Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Dos Santos Dos Santos
Nomes de citação
- Dos Santos, José Manuel Dos Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B10-D3D1-1373
- ORCID iD
- 0000-0002-6830-6503
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=BRVeNnUAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- I-1810-2019
- Scopus Author Id
- 57190297454
Endereços de correio eletrónico
- dossantos@uc.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Matemática, FCTUC, Largo D. Dinis, 3000-143, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
Websites
- www.dossantosdossantos.pt (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2017/09/30
Concluído
|
Álgebra Computacional (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
2016
Concluído
|
Álgebra Computacional (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Aberta, Portugal
"Spherical tilings, GeoGebra contributions to their combinatorial and geometrical classification. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18, Com distinção e louvor. |
2010 - 2011
Concluído
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
|
16 |
2011
Em curso
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"A aprendizagem dos padrões geométricos : uma experiência de ensino num curso profissional de Técnico de artes gráficas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2002 - 2003
Concluído
|
Administração Escolar (DESE)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
18 |
2000 - 2001
Concluído
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
2000
Concluído
|
Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Construc¸a~o de Pa´ginas Interactivas com o JavaSketchpad" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993
Concluído
|
Matemática( Ensino de) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal |
2019/05/20 - Atual | Investigador (Investigação) | Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
2010/09 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Instituto GeoGebra Portugal, Portugal |
2009/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/12/21 - 2019/06/30 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal |
2017/12/21 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/18 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/02 - Atual | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/02 - Atual | Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2020/02 - Atual | Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2019/09/01 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa)
Em curso
|
2019/09 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa) |
2020/01/01 - 2023/12/31 | Centre for Research and Innovation in Education
UIDP/05198/2020
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/03/27 - 2022/03/31 | Formação de formadores no âmbito do Projeto de Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica
STEAM & GeoGebra.
Missão a Cabo Verde: 3ª sessão aos Formadores em GeoGebra e a 4ª Sessão de formação das oficinas piloto de formação de professores
dos Ensinos Básico
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2017/11 - 2018/08/08 | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Moçambique
OEi-INED-IGUP
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal |
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído
|
2016/09/12 - 2017/07/28 | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
IGUni-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid), Espanha
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa
-
|
Em curso
|
2016/01/02 - Atual | Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
Investigador
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - 2023/09 | GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática
em Moçambique
Orientador
|
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
|
2021 - 2021 | Todos Contam!
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020/06/17 | Aplicações da Trigonometria nos Ensinos Básico e Secundário com Suporte no GeoGebra
Coorientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/09 - 2023/11/12 | Plenary Conference “Pensamento Computacional com o GeoGebra no Currículo de Matemática”
Conferência
|
CONGRESO INTERNACIONAL DE GEOGEBRA
Universidad de Córdoba, Espanha
|
2023/02/23 - 2023/02/25 | Communication "Tasks and Learning Paths in ASYMPTOTE and GeoGebra" in Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA)
. With the publication:
Dos Santos Dos Santos, J. M., & Carvalho e Silva, J., & Lavicza, Z. (2023). Tasks and Learning Paths in Asymptote and GeoGebra.
In M. Ludwig, S. Barlovits, A. Caldeira, & A. Moura (Eds.), Research On STEM Education in the Digital Age. Proceedings of
the ROSEDA Conference (pp. 107–114). WTM. https://doi.org/10.37626/GA9783959872522.0.13
Conferência
|
Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/08 | "PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA EXPLORADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DO GEOGEBRA DISCOVERY" - Doctoral thesis
of Alexandre Matias Russo. Member of Doctoral Examination Committee
Vogal
|
Alexandre Matias Russo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | The International Journal of Science, Mathematics and Technology Learning (2327915X) | Common Ground Research Networks |
2018 - Atual | Technology Knowledge and Learning (2211-1670) | Springer-Verlag |
2017 - Atual | Computer Applications in Engineering Education (1099-0542) | Wiley (John Wiley & Sons) |
2012 - Atual | Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo ISSN 2237-9657 (2237-9657) | Portal de Revistas PUC SP |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/06 - Atual | Meios Computacionais no Ensino da Matemática | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
2023/10 - Atual | Matemática | Ano Zero (Outros) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
2023/02/10 - Atual | Metodologia da Matemática | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) (Mestrado) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
2023/02/10 - Atual | Didática da Álgebra | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
2022/10/18 - Atual | Didática da Análise | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
2022/10/18 - Atual | Didática da Geometria | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal |
2019/08 - Atual | Formação de Formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de maputo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagogica, Moçambique Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/05/20 - 2020/08/09 | Formação de Formadores em GeoGebra para Angola | Formação de Formadores em GeoGebra para Angola (Outros) | Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola |
2018 - 2018 | Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique em Quelimane | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagogica, Delegação de Quelimane / Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação Cultura e Ciência, Moçambique |
2018 - 2018 | Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique, Universidade Pedagogica, Maputo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique / Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Moçambique |
2016 - 2016 | Formação de Formadores em GeoGebra Para o Instituto GeoGebra Cabo Verde | Especialização (Curso médio) | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2015 - 2015 | Matemática e Sucesso Escolar: Currículo, Programa e Aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2015 - 2015 | GeoGebra 3D | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação de Provesores de Matemática, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | International Society for Geometry and Graphics (ISGG) | Member |
2016 - Atual | Sociedade Portuguesa de Matémática | |
1988 - Atual | Associação de Professores de Matemática | |
2009/09 - 2010/09 | Associação de Professores de Matemática | |
2008/09 - 2009/09 | Associação de Professores de Matemática |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/10/09 - Atual | Influência dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique | Sílvia da Sara Inácio Langa |