontro Nacional das Cerci’s “Mais Presente, Melhor Futuro”
Fenacerci, Portugal
1998 - 1998 Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo
Encontro
Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo
Cercizimbra, Portugal
1998 - 1998 3ª Sessão Plenária do Encontro
Mesa-redonda
Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo
Cercizimbra, Portugal
1997 - 1997 IV Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Encontro
IV Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Câmara Municipal de Sesimbra, Portugal
1997 - 1997 Intervenção Precoce e respostas educativas
Oficina (workshop)
I Encontro Nacional das Cercis
Fenacerci e Cerciag, Portugal
1996 - 1996 Estimulação Precoce
Mesa-redonda
Estimulação Precoce
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
1995 - 1995 III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Encontro
III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Câmara Municipal de Sesimbra, Portugal
1995 - 1995 A importância da Educação Pré-escolar
Mesa-redonda
III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
amara Municipal de Sesimbra, Portugal
1993 - 1993 II Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Encontro
II Encontro de Educação do concelho de Sesimbra
Câmara Municipal de Sesimbra, Portugal
1991 - 1991 A comunidade e as Novas Estruturas de Apoio à Infância
Encontro
A comunidade e as Novas Estruturas de Apoio à Infância
Cercizimbra, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/01/17 - Atual Saúde e Sociedade (0104-1290) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/10 - 2023/11 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta.
Avaliador
2023/03 - 2023/03 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de Escolas do Montijo. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta
Avaliador
Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal
2023/01 - 2023/01 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de Escolas do Restelo - NUP 10.16/00535/EMS/22. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta
Avaliador
Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal
2022/11 - 2022/12 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de Escolas de Nisa - NUP 10.16/00535/EMS/22. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta
Avaliador
Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal
2022/01 - 2022/02 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta
Avaliador
Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal
2020/02 - 2020/05 Perito externo da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, no âmbito do terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas, selecionado conforme previsto na Lei n.º 66-B/2012 de 31 de dezembro, para avaliação do Agrupamento de de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas. Esta atividade é desenvolvida nos estabelecimentos de ensino não superior, sendo os peritos externos integrados nas equipas de avaliação. Os termos da participação dos peritos externos regem-se pelo protocolo que foi estabelecido entre a IGEC e a Universidade Aberta
Avaliador
Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09/01 - Atual Intervenção Social e Saúde Mental Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Opção V - Intevenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/10 - Atual Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Psicologia da Família (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Noções de Psicopatologia (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Psicologia Comunitária (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Psicologia Social (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/10 - Atual Comunicação Intercultural (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2024/03/04 - 2024/07 Comportamento Organizacional Mestrado em Gestão (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2023/02/19 - 2024/07 Crescimento e Desenvolvimento Atípico Mestrado em Educação Especial Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2021/02 - 2024/07 Modelos Conceptuais e Práticas em Intervenção precoce Mestrado em Educação Especial (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2023/03/04 - 2023/07 Metodologias de Investigação Doutoramento em Estudos Globais (Doutoramento) Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2015/10 - 2016/09 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Opção V- Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Terapia da Fala e Organizações I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015/10 - 2016/09 Comunicação em Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/03 - 2016/08 Psicologia Intercultural (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/09 - 2016/02 Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/09 - 2016/02 Psicologia da Família (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2014/11 - 2015/09 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Opção IV - Construção Social da Diferença (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Opção V - Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Terapia da Fala e Organizações I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/11 - 2015/09 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2015/02 Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão IV (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Psicologia I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Opção IV - COnstrução Social da Diferença (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Opção V - Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Psicossociologia da Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Saúde e Sociedade _LAIS (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Saúde e Sociedade _ LEB (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/11 - 2014/10 Comunicação em Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - 2014/08 Intervenção Social com Grupos (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2013/09 - 2014/08 Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2013/09 - 2013/10 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - 2013/10 Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - 2013/10 Psicologia I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/09 - 2013/10 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão IV (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Psicologia I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Terapia da Fala e Organizações I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Psicossociologia da Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Saúde e Sociedade - LAIS (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Opção - Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Comunicação em Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Saúde e Sociedade - LEB (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09 - 2013/08 Psicologia Social (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2012/09 - 2013/08 Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2011/09 - 2012/08 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Experiência e Reflexão I I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Experiência e Reflexão I II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Experiência e Reflexão I V (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Psicologia I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Terapia da Fala e Organizações I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Psicossociologia da Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Opção -Trabalho de Equipa (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Saúde e Sociedade (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Opção Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Comunicação em Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Saúde e Sociedade - LAIS _ (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Saúde e Sociedade - LEB (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2011/09 - 2012/08 Psicologia Geral (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2011/09 - 2012/08 Psicologia Social (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2010/09 - 2011/08 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Experiência e Reflexão IV (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicossociologia da Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Comunicação em Saúde (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Opção - Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Opção - Trabalho de Equipa (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Experiência e Reflexão VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Terapia da Fala e Organizações I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Ecologia da comunicação no Contexto Escolar (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Enfermagem VII (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Saúde e Sociedade - LAIS (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Saúde e Sociedade - LEB (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia Geral Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia da Família Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia Social Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/08 Experiência e Reflexão I (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Experiência e Reflexão II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Experiência e Reflexão III (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Experiência e Reflexão IV (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Psicologia II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Terapia da Fala e Organizações II (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Opção - Intervenção Precoce na Infância (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Opção - Trabalho de Equipa (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009/09 - 2010/08 Psicologia da Família Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/08 Psicologia Geral Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/08 Psicologia Social Aplicada Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/08 Acção Social na Área da Deficiência Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Modalidades de Parceria – Família e respectiva estrutura Aperfeiçoamento (Curso médio) Fenacerci, Portugal
2007/09 - 2009/08 Psicologia Social Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2007/09 - 2009/08 Acção Social na Área da Deficiência Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2007/09 - 2009/08 Acção Social na Área da Gerontologia Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 Modalidades de Parceria – Família e respectiva estrutura Aperfeiçoamento (Curso médio) Fenacerci, Portugal
2006/09 - 2007/08 Introdução à Educação Sexual Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2006/09 - 2007/08 Acção Social na Área da Deficiência Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2006/09 - 2007/08 Psicologia Social Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2005 - 2005 Curso Inicial para Profissionais de Intervenção Precoce Outra (Curso médio) Organizações Não Governamentais do Distrito de Setúbal, Portugal
2004 - 2004 De volta aos Primeiros Passos Outra (Curso médio) Fenacerci, Portugal
2001 - 2001 Primeiros Passos Outra (Curso médio) Fenacerci, Portugal
1997 - 1997 Intervenção Precoce Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro Regional de Segurança Social do Porto, Portugal
1997 - 1997 Intervenção Precoce Aperfeiçoamento (Curso médio) Cercilisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/02 - Atual Ordem dos Psicólogos
2023/05/03 - 2023/12/31 American Psychological Association APA International Affiliate Membership - Member #: C2002857903

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014/05 - 2014/10 Conselheiro no Conselho Tecnico-Científico
Outro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1990/07 - 2000/10 Membro do Conselho Pedagógico da Cercizimbra
Membro
Cercizimbra, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 ISOLearn (Inovação e Aprendizagem Social para Instituições de Ensino Superior) reconhecido como Boa Prática / (Innovation and Social Learning for Institutions of Higher Education) recognized as Good Practice)
Programa Erasmus +, Portugal
2016 Medalha de Mérito Académico Grau de Doutor
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 Medalha de Mérito Académico do Título de Especialista
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal