???global.info.a_carregar???
José Manuel Dos Santos Dos Santos is currently a Guest Assistant Professor at the Department of Mathematics at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, by request, and is a professor at the Castêlo da Maia School Group. He completed his PhD in Computational Algebra on 05/10/2019 from the Open University (UAb), a Master's in Mathematics Teaching in 2000 from the Faculty of Sciences of the University of Porto (FCUP) and a Degree in Mathematics (Educational Branch) in 1993 from FCUP. In 2017 he completed the Advanced Studies course in Computational Algebra at UAb. Completes the European Doctorate Course in Science Teaching and Dissemination at FCUP in 2012. Is researcher at the Porto Polytechnic Institute, Higher School of Education, at the Center for Research and Innovation in Education (inED) and collaborator at the Research Center \& Development in Mathematics and Applications (CIDMA). He is also the Principal Investigator at the GeoGebra Institute in Portugal. Manages several projects with the Organization of Ibero-American States for Science and Culture Education (OEI) and the Faculty of Sciences of the Pontifical Catholic University of São Paulo, having also developed projects with the Calouste Gulbenkian Foundation, with these projects aiming to collaborate with Teacher Training in Portuguese-speaking Countries. He was a researcher at the Center for Computational and Stochastic Mathematics at the University of Lisbon. He supervised master's and Post Doc work in the area of Mathematics Education with an emphasis on the use of technologies. He works in the area(s) of Exact Sciences with an emphasis on Mathematics and Science with an emphasis on Education in Applied Sciences. In his professional activities, he interacted with 14 collaborator(s) in co-authoring scientific articles. In your CV at Ciência Vitae, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Spherical geometry; Spherical tiles; GeoGebra; Complex Functions; ICT; Stereographic Projection; Complex Analysis; Multivariate analysis; Domain coloring; Visualization; Mathematics Education Issues.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Dos Santos Dos Santos

Nomes de citação

  • Dos Santos, José Manuel Dos Santos

Identificadores de autor

Ciência ID
8B10-D3D1-1373
ORCID iD
0000-0002-6830-6503
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=BRVeNnUAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
I-1810-2019
Scopus Author Id
57190297454

Endereços de correio eletrónico

  • dossantos@uc.pt (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Matemática, FCTUC, Largo D. Dinis, 3000-143, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/10/01 - 2017/09/30
Concluído
Álgebra Computacional (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
19
2016
Concluído
Álgebra Computacional (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Aberta, Portugal
"Spherical tilings, GeoGebra contributions to their combinatorial and geometrical classification. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18, Com distinção e louvor.
2010 - 2011
Concluído
Ensino e Divulgação das Ciências (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
16
2011
Em curso
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"A aprendizagem dos padrões geométricos : uma experiência de ensino num curso profissional de Técnico de artes gráficas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002 - 2003
Concluído
Administração Escolar (DESE)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
18
2000 - 2001
Concluído
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
15
2000
Concluído
Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Construc¸a~o de Pa´ginas Interactivas com o JavaSketchpad" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993
Concluído
Matemática( Ensino de) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
2019/05/20 - Atual Investigador (Investigação) Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
2010/09 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Instituto GeoGebra Portugal, Portugal
2009/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12/21 - 2019/06/30 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal
2017/12/21 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/18 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - Atual Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/02 - Atual Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal

Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2020/02 - Atual Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra
OEi-FCG-CV
Fundação Calouste Gulbenkian
2019/09/01 - Atual Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal

Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa)
Em curso
2019/09 - Atual Formação de professores de matemática em GeoGebra para Angola
OEI-Iberciencia-GeoGebra-ESPB
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa)
2020/01/01 - 2023/12/31 Centre for Research and Innovation in Education
UIDP/05198/2020
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Center for Mathematics, University of Coimbra
UIDB/00324/2020
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022/03/27 - 2022/03/31 Formação de formadores no âmbito do Projeto de Reforço da formação de professores de matemática em Cabo Verde, numa lógica STEAM & GeoGebra.
Missão a Cabo Verde: 3ª sessão aos Formadores em GeoGebra e a 4ª Sessão de formação das oficinas piloto de formação de professores dos Ensinos Básico
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2017/11 - 2018/08/08 Formação de professores de matemática em GeoGebra para Moçambique
OEi-INED-IGUP
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal

Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído
2016/09/12 - 2017/07/28 Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
IGUni-CV
Investigador responsável
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid), Espanha
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura ( Escritório de Madrid)
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa
-
Em curso
2016/01/02 - Atual Formação de professores de matemática em GeoGebra para Cabo Verde
Investigador
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (Escritório de Lisboa), Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Alexandre Emanuel Batista Trocado (3219-45CA-737B); Lavicza, Zsolt. Autor correspondente: Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Develop Computational Thinking in Portuguese Mathematics Curricula with Collatz Conjecture". Trabalho apresentado em ATCM 2022, Praga, 2022.
    Publicado
  2. ABAR, CELINA; Marcio Vieira de Almeida. "Automatic Feedback GeoGebra Tasks – Searching and Opensource and Collaborative Intelligent Interactive Tutor". 2022.
    Publicado • 10.54808/wmsci2022.03.77
  3. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar; José Manuel Dos Santos Dos Santos; Marcio Vieira de Almeida. "THE TEACHER AND COMPUTATIONAL THINKING IN BASIC SCHOOL IN THE AGE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE". 2022.
    10.21125/inted.2022.2712
  4. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "New classes of monohedral spherical tilings by non-convex spherical hexagons and non-convex spherical Pentagons with GeoGebra". 2019.
    10.29007/qk2k
  5. Breda, Ana; Santos, José Manuel Santos dos. "Usar el geogebra para el estudio de funciones complejas". 2018.
  6. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana Maria D’azevedo. "Usar el geogebra para el estudio de funciones complejas". Trabalho apresentado em CIBEM, Madrid, 2017.
    Publicado
  7. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana Maria D’azevedo. "PAVIMENTAÇÕES ESFÉRICAS COM O GEOGEBRA, DESAFIOS E PROBLEMAS EM ABERTO.". Trabalho apresentado em CIBEM, Madrid, 2017.
    Publicado
  8. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana Maria D’azevedo. "Funciones complejas, un experimento didáctico con alumnos de universidad.". Trabalho apresentado em Enseñar matemáticas con GeoGebra: retos, roles, resultados, Castro Urdiales, 2016.
    Publicado
  9. Breda, Ana; Santos, José Manuel Santos dos. "Pavimentar a esfera com o GeoGebra". 2015.
  10. Breda, Ana; Santos, José Manuel Santos dos. "GeoGebra, Complex Maps and Riemann Sphere". 2015.
  11. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "GeoGebra as a Learning Mathematical Environment". 2015.
  12. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Complex Functions With GeoGebra". 2015.
    10.1093/teamat/hrw010
  13. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Using GeoGebra To Study Complex Functions.". 2015.
  14. Breda, Ana; Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Dominios coloreados: aplicaciones a variable compleja". Trabalho apresentado em CURSO AVANZADO: LOS SECRETOS DE GEOGEBRA II, Castro Urdiales, 2014.
    Publicado
  15. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "GeoGebra 5.0 Beta Da Esfera ao Nosso Planeta…". Trabalho apresentado em MinhoMat2013, Arcos de Valdevez, 2013.
    Publicado
  16. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Vasarely, GeoGebra y tareas para el aprendizaje de padrones geom{\'e". Trabalho apresentado em II Encuentro GeoGebra En Andalucía, Cordoba, 2013.
    Publicado
  17. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Programación Lineal y GeoGebra". Trabalho apresentado em XVI Jornadas para el Aprendizaje y la Ensenãnza de las Matemáticas, Palma de Mayorca, 2013.
    Publicado
  18. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Funciones de crecimiento - una experiencia de aplicación de la metodología de aprendizaje basado en resolución de problemas con GeoGebra". Trabalho apresentado em XIV CONGRESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS, Málaga, 2012.
    Publicado
  19. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Cual la silla que mas se ajusta?". Trabalho apresentado em Día GeoGebra de Espanha, Sevilla, 2012.
    Publicado
  20. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Introducción a GeoGebra 3D - Taller". Trabalho apresentado em XIV Congreso de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas, Malaga, 2012.
    Publicado
  21. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "O GeoGebra e as transformações geométricas - Do real ao abstrato". Trabalho apresentado em ProfMat2012, Coimbra, 2012.
    Publicado
  22. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Desenvolvimentos do GeoGebra 5.0(Beta), noticias do IGI e do IGP". Trabalho apresentado em AveiroMat2011, Aveiro, 2011.
    Publicado
  23. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Estadística e GeoGebra, ventajas e dificultades - Una experiencia en un Curso Profesional de Educación Secundaria en Portugal.". Trabalho apresentado em I Jornadas GeoGebra en Andalucía, Córdoba, 2010.
    Publicado
  24. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "GeoGebra 3D, para a aprendizagem da geometria tridimensional na disciplina de Matemática A, num 10 Ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Jornadas da Associación Catalana de GeoGebra, Barcelona, 2009.
    Publicado
  25. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "What about motivation in mathematics? A closer look on the impact of school options". Trabalho apresentado em 10th Confernce of European Association for Research on Learning Instruction, Padova, 2003.
    Publicado
  26. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "FACTORES DE MUDANÇA NA MOTIVAÇÃO PARA A MATEMÁTICA E RESULTADOS ESCOLARES". Trabalho apresentado em XIII Seminário em Investigação em Educação Matemática, Elvas, 2002.
    Publicado
  27. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "El Trabajo Experimental em el Aprendizage de la Matemática". Trabalho apresentado em CIBEM, Caracas, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Breda; Alexandre Trocado; José Dos Santos. "Topological Properties of the Intersection Curves Between a Torus and Families of Parabolic or Elliptical Cylinders". Axioms (2024): https://doi.org/10.3390/axioms13120852.
    10.3390/axioms13120852
  2. José Manuel Dos Santos Dos Santos; Celina Aparecida Almeida Pereira Abar; Marcio Vieira de Almeida. "Un estudio colaborativo sobre el desarrollo de recursos de evaluación con feedback automático para la enseñanza de las Matemáticas". European Public & Social Innovation Review (2024): https://doi.org/10.31637/epsir-2024-374.
    10.31637/epsir-2024-374
  3. Ana Breda; Alexandre Trocado; José Manuel Dos Santos. "The intersection curve of an hyperbolic cylinder with a torus sharing the same center". International Electronic Journal of Geometry (2024): https://doi.org/10.36890/iejg.1318186.
    10.36890/iejg.1318186
  4. Alexandre Trocado; José Manuel Dos Santos Dos Santos; Manuel Afonso Teixeira Lento; Thierry Dana-Picard; Zsolt Lavicza. "Time Learning on Analog Clocks in an Automatic Feedback Context". The International Journal of Science, Mathematics and Technology Learning (2024): https://doi.org/10.18848/2327-7971/CGP/v32i01/29-52.
    10.18848/2327-7971/CGP/v32i01/29-52
  5. Celina A A P Abar; José Manuel Dos Santos Dos Santos; Marcio Vieira de Almeida. "Um estudo teórico sobre competências necessárias para compreender o uso da Inteligência Artificial na Educação". Etic@net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento (2023): https://doi.org/10.30827/eticanet.v23i2.28498.
    10.30827/eticanet.v23i2.28498
  6. Ana Breda; António Neves; José Manuel Dos Santos Dos Santos; Zsolt Lavicza. "Utilising a STEAM-based Approach to Support Calculus Students' Positive Attitudes Towards Mathematics and Enhance their Learning Outcomes". Open Education Studies 5 1 (2023): 20220210-20220210. https://doi.org/10.1515/edu-2022-0210.
    doi:10.1515/edu-2022-0210
  7. ABAR, CELINA; Almeida, Marcio Vieira de Almeida. "LITERACY IN ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE CONTEXT OF MATHEMATICS EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY". Pratica 6 3 (2023): 50-56. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5347.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/pel.v6i3.5347
  8. ABAR, CELINA; Marcio Vieira de Almeida. "O GeoGebra como estratégia para ensino remoto: Criando atividades com feedback automático". Sensos-e 9 2 (2022): 79–94-79–94. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4249.
    10.34630/sensose.v9i2.4249
  9. Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889); Lavicza, Zsolt. Autor correspondente: Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). "Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde". Sensos-e 9 2 (2022): 58-71. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4302.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/sensose.v9i2.4302
  10. Breda, Ana; Rocha, Eugénio; 0000-0003-2120-1752. "Feedback Systems for Students Solving Problems Related to Polynomials of Degree Two or Lower". Schloss Dagstuhl - Leibniz-Zentrum für Informatik (2022): https://drops.dagstuhl.de/opus/volltexte/2022/16609/.
    10.4230/OASICS.ICPEC.2022.5
  11. Ilda Marisa de Sá Reis; José Manuel Dos Santos; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Ilda Reis. "GeoGebra Classroom, em período de confinamento, no ensino e aprendizagem das propriedades dos quadriláteros". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 11 1 (2022): 118-136. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p118-136.
    Publicado • 10.23925/2237-9657.2022.v11i1p118-136
  12. Cunha, Idalinda Pereira; ABAR, CELINA; Almeida, Marcio Vieira de Almeida; Lavicza, Zsolt. "Tarefas de Adição com Lacunas nos Primeiros Anos de Escolaridade – Em Contexto de Feedback Automático com GeoGebra". RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) 2022 E50 (2022): 106-117. https://www.risti.xyz/issues/ristie50.pdf.
    Publicado
  13. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889); João, Kengana. "O uso do GeoGebra para assegurar enriquecimento da comunicação matemática dos alunos: uma experiência na 7ª classe no contexto angolano.". Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (2021): https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/56902.
    https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p105-128
  14. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889); João, Kengana. "O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experiência com os alunos da 8ª classe no contexto angolano.". Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (2021): https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/56907.
    https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p129-146
  15. Silveira, Astrigilda; João, Kengana; Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "O uso do GeoGebra para assegurar enriquecimento da comunicação matemática dos alunos: uma experiência na 7ª classe no contexto angolano.". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (2021): https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/56902.
    10.23925/2237-9657.2021.v10i2p105-128
  16. Silveira, Astrigilda; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; João, Kengana. "O uso do GeoGebra para a composição e decomposição de figuras geométricas: uma experi^encia com os alunos da 8ª classe no contexto angolano.". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 10 2 (2021): 129-146. https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/56907.
    10.23925/2237-9657.2021.v10i2p129-146
  17. D’Azevedo Breda, Ana Maria; Dos Santos Dos Santos, José Manuel. "Learning complex functions with GeoGebra". Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales (2021): https://raccefyn.co/index.php/raccefyn/article/view/learning-complex-functions-with-geogebra/3146.
    Acesso aberto • 10.18257/raccefyn.1504
  18. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; ABAR, CELINA; Marcio Vieira de Almeida. Autor correspondente: ABAR, CELINA. "Computational Thinking in Elementary School in the Age of Artificial Intelligence: Where is the Teacher?". Acta Scientiae 26 6 (2021): 270-299. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6869/pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17648/acta.scientiae.6869
  19. José Manuel Dos Santos Dos Santos; Mariana Gomes. "Classificação de ângulos através de uma estória em aulas de apoio a alunos com dificuldade de aprendizagem". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (2021): https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p019-048.
    10.23925/2237-9657.2021.v10i1p019-048
  20. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). "Formação de formadores e formação piloto de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM". Sensos-e 8 1 (2021): 88-100. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3805.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar; Jose´ Manuel Dos Santos Dos Santos. "Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018". REMATEC 16 37 (2021): 01-13. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259.
    10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259
  22. Breda, Ana; Dos Santos, José. "Spherical Tiling with GeoGebra". Resonance 24 8 (2019): 861-873. http://dx.doi.org/10.1007/s12045-019-0849-6.
    10.1007/s12045-019-0849-6
  23. Breda, Ana; Dos Santos, Jose. "Spherical Tiling with GeoGebra New Results, Challenges and Open Problems". Resonance (2019): https://publons.com/publon/27416483/.
    10.1007/S12045-019-0849-6
  24. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana. "A new class of monohedral pentagonal spherical tilings with GeoGebra". Portugaliae Mathematica 74 3 (2018): 257-266. https://www.ems-ph.org/journals/show_abstract.php?issn=0032-5155&vol=74&iss=3&rank=7.
    Publicado • 10.4171/PM/2006
  25. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana Maria D’azevedo; Dos Santos, José Manuel Dos Santos. "Spherical Geometry and Spherical Tilings with GeoGebra.". Journal for Geometry and Graphics 22 2 (2018): 283-299. http://www.heldermann.de/JGG/JGG22/JGG222/jgg22025.htm.
    Publicado
  26. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Intersection of two surfaces in GeoGebra.". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 6 2 (2017): 04-09. https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35462.
    Publicado
  27. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Alexandre Emanuel Batista Trocado. "GeoGebra as a Learning Mathematical Environment.". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 5 1 (2016): 02-22. https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/26795.
    Publicado
  28. Ana M. Reis d Azevedo Breda; José Manuel Dos Santos Dos Santos. "Complex functions with GeoGebra". Teaching Mathematics and its Applications (2016): https://publons.com/publon/1896877/.
    10.1093/TEAMAT/HRW010
  29. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana. "The Riemann Sphere in Geogebra". Sensos-e 2 1 (2015): 1-6. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7997.
    Publicado
  30. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; VASCONCELOS, CLARA. "Deep time: students’ inventory and comparative analizes.". JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION 16 1 (2015): 26-31. http://www.accefyn.org.co/rec/source/con1v16.htm.
    Publicado
  31. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Hanbook sobre História da Educação Matemática - resenha". Unión - Revista iberoamericana de Educación Matemática 44 (2015): 147-151. http://www.fisem.org/www/union/revistas/2015/44/Artigo_8_Resenha_HHME_UNION-FISEM_JoseSantos_28-12-2015.pdf.
    Publicado
  32. VASCONCELOS, CLARA; MANUEL, JOS{\'E; Vasconcelos, C.; Dos Santos, J.M.; Almeida, A.. "Deep time: students’ inventory and comparative analysis Tiempo profundo: estudiantes, inventario y an{\'a". 2nd International Congress of Science Education. 15 years of the Journal of Science Education pp. 3, 30-34 16 1 (2015): 26-30. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973513725&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  33. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; VASCONCELOS, CLARA. "El cuestionamiento en la clase de Ciencias: Desde los libros de texto hasta la formulación de preguntas por los estudiantes.". Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 22 3 (2014): 251-256. http://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/298943/388216.
    Publicado
  34. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Breda, Ana; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. "O Geogebra para além da segunda dimensão". Indagatio Didactica 5 1 (2013): 60-84. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2421/2292.
    Publicado
  35. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Quais as soluções da equação?". Unión - Revista iberoamericana de Educación Matemática 29 (2012): 161-172. http://www.fisem.org/www/union/revistas/2012/29/archivo14.pdf.
    Publicado
  36. Santos, José Manuel Dos Santos Dos; Peres, Maria João. "Atitudes dos alunos face ao GeoGebra – Construção e validação de um inventário". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. 1 1 (2012): XLVI-LXV. http://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8874/6597.
    Publicado
  37. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "A medida da Arte". Educação e Mátemática 92 (2007): 37-41.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "Handbook sobre História da Educação Matemática", UNIÓN, revista Iberoamericana de Educación Matemática , 2015, http://www.fisem.org/www/union/revistas/2015/44/Artigo_8_Resenha_HHME_UNION-FISEM_JoseSantos_28-12-2015.pdf.
Capítulo de livro
  1. ABAR, CELINA; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; de Almeida, Marcio Vieira. "Contributes of the Integration Between Computational Thinking and Artificial Intelligence for Mathematics Education". In Lecture Notes in Networks and Systems, 290-299. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-54256-5_27
  2. José Manuel Dos Santos Dos Santos; Ana Maria Reis D’Azevedo Breda; Zsolt Lavicza; Luís Miguel Correia; Alexandre Emanuel Batista da Silva Trocado. "Casa da Música: A Lever for STEAM Projects". 2024.
    10.1007/978-3-031-71225-8_17
  3. Ana Maria Reis D’Azevedo Breda; Alexandre Emanuel Batista da Silva Trocado; José Manuel Dos Santos Dos Santos. "The Intersection Curve of an Ellipsoid with a Torus Sharing the Same Center". 2023.
    10.1007/978-3-031-13588-0_11
  4. José Manuel Dos Santos Dos Santos; Celina Aparecida Almeida Pereira Abar; Marcio Vieira de Almeida; Zsolt Lavicza. "Developing Computational Thinking in Basic School: Resources from Mathematics Teachers in Portugal". In Perspectives and Trends in Education and Technology . Smart Innovation, Systems and Technologies., 131-141. Singapura, Singapura: Springer Singapore, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-6585-2_12
  5. José Manuel Dos Santos Dos Santos; Jaime Carvalho e Silva; Zsolt Lavicza. "Tasks and Learning Paths in Asymptote and GeoGebra". editado por Matthias Ludwig; Simon Barlovits; Amélia Cristina Duque Caldeira; Ana Isabel Pereira de Moura, 107-114. Alemanha: {WTM, 2023.
    10.37626/ga9783959872522.0.13
  6. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). Autor correspondente: Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). "O GeoGebra e a Educação STEAM no desenvolvimento de competências tecnológicas, matemáticas, didáticas e curriculares de professores em Cabo Verde, Moçambique e Angola". In Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa ...por mares nunca dantes navegados..., editado por Luiz Miguel Oosterbeek; Gomes, Hugo, 609-614. Mação, Portugal: Area Domeniu, 2022.
    Publicado
  7. Santos, José Manuel dos Santos dos; Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira; José Manuel Dos Santos Dos Santos. "OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL". In Reflexões sobre a educação matemática, editado por Vera Lucia Antonio Azevedo; Eriko Matsui Yamamoto, 1-21. Ponta Grossa - PR, Brasil: Atena Editora, 2022.
    Publicado • 10.22533/at.ed.3062201091
  8. Ana Maria Reis D’Azevedo Breda; Alexandre Emanuel Batista da Silva Trocado; José Manuel Dos Santos Dos Santos. "Torus and Quadrics Intersection Using GeoGebra". 2021.
    10.1007/978-3-030-63403-2_43
  9. Alexandre Trocado; Laureano Gonzalez-Vega; José Manuel Dos Santos. "Intersecting Two Quadrics with GeoGebra". 237-248. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-21363-3_20
  10. Santos, José Manuel Dos Santos Dos. "El GeoGebra y el análisis de relaciones matemáticas en el arte". In La proporción, arte y matemáticas, 87-102. Barcelona, Espanha: Graó, 2009.
    Publicado
Livro
  1. José Manuel Dos Santos Dos Santos. GeoGebra em Aula. Coimbra, Portugal: Departamento de Matemática. Universidade de Coimbra. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48552/fzsj-yc95 • Editor
  2. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889); Alexandre Emanuel Batista Trocado (3219-45CA-737B). Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde, 2016-2017 - tarefas e Resultados. Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI)— Escritório de Lisboa,. 2020.
    Publicado
  3. Costa, Alexandra; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. iMat12 - Programação linear e geometria. Portugal, Portugal: AppStore. 2014.
    Publicado
  4. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. Aplicações de GeoGebra. Portugal, Portugal: AppStore. 2014.
    Publicado
  5. Costa, Alexandra; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. iMat12-Matemática A-Ensino Secundário. Portugal, Portugal: AppStore. 2014.
    Publicado
  6. Costa, Alexandra; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. iMat12- Limites, Continuidade e derivadas. Portugal, Portugal: AppStore. 2014.
    Publicado
  7. Costa, Alexandra; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. iMat12 - Probabilidades e Combinatória.. Portugal, Portugal: AppStore. 2013.
    Publicado
  8. Costa, Alexandra; Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. iMat12 - Sucessões, Funções Exponenciais e Logarítmicas:. Portugal, Portugal: AppStore. 2013.
    Publicado
  9. Cruz, Emília Rosa; Santos, Ilda Avelina; Dos Santos, José Manuel Dos Santos. Vamos aprender : matemática, 3º ano. Matosinhos, Portugal: Book.it. 2010.
    Publicado
  10. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Trocado, Alexandre Emanuel Batista. Matemática : resumos, actividades e soluções : 2º ciclo - 5º e 6º anos. Matosinhos, Portugal: Quid Novi. 2010.
    Publicado
  11. Cruz, Emília Rosa; Santos, Ilda Avelina; Dos Santos, José Manuel Dos Santos. Vamos aprender : matemática, 1º ano. Matosinhos, Portugal: Book.it. 2010.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889); Lavicza, Zsolt. "SUPPORT MATHEMATICS TEACHERS’ TECHNOLOGY TRAINING IN PORTUGUESE-SPEAKING AFRICAN COUNTRIES". 2022.
  2. Breda, Ana; Alexandre Emanuel Batista Trocado (3219-45CA-737B). "The intersection curve of an ellipsoid with a Torus sharing the same center". 2022.

Outros

Outra produção
  1. O GeoGebra como ferramenta pedagógica para a investigação e a inovação em Educação Matemática no contexto dos países de Língua Oficial Portuguesa. Comunicação na IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA MUNDIAL, inserida no painel do EIXO 4 CIÊNCIA, INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Horizontes e Perspetivas da Língua Portuguesa, organizada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, pela CPLP e pelo IILP. https://youtu.be/3zczwpEMQlI. 2021. Dos Santos, José Manuel Dos Santos; Astrigilda Silveira (2A15-3C2B-7889). https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9149&M=NewsV2&PID=10872.
  2. MESA REDONDA - IMPORTÂNCIA DO FINANCIAMENTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE CRISE. Participação na Mesa Redonda, no âmbito da III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ANGOLA E II SEMINÁRIO METODOLÓGICO INTEGRADOR ANGOLA-BRASIL, organizada pela Escola Superior Pedagógica Bengo, Angola.. 2021. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. https://www.youtube.com/watch?v=tcJTGhjnEjc&t=2s.
  3. GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM. 2019. Dos Santos, José Manuel Dos Santos.
  4. A projeção estereográfica no GeoGebra. 2018. Dos Santos, José Manuel Dos Santos. http://hdl.handle.net/10773/22403.
  5. GeoGebra 3D. Curso n.1. MinhoMat2013. 2013. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  6. GeoGebra para a Sala de Aula. Curso 11, ProfMat 2012.. 2012. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  7. GeoGebra para a sala de aula - Curso. 2012. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  8. GeoGebra, Internet, e Intercomunicação com Javascript. Curso n.4. ProfMat2010. 2010. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  9. Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender Matemática. Curso n.3 , ProfMat 2010.. 2010. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  10. Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender Matema¿?tica. Curso n.3 , ProfMat 2009. Viana do Castelo.. 2009. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
  11. Estudo de isometrias com o GeoGebra como abordagem possi¿?vel para o 1o e 2o Ciclo do Ensino Ba¿?sico no contexto do reajustamento do Programa de Matema¿?tica do Ensino Ba¿?sico . Sessa~o Pratica, MinhoMat 2008. Vila Verde.. 2008. Santos, José Manuel Dos Santos Dos.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/09 GeoGebra & STEAM: Implicações para a melhoria da Educação Matemática em Moçambique
Orientador
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico do Porto/Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd), Portugal
2021 - 2021 Todos Contam!
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020/06/17 Aplicações da Trigonometria nos Ensinos Básico e Secundário com Suporte no GeoGebra
Coorientador
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/09 - 2023/11/12 Plenary Conference “Pensamento Computacional com o GeoGebra no Currículo de Matemática”
Conferência
CONGRESO INTERNACIONAL DE GEOGEBRA
Universidad de Córdoba, Espanha
2023/02/23 - 2023/02/25 Communication "Tasks and Learning Paths in ASYMPTOTE and GeoGebra" in Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA) . With the publication: Dos Santos Dos Santos, J. M., & Carvalho e Silva, J., & Lavicza, Z. (2023). Tasks and Learning Paths in Asymptote and GeoGebra. In M. Ludwig, S. Barlovits, A. Caldeira, & A. Moura (Eds.), Research On STEM Education in the Digital Age. Proceedings of the ROSEDA Conference (pp. 107–114). WTM. https://doi.org/10.37626/GA9783959872522.0.13
Conferência
Research On STEM Education in the Digital Age (ROSEDA)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/08 "PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA EXPLORADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DO GEOGEBRA DISCOVERY" - Doctoral thesis of Alexandre Matias Russo. Member of Doctoral Examination Committee
Vogal
Alexandre Matias Russo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10 - Atual The International Journal of Science, Mathematics and Technology Learning (2327915X) Common Ground Research Networks
2018 - Atual Technology Knowledge and Learning (2211-1670) Springer-Verlag
2017 - Atual Computer Applications in Engineering Education (1099-0542) Wiley (John Wiley & Sons)
2012 - Atual Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo ISSN 2237-9657 (2237-9657) Portal de Revistas PUC SP

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/06 - Atual Meios Computacionais no Ensino da Matemática Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2023/10 - Atual Matemática Ano Zero (Outros) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
2023/02/10 - Atual Metodologia da Matemática Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) (Mestrado) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
2023/02/10 - Atual Didática da Álgebra Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
2022/10/18 - Atual Didática da Análise Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
2022/10/18 - Atual Didática da Geometria Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
2019/08 - Atual Formação de Formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de maputo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Pedagogica, Moçambique

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/05/20 - 2020/08/09 Formação de Formadores em GeoGebra para Angola Formação de Formadores em GeoGebra para Angola (Outros) Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
2018 - 2018 Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique em Quelimane Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Pedagogica, Delegação de Quelimane / Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação Cultura e Ciência, Moçambique
2018 - 2018 Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique, Universidade Pedagogica, Maputo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique / Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Moçambique
2016 - 2016 Formação de Formadores em GeoGebra Para o Instituto GeoGebra Cabo Verde Especialização (Curso médio) Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2015 - 2015 Matemática e Sucesso Escolar: Currículo, Programa e Aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio)
2015 - 2015 GeoGebra 3D Extensão e divulgação científica (Curso médio) Associação de Provesores de Matemática, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual International Society for Geometry and Graphics (ISGG) Member
2016 - Atual Sociedade Portuguesa de Matémática
1988 - Atual Associação de Professores de Matemática
2009/09 - 2010/09 Associação de Professores de Matemática
2008/09 - 2009/09 Associação de Professores de Matemática

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/10/09 - Atual Influência dos Aspectos Culturais nas Configurações de Canoas Aplicadas no Ensino dos Conteúdos da Geometria na Disciplina de Matemática em Moçambique Sílvia da Sara Inácio Langa