???global.info.a_carregar???
Maria Neves Gonçalves is Coordinating Professor at the Lusophone Polytechnic Institute. PhD in Educational Sciences from the University of Évora. The Master's degree in Educational Sciences from the Lusophone University of Humanities and Technologies. A Degree in Romanesque Philology from the University of Coimbra. Pós- doc in History of Education. Pos-doc in Social-History. She is director of the Lusophony School of Education. (ESEL-IPLUSO). She is editor of the Lusophone Education Journal. She is part of the Coordinating Committee of the UNESCO Chair - ULHT Education, Citizenship and Cultural Diversity. Integrated projects funded by FCT and integrates Erasmus+ projects. She has published several articles in specialized international journals. In her professional activities, she has collaborated in several scientific networks.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Neves Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, M. N.

Identificadores de autor

Ciência ID
8919-0AAA-4BB1
ORCID iD
0000-0002-2531-4618

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/05/05 - 2017/07/06
Concluído
Pos- doutoramento Social-History (Pós-doutoramento)
Especialização em Social-History
Université de Lyon Ecole Doctorale Education Psychologie Information et Communication, França
Muito Bom
2013/10/01 - 2014/06/05
Concluído
Pós- Doutoramento - History of Education (Pós-doutoramento)
Especialização em History of Education
Universidad de Salamanca, Espanha
2008
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"O Ideário Educativo Republicano (1878-1910). a Educação Republicana - um Instrumento Capaz de Revigorar a Pátria, de Socializar os Indivíduos e de Hegemonizar a Nova Mundividência Cívica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/07/03 - 2006/07/17
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"Oralidade na Sala de Aulas: Cocepções e Registros de Práticas de um Grupo de Professores de Língua Portuguesa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/10/01 - 2000/07/27
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Políticas Públicas e Contextos Educativos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Direitos Humanos como desafios para a Escola Contemporânea: um estudo sobre o conhecimento e a aplicabilidade em três escolas públicas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2000/07/27
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Políticas Públicas e Contextos Educativos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Educação em Direitos Humanos: concepções e práticas educativas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
1999
Concluído
Administração Educacional. (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"The education of the portuguese child " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Pós-Graduate in Civic Education (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
"The operationalization of the Civic Training in the discipline of Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15,25 valores
1988/10/01 - 1989/07/01
Concluído
The beginnings of civic education in Portugal (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
muito bom
1978
Concluído
Filologia Românica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2012/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2020/09/01 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2019/07/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
1988/09/01 - 1990/07/31 Orientadora de estágio pedagógico Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Coordenadora de estágio curricular Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2016/09/01 - 2022/08/31 Director of Degree ( Licenciatura) in Science Education Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/09/01 - 2022/08/31 Coordenadora de estágio curricular Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2000/09/01 - 2019/07/31 Professor " Associated" in University of Lusophone Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/01/02 - 2014/07/02 Pos-Phd - History of Education Universidad de Salamanca, Espanha
2007/09/01 - 2012/10/01 Professor " Auxiliar" in University of Lusophone Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1999/10/01 - 2007/10/01 Professor "Assistente" at the Lusófona University (ULHT) Lisbon. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1980/09/01 - 1998/07/31 Docente dos Ensinos Básico e Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - Atual RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
ILIND/F+/EI/03/2022
Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal

Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
2018/11 - 2026/12 Cátedra UNESCO: Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Em curso
2023/03/01 - 2024/06/01 riverChild| Participação das Crianças na Preservação do Rio: Cidades mais Inclusivas e Resilientes
COFAC/ILIND/CeiED/1/2022
Investigador
Ensino Lusófona, Portugal
Em curso
2023/03/01 - 2024/02/28 RUMOS|A teoria, a ciência e a prática do caminhar e o seu contributo para consciencialização sobre o património ambiental e educação territorial
PE-CEIED-3/003/2022
Investigador
Ensino Lusófona, Portugal
Ensino Lusófona
Em curso
2023/03 - 2024/02 RUMOS|A teoria, a ciência e a prática do caminhar e o seu contributo para consciencialização sobre o património ambiental e educação territorial
PE-CEIED-3/003/2022
Ensino Lusófona
2022 - 2024 E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
(RePeME) ILIND/F+/EI/03/2022
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2019/10/01 - 2022/09/01 Project CriThink
2019-1-CZ01- KA204-061149
Investigador
Em curso
2019/10/01 - 2022/07/07 TASK21 | EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century
2019-1- FR01-KA203-063063
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Erasmus
Concluído
2019/02 - 2022/02 EDTECH AND AI FOR ESSENTIAL SKILLS OF THE 21ST CENTURY (2019-2022) - ERASMUS +
KA203-139D6472
KA203-139D6472
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
N/A
Em curso
2018/11 - 2020/02 Projeto Piloto Educação Patrimonial. Diretiva Europeia de Inclusão de Comunidades Ciganas em contexto escolar
EDUPATRI/2018/GITANOS
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Desativado
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/02/01 - 2019/02/01 TO-INN- From Tradition to Innovation Teacher Training Institutions
573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2
Investigador
Concluído
2010/01/01 - 2013/03/31 Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990
PTDC/CPE-PEC/103101/2008
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/11/01 - 2006/12/31 Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português
POCI/CED/56992/2004
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/08/31 - Atual RePeMe: E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2023/05/01 - 2025/05/01 RePeMe -E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal. ILIND/F+/EI/03/2022 – 28 837.66 EUR.
ILIND/F+/EI/03/2022
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Submetido
2022/05/01 - 2024/05/01 "Mais escola, melhor família: por uma cultura de paz, contra a violência escolar", com o alto patrocínio da Presidência da República -Comissariado por Paulo Sargento
Não tem
Investigador
Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Santo, Esmeralda. Autor correspondente: Gonçalves, Maria. "Iniciação à Prática Profissional: desafios e potencialidades.". Porto, 2024.
    No prelo
  2. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Santo, Esmeralda ou Espírito Santo, Esmeralda. "Ser (e tornar-se) educador em Portugal: das necessidades aos anseios.". Praia, 2023.
    Publicado
  3. Dulce Franco; Maria Micaela Fonseca; Maria Neves Gonçalves; Francilene Duarte; Marinalva Araújo. "COVID 19 AND EMERGENCY REMOTE TEACHING: A COMPARATIVE EXPLORATORY STUDY IN PORTUGUESE AND BRAZILIAN HIGHER EDUCATION". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1536
  4. Esmeralda Santo; Maria Micaela Fonseca; Maria Neves Gonçalves. "DIGITAL LITERACY IN TIMES OF PANDEMIC. WHAT LEARNING? AN EXPLORATORY STUDY WITH SECONDARY SCHOOL STUDENTS". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1539
  5. Maria Micaela Fonseca; Dulce Franco; Maria Neves Gonçalves. "EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN THE DIGITAL AGE: A STUDY IN PORTUGAL". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1115
  6. Dulce Franco; Maria Micaela Fonseca; Maria Neves Gonçalves. "REMOTE LEARNING AND DIGITAL LITERACIES AND COMPETENCES: A STUDY IN PORTUGAL". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1111
  7. Gonçalves, Maria; Carmo, António; Brás, José. "As perceções dos idosos no cenário pós-pandémico- um estudo realizado em Portugal". 2021.
    Publicado
  8. Dulce Franco; Maria Gonçalves. "REMOTE LEARNING: STRENGTHS AND WEAKNESSES?". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0959
  9. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce. "The impact of Covid-19 on education: perceptions of Brazilian higher education students.". Trabalho apresentado em IX Oxbridge Conference on Brazilian Studies, Cambridge, 2021.
    Publicado
  10. Lucimar Dantas; Óscar Sousa; Maria Gonçalves; Maria Calvet Ricardo; Dulce Franco; José Brás; Elsa Estrela; Beatriz Koppe. "WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1816
  11. Lucimar Dantas; Elsa Estrela; Maria Calvet Ricardo; Maria Gonçalves; Óscar Sousa; Dulce Franco; José Brás; Beatriz Koppe. "HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1812
  12. Dantas, Lucim; Estrela, Elsa; Calvet Ricardo, Maria; Gonçalves, Maria; Franco, Dulce 4313-FC40-CD8E; Sousa, Óscar; Brás, José; Koppe, Beatriz. "2020- HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS". Trabalho apresentado em CERI2020, Sevilha, 2020.
  13. Carvalho, Maria; Gonçalves, M. N.; Brás, J.V.. "O risco e a incerteza: Componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade". Trabalho apresentado em 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas: Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, 2014.
    Publicado
  14. Carvalho, Maria; Brás, J.V.; Gonçalves, M. N.. "As “gerações de 70” e a geração do desporto em Portugal". Trabalho apresentado em 40 anos de democracia(s): Progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gonçalves, M. N.; Santo, Esmeralda; Silva, Jeanne. Autor correspondente: Gonçalves, M. N.. "A leitura literária no livro didático: limitações e potencialidades na formação de professores". Revista Lusófona de Educação 62 62 (2023): 71-91.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Gonçalves, Maria; Brás, José. "Recensão crítica da obra Bureau International d´Éducation, matrice de l'internationalisme éducatif (premier 20e siècle).". Revista Lusófona de Educação, 59, 235-238 59 59 (2023): 235-238. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8833.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Gonçalves, Maria; Brás, José. Autor correspondente: Gonçalves, Maria. "Body, Sociability and the Construction of the Polis in Spinoza: Consequences for Education". International Journal of Multidisciplinary Research and Analysis 6 4 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Fonseca, Maria; Gonçalves, Maria; Franco, Dulce; Quinta, Joana; Santo, Esmeralda. "Recensão Crítica do livro Atas do II Congresso Internacional de Angolanística .". Revista Lusófona de Educação 57 (2023): 161-166. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle57.12.
    Publicado
  5. António Carmo; José Brás; Maria Neves Gonçalves; Maria Teresa Ramilo; Paulo Silvestre. "As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2022): https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227.
    10.31211/rpics.2022.8.1.227
  6. Teodoro, António; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 56 (2022): 5-7. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.edit.
    Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle56.edit • Editor
  7. Gonçalves, Maria. "As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal.". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 1 8 (2022): 1-14. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Gonçalves Mara Neves 8919-0AAA-4BB1. "Recensão crítica Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux". Revista Lusófona de Educação 53 (2021): 195-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8083.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Gonçalves, Maria; José V. Brás 2310-6E27-5429. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2021): 4-7. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8070.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Gonçalves, Maria; José V. Brás 2310-6E27-5429. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2021): 4-11. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Co-creative epiphany of citizenship and health in the 1820 Liberal Revolution in Portugal". Paedagogica Historica (2021): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2021.1965631.
    10.1080/00309230.2021.1965631
  12. Gonçalves, Maria; Teodoro, António; Brás, José. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 52 (2021): 5-7. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/799.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Gonçalves, Maria; Brás, José. "Recensão crítica da obra Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux au xxe siècle. Genève au cœur d’une utopie.". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2021): 195-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8083.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Brás, José Viegas. "In The Mirror Game: Ubuntu Philosophy and Umbundu". INTERNATIONAL JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY RESEARCH AND ANALYSIS 03 12 (2020): http://dx.doi.org/10.47191/ijmra/v3-i12-18.
    Acesso aberto • 10.47191/ijmra/v3-i12-18
  15. Gonçalves, Maria. "Recensão crítica da obra La educación social en los extremos: justicia social y paradojas de la práctica, (orgs). Sánchez-Valverde, C. & Montané López, A.". 50 50 (2020): 179-183.
    Acesso aberto • Publicado • Tradutor
  16. Gonçalves, Maria. "Notes de Lecture. Hernandez Díaz, (coord.), Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana". 184 4 (2020): 125-127. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7315.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Gonçalves, Maria. "As (re)configurações da educação: a dimensão socioeducativa". 48 48 (2020): 43-57.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Gonçalves, Maria; Brás, José. "A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo". Investigar em Educação 11-12 11-12 (2020): 1-14. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/187.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Gonçalves, Maria; Brás, J, V.. Autor correspondente: Gonçalves, Maria. "A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo". Investigar em Educação 11-12 11 (2020): 1-14. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/187/199.
    Acesso aberto • Publicado
  20. José Viegas Brás; Maria Neves Gonçalves. "Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23". Revista @mbienteeducação 12 3 (2019): 170-170. https://doi.org/10.26843/ae.v12i3.768.
    10.26843/ae.v12i3.768
  21. Gonçalves, Maria. "A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais,". Revista Transversos. 15, 31-46. DOI:10.12957/transversos.2019.41841 (2019):
    DOI:10.12957/transversos.2019.41841
  22. Barros Matos, Francisca; Maria Neves Gonçalves; José Viegas Brás. "Education in Human Rights: Conceptions and Educational Practices". Education Journal 8 1 (2019): 1-10. http://dx.doi.org/10.11648/j.edu.20190801.11.
    10.11648/j.edu.20190801.11
  23. Gonçalves, Maria; José Viegas Brás; Edilson, E.. "Higher education: linguistic competence under discussion". Journal of Education & Social Policy V 1 (2018): 186-197..
    Publicado
  24. José Gregório Brás; Maria Neves Gonçalves; André Robert; Gonçalves, Maria. "The Jesuits in Portugal: the communion of science and religion". Social and Education History 7 1 (2018): 1-1. https://doi.org/10.17583/hse.2018.2910.
    10.17583/hse.2018.2910
  25. Maria João Cardoso Carvalho; José Viegas Brás; Maria Neves Leal Gonçalves. "Para uma metacrítica da organização escolar". Laplage em Revista 4 1 (2018): 202-202. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201841400p.202-214.
    10.24115/S2446-6220201841400p.202-214
  26. Gonçalves, Maria. "O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo". (2017): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5919.
    10.24140/issn.1645-7250.rle35.08.
  27. Lima, Marinalva Araújo de Oliveira; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira". EccoS – Revista Científica 44 (2017): 71-288. https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=7281&path%5B%5D=3661.
    Publicado • 10.5585/eccos.n44.7281
  28. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Leal; Hernandez Dias, José. "Pensar o homem como corpo: a cunhagem simbólica em Portugal e Espanha (século 19)". História da Educação 18 43 (2014): 109-126. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592014000200007.
    10.1590/s2236-34592014000200007
  29. Gonçalves, Maria. "La Genèse du Mouvement Associatif du Corps Enseignant du lycée au Portugal (début du XXème siècle).". Social and Education History 2 3 (2014): 112-132. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4902139.pdf.
    doi:10.4471/hse.2014.08.
  30. Gonçalves, Maria. "From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919). A". American Journal of Educational Research. 3(III): 391-395 3 2 (2014): 391-395. http://www.aijssnet.com/journal/index/159.
    Publicado
  31. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 23 (2013): 5-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880502865&partnerID=MN8TOARS.
  32. Brás, J.V.; Leal Gonçalves, M.. "Independent teaching work to cooperative teaching: A new paradigm introduced in the Portuguese educational system (1894-1895)". Paedagogica Historica 49 3 (2013): 330-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878525182&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2012.744062
  33. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.; Duarte, R.S.. "Associations and unions in education. Organization and struggles | Associativismo e sindicalismo em educação. Organização e lutas". Revista Lusofona de Educacao 18 (2011): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855525418&partnerID=MN8TOARS.
  34. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 17 (2011): 5-8. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051739534&partnerID=MN8TOARS.
  35. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Do tribalismo disciplinar ao novo paradigma do trabalho docente.". História da Educação 34 XV (2011): 78-105. http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/21276]..
    Publicado
  36. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Maria Rita Lino Garnel (2004). A República de Sebastião de Magalhães Lima". Revista Lusofona de Educacao 15 (2010): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955300295&partnerID=MN8TOARS.
  37. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Knowledge and power of 1905 portuguese reform | Os saberes e poderes da reforma de 1905". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 101-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952689910&partnerID=MN8TOARS.
  38. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República. A Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica". Entretextos 1 (2009): http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/artigos/entretextos%201final.pd.
    Publicado
  39. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "A configuração da Profissão docente na I República: da condição angélica à interferência predatória da descentralização". Ecos 1 (2009): 45-55.
    Publicado
  40. Gonçalves, Maria. "A pedagogia alemã e a imprensa pedagógica portuguesa como vasos comunicantes: o caso da revista Froebel.". Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació, 24, juliol-desembre 2014: 17-27 24 24 (2004): 17-27. http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/95958Br%E1s.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, Maria; Brás, José; Cabral, Arlinda . Autor correspondente: Gonçalves, Maria. "O Colonial: um circuito informativo entre Portugal e os domínios ultramarinos em finais da Monarquia". In The Portuguese Studies Review/Baywolf Press, 1-20. Canadá: Baywolf Press, 2024.
    Em revisão
  2. Gonçalves, M. N.; Franco, Dulce ; Fonseca, Micaela; Santo, Esmeralda; Quinta, Joana. "Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções?". In Livro de Atas do III Congresso Internacional de Angolanística, 153-167. Lisboa, Portugal: Angolanística – Angola Research Network & Canto Redondo, 2024.
    Publicado
  3. Gonçalves, M. N.; Fonseca, Micaela; Franco, D.M.; Santo, Esmeralda. Autor correspondente: Gonçalves, M. N.. "Perceções sobre a docência na educação infantil: anseios e expetativas". In A Formação de Educadores e Professores, 92-104. Lisboa, Portugal: APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, 2024.
    Publicado
  4. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Santo, Esmeralda. "Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções?". In Livro de Atas do III Congresso de Angolanistica. Luanda, Angola: CEDESA, 2023.
    No prelo
  5. Dantas, Lucimar; Galego, Carla; Brás, José; Gonçalves, Maria; Koppe, B.; ALMEIDA, EVERALDO DOS SANTOS. "Mother tongue teaching and skills development: an analysis of secondary education curricula in European countries and Brazil". editado por Yusef Waghid; Ahoud Alasfour. WCCES-Brill Book Series, 2023.
    No prelo
  6. Gonçalves, Maria; Santo, E.; Fonseca, Micaela. Autor correspondente: Gonçalves, Maria. "A Cidadania N'O Jornal Escolar: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Soft Skills". In Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, 14-24. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófona., 2022.
    Publicado
  7. Gonçalves, Maria; Brás, José. "O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil.". In La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas, 432-444. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2022.
    Publicado
  8. Duarte, F, Araújo, F,. Franco, D,. Fonseca, M. & Gonçalves, M. N. (2021). The impact of Covid-19 on education: perceptio. "The impact of Covid-19 on education: perceptions of Brazilian higher education students.". 109-111. Reino Unido: Lemann Foundation., 2021.
    Publicado
  9. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão". In Revolução, Modernidade e Memória. Os caminhos da história da educação. CHIELA (org.)., 927-942. Portugal: Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP., 2021.
    Publicado
  10. Gonçalves, M. N.; Santo, Esmeralda; Silva, Jeanne. Autor correspondente: Silva, Jeanne. "Por uma formação emancipadora: o formador de leitores literários na Educação de Jovens e Adultos". In Formação, currículo e diversidade: entre saberes e experiências., 202-227. São Luís, Brasil: EDUEMA, 2020.
    Publicado
  11. Teodoro, A.; Duarte, R. S.; Gonçalves, M. N.. "Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s): algumas particularidades do percurso português.". In Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos, 29-41. Brasília, Brasil: Paralelo 15, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gonçalves, M. N.; Brás, José. Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. III Congresso Internacional 2023. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2024.
    Publicado
  2. Gonçalves, Maria; Serrão, Jacinto; Brás, José; Cabral, Arlinda. Humanismo e desafios de cidadania. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Gonçalves, Maria; Serrão, Jacinto; Brás, José; Cabral, Arlinda. Humanismo Direitos Humanos e Cidadania. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2022.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Teodoro, A.; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 55 55 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/821.
    Publicado • Co-editor
  2. Gonçalves, Maria. "Editorial". Revista Lusófona de Educação 54 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8169.
    Publicado
  3. Gonçalves, Maria; Brás, José; Teodoro, António. "Editorial, Revista Lusófona de Educação". 54 54 (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8169.
    Publicado
  4. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 45 (2019): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/747.
    Publicado
  5. Gonçalves, Maria. "Editorial, Revista Lusófona de Educação, 36,". Revista Lusófona de Educação, (2017): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5986.
    10.24140/issn.1645-7250.rle36.edit
  6. Gonçalves, Maria. "Editorial, Revista Lusófona de Educação, 35,". Revista Lusófona de Educação, (2017): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5912.
    10.24140/issn.1645-7250.rle35.edit
Livro
  1. Gonçalves, M. N.; Quinta, Joana. Autor correspondente: Quinta, Joana. Os valores semânticos das preposições "a", "de", "em" e "por" no Português falado em Angola e no europeu. Benguela, Angola: ISPOCAB EDITORA. 2024.
Poster em conferência
  1. Gonçalves, Maria; Maria Micaela ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7946-4825. Autor correspondente: Maria Micaela ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7946-4825. "Digital literacy in times of pandemic. What learning? An exploratory study with secondary school students. ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Sevilha. 7-9 Nov.". Trabalho apresentado em ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation., 2022.
  2. Franco, D., Fonseca, M., Gonçalves, M.N., Duarte, F. & Araújo, M. (2022). Covid 19 and emergency remote teaching: a com. "Covid 19 and emergency remote teaching: a comparative exploratory study in portuguese and brazilian higher education.". Trabalho apresentado em ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation., 2022.
  3. Gonçalves, Maria; Carmo, António; Brás, José. "O pensamento crítico - as perceções dos idosos sobre a qualidade de vida durante a pandemia". Trabalho apresentado em VIII Foro Internacional sobre la evaluación de la calidad de la investigación y de la educación superior, 2021.
  4. Gonçalves, Maria; Franco, Dulce. "Remote learning: strengths and weaknesses". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. IATED. opic COVID19: Distance Learning in Times of Crisis, 2021.
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Santo, Esmeralda. "O sonho de ser educador/professor: motivações e anseios de mestrandos em ensino". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Humanismo , Direitos Humanos e cidadania, Lisboa, 2024.
    Publicado
  2. Gonçalves, M. N.; Franco, D.M.; Fonseca, Micaela; Santo, Esmeralda. Autor correspondente: Franco, D.M.. "The Voice of Educators: Perceptions and Aspirations in Early Childhood Education". Zurique, 2024.
    Publicado
  3. Gonçalves, M. N.; Franco, Dulce ; Fonseca, Micaela; Santo, Esmeralda. "Perceções sobre a docência na educação infantil: anseios e expetativas.". Lisboa, 2024.
    Publicado
  4. Lopo, Teresa Teixeira; Vieira, Inês; Sargento, P.; António, Ana; Brás, José; Gonçalves, Maria. "Post-pandemic Continuities and Changes in Basic Education (ISCED 1) in Portugal". Trabalho apresentado em ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research, Glasgow, 2023.
    Publicado
  5. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Quinta, Joana; Santo, Esmeralda. "Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções?". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional de Angolanística, Lisboa, 2023.
    Publicado
  6. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Santo, Esmeralda. "Ser Educador de Infância e ser Professor é, hoje, uma profissão atrativa?". Trabalho apresentado em XXX Colóquio AFIRSE 2023, Lisboa, 2023.
    Publicado
  7. Brás, J. Gonçalves, M. N (2022)Imaginários educacionais na imprensa estudantil: O Académico e Academia Portuguesa. XVI C. "Imaginários educacionais na imprensa estudantil- O Académico e Academia Portuguesa". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, 2022.
    Publicado
  8. Santo, E., Fonseca, M., Gonçalves, M.N. (2022). Digital literacy in times of pandemic. What learning? An exploratory stu. "Digital literacy in times of pandemic. What learning? An exploratory study with secondary school students.". Sevilha, 2022.
    Publicado
  9. Gonçalves, Maria; Brás, José. "O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Prensa Pedagogica. Universidad Salamanca, Salamanca, 2022.
    Publicado
  10. Gonçalves, Maria. "O colonial: um circuito informativo entre Portugal e os domínios ultramarinos em finais da Monarquia". Lisboa, 2022.
    Publicado
  11. Gonçalves, Maria; Brás, José; Quinta, Joana. "A formação de Professores em Angola e Portugal". Trabalho apresentado em 11 .º Congresso Ibérico de Estudos Africanos "Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações (Lisboa, 6- 8 J, Lisboa, 2022.
    Publicado
  12. Gonçalves, Maria. "Impactos da Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Angola e Portugal". Trabalho apresentado em 2º Congresso de Angolanística, Lisboa, 2022.
    Publicado
  13. Franciene Duarte; Marinava Araujo; Franco, Dulce Maria ; Fonseca, Micaela; Gonçalves, Maria. "2021-As perceções da Covid-19 na educação: um estudo com estudantes do ensino superior brasileiros". Trabalho apresentado em IX Oxbridge Conference on Brazilian Studies - IX Conferência Oxbridge em Estudos Brasileiros, 2021.
    Aceite para publicação
  14. Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce ; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Covid-19 e ensino remoto - perceções de estudantes do ensino superior em Portugal". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis2021)., Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  15. Gonçalves, Maria; Franco, Dulce ; Fonseca, Micaela. "Remote learning: strengths and weaknesses?". Sevilha, 2021.
    Publicado
  16. Gonçalves, Maria. "O manual escolar e a sua centralidade educativa.". Trabalho apresentado em Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares (, Porto, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/07 The Voice of Educators: Perceptions and Aspirations in Early Childhood Education
Diamond Scientific Publishing (Zurique, Suiça)
2023/10/16 O sonho de ser educador/professor: motivações e anseios de mestrandos em ensino. I III Congresso Internacional - Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania.
(Lisboa, Portugal)
2022/09/17 O colonial: um circuito informativo entre Portugal e os domínios ultramarinos em finais da Monarquia
(Lisboa, Portugal)
2022/09/14 Imaginários educacionais na imprensa estudantil: O Académico e Academia Portuguesa XVI SPCE
(Lisboa, Portugal)
2022/07/20 REGULAÇÃO E INOVAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL E ANGOLA 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos
(Lisboa, Portugal)
2022/07/17 Impactos da Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Angola e Portugal 2º Congresso de Angolanística
REDE Angola Research Network (ARN), (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/26 - 2023/10/27 III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (2023/10/26 - 2023/10/27)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/09/23 - 2022/09/23 I Conferência Nacional | Formação Inicial de Professores/as e Educadores/as de Infância (2022/09/23 - 2022/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/11/13 - 2021/11/14 II Congresso Internacional, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global. (2021/11/13 - 2021/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/09/19 - 2019/09/22 Profissionalidade Docente (2019/09/19 - 2019/09/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/04 Congresso do Humanismo (2019/07/06 - 2019/07/09)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/17 - 2024/05/18 Jornadas Pedagógicas. A formação de Educadores e Professores. (Lisboa. Maio, 17, 18). Campus Educativo do ISCE.
Conferência

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/01/01 - 2018/03/01 EccoS – Revista Científica (1983-9278) University Nove de Julho - Uninove

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/10/26 - 2023/10/27 III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadadania Global
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/11/13 - 2021/11/14 II Congresso Internacional, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/01/01 - 2019/01/01 ENJIE II
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/01/01 - 2018/07/04 Encontro do CeiED VII Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/01/01 - 2018/01/01 Comissão cientifica do Congresso Luso Brasileiro de História da Educação
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/01/01 - 2017/07/01 Encontro do CeiED V Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/01/01 - 2017/01/01 Congresso Internacional sobre Faria de Vasconcelos
Membro
2016/01/01 - 2016/07/05 Encontro do CeiED IV Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014/01/01 - 2016/01/01 Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/01/01 - 2015/06/06 Encontro do CeiED III