Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- PAULA CRISTINA DOS SANTOS RODRIGUES
Nomes de citação
- Rodrigues, Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B15-7547-5657
- ORCID iD
- 0000-0001-6018-3222
Domínios de atuação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010
Concluído
|
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Manual preference and functional asymmetry in coincidence-anticipation. Study in different age groups." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved unanimously |
1999
Concluído
|
Ciências do movimento humano (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, Brasil
"Non segregated children by gender in the free play " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
1995
Concluído
|
Desporto e educação física (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Planning, management and maintenance of playgrounds: analysis of the Maia Municipality " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, Portugal |
Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal | ||
2013 - 2022 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2017 - 2018 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2012/10/01 - 2013/09/30 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
2000/10/01 - 2005/10/01 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2015 - 2017 | Conselho pedagógico | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/04/01 - Atual | Trainer certified by Scientific-Pedagogical Council of Continuing Education, with registration CCPFC / RFO - 13500/01, the following areas: • A21 - Physical Education; • C13 - Awareness for special | Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal |
2011/01/01 - 2013 | Course Coordinator of Physical Education and Sport | Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal |
2011/03/25 - 2011/09/30 | Postgraduate Coordinator of Education in Physical Education and Sport | Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal |
2000/10/01 - 2005/10/31 | course coordinator PEB 2nd Cycle - variant Physical Education | Instituto Piaget - ESE Arcozelo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2022/12/31 | Geração Bem Sénior
219/DDT/2022
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
|
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária
UID/Multi/04587/2019
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Geração Bem Sénior
CP_694-DDT-2019
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
|
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
|
2007/01/01 - 2010/11/30 | PREFERÊNCIA MANUAL E ASSIMETRIA MOTORA FUNCIONAL: EFEITOS DA PRÁTICA E DA COMPLEXIDADE DA TAREFA NA ANTECIPAÇÃO-COINCIDÊNCIA
SFRH/BD/28011/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | " Efeito do género no nível de intensidade das aulas de educação física"
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2023 - 2023 | "Idade relativa na Educação Física: O seu efeito nas classificações e na aptidão física".
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2023 - 2023 | "Os efeitos da ameaça de Estereótipo de Género na aprendizagem motora de futebol na Educação Física".
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2023 - 2023 | “Intensidade das aulas de Educação Física: efeito dos ciclos de estudo”
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2023 - 2023 | "O que é um bom professor de educação física? A perspetiva de alunos do 3º ciclo de Ensino Básico e do Ensino Secundário”.
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2022 - 2022 | As Atitudes e a autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência.
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2022 - 2022 | Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de Desporto Escolar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2022 - 2022 | "Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletiva"
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2022 - 2022 | "Coordenação Motora em alunos surdos e normouvintes"
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Atitudes dos Alunos Face à Inclusão dos seus Pares com Desenvolvimento Atípico em Função do Sexo e da Proximidade
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário Estudo com
o MABC-2
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | As atitudes dos pares face à inclusão de crianças com desenvolvimento atípico: em função aos ciclos de estudo
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Efeito de um programa de atividade física em alunos com perturbação do espetro do autismo
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Destreza Manual Global e Assimetria Motora Funcional em atletas de Desporto Escolar de Andebol e Ténis de Mesa
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Benefício da Atividade Física para Crianças e Jovens com Leucemia Linfoblástica Aguda: Uma revisão da literatura
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2021 - 2021 | Perturbação no Desenvolvimento da Coordenação em jovens e adultos
Orientador
|
Actividade Física Adaptada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 - 2021 | "Habilidade com bola: Comparação entre idades e entre géneros”
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Importância das Bandas Filarmónicas no ensino da música em Portugal: Estudo de Caso
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Estratégias de correção de postura e de posição das mãos na iniciação à aprendizagem da guitarra
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | A motivação para as aulas de Educação Física dos alunos do 2º Ciclo
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | A motivação para a aula de Educação Física no ensino secundário –Ensino Público vs. Ensino Privado
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais na Educação Física Escolar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Aptidão física: influência do Desporto Escolar e dos hábitos de prática desportiva
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2020 - 2020 | Bullying em contexto escola- uma forma de magoar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2019 - 2019 | Competência motora percebida em jovens: efeito do género
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2019 - 2019 | Coordenação Motora em alunos do 12º ano
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2019 - 2019 | Bullyng:Estudo de caso numa escola da Lezíria Ribatejana
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2019 - 2019 | O Envolvimento Desportivo de Jovens em Idade Escolar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2019 - 2019 | Efeitos do Género na Coordenação Motora em Alunos do Ensino Básico. Estudo com M-ABC
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 - 2018 | A dança como ferramenta para novas aprendizagens no 1.º Ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | Aprendizagem instrumental da guitarra numa executante após um enxerto de tendões: contributos para a melhoria neuromuscular
e para a qualidade de vida da mesma.
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | Motricidade fina de crianças em idade Pré-escolar.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2013 - 2013 | Desempenho Manual e Assimetria Motora em crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e com Desenvolvimento
Típico. Estudo comparativo, numa tarefa de Destreza Manual Fina
Orientador
|
Actividade Física Adaptada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/12 | Developmental Coordination Disorder in Uzbekistan preschool children.
Effects of a motor skill training program
Orientador
|
Orifjon Saidmamatov Aminboy o’g’li (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2019/05/16 | Coordenação motora e idade gestacional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Estudo com MABC-2 banda 1
Arguente principal
|
Ana Maria Nunes Machado Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2016/01/08 | ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS GRAFOMOTORAS EM CRIANÇAS NO 3º ANO DE ESCOLARIDADE, NA REGIÃO DE LISBOA
Arguente principal
|
Ana Rita do Amaral Cabrita Matias Batalha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2016 | ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, ESTADO NUTRICIONAL, NÍVEL DE MERCÚRIO E DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DA ILHA DE COTIJUBA,
PARÁ/BRASIL
Arguente principal
|
LIGIA GIZELY DOS SANTOS CHAVES MELO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2015/04/15 | Efecto de los programas de entrenamiento de ejercicio fisico en la funcion cognitiva de personas mayores | Julia Leon Rodriguez (Doutoramento)
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Espanha
|
2014/05/26 | A experiência vivida de atletas paralímpicos: narrativas do desporto paralímpico português
Arguente principal
|
Ana Isabel Castro Almeida e Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014/03/18 | Supervisão Parental numa perspetiva de segurança infantil
Arguente principal
|
Maria da Conceição Braga Vieira de Andrade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2014/02/21 | Biosocial Determinants of Motor Competence in Preschool Children
Arguente principal
|
Linda Maria Balinha Saraiva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2014/01/28 | Lateralidade e coordenação motora em crianças dos 4 aos 12 anos de idade. Estudos com o teste M-ABC.
Arguente principal
|
Cidália de Freitas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2011 | Estudo da Relação da Coordenação Global e fina com as competências grafomotoras nos 2º e 3º anos de escolaridade
Arguente principal
|
Ana Rita do Amaral Cabrita Matias Batalha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|